A Atalanta chegou aos 91 golos no campeonato e, a cinco jogos do final da prova, sabe que se marcar mais nove chega aos 100 golos e consegue o que ninguém consegue fazer na Serie A desde… 1951, ano em que Milan e Inter apontaram 107 e a Juventus 103.
A culpa é de um grupo de trabalho que, consta, representa o 13º orçamento da Liga Italiana, e é dirigido por um tal Gian Piero Gasperini, que vem trabalhando em Bérgamo desde 2016 e que assenta a sua mensagem numa ideia: «Digo sempre aos jogadores que a minha equipa nunca perde. Ou vencemos, ou aprendemos. Nós não temos dinheiro para fazer um grande investimento, por isso temos de encontrar jogador jovens e moldá-los numa filosofia ofensiva e incutir uma mentalidade vencedora. Como diz o provérbio chinês, Defender tornar-te invencível, mas se queres vencer tens de atacar!»
E é com esta mentalidade que a Atalanta ataca, ataca, ataca. Que aparece com quatro, cinco, seis jogadores em zona ofensiva, conseguindo a loucura de depois recuperar em marcações individuais. E que marca, marca, marca, ao ponto de ter-se intrometido entre gigantes e estar nos quartos de final da Liga dos Campeões. Até onde irá a inspiração futebolística da época 19/20?
15 Julho, 2020 at 10:35
Série A acho complicado. 6pts de atraso e mais um jogo quando só lhe faltam jogar 5. Não é impossível mas era preciso um desastre da Juventus.
Agora a Champions? Ainda por cima com o sorteio que foi? Acho mesmo que podem chegar à final e, quem sabe, ganhar! Era épico e é por eles que vou torcer!
15 Julho, 2020 at 10:43
A juventus hoje perde….
E se não fosse o recente gamanço no jogo de turim (2-2)…..
15 Julho, 2020 at 10:50
A história da vida da Juventus….
“Se não fosse o gamanço….”
15 Julho, 2020 at 10:54
A Juventus é o benfica lá do sítio. Mesmo com o Ronaldo lá, custa-me um bocado quando ganham. Por ele até gosto que ganhem mas… custa!
Mesmo que percam hoje, não deixam de ser 6pts de avanço com vantagem do confronto directo…
15 Julho, 2020 at 11:50
Desculpe discordar, mas a Juventus foi punida (ao contrário do Milan que também roubava) e teve de se reconstruir coisa que nunca aconteceu nem vai acontecer ao Carnide. O renascer da Juventus até devia de ser um exemplo.
15 Julho, 2020 at 12:18
Foram fazer um ano à serie B….com o Buffon e o Del Piero….
E o Milão foi punido na mesma altura com uma penalização de pontos…
Milão e Juventus são farinha do mesmo saco tal como cá em portugal são porto e benfica
15 Julho, 2020 at 12:29
A Juve desceu com penalização de pontos, ficou 2 ou 3 anos na série B porque teve a vergonha de se considerar culpada (coisa que os outros 4 ou 5 clubes não fizeram) e foi o único clube que desceu e não viu a sua descida cancelada porque tinha de servir de exemplo. Aguentou Del Piero, Nedved, Buffon, Camaronesi e Trezeguet (para quem quer símbolos de lealdade tem aí 5) e começou a apostar nos da casa como Chiellini, Marchisio e o Giovinco. Tudo o resto deu muito trabalho, e o que têm hoje é resultado do trabalho, aliado ao enorme fracasso do Milan e do Inter.
15 Julho, 2020 at 12:36
Ficou só um ano…subiu logo a seguir.
E sim, tinha equipa de longe bem superior a todas as outras porque esses jogadores foram Homens e ficaram.
Dava para subir com uma perna ás costas…
15 Julho, 2020 at 12:38
Vergonha e Juventus são 2 palavras que não ficam bem juntas….
15 Julho, 2020 at 12:59
Se me lembro bem, o Moggi foi o único dirigente que assumiu o que fez, por isso é que foi banido, os outros foram os pioneiros do nunca sube.
15 Julho, 2020 at 12:59
A Juventus ficou 5 anos na série B. No inicio dos anos 80 a AC Milan também foi punida com descida de divisão.
15 Julho, 2020 at 13:10
Depois do Calciopoli a Juve ficou apenas um ano na série B, eles têm razão.
15 Julho, 2020 at 14:09
Quais foram esses 5 anos?!
Quando desceu em 2006, subiu em 2007…só ficou 1 ano…
15 Julho, 2020 at 17:57
Ficou só um ano e sacaram-lhe os títulos de 2004/5 e 2005/6
15 Julho, 2020 at 15:09
não me lixes o placard.
SL,
15 Julho, 2020 at 10:41
Ver esta equipa a jogar e deliciar e a seguir comparar com o futebolzinho horrível, lento, previsível e sem balizas do mito pés de barro que é o Sarriball é qualquer coisa.
15 Julho, 2020 at 10:42
93 acho eu
15 Julho, 2020 at 10:48
A Atalanta joga muito à bola.
Ao contrário de muitos comentários que vou lendo, não gostava de ver Gasperini num outro clube com outras ambições. Gostava que se mantivesse na Atalanta, clube que tem crescido bastante e já começa a fazer alguns investimentos simpáticos.
É o melhor clube a jogar em Itália e que tem um pendor ofensivo que qualquer adepto admira.
Força Atalanta, espero que façam uma gracinha na Champions.
15 Julho, 2020 at 10:52
+1.
Tal como não gostei nada de ver o Sarri sair do Nápoles e como hoje se confirma que foi uma merda para os 2 (Nápoles e Sarri)….
15 Julho, 2020 at 11:01
Ora nem mais, mais um bom exemplo. O Nápoles de Sarri era muito organizado e dava gosto ver.
Saiu para a Juve e realmente tanto nápoles como o Sarri perderam aquele brilho que os caracterizava.
15 Julho, 2020 at 11:14
A passagem pelo Chelsea também foi fraquita….
Em Nápoles tudo se conjugava a seu favor…nunca devia ter saído em busca de títulos…ganha os títulos, perdeu a “aura”….
Mais depressa vai ser lembrado aquele Nápoles do que será aquele Chelsea ou esta Juve….
15 Julho, 2020 at 10:49
Este é daquelas coisas que é difícil chamar projecto de clube. É um projecto do próprio Gasperini…
O percurso de vida do próprio Gasperini é tão especial…
Eu confesso que tendo a achar que foi daqueles casos em que o homem certo, no momento certo e com os jogadores certos e tudo deu frutos. Tipo o Sarri no Nápoles ou o Ajax do ano passado.
A vantagem é que não parece que esta equipa vá ser desmontada. Os jogadores que a compõem são bastante experientes, dificilmente aspiram a outros voos e é uma daquelas equipas que vale pelo todo e não por se destacar um ou outro individualmente.
De qualquer forma era bem lindo ver a Atalanta ganhar títulos porque merece. Deve ter sido a equipa que melhor jogou este ano. Pelo menos acho que para mim foi a que me deu mais prazer…
15 Julho, 2020 at 11:02
Como é que falas de homens certos, no momento certo e com os jogadores certos e não dás o exemplo do Leicester!!
Tivessem todos esta filosofia se futebol de ataque e espetáculo e o futebol era uma coisa muito melhor. Merda para os resultadistas que ficam contentes com o 1-0 ou mesmo com o empate…
15 Julho, 2020 at 11:12
O Leicester é fruto de uma estrutura bem construída, de um excelente scouting e que contratou bons jogadores…não é fruto de um treinador no lugar certo à hora certo. O campeonato é fruto do momento e de uma enorme superação individual de jogadores que já eram bons de origem (para além de muita sorte e um empurrão valente da arbitragem no final que é esquecido por ter sido uma história tão fantástica), mais do que outra coisa….
A Atalanta e o Nápoles é diferente…são treinadores de modelo que constroem equipa com uma forma de jogar e que de repente chegam a um clube e têm uma série de jogadores que encaixam na perfeição nessa forma de jogar. E que com o tempo vão aprefeiçoando a máquina até ela se tornar numa máquina de jogar futebol…mas é muito fruto do “homem certo com os jogadores certos no momento certo”.
O Leicester nem por isso…tanto que o Ranieri foi treinador só naquele ano….e depois ia descendo de divisão. Aliás, nem sequer no ano do titulo eles tinham um modelo de jogo sólido. Na primeira metade da época eram uma equipa muito ofensiva que fazia muitos golos e se destacava por isso, na segunda metade da época era uma equipa forte defensivamente que vivia de vitórias pela margem mínima e de golos ocasionais…tanto que o Rodgers é muito mais a “cara” do Leicester do que era o Ranieri….
O peso do treinador é muito maior na Atalanta ou como era no Nápoles do que no Leicester…que foi uma história linda mas mais acaso e talento individual do que outra coisa….
15 Julho, 2020 at 11:18
Há que séculos que digo que necessitamos de um Gian Piero Gasperini.
15 Julho, 2020 at 11:24
Nunca na vida o Gasperini tinha tempo para fazer cá o que está a fazer na Atalanta…..
15 Julho, 2020 at 11:24
a 1ª parte do jogo com a Juventus foi brutal, sempre bem posicionados, rápidos a recuperar a bola, uma verdadeira equipa, um regalo para quem gosta de futebol.Acrescento que tem uma carrada de jogadores pouco conhecidos e que chegaram a internacionais recentemente.
15 Julho, 2020 at 11:44
o futebol ainda tem MAGIA!
mental note – a vecchia signora e um club dado a ladroagens (os últimos jogos sao bem prova disso).
15 Julho, 2020 at 11:47
Papu Gomez é máquina, Duvan Zapata faz o Marega parecer um menino.
Atalanta tem um bom treinador e uma boa equipa, falta-lhes o $ para fazerem alguma coisa ainda mais engraçada.
15 Julho, 2020 at 11:56
Jogadores que não são presença em nenhuma gala da FIFA, nem são capa dos jogos Play Station, um orçamento bem abaixo de outros na liga Italiana, mas basta competência e uma equipa com dedo de autor e faz-se uma máquina de jogar bola.
Em 2º lugar a 6 pontos da Juventus, nos quartos de final da Champions, com um futebol ofensivo, positivo, espetacular, e bastam ilustres “quase ” desconhecidos como Hateboer, Ilicic, Papu Gomez, Muriel, Zapata, Malinovski e outros para fazer uma das mais competitivas e sólidas equipas da Europa.
Aprendam bananinhas de Alvalade.
15 Julho, 2020 at 12:24
Jogam muito.
E lição de vida:
“Ou vencemos, ou aprendemos.”
Respect.
15 Julho, 2020 at 12:35
A Atalanta é a prova que trabalho de qualidade dá frutos. E que se pode ser feliz a jogar um futebol delicioso.
Nos últimos anos, sempre que se falava em novos treinadores para o Sporting, fiz sempre questão de referir Gasperini e o Quique Setién. Dois dos grandes treinadores para quem se vai olhando cada vez mais. Não creio, porém, que aqui tivesse estabilidade para fazer o trabalho que fez (e está a fazer) em Bérgamo.
Depois do empate com a Juventus (e onde jogou mais), a Série A ficou quase impossível. Esse marco dos 100 golos é uma possibilidade, uma bonita possibilidade. E a Champions… é deixá-los sonhar. E eu torço por eles.
15 Julho, 2020 at 12:42
O Rúben mágico Amorim também disse isso recentemente, deve ter lido a mesma entrevista… Curioso de ver o 3-4-3 no dragão contra o Porto e com este a querer vencer para ser campeão, tal qual o seu desejo
15 Julho, 2020 at 12:50
Um bom treinador é fundamental.
Depois, qualidade no plantel, de preferência com gente jovem, inteligente, e que queira aprender…
Não é preciso inventar nada!
15 Julho, 2020 at 13:09
Identidade, personalidade, humildade: requisitos chave para a glória desportiva.
15 Julho, 2020 at 15:46
Só lhe juntava mais 3 factores para mim fulcrais
-Qualidade dos jogadores
-Espírito de equipa
-Dedicação / compromisso
15 Julho, 2020 at 13:50
Atalanta e Sheffield United, as 2 equipas que me dão algum alento para ainda ver futebol embora bastante diferentes.
15 Julho, 2020 at 13:53
De facto a Atalanta nos últimos 2/3 anos tem vindo a jogar muito à bola, mas não acredito que vá além do 4 lugar o que já é bastante simpático.
Esta ideia agrada me. É a mentalidade certa: «Digo sempre aos jogadores que a minha equipa nunca perde. Ou vencemos, ou aprendemos. Nós não temos dinheiro para fazer um grande investimento, por isso temos de encontrar jogador jovens e moldá-los numa filosofia ofensiva e incutir uma mentalidade vencedora. Como diz o provérbio chinês, Defender tornar-te invencível, mas se queres vencer tens de atacar!»
15 Julho, 2020 at 14:00
Na Atalanta joga um tal de Malinovsky (craque) que o palhaço do Varandas disse em Agosto que seria o sucessor do Bruno Fernandes caso ele fosse vendido nessa altura. O idiota só se esqueceu do “pequeno pormenor” de que o Malinovsky já tinha assinado em Julho pela Atalanta.
15 Julho, 2020 at 15:06
Bem visto!Sigo a liga italiana,esta italiana é de uma eficácia extraudinaria!Uma máquina!Papu Gomez craque!
15 Julho, 2020 at 16:17
Confesso que acordei tarde para a Atalanta, mas agora estou a torcer por eles na CL.
PS – Sarri e Juve não casam bem!
15 Julho, 2020 at 16:45
Casamento destinado a divórcio mesmo
15 Julho, 2020 at 16:52
Este post é bom para esfregar na tromba daqueles que dizem que o Sporting precisa de mais dinheiro para fazer melhor do que tem feito esta época.
15 Julho, 2020 at 17:04
dia de natal é só a 25 de dezembro em cada ano . A excepção confirma a regra , no tempo de Paulo Bento , ele fez um trabalho excepcional , mas a falta de investimento arrastou-nos para um nivel baixissimo , que depois viemos a pagar caro . Esta historia de fazer mais com pouco dinheiro é uma falácia , é uma estória ,como aquela da melhor massa associativa do mundo , para nos conformarmos , para não exigirmos , para sermos doceis com gente que não presta para nada . Se estes merdas não tinham capacidade para mais , não se candidatavam . A estória da situação muito má, era tão mentira ,que até apareceram 7 candidaturas , coisa inédita em qualquer clube de futebol no mundo , desde sempre .Se estes inaptos não são capazes de lutar pelo titulo , não são ( e não são ) SPORTING CLUBE DE PORTUGAL –
15 Julho, 2020 at 18:09
Mais assertivo do que isto…..
7 candidaturas!!! Não há dúvidas de que o Clube se tinha transformado num Buraco Negro duma remota Galáxia e logo apareceram SETE leões altruístas para nos tirar das profundezas do inferno, onde o irresponsável ditador Coreano nos tinha mergulhado. Nem colchões tínhamos!
15 Julho, 2020 at 18:16
Este era um complemento ao do Leonino