Nos 2 últimos posts, em jeito de Balanço e Perspectivas, procurei fazer: uma radiografia do estado de preocupante declínio do Futebol Feminino (FF) do Sporting (que entretanto até se revelou optimista face ao cataclismo que assolou a equipa principal do departamento); elencar os momentos chave do retumbante desenvolvimento que tem conhecido o FF internacional e até nacionalmente, não só do ponto de vista da evolução do jogo como também do exponencial crescimento comercial e de negócio que essa evolução tem propiciado.
Hoje, volto ao tema da necessidade de não perder esse movimento de crescimento e de como, face ao desgaste qualitativo dos últimos 3 anos da nossa equipa principal, é AGORA ou NUNCA que temos de investir com muita assertividade em todas as componentes que podem catapultar um projecto competitivo consistentemente ganhador e economicamente sustentável. E identifico várias áreas em que, na minha opinião, devemos ter ideias claras e acção pronta (pronta, quer dizer AGORA e, no nosso caso, já levamos atraso).
A primeira acção (para antes de ontem) é colocar como Coordenador(a) de Departamento alguém capaz de juntar uma boa equipa para trabalhar esse departamento de forma holística. Isso passa por ter ideias muito claras para: obtenção de um compromisso claro de padrões de investimento da SAD; constituição de equipa técnica profissional; reconstituição do plantel profissional; plano de Formação; comunicação interna empolgante e mobilizadora; relacionamento com e envolvimento do Universo Leonino; desenho e execução de metas exequíveis mas ambiciosas de crescimento comercial; liderança na definição de um quadro competitivo e de condições de negócio sustentáveis e desenvolvimentistas; obtenção do compromisso inequívoco de todos os organismos institucionais pertinentes na participação nesse conjunto de propostas para o desenvolvimento, sustentabilidade e regulação do FF profissional em Portugal. Dissequemos agora tudo isso.
Padrão de investimento da SAD – para esta época e para o conjunto do Departamento (que inclui equipas profissionais e de formação, estruturas, inscrições, viagens, alojamentos, promoção,etc), por forma a tentar recuperar o atraso relativo a outros concorrentes, o investimento deveria ser entre 3M€ a 3,5M€. Vencendo o campeonato, no ano seguinte deveria haver um aumento de 0,5M€ para ter equipa para passar a Fase de Grupos da Women’s Champions League (esse aumento pode ser recuperado com o que é gerado a mais de prémios da competição, direitos televisivos, bilhética, publicidade e merchandising). Ora quem leu os post da Tasca no dia 7 de Junho (“Depois de termos conseguido vender Misic”) fácilmente se aperceberá de que bastava no mercado e despachar toda a nossa fina flor do entulho para que apenas 20% do que se poupava nos seus vencimentos dessem para pagar 1 ano bom de FF; e se eles fossem despachados ao preços de mercado indicados na tabela, então este investimento no nosso FF corresponderia a menos de 5% do que se realizava e deixava de pagar com esse entulho. Nem estamos a falar de outros negócios: o custo de um Paulinho dava para pagar um equipa com condições para ser campeã europeia 4 a 5 anos consecutivos.
Treinador(a) – a escolha deve recair para um(a) treinador(a) de reconhecida competência, com um bom currículo internacional, com capacidade de “influenciar” o mercado e que garanta compromisso com o projecto que lhe for apresentado (necessariamente ambicioso e desafiante para o/a poder cativar). Dando apenas alguns exemplos de “perfil”: Joseph Montemurro, treinador australiano do Arsenal que parece estar de saída dos Gunners; Casey Stoney, a treinadora do Manchester United que acabou de se demitir); Jean-Luc Vasseur treinador que se demitiu do Olympique Lyonnais no final desta época. Qualquer destes nomes poderá também “arrastar” consigo algumas jogadoras muito interessantes que com eles trabalharam o que reconhecem a qualidade do seu trabalho.
Plantel profissional – esta a tarefa mais difícil e que requer investimento e, simultaneamente, ousadia e assertividade. Até agora já saíram 9 jogadoras. Já há um tempo que se fala também da saída da Fátima Pinto para o Milão. Há ainda mais uma jogadora (Monika Wibke) cuja relação custo/produtividade é muito desfavorável (nem interessa aquilatar porquê; é uma constatação factual). Algumas das saídas eram jogadoras importantes para uma reconstrução menos drástica do plantel (Inês, Nevena, Raquel, Capeta, a Pinto se sair). Sejamos claros: o Sporting GERIU MUITO MAL ESTE DOSSIER! Nem me venham com a vontade das jogadoras, porque esta só se manifestou face à inércia da “estrutura” (??) em propor renovações ou definir atempadamente a sua situação. Deixar estes assuntos para depois do jogo final da época é de uma incompetência atroz.
O Braga do Salvador ainda antes de nos receber já tinha rescindido com a Rayane e a Hannah Keane já se mexia agressivamente mercado para tentar buscar a Vitória Almeida (que entretanto rescindiu e já não jogou os 2 últimos jogos) a Telma Encarnação do Marítimo, a Chandra Davidson do Torreense e contratou Patrícia Morais e Carolina Mendes, 2 das internacionais que saíra do SCP. O Benfica, ainda era segundo lugar e já havia renovado com Lara Pintassilgo, Pauleta, Catarina Vilão, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Cloé Lacasse, Lúcia Alves (todas até 2024), Madalina Tatar e Nicole Raysla (até 2023) e Catarina Amado (até 2025) e acertado a rescisão amigável (em Abril) com a Darlene. Qualquer comparação com o que se passou (ou não passou) no Sporting é um exercício de sevícia masoquista. O mal já feito nem há que apanhar cacos; é comprar louça nova … de qualidade, mais duradoura e potencialmente rentável. Porque é esta a altura para assinar bons contratos profissionais a 2, 3 ou 4 anos e com cláusulas de rescisão, só com jogadoras de qualidade inquestionável, para as posições e CARACTERÍSTICAS carenciadas no plantel (que agora são bastantes) e para garantir uma boa rotatividade do plantel.
Ao contratar um(a) treinador(a) de topo teremos de ser também muitíssimo assertivos nas contratações de jogadoras estrangeiras (que acrescentem jogo e algumas que acrescentem espectáculo, porque isso cativa público e mobiliza adeptos). As nossas necessidade neste momento passam por:
1 Guarda Redes pelo menos do nível da Inês Pereira (a Carolina Jóia será uma boa opção para a rotatividade nos jogos de menor grau de dificuldade defensiva e ganhará assim uma ótima oportunidade de crescer e de se afirmar, porque tem qualidade para isso);
1 defesa direita de inquestionável qualidade e fisicamente capaz de fazer todo o corredor para ajudar a criar desequilíbrios nas manobras defensivas adversárias (a Mariana Rosa faria a rotação nos jogos de menor intensidade defensiva);
2 defesas centrais altas, ágeis, com boa técnica e que saibam “sair a jogar” (a Gi Santos, 1.78m, do Famalicão seria uma ótima escolha; outra a dinamarquesa Rikke Sevecke, 1.80m, do Everton);
no lado esquerdo da defesa, estamos bem servidos com a Joana Marchão e a Alícia Correia;
2 posição 6 ou posição 8 (a Vanessa Marques do Ferencváros da Hungria e a Andreia Norton do Braga ou a Gabi Morais do Famalicão, seriam boas escolhas e teriam a Tatiana Pinto e a Andreia jacinto para rotação dependendo mais das características das adversárias que da “dificuldade” do jogo);
1 média ofensiva criativa e com “fantasia” (Jill Roord, holandesa, do Arsenal, cairia que nem uma luva e talvez fosse mais fácil de aliciar se o treinador fosse o Montemurro; teria sempre a Andreia Jacinto para poder dar rotação);
1 extrema direita (a Telma Encarnação ou a Diana Silva, dariam uma boa rotação à Ana Borges, desde que jogasse a outra avançada/ponta de lança);
1-2 avançadas/pontas de lança (o ideal seriam a Telma Encarnação e a Vitória Almeida; falhado uma delas a Chandra Davidson; como terceira alternativa em jogos mais acessíveis a Marta Ferreira);
1 extrema esquerda (Dzsenifer Marozsán, atualmente emprestada pelo Lyon ao OL Reign de Seattle, seria garantia de qualidade e espectáculo; ela e a Roord na mesma equipa, com a Telma e a Ana Borges poriam qualquer defesa em constante sobressalto; faria rotação com a Diana Silva).
Este plantel, incluindo equipa técnica, teria um custo aproximado de 2M€. A 10 “novas” implicariam um acréscimo de cerca de 1,3 M€ (a que se teriam de descontar os vencimentos das 9 ou 10 que saíram, cerca de 0,5M€; o que daria um diferencial decerca de mais 0,8M€ em jogadoras): Mas traria imensa qualidade, garantiria espectáculo, asseguraria uma muito maior atracção de público, melhores shares televisivos (o que garante melhores sponsores e mais publicidade) e venderia mais merchandising. E ficávamos bem mais perto de voltar ao sucesso competitivo.
Formação – não é preciso fazer muito, porque o que tem sido feito está muito bem feito (este último ano, foi atípico, pela suspensão de competição e de treino); apenas garantir a articulação com a equipa técnica do plantel profissional.
Comunicação Interna – tem de passar a haver. Mais completa (promoção dos jogos de todos os escalões e divulgação atempada das suas fichas técnicas; mais reportagens, ou até mesmo um programa da Sporting TV, sobre a Formação do FF), mais transparente (publicitação interna de Relatórios & Contas e Orçamentos específicos, com dados gerais sobre os custos e os proveitos em todos os items, publicitação interna atempada das nossas movimentações de mercado), mais universal (divulgações de informações regulares pertinentes a todos os Sócios do Clube e accionistas da SAD) e mais verdadeira (internamente não tem de haver subterfúgios ou segredos que não sejam os que respeitem a dados pessoais confidenciais).
Relacionamento com e envolvimento do Universo Leonino – A chave para a \competitividade duradoura de SAD e Clube está na capacidade dos seus dirigentes em gerar empatias com o Universo Leonino por forma a envolvê-lo nas soluções de sustentabilidade do “negócio nuclear” do Sporting: que é a inexplicável paixão pelas Cores, Emblema, Lema, Valores, Cultura e História do Clube. E isso é verdade para o Clube como o é para a SAD. O dia em que retirarem do Futebol (Masculino ou Feminino) do Sporting as emoções da paixão e os trocarem pelos cifrões de poderosos investidores será o dia em que tudo deixa de fazer sentido. Porque, por mais paradoxal que isto possa parecer, é a inexplicável e insensata paixão que move os adeptos. Para eles de nada serve ganhar se não houver identidade.
O caso do Sporting é nessa matéria das Emoções do Futebol que tantos ensaios e estudos tem gerado, ele próprio um muito singelo e original caso de estudo. Porque podemos passar 17 ou 18 anos sem ganhar o Campeonato Nacional de Futebol que ao 18º em 2000 e ao 19º em 2021, entre as largas centenas de milhar que festejaram o título por esse País e por esse Mundo fora estavam milhares de jovens que nunca tinham experienciado essa festa. Porque por muito que muito gire em torno do Futebol Senior Masculino, este é um Clube que tem dezenas de outros títulos, todos os anos, para celebrar. Porque por muito que muito da vida associativa do Clube passe pelo centralismo lisboeta, este é um Clube em que a Paixão se manifesta com a mesma intensidade no Marquês de Pombal ou nas ruas de Pemba. Porque por muito que muitas das decisões desportivas neste estejam viciadas por teias de poder bacoco, este é um Clube que não cede às tentações de também procurar esse tipo de jogos para vingar. Porque por muito que muitos procurem usar ao mais poderosos meios de influência de massas e de adulteração comunicacional para embelezar a sua história e tentar delapidar a nossa, este é um Clube para cuja esmagadora maioria de adeptos e sócios a Verdade nunca dói. Reconhecer tudo isto é um primeiro passo para operar as mudanças positivas e ganhadoras. Porque está aí a Nossa maior Força: Nós somos da raça que nunca se vergará e só alimentamos desprezo para as falsas conquistas embrulhadas no celofane da corrupção e da traficância de influências; Nós prezamos e valorizamos o ecletismo no Desporto e por isso temos quem dê valor ás conquistas no Ténis de Mesa, ou no Tiro com Arco ou no Futsal , ou no Atletismo, ou no Hóquei, ou no Futebol, ou no Goalball seja em que escalão etário ou em que género for; Nós afirmamo-nos como um Clube verdadeiramente Universal porque a nossa expansão é orgânica e reflete-se em 4 G.O.A.s, em centenas de Núcleos espalhados por todo o País e nos 5 Continentes, em várias Fundações e Grupos cuja principal missão é a Solidariedade Social e o Desenvolvimento Humano como Valor do Leonismo e agora, nos novos tempos, até em vários grupos de sportinguistas nas Redes Sociais.
Quem for capaz de canalizar em apoio ao Clube e ao seu associativismo uma boa parte desta realidade estará a um passo de fidelizar mais de 250.000 a 300.000 Sócios e, assim, mais facilmente garantir o sucesso continuado, desportivo e financeiro de SAD e Clube. No caso do FF há que saber protocolar com os G.O.A.s e com os núcleos dos Distritos de Lisboa, Ribatejo, Setúbal e Leiria formas e modelos de apoio regular aos jogos do FF, através da contratualização de preços especiais de Gameboxes FF José Alvalade/Aurélio Pereira que incluam 2 jogos de apresentação (um no Alvalade e outro no Aurélio Pereira) + 4 ou 5 jogos nacionais no José Alvalade (recepções a Benfica, Braga, Famalicão, Marítimo e Albergaria e mais tarde Guimarães e Porto) + todos os jogos internacionais. com a procura de, em conjunto com G.O.A.s e Núcleos procurar metas de superação nos números das assistências.
Metas exequíveis mas ambiciosas de crescimento comercial – definir em sede de orçamento as metas que se pretendem atingir em Sponsoring, na publicidade, no merchandising, na bilhética, na animação paralela e complementar, na promoção comercial do jogo, nos direitos de imagem, nos direitos televisivos; procurar fazer crescer essas metas todas as épocas; ir dando conhecimento aos sócios e aos parceiros dos resultados obtidos nas diversas áreas (e.g. bilhética com especificação dos números de assistências e receitas; merchandising com resultados mensais e items mais transacionados, campanhas com atletas para a promoção dos jogos,etc).
Liderança nas propostas para desenvolver as mudanças positivas – apresentação de propostas claras para gerar condições de integridade, desenvolvimento e de sustentabilidade do FF profissional, nomeadamente através de um quadro de competições propiciador de equilíbrio e que favoreça a melhoria do jogo (2022-23 a Liga Principal a cargo da LPFP e apenas com 10 equipas a 2 voltas e 2ª fase com Grupo de Manutenção 4 equipas e Grupo de Apuramento de Campeão 8 equipas também a 2 voltas; 2024/2025 como temporada limite para TODAS as equipas das Ligas profissionais Masculinas terem equipas femininas, incluindo escalões de Formação), regulação (definição das áreas de jurisdição da LPFP e da FPF na gestão das competições; definição das regras de composição dos plantéis com limite de estrangeiras e imposição de um número mínimo de jogadoras formadas localmente; regras de profissionalização e semi-profissionalização das equipas e condições para sua certificação; arbitragem, sua profissionalização, sua avaliação, sua Formação e meios tecnológicos, VAR, audição e visualização pública dos lances, tecnologia de linha de golo; disciplina; direitos das atletas nomeadamente na gravidez e no acompanhamento médico-desportivo nos ciclos menstruais; Carta de direitos e obrigações dos Clubes; plano de desenvolvimento de base, FF escolar, etc).
Obtenção do compromisso inequívoco de todos os organismos institucionais pertinentes (FPF, LPFP, ADFs, SEJD, IPDJ, ME) na sua comparticipação para a execução desse conjunto de propostas para o desenvolvimento, sustentabilidade e regulação do FF profissional em Portugal.
É isto que gostaria que acontecesse no próximo mês do FF da Sporting CP SAD
* dos Açores com amor, o Álvaro Antunes prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino. Às terças!
8 Junho, 2021 at 19:53
A Dzsenifer Marozsán é o meu sonho de jogadora de futebol. Aquela que elevou o nível à imagem de um zidane, por exemplo.
Mas já não é a Dzsenifer Marozsán de antigamente, por causa da embolia que sofreu. Ainda assim, meia Dzsenifer Marozsán é suficiente para fazer da Kika Nazareth, por exemplo, uma jogadora banalíssima.
Mas é isso só, Álvaro. Um sonho que não se cumprirá. Está no futebol americano, super competitivo, e numa equipa boa, que tem por exemplo a Rapinoe. Esquece. Lá ela viria para Portugal e para o Sporting. É metade da jogadora que já foi, mas continua a ser muito cobiçada e consta que saiu para os Estados Unidos não porque não tinha lugar no plantel, mas porque quis um desafio novo. E penso que foi emprestada até ao final da temporada, que acaba no segundo semestre do ano. https://www.sounderatheart.com/seattle-reign/2021/4/19/22248955/dzsenifer-marozsan-sarah-bouhaddi-ol-reign-loan
Em relação à nossa capacidade: não sei mesmo o que raio estão à espera para assinar com as jogadoras que elencas. É que essas, ao menos, são alcançáveis, mas é preciso antecipação.
Há tempos li que o Braga iria apostar forte. Se apostar forte é apostar na Morais e na Carolina, então boa sorte com isso. Nem uma, nem a outra são passos em frente. Diria até que a novata da guarda-redes deles é bem melhor do que a Morais. Até a Irlandesa é, quanto mais. Relativamente à Carolina Mendes, vai secar uns bons carcanhóis aos mealheiros do Salvador.
No dia em que a Dzsenifer Marozsán assinasse com o Sporting, era o dia em que a federação nos dava a taça por antecipação, com a concordância dos demais clubes. Mas não vai acontecer.
Eu falei aqui de uma albanesa, chamada Qendresa Krasniqi. Não custava nada tentar. Traria coisas diferentes, nomeadamente a imensa criatividade. Jogou contra Portugal, pela Albânia, que perdeu 1-0, e jogou muitíssimo bem.
8 Junho, 2021 at 20:02
A inês Pereira está definitivamente perdida, ou ainda dava para voltar atrás?
Vai para onde?
8 Junho, 2021 at 20:24
Servette, campeão suíço. Já foi oficializada
8 Junho, 2021 at 20:07
Diogo: a Inês Pereira foi ao queijo.
https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/ines-pereira-ruma-ao-servette
8 Junho, 2021 at 20:35
Mais do que a administração da sad do Sporting estes posts do Álvaro deveriam fazer corar de vergonha a direção da fpf pelo que (não estão a fazer) pelo FF.
Álvaro se queres colocar à venda gameboxes FF a preços simbólicos, porque não oferecer o jogo de apresentação ou do troféu 5 violinos do futebol masculino com o pack, se calhar era mais apelativo e não faria mossa nas contas do clube.
Podíamos contratar um/a diretor/a geral para todo o futebol vindo/a de um dos países mais desenvolvidos do mundo do futebol feminino, até podia ser alguém perto da reforma, mas ambicioso e com vontade de abraçar um projeto ímpar. A este elementos acrescentar-se-ia uma diretora desportiva/seccionist que interviesse e desse a cara para promover o clube e o FF. No fim destes elementos contratava-se o tal treinador/a e depois partia-se para a construção de um excelente plantel.
Interessante a forma como os clubes ingleses trabalham ao comunicarem os jogadores profissionais que terminam contrato, homens e mulheres! Num mesmo comunicado conseguem a tal igualdade de género e transparência.
8 Junho, 2021 at 20:40
Só a título de curiosidade, num mesmo comunicado o arsenal destacou as saídas de Ceballos, David Luiz, Odegaard ou Leonie Maier (defesa direita do FF).
8 Junho, 2021 at 23:34
«Álvaro se queres colocar à venda gameboxes FF a preços simbólicos, porque não oferecer o jogo de apresentação ou do troféu 5 violinos do futebol masculino com o pack, se calhar era mais apelativo e não faria mossa nas contas do clube.»
Todas as soluções “criativas” que possam ser aliciantes devem ser exploradas.
Mas o mais importante acho ser criar uma estrutura de suporte recorrente que necessariamente terá de começar por ser assente nos G.O.A. (até para garantir mais apoio vibrante e animação) e pelos Núcleos de maior proximidade.
Por isso deveria ser encetado o diálogo com eles no que entendo dever ser a seguinte base:
a) Gamebox Alvalade incluir (jogo FM do Torneio 5 Violinos, com a condição de ser explícita e identificável a presença das gameboxes Femininas; Jogo de apresentação do FM) + 8 jogos em Alvalade para o campeonato [no Modelo competitivo proposto, com 1ª fase de 10 equipas a 2 voltas e 2ª fase, de apuramento de Campeão, com 6 equipas (no texto está 8 por engano) a 2 voltas, seriam 8 jogos: recepções a Benfica Braga e Famalicão na 1ª Fase e os 5 jogos em casa da 2ª fase)]. Só isto já é um aliciante pois há 6 jogos, no mínimo, que podem ser interessantes e competitivos.
b) contratualização com os G.O.A. – Gameboxes a 8 € com compra mínima de 100 Gameboxes por G.O.A.; contrapartida de garantia apoio vibrante com cânticos e coreografias durante toda a partida e desafiantes para o resto do Público; não representa grande receita mas significa um enorme brilho para o espectáculo e acrescenta emoção:
c) contratualização com os 53 Núcleos dos Distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Lisboa – a cada Núcleo (são 53) 40 Gameboxes a 8€ para Sócios do Núcleo e 4 Gameboxes a 12 € para acompanhantes; os Núcleos poderiam INTERNAMENTE proceder na semana antecedente a cada jogo, a sorteios dos bilhetes com rifas entre os seus associados como forma de angariar recursos complementares para o financiamento da sua meritória actividade regular; isso representa um custo para cada Núcleo de 800€/ano e uma receita total para o FF da SAD das Gamebox Núcleo de 42.400€;
d) – Outras Gamebox Alvalade Sócio – a serem promovidas em campanhas agressivas e e insistentes com clipes dos melhores momentos de espectáculo das nossas equipas e com a participação de Ruben Amorim e dos capitães do FM a passar recorrentemente na Sporting TV e disponível em link youtube enviado por e-mail a todos os associados
e) restante bilhética a 2,5€ jogo nas centrais (em qualquer fila) e a 2 € nas laterais e nas superiores (excepto os lugares de Gamebox); promoção agressiva e criativa nos nossos media para cada jogo com os números da assitência em Alvalade no jogo anterior e o repto para a ultrapassar.
Isto devia estar JÁ a ser trabalhado e para esta época.
Na época seguinte, queremos pagar mais por jogo mas ver as atletas a envergar nas camisolas o escudo de campeãs e incluir nas Gameboxes os jogos da WCL Women’s Champions League.
Um abraço Pavel e saudações leoninas
8 Junho, 2021 at 20:55
O Montemuro já foi apresentado na Juventus…
8 Junho, 2021 at 21:32
Claro! Estamos a “trabalhar” (ou a ver os outros trabalhar), completamente desfasados dos timings de mercado. Neste momento, existe (ainda?) uma Coordenadora do FF da Sporting CP SAD que ou desapareceu sem combate ou está em estado de letargia total. Suspeito que até o Vilaverdense , o Varzim ou o Atlético já estejam a dar passos CONCRETOS na preparação da próxima época.
Nós ainda não temos responsável pelo Departamento, quanto mais treinador, jogadoras ou sequer ideias. É aviltante o desprezo com que NÃO comunicam com os sócios e adeptos e como tratam as atletas e o próprio jogo.
SL
8 Junho, 2021 at 21:33
É realmente muito preocupante 🙁
8 Junho, 2021 at 21:51
Falaste em 3 dos quatro clubes que lutam pelo título da II divisão, o atlético já subiu porque vai defrontar a nossa equipa b nas meias finais.
Por falar no Varzim, há lá uma miúda (Inês Oliveira-17 anos) que anda a partir tudo.
Eu nem quero pensar que os nossos dirigentes confiem a próxima época às jogadoras da b e mais uma ou outra contratação, mas é tudo demasiado assustador.
9 Junho, 2021 at 21:49
Pavel, com a recente notícia de qua treinadora será a Mariana Cabral, receio que o nível de (des)investimento seja mesmo esse.
SL
8 Junho, 2021 at 21:37
Serviço publico na Tasca.
Obrigado Álvaro
8 Junho, 2021 at 23:32
Não percebo puto da matéria.
Aguardo por uma equipa competitiva, bem liderada e que aposte nas miudas mais jovens.
Resta saber como se equilibra essa mesma equipa. Para já o saldo não é nada positivo.
8 Junho, 2021 at 23:40
braveheart já há miúdas mais jovens MAIS no plantel. Apostar ainda em mais jogadoras jovens é derrubar de vez um projecto que entro em declínio e contribuir para uma ainda maior estagnação ou mesmo retrocesso das nossa jogadoras da Formação.
O caminho deveria ser o da “inversão de marcha”: investir em jogadoras de qualidade e acrescentem muito ao plantel nas posições e nas características em que este está mais carenciado. Até para que esse acréscimo de qualidade ajude, nos treinos e na competição as nossas jovens a melhorar.
Um abraço e saudações leoninas
9 Junho, 2021 at 8:07
Eu não disse mais nem menos, Álvaro.
Eu disse apostar nas miúdas, sem medos.
O equilibrio é feito depois com as restantes movimentações, tal como aconteceu este ano nos seniores.
Convém é haver vontade e competência.
10 Junho, 2021 at 12:44
E o que eu digo é que acho que o plantel desta época que terminou já tinha algumas jovens a mais que deveriam ter sido emprestadas para rodar se ainda não tinham condições para jogar na “A”.
Logo, as que acrescentar este ano, estariam na B e ainda menos condições terão de jogar na A do que, por exemplo, a Carolina Beckert, a Joana Martims, a Vera Cid ou a Neuza Bezugo, para citar apenas algumas.
Há a acrescentar que já saíram 9 jogadoras (serão 10 com a Fátima Pinto se se confirmar a ida para o Milão e 11 com a Wibke Meister que é uma das estrangeiras a pesar no orçamento muito mais do que produziu), que eram muito mais usadas que as jovens atrás citadas. E o plantel já tinha pouca rotação.
Logo, se as afirmações de Mariana Cabral sobre os objectivos do plantel a reconstruir são mais do que meras palavras de circunstância, não é com mais jovens ainda que vamos lá.
Já temos a Carolina Jóia, a Mariana Rosa, a Alícia Correia, a Andreia Jacinto e a Marta Ferreira. Para ficarmos com um plantel ganhador, as únicas jovens que vejo com qualidade Para acrescentar algo já (que é o que estaremos a falar) estão na concorrência.
Haveria que atacar já as poucas no mercado nacional que podem acrescentar algo (Vitória Almeida, Andreia Norton, Gi Santos, Telma Encarnação), boas portuguesas no estrangeiro (Vanessa Marques do Ferencváros, já contratámos a Diana Silva) e 4/5 estrangeiras de qualidade inquestionável para poderem ser titulares (1 central alta, ágil e experiente; 1defesa direita que defenda bem, forte e rápida, capaz de integrar o jogo ofensivo; 1 média ofensiva de eleição; se a Fátima Pinto sair 1 posição 6/8 com intensidade, boa e rápida leitura de jogo e capaz de definir os ritmos e balanceamentos do jogo; 1 extrema direita veloz, boa nos duelos individuais e que centre bem e defina bem no último terço).
Não estou a ver que venha a ser esta a política de contratações, mas espero estar enganado.
Se for para manter todas e ainda colocar mais pequenas da formação no plantel, então a tendência será para acentuar o declínio que já se sente de há 3 anos para cá.
9 Junho, 2021 at 0:06
O perfil da jogadora portuguesa é muito fraco. Normalmente são baixas, pouco ou nada atléticas, lentas e não são espectaculares tecnicamente.
Obviamente que se tem de trabalhar as jovens mas há que perceber que a esmagadora maioria delas não dará mais que uma jogadora mediana para profissional de futebol num panorama europeu.
O Álvaro fala na Carolina Jóia como uma opção para suplente e para ir crescendo – obviamente em qualidade pois aos 19 anos não crescerá mais em altura. A miúda tem 1,63m… Acham mesmo que uma GR de 1,63 vai ser alguém relevante no FF para jogar num clube que, mesmo num panorama pouco competitivo e de pouca qualidade como é o campeonato português, luta por ser campeão e quer fazer figura na Europa?
Há coisas que são como são. É a vida.
Um gajo de metro e meio nunca será um fantástico velocista. Nem mediano. Nunca será um jogador fantástico de basquetebol, de voleibol ou de andebol. Por mais que se esforce. Porque não tem o perfil, as capacidades, para isso.
É lixado mas é a vida.
Cada vez mais o desporto requer atletas. E ser atleta implica ter uma determinada altura – que vai depender do desporto em questão e até da posição especifica em cada desporto – requer velocidade, requer físico e capacidade física. Depois é preciso ser competitivo, ou seja, explorar ao máximo toda uma panóplia da capacidades físicas e mentais.
Está muito bem que se dê oportunidades às jovens, no caso do FF, mas é preciso pensar mais longe e ser realista. Uma rapariga com 1,63m NUNCA na vida será grande GR.
A Inês tem 1,68m e já se vê um bocado aos papéis, apesar de ser bastante ágil e ter alguma apetência para o lugar.
Vejo o mesmo problema quer na Mariana, quer na Alicia, quer na Bruna. São 3 raparigas com os problemas do perfil das jogadoras portuguesas: baixas, lentas e pouco físicas.
Não se pode apostar numa central que é lenta e nem tem 1,70m. Quer dizer, pode, mas depois não me digam que querem competir na Europa…
Quer a Mariana, quer a Alicia, são muito lentas para laterais. Além disso são muito baixas. A Alicia é uma miúda raçuda, ainda que limitada pela estatura, mas a Mariana nem isso é.
A Bruna e a Mariana nunca passarão da mediania, mesmo para o nível português.
A Alicia vamos ver. Agora, precisa de muito mais velocidade e não sei se lá chegará.
Eu não vou dizer “vão buscar esta e aquela”…
Nem faço isso no FM, onde tenho um conhecimento superior dos atletas, por isso não faço aqui onde sou bastante limitado em termos de nomes. Quando dão os campeonatos da Europa ou do Mundo posso apontar um nome ou outro que acho interessante, especialmente nas jovens, mas não vou além disso.
Não vou aos números do Álvaro!
3M€ a 3,5M€ para o FF é irrealista! É similar a dizer que se deve investir 100M€ no FM. Isso não vai acontecer. Portanto, não é por aí o caminho.
O caminho é dar ao FF 2,5% do orçamento normal da SAD, que andará à volta dos 60M€. Isto é perfeitamente possível e NENHUMA Direcção poderá dizer que não tem 1,5M€ para investir já no FF. E com 1,5M€, com competência, faz-se uma grande equipa em Portugal, que limpa tudo no FF. É este o caminho, na minha opinião, e é este o primeiro passo a dar.
O 2º passo a dar é trazer um treinador conceituado e apresentar-lhe um projecto vencedor. 1,5M€ este ano, 2,5M€ no 2º ano e então sim pelo menos os mais 0,5M€ que o Álvaro falou para ter os 3M€ ou 3,5M€ a partir do 3º ano.
Abrir a porta a boas jogadoras estrangeiras e, fundamental, trazer talentosas jovens para a nossa formação.
É preciso perceber que para um bom treinador conceituado estrangeiro o campeonato português será sempre um aspecto negativo. Por melhor equipa que se ponha à sua disposição, o campeonato português nunca será uma mais valia para ele ou ela. Será sempre a competição europeia e terá de se arranjar outras mais valias, como ir competir a torneios de renome, quer na Europa, quer nos USA… onde for!
Portanto, e é a minha opinião, ou apresentam um projecto como deve ser, ou vai ser complicado trazer alguém relevante porque o campeonato português, que é onde se compete a maior parte do tempo, será sempre um aspecto negativo para quem vem de outras realidades.
E aqui entra outro assunto que para mim é o ponto zero, ou seja, o que tem de estar feito antes do 1º passo – definir o dinheiro que estará ao dispor do FF – ou do 2º passo – escolher a equipa técnica que acompanhará o FF de alto a baixo.
Refiro-me à parte dirigente do FF.
Volto a dizer que em 5 anos só houve um ano, que foi o 1º, onde se pode dizer que houve muita competência e poucos erros. O projecto foi MUITO BEM MONTADO. E aí tem de se dar mérito à Raquel Sampaio que foi quem o montou, e à Direcção da altura que foi quem a escolheu.
A partir daí as coisas correram pior e estes 3 anos da Direcção do Varandas têm sido de muita incompetência. Primeiro porque retiraram do projecto quem o tinha feito e quem tinha traçado as linhas orientadoras do mesmo. Depois porque as escolhas que se seguiram foram ainda piores, com resultados deprimentes que deram no caos que o FF do Sporting vive neste momento em que debitamos aqui as nossas opiniões.
É preciso alguém realmente conhecedor, muito exigente, e que pegue nisto com um grau de exigência muito grande.
Ou li ou ouvi alguém dizer há uns largos dias que o Benfic@ chegou ao FF 2 anos depois de nós mas já nos leva 2 anos de avanço em termos de organização e projecto. E isto parece-me a pura das verdades. O que só demonstra o que eu disse, que andamos há 4 anos a cometer erros que nos impedem de avançar no projecto – sim eu sei que no 2º ano ainda fomos campeões mas, na minha opinião, ainda à conta do bom trabalho feito no 1º ano e não porque acrescentámos valor ao projecto inicial. Aliás, tanto não acrescentámos que cada vez estamos pior…
Agora, isto é tudo muito bonito, nós vimos aqui debitar a nossa frustração com o que se tem passado, apontar soluções – o Álvaro está farto de o fazer ao longo destes 2 ou 3 anos, pelo menos – mas tudo esbarra no muro do desconhecimento que temos da vontade da Direcção em relação ao FF. Não se sabe nada. Nem quem manda ou vai mandar, que ideias têm, que dinheiro vão ter disponível, etc!
Portanto, é tudo muito difícil para nós que gostamos do FF e do Sporting.
Sem bases para debater, debate-se no vazio.
Praticamente tudo o que temos aqui dito nestas 3 ultimas semanas com os posts do Álvaro, já o dissemos o ano passado, já o dissemos há 2 anos, pelo menos, com resultados cada vez piores por parte do Clube.
Não adianta andarmos aqui a debitar ideias quando a vontade do Clube é zero e quando a incompetência de quem decide é 100%.
Eu preferia ter o Álvaro à frente do FF do que os incompetentes que lá estão. Ou o Diogo Carvalho, ou o Pavel Horvath, por exemplo, para falar daqueles que aqui debatem com mais afinco o tema.
Esta gente que lá está, dá-me asco!
Finalmente, para acabar, vou deixar a minha opinião sobre os jogos propriamente ditos.
A principal equipa feminina devia jogar em Alvalade como joga a principal equipa masculina.
A GB devia ter uma percentagem do valor associada ao FF – 10%, por exemplo. Imagine-se que a GB custava 200€, passava a custar 220€ e servia para ver o FF também.
No dias em que o FM jogava em casa, os bilhetes custavam mais 2 ou 3 € e davam para ver o FF também, que jogava cerca de 2 horas antes do FM – o tempo necessário para acabar antes do FM ter de ir fazer o aquecimento.
Nos dias em que não havia FM tinham bilhetes a 2 ou 3 € para quem não tivesse GB.
Obviamente tudo isto acompanhado de muito marketing que levasse as pessoas, principalmente nos dias do FM, a ver os 2 jogos, e com cenas para fazer no estádio entre os 2 jogos, principalmente para manter as crianças ocupadas e divertidas.
Enfim, é uma ideia… que gostava de ver, de alguma forma, aplicada.
9 Junho, 2021 at 1:23
Miguel quando falei de 3 a 3,5Me falei de TODO O DEPARTAMENTO, o que inclui as equipas profissional e semi-profissional, a Formação, todos os quadros técnicos dessas equipas, equipamentos vários para treino, viagens e alojamentos. Para o Plantel profissional apontei 2M€. AGORA!
Para apetrechar a equipa com TODAS as condições para recuperar a hegemonia e para ser cativante à adesão de sócios e adeptos , pois só com a adesão massiva destes se consegue sustentar um projecto vencedor. O Miguel que dê uma olhada a uma resposta minha a complementar um comentário do pavel sobre as Gameboxes. Acho que é por aí: envolvimento de protocolos com G.O.A.s para Gameboxes G.O.A. e com os Núcleos de proximidade para Gameboxes Núcleos e campanha assertiva, criativa e agressiva de Gameboxes Sócios em todos os media Sporting e com a participação de Ruben Amorim e dos jogadores do FM para promoverem TODOS os jogos em casa do FF; campanha agressiva antes de todos os jogos em Alvalade lembrando o número da assistência da recepção anterior e desafiando Todos a superá-lo … sempre … jogo a jogo. Uma tal política de promoção agressiva do jogo para vir a garantir no Alvalade assistências regulares superiores a 10.000 espectadores, so tem sucesso se tivermos uma equipa simultaneamente competitiva e capaz de oferecer bom espectáculo, que consiga empolgar o Universo leonino e cativá-lo para a “causa” de um FF dominador e de excelência. Os upgrades de investimento far-se-ão em ano de acesso à Champions. Até porque os preços de Gameboxes e bilhética apesar de terem de continuar a ser acessíveis ,têm também de, gradualmente, deixar de ser simbólicos; e terás mais e melhores jogos no Alvalade com assistências ainda maiores. se vires os números que aponto para este ano se não tivessem receio de trabalhar directamente com os G.OA. e os Núcleos esmo com preços residuais apontam algumas perspectivas interessantes, não só porque permitem pensar em bilhética a rondar os 100.000€ época, mas porque essa fidelização de público traz mais sponsors, mais publicidade e vende mais merchandising. É preciso é trabalhar MUITO e BEM em qualquer uma dessas áreas.Mas estou certo que teriam nos G.O.As e nos Núcleos os parceiros organizacionais IDEAIS para catapultar assistências maiores cativando muito mais público. Porque é a emoção que é trazida ao jogo. FOI ISSO QUE FEZ VINGR O NOSSO PRIMEIRO ANO DE REGRESSO.
É isso que tem de vir de volta: entusiasmo, paixão, envolvência, dinâmica, galvanização, qualidade, espectáculo.
Um abraço e saudações leoninas
9 Junho, 2021 at 3:12
Ok, então não andamos longe dos mesmos valores. Não tinha percebido dessa maneira.
SL
9 Junho, 2021 at 2:04
Álvaro Antunes, ipse dixit:
“O Benfica, ainda era segundo lugar e já havia renovado com Lara Pintassilgo, Pauleta, Catarina Vilão, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Cloé Lacasse, Lúcia Alves (todas até 2024), Madalina Tatar e Nicole Raysla (até 2023) e Catarina Amado (até 2025) e acertado a rescisão amigável (em Abril) com a Darlene.”
-> Face ao que disse “ainda era segundo lugar quando…”,
desafio-o a confirmar ou desmentir as seguintes datas:
1) O SL Benfica deixou de ser 2º (passando a 1º) na 13ª jornada em 16MAI2021
2) Renovações:
31MAI2021 – Lara Pintassilgo (até 2024)
30MAI2021 – Pauleta (até 2024)
29MAI2021 – CAROLINA Vilão (até 2024)
28MAI2021 – Ana Seiça (até 2024)
28MAI2021 – Sílvia Rebelo (até 2023)
24MAI2021 – Cloé Lacasse (até 2024)
27MAI2021 – Lúcia Alves (até 2024)
31MAI2021 – Madalina Tatar (até 2023)
18DEZ2020 – NYcole Raysla (até 2026)
27MAI2021 – Catarina Amado (até 2025)
3) Rescisão:
06MAI2021 – Darlene (rescisão amigável)
Fico, cordialmente, a aguardar.
9 Junho, 2021 at 19:26
As datas que aponta foram as datas dos anúncios das renovações, pelo que o Humberto tem toda a razão no que concerne às suas oficializações.
Erro meu que deveria ter escrito o Benfica já tratava da renovação com (aliás cometi o mesmo erro com o Braga).
Não que seja o mais relevante, mas é uma precisão que fez muito bem em anotar.
Devo dizer que existem outras incorrecções no texto que (enviei ao Cherba sem revisar, por se terem colocado outro afazeres); ainda enviem uma versão “actualizada” ou corrigida, mas já não foi a tempo de ser publicada antes desta; como o próprio Cherba poderá confirmar).
Agradeço a sua atenção e a devida correção.
Um abraço e saudações leoninas
9 Junho, 2021 at 5:20
Se quem deixou de ser socio, por birra, voltasse a se-lo estariamos mais perto de tudo isto…
Essa da “raca que nunca se vergara'” e’ chao que ja’ deu uvas, agora parecemos meninos mimados que fazem birra e batem o pe’ porque lhe tiraram o brinquedo ou porque nao gostam da “sopa do dia”.
Acordem caralho, facam-se homens, coloquem o Sporting em primeiro lugar e ‘a frente dos vossos umbigos.
Uma coisa e’ nao poder (e lamento imenso por quem nao pode e desejava muito ser) outra coisa e’ poder e nao querer…
Spoooorting
9 Junho, 2021 at 9:31
Nada a ver!
Parece que é dificil entender o que o Clube gere e o que a SAD gere, e como…
Mais sócios no Clube dará mais dinheiro às diversas modalidades.
Mais vontade na SAD dará mais dinheiro ao FF.
9 Junho, 2021 at 9:42
Tudo a ver; mais dinheiro no Clube, mais dinheiro disponivel, para todos.
Acreditas emsmo que nao existe movimentacao de dinheiro enre SAD e Clube, e vice-versa? A serio?
Mais a dar significa menos esforco a cada um – tao simples como isto.
SL
9 Junho, 2021 at 9:55
Desculpem intrometer-me, mas respondendo ao Porrinho, a haver movimentos de dinheiro entre a SAD e o Clube são sempre com o pretexto de que a SAD tem uma divida grande perante o Clube, porque de livre e espontânea vontade não acredito que os associados da SAD deixassem sem fazer banzé.
Dito isto, parte do que dizes também é verdade. Mais sócios, significa mais dinheiro na SAD, nem que seja só através de patrocinadores. A força da Marca Sporting está sempre relacionada com a força da massa associativa.
9 Junho, 2021 at 10:13
“a haver movimentos de dinheiro”
Por sempre tão simples a engenharia nem deveria ser preciso o desenho, até doí, como não querem assumir o incumprimentos estatutário os covardes criaram a artimanha que só engana quem quiser ou tiver interesse em ser enganado.
O contrato da nós tem a componente da distribuição da SportingTv, que pertence à Plataformas que por sua vez depois de retirar os gastos de funcionamento entrega o que sobre ao clube, algo entre os 70 a 80% do valor anual.
A sad incluiu no adiantamento através da Apollo estes valores, logo, deveria entregar à Plataformas, em vez disso, mantem uma divida à plataformas e entregou o valor através de empréstimo ao clube.
Estava todo bem, não fora o facto de que a Plataformas só deve 9M ao clube e o clube já recebeu 20M, logo … imagina, violação dos estatutos.
Ainda bem que os lacraus peritos nas questões estatutárias regressaram todos para debaixo das pedras um dia ainda reaparecem por aqui e por outros lados. saudade dos Doutores Songues.
9 Junho, 2021 at 19:49
Meus caros, para mim esse é um não assunto.
1) Arranjar mais dinheiro para investir no FF compete ao CA da SAD e basta resolver o dossier dos “pendentes” (ou será penduricalhos) do FM para que 20% do que se poupa em salários (se forem vendidos ao preço de mercado, o que apenas requer competência, será apenas 5% do dinheiro gerado e poupado) de quem não rende NADA para a Sporting SAD, sendo alocada ao FF possibilite construir um plantel com TODAS as condições para serem campeãs.
2) O Dinheiro das quotas é alocado ao Clube e MUITO BEM! Terá sido uma das medidas da Direcção de BdC que mais ajudou a cativar NOVOS SÓCIOS (de várias tendências “desportivas” para responder aos iluminados que acham que não haver assistências nas respectivas retiram até o direito de exigência aos Sócios ?!!?!?).
3) Fazer crescer o associativismo do SCP para 250.000 associados ou mais não é algo que se obtém por osmose, por geração espontânea ou por obra e graça do Divino Espirito Santo (este, aqui em Santa Maria, “garante” é umas boas Sopas de Império). Só se obtêm números dessa grandeza apresentando e executando projectos e obra mobilizadores e galvanizadores a ponto de cativar dezenas de milhares de adeptos a tornarem-se sócios.
4) gerar receitas ou garantir assistências no FF ou em qualquer Modalidade que seja é uma questão da competência dos dirigentes. Com a força orgânica ímpar do SCP (G.O.A.s, Núcleos, Grupos, Filiais, Fundações, etc) esse trabalho até deveria estar bastante facilitado. SAIBAM APROVEITAR ESSA FORÇA ORGÂNICA! É o mínimo que se lhes exige. Porque essas entidades o que mais querem é ajudar e apoiar o Clube e o seu crescimento e afirmação.
SL
9 Junho, 2021 at 9:58
Apoio qq iniciativa que reverta o delírio anterior que retirou da SAD os 25% das quotas. Agora não há dinheiro para o FF, alegadamente!
9 Junho, 2021 at 10:05
Nao percebi; as quotas nao vao a 100% para o Clube/modalidades??
9 Junho, 2021 at 10:21
Sim, mas havendo queixa de falta de dinheiro no FF, então digo para reverterem a decisão que retirou os 25% das quotas na SAD. Dessa forma talvez haja dinheiro para o FF.
A questão do FF é que parece, digo que parece, porque até pode ser que nos próximos dias façam um investimento brutal ou então que apostem na formação e consigam fazer mais com menos, mas como dizia a questão é que se enquadra em mais uma das muitas anunciadas reduções fantasma de salários.
9 Junho, 2021 at 9:54
“Acordem caralho, facam-se homens”
Exatamente, acrescento isto:
“Exijam as AGs obrigatórias, os esclarecimentos sobre as contas e orçamentos chumbados, uma auditoria às contas negras, responsabilização pelos leaks, fim da hostilização aos sócios, cumprimento das promessas eleitorais, pois motivos não faltam.”
Isto sim, é real, todos sabemos, agora sobre os sócios e de acordo com a realidade que até ser suspensa nos foi transmitida é que a queda nos sócios pagantes foi residual, se quiseres posso voltar a colocar os números.
9 Junho, 2021 at 10:05
E concordo e defendo tudo o que dizes, tudo!
Alias, mais do que movimentos de dinheiros preocupa-me a queda dos niveis de transparencia e cultura democratica no Clube e isso nao e’ exclusivo deste CD, mas e’ bastante empolado por este e, especialmente, pela MAG.
Nao gosto de carneirismos, seguidismos nem bota-abaxismos; alias, detesto todos de igual modo.
SL
9 Junho, 2021 at 10:16
Aqui não há ismos, há duas questões, perguntavas pelos sócios e respondi que enquanto houve contas e orçamentos o que aparece lá é que a quebra é residual.
A outra questão é que o clube atualmente está a ser gerido como uma coutada, não há prestação de contas, não há orçamentos mas há quem peça para os sócios se fazerem homens e pagarem, dizes tu eu acrescento e lutarem também.
9 Junho, 2021 at 10:22
Estas apenas a repetir o que eu disse acima.
Para tudo ha’ um principio: se nao es socio nao podes, “oficialmente”, lutar , votar contra, assinar requirementos, etc.
Os caes mais medrosos ladram ao longe, fazem muito barulho mas se lhes batem os pes, fogem… e lutar, esquece, decidir, esquece, criticar, isso sim, sempre e alto.
9 Junho, 2021 at 10:30
Eu explico novamente.
A quebra é residual, não me vais fazer ir buscar os números.
A questão é que os cães medrosos que fizeram barulho, por exemplo em 2018, estão agora abanar o rabo satisfeitos com a visão de um pequeno osso.
9 Junho, 2021 at 10:36
71%? Esses nao foram medrosos, esse foram la, nao fizeram barulho nenhum e decidiram. E esses irao la’ novamente, sem fazerem barulho.
Tens de te focar nos outros…
9 Junho, 2021 at 11:01
Porra, Porrinho, continuas a fugir à questão inicial. A quebra é residual, alias no orçamento desta época mesmo em contexto de pandemia estimavam receber 9M em quotas, valor record no clube, eu percebo que é necessário encontrar bode expiatório para o que vai acontecendo, nada melhor que atirar para os sócios que não pagam …. mas isso não é a realidade, isso é mentira (pelo menos pela informação oficial).
Quanto aos resto, mesmos cães apareceram bem mais recentemente e num contexto difícil de violação de direitos democráticos e estatutários e ladraram e reprovaram a gestão com 69.19%, mas entretanto apareceu a ilusão do osso e agora já é outra vez mais fácil responsabilizar os sócios pelo que faz e pelo que não se faz.
Alias, durante uns tempos não se podia ladrar porque destabilizava a equipa, agora não se pode ladrar porque vivemos um contexto de sucesso, amanha quando e se as coisas correrem mal aparecem não os cães a ladrar mas as hienas do costume, aquelas que pelos vistos apareceram em 2018 e sem ladrar decidiram. Olha, que decidam agora que o contexto é favorável ou pelo menos deixem de culpabilizar os sócios porque se comportam como meninos mimados …
9 Junho, 2021 at 11:12
Bom dia , se não há dinheiro para o FF é pura e simplesmente má fé.
9 Junho, 2021 at 11:18
Estas todo baralhado… a questao inicial e’ a de aumentar o numero de socios e’ para responder ao Alvaro que quer 250k/300k e eu disse – e digo – que se a malta que tem o umbigo maior que o amor ao Clube regressasse seria um bom comeco, seria mais dinheiro em caixa.
Outro ponto: os socios chumbam ou aprovam quando sao chamados a decidir – chama-se democracia participativa. O que me deixa fodido e’ ver essa democracia ameaca e e’ o que esta’ a acontecer! Eu quero e’ que os CD’s se fodam, eu quero um Clube dos socios e para os socios, quero estatutos respeitados, quero socios ouvidos, quero decisao nas bases.
E respeito as decisoes dos outros, concordando ou nao com elas – nao ne ves nem veras a andar a chamar criminosos a quem decidiu; quem o fez, tenho-o por certo, que o fez com a ideia de ser o melhor para o Sporting. E houve direito a decidir, que e’ o que agora nao ha…
Agora ladrarem ladrarem ladrarem e quando e’ o momento de decidir”ah e tal nao posso, nao sou csocio, deixei de pagar as quotas, o outro foi expulso, quele foi demitido, o director das modalidades e’ um porco no espeto” e tal… isso e’ so merda.
Percebes agora? Ah, e nem tudo se resume a dinheiro, nunca foi nem nunca sera’.
9 Junho, 2021 at 11:40
Fdx, eu é que estou baralhado!!!!
1 – O Alvaro fala em aumentar o numero, cumprimento de promessa eleitoral (posso colocar a citação exata), queres ver que a tarefa de trabalhar para cumprir o que prometeram é do Alvaro, ou minha, ou tua.
2 – Respondes, contrariando a narrativa oficial que há sócios que não pagam por birra. Vou repetir, o impacto foi mínimo nas contas, para esta época estimavam bater o record de cotização, justificar o que quer que seja com “birras” é no mínimo desonesto.
3 – Concordo em absoluto quando escreves, já “houve direito a decidir, que e’ o que agora nao ha…”
4 – No final voltas novamente a confundir tudo, quando dizes ” quando e’ o momento de decidir”ah e tal nao posso, nao sou csocio, deixei de pagar as quotas”
Então 69.19% não chega? É porque 69% de cães valem menos que 71% de hienas? Esqueces a tua citação do paragrafo anterior, que referes que já houve direitos e agora não há?
A culpa é sempre do sócios e não dos palhaços que foram eleitos e são pagos para trabalhar, dizes tu.
9 Junho, 2021 at 11:50
Caro, a “narrativa oficial” serve para quem quiser, nao serve para mim; nao servia dantes, nao serve agora.
Ninguem tem de trabalhar para trazer socios, ninguem teve de “me trabalhar” para eu ser socio, nao tenho o menor interesse em anda sem ser, nas minhas modestas possibilidades e de forma totalmente desinteressada, contribuir para ter o melhor Sporting possivel.
Os 69 e os 71 sao as mesmas pessoas, sao as que foram votar e valem EXACTAMENTE o mesmo e teem o direito de ser ouvidas e respeitadas da mesma forma e NUNCA me ouviste dizer o contrario, NUNCA.
E sim, a culpa e’ dos dos socios, isso e’ dito aqui diariamente! E nao e’ por mim…
9 Junho, 2021 at 12:11
Cum caralho, tenho de escolher melhor as palavras que escrevo. A “narrativa oficial” são os relatórios, as contas e os orçamentos auditados e apresentados e votados pelos sócios.
Estas a adjetivar os sócios onde te incluis pois já dissestes que votas sempre que podes, de um dos ismos que mais acima mencionastes. Pois votas aquilo que nas tuas palavras “serve para quem quiser, nao serve para mim; nao servia dantes, nao serve agora.”
O Alvaro nos textos que escreve tem falado tanto no trabalho que deve ser feito no sentido de angariar adeptos e sócios, olha por exemplo nos PALOPs tanto que poderia ser feito, mas pelo que dizes “Ninguem tem de trabalhar para trazer socios”, ok, respeito isso, mais vale trabalharem para conseguirem acionistas, julgo que subscreves a ideia do Soares Franco “Quero um clube só de futebol, sem sócios mas com adeptos que não se intrometam na gestão nem tenham voto nas eleições dos corpos sociais”
9 Junho, 2021 at 12:27
Julgas mal, não podias ter disparado mais ao lado! É que nem é falta de pontaria, é mesmo cegueira!
9 Junho, 2021 at 13:24
Desculpa ter interpretado quando dizes que “Ninguem tem de trabalhar para trazer socios”
com o Soares Franco que saiu porque não queria trabalhar para um clube com mais sócios.
A mim ninguém me pediu, mas aproveitando a campanha do pavilhão e da camisola do 12º jogador + voucher, “trabalhei” por 3 novos sócios. E a campanha que aproveitei existiu porque alguém a pensou e executou …. mas a cegueira impede-me de ver isso.
9 Junho, 2021 at 18:54
«Estas todo baralhado… a questao inicial e’ a de aumentar o numero de socios e’ para responder ao Alvaro que quer 250k/300k e eu disse – e digo – que se a malta que tem o umbigo maior que o amor ao Clube regressasse seria um bom comeco, seria mais dinheiro em caixa.» (Porrinho)
Já que parece que uma truncagem do meu texto serviu de pretexto para a sua polémica, permita-me esclarecer que deve ser o Porrinho quem deve estar baralhado:
O Álvaro (que ainda sou eu) o que escreveu sobre essa matéria neste post foi:
«QUEM FOR CAPAZ DE CANALIZAR EM APOIO AO CLUBE E AO SEU ASSOCIATIVISMO uma boa parte desta realidade estará a um passo de fidelizar mais de 250.000 a 300.000 Sócios e, assim, mais facilmente garantir o sucesso continuado, desportivo e financeiro de SAD e Clube.»
Ou seja, não se trata de umbigos nem egos nem o que quer que seja. Trata-se apenas de existir COMPETÊNCIA de quem dirige o Clube apara apresentar e executar projectos galvanizadores para cativar os adeptos para se tornarem sócios.
E não é nenhuma quimera que já houve quem fosse capaz.
SL
9 Junho, 2021 at 7:44
E será que há interesse em “ reactivar a equipa…?”
Pergunto isso…porque nada se ouviu acerca da mesma..
A não ser a dispensa da treinadora e de uma camioneta de jogadoras…
Oxalá “não seja o fim…de um lindo sonho…”
9 Junho, 2021 at 18:57
Pois é caro Max. O mais grave é mesmo isso!
Não se saber de NADA!!
Parece que o “departamento hibernou” … mas estamos em Junho!
A letargia face ao sucedido é um insulto aos sócios do Clube (accionista maioritário) e aos outros accionistas da SAD.
Um abraço e saudações leoninas
9 Junho, 2021 at 7:49
Estando o FF na SAD, qualquer acionista pode reunindo um X número de votos apresentar uma proposta de alocação de uma % do orçamento global. A Administração poderia fazer isso como medida de gestão, mas uma medida apresentada em AG teria efeito vamos dizer permanentemente e não ficaria dependente de quem lá estivesse.
Ninguém, a não ser alguns que felizmente se contam pelos dedos das mãos, tem qualquer dúvida que as últimas três épocas foram uma autêntica desgraça e como tal creio que poucos acionistas chumbariam uma proposta dessa ordem.
9 Junho, 2021 at 9:33
Como o Sporting Clube tem a maioria, nada passa na SAD sem a vontade do Clube, tal como tudo o que o Clube quiser passa na SAD.
9 Junho, 2021 at 19:01
Meu caro SouSporting, todos os outros Accionistas fora do accionista Sporting SGPS/Sporting CP até se podem juntar que quem decide é aquela parte da Administração (nem é necessária a totalidade do C.A., uma vez que o Sporting detém a sua maioria).
SL
9 Junho, 2021 at 21:32
Sim, mas ao menos agitaria-se as águas. Principalmente se fosse BdC a puxar o tema. O assunto viria à praça pública e eles ficariam sempre com o ónus de terem travado o processo. Alguém tem dúvidas se BdC fizesse uma proposta destas e esta fosse recusada ou chumbada que no dia seguinte toda a CS falaria disso.
9 Junho, 2021 at 10:57
Isto é tudo muito “bonito”….. mas antes da pandemia qual era o nivel das assistencias dos nossos jogos na Academia???
Era sempre casa cheia?
Ou eram meia duzia de gatos pingados?
É que é muito bonito dizer que se deve gastar isto e aquilo porque se gosta de uma modalidade…. mas depois na prática “ninguem” vai ver…. mas “exige” o mundo….
9 Junho, 2021 at 11:20
Nao podes ir so’ por ai; se o Sporting tem uma equipa a competir na primeira divisao tem a obrigacao moral e historica de competir para ganhar – e isso tem de ser sempre independente dos niveis de assistencia.
Compreendo a tua ideia mas o Sporting tem de ser sinonimo de luta pela vitoria final.
SL
9 Junho, 2021 at 11:36
“mas o Sporting tem de ser sinonimo de luta pela vitoria final.”
Claro que sim e concordo a 100%!!
Mas nada de “megalomanias”…. tipo ir buscar o ex-treinador do Lyon ou estrelas mundiais como a americana….
E nem sequer é uma questão de dinheiro! Simplesmente esse tipo de treinadores e/ou jogadoras não querem vir para a 4ªdivisão europeia…..
Portanto há que ser realista!
Passando para outras modalidades….
No Futsal…. podemos e devemos aspirar ser a Melhor equipa do Mundo!!!
No Basquetebol…podemos e devemos aspirar ser a Melhor equipa em Portugal….porque em termos europeus estamos na 4ª divisão europeia….
No Andebol ..podemos e devemos aspirar ser a Melhor equipa em Portugal….mas em termos >Europeus o máximo que se pode conseguir é aquilo que o Porto fez esta época, mas já não fará na próxima….porque uma boa parte das “estrelas” vai sair para campeonatos mais competitivos. E isso é normal….pois os jogadores vão querer isso!!
No futebol feminino…o que assisto é uma histeria de uma minoria barulhenta que usa o futebol feminino como arma de arremesso por “questões politicas”…tal como utilizaria o Ruben Amorim se não tivéssemos sido Campeões.
Mas depois essa minoria…. liga tanto ao futebol feminino como liga ao Tiro de Carabina deitado…..
E alguma coisa estará a ser feita no futebol feminino…tendo em conta o valor que pagamos a algumas JUNIORES….
9 Junho, 2021 at 12:23
Eu gosto de tiro de carabina a 3 posições.
Basicamente é isto. Fala-se demasiado, ou apenas, em “investimento” (vai-se a ver e é cartilha), seja no futsal, futebol feminino ou triatlo. O futebol feminino tem muito que penar até chegar a níveis idênticos às modalidades de pavilhão masculinas (que mesmo estas raramente são profissionais, no sentido da palavra), e fala-se como se fosse uma indústria semelhante ao futebol masculino.
9 Junho, 2021 at 23:28
Queres dizer que não dá para tirar 3M€ à SAD para meter no FF todos os anos mas dá para gastar 50M€ em pinos em 5 anos na boa e não há azar… Aí já não é megalomania!
Epá, tu às vezes vens aqui mesmo só porque não deves ter nada para fazer em casa…
Em 16/17, ano em que o FF regressou, a SAD gastou, por exemplo, 10M€ no Alan Ruiz – 8M€ do passe mais 2M€ do 1º ano de ordenado.
Isto dava 3 anos de megalomania no FF e ainda sobrava 1M€ para a malta fazer um churrasco na Academia para comemorar termos limpo todas as provas nacionais nesse ano!
Em 17/18, a SAD gastou, por exemplo, 2,7M€ com o Matheus Oliveira – 2,1M€ pelo passe mais 0,6M€ de ordenados desse ano – o que dava, com os restinhos do Churrasco, mais 1 ano de megalomania no FF. Tinhas era de fazer o Churrasco na Academia, para comemorar ter ganho as competições cá mais ter feito uma excelente prova na WCL, com o dinheiro gasto no Rúben Ribeiro que em 6 meses foi 1M€ entre passe e ordenado.
Em 18/19 usavas os 10M€ que custou ao Clube trazer o Diaby, entre passe, comissões, prémio de assinatura, ordenados e prémios pessoais ao jogador, para voltar a fazer 3 anos megalómanos no FF e o já tradicional churrasco em Alcochete no fim dessa época.
Mas como eras muito inteligente, tinhas poupado os 2,6M€ que custou 60% do passe do Ilori, mais 1,05M€ por 6 meses de ordenado, e já tinhas dinheiro para uma megalomania em 23/24!
(não sei se estás a perceber que em 3 épocas já tens 3M€ por época para 8 épocas completas… só porque decidiste não comprar pinos e ser megalómano no FF)
Em 19/20 usavas os 3M€ do passe do Eduardo mais o 1M€ de ordenado para mais uma época megalómana e mais um tradicional churrasco – que nesta altura já tinha sócios sportinguistas a vir de todo o Portugal para participar no banquete. Este dinheiro só seria usado em 24/25!
Em 20/21 podias usar os 9M€ do Sporar que te davam um FF megalómano até à época 27/28…
Meu caro, mais vale pensar para a frente e até arriscar a ser megalómano, do que só andar a dizer mar e ser curto de vista.
Tudo é uma questão de vontade. Não é de dinheiro.
Nos últimos 8 anos torrámos 100M€ em pinos, e ainda tens de juntar a isto os ordenados consumidos por esta gente.
Sempre houve vontade para ser incompetente megalómano no FM mas nunca houve vontade para ver o potencial que existe para o Clube no FF.
Esta é que é a verdade!
10 Junho, 2021 at 7:43
Miguel a ser Miguel….
Se tirasse as palas tinhas lido o que escrevi…
“e nem sequer é uma questão de dinheiro”
Se tivesses lido terias evitado todo o discurso patético à volta do dinheiro mal gasto no futebol masculino.
E o que escrevi para o futebol feminino também serve para outras modalidades.
Ou tu achas que por exemplo no basquetebol só não trazes jogadores melhores por causa de dinheiro?
Achas que por exemplo um Walter Tavares (cabo verdiano do Real Madrid) ou um Mirotic (do Barcelona) só não vem para o Sporting por causa do dinheiro?
Achas que se tivéssemos ciclismo o João Almeida só não vem por causa do dinheiro?
Por isso deixa de ser lírico e parvo…. E acorda para a vida.
P. S. E acho piada quando se queixam que a localização de Alcochete é um factor que impede mais assistências. Até parece que o Sporting é só Lisboa…. MAS NÃO É!!!
10 Junho, 2021 at 12:50
«P. S. E acho piada quando se queixam que a localização de Alcochete é um factor que impede mais assistências. Até parece que o Sporting é só Lisboa…. MAS NÃO É!!!»
Alcochete impede mais assistências não por causa da localização mas porque o “estádio” Aurélio Pereira só tem 1.100 lugares. LOL!!!
SL
9 Junho, 2021 at 19:08
Meu caro, deu-se ao menos ao trabalho de ler o post (e, já agora, o comentário do pavel)?
É que nesse post acho que apresento o que deve ser feito para GARANTIR assistências regulares de mais de 7.000 pessoas em pelo menos 8 jogos da época a realizar em Alvalade (na resposta/complemento ao comentário do pavel, um dos primeiros neste post até escalpelizo números que poderia ser bastante viáveis.
E depois de quem dirige FAZER ESSE TRABALHO a tendência será para os números crescerem.
Convém esclarecer o Ricardo que não exijo o mundo; basta apenas que façam com competência e dedicação a parte que lhes compete e para que estão pagos. Afinal o que faz a Coordenadora do FF, para além de colocar uns posts no facebook a solidarizar-se com a treinadora 2 dias antes desta ser demitida?
9 Junho, 2021 at 22:28
Acorda para a vida REAL e deixa de ser lunático.
Na academia antes da pandemia os jogos do ff chegavam a ter assistências menores que os miúdos e tu porque sim…. Achas que no Estádio de Alvalade metias em 8 jogos…. 8000 pessoas….
P. S. O natal é em Dezembro
9 Junho, 2021 at 23:34
Se não fizeres nada, como esta gente não faz, não metes ninguém a ver o FF.
Até eu já desisto de ver a meio dum jogo porque realmente aquilo é deprimente.
Mas se as coisas forem trabalhadas como deve ser, sim, acredito que metas entre 5 e 10 mil pessoas (em média) a ver os jogos das raparigas em Alvalade – em Alcochete não!
Agora, acredito que tu sejas gajo para não perceber nem isto, nem o que tem de ser feito para isto acontecer!
10 Junho, 2021 at 13:51
Nem me dou ao trabalho de lhe responder. Educação e bons modos fazem sempre falta em qualquer debate.
Passe bem.
9 Junho, 2021 at 14:17
Agendamento e planeamento.
Não é fácil fazer aqueles Kms todos para ver o FF em alcacete.
Agora imaginem que às 15 vai jogar no PJR a equipa de Voleibol Feminino que até fez regressar a Nanda que é um regalo para as vistas e as 17.30 joga a equipa de FF em Alvalade….
No intervalo podem servir um croquetes em bandeja de latão.
9 Junho, 2021 at 17:31
Habemus Treinadora….
Reforços, serão tb da formação?
9 Junho, 2021 at 20:03
Sinal claro num aposta de tostões no FF…
9 Junho, 2021 at 17:41
Mais uma excelente narrativa sobre o Futebol Feminino, especialmente do Sporting. Durante a leitura deixamo-nos embalar e sonhamos com o Álvaro.
Li agora que a Mariana Cabral vai assumir o cargo de treinadora principal do Sporting. Acho justo pela Mariana, pela dedicação que tem tido e pelo trabalho que tem apresentado. Pelo discurso que fez fiquei mais esperançado. Vamos ver.
9 Junho, 2021 at 23:02
Apenas 3 notas para aduzir ao post.
1ª – Uma reivindicação mais do que razoável para o caderno de propostas para desenvolver o FGF seria a de impor no FF profissional o mesmo mecanismo de solidariedade para com os Clubes Formadores que existe no FM (exactamente o mesmo que aqui a paridade é viável no imediato pois trata-se de percentagens sobre valores de transação de activos em função do nº de anos de formação que o Clube formador prestou à atleta)
Isto traria, no curo prazo pelo menos 3 vantagens:
– seria uma recompensa razoável para os clubes formadores;
– seria um incentivo para Clubes que não apostam tanto na Formação passarem a apostar;
– seria uma forte incentivo à evolução do mercado com uma maior pressão para a definição de cláusulas de rescisão, dificultando as saídas a custo zero.
SL
9 Junho, 2021 at 23:41
Concordo com a ideia mas, Álvaro, o potencial da jovem jogadora nacional é muito menor que o potencial do jovem jogador português.
Sem melhorar muito o perfil da jovem jogadora – baixa, lenta e pouco atlética – por muito que se aposte na formação não se vão formar muitas jogadoras de nível, exactamente porque o perfil das jovens não é favorável para isso.
É preciso mais qualquer coisa.
Enquanto só se pegar em miúdas baixas, lentas e pouco físicas, a evolução vai estar sempre muito limitada.
10 Junho, 2021 at 0:02
Miguel, faz as contas às jogadoras portuguesas que jogam ou jogaram no estrangeiro.
Vê a competitividade da seleção A (e, cada vez mais, das seleções dos escalões de formação).
A questão da intensidade é sempre limitada por planteis curtos em qualidade onde forçam a jogo quase sempre as mesmas (ou por treinadores curtos de vista que o fazem por sua opção como é o caso do Neto que nos fez perder um apuramento DIRECTO para o Euro, por causa disso, apuramento que nos colocaria no 25º lugar do ranking FIFA de seleções).
Compreendo parte do que dizes mas acho que exageras na questão das características físicas “congénitas”. isso também afectaria os homens, no entanto, estamos entre os melhores do Mundo.
O que tem de evoluir é a construção dos plantéis, a visão dos treinadores e as metodologias de treino.
De qualquer forma, a questão que elenquei (mecanismo de solidariedade) é uma questão FIFA e não nacional.
Um abraço e saudações leoninas
11 Junho, 2021 at 1:42
Aqui discordamos, Álvaro!
Sorry!
9 Junho, 2021 at 23:36
2ª nota – a equipa B do Sporting estará a disputar a final da série B da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional da 2ª Divisão após eliminar o Alverca pelo expressivo acumulado de 16-1 (1-7 em Alverca + 9-0 em Alcochete). A final da série B disputa-se contra o Atlético CP, jogando-se a 1ª mão amanhã, dia 10 de Junho, pelas 16h, no Estádio da Tapadinha e a 2ª mão no domingo, dia 13 de Junho em Alcochete (presumivelmente no Aurélio Pereira, ou no Campo nº1), também pelas 16h. O Atlético, ganhe ou não essa final, tem garantida a subida à 1ª Divisão, pois o Sporting em caso de vitória, irá disputar o Título com o vencedor do duplo confronto entre Varzim e Vilaverdense, mas não disputa a subida por estar impedido por Regulamento (subiriam apenas os 2 finalistas nacionais, mas, caso 1 dos finalistas seja o Sporting B, acede automaticamente, quem com ele perca a final de série de acesso à final de campeão).
Neste percurso, até aqui, o Sporting havia completado a 1ª Fase/ Série Sul (apenas com 1 volta por ter sido interrompida pelas contingências da pandemia) só com vitórias e um score de 18 pontos, 63 golos marcados e 4 golos sofridos (foi anulado o jogo contra o Lordemão, por desistência deste, jogo que havíamos ganho por 11-0).
Assim teríamos, até aqui, 9 jogos, 9 vitórias, 91 golos marcados e 5 golos sofridos, sendo que o Sporting B é a equipa mais jovem das 16 que iniciaram este Campeonato.
9 Junho, 2021 at 23:54
Parto do principio que a equipa B do Sporting é formada por jogadoras piores que a Bruna, que a Mariana, que a Alícia e que outras jovens que já jogam algumas vezes na 1ª equipa.
Se eu acho que estas jogadoras não têm qualidade para jogar no Sporting – ou têm pouca qualidade para isso! – imagino as que jogam num nível abaixo… E se estas jogadoras dão um acumulado de 16-1 a outra equipa, o nível dessa equipa deve ser horrível.
É assim que eu olho para isto.
Não consigo olhar para isto e pensar que, se deram 16-1, devem ser fantásticas… Não podem ser! Estão num nível abaixo das jovens que já vão jogar à equipa A e se eu acho que essas são fracas, quem está um nível abaixo mais fraca é, e quem perde com estas por esses scores, mais fracas são!
Portanto, esse quadro competitivo é uma das razões, na minha opinião, porque as miúdas normalmente chegam ao patamar mais elevado e mostram, salvo raras excepções, estarem longe do que devia ser exigido.
Isso também acontece um pouco na formação do FM. Tirando a fase final, o restante quadro competitivo deixa muito a desejar para as melhores equipas que são quem tem os melhores jogadores e as expectativas mais elevadas.
Por isso é fundamental colocar os jovens a competir em escalões acima porque é a única forma de terem uma maior competitividade regularmente e terem, por isso, de crescer mais depressa e com menos facilidades.
Estou muito curioso para ver o desenvolvimentos das miúdas que integram aquela equipa feminina que compete num escalão só com equipas masculinas.
Já agora, Álvaro, deixo-te o desafio para fazeres um post no verão sobre essa equipa e essas jogadoras, para nós podermos acompanhar no futuro as suas prestações.
SL
9 Junho, 2021 at 23:51
3ª e última nota – a equipa do Sporting C que disputa o campeonato sub 15 MASCULINOS da AFL de Lisboa é uma equipa só de meninas com idades entre os 12 e os 14 anos. Competem contra equipas só de rapazes com 14 e 15 anos. Na série que disputam já jogaram 5 jogos: SCP “C” 26 – Ponte Frielas 1; Sacavenense “A” 1 – Sporting “C” 3; Sporting “C” 7 – Camarate 1; Caneças 0 – Sporting “C” 1 e Sporting “C” 0 – Bobadelense A 2.
Deixei esta nota para o fim para manifestar o meu imenso orgulho leonino nestas meninas.
E faço-o agora porque elas perderam o seu primeiro jogo da época (contra uma equipa que até perdeu com o Sacavenense”A” e o Camarate a quem nós ganhámos), mas eu sei que, todos os dias de treino e todos os dias de jogo, estas meninas batalham arduamente pela auto-superação com a recompensa, PARA ELAS INFINITA, de envergar a listada verde e branca com o leão rampante ao peito.
Pelo vosso exemplo, MUITO OBRIGADO!
9 Junho, 2021 at 23:56
Acabei de te deixar um desafio sobre esta equipa num comentário anterior.
Muito curioso com o desenvolvimento destas miúdas.