Já todos ouvimos o chavão: os Sócios são o maior ativo do Sporting. Esta frase é tipicamente usada em campanhas eleitorais e esquecida ainda os cartazes eleitorais não se descolaram das paredes. Alguns pensarão que esta frase é verdade, outros pensarão de outra forma, e sonham com um Sporting sem Sócios, outros, ainda, terão sentimentos mistos.

Eu sou daqueles que sinceramente enquadro-me nos primeiros. Para mim, os Sócios são o maior ativo do Clube. Bem sei que nem sempre tomámos as melhores decisões, nem sempre fomos gratos com quem deveríamos, mas também é verdade que quem deveria nem sempre nos tratou bem.

No entanto, já aqui falei na nossa resiliência enquanto Adeptos e Sócios e embora não goste da palavra Ativo quando nos referimos à nossa condição de Sócio, pois é uma visão “contabilística” da relação, é uma expressão que vingou. Mesmo assim, prefiro olhar para a palavra Ativo conjugada com a palavra Sócio, mas com o significado de ação, aquele que faz alguma coisa.

E o nosso Clube está cheio desses exemplos, desde os Sócios que fazem podcasts, cheios de Sportinguismo e para todos os gostos, que oferecem conteúdos alternativos aos formatos gastos das TVs – Sporting160, Espartano, 1º Tempo e Universo Sporting – até Sócios que para além do seu ativismo diário de Sportinguismo ainda somam o ativismo da solidariedade com aqueles que mais precisam.

Aqui gostaria de destacar dois Sportinguistas, que, não sendo “notáveis”, não falando na TV, nem tendo colunas nos jornais de referência, são para mim duas referências.

# O Paulo Lopes e as suas filhas que têm a sua página no Facebook – Sporting Sem Entulho Missão Soliária (VER AQUI), uma página onde não há clubismos e que existe para ajudar quem mais precisa -, pois bem todas as semanas, o Paulo e as suas filhas saem pela noite dentro com a sua carrinha cheia de mantimentos e distribuem-nos pelos sem-abrigo à volta do Grande Porto.
# O “Cherba” do blogue Sportinguista “A Tasca do Cherba” que está neste momento a fazer uma grande ação para ajudar a Matilde, a menina Sportinguista que foi ao programa da Júlia Pinheiro (LER AQUI) e que afirmou alto e bom som, que para além de querer conhecer os jogadores e o Rúben Amorim, gostaria de ter equipamento tecnológico que a ajudasse a ultrapassar o facto de ser invisual.
Quem conhece o “Cherba” sabe que para ele não há impossíveis, afinal as suas “Tascas Solidárias”, em que centenas de Sportinguistas contribuem para possibilitar a compra de equipamentos ou brinquedos para tornar o Natal mais alegre a crianças desfavorecidas são frequentes.

Assim, à hora que escrevo já foram angariados cerca de 7.000 euros em apenas 48 horas, faltando agora cerca de 6.000 euros para ter o valor total necessário para comprar todo o equipamento.

Caso ainda não tenha contribuído ainda vai a tempo, pois é sempre tempo de fazer o bem:
IBAN – PT50 0023 0000 4545 0941 0929 4

Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca