O Jornal do Sporting tem sido todas as semanas uma desagradável surpresa. Depois da inenarrável capa a negro, com uma alegada agressão a um dirigente para desviar as atenções a uma grande manifestação de descontentamento de Sócios, pensava eu que o Jornal já tinha batido no fundo e a partir daí só poderia melhorar.
Durante umas semanas vimos uma tentativa para melhorar a qualidade dos conteúdos e de melhorar o grafismo. Verdade seja dita que em termos gráficos cada vez mais o Jornal Sporting se distancia de um jornal e se aproxima de uma revista. Talvez numa fraca tentativa de copiar o elogiado grafismo e qualidade da Revista1906.
Mas, eis que chega a edição de 14 de maio de 2020 e o que vemos?
Antes de mais e como chama a atenção o jornal online Leonino vemos que a palavra “jornal” caiu da capa e agora consta apenas “Sporting”. Será que foi da vergonha sobre o conteúdo, ao nível de um folhetim propagandístico de um qualquer “presidente da junta”, e ao menos tiveram o pudor em retirar a palavra “Jornal” da capa? É uma pergunta retórica. Sabemos bem qual a resposta. Não.
Lá dentro, temos logo a demagogia servida à entrada pelo Dirigente do CD/Administrador da SAD/Diretor do Jornal André Bernardo que nos diz “que existe uma enorme assimetria de informação entre Dirigentes e Sócios” e por isso “redigiram da mesma forma que gostariam de ler enquanto Sócios”, referindo-se ao conteúdo da tal estratégia 2020/2022. Parece que o estou a ver a escrever isto sem se rir, nem sorrir, com cara séria, tal como na foto tipo passe que tem no Jornal.
Isto foi escrito por alguém que pertence à direção que obriga os Sócios a deslocarem-se ao Centro de Atendimento, com papel no bolso e lápis atrás da orelha, tirarem notas acerca das Contas e do Orçamento do Clube, tudo debaixo do olhar atento de um funcionário. Que são os mesmos que não publicam as Contas Consolidadas e que não publicam o Relatório de Sustentabilidade, duas ferramentas que servem para se ficar com a visão completa do universo Sporting. A anterior direção fazia-o, por isso André Bernardo, não é preciso muito, basta fazeres o que já era feito e construir em cima, e de preferência melhorando o que era feito.
Se a entrada foi servida nestas doses, então no prato principal esmeraram-se, com a tal “Visão Estratégica para o futuro” – como se houvesse uma “Visão Estratégica para o passado”.
São 14 páginas de jargão corporativo, de autoelogio e autocomiseração, em formato de slide com alguns gráficos e bullet points, acompanhadas com frases soltas, que espremidas dão apenas gotas azedas de um fruto que está podre por dentro. Ou seja, em bom português “uma bullshitada feita por um powerponteiro” – um powerponteiro é alguém que faz da sua vida “produzir” power points, já bullshitada cada um interprete à sua maneira.
O que saliento destas páginas? A constante referência a “o Sporting CP tem a visão”, ou “a estratégia do Sporting CP”, quando não é o Sporting que tem, é o seu Conselho Diretivo, que em mais uma mostra da personalidade egocêntrica e narcisista de Frederico Varandas escreve que é o Sporting, quando não é, é ele – será que é ele? Não sei, mas aquelas cabeças são uma confusão e querem confundir-nos.
Depois, saliento também a frase bem destacada que diz que “O principal ativo do Sporting CP são os seus atletas e os seus colaboradores”, onde se demonstra bem que os Sócios e Adeptos não contam para nada na mente desta Direção. Nada que já não suspeitasse, mas confesso que nunca pensei ver escrito.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Nuno Sousa
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
15 Maio, 2020 at 8:57
Onde essas 14 páginas estão disponíveis? Curiosidade.
Em paralelo, parece que os terroristas vão ser amnistiados. Fixe. Cabe à Direcção proceder aos devidos pedidos na justiça civil de retribuição pelos danos causados. Siga.
15 Maio, 2020 at 9:05
http://mkt.sporting.pt/go/c19caa35e1424783b3-7dac058740209ff2575254e1cc3f5a29fedeImoew6uSe8Xue8B6dd
15 Maio, 2020 at 9:06
Nuno, estão aqui:
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/scp_-_visao_estrategica_2020-2022.pdf
Bem como estava na edição online do Jornal Sporting que recebemos ontem por mail.
15 Maio, 2020 at 9:07
“os terroristas vão ser amnistiados” como é que é??
15 Maio, 2020 at 9:08
terrorismo tutti-frutti.
afinal era apenas fumaça.
15 Maio, 2020 at 11:46
Para a golpada ter o efeito desejado tinha que ser assim…
15 Maio, 2020 at 9:12
Volta Olímpica!!! Assobios!!! Cadeiras Verdes!!! Calções pretos!!!
Viva o Campo Grande!!!
15 Maio, 2020 at 15:02
batam palmas, apoiem…
15 Maio, 2020 at 9:17
E no boletim de propaganda oficial vem a resposta “redução enorme de pagamento de quotas”.
Pudera…assim é normal, digo eu!
“O principal ativo do Sporting CP são os seus atletas e os seus colaboradores”
15 Maio, 2020 at 10:00
Na mouche.
15 Maio, 2020 at 10:08
Eu gostava de saber como é que uma análise profunda e muito bem estruturada consegue já ter os dados de Abril e Maio das quotas que deixaram de receber…
Uma análise com profundidade e para ser bem apresentada estava terminada no final de Abril e enquanto estava a ser feita não tinham sequer os dados das quotas de Abril, quanto mais de Maio…
15 Maio, 2020 at 10:25
Tiago, penso que não é desde março que se notará essa queda, e eles sabem disso. Serve apenas de desculpa. Mas para mim é apenas uma cortina de fumo.
A verdade é que ter Sócios não interessa a este Conselho Diretivo, basta ver a frase que refiro no texto que diz que “O principal ativo do Sporting CP são os seus atletas e os seus colaboradores”, onde se demonstra bem que os Sócios e Adeptos não contam para nada na mente desta Direção.
O que eles querem é afastar os Sócios, e o pior é que há quem caia na esparrela, como se vê às vezes aqui, que há Sócios que deixaram de pagar, estando sem se aperceberem, a favorecer a narrativa da inevitabilidade da “venda da SAD” e do desinvestimento nas modalidades.
15 Maio, 2020 at 10:35
Preferia mil vezes recomeçar na distrital com um novo projecto totalmente popular conseguindo por fim que os nojaveis croquetagem e cofinados deixassem de vez o clube do que voltar a pagar quotas com esta direcção desonesta …. de mim não levam mais nenhum centimo . Chamem me radical ou fundamentalista não quero saber ….Quem põs lá esta gente que agora sejam eles a limpar a merda que fizeram !!!
15 Maio, 2020 at 11:12
Agasht, não chamo de fundamentalista, apenas dei a minha opinião de qual acho ser a estratégia deste Conselho Diretivo: afastar os Sócios. Depois, obviamente, cada um faz o que entender com o seu dinheiro.
A teoria de começar das distritais não pode ocorrer uma vez que a SAD tem os direitos da marca, tem o usufruto do Estádio, tudo isto até 2063.
Está tudo no acordo de reestruturação financeira de 2014. Daí ser tão importante a reestruturação financeira ser feita, mas também como é feita, para que não se hipoteque o Clube, amarrando-o em colete de forças.
O caso do Sporting, não é nada parecido com o caso do beleneses, ao contrário do que às vezes é dito.
15 Maio, 2020 at 21:07
De acordo 100%
15 Maio, 2020 at 21:01
” … que há Sócios que deixaram de pagar, estando sem se aperceberem, a favorecer a narrativa da inevitabilidade … ”
Não consigo acompanhar este raciocínio, por estas razões:
As AGs são dominadas pelos sócios que residem na orbita de Lisboa, umas dezenas de sócios com vontade em gastar umas centenas de euros para participar, estão e continuam a perder tempo. Enquanto o núcleo que tem suportado estas AGs não mudar, nada muda e para piorar este núcleo possivelmente e se for possível ainda faz uma escolha pior que varandas, volto a dizer, como se isso fosse possível.
Sobram as AGs eleitorais, mas para estas atempadamente pagas o atrasado e ficas em condições de votar, o problema aqui é que quando terminar este ciclo dificilmente encontras alguém com vontade de se queimar e pela amostra do ultimo acto eleitoral, será mais do mesmo ….
Posto isto, na minha opinião, manter o pagamento das quotas actualizado é uma questão de consciência de cada qual e não retira um milímetro da capacidade de critica e de lutar da forma que melhor pelo futuro do clube. A historia do não apoiar porque se tem, quem tem, as cotas em atraso é a historia do bicho papão, todos têm o mesmo direito de ficar felizes pelas vitorias e tristes pelas derrotas.
16 Maio, 2020 at 18:26
Em AGs, como dizes e bem, a grande Lisboa e mesmo assim, uma franja pequena.
Mas em eleições, há peso.
De facto, é urgente poder votar em qq parte do mundo.
16 Maio, 2020 at 0:29
Ou ainda a afirmação de que nestes 2 anos houve “um número excessivo de AGs”. Excessivo só mesmo para quem os sócios deixaram de constituir o principal activo do Clube. Senão vejamos:
1) Atrasaram quase 6 meses uma AG Ordinária (Orçamento 2018/2019);
2) Convocaram uma AG EXTRAORDINÁRIA para contrariar uma promessa eleitoral e expulsar 2 Sócios;
3) Convocaram uma outra AG Ordinária (por outras palavras obrigatória e regular, mas que, mais uma vez se realizou fora do prazo;
4) Rejeitaram a convocação de uma AG extraordinária solicitada por mais do que o número mínimo de sócios estatuído.
CONCLUSÕES:
A) O número excessivo deve-se EXCLUSIVAMENTE à vontade revanchista dos actuais Órgãos Sociais ao convocarem uma AG que contrariou as suas próprias promessas eleitorais
B) As outras 2 AGs que se realizaram são regulares e obrigatórias e delas não foi feito total cumprimento dos Estatutos (ocorreram para lá dos prazos; os Sócios não tiveram acesso à informação relevante; começaram a votar ainda nem tinha começado o debate sobre a matéria a votação)
C) Ficou ainda por convocar uma outra AG, Extraordinária mas estatutariamente conforme.
Moral da História:
PARA ESTES BANDALHOS, OS SÓCIOS DEIXARAM DE SER EFECTIVAMENTE O PRINCIPAL ACTIVO DO CLUBE; NÃO SE TRATOU DE MAIS UM LAPSO DE RETÓRICA.
15 Maio, 2020 at 9:28
““que existe uma enorme assimetria de informação entre Dirigentes e Sócios””
Verdade…é por isso que ainda lá estão. Se fosse evidente para todos a merda que eles são, já não lá estavam….
Quanto ao resto….
A direcção do Sporting, ao fim de 2 anos de mandato manda uma consultora fazer um pequeno e simples esboço de programa eleitoral. E publicam o primeiro esboço no seu jornal de campanha. Eu aposto em como já há esboços de programas eleitorais para as próximas eleições muito mais completos e consistentes que isto que foi publicado no jornal de campanha da candidatura do Varandas.
E realmente é disto que se trata. As próximas eleições. A direcção percebe que vai chegar ao final de mandato e por isso ganha tempo. Se o Sporting sobreviver até lá, estarão preparados. Atira este monte de nada para cima dos idiotas úteis que querem “pagar para ver” mais uma vez. Depois virá as desculpas para não implementarem a parte visível com o Covid e o crl mas que o houve muito trabalho invisível…e que precisam de mais 4 anos, agora que o clube finalmente está arrumado.
De resto aquele documento não merece sequer uma análise mais profunda porque nesse caso a análise ao documento teria de ser muito mais profunda do que o próprio documento em si…e não vale a pena…
Quanto ao jornal do Sporting há muito que deixei de ler porque não vale mesmo a pena…quando estivermos em eleições talvez o leia para saber o que a candidatura do Varandas promete que vai fazer, de forma a que seja evidente para mim sobre o que não vai acontecer….
15 Maio, 2020 at 10:43
“Atira este monte de nada para cima dos idiotas úteis que querem “pagar para ver” mais uma vez.”
“Depois virá as desculpas para não implementarem a parte visível com o Covid e o crl mas que o houve muito trabalho invisível…e que precisam de mais 4 anos, agora que o clube finalmente está arrumado.”
Tal e qual. Tudo dito aqui.
16 Maio, 2020 at 0:39
““que existe uma enorme assimetria de informação entre Dirigentes e Sócios””
Pudera, convocam um a AG para votar as Contas e o Orçamento e colocam o Relatório para consulta nos serviços administrativos na antevéspera. Desapareceram os relatórios trimestrais, a divulgação dos dados completos das janelas de mercado, Relatórios de Contas Consolidadas; ocultam informação sobre a aquisição de Treinador do Futebol; nas Modalidades é um rodopio de saídas e algumas entradas das quais poucas são comunicadas ou explicadas pelo Director Geral ou pelo Vice Presidente com o Pelouro.
Eu diria que não existe assimetria de informação: os dirigentes até fazem questão em deixar os Sócios tão mal informados quanto eles.
SL
15 Maio, 2020 at 10:16
Propaganda pura…é palha da melhor qualidade para os 71!!
15 Maio, 2020 at 10:40
BOM DIA CAROS AMIGOS !
Não leio nenhum boletim , relatório, prospecto, nem artigo dum pretenso Jornal que já o foi, nem vejo, o canal de propaganda Nazi… em que transformaram Sporting TV !
Estes aprendizes de ” Homens ” já confundem as mentiras, enganos, erros de analise, incongruências, desvios das suas personalidades, estigmas “dos sócios pés descalços”, os seus estimados ódios, e os seus recalcamentos; com a realidade que os circunda, num emaranhado em que eles próprios já não controlam.
Em resumo… estes senhores, passada a fase de se babarem como o ” cão de Pavlov ” perante o som da sineta anunciando o naco de carne, estão agora na fase de alienação, em que olham para o espelho e vem a sua própria imagem, não a associando a si próprios, achando que é a imagem de outra pessoa com quem falam, sem obter respostas ! Quais doidos em manicómios, achando que toda a gente é igual à imagem que vêem reflectida no espelho, e que repete todos os seus gestos e vozes.
É a fase dissociativa da personalidade, reveladora do desequilibro mental de que são vitimas !
Doentes mentais portanto ! Levando a instituição ao colapso total, sem que sejam capazes de discernir a realidade que os envolve !
Ou seja… O MUNDO é que está ERRADO ! Eles têm e terão sempre razão !
15 Maio, 2020 at 22:57
Xi … a STV… meses q nao vou lá.
15 Maio, 2020 at 10:41
VIVA OS FDGP DOS ESPADINHAS
… e como esses FDGP continuam a ser uns hipócritas… e não admitem o ENORME ERRO que cometeram e andam por aqui a tentar sacudir a água do capote… a esses FDGP vou começar a tratar os bois pelos nomes… Quando Sportinguistas que amam o clube e dizem AS VERDADES são expulsos de comentar no blog como parece ser o caso do Sir por exemplo… e cabrões de merda que apenas destilam e instigam ao ódio ao MAIOR e MELHOR Presidente da História do SportingCP continuam por aqui como FDGP que são… esses vl’s e orvalhos e mais uns quantos bois que vou começar a tratá-los como seres asquerosos e repugnantes o tasqueiro não expulsa… tristeza do caralho… têem o Sporting como queriam… batam palmas como as focas seus fdgp…
15 Maio, 2020 at 10:44
Este pseudo-jornal (que isto nao e’ o Jornal do Sporting que lia semanalmente ha’ dezenas de anos) acaba por ter razao, por este andar os colaboradores e atletas serao mais do que os socios do Clube…
15 Maio, 2020 at 10:47
Pumba no cu dos 71 e eles a rirem
15 Maio, 2020 at 10:56
Os espadinhas gostam dos panfletos assim.
Um amigo que perdi, um amigo de longa data.
Que saudades tenho do Jornal do Sporting.
15 Maio, 2020 at 12:43
Filhos de tanta putas…
Desejo tudo de mal a esta corja nojenta que assolou o meu querido Clube
15 Maio, 2020 at 14:38
O que esperar quando o director é o gajo que é?
Z
15 Maio, 2020 at 14:49
No panfleto:
” Destacam-se as consequências problemáticas no campo desportivo – sobretudo na Formação do Futebol e restantes Modalidades – e na área operacional – na deficiente qualidade das infra-estruturas e sistemas de suporte que comprometem a experiência entregue ao Sócio. ”
Estão também a falar do PJR, e até se percebe, aquilo é verde a mais e sobretudo são títulos e vitorias que comprometem a experiência entregue do sócio. Nada de habituar a escumalha a ganhar.
15 Maio, 2020 at 15:27
Goebbels está orgulhoso desta corja que parasita o nosso clube.
Nuno, grande texto mais uma vez.
15 Maio, 2020 at 17:22
Goebbels ?….A personagem histórica dantesca, eu conheço! No Sporting também há um goebbels ?
No benfica existe o Mr. Beens, também já designado como o Goebbels do benfica, e que de facto arquitectou juntamente com o Paulo Gonçalves, a estratégia do campeonato do benfica, apenas com os clubes que se submetam ás vontades do benfica !
A última peça que faltava, também já lhes caiu no regaço, foi o Sporting Clube de Portugal que já deixou desde 23 Junho 2018 de ter vontade própria !
Se te referes a André Bernardo?….Deixa-me rir … Ah…Ah… este nem para secretário lambe botas do Goebbels ! o monstro já o tinha entregue à GESTAPO, por ser um imbecil ignorante !
Goebbels era e foi tão perigoso, porque detinha conhecimentos de comunicação ao rodear-se de gente Universitária e intelectualmente desenvolvida e com conhecimentos técnicos em comunicação com massas , muito avançados para a época !
Esquece ! ….
15 Maio, 2020 at 18:11
Como li mais acima, começar dos distritais…. Eu há muito tempo que digo isso.
Sporting SAD – Futebol com este “logotipo”.
E depois teríamos o Sporting Clube de Portugal, com o emblema usado desde 1956, 1 ou 2 anos apenas com outras modalidades e futebol de formação e aos poucos entrar no futebol profissional.
É como um divórcio… ninguém quer mas no fim avança-se para isso e passado uns anos ambas as partes estão melhores.
Os abutres continuavam na SAD, e jamais se aproximavam do clube!
Será utopia? Não sei….mas eu optava por esse caminho.
15 Maio, 2020 at 21:21
Com muita pena que digo isto, mais parece uma solução cada vez mais possível. Os sócios não contém para esta merda de direção. Não temos voz por muito que podem dizer que não é bem assim. Já houve as duas maiores manifestações alguma vez vista contra uma direção e eles IGNORAREM POR COMPLETO. Dificilmente esta corja sai dali.
SL
16 Maio, 2020 at 0:49
Roger, isso que defendes fica perto do que o C.F. Os Belenenses fez. Só que eles tinham o Estádio e as infraestruturas de Formação no Clube.
No caso do Sporting, o Estádio E A ACADEMIA estão na SAD.
Claro que podemos sempre começar pela formação, mas não seriam 1 ou 2 anos, porque fora da Academia apenas tens abaixo dos Iniciados.
A perda da maioria da SAD não é algo de que o próprio Clube se possa “alhear” dessa maneira, pois repercutiria imediatamente em tudo.
Um abraço e SL
15 Maio, 2020 at 22:48
Estive para não ler o post, mas ainda bem que o li. Achei que era grande e pouco atrativo, pois já nem me lembro que o SCP tem um jornal.
Gostei, gostei nesmo de ler. Esta escrito de forma muito agradável e cativa.
“O principal ativo do Sporting CP são os seus atletas e os seus colaboradores”, onde se demonstra bem que os Sócios e Adeptos não contam para nada na mente desta Direção. Nada que já não suspeitasse, mas confesso que nunca pensei ver escrito.”
E termina com o que é a estrategia.
15 Maio, 2020 at 23:39
Nuno Sousa.
Um possível futuro presidente.
Interessante, digo eu.
16 Maio, 2020 at 1:32
Vamos ser positivos, se continuarem a falar da venda da SAD, pode ser que caiam mais cedo, muito poucos a desejam, a lavagem está a perder efeito
Rogério pode ser muito apertado.
Não vejo outra hipótese, senão capitalizar e transformar a nosso favor
SL
16 Maio, 2020 at 18:32
Não caem. Só em eleições onde nem se devem candidatar e vão tentar passar o testemunho.
Teremos de aguardar e rezar para que façam o mínimo de merda possível.
16 Maio, 2020 at 8:38
Os sócios e adeptos têm primeiro de descalçar os sapatos e submeter -se à revista para poder ler esta visão estratégica dos competentissimos gestores Bernardo, Rahim, Zenha e Varandas.
Havendo já PowerPoint, o Rogério já fez o que lhe competia e anunciou a data e local da AG de aprovação do orçamento do clube para 2020/21?
16 Maio, 2020 at 9:55
Termo chave: “end-of-life”.
De resto, cumpre com a utilização obrigatória duma série de termos cujo significado se intui à vontade de quem lê, de tal forma que ninguém tem coragem de perguntar o que significa para não parecer que não percebeu.
O “bullshitting” é isto. Tenho a sensação que, hoje em dia, um algoritmo escreve aquele documento.