Num fim-de-semana calmo e tranquilo, há dois jogadores, por razões diferentes, que se destacaram. Um atleta como confirmação do bom momento que está a passar e outra atleta pela surpresa do momento de forma em que se encontra.
Começamos pelo primeiro: Renan Purificação
Comentava com amigos que a equipa masculina estava a resvalar para um perigoso limbo de indiferença. Estou a referir-me a toda a falta de assunto que existe à sua volta e que pouco ajuda a uma química com os adeptos. O tempo dirá como é que os adeptos vão interpretar o voleibol no caso de não sermos campeões. Neste clima morno há, no entanto, o Renan que se tem destacado desde o início da época. Chegou numa forma física invejável, depois de um longo período de pausa e continua a mostrar serviço. Enquanto os seus colegas ainda tentam entrar no sistema do Gersinho, vemos um Renan a brilhar. É, de longe, o melhor atacante de zona 4 e aquele que tenta dar o espetáculo que o jogo de voleibol pede. Tem voado e voado no ataque, até quando solicitado de segunda linha (pipe). Dou-lhe destaque esta semana por dois motivos:
– Se no ano passado, o Gersinho quase nunca abdicava do Thiago Sens, fosse contra quem fosse. A titularidade do Renan, ao lado do Rojas, e sem o Bob, levou-me a interpretar que esta foi uma carta de confiança que o treinador deu a este atleta;
– É a alegria e a explosão em campo. Dá gosto acompanhar o seu voleibol porque parece genuinamente feliz. #VoaRenan.
Entretanto, a equipa masculina jogou e ganhou: Sporting CP 3 – 0 AA S. Mamede (25-14, 25-12 e 28-26)
A segunda atleta em destaque: Matilde Saraiva
A Matilde teve oportunidade de jogar bastante tempo neste último jogo contra o Boavista. Apesar de não ter sido a melhor pontuadora, foi a Bárbara, no entanto foi a minha grande surpresa. A razão é simples, não esperava que estivesse nesta forma. A Matilde tem entrado para servir noutros jogos, com uma eficiência alta, por isso desconhecia como se podia apresentar no ataque. Contra o Boavista, até de zona 6 (pipe) apareceu a atacar!
Certo é que está a voar e a mostrar ser uma grande ajuda na entrada de rede. Também na recepção ao serviço das boavisteira a nossa jogadora se mostrou competentíssima. Não me recordo de nenhuma bola falhada, por isso as suas manchetes estavam bem calibradas. Craque. Os lugares a titulares continuam a ser da Bruninha e da Bruzza, mas é tranquilizador ver a Matilde (e a Bárbara) a mostrar serviço quando chamada à ação.
A Matilde, por ser uma atleta bonita, muitas vezes inviabiliza que muitos olhem para ela como aquilo que ela é no Sporting – atleta de voleibol. É uma boa jogadora e está a preparar-se para ser influente neste trajeto que se quer de triunfos até sermos campeãs. Foi jogadora de seleção jovens e é leoa, tal como nós. Entender isso quando se comenta é saber respeitar a pessoa, a atleta e o desporto feminino. #VoaMatilde.
também há hoje, dia 1 de Dezembro, a equipa feminina jogou e ganhou: Boavista FC 0 – 3 Sporting CP (22-25, 14-25 e 17-25)
P.S.- Afinal o Porto Canal também se enganou no símbolo da AJM / FC Porto (é clicar)
*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol) –
2 Dezembro, 2020 at 5:22
Vamos esperar pelo fim, infelizmente muitos dos Campeonatos em Portugal, seja de que modalidade for, servem apenas para “encher chouricos” na maioria dos jogos.
O benfas aparenta estar mais forte, teem mais tempo juntos, consolidados, mas nao sei porque creio que o trunfo possa ser o proprio Gersinho.
Obrigado pela cronica, hoje foi mais simples mas nunca sao “simplistas”.
Leoes como no’s e’ excelente!
SL
2 Dezembro, 2020 at 7:44
Falas da ligação aos adeptos.
Era importante ter batido os lamps e foi duro golpe aquele 2-0 para 2-3.
Quem ligava pouco desligou. Quem ainda liga, liga menos.
2 Dezembro, 2020 at 9:24
diria que o pessoal só volta a ligar quando forem os jogos decisivos… além do que disseste, temos o facto dos escalões jovens e de formação estarem sem competir, o que por arrasto quebra entusiasmo de pais e amigos… e num país onde o voleibol tem pouca ou nenhuma visibilidade ao nível da comunicação social, tens a mistura perfeita para o vazio
2 Dezembro, 2020 at 11:48
É elucidativo qd estamos mais motivados com a equipa feminina…
2 Dezembro, 2020 at 8:42
Erro meu no resultado de ontem com a Juv. Viana e Boavista FC:
Juv. Viana 0-3 Sporting CP (23-25; 15-25; 15-25)
Sporting CP 3-0 Boavista (29-27; 25-16; 25-11)
SL
2 Dezembro, 2020 at 9:22
eu bem te disse que a Matilde era uma preciosidade!
2 Dezembro, 2020 at 8:49
Fases regulares para ir treinando e encher chouriças.
Basta (?) ir buscar um ou dois reforços em janeiro e a balança vira logo
No voleibol em particular, se o interesse sempre foi pouco, sem público, é mesmo pedir para fechar
2 Dezembro, 2020 at 9:29
Importante esse ponto que tocas. E a falta de público não ajuda, é certo, mas quando podiamos ir ao JR, o voleibol, apresentava a pior assistência das nossas modalidades. Claramente, já faltava empatia com a equipa. Na realidade, acho que nunca foi devidamente trabalhada pela direcção das modalidades… E o facto de ser aquela que sofre cortes permanentes, passa uma clara mensagem, aos sócios e adeptos, que e para acabar.
2 Dezembro, 2020 at 10:32
Não vai ser fácil contrariar isso.