O Novo Banco e o BCP contrataram o banco de investimento Rothschild para montar uma operação de venda dos créditos que as duas instituições têm sobre o Sporting, avança a agência Bloomberg. Entre esses créditos estão os Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), que vencem no final de 2026, e cujo valor ascende a 40,5 milhões de euros.

Contactados pela Bloomberg, nem o BCP, nem o Novo Banco nem o Rothschild quiseram fazer comentários. O Expresso tentou também confirmar a informação junto do BCP e Novo Banco, nomeadamente para saber qual o montante total de dívida posto à venda, mas não obteve respostas até ao momento de publicação deste artigo.

Recorde-se que os VMOC vencem em 2026, altura em que ou o Sporting reembolsa os credores ou estes convertem esses títulos em ações da SAD (sociedade anónima desportiva), diluindo a participação que os restantes acionistas (o clube e a Holdimo, de Álvaro Sobrinho) têm na Sporting SAD.

O valor desses VMOC ascende atualmente a 40,5 milhões de euros (é esse o preço a pagar pelo clube para evitar a entrada de um terceiro investidor na Sporting SAD), mas já foi muito superior. Ascendia a 135 milhões de euros, mas em 2019 uma reestruturação dessa dívida permitiu ao Sporting um perdão de 94,5 milhões de euros.

O Expresso confirmou junto de fonte conhecedora do processo que além das VMOC o BCP e o Novo Banco também estão a vender outros créditos de que são titulares sobre o Sporting, mas não foi possível apurar o valor exato dessa dívida ao dia de hoje nem as condições de venda da mesma.

a notícia original está aqui