A Sporting SAD anunciou um resultado líquido negativo de 4,2 milhões de euros no primeiro trimestre da época 2020/21, referindo que a pandemia de covid-19 teve um impacto superior a cinco milhões de euros no período.
No documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD dos ‘leões’ explica que o exercício entre 01 de julho a 30 de setembro de 2020 foi marcado pelos efeitos da pandemia.
“Os resultados do primeiro trimestre da época 2020/21 resultam do efeito incontornável das consequências causadas pela pandemia da covid-19, cujo efeito tem sido global, não sendo a Sporting SAD exceção, estimando-se um impacto negativo em cerca de cinco milhões de euros no trimestre agora findo e no total da época em 17,5 milhões de euros”, refere o documento.
A SAD explica que os valores em causa resultam da realização dos “jogos da equipa profissional à porta fechada, não permitindo a venda das habituais ‘gamebox’ (lugares anuais), da bilheteira jogo a jogo, do ‘corporate’ (camarotes e ‘business seats’)”, afetando ainda o merchandising, visitas ou os eventos.
Os ‘leões’ revelam ainda que fecharam o primeiro trimestre da época desportiva de 2020/21 com um volume de negócios de 28,4 milhões de euros, o que representa uma redução de 59% face ao período homólogo da temporada passada.
“Este decréscimo é explicado pela redução da receita corrente, consequência da realização dos jogos da Liga à porta fechada, da não qualificação para a Liga Europa e pela redução das vendas de jogadores”, acrescenta.
A quebra nas vendas de jogadores “resulta parcialmente dos efeitos da pandemia de covid-19, que levou a uma retração no mercado de transferências, mas também pelo facto de o mercado de transferências em Portugal ter encerrado só no dia 06 de outubro”, referem, explicando que a venda de Wendel aos russos do Zenit, por 20,3 milhões de euros, apenas ocorreu em outubro e não entrou ainda nas contas.
Em termos de transferências, a SAD do Sporting destaca a venda de Marcos Acuña aos espanhóis do Sevilha, por 10,5 milhões de euros, mais objetivos.
No documento, os ‘leões’ realçam a aposta de jogadores da formação na equipa principal, uma redução dos gastos com pessoal em cinco milhões de euros e a redução do défice operacional, sem transações de jogadores, em 37%, passando de 7,2 milhões de euros para 4,5 milhões de euros.
1 Dezembro, 2020 at 16:28
Mais:
Em Jun18, o passivo era de 282.549M, em Set20 depois de mais de 300M em vendas e adiantamentos de 195M€ da NOS o passivo já é de 298.210M.
Falta muito dinheiro nesta equação. Evaporou-se?
1 Dezembro, 2020 at 17:16
Daqui tiro 3 conclusões (embora eu nesta contas não seja em grande expert):
1 – Este prejuízo não é muito critico porque ainda não entrou nas contas os 16.5M do rafael leão e a venda do wendell e parte deste valor é justificado pelo pagamento de rescisões (das merdas de contratação do varandas) que depois terão o efeito positivo mais à frente. Fica no entanto a questão do que andaram a fazer com os 156,1M de euros em vendas;
2 – A divida a empresários deixa-me muito apreensivo pois indica que estamos a colocar outra vez o clube na mão de parasitas!;
3 – redução do passivo em 20,8M de euros, Capital Próprio positivo, e redução de dívida bancária em 17M euros é sempre positivo.
No fim fica a lembrança, O Sporting é um clube de sócios e adeptos e esse é o maior capital do clube quem tem sido altamente delapidado e desrespeitado por esta direção….mas isso ninguém contabiliza!
1 Dezembro, 2020 at 17:52
“3 – redução do passivo em 20,8M de euros, Capital Próprio positivo, e redução de dívida bancária em 17M euros é sempre positivo.”
Não sei ondes vistes isso, mas é tudo ao contrario, passivo corrente aumentou de 146M para 156M, a falência técnica ou seja o capital próprio negativo aumentou passou de -9 para menos -14, a divida bancaria corrente aumentou passou de 37M para 49M e a divida bancaria total também aumentou passou de 125M para 129M
E nestas contas não tem indemnizações por rescisões de contratações, nada, parece que vistes as contas de setembro de 2019. essas sim incluíam 5M de euros referentes a indemnizações pela rescisão de contratos.
1 Dezembro, 2020 at 18:01
ElJimbas, Jubas…
Parece o Bart e o El Barto.
1 Dezembro, 2020 at 18:34
Olha lá é meu paneleiro de merda, está evocar os teus amantes para minha beira para quê!
Se não aceitas outras opiniões de Sportinguista vai para o caralho ta foda que é de onde nunca devias de ter saído.
1 Dezembro, 2020 at 20:15
Gente fina e educada é outra coisa, fatinho novo para o Natal com meia branca e sapatos de verniz ! Que dizes ? Hummm… numa nice !
Vê-te ao espelho e masca a capsúla de cianeto ! e depois… se conseguires dá um tirinho nessa cabeça cheia de areia !
1 Dezembro, 2020 at 22:36
Que violência. Se calhar a carapuça serviu.
1 Dezembro, 2020 at 18:32
Epá é como disse não sou expert nestas contas, posso ter confundido com contas do anos passado. Vi no zero zero, mas se é como dizes então é negativa, mas com esta merda do COVID hás de me dizer quem irá ter contas positivas.
De qualquer maneira, a dependência dos empresários é que me está a criar mais preocupação.
1 Dezembro, 2020 at 20:17
O covid afeta essencialmente as receitas de bilheteira e gamebox, na grande parte dos clubes não é com estas receitas que sobrevivem, mas sim vai haver muitos problemas até final da época.
Mas, no Sporting é a própria direção que já estimou o valor e fala numa perda de receita de 17.5M, na minha opinião é até exagerado pois nos últimos anos estas receitas não ultrapassam os 15M, agora num clube já cheio de problemas, mais este, é uma catástrofe.
1 Dezembro, 2020 at 17:36
Que o pessoal não deixe que o facto de estarmos em primeiro retire clarividência sobre tudo o resto à volta, principalmente no diz respeito à direção, sua (má) gestão e situação financeira.
Sei que é raro estarmos em primeiro no futebol profissional, mas convém manter os pés no chão.
A nossa situação é muito, muito complicada.
1 Dezembro, 2020 at 20:25
Põe “COMPLICADO” nisso ! Muitíssimo complicado, nem o simbolo e as camisolas ides poder usar na refundação !
1 Dezembro, 2020 at 17:39
Só o saberemos com:
– Regresso de Bruno de Carvalho à presidência, de onde nunca deveria ter saído. Foi derrotado pela comunicação social, cuja missão deveria ser informar. Depois de ouvir a defesa de Bruno de Carvalho e Alexandre Godinho, sobre as notas de culpa que levaram à sua destituição, pergunto como foi possível? Grupo Cofina, SIC e TVI, eis a resposta. Para se repor a normalidade no Clube, não chegam as redes sociais, é preciso que mais personalidades com visibilidade na comunicação social levantem a sua voz, como fizeram Luís Filipe Meneses (já percebi porque terminou o programa prolongamento) e Hélder Amaral. Por exemplo Eduardo Barroso, que está muito calado. Se as AG forem convocadas é preciso que exista contraditório nas televisões, caso contrário, vai ser mais do mesmo.
– De seguida, auditoria desde Junho de 2018….
1 Dezembro, 2020 at 18:36
Estamos em primeiro! Estamos em primeiro! E, agora, vou ali bater com a cabeça na parede…
Cada vez mais, tenho a certeza que, se a equipa de futebol estivesse melhor classificada, o GL tinha acabado o mandato e, em vez de 120M tinham sido 200M, mas isso não interessa nada, não é?
Ainda bem que somos muito diferentes dos outros, ainda bem!
1 Dezembro, 2020 at 19:32
Acho hilariante malta ainda ficar surpreendida por ter numeros negativos….
Hey! Psst…..! Esta malta anda ali desde 1995 remember? Só mudam os palhaços, o circo é o mesmo, alguma vez esta entourage deu lucro ao Clube e SAD? Quando a SAD deu lucro e as contas começavam a entrar nos eixos era esta malta que lá andava? Não.
É lidar.
1 Dezembro, 2020 at 19:57
Este clube de botelhos está destinado a ser um mero espantalho e com esta gestão de mercearia, o destino será os distritais…
Merecido.
1 Dezembro, 2020 at 20:20
Zé vá lá …. então !
Não insultes os merceeiros, que eles com o lápis na orelha, ainda conseguem fazer contas melhor que esta gente !
Mas como o objectivo deles é falir o clube, para irem buscar a comissão !
Está todo certo ! Ainda ides ter como presidente, o Jorge Mendes !
1 Dezembro, 2020 at 20:22
Não invadam o clube e a SAD à força para os tirar de lá… que eu não quero !
1 Dezembro, 2020 at 20:29
Eles entraram pela força com Golpe, então respondam na mesma moeda, pois em 2021/22 já vai ser tarde !
Este clube já está enterrado por esta gente !
1 Dezembro, 2020 at 20:34
Tens aqui um troll a responder.
Primeiro para dizer que com o mal dos outros pudemos nós bem.
Segundo para confessar que tenho prestado muita pouca atenção aos ReC dos outros clubes, mas sei que sempre me causou impressão o facto de durante décadas que fazem negócios multimilionários e continuam a ter passivo e problemas.
Repara no Porto ainda recentemente estiveram perto da queda e acabaram por safar-se graças aos cerca de 80M que ganharam na UCL, este ano a mesmo coisa, rebentaram com o clube, abriram um buraco superior a 100M e já estão outra vez perto de garantir 80M na UCL. O Benfica em 2018 se não entra na UCL para receber os 40M, iria ter problemas e não seriam pequenos
Uma coisa tenho a certeza, tanta certeza como eu ser Sportinguistas, quer um quer outro são dirigidos por bandidos.
O Sporting só a partir de 2015 entrou nos negócios de milhões, no top 10 dos maiores negócios seguramente 8 foram feitos nos últimos 5 anos. Se vimos no inicio que o valor dos primeiros negócios entrava quase totalmente no clube e ia sendo utilizado, com mais ou menos sucesso, para manter a equipa competitiva e um plantel valioso.
Nos últimos 3 anos, aumentam os negócios e o que vejo é parecido com aquilo que acontece nas duas nádegas e pelo menos eu, não gosto de ter bandidos a dirigir o clube e para agravar a situação as nádegas continuam a aceder aos milhões da UCL, lembro só por participar recebem o dobro daquilo que podemos aspirar e ainda por cima temos sempre um azar do caralho ….
1 Dezembro, 2020 at 20:34
Porra não era aqui, era uma resposta ao J. ali para cima, fica mesmo por aqui.
1 Dezembro, 2020 at 21:00
O problema é mesmo esse… Repostas aos J. desta Tasca…
Achas que eles estão aqui para discutir com seriedade?
2 Dezembro, 2020 at 7:31
Quando os resultados desportivos são maus, anuncia-se lucros.
Quando os resultados desportivos são bons, anuncia-se prejuízo.
É tudo martelado, não acredito em nada. O Sporting este ano vai ser campeão, para calar as vozes da discórdia, marquem este comentário para mais tarde.
Outro exemplo: o Lampião mor não perdeu um único jogo até ao dia das eleições, depois já tava ganho perderam logo.