Caros leitores da tasca, no passado sábado às 16h os nossos sub-19 receberam e venceram a equipa de sub-19 dos Leixões por 3 – 0, em jogo da segunda jornada da segunda fase do Torneio Nacional da categoria, prova da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que decorre sem classificações e visa dar minutos de competição à formação após 14 meses de paragem. Esta prova reúne as oito melhores equipas nacionais e é uma forma de compensar o ano e meio que foi perdido nos escalões de formação.

A equipa apresentou-se num bom plano e já se vê algum dedo do treinador Pedro Coelho. Apresentámo-nos num 4x3x3 clássico, com as posições do meio-campo bem definidas (Renato Veiga a 6, Miguel Menino a 8 e Mateus Fernandes na posição 10), com os extremos Isanba Mané e Diogo Cabral a servirem o ponta de lança Youssef Chermitti. Este tem estado em destaque, com oito golos marcados em 5 jogos. O esquema tático beneficia as qualidades do jovem avançado leonino, que soube jogar de costas e fazer combinações com os elementos do meio-campo. O primeiro golo é exemplo disso, pois resulta de uma boa jogada coletiva, onde Youssef veio mais atrás combinar com Mateus Fernandes e obrigou a defesa a ficar desequilibrada, algo que foi bem aproveitado através de uma boa combinação entre David Monteiro e Miguel Menino, resultando num remate cruzado deste último.

As rotinas do meio-campo estão já bem entranhadas, com todos os jogadores a saberem bem os terrenos que pisam. Miguel Menino é um todo terreno que faz uma boa ligação entre todos os setores, transporta bem a bola e quebrando assim a pressão a meio-campo. Mateus Fernandes esteve também particularmente bem, pois além de possuir uma boa visão de jogo e um belo passe longo a 30 metros, também é um jogador que deambula muitas vezes para a faixa, nunca se dando à marcação, criando assim desequilíbrios e boas combinações com os extremos.

Na defesa quero também destacar Augusto Frobenius. Um jogador que, mesmo jogando num sintético um pouco maltratado, trata bem a bola e é o primeiro a tratar da construção ofensiva da equipa. Um jogador que tem 1,95m de altura, tem uma boa visão de jogo e ficou-me na retina um passe de trivela a isolar Diogo Cabral. Se conseguir controlar melhor a profundidade, pois é um pouco lento e duro de rins, poderá ser uma aposta séria para as equipas do escalão superiores (sub-23 e equipa B) num futuro próximo.

A primeira parte foi jogada a um ritmo alto, onde havia uma pressão forte no portador da bola e um ataque forte nas conquistas de segundas bolas e divididas, o que fez com que estivéssemos grande parte da primeira parte a jogar em ataque continuado. Gostei da dinâmica ofensiva da equipa, onde Renato Veiga transportava a bola, deixando-a jogável para o acelerador Miguel Menino. Esta forma de jogar também facilita se tivermos laterais rápidos e agressivos, o que é foi notório com Martim Marques, que se fartou de fazer piscinas na lateral esquerda, combinando bem com Isnaba Mané e Mateus Fernandes. Há medida que o tempo foi passando, percebeu-se que a equipa ficou mais desgastada, a partir do minuto 65, deixando de fazer uma pressão tão elevada e passando mais a gerir o esforço.

É necessário notar também que a equipa era uma mistura de juvenis do segundo ano com juniores de primeiro ano, fazendo notar que esta equipa tem tudo para fazer um campeonato de juniores bastante competitivo e com uma grande margem de evolução. O que me faz questionar também é como vai ser a composição da equipa de Sub-23 para o ano. Se grande parte da equipa vai subir para os “B”, e muitos dos jogadores que jogaram no sábado também faziam já parte da equipa de sub-23 na época passada, vai ser interessante perceber o que se vai fazer em relação a ela. Por um lado, grande parte dos juniores deverá fazer os dois escalões, para aumentar a competitividade e jogarem mais. Porém, acho que poderá ser curto e, algumas contratações estilo Matheus Nunes fariam todo o sentido para potenciarmos esta nova geração de 2004-2006.

*quando o deixam entrar na Academia, o JFCC coloca na ementa um prato com dedicatória para os #FormaçãoLover