Não será exagerado afirmar que a maior parte das críticas ao plantel de futebol profissional do Sporting na última época tiveram como alvo o avançado Paulinho. Seja pelo seu preço, pela sua produção, pelo impacto que teve sobre a utilização e perspectivas futuras do jovem Tiago Tomás ou pela sua relação com o treinador, o facto é que as críticas têm sido generalizadas e a sua defesa se tem resumido aos elogios do referido treinador. Importa, portanto, olhar para a questão de uma forma analítica e sustentada.
Desde logo se deve compreender que a questão do custo pode ser falaciosa. Jogadores de futebol custam dinheiro. Dinheiro esse que alimenta um ecossistema, por via das comissões, que urge manter e fomentar. É certo que Paulinho custou bom dinheiro. 16 milhões de euros por 70% do passe, para ser exacto. Uma primeira crítica tem sido feita à percentagem do passe adquirida. No entanto, os seus detractores falham ao não entender que, com a idade de Paulinho, 28 anos, e atendida à sua performance, este dificilmente será vendido, pelo que a percentagem do passe é irrelevante.
Por outro lado, a questão não é ter comprado Paulinho, até porque as alternativas também têm custo. Não fora esta compra, quem jogaria? Sporar custou 6 milhões, Pedro Mendes custou 0.3 milhões e Tiago Tomás e Pedro Marques, se tivessem sido comprados, também teriam custado dinheiro.
Numa perspectiva estritamente analítica, observamos que, com a camisola mais bela do mundo e em jogos da liga, Paulinho jogou 1072 minutos em 14 jogos, onde marcou 3 golos e fez duas assistências. Não converteu ou falhou qualquer grande penalidade. Foi portanto responsável por 13% dos golos da sua equipa enquanto esteve em campo, o que ascende a 16% se excluídos os golos de penalty que nunca poderia converter por não ter sido chamado a marcar. Nada mau, para quem obrou numa equipa com fragilidades no momento ofensivo do jogo.
A comparação com as alternativas não é fácil, por estes terem jogado em contextos menos competitivos. Pedro Marques, por exemplo, jogou pelo Sporting B no campeonato nacional de seniores, onde marcou 9 golos (incluindo as 3 grandes penalidades a que foi chamado à conversão) em 985 minutos em 11 jogos. Trata-se de uma média de 0.82 golos por 90 minutos (0.55 excluídos os penalties) e perfazendo 60% dos golos da sua equipa enquanto esteve em campo, bem como 50% dos golos não apontados da marca de grande penalidade. Já na taça de Portugal, competição menor em que o campeão nacional veio embora mais cedo por não lhe reconhecer grande interesse, Marques só jogou um jogo, onde alcançou a nada impressionante marca de 10.00 golos por 90 minutos, com 67% dos golos da sua equipa enquanto esteve em campo. Mais facilmente comparável será o desempenho de Marques no Gil Vicente na primeira liga, ainda que Pedro tenha beneficiado de um contexto altamente favorável comparado com o de Paulo. Afinal, à chegada de Marques, o portento ofensivo gilista ocupava o último lugar do campeonato e exibia uma frente de ataque semeava o terror pelos campos de jogo desta terra.
Seria ainda injusto não mencionar que, quando vestiram as respectivas camisolas pela primeira vez, há escassos meses, Paulinho apenas tinha cinco épocas cumpridas na primeira liga, enquanto Marques já tinha estado sentado no banco do Sporting variadíssimas vezes. Tal facto seguramente promoveu uma adaptação mais célere do segundo ao futebol de maior exigência e ajuda a contextualizar os números, tantas vezes frios e cegos.
É portanto neste contexto que os 5 golos de Marques em 926 minutos de 15 jogos resultam em 0.49 golos por 90 minutos (contra os impressionantes 0.25 de Paulinho). Também no impacto sobre os golos da sua equipa Marques perde para Paulinho. Observa-se que Marques apenas marcou 36% dos golos da sua equipa enquanto esteve em campo, o que ascende a 50% se ignorarmos os penalties, o que não sendo despiciendo, fica mal na fotografia comparado com os impressionantes 13% e 16% do goleador, ou tabelador, se preferirem. Não foi dada a oportunidade a Pedro de tentar converter grandes penalidades.
Contudo, a qualidade do avançado não se mede nos golos. O avançado marca golos pela mera circunstância de bater grandes penalidades e por jogar lá na frente. É disso exemplo, como todos bem sabemos, a improbabilidade em ser-se o melhor marcador da liga sem muitos golos de penalty e a total impossibilidade em o ser se se jogar como médio.
De facto, na sapiente reflexão do filósofo contemporâneo Marques Postiga, ao ponta-de-lança não compete o golo pois é sua empresa a tabelinha e a assistência. Sob este prisma resulta a constatação de que Marques jamais conseguiria empreender uma tabelinha (evite clicar-se aqui: https://www.youtube.com/watch?v=9Bco67GLP7A). Acresce que, em jogos da liga, Marques se ficou por 0.19 assistências por 90 minutos de jogo, bem aquém das estonteantes 0.17 assistências por 90 minutos do sensacional Paulinho.
Há quem vá ainda mais longe, como o filósofo florentino Nuno Ribeiro, e acrescente que o verdadeiro ethos do avançado é o “fare niente”. Aqui Paulinho é demolidor perante a iniqua concorrência.
Os dados objectivos supra consubstanciam a superior performance de Paulinho. Assim o é porque assim o é. Os escassos indicadores em que assim não o é não podem deixar de ser adequadamente interpretados como excepções. Sabe-se hoje, por ensinamentos da física quântica que é a excepção que confirma a regra, tanto que eminentes cientistas quando pretendem validar uma teoria não procuram profusas evidências nesse sentido, mas antes o seu contrário. Observada a excepção, validada a regra sua contrária. Com tantas excepções, a regra de que Paulinho é superior a Marques está solidamente confirmada.
Mencionei outras alternativas a Paulinho. Todas elas piores, como se verá.
Pedro Mendes, na metade da época emprestado ao Nacional (e que grande alegria me deu esse simpático clube este ano) marcou 2 golos em 622 minutos, ao longo de 11 jogos. Refeito do choque ao me aperceber que o Nacional nessa metade de época marcou, pelo menos, esses 2 golos, observo que tal se traduz em 0.29 golos por cada 90 minutos (muito abaixo dos 0.25 de Paulinho).
Já o veterano Tiago Tomás cumpriu, na primeira liga, 29 jogos. Ao longo desses 1498 minutos marcou 3 golos e fez duas assistências. Conta, portanto, 0.18 golos e 0.12 assistências por 90 minutos. Curto, para um jogador com a sua experiência.
Sporar, por seu turno, entre o campeão e a equipa que tem aquele “je ne sais quoi” que faz qualquer presidente de bem da nossa colectividade perder a cabeça, a carteira e a noção do ridículo, como um qualquer Pinto de Sousa numa loja de trapinhos de luxo, também fez uns golitos, pese embora a falta de etiqueta nas redes sociais. Foram 6 em 27 jogos, onde cumpriu apenas 1109 minutos, aos quais se soma uma assistência. Contas feitas, são 0.24 golos por cada 90 minutos, deixando patente a mestria do investimento associado à troca de Sporar por Paulinho que permitiu passar dos números do esloveno para 0.25 do amigo do lisboeta.
Há, ainda outro factor a ter em conta. Trata-se da perspectiva futura e de evolução. Segundo Benjamin Button, as épocas ao mais alto nível e o espaço-tempo de evolução de um atleta como Paulinho, de 28 anos, são incomparavelmente superiores aos de Marques (23 anos), Mendes (21 anos) e especialmente Tomás (19 anos).
Não obstante estas análises, vale e pena recordar um eminente antigo sócio leonino, Luís Vieira, que afirma com propriedade que “se a gente é campiões, atão tudo tá certe”.
Uma última palavra para a Joelson, Nazinho, Rodrigo Fernandes, Bruno Paz e Pedro Marques. Trata-se de rapaziada que se sentou no banco nos jogos a doer desta caminhada vitoriosa (o último dos quais quatro vezes, duas terminadas com perda de pontos e em todas elas com substituições por fazer) e que, na altura da celebração, teve a oportunidade de assistir à coroação de Tomás Silva e do jovem André Seixo Paulo, com extenso percurso na nossa formação, no conforto dos seus sofás.
Boa tarde e, nunca se esqueçam: Jamais deixem que os factos influenciem as opiniões que os notáveis têm a amabilidade de vos incutir.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Hans Ranz
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Julho, 2021 at 9:33
“Não será exagerado afirmar que a maior parte das críticas ao plantel de futebol profissional do Sporting na última época tiveram como alvo o avançado Paulinho.”
A maior, única, parte das críticas tiveram como alvo o Dr Presi. Tudo o resto são danos laterais, co ou sem. Desde o L A Amorim, aos reforços cepos, desde o Adan com ciática até ao coxo Feddal. O Paulinho é mais um.
“O avançado marca golos pela mera circunstância de bater grandes penalidades e por jogar lá na frente.”
Assim fosse, o menino Bambo tinha sido bota de ouro.
Negócios à parte (e 16M realmente não é muito, hoje, por uma garantia de golos – duvido é que meta acima de 25 num ano – e um avançado centro que os faça é transferível mesmo com 30 anos), continuo a duvidar que o Paulinho seja um atacante que faça a diferença no Sporting. É um jogador acima da média, superior ao Sporar, mas isso não quer dizer muito. Inferior ao Slimani, mais completo que o Dost, mas com muito menor capacidade de finalizar. Até porque o estilo do Sporting não será d’arrasar, portanto a percentagem de acerto conta bastante para a avaliação.
5 Julho, 2021 at 11:13
O Sporar é a média?
Eu tenho duvidas que o Paulinho seja acima da média….qual média? Do Sporting?
Prefiro Teo, Slimani, Dost, Liedson, Derlei, Wolfswinkel e Montero ao Paulinho.
Acho o Paulinho equivalente ao Postiga. Tenho duvidas em relação ao LP.
Acho o Paulinho melhor que Sporar ou Barcos ou Castaignos ou Purovic e merdas do género. E mesmo assim com a diferença de o Paulinho ter tido muito mais tempo que qualquer um destes (fora Sporar) e destes virem para serem suplentes de grandes PL e o Paulinho ser titular absoluto e por isso ter um lastro para errar muito maior. Se o Paulinho entra na equipa onde há Slimani ou Dost ou parecido, nem tocava na xixa e tenho duvidas se o consideraria melhor que estes por entrar em 1 ou 2 jogo e não fazer nada…
Para me ficar pelos avançados do Sporting e não ir aos outros clubes mas iria dar ao mesmo…
Tenho duvidas que o Paulinho seja acima da média….acho até bastante “dentro da média”….
5 Julho, 2021 at 11:56
Sporar é um gajo médio. Mediano. Não é propriamente um inútil ao nível do Purovic (para quem se lembra de o ver jogar). Com cromos tipo Barcos ou Castaignos a comparaçao é impossível, porque quando cá chegaram já não eram jogadores de futebol.
O Paulinho está um bocado acima do esloveno, mas o upgrade não é assim tanto (acho eu, Amorim discorda, quem sou eu para contrariar o lampião campião) que valha a pena o investimento.
5 Julho, 2021 at 12:14
Estamos basicamente de acordo…
Eu só não acho que o pequeno upgrade entre Paulinho e o Sporar seja o suficiente para o colocar acima da média…até porque acho que já é um esforço o Sporar estar na média e não abaixo. Ser um gajo esforçado é curto para ser um PL mediano…
Como digo…acho o Paulinho um Postiga…lá está…mediano…também confesso, como já disse muitas vezes, que para mim PL tem de fazer golos e ter golo. PL sem golo para mim é algo que não consigo compreender. É como adorar uma equipa só porque tem 75% da posse de bola ou ouvir que uma equipa sofre golos por não ter a bola (como se o objetivo do jogo fosse ter a bola) e não por ter uma defesa de merda…a mim não me diz nada e parece assim uma coisa meio esotérica…mas que parece estar na moda…
5 Julho, 2021 at 9:39
Eu faço outras contas:
Se 16 milhões foi o preço a pagar para ter sido campeão, Paulinho foi barato !
e não acredito que haja algum Leão que não o pagasse.
Correu bem realmente, tal como o treinador sempre mencionou que podia acontecer, e dessa forma não há nada a dizer.
Paulinho pode não ter tido a eficácia que se esperava. os seus números anteriores nunca podiam prometer tal coisa mas a verdade é que gostei de o ver com a nossa camisola e ainda gostei mais depois de conhecer o seu discurso e personalidade.
Tenho a certeza que Paulinho fará uma época muito melhor que a anterior, esperando eu que seja como a de uma tal argentino quando chegou ao clube de nome Alberto Frederico.
5 Julho, 2021 at 9:58
E se dúvidas houvesse no porquê do Amorim ter insistido na sua contratação…..é só ir ver o ADN de leão ou as últimas entrevistas do Paulinho.
Não é só a competência técnica que interessa, mas também a capacidade de integrar e influenciar positivamente todo o grupo. Especialmente se o grupo tiver bastante juventude!!!
5 Julho, 2021 at 9:52
Até o André Paulo (ano inteiro na equipa) e o Tomás Silva (prémio e incentivo à formação).
Amorim a demonstrar, nesta análise, toda a sua incapacidade técnico-táctica e a sua péssima gestão de recursos humanos.
E é isto.
5 Julho, 2021 at 19:27
Lol…
“Tomás Silva (prémio e incentivo à formação).”
Foi campeão e empandeirado para o Vizela… Nem emprestado, foi mesmo vendido…
5 Julho, 2021 at 19:58
Lol para ti também.
Pesquisa o que o Amorim disse antes de o lançar, talvez percebas entao…ou não.
5 Julho, 2021 at 10:05
Paulinho pode passar de patinho feio a herói da torcida, como o fez Alberto Acosta.
Paulinho tem golo no seu ADN, e vai mostrar que é jogador de Liga dos Campeões.
5 Julho, 2021 at 10:18
E desmistificando também, 16M por 80% do passe de um jogador de 28 anos que NAO é um grande finalizador e nunca o foi, para um clube como o SCP, no estado em que está, paga estes valores no mercado interno, por um jogador que não vai à selecção, tal como Esgaio, 28 anos, 5,5M por 80% do passe, sem falar nos balúrdios gastos sem nexo e estrategia desportiva como Camacho, Rosier, Doumbia, Ilori, Bolasie, Jésé, Sporar etc e depois passa a mensagem na CS, cheios de ética e boa gestão, que João Mário representaria o custo dos 5 médios ja existentes. Assim a opinião pública leonina valida o acto de gestão ‘João Mario no benfica’. Incoerências. O que permitiu o título foi o mix de juventude, talento, fome e jogadores experientes, com qualidade. Se começas a tirar o último ingrediente, em ano de champions… É para lutar com Braga pelo 3o lugar. Não vejo o SCP conseguir encontrar no Braga (entreposto do scp) um médio com qualidade que fará do meio campo do SCP com as soluções e tão bom quanto a época passada. Bragança, Matheus Nunes, ambos de 22 anos, NAO vão substituir João Mário no imediato. E quando falo em substituir, estou a falar da performance individual ao longo de uma época, de regularidade. Adán, Coates, Feddal, Palhinha, João Mário foram a espinha da equipa campeã, complementando o aparecimento das revelações Nuno Mendes, Pote, Porro e Matheus Nunes a espaços.
5 Julho, 2021 at 10:42
“16M por 80% do passe”
Foi por 70% do passe + empréstimo do Sporar + Borja em definitivo.
Que o João Paulo seja o melhor goleador do campeonato, com um número absurdo de golos e assistências, que seja considerado o melhor ponta de lança do mundo. E não estou a ser irónica. Gostava mesmo que acontecesse. Mas não invalida que tenha sido um negócio muito vantajoso para quem o vendeu e muito mauzinho, para ser simpática, para nós. Era o que faltava não criticarmos os moldes do negócio. Coincidênia, ou talvez não, foi convocado para um jogo da seleção antes de nos ser vendido, e… já lá pôs os pés depois disso? Já agora, parem lá com essa lengalenga de que ganhámos o campeonato à conta do João Paulo. Chegou a meio da época, esteve parado à conta de lesão, e não marcou golos em barda nos jogos que fez. É porquê? Porque marcou o “golo do título”? Menos. Venham-me lá com as estatísticas que bem entenderem. Não foi por causa do João Paulo que ganhámos o campeonato.
Para finalizar, que esta época lhe corra pelo melhor, é o que desejo. E que contribua com parte de leão, esta época, sim, para a conquista do Bi.
5 Julho, 2021 at 10:44
Ah, e chamo-lhe João Paulo não em tom depreciativo. É para dar mais força. Um nome mais sonante. Paulinho é piquinino. Queremos um JOÃO PAULO em campo. Assim, à boca cheia. JOÃO PAULO!
5 Julho, 2021 at 10:46
Ainda em relação ao Borja, tenho ideia de que era para pagar acho que metade do salário durante os meses que faltavam para acabar o contrato que tinha connosco. Tenho ideia, não quero afirmar, que a confusão foi muita. Alguém que esclareça.
5 Julho, 2021 at 12:24
O SC Braga vem informar sobre todos os contornos do negócio que motivou a transferência definitiva do jogador Paulinho para o Sporting CP por 16 milhões de euros (70% do passe), e em sentido inverso, a contratação de Borja e Sporar.
A SC Braga – Futebol, SAD, chegou a acordo com a Sporting CP SAD para a transferência definitiva dos direitos desportivos e de 70% dos direitos económicos do jogador João Paulo Dias Fernandes (PAULINHO) pela quantia de 16.000.000,00€, acrescida de IVA. O mecanismo de solidariedade conexo com a transferência acresce ao valor referido e é da total e única responsabilidade do Sporting CP SAD.
Acrescente-se que, mediante proposta de transferência futura de 25.000.000,00€ ou superior para a compra do jogador em questão, caso a Sporting CP SAD opte por não a aceitar, terá de pagar à SC Braga – Futebol, SAD a percentagem remanescente dos direitos económicos (30%, que representa no mínimo o valor adicional de 7.500.000,00€).
Para além da quantia acima referida, a Sporting CP SAD cede a título de empréstimo à SC Braga – Futebol SAD o jogador Andraz SPORAR até final da época 2020/21, suportando integralmente os encargos salariais com o jogador. A SC Braga – Futebol SAD fica ainda com opção de compra de 7.500.000,00€, e caso não exerça esta opção, garante um direito de vitrine mínimo de 10%, que poderá chegar a 15% conforme o valor de uma futura transferência na janela do próximo mercado.
Mais acordou a transferência definitiva do jogador Cristián BORJA para a SC Braga – Futebol, SAD, incluindo a aquisição de todos os seus direitos (desportivos e económicos), pela quantia de 3.000.000,00€, acrescida de IVA e mecanismo de solidariedade.
Esta contratação só foi possível porque a Sporting CP SAD aceitou suportar a diferença salarial do jogador entre o seu contrato anterior e o contrato que celebrou com a SC Braga – Futebol SAD. Refira-se que o internacional colombiano assinou um contrato válido por 4 anos e meio.
Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=311724
5 Julho, 2021 at 12:26
É fazer as contas de quanto nos custou o João Paulo…
5 Julho, 2021 at 11:04
Quase que dá para pedir para tirar uma fotocópia e mostrar no final desta época, tanta é a maledicência geral.
A questão é muito fácil de pôr e trazer flops do passado não responde á questão.
Se o João Mário ganhasse acima ou mesmo no topo do teto salarial do Sporting qto é que poderiam ganhar: Coates, Feddal, Palhinha ou então Nuno Mendes, Pote, Porro e Matheus Nunes?
5 Julho, 2021 at 19:42
Hum… Um tecto é isso mesmo. Ganhava o máximo. É justo pelo valor desportivo do jogador. Ganhava o João Mário, e o Coates.
5 Julho, 2021 at 12:29
Um avançado hoje não é só golos, o maior exemplo disso é o Benzema que numa equipa como Real não passa dos 30 golos por época e é o jogador que é, épocas de glória a marcar 15 golos ou mais um pouco ao lado do Ronaldo.
Vocês e isso de etiquetar jogadores, cega o que realmente se passa dentro de campo e o que o jogador dá á equipa, é muuuito mais que golos.
O Sporting tinha 20% do passe do Esgaio.
Foram 5,5M pela totalidade do passe, porque os 20% já eram nossos.
Foi uma má contratação e fala me de momento, não “ah e tal e o dinheiro gasto em outros”, fala me do negócio sozinho, se continuas a achar o Esgaio formado no nosso clube, no auge das suas capacidades, uma má contratação…
O que permitiu ao Sporting ser campeão, foi um treinador que formou um coletivo entre miúdos e gajos com experiência, com um discurso sem bazófias ou arrogância, numa postura táctica muito pragmática, onde o ponto alto foi a solidez defensiva.
Se realmente o RA quiser o João Mário ou fizer dele uma prioridade então já aqui estava, como chegou Paulinho ou até agora o Esgaio, que são pedidos claros do treinador.
5 Julho, 2021 at 19:44
Lol… Não passa dos 30 golos por época. Como se fosse um mau registo. Paulinho marcou 6. 3 no Braga e 3 no Sporting… Comparar Paulinho ao Benzema para dizer que um avançado não é só golos, mas o benzema marca 30… Ahahah
5 Julho, 2021 at 21:54
Nos piores registos é que se ganhou Champions e LaLiga’s, engraçado…foi uma má época para o Benzema?
Ah e tal, não marca golos, não serve e o jogo coletivo fica onde?
Tiveste cá gajos que marcam 30 golos e não ganhamos um caralho.
É o que é.
Não me diz nada o Paulinho marcar 30 golos para o ano e no final ficarmos em 3º lugar.
Prefiro que marques uns assistes outros, e no final ficamos em 1º lugar.
E por final eu não comparei a qualidade obviamente, o que eu estou a passar, é quem não podes medir um avançado apenas e só por golos, ainda para mais quando o nosso melhor marcador é o Pote que nem ponta é, isso diz tudo sobre este sistema táctico.
5 Julho, 2021 at 10:25
Estou convencido que o Paulinho será dos melhores avançados que conseguimos ter, enquadrado no esquema do treinador, e isso é muito importante.
Depois, qual é o salário do Paulinho?
Qual era o salário do Bas Dost?
Tem comparação?
O Bas Dost era excelente, melhor finalizador que o Paulinho.
Só que o Paulinho joga bem de costas para a baliza e faz muitas assistências e isso faz com que seja o tipo de jogador melhor enquadrado no esquema tático.
Haveriam outros? provavelmente sim, e a que preço?
E estariam identificados com o clube? o Paulinho ainda agora disse que “o maior peso que trazemos na camisola não é o escudo de campeão, é o símbolo do clube!”
Nenhum embolo, ou mertens ou schick diria isto.
E o Sporting CP foi campeão assim, com estes jogadores, na maioria Portugueses que não sendo todos sportinguistas de nascença, foram uns leões e #ondevaiumvaotodos
5 Julho, 2021 at 10:56
Já começou a pré-temporada dos haters aqui na tasca!
Saudade do que ainda não vivi.
E pensar que a próxima temporada vamos ter que levar com isto de se referirem a nós como “os campeões nacionais” deve ser chato para muitas cabeças…
Paulinho? Craque, craque, craque!
5 Julho, 2021 at 10:58
Parabens pelo post.
Assim se comeca, bem cedo na epoca, a dar confianca aos nossos jogadores/ treinador/ estrutura.
Com adeptos assim ninguem nos para.
No quanto pior melhor ja’ levamos uns 30 ou 40 campeonatos seguidos. E’ continuar para no final se poder dizer: bem avisamos!
SL
5 Julho, 2021 at 11:32
O problema são os adeptos ? As vezes sim… Mas os adeptos não fazem os negócios…
5 Julho, 2021 at 12:23
Os adeptos nao fazem os negocios mas ‘as vezes estragam-nos (vide contratacao de Mourinho).
Fomos campeoes com Paulinho? Fomos.
Seriamos campeoes sem ele? Nao o sabemos mas quantos de nos gostariam de voltar atras e descobrir? Eu de certeza que nao.
Podemos ser novamente campeoes com a massa adepta contra a equipa sem esta ter feito sequer qualquer jogo? Um rotundo nao!
Se a ideia for nao sermos competitivos de forma a deitar abaixo a Direccao, forca! – estao no bom caminho.
Eu por mim que ja’ nao vejo um jogo no estadio vai para 8 anos e mesmo aqui de longe continuo a pagar quotas, quero que voltemos a ser campeoes!
Gosto de Varandas e da forma como se candidatou? Nem um pouco.
Mas ao contrario de tantos que aqui vou lendo, o meu amor pelo Sporting e’ de longe superior aos odios mesquinhos que possa ter por A, B ou C.
Nao fazem mais que os Agostinhos desta vida fizeram com BdC e nisso sao iguais a eles.
SL
5 Julho, 2021 at 13:31
Upa Upa
Que belo post!
Os visionários do apocalipse no inicio da epoca passada que se cheguem à frente!
Muifo bem.
SL
5 Julho, 2021 at 11:06
Isto para mim neste momento nem é discussão. E até vou excluir da análise os 16M…
O Paulinho entrou mal na equipa. Participar em 5 golos em 14 jogos, um PL de equipa grande e campeã….é mau.
Piora um bocado quando só no ultimo jogo falhou mais golos que isso…
Além disso toda a equipa ressentiu-se claramente do “corpo estranho”.
Pode ter sido de adaptação a meio do ano e de ter apanhado o barco a meio e tudo mais…isso veremos. Agora o primeiro impacto, desportivamente, não foi positivo. Disso não tenho duvidas e só MUITO boa vontade consegue dizer contrário…
Este ano veremos se esta entrada foi má por tudo isto ou se há padrão. Espero que não e que este ano tenha mesmo impacto…
5 Julho, 2021 at 11:51
Não concordo nada, desde o jogo com o Moreirense fez sempre jogos muito competentes e em crescendo. Só não gostei da falta de eficácia em alguns momentos. Depois da lesão claramente o caso mudou de figura e teve impacto na capacidade da equipa criar. Os empates com Moreirense, Famalicão e BSAD não corresponderam ao rendimento da equipa (Sobretudo Moreirense e Famalicão) que foi bem melhor (muito mais oportunidades criadas e domínio do jogo) do que por exemplo frente ao Gil Vicente, Farense, Santa Clara e BSAD na primeira volta sem Paulinho.
Acho que há muita dificuldade em separar o rendimento dele de ter sido contratado pelo Varandas ao Braga e pelo valor que foi. Não há objectividade na análise.
5 Julho, 2021 at 12:08
Isto que eu digo é objetivo e não contempla valor pago.
Participar em 5 golos em 14 jogos numa equipa grande é mau. É fraco. Não posso dizer que um PL faz um jogo competente quando falha golos e não consegue ter verdadeiro impacto no jogo. Creio que os números de Seferovic e do Tarehmi por exemplo mostram os mínimos de um PL competente de um grande. E nenhum deles acho grande coisa…
Isto é objetivo.
Tu dizes que faltou eficácia para ganhar esses jogos em que jogámos melhor do que noutros em que ganhámos por termos melhor eficácia. E isso é interessante analisar e talvez tenha a ver com ter Nuno Santos e Pote na frente que tiveram golo o ano todo com um PL com menos (seja o Sporar ou o TT) ou ter o João Mário mais subido e o Paulinho sem golo e ter o Pote mais longe da baliza. Isto faz parte do que digo que foi a dificuldade em encaixar o Paulinho na equipa e tentar jogar mais com ele.
O que dizes é que é subjetivo. Se foi azar, se foi demorar a encaixar, se foi da lesão, se é do tipo de jogar, se vai resultar melhor no próximo ano…isso é subjetivo. Eu aceito o que tu dizes e é a tua visão. Mas é subjectivo.
Eu espero que o Paulinho este ano consiga ter um impacto que não teve este ano. Por a equipa e ele encaixarem melhor com uma pré-época, por ele perder o peso de entrar no primeiro classificado e do preço, por começar do zero, etc. Mas para mim é objetivo que o Paulinho teve muito pouco impacto positivo no ano passado se teve algum…na verdade até acho que criou mais problemas que deu soluções (mas aqui, lá está…é subjectivo e aceito que ache contrário, apesar de achar que é preciso muito boa vontade)…
5 Julho, 2021 at 12:18
Participar em 5 golos quer dizer que só contabiliza golos marcados ou assistências. Grande análise. Caso encerrado.
5 Julho, 2021 at 12:47
Uma coisa é certa: quando Paulinho entrou na equipa, perdemos gás, a distância para os perseguidores encurtou. Pode ter sido coincidência, abaixamento de forma da equipa, ou terá tido mesmo efeito a entrada de um “estranho” numa equipa entrosada que ia resolvendo os jogos a nosso favor?
Este ano, já teve meia época com os colegas e terá a pré-temporada para se entrosar melhor. E desejo-lhe as maiores felicidades e sucesso, como já escrevi acima. A ele e a todos os que comporão o plantel.
5 Julho, 2021 at 12:48
O João Paulo! O João Paulo…
5 Julho, 2021 at 13:33
É bem verdade que no início perdeu, e até julgo que alguma culpa dele, Paulinho, também. Mas depois de alguns jogos deu para perceber qual era o seu papel na manobra ofensiva e o que ele podia trazer de diferente. Quem não reparou, que reveja os jogos, se é que os viu. Como todos espero mais e melhor na próxima época, e que justifique plenamente o investimento. Até lá, este texto é um exercício merdoso de bota a baixo. Também ouvi e li muitas críticas ao Beto Acosta nos primeiros meses de Sporting. Vamos esperar pelos próximos meses.
5 Julho, 2021 at 11:23
Um gajo lê esta merda e pensa que fizemos um negócio da china…
A frase de ouro é “Tiago Tomás e Pedro Marques, se tivessem sido comprados, também teriam custado dinheiro.” A partir daí tive mesmo que fazer um esforço para continuar.
Boa avença!!!
Z
5 Julho, 2021 at 11:33
Hahaha
5 Julho, 2021 at 11:55
Ironia
5 Julho, 2021 at 11:33
Em defesa da verdade temos que avaliar
– Preço
Foi assunto dos negociadores no qual Paulinho não participou
– Qualidade e desempenho do Jogador
Vindo duma lesão e enfrentando um contêxto adverso pela
pressão do Titulo e das críticas ao Custo, o seu desempenho não
poderia ser de excelência mas a mim, que não o conhecia bem,
surpreendeu-me pela positiva.
– Futuro
O meu feeling é que vai ser idolo no Sporting, pela sua qualidade,
humildade e forte personalidade. Lembro-me de Acosta e de
Yordanov, também eles fortemente criticados e da resposta que
deram. E tem muito de comum em qualidade e carácter.
Força Paulinho !
5 Julho, 2021 at 11:35
80% das críticas teve como alvo a direção. Sem qualquer dúvida.
Fosse outra a direção, as críticas seriam as mesmas mas em percentagens diferentes.
Cagando de alto nas direções, eu que até gosto do Paulinho escrevi na altura que Yaremchuck era um negócio tremendo (idade e retorno) e seria a minha aposta.
Paulinho é um excelente avançado, inteligente e dá ao nosso plantel o que mais nenhum dá. Vamos ver a resposta do Pedro Marques, mas TT e Pote são muito mais móveis e sem jogo de cabeça.
Veio lesionado e claro, os 16M são uma etiqueta que praticamente obrigam um gajo a marcar golos.
Acho que vai fazer uma grande época.
5 Julho, 2021 at 11:47
Isto
5 Julho, 2021 at 12:15
Em % diferentes? Como assim?
5 Julho, 2021 at 12:41
É exatamente a minha opinião. É um avançado que aprecio muito. Já entrosado com a equipa e com uma pré-época em cima, acredito que vá explodir esta época. Já na que agora findou, pode não ter marcado muito, mas o nosso jogo ofensivo flui sempre muito bem por ele. Decide sempre rápido e de forma objetiva. Concordo que o preço possa ser considerado exagerado, mas creio que temos um avançado de grande qualidade em mãos.
5 Julho, 2021 at 13:35
Esta é também a minha convicção.
Que los calles Palinho!
SL
5 Julho, 2021 at 13:40
isto!!
E que o Paulinho agora faça a parte dele e cale esses “politicos” da mesma forma que o Ruben Amorim, Porro, Adan, Feddal e companhia os calararam —> com Vitórias!!
5 Julho, 2021 at 15:57
Se nao for este ano ha-de ser para o ano. ao primeiro falhanco la’ vira’ o “eu sempre disse que este gajo nao presta para nada”.
As balas estao no cano de muitas pistolas so’ ha’ espera de um pouco de pressao no gatilho. Como fomos campeoes nao foram disparadas…e’ uma questao de tempo.
Se RA nao continuar nesta dinamica de vitorias sera’ uma questao de tempo ate’ muitos comecarem a pedir a cabeca dele.
E’ como a historia do escorpiao que atravesa o rio montado no Leao: “e’ a minha natureza”…
SL
5 Julho, 2021 at 11:35
Oxalá… Mas um ponta de 20M com 28 anos é um ponta top, titular de selecção, melhor marcador de liga e da equipa anos a fio.
5 Julho, 2021 at 12:00
O valor do homem continua a inflacionar cada vez mais, qualquer dia o Paulinho veio por 50M!
Paulinho custou 13M…
5 Julho, 2021 at 12:10
Atao…desculpa a imprecisão. 16M por 70% do passe, é fazer as contas.
5 Julho, 2021 at 12:22
Mas quais contas? Já compraste a outra % ou vais sequer comprar?
Não são 16M por %. Foram 13M para o Paulinho vestir a camisola.
Sejam objetivos e deixem-se de narrativas para enganar ovelhas.
5 Julho, 2021 at 12:35
‘O Sporting irá pagar 16 milhões de euros ao SC Braga, mais IVA, por 70 por cento do passe de Paulinho. Se o Sporting receber uma proposta de 25 milhões de euros pelo jogador e não aceitar vender, fica obrigado a comprar os restantes 30 por cento do passe por 7,5 milhões de euros.
Além disso, o Sporting empresta Sporar ao SC Braga até ao final da época, ficando ainda com os encargos salariais do avançado esloveno. Neste negócio o Braga tem opção de compra do esloveno no final da época por 7,5 milhões de euros. Caso não exerça o mesmo, fica com direito entre 10 a 15 por cento de uma futura venda de Sporar, mediante a proposta apresentada.
O Sporting aceitou ainda vender Cristian Borja ao SC Braga por três milhões de euros, sendo que o emblema leonino terá de suportar parte dos salários do colombiano até ao final do seu contrato com o SC Braga, que são de quatro anos e meio.’
5 Julho, 2021 at 14:14
Então e 16 (do Paulinho) – 3 (do Borja) dá quanto mesmo?
Eu sei que estamos em Portugal mas contas de subtrair até quem tem a 4ª classe! :p
5 Julho, 2021 at 14:56
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante Sporting SAD ou Sociedade) informa, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou hoje a acordo com a Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD, nos seguintes termos:
1. A aquisição, a título definitivo, dos direitos desportivos e 70% dos direitos económicos do jogador João Paulo Dias Fernandes (Paulinho) pelo montante de € 16.000.000,00 (dezasseis milhões de euros), com o qual foi celebrado um contrato de trabalho desportivo válido por cinco épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2025, prevendo uma cláusula de rescisão no valor de € 60.000.00,00 (sessenta milhões de euros). O valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pelo clube adquirente.
Negócio do Paulinho uma coisa, negócio do Borja outra, negócio do Sporar outra. Até porque quando vais ler as contas do Clube lá não aparece 16-3, mas sim 16 (e com certeza mais algumas coisas)
5 Julho, 2021 at 15:42
Não sejas ovelha Zé Pedro! Malta das narrativas para ovelhas faz-me confusão.
Paulinho entrou por 16 e Borja no mesmo negócio sai por 3 é matemática simples…
Ou foram negócios independentes e ninguém me avisou?
Paulinho custou 13M, é a realidade, doa a quem doer.
Queres ver que o Sporting foi 70% campeão e o scb 30%?
Queres ver que o scb vai ter uma % dos próximos títulos do Sporting?
Acordem para a vida! Pensem pela própria cabeça. Não se ensina isso na escola nos dias que correm, mas a maior parte nem às aulas vai, pelo que dá igual!
PS: O Sporting é campeão nacional! E não é só no futebol!!!
5 Julho, 2021 at 15:56
O Paulinho custou efetivamente 16M, tal como foi comunicado à CMVM que é quem regula tudo, por isso é o que conta. Se queres começar a fazer continhas dessas então aos 13 soma o ordenado do Borja, e soma todas as comissões do negócio. O Sporting pagou 16M pelo Paulinho, o Braga pagou 3M pelo Borja, são negócios diferentes, mesmo que sirvam para encapotar a negociata total.
Depois pah nota-se que vens cá pouco para mandar larachas dessas, aliás, até é de espantar a tua atividade hoje. As tuas continhas feitas à tua maneira são precisamente o que criam narrativas.
5 Julho, 2021 at 17:36
Pronto Zé Pedro, fica lá na tua se queres ser ovelha e ficares na narrativa que te faz mais feliz.
Eu prefiro ser mais objetivo e não emprenhar por essas narrativas de pacotilha em que me vens falar dos salários e dos ivas, que isso engana é a parolada toda…
Repito, no mesmo negócio veio o Paulinho por 16 e saiu o Borja por 3, logo são 13M que deste para seres campeão com o Paulinho de verde e branco.
Todas as voltas que tu e o resto do rebanho quiserem dar é lá contigo e com eles, a realidade é a que te dei.
5 Julho, 2021 at 12:35
16 mais o Borges ou menos o Borges?
5 Julho, 2021 at 13:52
E o Iva, o borges e o iva, tudo a somar ( ou a sumir?)
5 Julho, 2021 at 14:29
Já te calavas com essa estupidez do Iva 🙂
Não sabes que o Iva não é custo?? Já foi aqui repetido muitas vezes!
Burro do crl!!
P.S. É uma “imitação” do “Outro” 🙂
5 Julho, 2021 at 15:29
Eu percebi. Aliás, desde o comunicado do Braga que percebi!
5 Julho, 2021 at 14:35
Só ligo à Iva.
5 Julho, 2021 at 14:36
essa está “velha”….
5 Julho, 2021 at 21:59
Velha? Um clássico.
5 Julho, 2021 at 15:30
Só já falta ela ligar a ti, já estás a meio!
5 Julho, 2021 at 17:40
Ela que me ligue fazemos um acto único.
5 Julho, 2021 at 17:47
Acto unico tem iva?
5 Julho, 2021 at 21:07
“Acto unico tem iva?”
Sim.
5 Julho, 2021 at 21:08
https://www.economias.pt/ato-isolado-e-iva/
5 Julho, 2021 at 22:00
Iva, o Terrível.
5 Julho, 2021 at 22:08
https://www.youtube.com/watch?v=KchyjfVlAmY
5 Julho, 2021 at 11:40
Epá, deixem lá o homem começar a época pelo menos!!
5 Julho, 2021 at 11:41
É pá vou deixar o valor do negócio e quem o fez à parte, porque é esse o problema do autor. Mascarar isso com uma análise estatística que acrescenta zero na avaliação do rendimento do jogador e do seu impacto no rendimento da equipa é um exercício inútil e perigoso.
Se queres escrever um texto sobre o valor futebolístico baseado em números (que desenquadrados no futebol só servem para lixo pseudo-entendido) desafio-te a olhar para o número de jogadas prometedoras criadas pelo SCP nos jogos com o Paulinho (no período após a paragem por lesão) vs as criadas anteriormente.
Se queres criticar números (sendo objectivamente a eficácia na conversão de oportunidades uma característica importante num avançado) quando muito terás de ir por números de golos obtidos vs o valor somado do XpectedGoals das situações de finalização que teve. O Paulinho não será brilhante nessa estatística de eficácia mas andará na média (muito acima disso não andam pelo campeonato português) e duvido que seja inferior nessa métrica aos avançados com que o comparas. É que números absolutos tem pouco valor, olha para o Esferovite que tem muitos golos marcados com uma eficácia completamente mediana (Pelos XGoals de que dispões deveria marcar mais).
As coisas no futebol têm sempre vários lados, a solidez defensiva do ano passado tinha tanto do raio de acção, andamento e capacidade nos duelos do Palhinha como das escolhas com bola do J.Mário que permitiam à equipa não perder a bola com posicionamentos desequilibrados. Assim como ter muita posse de bola tanto se devia à capacidade de Pote João Mario/Bragança Paulinho para a ter e trocar como da capacidade do Palhinha de a recuperar num instante após a perda (até mais disto do que de qualquer outra coisa)
Um golo pode ter mais do jogador que lê uma jogada e força o juntar dos centrais com um movimento de rutura central do que do jogador que ficou com o espaço aberto e isolado para marcar.
Esta avaliação baseada em assistências e golos para mim é um erro em que os treinadores não devem cair ou pelo menos dever ser coadjuvada por outras observações. A equipa técnica deve pegar na gravação de um jogo e ver todas as acções de cada jogador e para cada uma avaliá-la como correcta ou errada e essa é a única estatística que interessa e que verdadeiramente mede o rendimento de um jogador. Depois cruzar isso com os números da equipa (esses sim os que interessam).
O Paulinho fez uma muito boa ponta final do campeonato (pós-lesão), e apenas muito boa porque ao excelente rendimento nas acções com e sem bola (excluindo finalização) juntou uma apenas mediana eficácia da finalização mas lá está se as acções dele levarem a 3 ou 4 possibilidades de golo para a equipa (por outros colegas) isso também conta para o rendimento.
O Paulinho não foi contratado para marcar golos, foi contratado para aumentar a capacidade da equipa de criar mais oportunidades e consequentemente ter mais golos. Eficácia já nós estávamos a ter (durante grande parte da época o SCP foi muito eficaz na concretização do, muitas vezes pouco, que criava) e na verdade com o Paulinho o SCP passou a criar bem mais. Um artigo mais interessante seria sobre o que é melhor: um avançado que ajude a equipa a criar mais mas não marca tantos golos (Paulinho) vs um avançado que só sabe finalizar (mas faz muitos golos) e estraga quase todas as jogadas de ataque em que participe fora do gesto de finalização ( Bas Dost)
5 Julho, 2021 at 12:11
????? Mas quantos falhanços…
5 Julho, 2021 at 12:15
Sao muitos falhanços… E é preciso ver que tipo de falhanços foram, do tipo de nem olhar para a baliza ou gr…
Eu quero que tenha sucesso ! Mas tenho de ver o custo, rentabilidade, o histórico dos níveis de concretização para um avançado e para o preço dele e idade… É um luxo.
5 Julho, 2021 at 12:16
Ao qual aparentemente não nos podemos dar. 2o consta nas contas e no chumbo do negócio Joao Mario. Esse e Esgaio.
5 Julho, 2021 at 12:19
Granda comentário!
5 Julho, 2021 at 12:21
Eu acho que isto labora num erro de base…
A comparação.
Vamos ser sinceros. Antes do Paulinho chegar acho que era unanime que precisávamos de um PL. Por isso acho a comparação com Sporar, TT ou P. Marques um bocado descabido. Fazia falta um PL. Acho que todos achávamos isso…
O meu problema com a contratação do Paulinho não é “contratar um PL ou ficar com o que há”. O meu problema com a contratação do Paulinho é se contratámos um PL que foi ao encontro das necessidades que sentíamos antes dele vir ou não. E eu não vi isso na segunda metade. Acabei o ano a achar que precisamos de um PL que faça golos, o que me revela que não conseguimos matar essa lacuna que sentia antes do Paulinho vir…
5 Julho, 2021 at 12:24
Para já deu o título e calou os haters.
Agora é dar tempo ao homem para silenciar os últimos que restam.
Já está tudo preparado para depois virem para aqui mandar o clássico “de facto estava enganado, Paulinho é mesmo um craque”…
Ainda não chegou estarem tantas vezes enganados desde que chegou o Amorim, insistem continuar neste estado de engano.
Acordem crl, são campeões nacionais!
5 Julho, 2021 at 12:37
Deu o título ? O Pote, Coates, Palhinha, Adán sim… Paulinho falhou coisas.. Enfim..
5 Julho, 2021 at 14:17
O Pote que era uma merda de um negócio e um gajo que só fez uma época razoável no Famalicão e que é sabido que o peso da camisola do Sporting é muito grande e não ia render.
O Adán, esse velho acabado encostado no Atlético e que só vinha para cá gozar uma reforma dourada com o amigo marroquino cepo Feddal.
Tasca Prime
5 Julho, 2021 at 15:57
E o Porro? Que pouco jogou no Valhadolid? Que bosta moço. Uma época condenados ao fracasso.
5 Julho, 2021 at 14:24
P Paulinho deu o titulo?!
Tem juízo …acho que isso nem o gajo que mais goste do Paulinho do mundo tem coragem de dizer…
5 Julho, 2021 at 14:57
Paulinho chegou em Janeiro, fez participou em 1215 minutos distribuídos por 14 jogos, pelo que faz praticamente meio campeonato e marca o golo do título.
Sozinho? Não, com uma equipa atrás dele, em que todos juntos conseguiram lá chegar.
Se tínhamos lá chegado sem ele? Só Deus sabe.
Chegámos lá com ele na frente? Sim.
O resto é poesia.
5 Julho, 2021 at 15:01
Foda-se….realmente isso é tudo menos poesia…
É como eu dizer que por causa do Paulinho íamos perdendo o campeonato porque desde a contratação dele perdemos mais pontos que no resto do campeonato todo…e acabar de dizer este disparate com um “O resto é poesia”….
5 Julho, 2021 at 15:45
A questão é que com o Paulinho a jogar 1200 minutos em 14 jogos na liga fomos campeões, é um facto, é a realidade, não se altera por mais voltas que dês.
Tu ao dizeres que íamos perdendo o campeonato já estás a entrar no campo da ficção.
É hora de aceitar a vitória, mamar a buchinha de campeão e preparar o reportório para a próxima temporada.
5 Julho, 2021 at 16:11
És assim tão estupido que não percebes que ambos são ficção?! Que foi exatamente isso que eu disse?
Não foi o Paulinho que nos deu o campeonato como não foi o Paulinho que nos fez perder aqueles pontos na reta final…
Dupond e dupont em parvo….
5 Julho, 2021 at 16:27
Quem deu o campeonato foi o Essugo que jogou 6minutos cruciais, só ganhamos o jogo por causa dele.
#ficção#vs#narrativas
5 Julho, 2021 at 15:58
Sabes o que não foi poesia? O campeonato. Mas acredito que hajam uns quantos que tenham ficado fodidos por sermos campeões. É lidar.
5 Julho, 2021 at 17:05
“Mas acredito que hajam uns quantos que tenham ficado fodidos por sermos campeões. É lidar.”
Os adversários ficaram, de certeza. Já arranjavam outra ladainha, que esta já está tão batida e é tão estúpida que só vos fica mal. “Blá blá blá ficaram fodidos com as conquistas, blá blá blá, é lidar.” Lido mal é com poesia desta.
5 Julho, 2021 at 18:27
E eu lido mal com sportinguistas que não param de falar mal do Sporting. Não gostas da minha poesia? Faz como eu faço com a tua. Põe na beira do prato.
5 Julho, 2021 at 19:31
Uopá, põe-na onde quiseres.
5 Julho, 2021 at 12:36
Só isto…
5 Julho, 2021 at 12:22
Muito bem dito. Em termos de análise do futebol, este texto de base é extremamente redutor. O meu filho de 11 anos se calhar escrevia melhor.
5 Julho, 2021 at 12:15
Já aqui escrevi, é menino para marcar 20 golitos a 25 golitos está época, no entanto espero que esses golos sejam sinal de renovação de titulo.
Porque prefiro uma avançado que marque uns 10 golos, mas que contribua para o jogo de equipa e no final sejamos campeões, do que um gajo que marque 30 golos e no final não dá titulo nenhum, como já tivemos tantos…
SL!
5 Julho, 2021 at 12:20
Gostei da forma como foram analisados os fantásticos números de Paulinho. O Nuno Agnóstico Resignado não faria melhor. Ou se calhar…
E a comparação com Pedro Marques… 🙂
Agora a sério, não percebo esta política de fazer compras na loja do Salvador. Na pior época de sempre compreendi a necessidade do all-in no treinador na tentativa de fugir ao vergonhoso 4°lugar ao enfraquecer o rival, e que resultou em novo fracasso e recorde.
No entanto a contratação de RA foi certeira para a época que agora terminou e enquanto cá estiver teremos projecto e competência. Gostava que ficasse no Sporting por muito tempo e inclusive integrasse a estrutura de uma outra direcção, com outro presidente. Para a nossa formação seria fantástico.
Critico a compra de Paulinho pelos valores envolvidos dentro da conjuntura actual das nossas contas. Gastamos 16 milhões de euros e não contratamos nenhum internacional com números que justifiquem o valor desembolsado. Mas honestamente não esperava outra coisa desta “gestão”. “Foi pedido de Amorim!” Quem não tem dinheiro não tem vícios…
Outro grande problema é a obrigatoriedade de jogar sempre atendendo o valor que custou. Espero que isso não atrase a afirmação de Marques e Tomás que são o futuro da nossa equipa e poderão gerar encaixes importantes, coisa que Paulinho dificilmente trará.
Para uma grande parte dos Sportinguistas bastará marcar meia dúzia de golos durante a época, que se algum for decisivo já estará justificado o investimento. A máquina de propaganda tratará de convencer-nos. Para mim é mais um all-in.
Quanto à pressão dos sócios, Paulinho terá de conviver com isso. Tem 28 anos, conhece o treinador e o modelo de jogo, custou 16 milhões. Os nossos jovens convivem com uma pressão muito maior do “Tribunal de Alvalade “e provaram merecer continuar a ser apostas de Amorim.
SL
5 Julho, 2021 at 12:36
“O Nuno Agnóstico Resignado não faria melhor.”
Parei de ler aqui. CLARO que faria melhor
5 Julho, 2021 at 13:16
Malta sem fé
5 Julho, 2021 at 15:53
Mas olha que o texto do Hans Ranz é delicioso no que respeita à fina ironia. 🙂
Mais uns treinos e podes reformar-te.
5 Julho, 2021 at 16:02
Realmente há quem coma paloco e pense que é bacalhau.
5 Julho, 2021 at 17:43
https://www.youtube.com/watch?v=_HJlGWXzlLA
5 Julho, 2021 at 20:51
😀
5 Julho, 2021 at 12:39
Isto.
5 Julho, 2021 at 12:34
A malta parte de um pressuposto errado.
Ter dado os 16M€ pelo Paulinho porque fomos campeões.
Bom, então não se pode criticar qualquer investimento ou flops no campeonato de 2015/16 sob pena de alinhar lado a lado com a rabolhagem na afirmação que não foi o Sporting Clube de Portugal o campeão nacional, afinal alvo de roubo ainda investigado pela polícia judiciária.
Porque qualquer sportinguista sério sabe que fomos, e que a aposta foi ganha.
Ou estou enganado?
5 Julho, 2021 at 13:32
O que espero…
É que o Paulinho me possa dar muitas alegrias…
“Eu quero-as é lá dentro…”
E pouco me importa que seja o Paulinho a marcar…ou a “ dá-las” a um outro companheiro…
Com já disse e repito…
“ Eu quero-as é lá dentro…”
Quanto ao João Mário…
Desejo que seja feliz…obrigado pelo que fez ao serviço fo Sporting…
Mas o homem…é profissional…
E se não chegou a acordo com o Sporting…
Vá lá jogar onde lhe apeteça…
Que seja feliz…e que “ marque alguns auto golos “…
O Sporting continuará a ser Sporting…seja quem for …que vista “ o manto sagrado “…
Sporting Sempre…!
5 Julho, 2021 at 13:52
Bom exercício, que me passou completamente ao lado porque simplesmente não faz sentido, ainda menos faz quando se comparam um jogador feito com jogadores jovens e mesmo assim o resultado é tudo menos satisfatório.
Para mim as coisas são simples, um gajo que custa 10M ou mais tem de ser figura nesta liga de merda. Um gajo que custa 15M tem de vir e partir tudo. É aqui que se encaixa o João Paulo “contratação mais cara da história de um clube com 115 anos” Fernandes.
Não ligo muito ao que o Paulinho fez quando chegou, até porque veio lesionado e sem andamento, mas agora é sem desculpas e tudo o que for menos do que o seu melhor será insuficiente. Pode falar muito bem fazer o melhor podcast de sempre, mas isso não é nada e é em campo que tem de mostrar serviço, e isso significa meter entre 25 a 30 batatas lá dentro. No fim da época veremos se o dinheiro foi bem ou mal gasto, mas para quem foi imperativo e custou o que custou menos de 20 golos é flop.
5 Julho, 2021 at 14:09
Querer à viva força, atribuir a conquista do campeonato, à contratação de um jogador entrado em Janeiro, é minimizar o esforço e contribuição dos outros .
Até pode vir a ser o ponta de lança, que todos desejamos.
Não sei quanto ganha, mas sei que foi contratado por 16M por 80 ou 70% do seu passe, o empréstimo do Sporar com o pagamento dos salários por conta do Sporting, e a cedência a nível definitivo do Borja( penso que com parte do salário a ser suportado pelo Nosso Clube).
Espero que, na próxima época, justifique o investimento feito..
Em todas as direcções houve flops.
Mas esta direcção, quando da campanha eleitoral, teve como um dos “slogans”, o facto de conhecer profundamente o futebol e por isso ser capaz de organizar um “ scouting” nunca antes visto, por forma a não cometer erros.
Pelos vistos, demoraram 3 anos a pô-lo em prática.
A quantidade de entulho, entre jogadores e treinadores, que contrataram, é disso a melhor prova
5 Julho, 2021 at 14:23
Tao isto.
5 Julho, 2021 at 15:29
… Além de que revela “fino gosto” para promover o Pualinho desvalorizar (para dizer o mínimo) o Pedro Marques…
Z
5 Julho, 2021 at 15:51
Paulinho, vale isto no Transfermarkt
https://www.transfermarkt.pt/paulinho/profil/spieler/211072
5 Julho, 2021 at 15:55
Slimani, vale isto
https://www.transfermarkt.pt/islam-slimani/profil/spieler/174915
5 Julho, 2021 at 15:56
Este ano é a prova dos nove, deêm tempo ao tempo.
5 Julho, 2021 at 15:59
Sferovic vale isto
https://www.transfermarkt.pt/haris-seferovic/profil/spieler/109256
5 Julho, 2021 at 15:51
“Boa tarde e, nunca se esqueçam: Jamais deixem que os factos influenciem as opiniões que os notáveis têm a amabilidade de vos incutir.”
Como diria Narciso Fino (Vasco Santana)… “Compreendi-te.”
Mais uns treinos na Tasca e serás o novo Agnóstico. 🙂
5 Julho, 2021 at 19:59
Para se ser uma boa cama elastica para passes de jovens talentos, é importante ganhar. Para ganhar, temos de ter uma equipa. As equipas tem lideranças, tem uma dinamica central entre os jogadores com maior experiencia ou reputaçao. O coraçao da equipa do Amorim é feito de homens feios, que comem a relva, que sabem alimentar-se da frustraçao e nao perdem o respeito à equipa. Quanto vale um jogador destes? Tudo o que possas pagar por ele. O Amorim está a prevenir a revolta do balneário nos proximos 3 anos enquanto os rivais especulam em passes de promessas sul americanas das quais sabem quase nada sobre a atitude pessoal. O nosso Plata bem entendeu o Amorim… Ele quer tugas que sejam bons profissionais e putos com muita fome de crescer. Mas todos a saberem o que é o Sporting, a já terem comido uma açorda e a nao estranharem a cultura, a liga e as dinamicas com os outros grandes.
Eu gosto muito. Porque nos dá oportunidade de sermos consistentes de epoca em epoca, numa ideia de futebol que entendemos, com os miudos em campo a trazerem o perfume que a nossa Academia produz.
5 Julho, 2021 at 20:50
Um trabalho mais interessante que este texto irónico era ver quantos pontos nos deu/tirou Paulinho desde que veste a verde e branca.
Contando como pontos a favor jogos em que foi decisivo positivamente (por exemplo; marcou o golo da vitória, fez a assistência, tirou um golo adversário e por isso ganhámos, foi o homem do jogo, etc) ou negativamente (falhou golos fáceis, perdeu bolas fáceis que deram golo adversário, e por isso perdemos pontos no campeonato).
Não sei se o Paulinho neste momento tem saldo positivo!
5 Julho, 2021 at 21:16
A conversa sobre o Paulinho traz-me á memória Beto acosta,um velho,vinha lesionado, não marca golos,e depois como foi???
Há que dar tempo,nunca tinha visto um aproveitamento tão grande das contratações como o foi neste ano,se calhar por uma vez na minha vida….todos foram boas contratações.
Vamos deixar as criticas para os momentos em que forem justas,e os elogios também
5 Julho, 2021 at 21:34
Matheus reis, Tábata… Não sei, acho demasiado cedo para dizer que acertaram, que foram boas contratações… Vamos ver.
6 Julho, 2021 at 7:59
Isto… E Matheus Reis não pareceu nada boa contratação.
6 Julho, 2021 at 8:18
Eu gostava imenso de ver o Paulinho como um unicórnio mas parece que eles não existem.
O que existe mesmo é uma divida crescente ao Trolha…
6 Julho, 2021 at 8:34
Respeito a opinião do post mas acho que se deve dar o benefício da dúvida ao jogador. Que vai ser útil penso que ninguém coloca em questão. E é o jogador que o treinador acha ideal para a posição. E isto foi a diferença do Sporting campeão 20/21, comprar o jogador certo para a posição. A continuar assim estamos muito mais perto de errar menos vezes e podermos apostar em jogadores melhores / mais caros.
Abraço