Depois de um ano zero no Hóquei em Patins Feminino, em que todas as competições foram interrompidas devido à pandemia, este podemos considerar como o 1º ano da modalidade ao serviço do clube. Uma aposta que este conselho diretivo fez de juntar uma equipa feminina a uma equipa masculina que nos últimos anos tem dados muitas alegrias aos Sportinguistas.

As nossas leoas encontraram as rivais que vinham de sete conquistas no campeonato nacional de forma consecutiva e que seria difícil destronar. Esta época, existiram duas fases regulares e o Benfica ficou à frente do Sporting nas duas. Depois da derrota no jogo 1 por 5-3 no pavilhão João Rocha e se considerássemos o confronto direto ao longo da época que foi favorável às rivais, as nossas leoas iriam ter uma missão espinhosa pela frente.

No sábado, no jogo 2, que se realizou no pavilhão da Luz, ocorreu um jogo bastante atípico para uma partida de hóquei em patins. O jogo no tempo regulamentar terminou com um 0-0. No prolongamento as adversárias adiantaram-se no marcador, mas Rute Lopes igualou a partida e levou o jogo para as grandes penalidades. Foi necessário recorrer à 2ª série de grandes penalidades e neste caso foi a irmã, Rita Lopes, que já tinha concretizado na primeira série, a marcou também na 2ª que deu a vitória ao Sporting e obrigou à existência de realização do jogo 3.

No jogo de ontem, jogo de todas as decisões, o Sporting entrou bem na partida, ainda não decorria um minuto no encontro e Ana Catarina Ferreira converteu a grande penalidade. Nem um minuto estivemos a vencer. As rivais nos 10 minutos seguintes viraram o jogo para 4-1. As nossas leoas não desistiram de lutar e conseguiram mesmo igualar a partida até ao intervalo. De estarmos a perder por 4-1, passámos para 4-4 com golos apontados por Adriana Costa e Rita Lopes, que bisou.

Na 2ª parte as adversárias estiveram melhor, conseguiram concretizar as suas oportunidades, ao contrário do Sporting e dilataram a vantagem no marcador para 7-4. Sofia Moncóvio ainda reduziu para 7-5, mas insuficiente para derrotar as rivais que ainda ampliaram para o 8-5 final no encontro e conquistarem novamente o campeonato nacional.

As nossas leoas honraram a camisola, lutaram e ainda têm uma prova para tentar vencer. A época do Hóquei em Patins Feminino ainda não terminou e no próximo fim de semana vão defrontar as mesmas rivais na meia final do playoff da Taça de Portugal!

*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins