As palavras contam. Quero dizer que o que cada um de nós diz ou escreve importa muito. Portanto, aquilo que cada um dos jogadores do Sporting CP disse na sua apresentação merece ser visto. Com a apresentação da Jady e da Ju Carrijo resolvi ir ler tudo o que foi dito pelos nossos jogadores, masculinos e femininos, aquando da sua apresentação.

Passamos já para a conclusão: Ambas as equipas têm os seus objetivos bem delineados para esta época de 2021/2022.

Tanto a Ju Carrijo como a Jady falam na ambição de serem campeãs no Sporting CP. A sua vinda para o clube foi motivada por esta vontade de tornar o clube como o grande vencedor da época.
Ju Carrijo: “e para ajudar o Sporting CP a ser campeão. Esse é o meu foco e estou a vir para cá para isso. Desde o primeiro dia que vamos começar a trabalhar com isso em mente”.
Jady: “ser campeã e ganhar muitos títulos”

Qualquer jogador quando chega a um clube pode dizer (1) o que já sabe e/ou (2) o que lhe transmitiram. Estas duas atletas alinharam o discurso da mesma maneira, por isso, para mim é evidente, que lhes foi dito o porquê da sua contratação. Imagino algo como: “Ju, nós queremos ser campeões e gostávamos de contar contigo para isso”. A verdade é que esta narrativa é uma normalidade porque a equipa feminina de voleibol tem vindo a fazer um caminho muito cimentado que acabará, INEVITAVELMENTE, com a conquista do título. E, verdade seja dita, o Miguel Afonso parece querer entrar na história como o primeiro a conquistar um título feminino coletivo no PJR (sim, atenção ao hóquei feminino também).

Conversa mais que comum. Dizem todos isso, devem estar os meus caros tasqueiros a pensar. Aí é que está a grande surpresa! Quando saltamos para as apresentações da equipa masculina, apenas 2 jogadores realçaram o facto de quererem ser campeões. Partindo do mesmo raciocínio de que qualquer jogador pode dizer (1) o que já sabe, (2) o que lhe disseram, percebemos que nenhuma contratação de jogadores estrangeiros referiu a importância de ser campeão. Deduzo que aquando da apresentação do projeto não lhes deve ter sido passada essa ambição de forma evidente.

No entanto, dois jogadores falaram neste tema. O Tiago Pereira e o Rafael Cavalcanti já falaram de outra forma. Porquê? Para mim é simples, o Tiago, como grande sportinguista que é, tem no seu ADN que o Sporting CP quando joga é sempre para ser campeão. Tentar explicar ao Tiago Pereira outra coisa é dizer-lhe o contrário de tudo aquilo em que ele acredita. O Rafael é, possivelmente, próximo deste raciocínio. Ele é filho de uma lenda do voleibol do nosso clube, ele nasceu a ouvir falar de um Sporting CP campeão. Portanto, estes jogadores, por conhecerem o clube, usaram um discurso que lhes é intrínseco culturalmente.

Claro que a comunicação, ao mais alto nível, é trabalhada e pensada. Neste caso, não é. Será a capacidade de cada um a guiar o discurso, juntamente com todo o enquadramento que lhes foi passado.

Fico muito contente que as ambições sejam estas no voleibol feminino porque há, realmente, muita gente com vontade de festejar este título. Como comecei por dizer, as palavras contam e muito. E aquilo que um jogador diz no dia da sua apresentação começou a ser trabalhado no dia em que nós, Sporting CP, lhe fizemos a primeira abordagem para contratar. Seria, para mim, muito simples que as primeiras palavras dos nossos responsáveis, seja em que modalidade for, fosse sempre algo como: “Boa tarde, nós somos o Sporting CP, o maior clube de Portugal, e gostávamos de contar com a tua ajuda para ganhar o campeonato nacional”. (até rimou)

Em jeito de conclusão, gostava de chamar à atenção para uma foto que o Sporting CP partilhou ontem no treino. Imagino que “sem querer” partilharam a foto da Maria Maio a treinar. Como não foi apresentada, nem nenhum órgão de comunicação partilhou a informação, a verdade é que ninguém sabia. Saúdo muito este regresso! A Maria Maio, para recordar, é aquela jogadora que, há 2 anos, eu dizia que começou, SOZINHA, a cantar as músicas do Sporting CP no jogo em Matosinhos frente ao Leixões. Ela cantava as músicas como qualquer um de nós, mas de uma posição privilegiada. Sem medos e cheia de força. É bom tê-la de volta! Vai ajudar muito a concretizar sonhos. Esta é a tua casa Maria Maio, bom regresso!

*às terças, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo.