«O Dário é um miúdo com muito talento, humildade, trabalhou bem e faz parte do projeto. Foi chamado ao treino, cumpriu, esteve bem nas duas semanas em que trabalhou connosco e teve a sua oportunidade. Durante o jogo precisávamos de um médio e ele era o médio que estava no banco. É uma mensagem para os jovens: não interessa a idade. E os miúdos que estiverem na dúvida entre clubes sabem que aqui têm a porta aberta e que no Sporting esta é a nossa aposta (…) Este projecto não começou agora e eu sou apenas uma peça. Temos que ir pela formação e este é o caminho. Hoje foi um dia bom, mas aviso que haverá dias em que nos vai faltar experiência», Ruben Amorim no final do jogo contra o Vitória de Guimarães.
22 Março, 2021 at 16:17
Belisquem-me.
22 Março, 2021 at 16:19
As conferências de RA são qualquer coisa. Até mesmo ,de forma perfeita, assumir o favoritismo ao título sem o dizer, em resposta à pergunta de temer que mais casos de covid impeçam a conquista do título.
São um tratado de comunicação, e creio que desde Paulo Bento que não via as conferências pré e pós jogo de um treinador do Sporting Clube de Portugal.
22 Março, 2021 at 16:23
Para ser treinador do Sporting não é preciso ser adepto do clube e não basta ser competente, é preciso ter perfil para isso. Ruben tem.
22 Março, 2021 at 16:28
É isto
22 Março, 2021 at 16:28
Formalmente muito bem, como nos tem habituado o RA. Só mal numa coisa, isto não começou antes dele chegar. Sem ele a merd@ que se estava a ver iria continuar. Essa parte é excesso de humildade…
Porém, continuo na minha. Foi um risco muito grande fazer isto neste jogo. Não me venham com histórias, há aqui qualquer coisa. Será que a renovação de contrato previa isto? Correu bem, é o que importa, mas se o puto faz 1 autogolo ou 1 penalty? Qual seria a pena do tribunal de Alvalade? Não há ninguém com mais de 16 anos que consiga fazer este papel? A mensagem é importantíssima, mas o risco corrido para o clube e atleta acho que foi enorme, mas continuo a achar que estaria previsto no contrato…
Vamos ver quantos mais minutos terá e se virão novos Essugos ainda este ano.
22 Março, 2021 at 19:01
Era o único médio no banco… Percebeste essa parte?
Queres mais Essugos esta época? Mas tu achas que nascem como as cebolas? Um miúdo que é a estreia mais nova de sempre do Sporting e “vamos ver se aparecem mais”…
Os suplentes, médios, são normalmente o Matheus Nunes e o Bragança. Um não estava, o outro estava no 11. Houvesse jogo esta semana, e com o Bragança a titular novamente, o mais certo era o Essugo estar o banco novamente.
Agora, voltando o Matheus, o Essugo volta para a bancada.
Mas alguma vez se renova um contrato dum puto de 16 com a obrigatoriedade de jogar? Vocês vêem muitos filmes de ficção…
22 Março, 2021 at 20:31
Ok. Queres que faça um desenho, eu faço. Não havia outro médio na estrutura do clube mais experiente que ele? Eu acho normal que tenha sido uma promessa/cláusula de contrato onde existem 2 partes e cada 1 pede e dá o que quer. Estes gajos, se forem bons como dizes que este é, tem várias abordagens… ter jogado estes 5 minutos já lhe deu partes de capas de jornal.
Repito, não conheço o puto. Tu estás muito mais habilitado a falar TECNICAMENTE dele que eu e mesmo dos outros que por lá andarão. Eu apenas estranhei a questão, só isso.
No entanto, com 16 anos já tem contrato com a Nike que dizem ser o próximo fornecer do clube. São felizes coincidências apenas. Ainda bem que deu certo para todos.
23 Março, 2021 at 2:17
Se de facto é bom e melhor que as outras opções só tem é que jogar e estar no banco.
O Barça não tem opções com mais experiência que o Ansu Fati?
O dortmund não tem jogadores com mais experiência que o Mokouko?
É assim a vida e o futebol. Os melhores chegam lá mais depressa.
Não conhecia o Essugo, nem nunca o vi jogar, mas se é melhor que o que está na B ou sub-23, que se lixe a experiência! Ou preferem o Neto ao Inácio?
22 Março, 2021 at 16:29
Diz o óbvio. Em Portugal assim se atinge o estatuto de erudito e mestre da comunicação.
22 Março, 2021 at 16:30
Ahahah. Por acaso, é mesmo isso. E mesmo sabendo isso é um bálsamo para a alma ouvi-lo.
22 Março, 2021 at 20:22
Pois é, mas em terra de cegos…quem tem olhos nunca será banal
23 Março, 2021 at 10:40
O difícil é fazer simples. No futebol e na vida.
SL
22 Março, 2021 at 16:44
O Sporting anda a usar o Ruben Amorim, para fazer marketing.
22 Março, 2021 at 17:08
Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
I rest my case.
Spoooooooooooorting
22 Março, 2021 at 17:45
Do Ruben Amorim já se disse tanto e vai continuar a dizer-se por anos e anos. É um predestinado que junta o brilho à humildade, como poucos. Que mantenha ambps, no nosso Sporting.
Mas, permitam-me, há outra figura neste
fim de semana. Chama-se Dona Florinda…
….
Mãe travou a águia
Essugo despontou e logo atrás começou a ‘guerra’ entre os grandes. O Benfica saiu na frente mas deparou-se com um ‘obstáculo’: a mãe de Dário, Florinda.
“Um responsável do Benfica quis marcar uma reunião com ela. Avisei-o para ter calma, porque ele era pequenino e a mãe é apegada aos filhos e é de ‘gancho’. Prometeram-lhes fatos de treino, equipamentos, chuteiras, porque ‘o Benfica não é nada como o Santa Maria’. A conversa durou 10 minutos, ela fez-lhe logo uma cruz. Levantou-se, deu duas palmadas no peito e disse: ‘Os meus filhos não passam fome! Depois veio o Sporting. Foram impecáveis, muito sérios”, lembra. O resto… já é história
22 Março, 2021 at 18:27
Ah grande D. Florinda…
A minha admiração e respeito.
22 Março, 2021 at 22:26
Lampiões a serem lampiões.
O dinheiro não compra tudo rabolhos!
23 Março, 2021 at 7:12
Ainda se a Dona Florinda…
“Fizesse parte a arbitragem…”
22 Março, 2021 at 17:52
Eu se fosse reitor de uma universidade onde se lecciona comunicação vertente relações públicas, dava-lhe já um honoris causa.
Ouvir o Ruben é um gosto, todos os dias.
Se este gajo tem aparecido 3 anos antes e o bruno de carvalho lhe pega, era presidente para toda a vida. Que jogada fantástica, ir buscá-lo. Como diria o outro, 10 milhões é peaners.
22 Março, 2021 at 18:53
Não são “peaners”, até porque se a Direcção tem optado por ele, como proposto pelo Viana, em vez de ir buscar o Silas, tinhas o homem no clube 12,1M€ mais barato!
Agora, acho que hoje estão justificados…
22 Março, 2021 at 20:06
O Viana já o tinha sugerido antes? Nunca li nada nesse sentido… É uma inside?
22 Março, 2021 at 23:33
O miguel é só “insides”…
Z
23 Março, 2021 at 0:02
Em 04/09/2019 estava livre, não custava o que vai custar, não teria o salário que tem, mas podia ter aguentado menos tempo que o Leonel Pontes, e nesse caso podemos mesmo afirmar benditos 12,1 M+juros que alguém irá acabar por pagar ou não… Fiquem com o Sporar….
22 Março, 2021 at 18:22
Rúben Amorim está me a surpreender pela positiva.Acho que temos treinador, finalmente.
22 Março, 2021 at 18:51
Tinha chamado a atenção para isto ontem…
Claro, os haters desvalorizam tudo, especialmente se isso ajuda na retórica que debitam aqui todos os dias e/ou se ajuda a bater no Varandas!
A minha opinião, desde Abril/Maio de 2019, é que a Direcção é incompetente. O Varadas, principalmente, como cabeça da Direcção e do Futebol, tem uma ideia geral da coisa, do caminho que quer seguir, mas não sabe como chegar lá. Daí tanto erro até, finalmente, acertar no Amorim!
A aposta na formação não é só meter jovens que vêm dos escalões de Alcochete na equipa principal, ou melhor, no plantel principal. Há muito que fazer antes disso.
Criar condições de treino, com bons campos e bons treinadores.
Ter bom acompanhamento aos jovens, quer em termos desportivos, quer pessoais.
Bom scouting para apanhar os talentos, principalmente cá mas também alguns no estrangeiro.
Bons dirigentes, com bom senso e postura exemplar, que saibam cativar os pais dos miúdos.
A ideia que tenho é que tudo isto está a ser feito, ou neste caminho, apesar de algumas más escolhas aqui e ali.
A qualidade que estes miúdos que o Amorim tem lançado, não se vê em quase nenhum dos mais velhos que jogam quer nos sub23, quer na equipa B. Mas com idade igual e menor há matéria prima para alimentar a equipa principal!
Claro que os haters aproveitam sempre que se fala na formação para cascar no Varandas, distorcendo o que disse em Outubro de 2018 – “alguma falta de qualidade nos sub19 e sub23” dessa época – que por acaso era exactamente a minha opinião e que já a tinha dado aqui várias vezes.
Hoje, é fácil perceber que o homem tinha razão, apesar da maioria dos tasqueiros, na altura, não acharem isso. Desses 2 planteis, que são quase 60 jogadores, há um no plantel: Bragança. Mais ninguém!
Não acredito que as declarações do Amorim – para os jovens “que estão na duvida entre clubes”! – tenham sido planeadas de cima. Acho que são coisas da cabeça inteligente do Amorim, que está comprometido com o Clube e tudo fará para nos ajudar enquanto cá estiver – que espero que seja muito tempo! Mas é só a minha opinião.
22 Março, 2021 at 19:13
O homem até á contrataçao do Amorim já tinha ganho 1 Taça de Portugal (eliminando o Benfica a duas mãos, e o Porto na final) e 1 Taça de Portugal (voltando a ganhar ao Porto do Conceição e ao Braga na sua própria casa) em 1 ano e meio de mandato.
Para incompetência total, nao está mal.
É claro que na época transacta tudo correu mal, mas também lembrar que um dos principais argumentos para a sua destituiçao, era a não utilização de um jogador que passado um ano foi dispensado da segunda divisão espanhola e é hoje suplente de uma das piores equipas do campeonato.
Por norma, muitos dos argumentos por ser do contra, não passam a ser lá muito válidos. O pessoal tem é memória curta.
22 Março, 2021 at 19:30
A 1a época preparada por Varandas é horrivel.
A época em que ganhou a Taça não foi ele que a preparou.
O ano passado ficamos em 4o. Fomos eliminados pelo Alverca na Taça. Na liga europa fomos nos 16avos onde fomos goleados na 2a mão. Humilhados na Supertaça
Foi mau demais.
A par da época do 7o lugar não tenho memória de algo assim.
22 Março, 2021 at 20:18
Foi de facto muito mau.
O único facto positivo foi ter apostado no Amorim.
E ter lançado os alicerces desta aposta na juventude, com promoções á equipa sub23 vindo directamente dos juvenis.
22 Março, 2021 at 22:57
Vamos lá ver…
O homem chegou com a época 18/19 em andamento, pelo que não foi ele a preparar a época.
A primeira grande “coisa” que fez foi o contrato com os 12 jovens da formação, quase todos juvenis – onde estavam o Inácio, o Quaresma, o Nuno Mendes e o TT – e um ou outro iniciado – onde estava o Joelson.
A segunda “coisa” que faz de relevante é despedir o Peseiro e depois contratar o Keizer, que toda a gente hoje percebe que foi mais um tiro ao lado.
Foi com o Keizer que se conquistaram as 2 Taças mas sempre com um futebol miserável. Ambas nos penaltis, diga-se!
Isto não faz do homem competente, como se percebe perfeitamente pelo que foi a época 19/20, que foi a Direcção dele que a preparou toda!
Mas isto é complicado discutir porque se o conceito é conquista de títulos, o Varandas tem já alguns. Agora, não é esse o conceito que eu uso. Eu prefiro ver um trabalho sustentado, mesmo sem um titulo, que um titulo ganho com sorte nos penaltis, vendo que não há nenhum trabalho que sustente isso!
Esta época é o oposto da anterior.
E, na minha opinião, há um trabalho que se vê sustentado, há ideias que se vê que são para seguir, há um rumo.
Eu disse aqui no inicio do mandato do Varandas que o gajo tinha um projecto – uma ideia – mas que tinha escolhido mal os nomes para o desenvolver. Toda a gente me gozou e caiu em cima porque, diziam, o gajo não tinha projecto nenhum – e alguns até diziam que o projecto era falir a SAD para a dar à Holdimo. Pois hoje, com as correcções feitas, com algum tempo para desenvolver o trabalho feito na Academia, começam a aparecer resultados. Obviamente que era fundamental acertar no treinador que fizesse o que era preciso. Falhou bastante mas lá acertou no Amorim – mais uma vez, porque nunca é demais referir, mérito do Viana!
Agora vamos ver o que virá neste futuro próximo.
Esta época, para mim, não apaga toda a merda feita nas épocas anteriores, e muito menos apaga as constantes mentiras e aldrabices feitas.
Mas também não se pode tirar mérito à Direcção. Pelo menos algum.
Não se pode colocar toda a merda feita nos ombros da Direcção e depois, o que se revelou bem feito já nada tem a ver com a Direcção. Isso é desonestidade pura. São responsáveis pelo mal e pelo bem, obviamente. E, até agora, o mal suplante o bem, ainda que pareça que, finalmente, estamos no bom caminho…
23 Março, 2021 at 0:12
O Varandas não tem nem nunca teve projecto. Só que com a ultima bala acertou em cheio sem saber como. Tão simples como isso.
22 Março, 2021 at 19:30
Desses planteis há Bragança e Max.
Mas no geral de acordo
22 Março, 2021 at 22:38
Max já estava no plantel principal!
22 Março, 2021 at 22:40
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/sporting-assina-protocolo-de-scouting-de-jovens-jogadores-na-escandinavia?ref=Detalhe_Ultimas
Isto vem no seguimento do que estava a dizer.
A ideia é esta e sempre foi esta.
Foi é mal implementada de origem e cheia de erros porque, na minha opinião, dos principais nomes, muitos foram um tiro ao lado.
22 Março, 2021 at 19:18
Se fosse só esta, tem sido um festival este ano, de humildade, bom senso, jogo de cintura e perspicácia, até nas perguntas incómodas dos acéfalos do jornalismo “portugalês”.
O “mister” Amorim sabe da poda, é inteligente e foi bem aconselhado, porque hoje em dia o marketing comunicacional vale ouro, já do outro lado da 2ª circular está um burgesso que para além de não saber gramática é um concentrado de arrogância, falta de educação e altivez (ele sabe lá o que é que é isso!!!), e a norte mora um rufia mal formado e ordinarote, ambos tem forte cobertura dos respetivos “patrões” e claro deste pais hipócrita que curva-se perante as nádegas siamesas.
* A propósito quando é sai mesmo o castigo para o cãoceição ( risos)? depois daquele festival em Portimão, onde por uma vez na vida, torci por um forcado para que lhe tivesse partido aqueles cornos aos bocados.
22 Março, 2021 at 19:19
Rúben Amorim, um dia destes vais partir-me o coração.
22 Março, 2021 at 19:31
Hastag!
“Os 10 milhoes mais bem gastos da história do Sporting”
Fantástico Amorim
22 Março, 2021 at 20:01
Entretanto o rascord, a ilustrar o porquê de ter o nome que tem, já tratou de deturpar a msg estratégica de RA, transformando um “piscar de olho” do SCP a todos os miúdos, (nomeadamente os que estão na dúvida de ir para o clube B, ou P em vez de virem para o SCP aonde têm reais hipoteses de jogarem) numa msg para apenas o “grupo” interno do Sporting…
Protegendo os seus “donos”, mais uma vez o rascord se “esqueceu” de parte do que foi dito, exactamente “aquela” parte que dava um sentido diferente á frase, exactamente “aquela” parte em que RA faz uma das mais importantes declarações estratégicas de sempre deste Clube, exactamente “aquela” parte que dá mais alcance e profundidade estratégica ao que disse, exactamente “aquela” parte que era o objectivo de RA quando lhe proporcionaram a oportunidade com as perguntas sobre o miudo…
Não é nada de novo, nem o deturpar, mutilar e abafar as noticias que “não interessam” como a passividade da alta? autoridade para a CS…Até que ponto é que tudo é permitido?
Esta postura abjecta de um dos jornais mais nojentos que existe em PT, não é novidade, fizeram-no vezes sem fim com BdC (com muitos Sportinguistas a baterem palmas) porque ele incomodava e interferia no “grande plano”*, neste momento RA começa a incomodar os mesmos “donos” do sistema e eu tenho verdadeiramente medo que a CS o tome como alvo a abater, como fez a BdC e comece a usar os mesmos truques rasteiros com o nosso treinador (salvaguardando as respectivas diferenças) e aí quero ver se determinados “notaveis” também batem palmas á “libertinagem de Imprensa” que tanto louvaram á 2 ou 3 anos…
Para já começou bem, censuraram com uma limpeza pidesca a parte mais importante do discurso de RA, mais se seguirá….
E depois o outro é que era maluco por dizer aos Sportinguistas para não lerem, mas acima de tudo não darem dinheiro a quem tanto nos “quer bem…”
SL
*Portugal é muito pequeno, o mercado do futebol é muito pequeno, só há lugar para dois grandes um a norte e outro a sul e nenhum pode ser o SCP…
22 Março, 2021 at 20:22
+ 1 quero dizer + 1000!!!!
Vão aproveitar qualquer deslize do Amorim para lhe cair em cima!!
SL
22 Março, 2021 at 20:59
Não sei. Este Sporting tem mais lastro na CS do que tinha nesse tempo.
O próprio Amorim pode ter algum lastro na CS. Não faço ideia. Nós vemos apenas uma parte das coisas…
22 Março, 2021 at 21:05
O “lastro” só conta quando não é realmente importante porque quando a voz do dono ladra eles até saltam…
O exemplo diz tudo a msg do RA traduzida é “meninos e pais de meninos vão meter os vossos filhos no porco e no carnide? Olhem que lá eles não têm nem um décimo das oportunidades que têm no SCP, pensem lá bem…” e PROPOSITADAMENTE o rascord censurou essa parte, porque essa parte metia os DDT em cheque…QED
22 Março, 2021 at 21:10
O lastro é o quanto €€€ entram lá. Não são os lindos olhos do bananas nem do próprio RA que darão esse “lastro”. O que conta é o “pão na mesa”! Esta direção está bem calçada na CS que foi 1 veículo para lá chegar. O RA acredito que tenha alguns “amigos” na área. Com ou sem o cunhado…
22 Março, 2021 at 21:31
Presumo que te estejas a referir a esta artigo.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/ruben-amorim-e-a-estreia-de-essugo-obviamente-gostei
“Rúben Amorim sobre Dário Essugo: «Mensagem para o grupo perceber. Este é o futuro do Sporting»
Treinador explica que todos os jovens da formação do Sporting podem esperar a sua oportunidade”
22 Março, 2021 at 23:31
Exacto a msg era em parte para dentro, mas tu ouviste como eu a CI e a parte mais importante da msg foi “esquecida acidentalmente” porque o RA disse EXPRESSAMENTE “a quem anda entre clubes” ou seja quem está a hesitar entre ir para o SCP ou outro qualquer…
22 Março, 2021 at 23:42
Sim. E ele repetiu mais do que uma vez.
22 Março, 2021 at 21:00
Caiu-lhes a ficha, se o SCP continuar neste caminho e RA continuar no SCP (acho até que a ordem das premissas está invertida) isto passa a ser, para os DDT, um problema a todos os níveis e exactamente nos mesmos sitios aonde BdC batia, na ambição do Clube, nos nomes sonantes de pseudo craques que não são o mais importante*, são o talento e a vontade de correr e ganhar e nas comissões dos agentes que caiem a pique, porque se promoveres e não comprares “alguém” fica sem uns milhõesitos…
*Infelizmente nos 2 últimos anos foi na conversa do mula branca…
22 Março, 2021 at 21:32
Dá gosto ouvir o antes e o depois dos jogos.
Mais importante, é o nosso treinador.
Ainda mais importante, poderá ficar na história, pois há 19 anos que não cheiramos e em relação aos dois corruptos, investimos menos, principalmente depois de muitos tiros no pé dados pela mesmo direção que apostou nele.
Da merda que fizeram, não se livram. Por isso acho justo elogiar aquilo que é bem feito.
22 Março, 2021 at 21:41
Logicamente.
Daí que eu diga que a permanência na presidência estará mais que garantida. Isto vai apagar tudo, o que será péssimo para o clube em algumas vertentes. É o preço a pagar…
22 Março, 2021 at 22:27
Sabes uma coisa amigo, alguns aprendem com os erros que fazem, outros pioram com a merda que fazem, foi exatamente com os erros que cometi na vida que eu mais aprendi
22 Março, 2021 at 22:48
Gostaria de acreditar nisso se estivéssemos a falar de pessoas ingénuas, não é o caso. E sendo assim, não acredito que venham bons ventos. Basta olhar para tudo o que não é futebol sénior masculino, aquilo que a esmagadora maioria diz ser o que “imteressa”.
Foi o que foi escolhido e assim será por mais uns anos.