Exibição esmagadora do Sporting, tanto na pressão constante que permitia recuperar a bola, como na vertigem ofensiva em que os 4 marcados podiam ter sido oito. Sporar, João Mário e Tiago Tomás entraram de início e a equipa transfigurou-se para melhor, dando aos adeptos leoninos uma noite de sono como há muito não tinham memória
“Pai, hoje é que era fixe estarmos no estádio!“. Não sei se vos aconteceu o mesmo, mas as palavras da minha filha já tinham passado pela minha cabeça mesmo antes de serem ditas. Além disso, e não sei se também partilham esta sensação, depois de tanta oportunidade de golo, o festejo do primeiro de Peter Potter saiu em forma de rugido bem sentido e bem diferente de quando resulta de um futebol chato.
Mérito os jogadores e mérito do trinador, que foi capaz de abandonar a teimosia táctica depois de ver que a mesma o estava a levar para um beco de onde poderia ter dificuldade em sair. Sporar apareceu na frente e a equipa passou a ter uma referência ofensiva. Tiago Tomás voltou à titularidade e a equipa juntou inteligência à vontade. João Mário ocupou o lugar de Matheus Nunes no meio campo e a equipa passou a ter um maestro e uma dimensão da qual acabaria por beneficiar, em muito, Pedro Gonçalves, cujo nome aqui escrevo só para não dizerem que estou sempre a chamar-lhe Peter Potter quando nem sei se o rapaz gosta da alcunha tal como fiz com João Mário que ainda hoje é apelidado de Pantufas quando se calhar até anda sempre descalço em casa.
Mas foi com pantufas de classe e magia com total liberdade que o Sporting encostou o Tondela lá atrás desde o primeiro minuto, até porque nas costas daquela gente que, com a ajuda de um incrível Nuno Mendes que por certo faria o Cafu exclamar “aquele ali sou eu dji pé esquerdo!”, ia criando situações de golo consecutivas, existe um rapaz chamado Palhinha que teve que escrever o seu próprio guião até perceberem que a sua vida é vestido de Leão.
Com tudo isto, aos 37 minutos Pedro Trigueira já era o guarda-redes com mais defesas feitas nesta jornada, num verdadeiro massacre aos beirões que começou com uma perdida incrível de cabeça, por Coates. Depois foi Porro, depois foi Tiago Tomás, depois foi Peter Potter com uma cueca pelo meio. A única coisa que irritava era a incapacidade dos centrais saírem a jogar, optando invariavelmente por bolas longas que obrigam um gajo a ficar calado para não passar por mal educado.
Pior ainda a vida do Tondela, que aos 20 minutos de jogo já tinha perdido seis ou sete bolas no seu primeiro terço de terreno e praticamente não conseguia respirar. Nuno Mendes tentava à bomba, de pé direito, Sporar simulava deixava passar para Potter, que via o redes voltar a brilhar, depois Nuno Mendes tentava com o esquerdo e João Mário com o direito. Até que, mesmo e cima do intervalo, chegou a justiça: cruzamento de Porro, Sporar falha o desvio ao primeiro poste e Pedro Gonçalves aparece ao segundo a cabecear, fazendo o quarto golo em três jogos.
Tendo-lhe tomado o gosto, o Leão não esperou muito para pregar nova dentada. Grande lançamento de Porro para a desmarcação de Sporar e o avançado a assistir na perfeição o bis de Peter Potter! Aos quatro minutos do segundo tempo o Sporting matava o jogo e avançava para deixar o adversário ko, pese o esboço de inconformismo que acabou com um golo bem anulado ao Tondela.
Veio o remate do Tiago Tomás, depois veio uma perdida incrível do Sporar, depois um golo anulado ao Pedro Gonçalves e o Sporting passava a ser a primeira equipa a ultrapassar a marca de 10 remates enquadrados em jogos da Liga NOS 20/21. Falavam era mais golos para dar brilho a esse vendaval de ataque.
Sporar voltava a desperdiçar, Porro estrear-se-ia a marcar. Grande golo do lateral espanhol, a rematar na passada depois de assistência de Nuno Santos, que tinha entrado com Matheus Nunes para o lugar de Tiago Tomás e de Palhinha. E foi já com Jovane também em campo que o Sporting chegaria ao quarto, por Sporar, num golo que se espera dar-lhe a confiança que parece faltar.
No final, o técnico do Tondela diria que “dá gosto ver o Sporting jogar”, enquanto Amorim diria «tal como fiz após o jogo com o Lask, já disse aos jogadores para amanhã não lerem jornais. Vão dizer que é tudo bom e eles vão pensar que são melhores do que realmente são”. Se calhar bastava ter pegado nestas declarações e tinha a crónica escrita, mas tinha mesmo que dizer-vos que that’s the way i like it, uh-huh uh-huh!
2 Novembro, 2020 at 7:32
Boa exibição, bons pormenores, boa integração de JM e a indispensável utilização de um ponta de lança, fácil.
Agora é trabalhar para cimentar o nosso jogo pois tirando ontem… tem sido miserável…
Só que vi, nota mais para Palhinha, JM, Pote e Sporar.
SL
2 Novembro, 2020 at 8:23
Olá Ribas. Bom Dia, não tem sido miserável, acho que todos já tinham visto que havia ali potencial, o que houve também foi muita teimosia do Rubem em colocar o Jovane na posição que vinha jogando, também João Mário leva o jogo para outra dimensão. Agora se me dessem a escolher um reforço em Dezembro para a equipa, não era um avançado, era um central que fizesse a diferença.
2 Novembro, 2020 at 8:56
Central que fizesse a diferença, não só, mas também a sair a jogar.
2 Novembro, 2020 at 8:57
Está frase de João Mário é muito bonita
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/joao-mario-precisava-de-um-ano-em-casa-com-pessoas-que-gostam-de-mim?ref=HP_DestaquesPrincipais
2 Novembro, 2020 at 9:31
Bom dia Chico, sim claro que todos víamos que faltava ali alguma coisa, e ainda falta, o “miserável” é um termo comparativo do que jogámos ontem e do que temos vindo a apresentar, espero que ontem não seja a excepção à regra,, mas que ele é teimoso é…
Abraço,
SL
2 Novembro, 2020 at 7:41
Bom jogo do Sporting, o único até agora. Bom futebol com alguns jogadores a subir de produção. Sabe bem ver o Sporting em primeiro lugar.
Ontem ESMAGÁMOS um anão.
2 Novembro, 2020 at 7:41
3 pontos no campeonato dos pequenos.
na próxima semana regressamos ao campeonato.
2 Novembro, 2020 at 7:45
É o campeonato dos pequenos que ano após ano nos afasta dos objetivos…
2 Novembro, 2020 at 7:57
Recordo que no primeiro ano de Jesus ficamos a um ponto do titulo e perdemos 3 pontos com Uniao da Madeira e 2 com o Tondela em casa.
2 Novembro, 2020 at 8:07
Eu vi o Campbell festejar um golo do empate como se fosse a final da liga dos campeões e vim com um melão de Tondela depois de perder a jogar contra 10 mais de uma hora.
2 Novembro, 2020 at 8:10
Recorda-te também do que se passou nos Arcos e nos Barreiros, por exemplo, com a outra equipa. Melhor, recorda o teu presidente para se recordar disso.
2 Novembro, 2020 at 8:13
Eu estou a falar de futebol. Como sempre ha gente que hoje em dia ganhar faz confusão
2 Novembro, 2020 at 8:41
Já se estava á espera de uma certa azia hoje, há malta que ainda está muito agarrada a fantasias do passado….
De referir, que foi no campeonato dos pequeninos onde o Porto levou um banho de bola na sexta, onde nós ganhamos tranquilamente por 2.
Também já fomos aos Açores ganhar á equipa surpresa da Liga até agora.
E só não estamos em primeiro, por aquele lance contra o Porto.
2 Novembro, 2020 at 9:24
Ou se o Carnide não tivesse roubado contra o Farense… Farense esse que parece ser a equipa mais roubada da liga
2 Novembro, 2020 at 7:43
“Pai, hoje é que era fixe estarmos no estádio!“.
Em condições normais, eu diria que a vergonha das horas dos nossos jogos continuava impedindo muitas crianças de estarem presentes, por razões óbvias.
Mas siga. Até eles voltarem ao estádio ou ao JR…
Grande exibição. A narrativa da SportTV sempre que elogiava o nosso jogo, terminava com um “Tondela muito fraco”.
Querem ver que o Marítimo que vence no Dragão ou o BSad/Farense que jogaram com os lamps são muito fortes…
Fomos nós com uma enorme atitude logo no primeiro minuto que deixámos claro que o Tondela não teria qualquer hipótese.
Amorim cedeu, este 11 só peca pelo Neto mas a seu tempo Quaresma agarra o lugar.
Sporar tem de ser o PL e como não sei o que vale Tiago Tomás naquela posição (parece-me mais útil a jogar com mobilidade, tal como Jovane), diria que colocar os olhos no Nicolai Skoglund não é descabido.
De resto, JM e Palhinha é filé mignon.
Uma nota para o nosso banco, apenas Plata não era da formação e havendo mais um PL, temos para quase todas as posições alguma competitividade, mesmo assumindo que há posições com titulares absolutos.
Vem aí o Guimarães, está a subir, é sempre difícil. Sem público, pode ser que nos safemos até porque a importância deste jogo é gigante. Vem aí uma paragem e taça.
2 Novembro, 2020 at 7:46
Alguém arranja o gif da cueca que o Pote dá ao central do Tondela?
Classe.
2 Novembro, 2020 at 8:41
Melhor foi a cueca do Palhinha no meio campo
2 Novembro, 2020 at 8:59
Essa pode ser vista nas storys dele no FB. Nível.
2 Novembro, 2020 at 7:50
Ha-ã ha-ã
2 Novembro, 2020 at 7:53
Gostei muito do jogo.
Temos uma equipa com alma de Sporting. Vê-se que sentem a camisola e que querem ser felizes a jogar à bola. Não são todos craques mas temos alguns excelentes jogadores … e tudo junto uma bela equipa.
Gostei tb de RA a por toda a gente com os pés na Terra! Foram só 3 pontos e na próxima jornada temos um jogo muito mais difícil. É bem Mister!
PS- este ano temos um banco muito mais forte e versátil tb. Este ano, RA consegue com alguma facilidade mexer no jogo a partir do banco.
2 Novembro, 2020 at 8:05
Excelente conf do Amorim e a mensagem passou para os jogadores, pelos comentários após jogo, fosse na TV ou nas redes.
Um jogo de cada vez, pés no chão, etc, etc, etc…
Farto do Cal Paião e o cabrão do foguetão.
2 Novembro, 2020 at 8:02
Jogou-se futebol. Finalmente.
Não fosse o Trigueira e os devaneios da construção a começar no Adan, tinha sido a excelência.
2 Novembro, 2020 at 9:34
Bom guarda redes…
2 Novembro, 2020 at 14:42
Não tem culpa que o Amorim pense que é o Xavi
2 Novembro, 2020 at 8:08
as atuações e o var não deixam dúvidas.
pra ganhar onde realmente interessa,
temos de jogar o dobro do que jogámos ontem!
2 Novembro, 2020 at 8:17
Bom dia tasca. Nao querendo ficar muito euforico, e apos o balde de agua que foi a eliminacao da europa, comeco a acreditar que podemos fazer uma epoca pelo menos ao estilo daquela que Leo Jardim nos deu em 2014/15.
Nao vou a bola com o treinador, mas desde que faca o melhor pelo SCP, que assim seja, o que nao me deixa toldar a visao e nao conseguir ver que de facto ele esta a construir algo.
A “direcao” vai ter que ajudar este treinador, equipa, e dar alguma estabilidade. Competencia, precisamos com urgencia. Tal como todos ficamos com a ideia que pote era grande contratacao, embora num negocio ridiculo, e ai pronto, ao menos temos o jogador a render para ja desportivamente, depois temos o outro lado da moeda, as contratacoes ridiculas como feddal, neto, antunes e coisas parecidas e a falta de competencia para vender os jogadores que estao encostados.
Dito isto, o meu medo esta exclusivamente no sufoco financeiro que esta direcao se deixou cair, com dividas a tudo e todos, mesmo apos a entrada de mais de 200 milhoes nos ultimos 2 anos. Tenho medo que em janeiro o talhante varandas/zenha vendam 2 ou tres jogadores. Na minha opiniao, a menos que os grandes europeus estejam a dormir, o Nuno Mendes em janeiro esta vendido, pois a clausula de 45M e facil de bater para um jogador com aquela potencia, qualidade, maturidade isto quando apenas tem 18 anos.
2 Novembro, 2020 at 8:21
Nuno não sai já, primeiro vai o Tomás Tavares.
O JJ e a SportTV já disseram que é o futuro lateral da seleção.
2 Novembro, 2020 at 8:27
Bem visto 😉
2 Novembro, 2020 at 8:37
E se o JJ disse…está dito…
E “ é para avançar…”
2 Novembro, 2020 at 9:02
Que seja, antes era o Digo Dalot, mas o Nuno é melhor que qualquer um deles. Já sabemos o que a casa gasta, jovens Portugueses do Sporting precisam mostrar mais do que os de outras cores para serem considerados seleccionáveis.
Ainda me lembro do montinho, que é daqueles jogadores que só falha uma convocatória se estiver lesionado, seja com que treinador for, mas em 2010 não vai ao mundial… O Quaresma, após um ano a titular no SCP só vai à selecção já no fim da época e num amigável…
2 Novembro, 2020 at 9:05
Eu fico. Irrevogável.
2 Novembro, 2020 at 9:25
Isso é até te acenarem com umas libras da premier. Mercenário!
2 Novembro, 2020 at 12:24
Vai rescindir, depois volta com outras condições, por fim… Premier.
Entretanto, o guião:
https://www.ef.com/wwen/blog/language/beginners-guide-to-understanding-british-humor/
2 Novembro, 2020 at 14:43
Premier libras are for the sparrows
2 Novembro, 2020 at 10:44
Nuno sff e nao Tomas. Esse Tomas foi rodar para aprender espanhol
2 Novembro, 2020 at 10:44
É isso, eu diria que teriamos hipótese até de chegar ao titulo, porque as equipas do JJ tipicamente falham no final, mas com o estado lampianico não vamos ter hipótese.
2 Novembro, 2020 at 18:57
Uma pequena correção, caro Leão de Berlim, o Leo Jardim treinou o sporting na época 13/14 não na 14/15.
SL
2 Novembro, 2020 at 8:21
Lembro-me sempre do Kaiser… existem demasiadas insuficiencias nesta maneira de jogar que nao me deixam minimamente descansado. Espero sinceramente que Eduardo Quaresma ou Goncalo Inacio (ou outro qualquer!) tragam a estabilidade e a capacidade de sair a jogar, DE FORMA RESPONSAVEL, da defesa.
Sempre ouvi dizer que as equipas comecam a ser construidas pela defesa e “isto” nao me deixa minimamente descansado.
Mas deu para vibrar e isso e’ uma raridade!
SL
2 Novembro, 2020 at 8:25
Por acaso é mesmo na defesa que estamos melhores.
Mais organizados, mesmo com uma fraca saída de bola, mesmo com alguns calafrio qd esta está no Adán ou no Neto. Acho que o Neto ainda é pior que o Adán…
Até a linha do fora de jogo em lances de bola parada tem sido muito bem gerida.
O que estava a fazer falta é no meio campo assumir o jogo (JM), ter alguém que dê consistência (Palhinha) e claro, sistema para ganhar. Atacar.
Isto de ser organizado mas estar à espera de lances fortuitos para marcar, acaba por dar merda.
Sporting é para jogar com PL. Temos laterais que cruzam muito bem e são muito ofensivos, é para meter gente na área.
2 Novembro, 2020 at 8:38
Concordo contigo, mas “estar melhor” nao significa estar bem. Palhinha veo dar estabilidade, funciona bem como quarto central e tapa muito meio-campo mas o problema e’ a quantidade absurda de bolas que se perdem junto ‘a linha da grande area com tentativas de sair a jogar! E’ ridiculo, as vezes parece uma equipa de infantis. E sim, o Neto com a bola nos pes… ui ui.
lembro-me de ver o Milan a jogar em Alvalade, a sair a jogar de tras, era um regalo; mas a nossa defesa nao ‘e, de todo, aquela defesa do Milan, a nossa defesa e’ lenta e tecnicamente deficitaria, precisa quer de tecnica quer de velocidade para suportar este esquema sem nos expor desta maneira. Ontem quando o Palhinha siu sofremos de forma constante e desnecessaria quando estavamos totalmente por cima, a saida de Palhinha expos imediatamente muitas das nossas fragilidade.
O treinadores sao pagos para arranjar solucoes, espero que estas ja estejam “em casa”.
SL
2 Novembro, 2020 at 12:26
Não sei que Milan referes, mas se era aquele com Maldini e Costacurta… epá…
Puta de comparação, meu.
2 Novembro, 2020 at 14:50
Exactamente essa equipa e por isso mesmo fiz a ressalva. Como se diz na minha pequena aldeia, sem o minimo sentido homofobico, que nao tem:”quem nao tem cu nao se mate em paneleiro”.
E’ a mesma coisa que o tipo que se arma aos cucos com o gajo do dobro do tamanho dele e depois apanha… e estranha. As equipas dem jogar ‘a medida e de acordo com as caracteristicas dos seus executantes, da forma mais harmoniosa possivel.
SL
2 Novembro, 2020 at 8:29
Ainda nao tenho uma opiniao formada acerca de Goncalo Inacio. Sempre que o vejo a jogar fico com a ideia que e um verdadeiro tanque: muito poder fisico, muitas faltas, etc.
O Quaresma e um dos meus jogadores favoritos no plantel, foi uma grande surpresa durante o final de temporada. Acho que vai encostar o Neto “Facil, Facil”.
2 Novembro, 2020 at 8:40
Tenho uma ideia semelhante mas parece ate ter bons pes, pelo menos no passe longo. O melhor da defesa tem sido o Feddal e dizer isto ate’ me assusta…
SL
2 Novembro, 2020 at 8:59
Vou ficar atento a um proximo jogo em que participe. Pode ser das circunstancias em que entra, em norma quando entra e para segurar resultado. Gostava de o ver a jogar de inicio em Alvalade num jogo como o de ontem onde os centrais tem muita liberdade para constuir.
2 Novembro, 2020 at 9:13
Concordo. Feddal defensivamente tem sido o melhor dos 3 centrais.
Tem um muito fraco passe curto mas tem um bom passe longo. Alias, o 3o golo surge de (mais) um bom passe em profundidade dele para Pedro Goncalves.
Ate’ Neto ontem esteve muito mais seguro quer defensivamente quer com bola nos pes (tambem lhe vi fazer dois muito bons passes longos) – ter mais apoio do meio campo na saida de bola tambem ajuda – Joao Mario vinha muitas vezes atras buscar a bola.
Quem tem estado mais fraco, quer defensivamente, quer com bola nos pes e’ Coates. O golo anulado por 11cm mais uma vez deriva da falta de posicionamento dele na linha de fora de jogo. Tem sido recorrente.
Adan e’ muito fraco quer com bola nos pes, quer a fazer a mancha.
SL
2 Novembro, 2020 at 14:13
O Gonçalo Inácio tem boa saída de bola. Apenas não inventa. Se está apertado é xutão, como tem de ser, a impor respeito.
Mas até acho que a saída de bola não seja o fraco do Feddal (tem bom passe longo e não inventa muito a sair). O problema é mesmo a quantidade de casas que dá a defender (principalmente com a nola no solo) e o fraquíssimo posicionamento e timing de ataque à bola nos lances de bola parada. Acho Gonçalo muito mais completo e a oferecer mais garantias. Claro que sendo muito novo irá errar por vezes. Mas isso já o Feddal com quase 31 anos erra muito mais. Não poderemos é “xingar” o Gonçalo ou o Quaresma quando jogarem e, porventura, falharem, porque, sendo jovens, precisam de toda a nossa confiança e apoio.
SL
2 Novembro, 2020 at 8:30
O modo como Ruben Amorim gere psicologicamente o impacto destas vitorias nos jogadores é de mestre. Felizmente, Ruben Amorim é daqueles treinadores que consegue transpor exactamente para o ensino e para o campo as suas ideias, o seu modo de pensar o futebol, que se vê cristalinamente nas conferencias de imprensa. Mas também é sinal que os jogadores são maduros e inteligentes e essa inteligencia aumentou exponencialmente com a chegada de João Mário.
Em suma, e pegando nas inteligentes palavras do Mister…os jogadores até podem pensar que são bons, até os melhores, e isso não é mau, se antes não comerem a relva e chegarem ao fim de cada jogo pensando “fodasse para o próximo vou ser bem melhor!”
Portanto, confiança acima de tudo, mas sem cagancia.
Curioso é sentir que é devido a um bom punhado de putos geniais imberbes, sem qualquer vivência de títulos, que se.recuperou a Confiança que não tínhamos há varios anos. Ruben Amorim tem que ter mérito nisto!
2 Novembro, 2020 at 9:55
Concordo!
2 Novembro, 2020 at 10:46
+1.
O estilo é o mesmo que LJ.
Gosto.muito
2 Novembro, 2020 at 11:09
Um win win para o varandas: consegue uma das melhores caracteristicas do melhor treinador que tivemos na ultima decada, sem o risco de que esse mesmo treinador molhe o bico na sueca.
2 Novembro, 2020 at 8:33
“ Felizmente “ para a equipa…o jogo
“Foi à porta fechada…”
Se assim não fosse…quando “ chegou” o primeiro…
Já a equipa “ estaria grávida “ de tanto insulto e assobio a quem “ ia falhando golos cantados …”
Pode ser que quando finalmente voltarmos…já tenhamos a felicidade “ de ter uma equipa adulta”…
Capaz de resistir a tudo…e a todos…!!
Parabéns Equipa…
Parabéns Sporting…!!!
SL
2 Novembro, 2020 at 9:15
É verdade. Por paradoxal que pareça, nesta fase estamos a beneficiar, e muito, de jogarmos sem público em Alvalade. Contra o Gil Vicente não teríamos conseguido a vitória. A exibição estava a ser fraquíssima e os assobios seriam inevitáveis.
2 Novembro, 2020 at 8:40
E há grande margem de evolução. Não só porque os miúdos, como miúdos que são, irão continuar a crescer, mas também porque há dois ajustes que nos podem tornar num caso sério: Quaresma por Neto e Bragança no lugar do Sporar, rearranjando ali a equipa e colocando o puto Tomás mais à frente.
Oxalá o Mathieu tivesse decidido fazer mais um ano: Quaresma, Coates e Mathieu.
Ah, e que saudades de jogar à italiana.
Ontem dei por mim a pensar que já não sentia tanto prazer em ver o Sporting jogar, como naquele dia em que entrámos com putos em Belém, para defrontar o Belenenses para a Taça da Liga, salvo erro em 2014/2015.
2 Novembro, 2020 at 9:30
Nao sou contra essa ideia mas o Ram não vai mudar este sistema. Ja o deixou claro várias vezes.
De qualquer modo, construiu-se um plantel há sua imagem, cheio de valores emergentes. Se o Ram souber fazer do Sporar um pdl à sua imagem, podemos fazer uma gracinha.
2 Novembro, 2020 at 9:42
Por enquanto mantinha o Sporar, apesar de gostar bastante do TT
2 Novembro, 2020 at 9:47
Outro aqui. Apesar de falhar algumas oportunidades claras ontem, o Sporar faz um grande jogo.
2 Novembro, 2020 at 9:51
Incansável.
2 Novembro, 2020 at 12:28
Tiago fez a formação sempre a PL, mas tenho dúvidas que ao mais alto nível se perca ali.
Gosto muito mais de o ver tipo Derlei.
2 Novembro, 2020 at 8:45
Foi um jogo muito bem conseguido. Foi um jogo que deu vontade de ver, com a equipa sempre à procura de mais golos. Não fosse o gk e a pouca sorte do Sporar e tinhamos marcado uns 7.
Grande jogo do Porro do Sporar Pote e JM
2 Novembro, 2020 at 8:46
Jogo e crónica bons!
Sempre bom acordar assim.
2 Novembro, 2020 at 8:53
“Pai, hoje é que era fixe estarmos no estádio!“. Curiosa coincidência. Moro em São Miguel. O meu filho mais velho (10 anos) disse: “pai, quando isto tudo passar temos de voltar a ir ao estádio de Alvalade”.
2 Novembro, 2020 at 8:55
Melhor jogo da era amorim……..sem duvida…….
Como alguem ja disse no dia em que tirarmos o neto da equipa pode ser q saiamos a jogar com alguma segurança………ate lá é esperar……..
Mas neste momento é o unico q nao tem qualidade para vestir esta camisola e que é titular……o matheus ja nao calça e ainda bem……..
Nao percebi a nao entrada do bragança…….só fizemos 4 substituiçoes……..alguem percebeu?
2 Novembro, 2020 at 8:59
Bom dia!
Não tive hipótese de ver o jogo de ontem, contudo acertei no resultado tinha dito no off que seria 3 ou 4 a zero.
Parece que fizemos uma boa exibição e o facto de o Tondela, que possivelmente é a pior equipa da Liga, ter 8 titulares indisponíveis (lesões e COVID) é para mim irrelevante.
Seguimos lutando!
2 Novembro, 2020 at 9:35
A net no Congo sempre a ir abaixo
2 Novembro, 2020 at 15:34
Olha o caruncho da PIDE 😀
Estás de volta sua múmia chupista?
2 Novembro, 2020 at 9:05
Foi muito bom. Já passou. Venha o próximo.
2 Novembro, 2020 at 9:08
POTE D’OURO.
Siga.
Ganhar ao Vit. Guimarães.
2 Novembro, 2020 at 12:07
Há ainda um lampiões do norte vs do sul para a semana!
2 Novembro, 2020 at 9:08
Grande jogo da equipa, importante manter os pés bem assentes e tentar segurar a posição até a paragem do campeonato.
Embora nunca seja muito recordar que já não estavamos em primeiro à 4 anos, nada mau para um estagiário.
2 Novembro, 2020 at 9:16
Só “ para vos trazer à terra”…
Quem será, do Sporting…
Que vai receber ( antes dos 5 minutos de jogo…) o primeiro cartão amarelo…?
Aceitam-se sugestões…
“Para mim”…
João Mário…
2 Novembro, 2020 at 9:28
Caro Max,
a mim nao me choca nada haver cartoes aos 5 minutos de jogo para as nossas cores, desde que justos; o que ne choca e’ nao haver para outros mesmo quando justissimos e de outras cores!
O “forte com os fracos e fraco com os fortes” e’ um dos lemas da arbitragem em Portugal e nos, infelizmente, nao temos sido dos mais fortes.
Mas ha’ outras maneiras de condicionar sem ser com amarelos, maneiras que arbitros mais batidos sabem de cor e salteado…
SL
2 Novembro, 2020 at 9:49
Mas é claro…
Eu apenas referi…pela desigualdade de tratamento que ê dado a uns…e a outros…
Se há coisa que dispenso ( até na vida pessoal…” são tratamentos de favor”…
Mas infelizmente para os nossos…
“Há sempre um rigor…que ultrapassa o admissível..”
Abraço e SL
2 Novembro, 2020 at 9:21
Jogaço da equipa, mesmo tendo em conta a pobreza do Tondela. Deu gosto ver a garra posta em campo. Muito bom o trabalho que está a ser feito pelo RA.
Já li alguns comentários de tasqueiros que não consigo entender. Consideram que cada vitória do Sporting é uma derrota de Bruno de Carvalho e um balão de oxigénio para o Varandas. Não se pode pensar assim. Uma vitória do Sporting será sempre uma vitória de TODOS os Sportinguistas.
2 Novembro, 2020 at 9:21
Ontem o Sporting consegue acabar com mais amarelos wueo Tondela.
Só para relembrar ganhamos 4-0, jogo de sentido único e eles fizeram mais faltas.
É o RA começar a preparar as alterações…
2 Novembro, 2020 at 9:27
Tranquilidade coisa que raramente temos. A única coisa que mudava, e reconheço que não é boa altura para bater no homem, é trocar o Sporar pelo TT a PL. O rapaz é júnior, encostado à linha já tem um grande impacto no jogo, e vejo-o mais facilmente a finalizar do que o Sporar, mas o PL vive de golos e se calhar o do Sporar ontem foi o primeiro de muitos.
Boa joga, siga
2 Novembro, 2020 at 9:43
Ontem ja foi o segundo
2 Novembro, 2020 at 9:58
Então permite-me o reparo, que seja o segundo de muitos lol.
2 Novembro, 2020 at 10:00
Tá permitido ahaha
2 Novembro, 2020 at 9:31
Ia dizer que foi um jogo sem história mas a história do jogo está na quantidade de golos perdidos que, concretizassem metade, daria um resultado histórico. Sem dúvida que é um jogo que o Trigueira contará aos netos…
De qualquer maneira penso que o Tondela é das piores equipas da Liga – onde se foi meter o Rafael Barbosa! Mesmo assim, no único lance de jeito que tiveram em 90 minutos iam metendo golo – 11cm salvaram-nos disso.
Arbitragem regular.
Vamos ter um teste importante na próxima jornada, que pode definir um pouco o que poderá ser a nossa época.
2 Novembro, 2020 at 9:39
Finalmente uma exibição de gala e completa. Não me lembro de uma assim pai…Guimarães em casa no inicio do ultimo ano do JJ….é assim a ultima que me lembro….
Acho que era bastante evidente que esta equipa precisava urgentemente de 1 médio que metesse a bola a rolar mais rápido e que desse velocidade à bola e não que andasse a correr com ela (fosse ele JM ou Bragança), de um PL referencia e de 2 jogadores que atacassem o meio e o espaço em torno dele. Ao contrário de todos os outros jogos que temos assistido este ano, a defesa do Tondela teve de estar sempre em sentido porque tivemos ali sempre 3 gajos prontos para ir para a baliza e não um a vir ao meio campo e outro encostado à esquerda. E eu adoro o JM e acho que é ótimo vê-lo jogar e faz diferença mas para mim quem mais fez diferença foi mesmo o TT e o Sporar e ter a defesa deles sempre em sobressalto. Espero não voltar a ver a equipa regredir e voltar ao falso 9 ou a meter o N. Santos de inicio atrás do PL. Se for preciso trabalhar o P. Marques que se trabalhe e dê tempo…aquele falso 9 outra vez ou um extremo atrás do PL é que não. Isto não é embirração com o N. Santos que voltou a entrar e a fazer uma assistência … isto é o que eu acho que este modelo precisa para ser verdadeiramente completo. Precisamos de 2 gajos atrás do PL que aproveitem o espaço que este deixa e que seja muito verticais direitos à baliza. Que façam a cabeça em água aos centrais. Não de um que foge sempre para a ala. Assim como espero não ver mais (a não ser em ocasiões MUITO especiais) um meio campo com Palhinha e M. Nunes. O M. Nunes joga no lugar do Palhinha, o Bragança no lugar do JM…que sejam trabalhados para isso.
O RA cada vez mais me parece um treinador que não anda a teimar nas suas ideias. Procura a forma da equipa se sentir mais confortável e não tem problemas em mudar quando isso é evidente. O caminho vai-se fazendo…e creio que o próximo passo é, com calma, um dos putos (para mim será o Quaresma) ganhar a titularidade ao Neto. Vai haver oportunidades para eles e o RA já mostrou que não tem medo de as dar e depois de manter o lugar deles…
Esta equipa não é diferente hoje do que era quarta ou no fds passado. O potencial está lá todo. Vamos acertando peças mas o potencial era reconhecido por todos. Acho que ninguém acredita que esta equipa consiga ganhar o campeonato. Não só porque creio não ter qualidade para aguentar um embate com os lampiões ombro a ombro como acho que assim que os lampiões se preocuparem minimamente cnc nos deitam abaixo em 3 ou 4 jornadas. Entre pressão social, padres e a nossa falta de experiencia e falta de liderança diretiva…por isso ataque ao titulo acho impossivel. Agora ataque ao 2º lugar e pelo menos chegar a essa altura em que os assustamos …isso acho possivel.
Apesar de me irritar dizerem isto a toda a hora…temos de admitir que o Tondela foi um doce. Eu não vou dizer que jogaram mal nem que o demérito é todo deles mas a sua forma de jogar foi um doce para nós. Pressão alta mal organizada, tentativa de sair a jogar contante mas mal feita, etc. Por isso, como diz o Amorim e bem…pés assentes na terra, trabalhar duro para melhorar a cada jogo e para ter cada vez mais e melhores alternativas. Temos muito tempo disponível para isso…
2 Novembro, 2020 at 9:44
“O M. Nunes joga no lugar do Palhinha” pensava isso até ontem, hoje já não tenho tanta certeza que o consiga fazer. Ontem quando entrou o meio campo sofreu bastante, não só porque não deu linha de passe aos centrais, como não consegue preencher o meio campo como o Palhinha preenche.
2 Novembro, 2020 at 9:51
Foram os primeiros 5 minutos até acertar “o passo” com o JM e numa altura em que estava tudo a relaxar…em 5 minutos falhou ele, falhou o JM, falhou o pote, falhou o Adan. Depois de acertarem todos o passo, voltou a ser tranquilo.
A substituição não vai ser direta. Porque o M. Nunes não é um Palhinha. O médio ao lado dele precisa de ter mais cuidados e toda a gente tem de saber que é diferente…mas com algum trabalho posicional penso que será um suplente bom e natural…
2 Novembro, 2020 at 10:01
O problema que vejo, é que nem o JM nem o Bragança têm capacidade para pensar o jogo ao mesmo tempo que dividem tarefas defensivas 50/50, e é por isso que o nosso jogo se revoluciona com o Palhinha. O gajo sozinho cobre o trabalho do outro médio, e deixa tudo o que seja apoio ofensivo e construção para o JM. O Matheus não tem essa capacidade, até porque é um gajo que gosta de participar no ataque. Parte desse problema viu-se quando partilhou meio campo com o Wendel e tinham de fazer a coisa à vez, o jogo não era tão fluído e partia facilmente.
2 Novembro, 2020 at 10:03
Isto
2 Novembro, 2020 at 10:05
Olha que não….
Se o JM não foi o jogador com mais recuperações de bola ontem deve ter andado lá muito perto. E o Bragança também vai à luta e recupera…nenhum dos 2 é um daqueles 10 que não defende, bem pelo contrário. Curiosamente ambos fizeram formação entre o 6 e o 8 mais recuado…
O problema dele + Wendell era que eram jogadores parecidos. Taticamente meio anárquicos, sem grande inteligência tática e ambos jogadores de transporte. E por isso com papeis pouco definidos.
Com tempo e com jogadores inteligentes ao lado e a treinar com ele…eu acho que ele vai crescer bastante. Aliás eu gostei bastante de ver na pré-época o meio campo com Bragança e Palhinha.
2 Novembro, 2020 at 10:31
Recuperar bolas é uma coisa, não é por si só o que caracteriza a defesa de um médio. O Palhinha posiciona-se muito melhor que qualquer outro médio, o que faz ser mais rápido a reagir à perda da bola, que é o nosso maior problema. O JM e o Matheus vão ocupar mais ou menos o mesmo espaço, mesmo sendo algo subconsciente (tal como o Nuno Santos vai sempre encostar à linha) e isso na perda de bola, vai-nos causar estragos porque vais voltar a ter um raio de 10m ou mais onde não há um jogador do Sporting, tal como acontecia com o Wendel. Quando o bloco baixa, a nossa defesa até tem poucos problemas, pior é quando defendemos o contra-ataque, aí, o Matheus Nunes não é mais valia ou dizendo melhor, não é ele que vai fazer a diferença.
2 Novembro, 2020 at 11:11
Estamos de acordo que o Palhinha é o melhor médio defensivamente….claramente…
Tem de crescer, a equipa tem de perceber que jogar com ele é diferente de jogar com o Palhinha…mas tem tempo e é exatamente por isso que é suplente.
A questão é se o M. Nunes é ou não um bom suplente. Para mim é…ou por outra. Pode ser. Depende do crescimento que ele tenha e que a equipa tenha. Mas eu creio que a equipa ficaria bem com um meio campo com M. Nunes e J. Mário e até com um meio campo M. Nunes e Bragança. É mais fraco que Palhinha e J. Mário? É. Por isso é que esse é o meio campo titular. Mas acho que faziam um jogo mais que suficiente para 80% das equipas do campeonato…
Preocupa-me MUITO mais a falta de rins dos centrais que a forma como o meio campo defende…
2 Novembro, 2020 at 10:44
Muita coisa boa ontem em termos ofensivos, pese embora os erros de palmatória que o Tondela cometeu, a verdade é que houve muito melhores decisões, Palhinha e João Mário são meio campo melhor do que Palhinha/Fransérgio no braga do Amorim que tão competitivo era. Sporar é super inteligente sem bola, espero que a eficácia risível seja também falta de confiança e melhore para níveis pelo menos aceitáveis (a verdade é que na eslovénia marcava muitos golos e mesmo sendo um campeonato muito mais fraco a dificuldade mede-se mais na dificuldade em criar pois a dificuldade de finalizar um remate em boa posição é igual na eslovénia em Portugal ou na Premier, e o que ele tem falhado aqui não é de dificuldade elevada). Vamos ver se contra o próximo bloco fechadinho e organizado a maior facilidade em criar se mantém parece-me que sim, mas que com estes 3 de trás vai continuar a haver dificuldades contra essas equipas.
Quanto a confiança para o futuro tenho mais pelas vitórias fora em Paços e com o Santa Clara (equipas que estão muito mais fortes que este Tondela) do que por hoje.
2 Novembro, 2020 at 14:30
“Finalmente uma exibição de gala e completa. Não me lembro de uma assim pai…Guimarães em casa no inicio do ultimo ano do JJ….é assim a ultima que me lembro….”
Esse foi de facto um grande jogo, com um golo monumental do Bruno Fernandes “do meio da rua”.
Outro jogo idêntico foi com o Chaves em casa que ganhámos 5-1 (com um jogão do Gelson e do Podence sempre a trocarem de posições e a baralharem por completo a defesa flaviense; o Gelson ainda levou amarelo por pretensa simulação num penalti não assinalado (em que até a claque do Chaves fazia o sinal do VAR para o boi do apito Rui Costa emendar a mão; nem com 2 visualizações e 4 minutos e meio de paragem na maior vaia que já ouvi em Alvalade, o cabrão foi capaz de reconhecer o clamoroso “erro”).
Foi só mais uma para o rol de aberrações arbitrais contra as nossas cores.
SL
2 Novembro, 2020 at 9:43
Numa ocasião em que várias vezes falhámos, não só vencemos como fizemos uma exibição demolidora.
Para além de um grande jogo, destaco a atitude da equipa que entrou no jogo a comer a relva para nao dar a minima hipótese. Na 2a parte, cientes que um golo podia espevitar o adversário, entraram novamente a abrir.
Juntando a isto tudo o facto de começar o jogo com 4 jogadores da formação mais um banco repleto de outros jogadores made in Alcochete e apenas 1 estrangeiro, e não há como nao acordar de peito feito.
Mas isto somos nós. O discurso do Ram é exactamente o que se exige. Treino logo de manhã e foco total no Gui. Ainda falta correr muito para chegarmos à fase decisiva. Nao está nada ganho mas este Sporting promete.
2 Novembro, 2020 at 9:53
Entraram cheios de garra. Quiseram resolver o jogo rapidamente e quiseram sempre marcar mais um. Seja sempre assim.
Uma palavra para o N. Santos, tem vindo a mostrar que pode ser uma jogador muito útil
2 Novembro, 2020 at 13:18
Isto.
2 Novembro, 2020 at 13:18
Muito isto.
2 Novembro, 2020 at 10:00
Estou contigo!
2 Novembro, 2020 at 12:34
+1
2 Novembro, 2020 at 13:19
+1=4
2 Novembro, 2020 at 9:44
Ja agora, ha promoções muito boas na loja verde. Pena o site continuar a ser uma miséria.
2 Novembro, 2020 at 15:11
Só à terceira consegui, efectivamente, fazer uma compra. Andava a adiar a compra do boxset kid há algum tempo.. Estes ‘saldos’ ajudaram a decidir. Agora é chegar e vestir o puto como deve ser!!
SL
2 Novembro, 2020 at 9:47
Um exercício sobre a idade do plantel que vos deixo:
O Sporting tem, em teoria, uma ideia bastante lógica na construção do plantel em termos de idades. A Defesa (o pilar, a base) mais velha, ainda que com alternativas jovens, o centro do meio campo e ponta de lança de “meia idade”, com alternativas jovens também, e o resto da equipa (quase toda, exeto Antunes), muito jovem (raçuda, criativa e mais velocista).
Assim, dando o exemplo da equipa de ontem (que não deverá fugir muito à base da época) temos os “trintões”. É a base defensiva com Antonio Adán (33), Zouhair Feddal (30), Sebastián Coates (30) e Luís Neto (32). Temos aqui a experiência assente numa média de idades de 31 anos. Embora este seja o setor que, paradoxalmente, mais nos preocupa, temos no banco os jovens que todos esperamos que possam ser a alternativa: Max (21), Gonçalo Inácio (19) e Quaresma (18)
Daqui para a frente temos um mar de juventude com algumas exceções. A um miolo mais experiente com Palhinha (25) e João Mário (27), juntam-se então Pedro Porro (21) e Nuno Mendes (18) nas alas e um ataque com Sporar (26), Pedro Potter (22) e Tiago Tomás (18). Mesmo com os mais velhos, tínhamos ontem no onze titular, uma média de 22 anos do meio campo para a frente. Notável. Mais notável ainda se pensarmos que os suplentes que entraram mantinham a média de idades de 22 anos, com Matheus Nunes (22), Nuno Santos (25), Gonzalo Plata (20) e Jovane Cabral (22), não esquecendo a possível e tão desejada afirmação de Daniel Bragança, com 21 anos.
Temos em suma um plantel que, com os trintões, apresenta uma média de idades de 24,8 anos, mas que facilmente pode descer para os 22/23 anos. Com um treinador também ele jovem (35 anos), diria que há muita margem para construir uma base de trabalho para 2 ou 3 anos, isto, claro, se não a perdermos prematuramente em comissões alheias.
P.S. De resto, muita água na fervura (bem, Amorim, na conferência de imprensa), porque ainda há muita estrada para andar e muito para melhorar (em especial na base defensiva dos trintões).
2 Novembro, 2020 at 9:49
Acho que a malta já está a cantar de galo no primeiro jogo bem conseguido, não se esqueçam da pobreza que tem sido o fio de jogo da equipa e as opções do treinador, temos tido sorte, ontem merecemos e jogámos bem, mas seremos consistentes?
A resposta virá no próximo jogo…
Vamos lá deixar o RA trabalhar e ver se deixa de ser teimoso.
Ja agora que é feito do Luís Phillipe? Ainda está no estaleiro? Fdse…
SL
2 Novembro, 2020 at 9:53
E no outro, e no outro, e no outro….
O campeonato é um teste constante e quem conclui o que quer que seja por 1 jogo (ou 10) acaba invariavelmente por cair…
Não me esqueço que este Tondela já levou 4 dos lampiões do norte também…
Não há “testes do algodão”. No limite há fases……uma equipa tem de se provar a cada jogo. Amorim fez muito bem em lembrar isso…
2 Novembro, 2020 at 12:35
Não vejo ninguém a cantar de galo.
Vejo quase toda a gente surpreendida com esta exibição, mais até que com os resultados.
Toga a gente tem bem presente o passado recente.
A verdade é que queremos jogar bem, ganhar e isso foi conseguido.
2 Novembro, 2020 at 12:39
mais do que a surpresa, é um certo regozijo, satisfação e prazer em ver a equipa a jogar. Ontem foi um desses jogos; mesmo que a malta tenha espectativas baixas em relação aos objectivos para a época, é bom sentir que se está a ganhar uma equipa para o futuro… assim o desejamos todos.
2 Novembro, 2020 at 13:08
Isso porque não andas pelas redes sociais,o pessoal já está a exagerar…calma,bem o Rúben a meter calma na situação…espero que ele trabalhe bem o Sporar,o gajo tem movimentações muito boas,ontem fez um grande jogo,tirando a finalização…
2 Novembro, 2020 at 9:51
Foram 3 pontos nada mais.
Não dou muito valor ao 1º lugar nem a discursos de RA.
Continuar a crescer porque há muita coisa mal.
Ps: quem perdeu a bola infantilmente na jogada ofensiva e que depois deu origem ao golo anulado do Tondela?? É que esse lance dá para perceber a fragilidade da nossa equipa!!!
2 Novembro, 2020 at 10:01
As costas da nossa defesa são, de muito longe, a nossa maior fragilidade….daí a entrada do Quaresma poder vir a ser tão importante. É o nosso único central capaz de ir buscar um avançado que entre nas costas…
Ontem foram 11 cm numa equipa incapaz de o fazer mas muitas ameaças temos tido…vai haver quem saiba aproveitar e não é assim tão complicado…
2 Novembro, 2020 at 10:33
Exacto.
Com adversários mais fortes não sei o que esperar desta equipa
2 Novembro, 2020 at 14:13
Contra lamps ou porco…a equipa defende mais baixo e por isso talvez não seja tão critico. A equipa é organizada a defender. Aí o mais critico para mim é os alas serem defensivamente tão fracos e por isso bons alas criam muitos desequilíbrios. Isso e depois esticar o jogo porque é muito fácil meter muita gente demasiado atrás.
O meu maior problema nisto é com equipas médias que são mais eficazes na transição ofensiva. Os bragas, Guimarães, Boavistas, etc. Com o Gil já sofremos bastante com isso e acabámos por nos safar, tal como com o Paços…mas já tivemos de ter alguma estrelinha….mesmo ontem temos a estrelinha dos 11 cm e o Tondela é uma merda nessas transições, comparativamente…
2 Novembro, 2020 at 10:11
Porro fez mais um grande jogo. Ainda vai levando com umas etiquetas, não cai em graça mas faz coisas engraçadas.
O Nuno Santos entrou cheio de genica. É bom quando um jogador passa de titular para suplente, mas mesmo assim mostra vontade.
Pelo contrário, o Jovane entrou em modo frete.
O Plata nem vale comentar. Umas fintas, perde a bola, faz uns passes, jogar futebol está quieto. Um Carrillo em potência.
2 Novembro, 2020 at 10:34
Não percebi a entrada de Plata.
Teria colocado Bragança
2 Novembro, 2020 at 10:42
Fez anos, jogou 5 min
Deve ter sido por isso
2 Novembro, 2020 at 11:42
Eu acho que o Plata precisa de jogo…ele parece ser a opção do Amorim para a ala (ele e o Nuno Santos) e por isso precisa de jogar ali, errar, aprender…ter tempo de jogo.
Também queria a entrada do Bragança ou do Pedro Marques mas creio que o Amorim queria consolidar a dupla JM/M. Nunes e que não quis tirar o Sporar porque queria que marcasse um golo….faz sentido…
2 Novembro, 2020 at 10:13
Jogar bem e ganhar, é assim tão difícil fazer isto?
Entre a dupla João Mário/Palhinha e Matheus Nunes/Wendel vai uma diferença do camandro e ter um ponta de lança mesmo que pouco eficaz ajuda e muito.
Pote está “on fire” e será o “nosso” Diogo Jota.
É uma pena Jovane e Gonzalo Plata não estarem “disponíveis” para a festa, esta equipa ganharia ainda mais dimensão ofensiva.
* Eles não sabem o que te estão a fazer Max, ou melhor sabem e bem, os burros, subservientes àquele empresário tóxico que devia ser decapitado, uma filha da putice, deixar no banco um guarda redes jovem com enorme potencial que devia ser titular em vez de um pré-reformado espanhol.
2 Novembro, 2020 at 10:21
Sem por em causa o contexto do comentário, tenho a dizer que o espanhol me tem surpreendido positivamente, ainda assim. Não é o Schmeichel claro (fazendo o paralelo à ideia de ter um redes de qualidade e em fim de carreira que foi crucial no campeonato ganho), mas tem sido globalmente competente. Só uma opinião.
2 Novembro, 2020 at 10:46
Eu acho que ele pode comprometer em alguns lances sobretudo jogando com os pés, como se viu ontem, onde acho que tem limitações, mas claro são apenas opiniões.
SL
2 Novembro, 2020 at 10:52
RA já deu a entender que Max seria o titular, mas esteve indisponível no início e Adan entrou bem, o futebol é momento como ele disse. E gerir o balneário e as pretensões de toda a gente uma fina e complicada arte. Acredito que surgindo a oportunidade inverse o Max se volte a impor.
2 Novembro, 2020 at 10:33
Épa nao consigo gostar do adan……….
Qualquer remate dificil o homem nao defende……..foi assim com o linz……..
Digam me um lance em que o adan fez uma grande defesa……….em 6 jogos digam me uma grande defesa………….
2 Novembro, 2020 at 10:38
Com o fcp logo ao inicio
2 Novembro, 2020 at 12:14
Ok ja me lembro……….uma grande defesa em 6 jogos , com 4 golos sofridos em 6 jogos…….
Épa retiro o q disse…….
2 Novembro, 2020 at 12:15
So disseste para te dizerem uma grande defesa. Eu disse. Só isso
2 Novembro, 2020 at 12:35
É o que dá ter uma defesa de betão, a bola raramente chega à baliza e deixa o Redes brilhar.
2 Novembro, 2020 at 12:37
Claro, o GR do Tondela foi o melhor em campo, fez 15 defesas e mamou 4 golos.
2 Novembro, 2020 at 10:33
Quanto ao jogo propriamente dito, e apesar de ter visto na net aos saltos, tenho que realçar como mais valia e “turning point”, a exibição de JOÃO MÁRIO, pois permitiu à equipa deixar de jogar um futebol mais direto passando a construir com princípio, meio e fim. A forma como o Mago JM simplifica os processos de construção ofensiva, sempre com discernimento, criando soluções, libertando linhas de passe, gerindo a posse de bola sempre com uma enganadora lentidão mas sempre a passar no timing certo, de cabeça alta (João Mário é para mim um dos jogadores mais elegantes e um dos mais inteligentes do futebol atual) , e por outro lado, sempre com a preciosíssima ajuda de PALHINHA, que serve de bloqueio do adversário e primeira engrenagem para soltar o futebol ofensivo permitindo à equipa pressionar sempre alto, vai permitir libertar os jogadores mais vagabundos como POTE, TT e até SPORAR, podendo o Sporting ter um leque muito mais alargado e dinâmico de combinações ofensivas. Dir-me-ão que o Tondela é uma equipa muito macia, mas independentemente do adversário, o Sporting tem que assumir o seu jogo e, como diz Amorim, jogando assim no limite estaremos equiparados a qualquer adversário cá dentro. O Sporting tem jogadores com mais do que qualidade, talento, classe técnica e discernimento tático para incorporarem o sistema de jogo de Amorim. Isto significa que, com as inclusões de MENDES (estrondoso talento e força! Será dos melhores laterais mundiais), PORRO, PALHINHA, JM, POTE, NUNO SANTOS, TT (que bela surpresa tem sido, técnica, mobilidade e garra acima da média) e SPORAR, juntando uma tripla de centrais , COATES, FEDDAL e QUARESMA que não sendo neste momento a melhor dos Grandes, terá (com a inclusão de LYANCO em janeiro, espero) mais do que nível para se equiparar…meus amigos, temos razões para acreditar….
Títulos? Nem me falem, é JOGO-A-JOGO… e o próximo é o Guimarães de Quaresma!
2 Novembro, 2020 at 12:38
Slimani.
Era tão bem sacado…
2 Novembro, 2020 at 15:45
Não vejo no Slimani a qualidade e características que nos permitam ter melhores resultados. Gostei muito de o ter cá, foi uma excelente venda, mas para mim, é passado.
Sporar claro que não serve, mas também sli não serviria, acho eu…
Acho que devíamos apostar num ponta de lança claramente matador. Não sou olheiro nem tenho nenhuma base de dados para andar à procura de talento, mas é olhar para estatísticas… Filtrar por estatura física possa de, vee percentagens de acerto por remate à baliza, número de remates por jogo, etc… De certeza que se consegue arranjar praí um ponta de lança barato com um grau de risco aceitável…
Ou então, apostar na prata da casa. Despacharam o Pedro Mendes injustamente, mas ainda lá anda o Pedro Marques. É experimentar…
2 Novembro, 2020 at 17:24
Não concordo nada.
Encaixava na perfeição.
2 Novembro, 2020 at 10:36
Bom dia,
Não comecem a bater canholas pelo jogo de ontem.
O Tondela além de fraco, jogou como se devia jogar sempre, isto no ponto de vista do nosso Clube claro, aberto e a tentar jogar, algo raro no Tugão.
Sporar tem que jogar sempre, mas isso já se sabia…e JMário no meio tb é outra história. Jogo bem conseguido.
Os verdadeiros jogos são contra a retranca ( e o roubo ) generalizado que grassa na nossa Liga, hoje prevejo um belo arranjinho ao carnide caso o boavista comece a criar problemas.
3 PONTOS.
Siga.
2 Novembro, 2020 at 10:37
O max fez defesas impossiveis na epoca passada………..
As pessoas tem q meter na cabeça q o adan so é titular por causa do jogo de pes( muito superior ao max) e o rubem prefere redes assim( foi assim com o mateus em braga e dai a contrataçao do miudo da equipa b)……..
Deve ser o unico treinador que olha primeiro para os pes do que para as maos qd avalia um guarda redes………
Mas nao vou bater mais no amorim. É um gajo inteligente e vai evoluir com o tempo……..
2 Novembro, 2020 at 10:49
Também não vejo esse claro upgrade no jogo de pés!
2 Novembro, 2020 at 12:17
Olha q tem e eu nao gosto do adan mas sim tenho q admitir q de pes é muito melhor q o max…….
O problema é q de maos o max é 10 vezes melhor……..
E como estamos a falar de um redes secalhar……….
2 Novembro, 2020 at 15:48
É pah, não concordo nada. Adan não consegue por uma bola longa, ontem foram inúmeras entregas ao adversário, com os pés. E todos os jogos já passes longos diretamente pra fora… Adan é mau com os pés.
Joga porque é mais velho e tem mais “experiência”, seja lá o que isso for. A meu ver, ainda não mostrou ser melhoria em relação ao max.
2 Novembro, 2020 at 15:56
Haja alguém!!!
Eu passo a vida a ler que o Adan joga porque tem melhor jogo de pés que o Max….e eu olho para o jogo de pés e aquilo parece tudo menos bom. Bolas à distância muito raramente acerta, bolas curtas também faz o que o Max faz ás vezes que é meter nos pés errados…não consigo perceber o que é que ele faz melhor que o Max no jogo de pés. Já me parece uma coisa meio pré-concebida que se usa para justificar a titularidade para quem não quer dizer que ele é titular pela experiencia e porque o Max teve com Covid e ele aproveitou para agarrar o lugar…
Mas não tem comprometido, tem qualidade e tem experiencia…percebo que o Max agora tenha de esperar pela oportunidade…mas dizerem-me que é pelo jogo de pés tendo ele um jogo de pés no máximo mediano (porque jogo de pés mau era o do Nelson) é que sempre estranhei…
2 Novembro, 2020 at 15:58
Há uma coisa que eu acho que ele tem. Aquela sensação de segurança. O Max, como é puto naturalmente não transmite a tranquilidade que o Adan transmite. Falha na mesma mas falha com outra tranquilidade…. 😀 😀
2 Novembro, 2020 at 16:12
Percebo o que queres dizer. Isso é positivo. E como é mais velho e tem outro estatuto (de suplente do atlético ou o que é, em vez de puto que acabou de vir da academia) é mais respeitado pelos centrais. Pode-lhes gritar mais que ninguém se chateia…
Mas eu punha o max. Acho que é melhor guarda-redes, no geral. Vai errar, como este também vai errar (já errou, aliás).
Dizes que Adan não tem comprometido. Só ontem, naquela fase em que sai palhinha e entra Matheus Nunes e a equipa ficou toda partida, ele tem uma reposição de bola que fica diretamente no avançado, no nosso meio campo, com a equipa toda descompensada. Se calha de haver um bocadinho de qualidade e discernimento do outro lado, era golo do Tondela. Isto não é comprometer?
2 Novembro, 2020 at 10:39
Mais umas semanas e já estão eles nas Boas a esbardalhar uma grelhada. Hehehe
Faz-me falta, muita falta…..