Mariana Cabral é a nova treinadora da equipa sénior feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal. O novo corpo técnico das Leoas foi apresentado esta quarta-feira no Estádio José Alvalade e vai liderar os destinos do emblema verde e branco a partir de 2021/2022.
No Sporting CP desde 2016, quando começou o projecto feminino de futebol, Mariana Cabral, de 33 anos, começou por treinar equipas da formação antes de passar a treinadora da equipa B, onde estava até ao final da última temporada em acumulação com o cargo de coordenadora técnica da formação. Pelas suas mãos passaram várias jogadoras que hoje brilham na equipa sénior, como Marta Ferreira, Joana Martins e Andreia Jacinto, entre outras.
Ao lado de Mariana Cabral, foram apresentados os treinadores-adjuntos Beatriz Teixeira e João Almeida Rosa, o treinador de guarda-redes Gonçalo Xavier, o preparador físico Nuno Ribeiro e o analista João Mateus. Os seis elementos assinaram os respectivos contratos ao lado de Tomaz Morais, director do futebol de formação do Sporting CP.
Nas primeiras palavras enquanto treinadora da equipa sénior feminina de futebol do Sporting CP, Mariana Cabral começou por agradecer “à direcção e à estrutura da Academia e do futebol feminino por toda a confiança depositada” nesta equipa técnica e garantiu que esta está ciente da exigência e da responsabilidade que tem aos ombros.
“Sabemos que há dúvidas, mas toda a vontade que temos é muito superior a quaisquer dúvidas que possam existir. Esse é o primeiro passo. Depois, sabemos que no futebol a lei é a lei das vitórias. Neste Clube, que em todas as modalidades prima por vitórias nacionais e europeias, mais ainda. Temos uma fasquia muito alta e o futebol feminino não quer fugir a esse patamar. O futebol feminino está aqui para dar títulos ao Sporting CP, para lutar constantemente por títulos. Vamos, desde o primeiro dia, tentar ganhar com um futebol que envolva os Sócios e adeptos e que traga mais gente aos estádios. Que consiga levar mais pessoas a ligarem a televisão para verem futebol feminino. É isso que nos interessa: valorizar o Clube e valorizar o futebol feminino”, disse aos meios de comunicação do Sporting CP.
Sobre o plantel que vai ter à disposição, Mariana Cabral prometeu uma equipa “muito competitiva e ambiciosa” com “jogadoras que querem muito estar no Sporting CP”.
“Jogadoras mais novas, jogadoras mais experientes, jogadoras portuguesas e jogadoras que vêm de fora. Jogadoras muito ambiciosas e competitivas; é isso que queremos. Jogadoras que queiram estar no Sporting CP e que mostrem que merecem representar o Sporting CP. Isso é o principal e o mais importante. Precisamos de envolver toda a gente nesta ideia de que o ADN Sporting é o mais importante. O Clube está em primeiro lugar. Desde o roupeiro até ao departamento médico, equipa técnica, jogadoras… Toda a gente tem de ter esta ideia: primeiro o Sporting CP e depois tudo o resto. Todos a lutar pelo mesmo. (…) O que nos interessa é que esta mescla entre juventude e experiência possa criar uma equipa mais competitiva para lutar por títulos. Este Clube, em qualquer modalidade, existe para isso”, explicou.
9 Junho, 2021 at 22:54
Muito bem.
Toda a força do mundo.
Penso que tem merito, ganhou o lugar e tem direito a ser feliz.
Vamos ver o que lhe dão de matéria prima.
9 Junho, 2021 at 22:56
Notícia do dia.
Equipa muito interessante.
Agora é formar equipa… medo.
9 Junho, 2021 at 23:15
Força Mariana! Vence por nós!
9 Junho, 2021 at 23:27
Parece me bem.
Força.
9 Junho, 2021 at 23:59
Acho justo pela Mariana, pela dedicação que tem tido e pelo trabalho que tem apresentado. Pelo discurso que fez fiquei mais esperançado. Vamos ver o plantel e quem vai coordenar o futebol feminino.
Boa sorte Mariana.
10 Junho, 2021 at 6:46
a Maria João Xavier já não é, que foi “convidada a sair” ontem, umas horas antes da Mariana ser anunciada. Às tantas o Tomás Morais assume a pasta toda, já que estava com a parte da formação. Também se fala no regresso da Raquel Sampaio. Seja quem for, ao menos que seja capaz de explicar aos adeptos o que se pretende desta modalidade e quais os objectivos a curto e médio prazo.
Olha, para já, confesso que não acho fixe ter sido rubricado um contrato de apenas uma época. Soa a “vamos lá ver o que isto dá” em vez de soar a “a aposta é esta, a base de trabalho vai ser esta e os objectivos são estes”
10 Junho, 2021 at 15:19
Se for o regresso da Raquel Sampaio, acho mais um passo dado na direcção certa. Gostei do discurso “inaugural” da Mariana, mas é bpm que não façam dele apenas meras palavras de circunstância. Há que concretizá-lo, oferecendo à treinadora os meios e condições para que possa cumprir os objectivos que elencou.
Quanto à escolha da treinadora, acho que fez um muito bom trabalho, competente e capaz, na Formação, quer como treinadora das sub19 e da equipa B (que sendo oficialmente Senior, é entendida pela coordenadora como um complemento à formação das sub19 em patamar de maior exigência), quer como coordenadora de formação nos últimos 3 anos. Mas ser treinadora da equipa profissional é outro patamar, em que ainda terá de demonstrar pergaminhos.
Que seja feliz, pois a sua felicidade será o sucesso do Sporting!
SL
10 Junho, 2021 at 0:13
Força Mariana.
Parabéns João. Força
10 Junho, 2021 at 6:38
achei muito interessante a escolha dos adjuntos
10 Junho, 2021 at 1:02
Que seja feliz, pois a felicidade dela será a nossa.
Como dizemos: se nunca tentarmos nunca poderemos provar que o impossível é afinal possível.
10 Junho, 2021 at 2:42
“Toda a gente tem de ter esta ideia: primeiro o Sporting CP e depois tudo o resto. Todos a lutar pelo mesmo.”
10 Junho, 2021 at 7:42
Que seja feliz. Já disse o que tinha a dizer.
Duas notas:
Apostar na Mariana pode ser sinal de que nem sequer virá ninguém e que é verdadeiramente para desinvestir. Apostar na formação e pronto. Isto é péssimo. Não seremos competitivos com uma formação no futebol feminino que existe há poucos anos – não confundir com os planos de décadas no futebol masculino. E olhem que eu sou um formação lover.
Como consequência, a equipa do Sporting está parada, o que não é bom. Isto pode querer dizer também que se passou a olhar para a equipa de futebol feminino como o refugo. Do género: “olha, agora que já estoirámos tudo no futebol masculino, vê lá quanto é que sobra para o futebol feminino. “200 mil euros? Seja, foi o que deu!”. Isto quererá dizer que a equipa se irá reforçar mal e porcamente, e tarde, e a direcção de Frederico Varandas terá toda a culpa nisto. Um desinvestimento no futebol feminino será um prego no caixão de Varandas e é bom que ele perceba isto em definitivo. Não é difícil, precisamente por causa das verbas envolvidas no futebol feminino, fazer uma equipa forte e competitiva.
Voltando à Mariana: não me entusiasma nada, nadinha, mas espero que me mostre, a mim e a outros que pensam como eu, que estou errado. Que o faça no campo e nas escolhas que fizer.
10 Junho, 2021 at 8:32
Ao menos…
O benefício da dúvida…!
10 Junho, 2021 at 9:31
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa Pessoa, F. Mensagem. Poema X Mar Português. Edições Ática: Lisboa. 1959.
10 Junho, 2021 at 8:13
Como dizem os bifes…
“It is, what it is….”
Boa sorte, vais precisar miúda… espero que não estejas a ir cedo de mais ao pote…e estragar uma carreira, por amor ao clube… e porque se aproveitam de ti !!! Cuidado com os lobos em pelagem de carneiros…
10 Junho, 2021 at 8:48
Bom Dia,
Muito feliz por esta nomeação.
Aguardo com expectativa os próximos passos.
Boa Sorte para todos. O futebol Feminino deverá ser uma aposta de um clube com a grandeza do nosso.
SL
10 Junho, 2021 at 9:22
“Mariana Cabral é a nova treinadora da equipa sénior feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal.”
“Jaime Grilo
3 Junho, 2021 at 22:41
(…)
Na minha opinião, o Sporting vai fazer aposta na formação.
Deve provavelmente fazer subir a Mariana Cabral a treinadora da equipa “sénior” e trazer mais umas formandas.
“Cheira-me” que será essa a solução gizada pela directora do FF.
(…)”
10 Junho, 2021 at 10:32
Agora os números do Euromilhões, please… 🙂
SL
10 Junho, 2021 at 11:31
🙂
10 Junho, 2021 at 9:24
Que sejamos todos felizes com a Mariana no comando das jogadoras.
10 Junho, 2021 at 9:37
+1
O problema é quais jogadoras?
Anda Varandas surpreende o people e trás um autocarro de escandinava, para calar os detractores que dizem que só estás bem ausente
10 Junho, 2021 at 10:05
😀
10 Junho, 2021 at 10:30
Antes de tudo, boa sorte Mariana e restante equipa!
Concordo com muito do que o Diogo Carvalho ( e esta hein?) escreve no seu comentário acima. Só não acredito que será um prego no caixão de Varandas mas antes da modalidade em caso de fracasso.
Tenho muitas dúvidas nesta promoção. Desejar o sucesso da prata da casa todos desejamos, mas não podemos ser anjinhos ao ponto de não olhar para o cenário como um todo e avaliar as repercussões que esta aposta poderá acarretar no futuro do nosso Futfem. E não está em causa a capacidade e o profissionalismo da Mariana e restante equipa da formação que têm um enorme mérito no crescimento e qualidade das nossas jovens.
Saíram jogadoras importantes da base da equipa, como a Nevena, e não investir seriamente na modalidade poderá causar nova debandada, e agora de pessoas importantes no regresso e construção do nosso Futebol Feminino. Um contrato de 1 época, como destaca o Cherba, também dá muito o que pensar.
SL
10 Junho, 2021 at 11:55
Estou muito feliz com esta escolha, a equipa tecnica é jovem é certo mas pelo menos a Mariana Cabral percebe “bués” de treino e conhece o futebol nacional e internacional como poucos… pelas declarações ao canal, para além de subidas da formação à equipa principal (isso é bom!) vão chegar reforços com mais experiência… esperemos todos que sim! …quanto ao contrato de um ano, pode ter sido uma exigência da equipa técnica porque o que o Sporting ofereceu pouco para já, mas quem sabe?
10 Junho, 2021 at 11:56
*ofereceu foi pouco… fonix
10 Junho, 2021 at 16:19
A equipa “B” do Sporting acaba de ganhar a 1ª mão da final da série sul do Campeonato Nacional Feminino SÉNIOR da 2ª Divisão, ao ir à Tapadinha bater o Atlético por expressivos 1-10. Golos de: Margarida Caniço, 18 anos (3 golos); Beatriz Conduto, 20 anos (2 golos); Kika Silva, 19 anos (2 golos); Maria Ferreira, 15 anos (1 golo); Vera Cid, 18 anos (1 golo); Inês Gonçalves, 19 anos (1 golo)
Com pé e meio na final nacional, onde defrontará o Vilaverdense ou o Varzim, a equipa do Sporting B, pode vir a sagrar-se campeã Nacional.
SL
10 Junho, 2021 at 16:22
Como disse o Atlético (por força de o Sporting “B” não poder subir ao mesmo patamar competitivo da equipa principal do Clube) é a primeira equipa com a subida à 1ª Divisão já garantida.
Fico curioso para saber onde vai o Carnide Sul disputar os jogos “em casa” na próxima época. Na Academia do “Dubai”.?
SL
10 Junho, 2021 at 16:33
10-1 contra uma das “melhores ” equipas da 2divisao é elucidativo da falta de nivel do futebol feminino em Portugal.
Por isso digo e repito que só alguem alucinado e sem noção da realidade é que acha que no curto prazo Alvalade teria 8.000 a ver 8 jogos por epoca em Alvalade…
E claro…ex treinador do lyon…não é uma questão de mais 1 ou menos 1 matreco no futebol masculino…
10 Junho, 2021 at 16:49
Completamente de acordo
10 Junho, 2021 at 17:28
O nível da 2ª divisão feminina deve ser um pouco menor do que o da 3ª Divisão.
É que o Sporting “B” ganhou a Série Sul da 2ª Divisão (apenas 2 séries) e o Benfica “B” ficou em 3º na sua Série (uma das 7!!) da 3ª Divisão.
Quanto a alucinogénios não sei quais o Ricardo toma para sonhar em qualquer sucesso sem que se trabalhe para isso.
O Sporting já “provou” 6 jogos que tiveram entre mais de 7.000 e pouco mais de 25.000 espectadores nos Estádios. E isto sem que quase ninguém tenha mexido uma palha para que esses números acontecessem.
Se o Sporting trabalhasse para um quadro competitivo profissional mais exigente e reduzido (10 equipas) e usasse os G.O.A. e os 53 Núcleos de proximidade com Lisboa para cativar audiências (com Gameboxes e espectáculos atractivos), teria 8 jogos por ano para jogar em Alvalade e neles fazer, à vontade, assistências médias de 10.000 pessoas. Sem qualquer megalomania: Mínimo de 150 Gameboxes por G.O.A. + 60 Gameboxes por Núcleo dá (150×4)+(60×153) = 600+7680 = 8.280 Gameboxes para esses 8 jogos (negociadas directamente com os G.O.A . e os Núcleos, logo, sem grande necessidade de promoção); é só somar a isso Gameboxes a preços simbólicos, bem promovidas (em campanhas publicitárias com os treinadores e jogadores do FM e do FF em conjunto) e os jogos promovidos a todos os Sócios por e-mail e na Sporting TV e no Jornal Sporting , sempre com o objectivo de bater os números de assistência do jogo anterior em Alvalade e não vejo que fosse difícil chegar aos 10.000. Jogos com o Carnide Sul seria ainda mais fácil superar largamente esses números (até porque os toupeiras teriam direito a 5.000 bilhetes e esse é sempre um bom incentivo para os G.O.A. comparecerem em massa).
Claro que se podem atrair os G.O.A. e os Núcleos de proximidade nesses números no primeiro ano dada a natureza e o custo da oferta de gameboxes a 12 euros, mas vendo 12 jogos no total (isto porque no ainda infeliz modelo competitivo que teremos para o ano seriam 3 da 1ª Fase, 7 da Fase de apuramento de campeão e os bónus de jogo de apresentação contra uma equipa espanhola e o jogo da Taça 5 Violinos). Mas, sem equipa que dê espectáculo só se conseguem esses números de Gameboxes no primeiro e, mesmo nessa época,
tenderá a haver poucas vendas de bilhética separada.
Já se tivermos equipa que ofereça bons espectáculos consiga bons resultados e cumpra o objectivo de ser campeã, a tendência será a de esses números irem sempre em crescendo (desde que se continue a trabalhar bem para isso). Até porque haverá mais jogos e de qualidade com a entrada na Champions.
10 Junho, 2021 at 17:52
Empresários, Álvaro as meninas ainda não terão, por isso o FF é pouco atrativo, menos para quem gosta como nós.
10 Junho, 2021 at 20:09
Falta é regulação com tomates (ou, neste caso, sem eles).
Mulheres, ex jogadoras de topo, treinadoras, dirigentes a terem influência de facto nos meandros de decisão da FIFA.
O jogo está a gerar muito dinheiro e vai gerar ainda muito mais a curto e médio prazo. Na Inglaterra e na Holanda já há 5 anos que se aperceberam disso e o crescimento tem sido absolutamente espantoso.
Há que criar regras de mercado: obrigatoriedade de contratos profissionais, no mínimo bi-anuais, com cláusulas de rescisão e determinação de prazos máximos para renovação, findos os quais a cláusula não se aplica mas os Clubes são ressarcido dos vencimentos brutos pagos; Proibição de comissões de intermediação pagas pelos clubes; os serviços das agências teriam de ser pagos pelos usufruários – as atletas, ou os(as treinadores(as); aplicação ao FF do mecanismo de solidariedade FIFA existente no FM; distribuição mais generalizada e justa das receitas FIFA e UEFA (Campeonatos do Mundo e da Europa e Champions League); obrigatoriedade de 50% dos prémios de seleções recebidos pela Federações nacionais serem redistribuídos proporcionalmente ao Clubes que municiam essas seleções; uma boa parte da restante receita Federativa a ser aplicada em Programas de Desenvolvimento de Base (Desporto Escolar; Desporto Universitário e Associações Distritais). As Confederações Continentais deveriam estabelecer, durante 10 ou 15 anos um ranking de crescimento do FF nas Federações suas afiliadas e estabelecer quotas anuais de co-financiamento das mesmas em função do seu sucesso e Programas de Apoio ao Desenvolvimento nas Federações menos sucedidas.
É nesta fase em que o FF está cada vez mais a suscitar apetites vorazes, que se impõe uma Regulação que mostre ter aprendido com os erros do FM e pugne por um desenvolvimento rápido e comercialmente atrativo mas equitativo e justo
10 Junho, 2021 at 17:59
Acorda para a vida.
Basta ver as assistências na porcaria da taça da liga na fase de grupos em futebol masculino….
Basta ver a competitividade da liga feminina ….
Esta época o Sporting acabou com 7 golos sofridos.
Isto diz tudo da brutal falta de competitividade….
E depois um alucinado como tu acha que consegue tornar a liga feminina competitiva só porque sim…
Vamos ver o Valadares a ir buscar brasileiras de seleção e afins… Pois em Portugal as jogadoras que há não se multiplicam…
Cura. Te
10 Junho, 2021 at 20:14
Meu caro. Tente moderar o seu comentário que devo ter idade para ser seu pai e não o conheço de lado nenhum para me tratar dessa maneira.
Passe bem. E cresça … já agora.
10 Junho, 2021 at 19:31
a guarda redes Carolina Joia assinou o primeiro contrato profissional com o Sporting, agora só falta ir buscar a americana Megan Dorsey do AC Sparta Praha! baliza ficavamos arrumados…