Último teste de pré-época, um troféu Cinco Violinos para disputar e um adversário, o Lyon, capaz de colocar à prova o campeão Sporting. E nem começou bem, muito por culpa de Ekambi, Dembélé e Aouar, que não só iam infernizando a vida a Feddal como iam colocando a defensiva leonina em sentido num constante ataque à profundidade. Foi precisamente num desses lances que os franceses se adiantaram no marcador, por Aouar, estavam decorridos oito minutos.
O Sporting, com Esgaio (jogo consistente) no lugar do lesionado Porro, Matheus Nunes a ser surpresa ao lado de Palhinha (esperava-se Bragança ou Tabata) e Jovane a completar o tridente ofensivo onde cabem Petter Potter e Paulinho, deixou passar cinco minutos e pegou no jogo, só não construindo uma goleada histórica porque o nosso bem conhecido Anthony Lopes tirou pelo menos uma mão cheia de golos certos, começando naquele desvio que fez o remate de Paulinho ir para o poste. Seguiu-se outro, agora “roubado” a Pedro Gonçalves, até que aos 30 minutos Paulinho quebrou a resistência francesa, num lance que começa com uma recuperação de bola de Palhinha (mal teve férias e nem precisa) e com um passe de trivela fenomenal de Jovane, a isolar Pedro Gonçalves.
Gonçalo Inácio, viu, festejou e decidiu entrar na festa: que passe de classe a isolar Pedro Gonçalves, com o camisola 28 a fazer o 2-1 como se fosse a coisa mais simples do mundo! Em cinco minutos (30 e 35) o Sporting dava a volta ao jogo e no regresso dos balneários a música veio ainda mais afinada, chegando a ter momentos de brilhantismo, muito por culpa de um Jovane que se não for traído pelas lesões será uma das figuras da época 21/22.
Quando Nuno Mendes recuperou uma bola e a virou com mestria para Pedro Gonçalves assistir Paulinho para o 3-1, estavam decorridos cinco minutos da segunda parte, o jogo não só ficou decidido como deu para Nuno Santos, Vinagre, Plata, Tabata, Matheus Reis e Tiago Tomás virem a jogo e para o jovem avançado se mostrar com fome de golos, vendo mesmo um invalidado antes de Slimani reduzir enquanto suspirava por um “regresso a casa”.
Mas o que fica de mais importante é a certeza que o trabalho da época passada continua e que a equipa estará cada vez mais afinada e mecanizada, preparando-se para ir em busca do Bi numa época que começa a sério já no próximo sábado, com a disputa da Supertaça.
26 Julho, 2021 at 8:32
Gostei muito, confesso.
Ok, a equipa ainda não está solta (nem podia) e falhámos golos cantados. Normalmente criamos menos oportunidades e somos mais frios.
Vejo um compromisso enorme, coesão e isto é meio caminho andado.
Nem vou ao individual, pois uns chegaram tarde, outros estão a adaptar-se não só ao clube como a novas posições.
Mas no coletivo, veja-se os foras de jogo (6-0). Muito trabalhinho ali…
Gostava mesmo de um central pé direito (já desisti da ideia), não gastava em extremo e usava Jovane, mas um “Beto” era mel, principalmente pelas características.
26 Julho, 2021 at 10:54
Brave, os fora de jogo, nunca podem ter sido 6-0, uma vez que as duas equipas tiveram golo anulado por fora de jogo.
Mas estou completamente de acordo com a sua apreciação.
É pena não haver um maior índice de aproveitamento das oportunidades criadas. Mas ontem o melhor em campo foi Anthony Lopes.~SL
26 Julho, 2021 at 9:12
Categoria. Bom futebol. Top. Houve ali ao princípio um tempo que o Lyon nós confundiu, retificamos e fizemos um belo jogo, se não fosse o Anthony, tinha sido uma goleada das antigas, gostei do Slimani, mas penso que o futuro vaii passar por um jogador mais jovem
26 Julho, 2021 at 9:20
Belo jogo.
Notas muito positivas.
Esgaio é e vai ser o que esperavamos. Aliado á qualidade é um gajo com muito poucas lesões.
Nuno Mendes e Vinagre dão uma qualidade do caralho do outro lado.
Na defesa e apesar de eu insistir na necessidade de contratarmos um central para o lado direito,confesso que acho dificil que venha alguém para ser titular. Inácio é monstro. Seba é Seba. E Feddal é muito consistente. Acho que ao vir será alguém jovem e com valor para ir ganhando minutos e puder jogar se necessário.
No meio parece-me que Matheus ganhou o lugar para a supertaça. Amorim parece-me contar com ele sobretudo em jogos onde os adversários vão olhar olhos nos olhos e a capacidade de Matheus transportar, ser agressivo e a velocidade como fundamental. Bragança será o trunfo nos jogos onde teremos bola com fartura.
Na frente o Pote é incrivel e que o aproveitemos esta época porque dificilmente o seguramos além disso. Paulinho jogou muito.
Jovane apareceu muito bem. Que renda aínda mais. Confesso que perde muito para Nuno Santos defensivamente, mas em dia sim trará muitas soluções ofensivas.
Plata vai explodir este ano.
O facto de não terem entrado Bragança e Neto penso que seja pelo facto de Amorim querer dar ritmo maximo a Feddal e a Matheus.
Pedro Marques não me parece contar.
Num mundo ideal faltaria vir Ugarte, mais um central e um Ponta de Lança.
No mundo real não me acredito.
Quanto a saídas continuo a achar que Nuno Mendes não fica.
26 Julho, 2021 at 9:22
Esgaio defende melhor, houve alturas em que parecia que estavamos a defender a 4.
Coates e Feddal é que jogaram no meio, o que foi para mim uma surpresa (ou um sinal para o CD).
Os suplentes entraram todos bem, rapidos, motivados.
Palhinha é o “special one”.
SL
26 Julho, 2021 at 9:33
muito bom.
apenas os golos sofridos preocupam
26 Julho, 2021 at 9:41
Início muito atrapalhado, sem se acertar nas marcações. A partir daí … foi um belo jogo.
Apostei em Matheus Nunes e acertei. Em jogos contra equipas mais abertas, do jogo pelo jogo, é a melhor companhia para Palhinha. Jogão!
1 – Não ia gastar dinheiro num central.
2 – Falta uma alternativa a Palhinha, um outro 6. Não sei se Ugarte é esse jogador.
3 – O dinheiro que se vá gastar, devia ser num jogador que faça diferença. Não faço ideia de quem, nem para que posição.
Plantel bem equilibrado, não saindo ninguém. Jogadores que podem fazer mais que um lugar.
Venha o primeiro jogo a valer.
26 Julho, 2021 at 9:54
Bom jogo de pré-época e uma vitória justíssima que parecia comprometida nos primeiros 10 minutos.
Bons apontamentos de quase todos os jogadores e a equipa parece estar a caminho de estar pronta para disputar o primeiro troféu da época!
Acho que nos falta um 9 melhor que o Paulinho, que acho que foi caríssimo para aquilo que vale.
26 Julho, 2021 at 13:35
Paulinho é bom jogador, português, mas na questão do preço tendo a concordar com o Miguel.
26 Julho, 2021 at 14:10
Acho que hoje não é dia de falar do Paulinho. Jogou bem e marcou 2. Se fosse sempre assim…
26 Julho, 2021 at 16:27
Não é por aí PP. Acho que o Miguel não contesta que o Paulinho seja um bom avançado e que até dá muito trabalho às defesas contrárias.
Mas o que o Miguel disse parece-me uma verdade confirmada pelas estatísticas e pelos factos:
1º – não é um avançado com muito golo (e não estou a falar das estatísticas desde que chegou ao SCP, porque nos anos anteriores foram idênticas: desde os 19/20 anos, fez 9 épocas completas, com 301 jogos e um total de 88 golos, o que dá uma média de 1 golo por quase 3,4 jogos; dessas épocas apenas em 3 marcou mais de 15 golos – 17 em 41 jogos em 2016/17 no Gil, 20 em 45 jogos em 2017/18 no Braga e 25 em 48 jogos em 2019/20 ambos no Braga):
2º – foi uma contratação excessivamente cara: 16M€ + empréstimo de Sporar por meia época, fez desta contratação, de longe, a mais cara de sempre da História do SCP.
Nada disso invalida que seja um bom jogador muito importante para o modelo de jogo implementado pelo Amorim; e ainda menos implica que não queiramos que ele singre no SCP e venha a contrariar toda a estatística do anterior curriculo-
SL
26 Julho, 2021 at 16:35
Álvaro, o problema é outro, como somos campeões, agora tudo o que for feito é fabulastico, o problema é que temos exemplos bem próximos. Temos e devemos estar mais atentos do que nunca, a experiência assim o dita.
26 Julho, 2021 at 16:56
Compreendo o que o 5 Violinos diz e sou acérrimo defensor de que a base do bom associativismo reside na capacidade e poder dos associados em escrutinar permanentemente os dirigentes eleitos e a sua gestão.
Escrutinar é avaliar. Uma avaliação pode ser negativa ou positiva. Pode ser geral e global ou pontual e específica. Mas é nosso DEVER, enquanto associados (e mesmo enquanto adeptos) nunca abdicar do nosso sentido crítico.
Mas o meu comentário anterior foi a um comentário do PP (e “por decorrência” a outro do Miguel) e apenas procurei colocar aquela questão específica (avaliação do Paulinho e da sua contratação) em contexto objectivo (quantitativo e factual) e em contexto subjectivo (opinião pessoal).
Um abraço e saudações leoninas
26 Julho, 2021 at 9:55
Eu gostei!
SL
26 Julho, 2021 at 10:01
Com esta equipa, lutávamos para o Bi sem sombra de dúvidas e com muitas possibilidades de concretizar o sonho.
Mas o Sporting precisa de vender e realizar uma boa quantia e para isso tem que vender os melhores (um ou dois pelo menos).
Quando oiço falar em vender o Jovane por 10 e comprar metade de não sei quem por 6,5, fico arrepiado.
Penso que esta politica, a longo ou médio prazo, vai-nos ser muito prejudicial. Se calhar sou eu que estou a ver fantasmas (espero que sim) mas já tivemos exemplos antes.
26 Julho, 2021 at 10:05
Carvão.
Nuno Mendes também está vendido há 1 ano.
SL.
26 Julho, 2021 at 10:04
Bom jogo. Muitas oportunidades criadas. Resultado que peca por escasso.
O passe do Inácio é do caralho
26 Julho, 2021 at 10:18
Decididamente não gosto do Feddal.
Posso?
Sei que vai ser titular por isso resta desejar que não enterre muito.
26 Julho, 2021 at 10:41
Se bem me lembro também não começou bem a época passada e depois melhorou bastante.
26 Julho, 2021 at 11:03
Verdade.
Mas alguns dos golos sofridos foi pelo lado dele.
Para mim é lento e fraco no domínio e passe.
Depois olho para o Inácio e para o Coates e mais confusão me mete.
O matheus tem mostrado mais neste início de época que na época passada.
Acho que merecia mais a titularidade neste momento.
26 Julho, 2021 at 10:24
Muito bons sinais.
Ótima atitude e dinâmica.
Pote, Jovane e Paulinho muito bem no ataque e Gonçalo Inácio a provar que será um dos grandes centrais dos próximos anos, só Rui Jorge não viu (?) isso, Palhinha é inegociável e não pode sair de forma alguma.
Dominar por completo uma boa equipa como o Lyon é um excelente presságio.
Só falta mesmo ir buscar Slimani e a “família” fica completa.
26 Julho, 2021 at 10:32
O problema é que já não sobra quase ninguém da herança pesada para vender. Os que temos ou são da formação ou são percentagens de passes que insisto são pessimos negocios e por isso agora as coisa ficam complicadas. Se vendes o Pote por 30M ficas com 15, se vendes o Nuno Santos por 20M ficas com 10, se vendes o Tabata por 10M ficas com 1M, portanto a nivel de encaixe financeiro é quase zero e a nível desportivo é uma machadada. Resta vender gajos da formação ou um Jovanne do qual ainda temos o passe. Como o desespero económico é grande e os compradores sabem vai ser difícil realizar uma grande venda e será provavelmente necessário vender 2 ou 3 para encaixar os 40 M de que se fala. É uma pena porque este plantel este ano na champions ainda ia valorizar mais, mas a corda na garganta não deixará muitas opções senão vender.
26 Julho, 2021 at 11:35
Ainda temos o Battaglia e o Irmão do Ruíz.
26 Julho, 2021 at 14:08
Cada tiro, cada melro. O Battaglia? O que rescindiu e voltou a ganhar o dobro? Suponho que tenha sido o Bruno a redigir o contracto.
26 Julho, 2021 at 14:15
Não adianta Coq, uns dizem que é ingenuidade, sinceramente espero que sim.
26 Julho, 2021 at 12:23
Tu é que me saíste cá uma herança pesada. Sai demónio!!!
26 Julho, 2021 at 17:31
Eu sei , é uma chatice quando um gajo diz a verdade, vá de retro e deixa sonhar. Ainda vão oferecer 50M pelo illori, vais ver.
26 Julho, 2021 at 10:35
Resultado peca por escasso, num jogo em que andámos a ver navios por 10 a 15 minutos. Aquele lado esquerdo da defesa foi um passadiço.
Retificadas posições demonstrámos o belo trabalho que tem sido feito. Que me recorde deve ter sido o jogo em que mais oportunidades de golo criámos!
É uma pena ver GI à direita pois perdemos poder de construção a partir da defesa.
Enfim, Gostei!
SL
26 Julho, 2021 at 11:06
Mesmo assim o Inácio manda aqueles passes teleguiados para golo que dificilmente veremos fedal fazer.
Um luxo golos com 2 passes apenas.
Futebol para mim é isto…bola dentro da baliza adversária.
26 Julho, 2021 at 12:30
Foi simplesmente fantástico!
26 Julho, 2021 at 10:38
Quer-me parecer que a equipaque começou ontem será a tipo. Com Matheus no meio ao lado do Palha, e laterais direitos/esquerdos e extremos esquerdos a alternar consoante o adversário.
Falta mais um PdL. Alô, Slimani!
Al Musrati também não era mau, mas deve ser caro.
26 Julho, 2021 at 11:40
Para quê comprar mais, comissões, comissões… Sempre os mesmos disparates, agora agravados com a moda da compra de 50% do passe…
26 Julho, 2021 at 12:31
Agora vais precisar, com a Champions.
26 Julho, 2021 at 13:04
Porque isso faz parte.
Tem que ser assim. Goste -se ou não
26 Julho, 2021 at 12:46
Bela joga, com mais uns apontamentos que um jogo de treino nos consegue trazer, este com mas interesse por ser o último antes do arranque oficial.
Dizer que esta é uma equipa de Amorim. Princípios de jogos estão lá, a ideia, as dinâmicas, bem para lá do que a simples arrumação da equipa num 3x4x3. Esta equipa com cunho de treinador só me recordo de ver no Sporting de 15/16 de Jesus, umas das mais temíveis máquinas de jogar futebol que tivemos este século.
A condição física dos jogadores também está mais apurada, nota-se que estão a trabalhar bem, apesar de haver um ou outro elemento um pouco mais preso, já não se notaram tantas pernas pesadas.
Depois de estarmos a ganhar, houve ali um momento em que se sentiu uma confiança superlativa nos jogadores, na forma como trocávamos a bola e a fazíamos chegar a zonas perigosas no último terço com relativa facilidade, que resultou em várias oportunidades flagrantes. Fez lembrar os melhores momentos da última temporada.
Concordo com a visão do treinador. Melhorámos a qualidade individual dos nossos jogadores e ao dia de hoje fica mais difícil contratar um jogador melhor que os que temos, sem gastar dinheiro que não podemos. Contra uma equipa com bons valores, batemo-nos bem, demos luta, fomos competitivos, demonstrámos que temos nível para fazer frente a rivais de valia similar.
Algumas notas individuais:
Coates dá grande estabilidade à equipa, mesmo sem estar ainda a 100% fisicamente, é uma autêntica muralha.
Inácio se jogar isto tudo numa liga dos campeões, o Guardiola vai mandar uma mala cheia de dinheiro para o levar para a premier league. Não sei quantas vezes vocês viram um central executar um passe com conta, peso e medida como ele fez ontem, mas raras vezes. Ao que acrescenta uma grande eficácia nas tarefas defensivas, com bom timing de entrada aos lances, coberturas, posicionamentos, com apenas 19 aninhos!
Palhinha é uma carraça com o tamanho de um elefante (obrigado Pedro Henriques, tive que roubar), mesmo sem estar a 100%, já mostrou a importância que vai ter no nosso meio campo, dada a facilidade com que rouba bolas em zonas avançadas e que permitem à equipa ferir os adversários num dos momentos em que somos mais letais, a transição ofensiva.
Jovane está com a mentalidade certa e este pode ser o ano dele. Tem golo, tem qualidade superior, é um poço de força. Se continuar com esta pedalada, o desejo de se tornar um titular indiscutível pode bem tornar-se uma realidade.
Pote com a qualidade na definição que definem os jogadores de classe mundial. Ainda está à procura da melhor forma, sendo que ontem já foi suficiente para estar envolvido nos 3 golos.
Paulinho a ser Paulinho, a demonstrar porque vale cada € que o clube meteu na sua contratação. É um homem do treinador. É perfeito para aquilo que Amorim tem em mente para o futebol da equipa. Com municiadores como Pote, Jovane, Nuno Mendes, Esgaio, Porro, vai marcar muitos golos. E com finalizadores como Pote e Jovane, vai somar assistências.
Com mais uma semana em cima a equipa vai chegar com condições de disputar o troféu, num jogo que se espera de dificuldade máxima.
26 Julho, 2021 at 16:46
«Concordo com a visão do treinador. Melhorámos a qualidade individual dos nossos jogadores e ao dia de hoje fica mais difícil contratar um jogador melhor que os que temos, sem gastar dinheiro que não podemos.»
Também concordo com isso. Mas também temos de ver que este é ano de Champions, pelo que teremos 2 ajustes ainda a fazer, não para substituir os que temos na primeira linha, mas para dar as opções que ainda faltam. Aliás creio ter sido essa a filosofia das contratações que fizemos: o Vinagre (dar opção ao Nuno Mendes; o Esgaio (dar opção ao Pedro Porro) e o Ugarte (dar opção a Palhinha e Matheus Nunes). Faltará uma opção a central direito e mais uma opção de ataque com faro de golo e que desgaste defesas (Slimani acho que encaixaria muitíssimo bem com a vantagem adicional de ser um jogador querido da massa adepta – e isso também vai ser importante na época que vais começar, especialmente quando houver público).
Para já, a “base” está lá e MUITO BEM TRABALHADA. Vamos ver como serão feitos os acertos finais (também deverá haver saídas e provavelmente serão as de Jovane ou Matheus Nunes; o que acho uma pena, pois penso que o Jovane irá ser ainda mais importante – excelente pré-época – e porque depois da extraordinária evolução num só ano de um jogador que fez a sua formação no Ericeirense a meias com o emprego de pasteleiro – ainda há 3 anos lá estava – estou certo que Matheus Nunes iria crescer ainda muito mais nesta nova época sem João Mário e com Champions).
Um abraço e saudações leoninas
26 Julho, 2021 at 13:13
Se conseguirem manter a incrivel pressão e recuperação de bola no meio campo adversário… .
É que fiquei mesmo de sorriso rasgado.
26 Julho, 2021 at 13:54
Bom jogo.
Jovane é máquina, gostei mais do jogo dele do que Pote.
Podíamos ter marcado mais se jogassem mais simples.
Feddal mal no jogo. O perigo vinha sempre do lado dele.
Gostava de um central para a direita e Ínacio na esquerda (que monstro está)
26 Julho, 2021 at 14:19
Parem com o Pote, é Pedro Gonçalves!
Que seja é Pote de ouro…. Para a SAD que é bem preciso.
26 Julho, 2021 at 20:03
Fiquei otimista para o que aí vem, tendo consciência que este campeonato será muito mais difícil de conquistar.