Dia de Futsal na Tasca do Cherba, para esta semana, duas vitórias tranquilas das nossas duas equipas, 15 golos marcados, muita qualidade e mais uma vez as mesmas questões de tratamento para com as nossas Leoas. Por tudo isto porque a fase regular vai terminar, venham daí que temos muito futsal para falar.

Masculino
No passado sábado, o Sporting recebeu e venceu o Caxinas por 4-1. Jogo em que o Caxinas entrou melhor e marcou primeiro, foram os caxineiros a inaugurar o marcador. Este golo de Raúl Moreira serviu para acordar o Sporting, que depois de ter entrado um pouco a dormir, teve neste golo o “despertador”. O Sporting depois de sofrer melhorou, foi para cima e passou a controlar mais o jogo, o Caxinas ainda criou perigo e foi valendo o Guitta, mas o Sporting foi sempre melhorando e controlando cada vez mais com o decorrer da partida. Foram-se seguindo várias oportunidades, Cavinato em destaque, Merlim sempre a espalhar magia, mas foi o Zicky a fazer o nosso primeiro golo. Depois mais oportunidades e novamente Merlim em destaque, desta vez a assistir Cavinato que colocou o Sporting em vantagem pela primeira vez nesta partida. Domínio do Sporting, estivemos por cima, a controlar o jogo e foi valendo o Tiago Sacramento para impedir que a nossa vantagem fosse maior, foram muito remates e o guardião do Caxinas sempre a mostrar serviço. Tomás Paçó ainda marcou um golaço, fizemos o 3-1 à base do míssil. Até ao intervalo foram várias oportunidades, mas o resultado não se alterou. No segundo tempo deu apenas Sporting, o domínio continuou e nada mudou em relação à forma como terminámos o primeiro tempo, controlo do Sporting com mais oportunidades e com o Sacramento a grande barreira que impedia que o resultado já fosse outro. O 4-1 foi marcado pelo Pauleta já depois de várias oportunidades, aí seguiram-se mais oportunidades para o Sporting, mas Pedro Ferreira, já em campo também começou logo a mostrar serviço. O resultado já não se alterou, 4-1 foi marcador final, apesar de várias oportunidades e do susto inicial.

O Sporting vai jogar com o Elétrico neste sábado, vai ser o jogo que encerra a fase regular e esperemos que sirva para nos consagrar como vencedores da fase regular. O Elétrico não é uma equipa que esteja na melhor fase, é uma equipa que tem uma ideia de jogo que permite aos jovens aparecer, Kitó Ferreira ajuda muito os mais novos, dá espaço a jogadores mais jovens e ainda permite que alguns com outra maturidade cresçam. Em primeiro lugar o Sporting só por uma vez empatou com o Elétrico, perdendo nas grandes penalidades, mas nos restantes 5 jogos foram 30 golos e 8 golos sofridos. Para este jogo, vamos ter um Sporting a querer finalizar muito bem, conquistar o primeiro lugar e não dar margem ao Elétrico de vencer o jogo e ao nosso rival de recuperar o primeiro lugar. Podemos esperar um jogo complicado, um Elétrico a jogar com dois fixos, no caso o Dudu e o Renan Fuzo na tentativa de segurar o Sporting o mais possível e com Costelinha e Rodriguinho a serem os mais perigosos. Destacar outros elementos como o Miguel Pegacha, o Telmo Lourenço e o Bruno Graça, dois alas e um fixo que vão criar perigo e que vão somar tempo de jogo. Uma equipa que tende a sofrer muitos golos, pelas alterações de Nuno Dias o marcador pode não chegar aos 14 golos como na primeira volta, mas vai ser um jogo para fecharmos com golos a fase regular.
Falar da próxima fase, o Sporting frente às 8 melhores equipas (Benfica, Fundão, Leões de Porto Salvo, Modicus, Braga, Viseu 2001 e Portimonense) só por 3 vezes não vencemos, foram 3 empates, um com o Porto Salvo e dois com o Benfica, com um total de 87 golos marcados nas diversas competições a estas 8 equipas e com 30 golos sofridos. Números mais que positivos com estas equipas, claro que os Playoffs são jogos à parte, mas serve para se entender que estamos muito bem, que temos um ascendente e que perante todas estas equipas, com as mais diversas adversidades conseguimos sempre vencer ou empatar com grandes jogos.

Depois do Elétrico vamos ter o jogo com os russos do KPRF para a Uefa Futsal Champions League, só frisar que os russos vão chegar com 1 vitória, 1 derrota e 3 empates no duelo com connosco, ainda falar que levam 28 golos marcados e 17 golos sofridos, estão longe do melhor e vamos poder analisar melhor estes russos depois, mas fica já a nota para os problemas defensivos evidenciados no penúltimo jogo. Vamos chegar mais motivados e em melhor forma a este duelo com o partido comunista.

Por fim no masculino destacar o feito do nosso Samurai que chegou ao jogo 605, passando a ser o jogador com mais jogos pelo Sporting e reforçando assim o seu legado como um dos maiores nomes da história do Sporting. “Estou muito feliz. É um número extraordinário e é inacreditável. São 605 jogos, mas estou aqui para mais” estas palavras são as que eu destaco naquilo que Matos disse, (podem ler aqui) reflete bem a ambição e tudo aquilo que caracteriza o João Matos.

Feminino
Passando às nossas Leoas, que venceram de forma inequívoca o ARCD Venda da Luísa por 13-0. O jogo em si como os números refletem foi nosso, não demos margem e demos uma resposta depois do empate da jornada anterior. Jogo que as nossas leoas foram desterradas para o Multidesportivo, não sendo a primeira vez, reflete também como esta equipa feminina tem sido tratada, a forma como os jogos são marcados, mas o pior mesmo é ter sido mais um jogo em que não existiu transmissão (aqui levanta-se novamente a questão de outras plataformas digitais para o Sporting e para o desprezo da Federação para com o feminino), mais uma vez estamos aqui a falar de uma equipa do Sporting, que jogou em casa e que nem um resumo do jogo teve direito. São vezes a mais e que mostram como existe tanto para fazer.

No jogo em si, fomos dominadoras, fomos melhores, a equipa não deixou margem para críticas ou para o Venda da Luísa criar perigo. Jogámos com Jéssica Silva e Cristiana Gonçalves, um 4-0 móvel e sem nenhuma fixo, uma ideia que nem sempre foi usada, mas que nos permite jogar em jogo apoiado e com mais velocidade. Este jogo permite que jogadoras como a Carolina Pedreira e Ana Alves ainda rendam mais. Jogo rápido, animado, de muita qualidade e superioridade. Ana Alves marcou 5 golos e reforçou o estatuto de a melhor marcadora da fase de manutenção com 16 golos, Carolina Pedreira marcou 3 golos e voltou a jogar muito e depois ainda tivemos Jéssica Silva, Cristiana Gonçalves, Sara Tavares, Catarina Neves e Inês Lima a marcar. Reforço da liderança desta fase de manutenção, reforço do estatuto de uma das melhores equipas desta segunda fase e reposta para calar algum tipo de dúvidas em relação a esta equipa.

Estas nossas Leoas nos últimos 5 jogos sofreram 6 golos e marcaram 28 golos, além do bom futsal que estão a jogar. Restam 3 partidas e para este sábado temos duelo marcado com o Lusitânia de Lourosa, uma equipa que vencemos nos dois únicos duelos anteriores, com um total de 16 golos marcados e apenas 1 sofrido. No último duelo foram 15 marcados e 1 sofrido. Para este jogo, podemos contar com uma equipa que vai querer mostrar mais do que te vindo a mostrar e que vai querer interromper esta serie de derrotas. Falamos de uma equipa que joga com a Susana Rodrigues na baliza, a Sara Cruz como fixo, depois ou a Estela ou a Andreia Valente como universais que defendem muito bem e por fim a Juliana Vieira, uma ala que tem vindo a ser titular e que vai ser um dos elementos que mais vai tentar desequilibrar a nossa defesa. Por fim, aquele que é o grande destaque da equipa, a Pivot, Raquel Vasco, uma jogadora experiente e que leva 15 golos marcados. A Raquel é uma Pivot forte e agressiva, uma Pivot que nos vai criar perigo se lhe for dado espaço. Tal como no masculino, acredito que o jogo não tenha os 15 que tivemos no duelo da primeira ronda, mas acredito que seja mais um jogo onde vamos reforçar a ideia que ficou neste duelo anterior, de que estamos a jogar muito bem e de que somos uma das melhores equipas a praticar futsal em Portugal.

*às quartas, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal