Parabéns aos vencedores e obrigado por participarem no passatempo de Natal do Bonito Serviço:
Manuel Machado – Camisola autografada;
Iron House – Box Workshoped

Vou começar por citar o José Andrade: “O que jogam! Elas são das melhores equipas do Sporting neste momento, das que mais honram o nosso clube.” Achei que era um bom resumo para o atropelo que foi este fim-de semana. Trabalho, treino e qualidade ao serviço do nosso Sporting Clube de Portugal.

Sporting – AVC Famalicão (25-10; 25-4; 18-25; 25-20)
Sporting 3 – 0 Aves (25-19; 25-15; 25-10)

Esta gente tem mesmo de treinar muito porque parece um bailado de 6 Olgas Roriz. Se fosse possível, eu pegava num qualquer momento de perfeição dos dois primeiros sets, tirava-lhe o adversário, apagava a bola e mostrava-vos. A sincronização perfeita de quem conhece os movimentos do adversário, das colegas e os pedidos do treinador. Vou partilhar convosco alguns segredos que reparei do jogo, no entanto pedia que ficasse entre nós.

A Ana Couto está com o olhar de final de campeonato. Quando a Sporting TV a focou, eu até andei para trás e soltei um “ai” (começado com o f). A Bruzza faz-me lembrar uma respiração. Pouco se nota o barulho de uma respiração, mas é essencial, vital e necessita de ser perfeita. É ela. A Bruninha está a jogar “pó mundial” e a Vanessa Paquete parece ter ultrapassado a lesão! A Gabi e a Timm entendem-se a 100% com a Ana Couto sendo más notícias para todos, excepto para nós.

Para este próximo fim de semana temos jornada dupla. No Sábado vamos até Famalicão, jogar contra o AVC, precisamente o adversário deste último sábado. No Domingo temos uma difícil deslocação para defrontar a AJM/FC Porto. Um jogo que gostava de ganhar, que precisamos de ganhar e que vamos ganhar! Vou destacar as minhas razões:

1. Perdemos o último jogo numa situação pós-paragem covid. Notou-se que 15 dias sem treinar foi duro, apesar de nos termos batido bem. Agora será uma partida mais justa e que estaremos preparados para as enfrentar. Podemos perder, mas a AJM/FC Porto terá de jogar o dobro para conseguir;

2. Vamos jogar num pavilhão com um piso traiçoeiro, se chover. Recentemente, o CD Aves desistiu do jogo alegando, entre outras razões, as más condições do pavilhão, dado que as jogadoras escorregavam muito. Não é só o CD Aves a dizer isto.

3. Estou curioso para ver o comportamento do treinador adversário. Ao longo dos seus anos no voleibol, vai acumulando incidentes e problemas. Um grande amigo, antigo atleta de voleibol da 1ª divisão, depois de ler o artigo que escrevi após o jogo contra a AJM/FCPorto, há umas semanas, mandou-me a seguinte mensagem: “depois de ler o teu artigo, deu para ver que o voleibol nacional continua na mesma. O treinador do AJM/FCPorto ter feito um triste espetáculo já não me admira, mas entristece-me porque isto sempre aconteceu e continua a acontecer.”

Este ano, relembro que foi suspenso por ter criticado severamente a arbitragem num jogo contra o último, que (ainda) acumula apenas derrotas. É claro que se nota um desespero grande na liderança. Se quiserem recuperar o último jogo contra nós, reparem nas “bocas” que manda às nossas atletas. Destaco um momento com a Gabi e com a Vanessa. Esta última limitou-se a olhar, ignorando aquele comportamento inadequado. Espero, sinceramente, que esteja à altura do jogo e das boas atletas que tem à sua disposição na AJM/FC Porto. Não vale tudo para ganhar.

4. Acabar, de uma vez para sempre, com a polémica extra voleibol do símbolo e nome da AJM/FC Porto. A equipa é a AJM, o patrocinador é o FC Porto e o símbolo é o que está na Federação Portuguesa de Voleibol. Ponto. É conversa que não tem nada que ver com esta modalidade e está ligada, evidentemente, ao futebol. A nossa equipa não precisa deste tipo de “atenção”, precisa sim que se interessem por elas. Já é hora que o Sporting o faça, e assim contaminar os adeptos.

5. Para se verificar aquilo que ando a dizer desde o início. Somos a melhor e mais bem preparada equipa de voleibol do país, logo vamos ser campeões. Não me apetece que o adversário fique com uma pseudo superioridade psicológica quando formos para os playoffs de campeão.

Esta semana quero dar a atenção devida a este embate. Todos os dias no meu Twitter (https://twitter.com/AdrienS_1906/status/1338476085743333377?s=20) vou apresentar 2 atletas da equipa até estar completo todo o plantel. Ninguém precisa de ter Twitter para acompanhar, basta clicar no link e tem acesso. Está na hora de comunicar esta equipa decentemente.

O jogo é domingo, 20 de dezembro pelas 16h, apesar de não se saber ainda, deve dar no Porto Canal.

meninas voleibol

No sábado os nossos rapazes bateram-se bem e ingloriamente contra o rival. O Sporting CP perdeu por 0 – 3 Benfica (22-25, 20-25 26-28). As redes sociais vieram indignar-se com a modalidade, treinador e jogadores. Foi um fartote! “Não vale a pena ter voleibol”, “o Gersinho é fraco” e “os jogadores não têm nível para ser do Sporting”. Gostava muito de responder isto agora, mas já o fiz no dia 04 de agosto (https://atascadocherba.com/2020/08/04/bonito-servico-como-vai-o-voleibol-do-sporting/)

Na altura falava que “a seção de voleibol não dura mais 2 anos a não ser que o rumo seja alterado.” Estas derrotas e este definhar da equipa masculina não pode ser uma surpresa para quem acompanhe minimamente o Sporting. A vinda de Fiães para Lisboa, a contratação do Miguel Pombeiro para diretor, a sua substituição pelo Jorge Sousa, a redução dos orçamentos, a falta de equipas de formação, são todos exemplos de decisões do antigo diretor das modalidades, Miguel Albuquerque, que sentenciam qualquer modalidade.

Sobre jogadores e o Gersinho tenho pouco a dizer. Sobre o treinador, tenho referido que o considero um conhecedor do jogo e podemos tirar partido disso. É muito bom taticamente e lê o jogo como poucos. Por exemplo, com a equipa do primeiro ano, o SL Benfica não ganharia um jogo connosco agora. A questão é que esta é a minha verdade e não pode ser validada. Quanto aos jogadores, fazem o que podem. Como não faço críticas à parte técnica, posso apenas colocar em perspetiva. Possivelmente, só o PV teria lugar no plantel do SL Benfica (não escrevi equipa titular).

Está visto que, se nada mudar, o SL Benfica irá passear até ao título. Não me agrada nada este passeio por isso vamos ver o que a direção terá a dizer sobre isto. Isto passa por muito mais que injetar dinheiro e contratar jogadores em janeiro.

“O desgaste da viagem faz diferença” dizia o Gersinho no final do jogo. Sabem o que ele quis dizer mesmo? Que ninguém tratou de pedir adiamento do jogo à FP Voleibol e, com isso, ele só teve oportunidade de treinar 1x depois de uma longa viagem desde a Ucrânia.

O próximo jogo com o rival é dia 2021-02-07, por isso esperamos todos 8 vitórias até lá.

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo (ou, se preferires, é a crónica semanal sobre o nosso Voleibol)