Mónica Mendes, internacional portuguesa, é a mais recente contratação da equipa sénior de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal, ocupando a vaga deixada em aberto por Mariana Azevedo.

Aos 27 anos, a central – que também pode actuar como lateral-esquerda – chega ao emblema Leonino proveniente das italianas do AC Milan para trabalhar às ordens de Susana Cova em 2020/2021.

Em Portugal, Mónica Mendes representou a SR Bairro da Bela Vista, o Beira Mar AC Almada e a SU 1.º Dezembro, tendo sido ao serviço deste último clube que ganhou mais notoriedade – vencendo três Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal entre 2009/2010 e 2011/2012. Seguiram-se vários anos no estrangeiro, com a jogadora a representar diversas equipas nos EUA, Chipre, Noruega, Suíça e Itália. No estrangeiro, conquistou títulos ao serviço do Apollon Limassol FC (Chipre), FC Neunkirch (Suíça) e ACF Brescia (Itália).

Nas primeiras palavras de verde e branco, Mónica Mendes explicou o que a motivou a regressar a Portugal em 2020 e revelou que assinar pelo Sporting CP é muito especial tendo em conta o sentimento que nutre pelo Clube.

“Estive nove anos no estrangeiro e a vida levou-me a tomar esta decisão agora. Nunca fechei as portas a Portugal e sempre disse que estavam abertas para o meu regresso. Quis o destino também que fosse para o Clube pelo qual tenho muita estima e um carinho muito grande desde que sou pequena devido à minha família. Cresci com o gosto pelo Sporting CP, o que torna este projecto ainda mais especial para mim”, começou por dizer à Sporting TV a atleta que conta com mais de 50 jogos pela selecção nacional portuguesa.

Destacando que o “o Sporting CP está sempre a lutar por títulos”, o que também foi importante na hora de decidir o futuro, a defesa admitiu é uma futebolista diferente devido às várias experiências no estrangeiro. “Não sou a mesma jogadora que regressa agora. As várias experiências deram-me uma bagagem muito grande no que toca ao que é necessário para ter sucesso. É tudo à base do trabalho. Venho para ser uma mais-valia para a equipa e vou sempre dar o máximo pelo Sporting CP para que este Clube seja o melhor no futebol feminino. As minhas colegas também vão trabalhar nesse sentido”, referiu.

Mónica Mendes lançou ainda 2020/2021, assegurando que tem vontade de começar a utilizar o Leão ao peito dentro de campo. “O Sporting CP quer ser a equipa referência no futebol feminino português e luta sempre pelos títulos. Eu gosto disso e acho que demonstra muito ambição e os valores do Clube. (…) Só quero é começar a treinar e começar um novo caminho. Que este ano possa ser o ano do Sporting CP em todos os sentidos e que possamos honrar esta camisola do início ao fim da temporada”, frisou.