Exibição esmagadora do Sporting, tanto na pressão constante que permitia recuperar a bola, como na vertigem ofensiva em que os 4 marcados podiam ter sido oito. Sporar, João Mário e Tiago Tomás entraram de início e a equipa transfigurou-se para melhor, dando aos adeptos leoninos uma noite de sono como há muito não tinham memória
“Pai, hoje é que era fixe estarmos no estádio!“. Não sei se vos aconteceu o mesmo, mas as palavras da minha filha já tinham passado pela minha cabeça mesmo antes de serem ditas. Além disso, e não sei se também partilham esta sensação, depois de tanta oportunidade de golo, o festejo do primeiro de Peter Potter saiu em forma de rugido bem sentido e bem diferente de quando resulta de um futebol chato.
Mérito os jogadores e mérito do trinador, que foi capaz de abandonar a teimosia táctica depois de ver que a mesma o estava a levar para um beco de onde poderia ter dificuldade em sair. Sporar apareceu na frente e a equipa passou a ter uma referência ofensiva. Tiago Tomás voltou à titularidade e a equipa juntou inteligência à vontade. João Mário ocupou o lugar de Matheus Nunes no meio campo e a equipa passou a ter um maestro e uma dimensão da qual acabaria por beneficiar, em muito, Pedro Gonçalves, cujo nome aqui escrevo só para não dizerem que estou sempre a chamar-lhe Peter Potter quando nem sei se o rapaz gosta da alcunha tal como fiz com João Mário que ainda hoje é apelidado de Pantufas quando se calhar até anda sempre descalço em casa.
Mas foi com pantufas de classe e magia com total liberdade que o Sporting encostou o Tondela lá atrás desde o primeiro minuto, até porque nas costas daquela gente que, com a ajuda de um incrível Nuno Mendes que por certo faria o Cafu exclamar “aquele ali sou eu dji pé esquerdo!”, ia criando situações de golo consecutivas, existe um rapaz chamado Palhinha que teve que escrever o seu próprio guião até perceberem que a sua vida é vestido de Leão.
Com tudo isto, aos 37 minutos Pedro Trigueira já era o guarda-redes com mais defesas feitas nesta jornada, num verdadeiro massacre aos beirões que começou com uma perdida incrível de cabeça, por Coates. Depois foi Porro, depois foi Tiago Tomás, depois foi Peter Potter com uma cueca pelo meio. A única coisa que irritava era a incapacidade dos centrais saírem a jogar, optando invariavelmente por bolas longas que obrigam um gajo a ficar calado para não passar por mal educado.
Pior ainda a vida do Tondela, que aos 20 minutos de jogo já tinha perdido seis ou sete bolas no seu primeiro terço de terreno e praticamente não conseguia respirar. Nuno Mendes tentava à bomba, de pé direito, Sporar simulava deixava passar para Potter, que via o redes voltar a brilhar, depois Nuno Mendes tentava com o esquerdo e João Mário com o direito. Até que, mesmo e cima do intervalo, chegou a justiça: cruzamento de Porro, Sporar falha o desvio ao primeiro poste e Pedro Gonçalves aparece ao segundo a cabecear, fazendo o quarto golo em três jogos.
Tendo-lhe tomado o gosto, o Leão não esperou muito para pregar nova dentada. Grande lançamento de Porro para a desmarcação de Sporar e o avançado a assistir na perfeição o bis de Peter Potter! Aos quatro minutos do segundo tempo o Sporting matava o jogo e avançava para deixar o adversário ko, pese o esboço de inconformismo que acabou com um golo bem anulado ao Tondela.
Veio o remate do Tiago Tomás, depois veio uma perdida incrível do Sporar, depois um golo anulado ao Pedro Gonçalves e o Sporting passava a ser a primeira equipa a ultrapassar a marca de 10 remates enquadrados em jogos da Liga NOS 20/21. Falavam era mais golos para dar brilho a esse vendaval de ataque.
Sporar voltava a desperdiçar, Porro estrear-se-ia a marcar. Grande golo do lateral espanhol, a rematar na passada depois de assistência de Nuno Santos, que tinha entrado com Matheus Nunes para o lugar de Tiago Tomás e de Palhinha. E foi já com Jovane também em campo que o Sporting chegaria ao quarto, por Sporar, num golo que se espera dar-lhe a confiança que parece faltar.
No final, o técnico do Tondela diria que “dá gosto ver o Sporting jogar”, enquanto Amorim diria «tal como fiz após o jogo com o Lask, já disse aos jogadores para amanhã não lerem jornais. Vão dizer que é tudo bom e eles vão pensar que são melhores do que realmente são”. Se calhar bastava ter pegado nestas declarações e tinha a crónica escrita, mas tinha mesmo que dizer-vos que that’s the way i like it, uh-huh uh-huh!
2 Novembro, 2020 at 11:10
Bom dia ao tasqueiral,
Bela vitória a de ontem. Jogo muito bom do nosso Sporting.
As minhas notas sobre a coisa, assim na ótica do visualizador de sofá:
Sendo o jogo composto por 2 equipas que jogam (ignorando que muitas vezes jogamos contra duas), vê-se muita gente dizer que o Tondela jogou mal. Certo, mas olhem que não são tolos nenhuns. Acho que a diferença foi sobretudo tática e o Sporting impôs-se muito bem.
Finalmente! Finalmente vi a equipa do Sporting a fazer uma pressão com lógica, em que cada jogador atacava o seu opositor, estorvando a ação do que tinha a bola enquanto os colegas tapavam os potenciais receptores dos passes! Assim sim, bloqueia-se o jogo do adversário. Contra equipas com mais argumentos técnicos, será sempre um pouco mais falível esta forma de jogar, mas contra a maioria das equipas da Liga, isto dá muito resultado. Isto sendo melhorado, funcionará depois até com os mais evoluídos tecnicamente.
Para isto, contribuiu também as alterações de jogadores que foram feitas:
– O Jovane é aquele gajo que ainda não sei bem. O que lhe sobra de força e capacidade de remate, falta-lhe em atitude e mentalidade. Desculpem-me os que o adoram, mas o puto falhas nos 8 e nos 80. Quando as coisas não estão a correr bem, fica cabisbaixo e parece que desiste e amolece. Quando as coisas estão a correr muito bem, incha de tal maneira que lá do alto da sua “gandeza” amolece e parece que não tem de correr como os outros. Minha opinião, o gajo tem muito para dar, mas alguém tem de trabalhar a cabeça do miudo. Se não vai-se perder na sua inconsistência. Com isto quero dizer que o Jovane naquela primeira parte de ontem, teria provalemente criado brechas na pressão em equipa, que é de onde depois os adversários conseguem sair a jogar. E neste parâmetro o Sporar esteve muito bem e contribuiu bastante para o sucesso da equipa. Mesmo tendo falhado muitos golos…mas também aquele Trigueira…
– O Matheus Nunes, foi para o banco. O João Mário trouxe muuuuuuito mais qualidade. Sem duvida. Mas eu gosto do Matheus. Tem uma potência na corrida e força. Mas falta discernimento e noções táticas. Notou-se bem quando sai o Palhinha que ocupa o meio campo todo, que o Matheus deixou muitos espaços abertos. Tem muito potencia e espero que melhore rapidamente.
– Entre Tiago Tomás e Nuno Santos, prefiro sempre o da casa. Mas acho que por aí estamos bem serviços em qualquer das opções. O Tiago Tomás dá mais alternativas a furar pelos centrais. O Nuno Santos assiste como ninguém.
Em comum com quase todos os tasqueiros, aponto o dedo aos centrais. Ontem deu para jogar bastante subidos no terreno para acompanhar a pressão da equipa. Mas atenção ao espaço nas costas e à velocidade que os 3 não têm! Em termos de sair a jogar também todos concordamos. Falta qualidade. O que os 3 titulares têm é experiência, mas mesmo assim, temos sofrido golos por falhas ridiculas dos mais experientes. Gonçalo Inácio e Quaresma são muito bons. Mas também irão falhar, talvez devido à falta dessa experiênca. Como de costume, prefiro sempre que joguem “os nossos”.
Na baliza, gosto do GR estar constantemente a alertar e corrigir os colegas. Mas dava muito mais gosto ver o Max a jogar. Mas não esteve mal o Adan, tirando um ou dois pontapés mal dados…
E acho que é isto!
Agora só sábado é que voltamos a ter bola, para depois penar mais 15 dias devido aos jogos da seleção…
2 Novembro, 2020 at 11:51
Muito bom,. Grande jogo ontem, à Sporting. Deu gosto. Falta qualidade na saída dos centrais que ontem foi disfarçada com um meio campo de Joões.
Muita quantidade e qualidade nos extremos.
2 Novembro, 2020 at 12:20
até termos uma vitória contra um dos 6 primeiros classificados não podemos tirar muitas ilações…O Tondela vai acabar na 2ª este ano
2 Novembro, 2020 at 12:43
A verdade é que o plantel que arranjámos é jeitoso, não só na valia desportiva mas também no que aparenta em espirito de grupo.
É um primor ouvir as CI’s do Rúben Amorim, imagino que sejam até do agrado dos jogadores, puxam pelos atletas de maneira justa, demonstram as ideias do treinador e são um bom equilibrio entre o elogio e a critica.
É continuar o trabalho e tentar apresentar este futebol de ontem.
2 Novembro, 2020 at 13:34
A malta tem que ter calma, porque ainda estamos muito no inicio e é verdade, do outro lado está o 6º maior investimento da época futebolística e mais a norte o campeão em titulo.
Agora dizer que este foi o primeiro bom jogo, ai já é continuar a não dar valor, nem aos jogadores ou ao treinador.
Tivemos 2 jogos merdosos, Lask e Gil Vicente, um perdeste a Europa…e outro acabas por ganhar 3-1, com 10 minutos finais de bom nível.
Agora o resto?
Paços, Portimonense, Porto e Santa Clara, dominaste a partida.
Agora não controlas é uma arbitragem merdosa frente ao Porto, onde fomos claramente prejudicados quando estamos a ganhar 1-0…
Para mim não é preciso golear ou estar em cima do adversário os 90 minutos para “jogar bem”.
Há que haver pragmatismo, há que haver gestão fisica os 90 minutos.
Podes ganhar 1-0 ou 2-0, onde fazes 3 ou 4 remates á baliza…e o adversário não passa do meio campo ou cria qualquer perigo á tua baliza.
Contra o Guimarães, vai ser mais um teste, não espero tantas facilidades, nem um Sporting tão em cima do adversário, até porque bolas nas costas, vai ser uma alegria para o Edward’s, Rochinha e por ai vai.
Acredito que o RA, vai fazer parecido com os outros jogos fora…Sporting a jogar na transição e bem a meu ver.
2 Novembro, 2020 at 13:56
Muito se critica o Ruben Amorim por não colocar o Sporar e eu percebo e também fui um dos criticos.
Mas a verdade é que, Sporar não parecia compreender o que o treinador queria dele, quais a movimentações, os apoios, a pressão. A verdade é que agora parece perceber muito mais aquilo que se quer e no jogo de ontem interpretou na perfeição.
Notei um Sporar muito mais ligado com a equipa, a segurar a bola quando era preciso, a vir dar o apoio quando era preciso, a fugir nas costas quando era preciso…Para mim, foi um dos melhores em campo. Não só por aquilo que deu ao jogo, mas pelo espaço que abriu com as suas movimentações.
João Mário e Sporar dificilmente sairão do 11 titular, porque simplesmente são os melhores nas suas posições, sem dúvida nenhuma.
Uma palava para o Tiago Tomás, que é um miúdo, mas que tacticamente é muito forte e tem algo muito positivo que agrada a Amorim, a pressão alta e a verticalidade que consegue dar no seu jogo.
Excelente jogo, excelente treinador, excelentes jogadores, mas atenção, foi contra uma das piores equipas deste campeonato. Sim, o Tondela nos ultimos 5 anos empatou 3 vezes em Alvalade, mas não comparemos as equipas e treinadores das época anteriores com esta, diferença abismal.
Próximo jogo em Guimarães, contra uma boa equipa e bom treinador. Gostava de ver a mesma equipa.
2 Novembro, 2020 at 14:00
Concordo com essa análise à questão do Sporar e adianto, o banco fez-lhe bem e sendo o unico (não contando com LP) ponta de lança, ficou desde logo a perceber que não tem lugar cativo e quando tiver lugar é para se adaptar ao jogo da equipa. A exibição que fez ontem foi bom trabalho mental do RA.
2 Novembro, 2020 at 14:01
Concordo com tudo
2 Novembro, 2020 at 14:04
Acho que o Ruben vai lançar o Nuno Santos e quem sabe o Jovane a ver vamos.
2 Novembro, 2020 at 14:49
O Sporar parece melhor a fazer assistências do que golos propriamente, mas também não me importo que faça só uma dúzia de golos no campeonato, desde que TT faça outros 12, o Pote faça uns 15, o Jovane mais 10 e por aí fora.
2 Novembro, 2020 at 15:22
Um excelente jogo contra a pior equipa do campeonato, nem mais nem menos do que isto.
O teste do próximo sábado será bem mais elucidativo no que diz respeito à capacidade que esta equipa terá para fazer um campeonato ao nível daqueles que fizemos com LJ e JJ.
2 Novembro, 2020 at 15:54
Melhor jogo da temporada e da anterior.
2 Novembro, 2020 at 16:40
Excelente jogo.
Para mim, o melhor jogo desde que saiu o Jesus.
Futebol bonito, ofensivo, muitas oportunidades, poucos golos para o que podia ter sido.
João Mário. Upgrade brutal relativamente a Matheus Nunes. Já se disse aqui, se joga palhinha, é preciso outro médio para construir. Nunca pode ser palhinha e Matheus Nunes os dois. Bem Amorim, a fazer o que diz a tasca.
Pote. 5 golos em 6 jornadas. Venham mais! Tem que melhorar em alguns momentos a sua decisão. Não fintar à saída da própria grande área. Segunda vez que o faz (em jogos diferentes), perde a bola e não dá golo sofrido por sorte e incapacidade adversária.
Nuno Mendes. Tem que avançar ainda mais e se jogar com TT ou jovane tem liberdade para isso.
Porro. Mais um excelente jogo ofensivamente. Ainda não me convenceu a defender, vamos ver quando tivermos adversários mais difíceis. Próximo jogo com o Guimarães vai ser um óptimo teste.
Palhinha. Monstro no meio campo, a defender. Muito bem com a bola, joga simples, rápido, bola no chão. Deixa a equipa muito bem equilibrada.
Adan teve um jogo tranquilo em que praticamente não precisou de defender. Mesmo assim deu várias vezes a bola ao adversário. Por mim, jogava o Max. Não me parece que Adan dê o suficiente para parar a progressão de um jovem guarda redes que se estava a afirmar, sendo titular a época passada.
Neto. Fraco. Troca por quaresma urgente. Mesmo assim foi o seu melhor jogo. Pelo menos dois lances em que levou bem a bola para a frente, com bons passes e boa visão. Defender não foi preciso, mas tratou de arranjar maneira de levar amarelo, naquelas entradas a queimar que já são quase um clássico nele…
Coates. Falhou um golo nos primeiros minutos. Muito apagado. Não sei se está tudo bem com ele, mentalmente. Talvez não fosse má ideia repensar a braçadeira.
Feddal. Enfim… Passes de risco na defesa que podiam facilmente ter dado em golos sofridos. Apareceu duas ou três vezes a cruzar, não sei porque carga de água. Para mim não devia ter sido contratado, mas tem sido o menos mau dos 3 centrais que têm sido titulares.
TT mostrou muita vontade e garra. Muito móvel. Deu muito trabalho à defesa adversária. Merecia golos. Ponto positivo deixar a lateral mais livre para o Nuno Mendes subir. Boa combinação entre os dois na primeira parte.
Sporar… O que dizer de sporar? O que dizer de um ponta de lança que tem no mesmo jogo pelo menos 4 oportunidades de marcar, só com o redes pela frente, e falha todas elas? O que dizer de um ponta de lança que não apanha um único cruzamento? (Apanhou um, em cima da pequena área, que mandou direto ao guarda redes. Falhanço incrível e incompreensível para um ponta de lança.) Até no golo que marcou, falhou.
Enfim… Muito trabalhador, movimentações típicas de ponta de lança de área que faziam falta à equipa, para abrir espaços. tem que jogar, mas simplesmente porque não temos outro. Jovane claro que não é alternativa a Sporar. É começar a dar oportunidades ao Pedro Marques.
As substituições:
Matheus Nunes tem que comer muita papinha para poder ser alternativa ao palhinha. É lá que tem que jogar, mas precisa de melhor muito defensivamente e mesmo em concentração. Mal entra, dá uma bola que podia ser golo sofrido.
Jovane entrou muito desmotivado e não fez nada. Tem que se animar. Precisa de trabalho mental urgente, se quer continuar a ser opção.
Plata entrou mesmo no final. Tem que ler melhor o guião. Andar com Fontinhas no próprio meio campo é de evitar. Vai ser muito difícil ser alternativa ao Nuno Mendes, que é o que o Amorim pretende, parece-me.
Nuno Santos entrou a tempo de fazer mais uma assistência. não gosto do jogador, mas é inegável que tem contribuído muitíssimo para o bom momento que estamos a passar. 2 golos e 4 assistências ou algo assim. Excelente! Que continue a fazer isso!
Sábado com o Guimarães é para voltar a entrar com ponta de lança e palhinha com João Mário no meio campo. Não é de todo jogo para invenções e precisamos de trazer os 3 pontos. Como equipa que ganha não mexe, é entrar com o mesmo 11. A mexer, que seja para tirar o neto pelo quaresma e o Adan pelo max, mas não me acredito.
Força Sporting!!
2 Novembro, 2020 at 19:16
Boa vitória, mas também não podemos deslumbrar, o Tondela jogou zero e pelo andar das coisas vai ser como no ano passado, safou-se de descer nas ultimas jornadas.