Na penúltima jornada deste campeonato, o Sporting deslocou-se a Ovar e bateu a Ovarense por 92-97.

A Ovarense, que estava na luta pela 8ª e última posição dos playoff, necessitava de ganhar este jogo para não ficar de fora. Por isso, ninguém estranhou a atitude com que a equipa da casa entrou em campo: muito intensa defensivamente, muitas ajudas defensivas e no ataque, toda a equipa em movimento… É preciso dizê-lo que, com a troca de americanos no mercado de Inverno e com a entrada de Pedro Nuno (ex-atleta da equipa nos anos 90) para o cargo de treinador, esta equipa transfigurou-se para melhor. E fê-lo de tal forma que Pedro Nuno foi eleito o treinador do mês de Março da liga Placard!

O Sporting viu-se e desejou-se! Defensivamente não estávamos a conseguir parar os elementos mais perigosos da equipa da casa (Knight, Lovett jr e Beamon) e ofensivamente a nossa percentagem de lançamento estava muito baixa (sobretudo a de 3 pontos). O que foi valendo ao Sporting foi uma clara superioridade na luta das tabelas, o que ia proporcionando vários ressaltos ofensivos e, consequentemente, segundas bolas que depois eram finalizadas com sucesso.

A primeira parte foi equilibrada, com um ligeiro ascendente do Sporting, que o levou para os balneários a ganhar por 3 pontos: 35-38.

No regresso ao campo, a Ovarense veio ainda mais forte. Defensivamente, forçava a que o Sporting retirasse a bola do seu base e a colocasse em João Fernandes, que sofria o 2×1 (algo que o Sporting faz habitualmente aos seus adversários) e isto retirou muita organização ao ataque do Sporting. No ataque, a equipa de Ovar tirava os seus postes de fora da área pintada (Knight e Cristóvão Cordeiro) e os 3 americanos (referidos atrás no texto) iam criando desequilíbrios fruto de acções individuais. A Ovarense terminou esse período já à frente no marcador (fez 30 pontos no 3º quarto) e levou esse bom momento para o 4º período.

A 7 minutos do fim, a equipa da casa tinha 14 pontos de vantagem e o Sporting parecia perdido. Felizmente para nós, acabou-se o gás em Ovar! Jogar a um ritmo muito elevado numa equipa que não está habituada a fazê-lo, tem os seus custos e essa factura pagou-se bem caro! A Ovarense baixou, e muito, a intensidade defensiva e Travante Williams arrumou a questão. O americano do Sporting fez 5 triplos nos últimos 7 minutos do jogo, ajudando o Sporting a marcar 38 pontos nesse mesmo 4º período e a vencer o jogo por 97-92.

Travante Williams, que acabou o jogo com 27 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências, 3 roubos de bola e 7/10 da linha de 3 pontos, não foi o MVP da partida! Esse título foi para o poste da Ovarense, Christopher Knight, que terminou com 33 pontos e 10 ressaltos. No Sporting, destaca-se ainda o facto de 6 jogadores terem terminado com 10 ou mais pontos e os 19 ressaltos ofensivos ganhos, numa luta que nos levou a dominar as tabelas com 42 ressaltos ganhos contra 27.

Com esta vitória, o Sporting garantiu o 1º lugar e a Ovarense ficou de fora dos playoffs. A classificação ainda pode sofrer uma ou outra alteração na última jornada; Sporting e Porto já garantiram o 1º e 2º lugar, respectivamente e o Benfica deverá garantir o 3º lugar, porque não me parece exequível que perca frente ao Maia Basket. Por sua vez, Imortal e Oliveirense disputam o 4º e 5º lugar, sendo que, na última jornada, Oliveirense recebe o Sporting e o Imortal recebe o Porto. Porém, o Lusitânia, que está em 6º, ainda pode roubar o 5º lugar à equipa de Oliveira de Azeméis, bastando, para isso, que ganhem na Madeira ao CAB e a Oliveirense perca com o Sporting. O CAB e o Guimarães encontram-se com os mesmos pontos no 7º e 8º lugar. O emparelhamento é o habitual nos playoffs com o 1º a defrontar o 8º, o 2º com o 7º e por aí fora. Se os favoritos prevalecerem, poderemos ter um Sporting-Benfica e um Oliveirense-Porto nas meias- finais (coloquei aqui a Oliveirense por ser mais experiente e por ter ganho ambos os confrontos frente ao Imortal na fase regular). O Porto parece-me ter o caminho aberto para a final, mas sobre isso falaremos quando o campeonato acabar…

Este fim de semana, disputa-se a Final Four da Taça de Portugal. Sporting, Benfica, Porto e Imortal foram as equipas que se apuraram. O Imortal jogará frente ao Benfica na 1ª meia-final e o Sporting jogará com o Porto na 2ª meia-final, ambas no sábado e ambas com transmissão na RTP2 ou FPBtv.pt, às 15h00 e 17h30, respectivamente. A final realizar-se-á no domingo, pelas 16h00.

O Porto vai ser um osso duro de roer e acho que quem sair desta meia-final ganhará a taça. O Benfica tem o melhor plantel, mas falta-lhe intensidade defensiva, que é crucial para passarem o Imortal, pois vão ter que defender, e bem! Até podem conseguir ter essa intensidade defensiva num jogo, mas fazê-lo em dois jogos e em dias seguidos já não o acho possível, daí este meu palpite de que, mesmo que marquem presença na final, não ganharão a prova. Quanto ao nosso confronto, vai ser duro e equilibrado, como foram todos os jogos com o Porto nesta época. Aquilo que espero é que o Sporting consiga ganhar uma almofada de pontos para os minutos finais e que, desta vez, os gira melhor para conseguirmos vencer.

*quando o nosso Basquetebol entra na quadra, o Tigas dispara um petisco a saber a cesto de vitória sobre a sineta