O Hóquei Feminino foi uma aposta deste Conselho Diretivo. A equipa surgiu na época anterior, mas ficou impedida de competir e finalizar a época porque as competições foram suspensas resultante dos efeitos da pandemia. Nesta época em que as competições já se estão a realizar, as nossas leoas conseguiram resultados suficientes para conseguirem o apuramento para a final four do Campeonato Nacional, depois de ultrapassadas as duas fases regulares que permitiam o acesso.

O Sporting, que derrotou o Stuar Massamá em duas partidas, tem pela frente o Benfica e o primeiro encontro realizado no pavilhão João Rocha, no dia de ontem, foi insuficiente para as nossas leoas ganharem vantagem na eliminatória, pois as adversárias conseguiram vencer por 5-3.

Ainda a partida não ia com 1 minuto e as forasteiras já se tinham adiantado no marcador. Aos 7 minutos do encontro o Benfica faz o 2-0 e o Sporting teria que passar a arriscar mais para mudar o rumo da partida.

Grande oportunidade para reduzir aos 10 minutos: Ana Catarina Ferreira foi incapaz de converter a grande penalidade a favor das nossas leoas, mas redimiu-se ao finalizar e reduzir o marcador 5 minutos depois. Quando faltavam 7 minutos para o intervalo, o Sporting chega à igualdade, com golo de Rita Lopes, assistida pela irmã Rute Lopes. Este golo permitiu às nossas leoas irem para o descanso com um empate na partida.

No recomeço, as adversárias voltaram a marcar primeiro, quando íamos com 3 minutos do 2º tempo. Aos 12 minutos voltaram a marcar e colocaram o Benfica a vencer por 4-2 e tudo mais complicado para o Sporting regressar ao jogo.

Quando faltavam 5 minutos para terminar o encontro, Rita Lopes bisou e colocou o Sporting a um golo de igualar a partida, no entanto os esforços não impediram que as adversárias ampliassem novamente o marcador para dois golos a 11 segundos do fim da partida.

Os dois próximos desafios serão realizados no próximo fim de semana, 3 e 4 de julho. O último só acontecerá caso o Sporting iguale o playoff e para isso será necessário vencer as rivais, o que não se afigura fácil, tendo em conta o historial de confrontos diretos ao longo da época em que o Benfica tem ganho vantagem. De qualquer das maneiras, é a primeira final do Hóquei em Patins Feminino, e isso já ninguém lhe tira.

*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins