Fui rever nos últimos 2 anos e meio, as vendas e compras, tendo os valores do tranfermarkt, apenas e só, mesmo assim isto vale o que vale, mas é o que a malta tem vindo a bater, temos muitos em que temos valorizações excessivas e outros jogadores avaliados por baixo, mas é os dados que temos e quando me falam em comprar caro e vender barato com BASE nestes números…
Compras.
Ilori valia 2M, veio por 2,4M.
Borja valia 2M, veio por 3,20M.
LP, veio por 500mil.
Renan 1M, valia perto disso.
Rosier valia 8M, veio por 5M mais o Balde, que estava avaliado nos 2,5M, se formos a ver neste caso ficou barato ou caro?
O Rosier foi daqueles jogadores que noutra oportunidade se calhar tinha dado certo, como confirmou na Turquia entretanto, não achei mau negócio, parece que foi tbm avaliado por muito por cima pelo site, pela nacionalidade, idade e potencial, entretanto foi vendido por 4,5M e esta avaliado 7,5M, ou seja para este site o jogador está super valorizado, quanto temos um Matheus Nunes avaliado em 5M apenas entre outros casos.
Doumbia, valia 2M e veio 3,8M.
Eduardo H., valia 2M veio por 3M.
Matheus Nunes, 950mil.
Camacho, 5M, se joga-se noutro pais valia menos, hoje foi um erro, eu critiquei na altura, MAS é um jogador jovem, ainda pode ser aproveitado e vendido, esta avaliado neste momento em 3,5M.
Vietto, valia 7M, veio por 11M, não fui confirmar estes valores, mas independentemente disso um dos piores negócios do Sporting nos últimos anos.
Sporar, valia 2,5M veio por 6M, hoje podemos afirmar que é um mau negócio.
Plata valia, 350mil, veio por 1M por metade do passe, hoje está avaliado em 5M e vem tendo minutos, falta dar o salto aqui ou em outro lado, muito talento.
Vendas
Thierry, vendido por 12M.
Raphinha vendido por 21M, valia 8M.
Wendel valia 12M, vendido por 20M.
Acuña, quando chegou já veio bastante valorizado, tanto que pagamos 9M (valia 7M, mais uma vez valorizam “muito” um jogador que vinha jogando na Argentina), saiu por 11,50, valia 12M.
Dost, valia 7,5M, veio por 11/12M…chegou a estar valorizado em 17M, saiu por 7M, mesmo tendo feito a época que fez e já estar mais para cá do que para lá.
Montero e Nani, saíram entretanto a custo zero.
Ora o que temos aqui ANTES da chegada de RA, um ano e meio, onde conquistas uma taça e taça da Liga e a seguir temos um ano merdoso onde com a chegada de RAmorim começas a arrumar a casa (e ainda ficamos em 4º lugar).
Quando me falam em QUE SEMPRE compramos caro e vendemos barato.
Pelos números não vejo isso, na maioria dos casos compramos por 1M/2M a mais do valor de mercado, outros nem isso, foda-se isto é comprar caro tendo em conta os números?
Sporar, Camacho e Vietto sim foram negócios super valorizados e caros para o Sporting.
Por outro lado tanto Renan como LP, naquelas épocas foram importantes na conquista das taças.
E ainda chega Matheus Nunes e Plata, o primeiro é sem comentários hoje fala-se em 20M e achamos “pouco” 🙂 , Plata é um jovem vai muito a tempo.
As vendas tens dois casos específicos de Acuna e Dost, mas muito mais o segundo, um goleador mas que perdeu muito ritmo após o acontecimento de Alcochete.
O resto Raphinha, Thierry e Wendel, foram excelentes, sobretudo o Thierry, que tinha uns 5 jogos a nível sénior.
Nani e Montero, vai da opinião de cada um, uns dizem que foi para baixar salários, eu acredito mais em questão de balneário e o Nani quis ir á sua vida, estamos a falar de um jogador que na altura valia 4M e hoje vale 2,5M, vale o que vale.
Bem o Montero nem devia ter regressado.
Parece me escusado ir buscar o que foi a chegada de RAmorim até porque vamos 2 semanas de fechar o mercado e ainda muito pode acontecer.
Mas vamos lá de novo, até porque tendo em CONTA os valores do site, TODOS VALORIZARAM e hoje temos um plantel avaliado 230M.
Não vou meter aqui a valorização dos jogadores da formação, MAS a realidade é que muitos destes valorizaram porque vieram outros jogadores acrescentar ao plantel e vice-versa.
Paulinho valia 15M, sim o Paulinho para o site, estava avaliado a esse nível, parece me exagerado, veio por 16M, vendemos o Borja e oferecemos o Sporar, independentemente do que o site acha o diz, desportivamente o Paulinho é importantíssimo na dupla com o Pote, financeiramente foi e é um jogador caro.
Nuno Santos, 3/4M valia isso e veio por esse valor, mais Geraldes e Dala, dois jogadores, sobretudo o primeiro que se andavam a arrastar em empréstimos, hoje o Nuno vale 6M, não vou falar do rendimento, porque está a vista de todos.
Veio o Porro dispensa comentários, ainda não é nosso, mas hoje está avaliado 20M.
Eu nem vou meter aqui o João Pereira, Neto, Antunes, Adan, Feddal e até o Matheus Reis, porque são jogadores que vieram dar experiência ao clube e foram super importantes na conquista do titulo da época passada e tanto o Adan e Feddal, continuam no 11 inicial e com boas prestações.
O Matheus R. estamos a falar de 1/2M e o RAmorim confia nele, até ver.
Entrou tbm Esgaio por 5M.
E ainda deu para ter o Gonçalo Esteves a 3º opção, outro cenário que no passado não parecia possível…
Agora entramos na questão de partilha de passes, onde parece MAIS uma vez que SÃO todos os jogadores do Sporting com partilha de passe.
Pedro G. pagamos 6,5M por 50% e hoje o Pote ALÉM de ser o MELHOR jogador em PT e IMPORTANTÍSSIMO no titulo está avaliado em 22M pelo site.
Ou seja para muitos era melhor este gajo ter ido para o Porto como era habitual e irmos buscar outro gajo que poderia dar ou não.
Tabata, aqui sim concordo, negócio merdoso, se vendermos temos só 10%, diz que pode ser negociado o valor, mas lá está é um jogador que conta para o RA e até o vimos adaptar a 8, desportivamente é um jogador que acrescenta.
Vinagre, parece me que já vimos todos que se SAIR o Mendes, temos a ala bem assegurada e os valores ainda não são oficiais.
Mais uma vez era outro que estava lista do Benfas…eles agora dizem que não e tal, quando muitos davam por fechado.
Em condições normais vai valorizar.
Ugarte é o mesmo que escrevi para o Vinagre.
O que eu retiro disto, é que foram se cometidos erros em 1,5 meia e que com aposta em RAmorim o contexto mudou e os jogadores saíram valorizados.
Agora temos 3 ou 4 casos, em que sim valorizamos ao máximo o passe do jogador, MAS também outros jogadores entretanto foram “baratos” e hoje estão valorizados.
Nem vou falar da aposta nos miúdos da formação como é óbvio, porque está á vista de todos.
Eu não sei o que a malta queria, um cenário perfeito e vamos estar todos de mão dada no estádio de Alvalade, com jogador a custar 5M e vendermos por 60M, sem margem de erro e sem nada, nem toquei no caso do BF, porque o Nuno já o fez.
Onde não temos vozes criticas, onde não há partilhas de passe, onde não há empresários e o que isso trás de bom e de mau.
Quem acha que pagar mais 1/2M por jogador é caro, então realmente nunca vai estar satisfeito.
Quando só se vê o que lhes convêm e DIZ que pagamos SEMPRE MAIS CARO e VENDEMOS MAIS BARATO, depois de testamento que eu escrevi, então não posso fazer nada.
E só com uma catástrofe é que no final desta época este plantel vão vai valer mais 20 ou 30M, na valorização de mais miúdos da formação e outros.
Mas vamos ver cada coisa a seu tempo.
Ó Stanley o que acabaste de demonstrar com esses valores é que QUASE todos os jogadores comprados por Varandas e Viana, especialmente antes de Amorim, vieram acima do preço de mercado.
E isso não seria assim tão mau se eles tivessem um mínimo de qualidade!! Um mínimo! Por não terem é que não fazemos 1 centavo que se veja com estes encostados todos!
Por outro lado mostras que muitos dos que têm realmente qualidade estão divididos em percentagens.
Se Pote for vendido por 30 milhões, já viste o que nos calha? E Vinagre, e Ugarte.
Esses números mostram também outra coisa, os únicos jogadores que realmente deram dinheiro a sério e foram minimamente bem vendidos vêm de trás o que vai encontro ao que já se falou: 3 anos depois ainda estamos para ganhar dinheiro, melhor ainda estamos para NÃO ter prejuízo com algum jogador que tenha sido comprado por esta direcção.
Já disse acima, o problema não é comprar 1,2,3 milhões acima do valor de referência, o problema é fazê-lo sistematicamente e na maioria dos casos em Doumbias, Eduardos, Iloris e Camachos.
Só umas correções:
– Ilori foi 2,4 por 70%
– Nani NUNCA quis ir à sua vida. Foi corrido. Correr um craque daqueles, capitão e formado que queria acabar a carreira aqui só por si é crime e dava direito a um processo.
– Montero não devia ter vindo? Foi muito melhor o trio maravilha Jésé, Bolasie e Fernando (quem?). Quem dera a nós ter tido mais Monteros na época horribilis de há 2 anos, não teríamos feito tanta figura triste.
– Baldé estava avaliado em 3 milhões, por isso efectivamente demos 8 milhões por Rosier. Ficou caro, tínhamos ficado com Baldé vez desse gangsta rapper e tínhamos mais 8 milhões na conta e menos um salário de rei.
– Borja foi vendido? Aqui estou na dúvida, acho que foi incluído no negócio Paulinho, se foi, já vamos em 19 milhões pelo Paulinho.
– Renan foi decisivo em penaltys, no resto era um autêntico buraco, tecnicamente limitado e sem margem de evolução possível. Bastaram meia dúzia de jogos para quase todos o percebermos mas alguém teve a brilhante ideia de enterrar 1 milhão num gajo que hoje em dia nem para 3° redes serve.
Claro que há jogadores valorizados. Mal era depois de sermos campeões, mas a maioria é da formação, Jovane, Palhinha, Inácio, Mendes, etc ou são jogadores que vão render muito pouco dinheiro ao clube como Pote ou Tabata e este ano Vinagre e Ugarte.
Exclusão óbvia para os mais experiente que não foram contratados na óptica de uma venda futura e sim para dar arcaboiço à equipa como Adán, Feddal, Neto e os que saíram.
E exclusão também para Matheus e Porro que até ver foram os melhores negócios
Paulinho e Nuno Santos dificilmente vão render algum dinheiro que se veja, é preferível ficarem no clube.
A conclusão é óbvia, Varandas, Zenha e Viana são horríveis no mercado. A tendência foi parcialmente invertida por Amorim pela sua aposta e crença na formação e pelo muito que consegue extrair dos miúdos.
Mas mesmo essa aposta nalgumas situações foi uma imposição de uma direção que depois de derreter os anéis e os dedos não tinha outra solução.
Não há UM jogador contratado antes de Amorim que jogue ou seja solução, UM! que seja! Mesmo Plata é 3a ou 4a opção.
Isto em 2 anos!! Não é normal, nem sinal de competência por muito que tentes vários ângulos.
E como alguém disse e muito bem acima, a tendência inverteu um pouco com Amorim: ele define bem os alvos, sabe muito bem o que quer e precisa, a direcção traz más faz péssimos negócios. O homem não pode fazer tudo.
O “pagamos SEMPRE MAIS CARO e VENDEMOS MAIS BARATO” não se leva a letra. Agora o pagamos QUASE SEMPRE MAIS CARO e VENDEMOS MAIS BARATO é literal, podes levar à letra. São a esmagadora maioria dos negócios.
E não foram só os jogadores do plantel principal deixados pela anterior Direcção.
Quase aposto que a pesada herança formada no “pelado” de Alcochete e que dormia em colchões furados rendeu mais que todas as vendas de jogadores adquiridos por esta Direcção…
O Borja foi dado e continuamos a pagar a diferença de ordenado entre o que recebia no Sporting e o que o Braga lhe quis/quer dar até ao último dia de duração do contrato que tinha com o Sporting. Por exemplo: o contrato que tem com o Sporting é até maio de 2022, o ordenado dele no Sporting era mil merréis, o Braga só quer pagar 700, o Sporting paga a diferença até maio de 2022.
«Se Pote for vendido por 30 milhões, já viste o que nos calha?»
O pio não é o que nos calha. É o que calha aos outros.
Suponha que o vimos a vender para o ano por 50M€ (com uma boa campanha na Champions e um Campeonato ao nível do do ano passado, valorizará exponencialmente).
Nossos serão 25M€ a que abateremos 7,5Me do que pagámos ao Fama para termos uma “mais-valia” de 17,5M€.
Já o Fama fica com 7,5M€ (o que no Transfermarkt já se traduzia numa mais valia de 5,2M€ sobre a avaliação feita 2 meses antes da venda) e ainda virá a mamar mais 25M€ por valorização do jogador … no Sporting!!
Já agora aconselhava o Stally a rever os valores. Nas compras do Sporting tem de ir procurar o valor anterior à transação.
2 exemplos:
– Pote na data da transação, 17 de Agosto de 2020 ficou avaliado em 7 M€ porque o Sporting pagou um pouco mais que isso por 50& do seu passe; tem de ir procurar a última avaliação ANTES da transação e essa foi de 1,8M€ em 20 de Abril de 2020 (4 meses antes)
– Paulinho na data da transação, 28 Janeiro 2021 ficou avaliado em 15M€, mas porque o Sporting o inflacionou ao comprar 70% do seu passe por 16,5M€; na avaliação anterior à transação (17 Agosto 2020,e que era a única que, no Transfermakt servia de referência), o seu valor era de 12M€ (e isto porque já nessa altura houve negociações entre o SCP e o SCB; a avaliação anterior, 8 de abril de 2020 era de 4,8M€).
Só nestes 2 exemplos, vemos como as “contas” do Stalley nos levam ao engano. O Illorl em 24 Setembro 2018 estava avaliado em 2M€ e na data da aquisição (18 Março 2019 disparou para 3,5M€ porque o SCP pagou 2,4M€ por 60% – e não 70% – do seu passe).
Grande trabalho Stalley!
No entanto continuo a afirmar que os casos em que esta direcção negociou jogadores, adquiridos neste mandato, são raras as excepções em que não pagamos acima do valor de referência e vendemos abaixo.
Os jogadores que já estavam no Sporting quando da chegada de Varandas foram vendidos bastante acima do valor a que foram adquiridos. Se não tivessem qualidade não teriam sido vendidos pelos montantes que foram.
Matheus Nunes e Plata não foram adquiridos para o plantel principal mas para os escalões de formação como aconteceu e continua (felizmente) a acontecer com outros jovens.
Agora coloquemo-nos no lugar do nosso presidente.
Entro em funções e nas aberturas de mercado aparecem compradores para os jogadores que já estavam no plantel e as ofertas pelos seus passes são significativas.
Vendo “bem” estes jogadores e vou ao mercado comprar substitutos.
Pago acima dos valores de mercado por estes substitutos e no final da época não aparecem propostas que cubram investimento feito. Pego no que resta de jogadores com mercado deixado pela anterior administração e volto a realizar encaixes para investir nos substitutos dos substitutos. Acabo no 4º lugar e ainda mais endividado.
Acerto finalmente na escolha do treinador. Vendo o último anel que tenho e pago 5,5M para o efeito. Ao mesmo tempo constato que necessito de substitutos para substituir os substitutos das minhas primeiras apostas, e constato que os negócios que fiz no último ano não geraram proveitos desportivos e financeiros, e ainda aumentaram significativamente o buraco financeiro em que estava mergulhado.
Vendo alguns destes jogadores por valores abaixo do que paguei, empresto outros, outros utilizo como moeda de troca para adquirir o passe ou parte de novos jogadores, e continuo a pagar àqueles que não quiseram sair e preferem ficar sem jogar.
Com um novo treinador, mas sem dinheiro, passo a comprar com maior critério. No entanto os clubes vendedores (e os empresários “amegos”) não facilitam, vendendo pernas e membros de jogadores promissores ao preço do corpo inteiro de craques. E garantindo sempre que os riscos associados ao negócio fiquem do meu lado. Continuo a gastar milhões mas agora só tenho parcelas deste investimento.
O lado bom é que agora tenho finalmente bons resultados desportivos.
O menos bom é que para fazer face aos erros anteriores terei de vender os meus melhores ativos por valores anormais de forma a obter lucro e abater alguma dívida.
“Rosier valia 8M, veio por 5M mais o Balde, que estava avaliado nos 2,5M, se formos a ver neste caso ficou barato ou caro?
Rosier
“entretanto foi vendido por 4,5M e esta avaliado 7,5M, ou seja para este site o jogador está super valorizado, quanto temos um Matheus Nunes avaliado em 5M apenas entre outros casos.”
Mas antes escreveste:
“Rosier valia 8M, veio por 5M mais o Balde, que estava avaliado nos 2,5M, se formos a ver neste caso ficou barato ou caro?”
Seguindo o teu raciocínio, se 7,5M é estar super valorizado, 8M é estar ainda mais super valorizado.
Se pagámos 5M + Baldé 2,5M = 7,5M por um jogador super valorizado (e vendemos por 4,5M sem Baldé), então ficou CARO.
Pote
VM (na altura): 7M
Sporting pagou 6,5M por 50%
Ricardo Esgaio
VM: 6M
Sporting pagou 5,%M por 80% (Sporting já tinha os restantes 20%)
Ugarte
VM: 5M
Sporting pagou 6,5M por 50% do passe
Paga mais 2M por cada 30 jogos que ele jogar, equivalentes a 3 tranches de 10%, até atingir 80%. Os outros 20% pertencem a outro clube.
Total da aquisição 12,5M por 80% do passe .
Rafael Camacho
VM: na altura não tinha: agora 3,5M
Sporting pagou 5M
Eduardo Henrique
VM na altura: 2,5M (agora 1,75M)
Sporting pagou 3M
Tiago Ilori
VM (na altura): 2M
Sporting pagou 2,6M por 60%
Nuno Santos
VM: 4M
Sporting pagou 3,75M + 50% Dala + Geraldes + o que faltava de pagar do Mané (1M menos o que já tinha sido pago)
Paulinho
VM: 15M
Sporting pagou 16M por 70% + 1M€ dos 6 meses de empréstimo do Sporar + (pelo menos) 1M€ da diferença de valor do ordenado do Borja em 3 anos + comissões e mecanismo de solidariedade
Pote
VM (na altura): 7M
Sporting pagou 6,5M por 50% e NUNCA vai ter os outros 50%
Tiago Illori foi 2,4M€ por 60%. Ver comunicado do Sporting em https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR70988.pdf
Acresce nessa informação que ficámos a pagar ainda uma comissão anual de manutenção do contracto do Jogador de 10% do seu vencimento bruto anual. Até parece a Banca.
Nuno Santos último valor de mercado antes da venda 1,6M€; o valor de 4M€ aparece com a data de 17 de Agosto de 2020 que é a da assinatura do contracto. a COMPRA é que INFLACIONOU o valor.
O mesmo para o Pedro Gonçalves (7M€ em 17 Agosto de 2020 data da compra, valor anterior, que serviria de referência era 1,8Me), para o Tabata (4M€ em 17 Agosto 2020 data da compra; 2M€ na última avaliação antes da compra); para o Paulinho (15Me na data da transação, 28 Janeiro 2021; a avaliação anterior era de era de 12M€) e por aí adiante.
Não podem usar como referência a data da compra mas sim a avaliação anterior a essa data (porque a própria compra pode inflacionar ou deflacionar o valor de mercado do jogador)
SL
Olha eu estou a fazer uma tabela em Excel, em breve envio ao cherba para termos uma base certa. Ainda não acabei, mas dou umas referências, para já só das compras.
Diaby 4,5 avaliado em 5
Sporar 6 avaliado em 2,5
Illori 2,4 avaliado em 2
Ugarte 12,5 por 80% avaliado em 5
Eduardo 3 avaliado em 2,5
Vietto 11 avaliado em 7
Borja 3,2 avaliado em 2
Tabata 5 por 50% avaliado em 4
Rossier 8 avaliado em 8
Doumbia 3,8 avaliado em 2
Camacho 5 sem avaliação
M. Nunes 1 sem avaliação
Vinagre 10 avaliado em 5
Pote 6,5 por 50% avaliado em 7
Desta lista apenas Diaby foi comprado abaixo do valor de referência
Faltou Plata 350 mil por 50% avaliação 1,1M. O unico comprado por varandas e & abaixo do valor de referência. Porque se não me engano Diaby foi o Cintra. O que não invalida por ex que M. Nunes foi de facto um grande negócio , ou que muitos destes a nível desportivo acrescentam imenso à equipa sem qualquer duvida.
Mais uma vez Rodrigo, existe um problema com essas contas.
Boa parte das avaliações são as que foram ACTUALIZADAS pelo transfermarkt pelo negócio efectuado na respectiva janela de mercado.
Assim, por exemplo, a avaliação de 4M€ do Tabata e do Pote de 7M€ são decorrentes das compras feitas pelo Sporting e, por isso inflacionadas por essa compras “em alta”; antes da compra o Tabata estava avaliado em 2M€ e o Pote em 1,8M€. E são só estas últimas que podem ser usadas como referência do transfermarkt porque são as últimas ANTES da compra.
Dando o exemplo do Vinagre. A avaliação de 5M€ é a referência “correcta” porque ainda não reflecte a transação com o Sporting. Após o fecho do mercado, o transfermarkt fará as actualizações em funções das transações desta janela, usando como data de referência 17 de Agosto de 2021. Se daqui a 4 meses fizerem o mesmo exercício como agora o estão a fazer, dirão, erradamente, que o valor do transfermarkt era de 9 ou 10M€ (que será a provável actualização).
Ou seja a consulta do transfermarket no momento da compra é que fornece o valor da sua avaliação; depois do fecho de mercado esse valor será maior se o Clube que comprou inflacionou a avaliação; se forem fazer a consulta já depois desse fecho de mercado e usarem o valor atribuído durante essa janela estarão a usra uma avaliação feita a posteriori da transação.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: a página do transfermarkt para cada jogador tem um gráfico da evolução das suas avaliações transfermarkt. Para o efeito do que estamos nesta conversa a aferir (se o Sporting compra caro ou barato), devemos clicar no ponto do gráfico ANTERIOR ao primeiro que contém o emblema do Sporting; e no último que contem o emblema do Sporting – ou de Clube a quem o Sporting tenha efectuado empréstimo antes d venda – sem estar a par de qualquer outro, para saber se vende caro ou barato.
Álvaro tens razão, isto assim ainda fica mais complexo, tenho estado a tentar fazer um excel para podermos todos ter números concretos e chegar a uma conclusão comum, mas fica difícil. Alem de que muitos dos passes não são a 100% e não é facil encontrar a informação. Esse ex que deste do illori termos só 60% ainda agrava mais a situação, o que quer dizer que ele custou em proporção quase 5M de euros , o que por acaso um amigo meuais informado já me tinha parrilhado. Não sei se tenho coragem para continuar o meu excel, os números são demasiado deprimentes, tirando as vendas de raphinha, wendell e thiery, o buraco é absolutamente gigantesco. O meu filho de 10 anos só quer ir a Alvalade ver o Sporting jogar e eu também quero, mas sei que um enorme abismo está logo atrás da cortina do palco e não lhe quero contar.
SL a todos e Sporting sempre até morrer
E há que acrescentar o que pagamos em Comissões a Agentes (algo que não percebo porque pagamos quando vendemos, quando compramos e agora até pagamos Comissões de Manutenção de Contracto). E não há quem ponha um travão regulando internacionalmente a actividade de intermediação?
O que estão a fazer a FIFA, a UEFA e as outras Confederações Regionais e Continentais?
Um abraço e saudações leoninas.
p.s.: não esmoreças nesse teu propósito pois pode ser uma ferramenta de análise muito útil. Se for publicado em link a uma Folha de Excel editável poderemos sempre ir acrescentando as novas transações e até aquilatar as variações de paradigma na sua evolução.
Só para finalizar este assunto.
A resposta a muitas destas questões, vão ser respondidas esta época.
E para mim encerra o assunto.
Eu dei a minha visão e nada vai mudar.
Para mim foram cometidos erros em 1,5 ano e mudou-se e bem o rumo com RAmorim.
Temos um plantal valorizado, com jogadores da formação.
Vamos ver em termos de vendas se realmente vai sair alguém ou não e por quanto.
E depois sim analisamos.
Em termos de entradas penso que já não vai entrar ninguém.
O tranfermakt vale o que vale, mas tanto para o bem como para o mal.
Eu não preciso de ir ao site, para ver que houveram boas vendas, outras nem tanto, jogadores que valorizaram e outros desvalorizaram, MAS a malta para umas coisas usa o site para outras já não, é tal coerência.
No Presente que é o que interessa e que dá bases para o futuro, é que temos vários bons jogadores e valorizados.
Até aqui já eu tinha percebido, pois sei que és suficientemente inteligente para perceberes que os jogadores têm sido adquiridos muito acima do VM (ultimamente, acima do VM por 50%).
Mas é como dizes: se eles trouxerem sucesso ao Sporting, está tudo bem.
O problema é que este tipo de “fezadas” pode dar para o torto.
Até agora, Amorim e Pote têm justificado a aposta bem acima do VM.
Outros, não, como o Vietto e a maioria dos “excedentários”.
Discussão do crl se compramos caro ou barato, mostram-te que compramos caro e tu: “A resposta a muitas destas questões, vão ser respondidas esta época.”
Eu próprio escrevi no meu testamento que em alguns casos compramos caro.
Á cabeça Sporar, Vietto, Camacho.
Paulinho e Tabata, coloco num segundo patamar, o primeiro será sempre caro, mas que desportivamente dá muito á equipa.
Os Eduardos, Borja’s, foram apostas que correram mal e desvalorizam, como em todos os clubes isso acontece, mas entretanto com aposta em RA isso mudou e é isso que me interessa.
Apostas erradas acontecem com todos os Presidentes, como aconteceu no passado e vai acontecer no futuro, como é normal.
Qual é a duvida?
Tudo o resto que veio o ano passado, mesmo em partilha de passes…
Não posso achar caro um Pote, imagina achar caro o melhor jogador em Portugal e que já tinha mostrado no Fama excelentes pormenores.
Não posso achar caro Vinagre ou Ugarte e vão provar este ano.
Não posso achar caro o Nuno Santos.
Fica caro é perder jogadores para os rivais…
Fica caro é estar 20 anos sem ser campeão e não ir á champions.
Quem não vê a evolução e a valorização do plantel.
E para finalizar tou me a cagar para o Varandas, ou outro Zé, como sempre tive e vou estar, interessa me é ver o clube com títulos, a lutar pelos mesmos e fazer boas campanhas Europeias (a começar já este ano assim espero).
O problema aqui prende-se com os 42 milhões de dívida acumulados em apenas 2 anos resultante de negócios desastrosos na compra e venda de jogadores. Até na venda de Bruno Fernandes pagamos 5,5M de comissão!
E com os nossos principais activos dos quais possuímos apenas parcelas dos passes. Se os nossos negócios forem semelhantes aos que fizemos até aqui, estaremos ao fim de 4 anos tão endividados quanto estávamos no final do mandato de Godinho Lopes.
Inácio
Mendes
Palhinha
Matheus Nunes
Bragança
Jovane
Tiago Tomas
Pote
Porro não é nosso portanto não o vou colocar.
Ugarte e Vinagre, tenho confiança que vão ser valorizados, como foram os outros em cima.
Ora desta lista, onde é que a maioria tem o passe partilhado?
Alias dos jogadores com mais mercado pelo o que vem na CS, é o Nunes, Mendes e Pote, deste o Pote é que temos 50%.
Em nada tem haver o que se tem conquistado tanto no futebol como nas principais modalidades e não só, ainda agora tivemos dois medalhados do Sporting, valorizado, o trabalho feito extra campo, tanto no marketing do clube como nas infraestruturadas (que apesar do show, na segunda…eram mudanças pedidas ao anos)…
Aquele ano de Keizer/Silas realmente foi merdoso, mas o rumo mudou com a aposta de RAmorim (que até acabou em 4º lugar) e é isso que interessa, neste momento.
Eu vou sempre preferir ter metade de um Pote, do que ter 100% de marrecos.
Com valores seguros como o Pote ganhou-se títulos e valorizou-se jogadores, ele incluído.
E nem era preciso ter ganho o título para ter sido aposta ganha, uma ida á champions depois de tantos anos fora, num plantel e treinador que ninguém dava nada, Sportinguistas incluído, mas ainda bem que se conseguiu fazer história.
Nós temos um problema que decorre de sermos incapazes de despachar os excedentários.
O JM tem outro que é receber os muitos milhões que o Sporting lhe deve das suas pornográficas Comissões
mas tem capacidades negociais dignas do Rei Midas
Então porque não dar-lhe em Dação em Pagamento o
contingente de excedentários para resolução da dívida
e aliviar o amigo Varandas das contundentes criticas dos Sportinguistas ?
Os amigos são para as ocasiões e o Jorginho é hábil a transformar lixo em ouro. Metidos no Carrocel valorizam ao ritmo desejado é só estipular o preço.
Vá pensem nisso que saem os dois a ganhar…
Primeiro chulou o dele no entulho que cá despejou (porque antigamente era persona non grata em Alvalade (vá, durante 5 anos), para no ano passado libertar as “trutas” do seu catálogo ou dos seus amigos a quem faz esse favor de “facilitar” (para mais tarde cobrar… o “dia de cobrar o favor pode até não chegar”, já dizia Vito Corleone). Mais à frente, pode voltar a chuchar mais um pouco, por exemplo quando quisermos comprar o Pote ao famalicão na totalidade, quando comprarmos o Vinagre em definitivo, se ele se lembrar de vender um “fábio silva” por “40M €” ou até quando quisermos colocar o Nuno Mendes num tubarão porque “tem fraca imprensa” e o valor/preço (grande análise mais acima nos comentários em relação a isto do valor/preço) não condizem e sim, boa imprensa faz toda a diferença, ainda para mais com as redes sociais hoje em dia (remember 55M Bruno Fernandes… onde ele também meteu a mão, cobrar favores). Ninguém está familiarizado com as ações da GameStop? A criptomoeda Doge? Dois exemplos de brincadeiras na internet que tornaram milhares de pessoas algumas em milionárias e outras bastante tranquilas da vida monetariamente, o passe de um jogador não se rege pelas mesma leis, digo pelo mesmo poder de “publicidade internáutica”?
Mas vender por 4,5M€ e comprar igual por 3,5M€, quando depois tens comissões de ambos, é um negócio zero!
Só se justifica se pagaram os 4,5M€ a pronto, o que duvido!
Sem falar em comissões… (é de génio…!!! Ainda pagamos para trocar um jogador da casa por um jogador que pode vir a dar ‘casas’ – Nesta neo-gestão deve ser mais ou menos a mesma coisa…)
Mas ficamos com um(a) Virgínia… Sempre dá para umas piadas…
Pior, igual ou pouco melhor. Vai dar ao mesmo.
Recebe hoje, paga amanhã, faz uns pozinhos, e assim se vai indo. Para o ano lá terão de pensar numa alternativa ao Adan.
Aqui vêem mais as compras e as vendas d a SAD, que os próprios acionistas, pois eles que vão a reuniões da SAD, não os vejo tão preocupados como aqui e há muita gente com verbas significativas.
Porque aqui existe gente que se preocupa com o clube e não só se a bola entra ou não….isso é mais contigo ou com os lampiões e o clube deles que agora estão como estão,porque ganham está tudo bem….só que não.
Olha, eu sou sócio e accionista e nunca recebi um briefing sobre as contratações & contratos mas pelos vistos há malta aqui que afirma de forma absoluta valores, clausulas, durações, etc etc. É que nem a CMVM sabe mas eles sabem!
A Sad tem de fazer uma purga para tapar estas fugas de informação, é impressionante e tira toda a capacidade negocial para futuros negócios ou tem.de começar a mandar um email, na hora, para todos os accionistas com os cotractos anexados, a bem da transparência…
Quem liberta informações normalmente são os empresários para influenciar os negócios.
Mas também há relações privilegiadas (ou tóxicas) entre jornalistas e dirigentes dos clubes.
Mas sim, o segredo é a alma do negócio. O que me irrita com esta direção sobre este assunto, a seguir as maus negócios em si, é a narrativa que é criada sobre o clube estar de rastos (herança pesada e tal).
Não que as contas não sejam pública, mas um gajo vai para uma negociação de fato e gravata, e não de calças na mão. Se lhes saísse do bolso…governar com o dinheiro dos outros é fácil.
o que me irrita TOTALMENTE neste CD e’ apregoar ad nauseuma tal heranca pesada e nunca terem chamado os socios para a demonstrar, com factos e numeros claros, criando uma duvida legitimissima sobre as razoes & verdades.
Isso sim aborrece-me.
Nem e’ o facto de quem (e se) libertam valores, e’ a malta tomar como verdades absolutas dados nao oficiais. Dantes eram intoxicacoes pela Cofina e agora e’ o que?
Sinceramente eu gostava que os Sportinguistas fossem superiores a isto, que nao estivessem (e nao fomentassem…) uma constante balcanizacao entre os “nos e os outros”, entre os comedores de arroz e os de croquetes – como diz o Nuno, que a plataforma que esta’ acima do muro fosse cada vez mais larga. Se o CD TEM DE contribuir para isso? Obviamente, mas nao se consegue agregar quem nao quer ser agregado, isso e’ claro.
Espero que a continuacao de resultados positivos consigam mitigar isto (que tem sido dificil, este CD com todos os seus imensos defeitos tem conseguido muito bons resultados desportivos), torna-se aborrecido…
17 Agosto, 2021 at 16:09
Agora com mais tempo.
Fui rever nos últimos 2 anos e meio, as vendas e compras, tendo os valores do tranfermarkt, apenas e só, mesmo assim isto vale o que vale, mas é o que a malta tem vindo a bater, temos muitos em que temos valorizações excessivas e outros jogadores avaliados por baixo, mas é os dados que temos e quando me falam em comprar caro e vender barato com BASE nestes números…
Compras.
Ilori valia 2M, veio por 2,4M.
Borja valia 2M, veio por 3,20M.
LP, veio por 500mil.
Renan 1M, valia perto disso.
Rosier valia 8M, veio por 5M mais o Balde, que estava avaliado nos 2,5M, se formos a ver neste caso ficou barato ou caro?
O Rosier foi daqueles jogadores que noutra oportunidade se calhar tinha dado certo, como confirmou na Turquia entretanto, não achei mau negócio, parece que foi tbm avaliado por muito por cima pelo site, pela nacionalidade, idade e potencial, entretanto foi vendido por 4,5M e esta avaliado 7,5M, ou seja para este site o jogador está super valorizado, quanto temos um Matheus Nunes avaliado em 5M apenas entre outros casos.
Doumbia, valia 2M e veio 3,8M.
Eduardo H., valia 2M veio por 3M.
Matheus Nunes, 950mil.
Camacho, 5M, se joga-se noutro pais valia menos, hoje foi um erro, eu critiquei na altura, MAS é um jogador jovem, ainda pode ser aproveitado e vendido, esta avaliado neste momento em 3,5M.
Vietto, valia 7M, veio por 11M, não fui confirmar estes valores, mas independentemente disso um dos piores negócios do Sporting nos últimos anos.
Sporar, valia 2,5M veio por 6M, hoje podemos afirmar que é um mau negócio.
Plata valia, 350mil, veio por 1M por metade do passe, hoje está avaliado em 5M e vem tendo minutos, falta dar o salto aqui ou em outro lado, muito talento.
Vendas
Thierry, vendido por 12M.
Raphinha vendido por 21M, valia 8M.
Wendel valia 12M, vendido por 20M.
Acuña, quando chegou já veio bastante valorizado, tanto que pagamos 9M (valia 7M, mais uma vez valorizam “muito” um jogador que vinha jogando na Argentina), saiu por 11,50, valia 12M.
Dost, valia 7,5M, veio por 11/12M…chegou a estar valorizado em 17M, saiu por 7M, mesmo tendo feito a época que fez e já estar mais para cá do que para lá.
Montero e Nani, saíram entretanto a custo zero.
Ora o que temos aqui ANTES da chegada de RA, um ano e meio, onde conquistas uma taça e taça da Liga e a seguir temos um ano merdoso onde com a chegada de RAmorim começas a arrumar a casa (e ainda ficamos em 4º lugar).
Quando me falam em QUE SEMPRE compramos caro e vendemos barato.
Pelos números não vejo isso, na maioria dos casos compramos por 1M/2M a mais do valor de mercado, outros nem isso, foda-se isto é comprar caro tendo em conta os números?
Sporar, Camacho e Vietto sim foram negócios super valorizados e caros para o Sporting.
Por outro lado tanto Renan como LP, naquelas épocas foram importantes na conquista das taças.
E ainda chega Matheus Nunes e Plata, o primeiro é sem comentários hoje fala-se em 20M e achamos “pouco” 🙂 , Plata é um jovem vai muito a tempo.
As vendas tens dois casos específicos de Acuna e Dost, mas muito mais o segundo, um goleador mas que perdeu muito ritmo após o acontecimento de Alcochete.
O resto Raphinha, Thierry e Wendel, foram excelentes, sobretudo o Thierry, que tinha uns 5 jogos a nível sénior.
Nani e Montero, vai da opinião de cada um, uns dizem que foi para baixar salários, eu acredito mais em questão de balneário e o Nani quis ir á sua vida, estamos a falar de um jogador que na altura valia 4M e hoje vale 2,5M, vale o que vale.
Bem o Montero nem devia ter regressado.
Parece me escusado ir buscar o que foi a chegada de RAmorim até porque vamos 2 semanas de fechar o mercado e ainda muito pode acontecer.
Mas vamos lá de novo, até porque tendo em CONTA os valores do site, TODOS VALORIZARAM e hoje temos um plantel avaliado 230M.
Não vou meter aqui a valorização dos jogadores da formação, MAS a realidade é que muitos destes valorizaram porque vieram outros jogadores acrescentar ao plantel e vice-versa.
Paulinho valia 15M, sim o Paulinho para o site, estava avaliado a esse nível, parece me exagerado, veio por 16M, vendemos o Borja e oferecemos o Sporar, independentemente do que o site acha o diz, desportivamente o Paulinho é importantíssimo na dupla com o Pote, financeiramente foi e é um jogador caro.
Nuno Santos, 3/4M valia isso e veio por esse valor, mais Geraldes e Dala, dois jogadores, sobretudo o primeiro que se andavam a arrastar em empréstimos, hoje o Nuno vale 6M, não vou falar do rendimento, porque está a vista de todos.
Veio o Porro dispensa comentários, ainda não é nosso, mas hoje está avaliado 20M.
Eu nem vou meter aqui o João Pereira, Neto, Antunes, Adan, Feddal e até o Matheus Reis, porque são jogadores que vieram dar experiência ao clube e foram super importantes na conquista do titulo da época passada e tanto o Adan e Feddal, continuam no 11 inicial e com boas prestações.
O Matheus R. estamos a falar de 1/2M e o RAmorim confia nele, até ver.
Entrou tbm Esgaio por 5M.
E ainda deu para ter o Gonçalo Esteves a 3º opção, outro cenário que no passado não parecia possível…
Agora entramos na questão de partilha de passes, onde parece MAIS uma vez que SÃO todos os jogadores do Sporting com partilha de passe.
Pedro G. pagamos 6,5M por 50% e hoje o Pote ALÉM de ser o MELHOR jogador em PT e IMPORTANTÍSSIMO no titulo está avaliado em 22M pelo site.
Ou seja para muitos era melhor este gajo ter ido para o Porto como era habitual e irmos buscar outro gajo que poderia dar ou não.
Tabata, aqui sim concordo, negócio merdoso, se vendermos temos só 10%, diz que pode ser negociado o valor, mas lá está é um jogador que conta para o RA e até o vimos adaptar a 8, desportivamente é um jogador que acrescenta.
Vinagre, parece me que já vimos todos que se SAIR o Mendes, temos a ala bem assegurada e os valores ainda não são oficiais.
Mais uma vez era outro que estava lista do Benfas…eles agora dizem que não e tal, quando muitos davam por fechado.
Em condições normais vai valorizar.
Ugarte é o mesmo que escrevi para o Vinagre.
O que eu retiro disto, é que foram se cometidos erros em 1,5 meia e que com aposta em RAmorim o contexto mudou e os jogadores saíram valorizados.
Agora temos 3 ou 4 casos, em que sim valorizamos ao máximo o passe do jogador, MAS também outros jogadores entretanto foram “baratos” e hoje estão valorizados.
Nem vou falar da aposta nos miúdos da formação como é óbvio, porque está á vista de todos.
Eu não sei o que a malta queria, um cenário perfeito e vamos estar todos de mão dada no estádio de Alvalade, com jogador a custar 5M e vendermos por 60M, sem margem de erro e sem nada, nem toquei no caso do BF, porque o Nuno já o fez.
Onde não temos vozes criticas, onde não há partilhas de passe, onde não há empresários e o que isso trás de bom e de mau.
Quem acha que pagar mais 1/2M por jogador é caro, então realmente nunca vai estar satisfeito.
Quando só se vê o que lhes convêm e DIZ que pagamos SEMPRE MAIS CARO e VENDEMOS MAIS BARATO, depois de testamento que eu escrevi, então não posso fazer nada.
E só com uma catástrofe é que no final desta época este plantel vão vai valer mais 20 ou 30M, na valorização de mais miúdos da formação e outros.
Mas vamos ver cada coisa a seu tempo.
17 Agosto, 2021 at 17:04
Ó Stanley o que acabaste de demonstrar com esses valores é que QUASE todos os jogadores comprados por Varandas e Viana, especialmente antes de Amorim, vieram acima do preço de mercado.
E isso não seria assim tão mau se eles tivessem um mínimo de qualidade!! Um mínimo! Por não terem é que não fazemos 1 centavo que se veja com estes encostados todos!
Por outro lado mostras que muitos dos que têm realmente qualidade estão divididos em percentagens.
Se Pote for vendido por 30 milhões, já viste o que nos calha? E Vinagre, e Ugarte.
Esses números mostram também outra coisa, os únicos jogadores que realmente deram dinheiro a sério e foram minimamente bem vendidos vêm de trás o que vai encontro ao que já se falou: 3 anos depois ainda estamos para ganhar dinheiro, melhor ainda estamos para NÃO ter prejuízo com algum jogador que tenha sido comprado por esta direcção.
Já disse acima, o problema não é comprar 1,2,3 milhões acima do valor de referência, o problema é fazê-lo sistematicamente e na maioria dos casos em Doumbias, Eduardos, Iloris e Camachos.
Só umas correções:
– Ilori foi 2,4 por 70%
– Nani NUNCA quis ir à sua vida. Foi corrido. Correr um craque daqueles, capitão e formado que queria acabar a carreira aqui só por si é crime e dava direito a um processo.
– Montero não devia ter vindo? Foi muito melhor o trio maravilha Jésé, Bolasie e Fernando (quem?). Quem dera a nós ter tido mais Monteros na época horribilis de há 2 anos, não teríamos feito tanta figura triste.
– Baldé estava avaliado em 3 milhões, por isso efectivamente demos 8 milhões por Rosier. Ficou caro, tínhamos ficado com Baldé vez desse gangsta rapper e tínhamos mais 8 milhões na conta e menos um salário de rei.
– Borja foi vendido? Aqui estou na dúvida, acho que foi incluído no negócio Paulinho, se foi, já vamos em 19 milhões pelo Paulinho.
– Renan foi decisivo em penaltys, no resto era um autêntico buraco, tecnicamente limitado e sem margem de evolução possível. Bastaram meia dúzia de jogos para quase todos o percebermos mas alguém teve a brilhante ideia de enterrar 1 milhão num gajo que hoje em dia nem para 3° redes serve.
Claro que há jogadores valorizados. Mal era depois de sermos campeões, mas a maioria é da formação, Jovane, Palhinha, Inácio, Mendes, etc ou são jogadores que vão render muito pouco dinheiro ao clube como Pote ou Tabata e este ano Vinagre e Ugarte.
Exclusão óbvia para os mais experiente que não foram contratados na óptica de uma venda futura e sim para dar arcaboiço à equipa como Adán, Feddal, Neto e os que saíram.
E exclusão também para Matheus e Porro que até ver foram os melhores negócios
Paulinho e Nuno Santos dificilmente vão render algum dinheiro que se veja, é preferível ficarem no clube.
A conclusão é óbvia, Varandas, Zenha e Viana são horríveis no mercado. A tendência foi parcialmente invertida por Amorim pela sua aposta e crença na formação e pelo muito que consegue extrair dos miúdos.
Mas mesmo essa aposta nalgumas situações foi uma imposição de uma direção que depois de derreter os anéis e os dedos não tinha outra solução.
Não há UM jogador contratado antes de Amorim que jogue ou seja solução, UM! que seja! Mesmo Plata é 3a ou 4a opção.
Isto em 2 anos!! Não é normal, nem sinal de competência por muito que tentes vários ângulos.
E como alguém disse e muito bem acima, a tendência inverteu um pouco com Amorim: ele define bem os alvos, sabe muito bem o que quer e precisa, a direcção traz más faz péssimos negócios. O homem não pode fazer tudo.
O “pagamos SEMPRE MAIS CARO e VENDEMOS MAIS BARATO” não se leva a letra. Agora o pagamos QUASE SEMPRE MAIS CARO e VENDEMOS MAIS BARATO é literal, podes levar à letra. São a esmagadora maioria dos negócios.
17 Agosto, 2021 at 17:25
E não foram só os jogadores do plantel principal deixados pela anterior Direcção.
Quase aposto que a pesada herança formada no “pelado” de Alcochete e que dormia em colchões furados rendeu mais que todas as vendas de jogadores adquiridos por esta Direcção…
17 Agosto, 2021 at 22:34
Nem precisas de apostar. Thierry, Matheus, Demiral, Domingos e agora Max. Só aqui estão à volta de 30 milhões.
Quem nos dera a nós que estes incompetentes tivessem conseguido sequer 1 terço desse valor.
17 Agosto, 2021 at 22:44
E Demiral foi oferecido! Ainda me indigna pensar nesse negócio.
17 Agosto, 2021 at 17:40
+1
17 Agosto, 2021 at 18:20
O Borja foi dado e continuamos a pagar a diferença de ordenado entre o que recebia no Sporting e o que o Braga lhe quis/quer dar até ao último dia de duração do contrato que tinha com o Sporting. Por exemplo: o contrato que tem com o Sporting é até maio de 2022, o ordenado dele no Sporting era mil merréis, o Braga só quer pagar 700, o Sporting paga a diferença até maio de 2022.
17 Agosto, 2021 at 18:20
Dado, não, crede. Vendido.
17 Agosto, 2021 at 18:38
«Se Pote for vendido por 30 milhões, já viste o que nos calha?»
O pio não é o que nos calha. É o que calha aos outros.
Suponha que o vimos a vender para o ano por 50M€ (com uma boa campanha na Champions e um Campeonato ao nível do do ano passado, valorizará exponencialmente).
Nossos serão 25M€ a que abateremos 7,5Me do que pagámos ao Fama para termos uma “mais-valia” de 17,5M€.
Já o Fama fica com 7,5M€ (o que no Transfermarkt já se traduzia numa mais valia de 5,2M€ sobre a avaliação feita 2 meses antes da venda) e ainda virá a mamar mais 25M€ por valorização do jogador … no Sporting!!
Já agora aconselhava o Stally a rever os valores. Nas compras do Sporting tem de ir procurar o valor anterior à transação.
2 exemplos:
– Pote na data da transação, 17 de Agosto de 2020 ficou avaliado em 7 M€ porque o Sporting pagou um pouco mais que isso por 50& do seu passe; tem de ir procurar a última avaliação ANTES da transação e essa foi de 1,8M€ em 20 de Abril de 2020 (4 meses antes)
– Paulinho na data da transação, 28 Janeiro 2021 ficou avaliado em 15M€, mas porque o Sporting o inflacionou ao comprar 70% do seu passe por 16,5M€; na avaliação anterior à transação (17 Agosto 2020,e que era a única que, no Transfermakt servia de referência), o seu valor era de 12M€ (e isto porque já nessa altura houve negociações entre o SCP e o SCB; a avaliação anterior, 8 de abril de 2020 era de 4,8M€).
Só nestes 2 exemplos, vemos como as “contas” do Stalley nos levam ao engano. O Illorl em 24 Setembro 2018 estava avaliado em 2M€ e na data da aquisição (18 Março 2019 disparou para 3,5M€ porque o SCP pagou 2,4M€ por 60% – e não 70% – do seu passe).
17 Agosto, 2021 at 17:08
Grande trabalho Stalley!
No entanto continuo a afirmar que os casos em que esta direcção negociou jogadores, adquiridos neste mandato, são raras as excepções em que não pagamos acima do valor de referência e vendemos abaixo.
Os jogadores que já estavam no Sporting quando da chegada de Varandas foram vendidos bastante acima do valor a que foram adquiridos. Se não tivessem qualidade não teriam sido vendidos pelos montantes que foram.
Matheus Nunes e Plata não foram adquiridos para o plantel principal mas para os escalões de formação como aconteceu e continua (felizmente) a acontecer com outros jovens.
Agora coloquemo-nos no lugar do nosso presidente.
Entro em funções e nas aberturas de mercado aparecem compradores para os jogadores que já estavam no plantel e as ofertas pelos seus passes são significativas.
Vendo “bem” estes jogadores e vou ao mercado comprar substitutos.
Pago acima dos valores de mercado por estes substitutos e no final da época não aparecem propostas que cubram investimento feito. Pego no que resta de jogadores com mercado deixado pela anterior administração e volto a realizar encaixes para investir nos substitutos dos substitutos. Acabo no 4º lugar e ainda mais endividado.
Acerto finalmente na escolha do treinador. Vendo o último anel que tenho e pago 5,5M para o efeito. Ao mesmo tempo constato que necessito de substitutos para substituir os substitutos das minhas primeiras apostas, e constato que os negócios que fiz no último ano não geraram proveitos desportivos e financeiros, e ainda aumentaram significativamente o buraco financeiro em que estava mergulhado.
Vendo alguns destes jogadores por valores abaixo do que paguei, empresto outros, outros utilizo como moeda de troca para adquirir o passe ou parte de novos jogadores, e continuo a pagar àqueles que não quiseram sair e preferem ficar sem jogar.
Com um novo treinador, mas sem dinheiro, passo a comprar com maior critério. No entanto os clubes vendedores (e os empresários “amegos”) não facilitam, vendendo pernas e membros de jogadores promissores ao preço do corpo inteiro de craques. E garantindo sempre que os riscos associados ao negócio fiquem do meu lado. Continuo a gastar milhões mas agora só tenho parcelas deste investimento.
O lado bom é que agora tenho finalmente bons resultados desportivos.
O menos bom é que para fazer face aos erros anteriores terei de vender os meus melhores ativos por valores anormais de forma a obter lucro e abater alguma dívida.
No final da época fazemos contas…
17 Agosto, 2021 at 17:13
Narrativas…
Bom trabalho, mas escusado porque o copo vai continuar la’ com agua (se fosse o gato do outro…).
SL
17 Agosto, 2021 at 17:47
“Rosier valia 8M, veio por 5M mais o Balde, que estava avaliado nos 2,5M, se formos a ver neste caso ficou barato ou caro?
Rosier
“entretanto foi vendido por 4,5M e esta avaliado 7,5M, ou seja para este site o jogador está super valorizado, quanto temos um Matheus Nunes avaliado em 5M apenas entre outros casos.”
Mas antes escreveste:
“Rosier valia 8M, veio por 5M mais o Balde, que estava avaliado nos 2,5M, se formos a ver neste caso ficou barato ou caro?”
Seguindo o teu raciocínio, se 7,5M é estar super valorizado, 8M é estar ainda mais super valorizado.
Se pagámos 5M + Baldé 2,5M = 7,5M por um jogador super valorizado (e vendemos por 4,5M sem Baldé), então ficou CARO.
17 Agosto, 2021 at 17:51
“Paulinho valia 15M, sim o Paulinho para o site, estava avaliado a esse nível, parece me exagerado, veio por 16M, ” POR 70% DO PASSE.
17 Agosto, 2021 at 18:02
Tiago Ilori
VM (na altura): 2M
Sporting pagou 2,4M por 70%
Bruno Tabata
VM: 4M
Sporting pagou 5M por 50%
Paulinho
VM: 15M
Sporting pagou 16M por 70% (18,5M se descontarmos 3M de Borja e adicionarmos o restante em comissões e mecanismo de solidariedade)
Nuno Santos
VM: 4M
Sporting pagou 3,75M + 50% Dala + Mané (1M)
Pote
VM (na altura): 7M
Sporting pagou 6,5M por 50%
Ricardo Esgaio
VM: 6M
Sporting pagou 5,%M por 80% (Sporting já tinha os restantes 20%)
Ugarte
VM: 5M
Sporting pagou 6,5M por 50% do passe
Paga mais 2M por cada 30 jogos que ele jogar, equivalentes a 3 tranches de 10%, até atingir 80%. Os outros 20% pertencem a outro clube.
Total da aquisição 12,5M por 80% do passe .
Rafael Camacho
VM: na altura não tinha: agora 3,5M
Sporting pagou 5M
Eduardo Henrique
VM na altura: 2,5M (agora 1,75M)
Sporting pagou 3M
17 Agosto, 2021 at 18:41
Tiago Ilori
VM (na altura): 2M
Sporting pagou 2,6M por 60%
Nuno Santos
VM: 4M
Sporting pagou 3,75M + 50% Dala + Geraldes + o que faltava de pagar do Mané (1M menos o que já tinha sido pago)
Paulinho
VM: 15M
Sporting pagou 16M por 70% + 1M€ dos 6 meses de empréstimo do Sporar + (pelo menos) 1M€ da diferença de valor do ordenado do Borja em 3 anos + comissões e mecanismo de solidariedade
Pote
VM (na altura): 7M
Sporting pagou 6,5M por 50% e NUNCA vai ter os outros 50%
17 Agosto, 2021 at 20:57
Sobre o Ilori, o valor que consta no TM é 2,4M, mas admito estar incorrecto.
17 Agosto, 2021 at 18:59
Tiago Illori foi 2,4M€ por 60%. Ver comunicado do Sporting em
https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR70988.pdf
Acresce nessa informação que ficámos a pagar ainda uma comissão anual de manutenção do contracto do Jogador de 10% do seu vencimento bruto anual. Até parece a Banca.
Nuno Santos último valor de mercado antes da venda 1,6M€; o valor de 4M€ aparece com a data de 17 de Agosto de 2020 que é a da assinatura do contracto. a COMPRA é que INFLACIONOU o valor.
O mesmo para o Pedro Gonçalves (7M€ em 17 Agosto de 2020 data da compra, valor anterior, que serviria de referência era 1,8Me), para o Tabata (4M€ em 17 Agosto 2020 data da compra; 2M€ na última avaliação antes da compra); para o Paulinho (15Me na data da transação, 28 Janeiro 2021; a avaliação anterior era de era de 12M€) e por aí adiante.
Não podem usar como referência a data da compra mas sim a avaliação anterior a essa data (porque a própria compra pode inflacionar ou deflacionar o valor de mercado do jogador)
SL
17 Agosto, 2021 at 20:57
É isso. Ilori foram 2,4M por 60%.
17 Agosto, 2021 at 20:59
Sobre o VM, baseei-me no contante na data da transferência.
Normalmente a alteração a esse valor não acontece a mesma data.
17 Agosto, 2021 at 18:30
Olha eu estou a fazer uma tabela em Excel, em breve envio ao cherba para termos uma base certa. Ainda não acabei, mas dou umas referências, para já só das compras.
Diaby 4,5 avaliado em 5
Sporar 6 avaliado em 2,5
Illori 2,4 avaliado em 2
Ugarte 12,5 por 80% avaliado em 5
Eduardo 3 avaliado em 2,5
Vietto 11 avaliado em 7
Borja 3,2 avaliado em 2
Tabata 5 por 50% avaliado em 4
Rossier 8 avaliado em 8
Doumbia 3,8 avaliado em 2
Camacho 5 sem avaliação
M. Nunes 1 sem avaliação
Vinagre 10 avaliado em 5
Pote 6,5 por 50% avaliado em 7
Desta lista apenas Diaby foi comprado abaixo do valor de referência
17 Agosto, 2021 at 18:36
Faltou Plata 350 mil por 50% avaliação 1,1M. O unico comprado por varandas e & abaixo do valor de referência. Porque se não me engano Diaby foi o Cintra. O que não invalida por ex que M. Nunes foi de facto um grande negócio , ou que muitos destes a nível desportivo acrescentam imenso à equipa sem qualquer duvida.
17 Agosto, 2021 at 19:08
Os 10 M do Vinagre são só por 50% do passe.
18 Agosto, 2021 at 12:02
Ao que sei 10M são pela totalidade do passe. Empréstimo com obrigação de compra após 1 ano.
17 Agosto, 2021 at 18:43
O Diaby custou para cima de 7M€…
Dizer que custou 4,5M€ é o mesmo que dizer que o Alan Ruiz custou 4M€ quando custou 8M€.
17 Agosto, 2021 at 19:37
Mais uma vez Rodrigo, existe um problema com essas contas.
Boa parte das avaliações são as que foram ACTUALIZADAS pelo transfermarkt pelo negócio efectuado na respectiva janela de mercado.
Assim, por exemplo, a avaliação de 4M€ do Tabata e do Pote de 7M€ são decorrentes das compras feitas pelo Sporting e, por isso inflacionadas por essa compras “em alta”; antes da compra o Tabata estava avaliado em 2M€ e o Pote em 1,8M€. E são só estas últimas que podem ser usadas como referência do transfermarkt porque são as últimas ANTES da compra.
Dando o exemplo do Vinagre. A avaliação de 5M€ é a referência “correcta” porque ainda não reflecte a transação com o Sporting. Após o fecho do mercado, o transfermarkt fará as actualizações em funções das transações desta janela, usando como data de referência 17 de Agosto de 2021. Se daqui a 4 meses fizerem o mesmo exercício como agora o estão a fazer, dirão, erradamente, que o valor do transfermarkt era de 9 ou 10M€ (que será a provável actualização).
Ou seja a consulta do transfermarket no momento da compra é que fornece o valor da sua avaliação; depois do fecho de mercado esse valor será maior se o Clube que comprou inflacionou a avaliação; se forem fazer a consulta já depois desse fecho de mercado e usarem o valor atribuído durante essa janela estarão a usra uma avaliação feita a posteriori da transação.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: a página do transfermarkt para cada jogador tem um gráfico da evolução das suas avaliações transfermarkt. Para o efeito do que estamos nesta conversa a aferir (se o Sporting compra caro ou barato), devemos clicar no ponto do gráfico ANTERIOR ao primeiro que contém o emblema do Sporting; e no último que contem o emblema do Sporting – ou de Clube a quem o Sporting tenha efectuado empréstimo antes d venda – sem estar a par de qualquer outro, para saber se vende caro ou barato.
17 Agosto, 2021 at 20:34
Álvaro tens razão, isto assim ainda fica mais complexo, tenho estado a tentar fazer um excel para podermos todos ter números concretos e chegar a uma conclusão comum, mas fica difícil. Alem de que muitos dos passes não são a 100% e não é facil encontrar a informação. Esse ex que deste do illori termos só 60% ainda agrava mais a situação, o que quer dizer que ele custou em proporção quase 5M de euros , o que por acaso um amigo meuais informado já me tinha parrilhado. Não sei se tenho coragem para continuar o meu excel, os números são demasiado deprimentes, tirando as vendas de raphinha, wendell e thiery, o buraco é absolutamente gigantesco. O meu filho de 10 anos só quer ir a Alvalade ver o Sporting jogar e eu também quero, mas sei que um enorme abismo está logo atrás da cortina do palco e não lhe quero contar.
SL a todos e Sporting sempre até morrer
17 Agosto, 2021 at 20:37
Desculpem os erros, muito cansado para reler antes de publicar
17 Agosto, 2021 at 21:01
Não é fácil… Há sempre discrepâncias…
Por este andar, ainda o Stalley prova que foram todos abaixo do VM… 😀
17 Agosto, 2021 at 21:43
E há que acrescentar o que pagamos em Comissões a Agentes (algo que não percebo porque pagamos quando vendemos, quando compramos e agora até pagamos Comissões de Manutenção de Contracto). E não há quem ponha um travão regulando internacionalmente a actividade de intermediação?
O que estão a fazer a FIFA, a UEFA e as outras Confederações Regionais e Continentais?
Um abraço e saudações leoninas.
p.s.: não esmoreças nesse teu propósito pois pode ser uma ferramenta de análise muito útil. Se for publicado em link a uma Folha de Excel editável poderemos sempre ir acrescentando as novas transações e até aquilatar as variações de paradigma na sua evolução.
17 Agosto, 2021 at 21:23
Obrigado, Álvaro.
Também desconhecia esse gráfico de evolução das avaliações e como as mesmas funcionam.
Essa informação altera um pouco a nossa percepção em relação a qualidade dos negócios efetuados.
17 Agosto, 2021 at 20:05
Só para finalizar este assunto.
A resposta a muitas destas questões, vão ser respondidas esta época.
E para mim encerra o assunto.
Eu dei a minha visão e nada vai mudar.
Para mim foram cometidos erros em 1,5 ano e mudou-se e bem o rumo com RAmorim.
Temos um plantal valorizado, com jogadores da formação.
Vamos ver em termos de vendas se realmente vai sair alguém ou não e por quanto.
E depois sim analisamos.
Em termos de entradas penso que já não vai entrar ninguém.
O tranfermakt vale o que vale, mas tanto para o bem como para o mal.
Eu não preciso de ir ao site, para ver que houveram boas vendas, outras nem tanto, jogadores que valorizaram e outros desvalorizaram, MAS a malta para umas coisas usa o site para outras já não, é tal coerência.
No Presente que é o que interessa e que dá bases para o futuro, é que temos vários bons jogadores e valorizados.
17 Agosto, 2021 at 21:06
“Eu dei a minha visão e nada vai mudar.”
Até aqui já eu tinha percebido, pois sei que és suficientemente inteligente para perceberes que os jogadores têm sido adquiridos muito acima do VM (ultimamente, acima do VM por 50%).
Mas é como dizes: se eles trouxerem sucesso ao Sporting, está tudo bem.
O problema é que este tipo de “fezadas” pode dar para o torto.
Até agora, Amorim e Pote têm justificado a aposta bem acima do VM.
Outros, não, como o Vietto e a maioria dos “excedentários”.
17 Agosto, 2021 at 21:06
Discussão do crl se compramos caro ou barato, mostram-te que compramos caro e tu: “A resposta a muitas destas questões, vão ser respondidas esta época.”
Ok
17 Agosto, 2021 at 21:26
Eu próprio escrevi no meu testamento que em alguns casos compramos caro.
Á cabeça Sporar, Vietto, Camacho.
Paulinho e Tabata, coloco num segundo patamar, o primeiro será sempre caro, mas que desportivamente dá muito á equipa.
Os Eduardos, Borja’s, foram apostas que correram mal e desvalorizam, como em todos os clubes isso acontece, mas entretanto com aposta em RA isso mudou e é isso que me interessa.
Apostas erradas acontecem com todos os Presidentes, como aconteceu no passado e vai acontecer no futuro, como é normal.
Qual é a duvida?
Tudo o resto que veio o ano passado, mesmo em partilha de passes…
Não posso achar caro um Pote, imagina achar caro o melhor jogador em Portugal e que já tinha mostrado no Fama excelentes pormenores.
Não posso achar caro Vinagre ou Ugarte e vão provar este ano.
Não posso achar caro o Nuno Santos.
Fica caro é perder jogadores para os rivais…
Fica caro é estar 20 anos sem ser campeão e não ir á champions.
Quem não vê a evolução e a valorização do plantel.
E para finalizar tou me a cagar para o Varandas, ou outro Zé, como sempre tive e vou estar, interessa me é ver o clube com títulos, a lutar pelos mesmos e fazer boas campanhas Europeias (a começar já este ano assim espero).
17 Agosto, 2021 at 22:07
O problema aqui prende-se com os 42 milhões de dívida acumulados em apenas 2 anos resultante de negócios desastrosos na compra e venda de jogadores. Até na venda de Bruno Fernandes pagamos 5,5M de comissão!
E com os nossos principais activos dos quais possuímos apenas parcelas dos passes. Se os nossos negócios forem semelhantes aos que fizemos até aqui, estaremos ao fim de 4 anos tão endividados quanto estávamos no final do mandato de Godinho Lopes.
17 Agosto, 2021 at 22:31
Os nossos melhores ativos, neste momento são.
Inácio
Mendes
Palhinha
Matheus Nunes
Bragança
Jovane
Tiago Tomas
Pote
Porro não é nosso portanto não o vou colocar.
Ugarte e Vinagre, tenho confiança que vão ser valorizados, como foram os outros em cima.
Ora desta lista, onde é que a maioria tem o passe partilhado?
Alias dos jogadores com mais mercado pelo o que vem na CS, é o Nunes, Mendes e Pote, deste o Pote é que temos 50%.
17 Agosto, 2021 at 22:40
E estar a falar em Godinho’s, foda-se.
Em nada tem haver o que se tem conquistado tanto no futebol como nas principais modalidades e não só, ainda agora tivemos dois medalhados do Sporting, valorizado, o trabalho feito extra campo, tanto no marketing do clube como nas infraestruturadas (que apesar do show, na segunda…eram mudanças pedidas ao anos)…
Aquele ano de Keizer/Silas realmente foi merdoso, mas o rumo mudou com a aposta de RAmorim (que até acabou em 4º lugar) e é isso que interessa, neste momento.
17 Agosto, 2021 at 22:46
E mais uma vez repito.
Eu vou sempre preferir ter metade de um Pote, do que ter 100% de marrecos.
Com valores seguros como o Pote ganhou-se títulos e valorizou-se jogadores, ele incluído.
E nem era preciso ter ganho o título para ter sido aposta ganha, uma ida á champions depois de tantos anos fora, num plantel e treinador que ninguém dava nada, Sportinguistas incluído, mas ainda bem que se conseguiu fazer história.
17 Agosto, 2021 at 16:45
Sugestão
Nós temos um problema que decorre de sermos incapazes de despachar os excedentários.
O JM tem outro que é receber os muitos milhões que o Sporting lhe deve das suas pornográficas Comissões
mas tem capacidades negociais dignas do Rei Midas
Então porque não dar-lhe em Dação em Pagamento o
contingente de excedentários para resolução da dívida
e aliviar o amigo Varandas das contundentes criticas dos Sportinguistas ?
Os amigos são para as ocasiões e o Jorginho é hábil a transformar lixo em ouro. Metidos no Carrocel valorizam ao ritmo desejado é só estipular o preço.
Vá pensem nisso que saem os dois a ganhar…
17 Agosto, 2021 at 17:26
A dificuldade de JM será encontrar a mesma receptividade a estes jogadores que encontrou em Alvalade…
17 Agosto, 2021 at 18:03
Primeiro chulou o dele no entulho que cá despejou (porque antigamente era persona non grata em Alvalade (vá, durante 5 anos), para no ano passado libertar as “trutas” do seu catálogo ou dos seus amigos a quem faz esse favor de “facilitar” (para mais tarde cobrar… o “dia de cobrar o favor pode até não chegar”, já dizia Vito Corleone). Mais à frente, pode voltar a chuchar mais um pouco, por exemplo quando quisermos comprar o Pote ao famalicão na totalidade, quando comprarmos o Vinagre em definitivo, se ele se lembrar de vender um “fábio silva” por “40M €” ou até quando quisermos colocar o Nuno Mendes num tubarão porque “tem fraca imprensa” e o valor/preço (grande análise mais acima nos comentários em relação a isto do valor/preço) não condizem e sim, boa imprensa faz toda a diferença, ainda para mais com as redes sociais hoje em dia (remember 55M Bruno Fernandes… onde ele também meteu a mão, cobrar favores). Ninguém está familiarizado com as ações da GameStop? A criptomoeda Doge? Dois exemplos de brincadeiras na internet que tornaram milhares de pessoas algumas em milionárias e outras bastante tranquilas da vida monetariamente, o passe de um jogador não se rege pelas mesma leis, digo pelo mesmo poder de “publicidade internáutica”?
17 Agosto, 2021 at 18:05
cibernáutica* foda-se, estou todo estoirado
17 Agosto, 2021 at 18:08
E a dívida a fornecedores?
Quem votou contra em 2020, irá fazer agora um mortal encarpado?
17 Agosto, 2021 at 18:09
Ja alguem falou de vender o max por 4.5M e depois ir gastar 3.5M num gr pior?
17 Agosto, 2021 at 18:45
O Virginia não é pior. É similar.
Mas vender por 4,5M€ e comprar igual por 3,5M€, quando depois tens comissões de ambos, é um negócio zero!
Só se justifica se pagaram os 4,5M€ a pronto, o que duvido!
17 Agosto, 2021 at 19:03
Sem falar em comissões… (é de génio…!!! Ainda pagamos para trocar um jogador da casa por um jogador que pode vir a dar ‘casas’ – Nesta neo-gestão deve ser mais ou menos a mesma coisa…)
Mas ficamos com um(a) Virgínia… Sempre dá para umas piadas…
17 Agosto, 2021 at 20:09
Pior, igual ou pouco melhor. Vai dar ao mesmo.
Recebe hoje, paga amanhã, faz uns pozinhos, e assim se vai indo. Para o ano lá terão de pensar numa alternativa ao Adan.
17 Agosto, 2021 at 19:37
Anda tudo à rasca para vender… binicius, esferovic, corona, Sérgio Oliveira… está complicado este Verão.
17 Agosto, 2021 at 20:08
Tá realmente complicado, mas não é só aqui.
Tirando 3 ou 4 contratações “malucas” o mercado tá por baixo.
17 Agosto, 2021 at 20:11
Ninguém sabe a 100% que para o ano há público… lojas abertas… eventos… e há países com muita gente a penar.
17 Agosto, 2021 at 20:31
Locatelli 35M na Juve campeão da Europa.
17 Agosto, 2021 at 20:39
E o Porto tem o Corona em final de contrato.
Mais outro caso igual a tantos outros que tem acontecido no clube.
17 Agosto, 2021 at 21:39
Para os empresários, comissionistas e outros que tal a jusante ou a montante.
17 Agosto, 2021 at 22:54
Exacto. Os clubes nem fazem questão de vender
17 Agosto, 2021 at 22:48
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/ugarte-estreia-se-nos-convocados-para-a-selecao-do-uruguai?ref=HP_Ultimas
Foi preciso vir para o Sporting para ser chamado.
Fama protesta.
🙂
18 Agosto, 2021 at 0:30
Aqui vêem mais as compras e as vendas d a SAD, que os próprios acionistas, pois eles que vão a reuniões da SAD, não os vejo tão preocupados como aqui e há muita gente com verbas significativas.
18 Agosto, 2021 at 0:38
E então? Conclusão?
18 Agosto, 2021 at 1:13
Porque aqui existe gente que se preocupa com o clube e não só se a bola entra ou não….isso é mais contigo ou com os lampiões e o clube deles que agora estão como estão,porque ganham está tudo bem….só que não.
18 Agosto, 2021 at 6:14
Verdade Chico.
Olha, eu sou sócio e accionista e nunca recebi um briefing sobre as contratações & contratos mas pelos vistos há malta aqui que afirma de forma absoluta valores, clausulas, durações, etc etc. É que nem a CMVM sabe mas eles sabem!
A Sad tem de fazer uma purga para tapar estas fugas de informação, é impressionante e tira toda a capacidade negocial para futuros negócios ou tem.de começar a mandar um email, na hora, para todos os accionistas com os cotractos anexados, a bem da transparência…
SL
18 Agosto, 2021 at 6:34
Quem liberta informações normalmente são os empresários para influenciar os negócios.
Mas também há relações privilegiadas (ou tóxicas) entre jornalistas e dirigentes dos clubes.
Mas sim, o segredo é a alma do negócio. O que me irrita com esta direção sobre este assunto, a seguir as maus negócios em si, é a narrativa que é criada sobre o clube estar de rastos (herança pesada e tal).
Não que as contas não sejam pública, mas um gajo vai para uma negociação de fato e gravata, e não de calças na mão. Se lhes saísse do bolso…governar com o dinheiro dos outros é fácil.
O gordo é que a sabia toda.
18 Agosto, 2021 at 7:35
Concordo parcialmente.
o que me irrita TOTALMENTE neste CD e’ apregoar ad nauseuma tal heranca pesada e nunca terem chamado os socios para a demonstrar, com factos e numeros claros, criando uma duvida legitimissima sobre as razoes & verdades.
Isso sim aborrece-me.
Nem e’ o facto de quem (e se) libertam valores, e’ a malta tomar como verdades absolutas dados nao oficiais. Dantes eram intoxicacoes pela Cofina e agora e’ o que?
Sinceramente eu gostava que os Sportinguistas fossem superiores a isto, que nao estivessem (e nao fomentassem…) uma constante balcanizacao entre os “nos e os outros”, entre os comedores de arroz e os de croquetes – como diz o Nuno, que a plataforma que esta’ acima do muro fosse cada vez mais larga. Se o CD TEM DE contribuir para isso? Obviamente, mas nao se consegue agregar quem nao quer ser agregado, isso e’ claro.
Espero que a continuacao de resultados positivos consigam mitigar isto (que tem sido dificil, este CD com todos os seus imensos defeitos tem conseguido muito bons resultados desportivos), torna-se aborrecido…
SL
19 Agosto, 2021 at 7:24
17AGO – 1º Jogo-treino do Estágio no Algarve: Sporting CP 2-3 SC Huelva
…não providenciou (o Sporting…) equipa de arbitragem?!
https://twitter.com/humb_fern/status/1427752920532013056
Brenda Pérez…
https://www.forumscp.com/t/futebol-feminino-%C3%A9poca-20212022/57277/1015?u=alfacinha50