A equipa feminina de goalball do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, a Super Liga Europeia pela segunda vez consecutiva, amealhando o 41.º título internacional para o emblema de Alvalade. Na prova, que se realizou em Odivelas, o conjunto masculino foi vice-campeão europeu.
As Leoas, compostas por Maria João Peixoto, Ana Carolina Duarte, Bruna Lourinho, Leonor Silva, Amanda Dennis e Vicky Ago, começaram este domingo por bater, nas meias-finais, as alemãs do RGC Hansa por 13-3 com 6-0 ao intervalo. À tarde, o adversário foi o FIFH Malmö (Suécia) e, mais uma vez, o Sporting CP não deu hipóteses: 7-2 ao intervalo e, no segundo tempo, jogo finalizado aos 12-2 com capote.
Terminada a partida, rebentou a festa no Pavilhão Municipal Susana Barroso, com a formação comandada por Márcia Ferreira a voltar a subir ao lugar mais alto do goalball europeu.
Seguiu-se a final masculina entre o Sporting CP – que superou os checos do GC Perun nas meias-finais por 10-6 com 8-3 ao intervalo – e os ucranianos do Invasport Ukraine.
Cedo se percebeu que a tarefa seria bem mais difícil para os Leões do que foi para as Leoas, uma vez que a oposição era bastante mais complicada, mas o Sporting CP, com Leomon Moreno, Romário Marques, Hadiley Sacramento, João Mota, Luís Miguel, Tomás Delfim e Javier Serrato na equipa, não desistiu. Ao intervalo, Sporting CP e Invasport Ukraine estavam empatados a dois golos, mas os forasteiros foram mais fortes na segunda metade e conseguiram vencer por 7-5, ‘roubando’ o título europeu ao Clube verde e branco – vencedor das duas edições anteriores.
A cerimónia de encerramento viu a equipa masculina do Sporting CP receber as medalhas de vice-campeões europeus e a equipa feminina a levantar o 41.º troféu europeu da história do Sporting CP. Amanda Dennis, jogadora norte-americana das Leoas, recebeu ainda o galardão de melhor marcadora do torneio.
Alimentou-se, assim, o palmarés internacional do Sporting CP com mais um feito histórico em Odivelas. O Museu Sporting está (ainda) mais rico.
4 Outubro, 2021 at 15:51
Parabéns Leões e Leoas!
4 Outubro, 2021 at 15:58
Enormes !
4 Outubro, 2021 at 16:05
Excelente prestaçāo de ambas as equipas. Rumo ao 42°, o tricampeonato Europeu de clubes de Judo.
SL para o Goalball do SPORTING.
4 Outubro, 2021 at 16:29
Parabéns a ambos por dignificarem o Clube.
Uma salva de palmas às vencedoras.
4 Outubro, 2021 at 16:31
Parabéns!!!
4 Outubro, 2021 at 16:35
Parabéns!
4 Outubro, 2021 at 16:37
Parabéns aos vencedores e saudações a todos os participantes.
4 Outubro, 2021 at 17:00
Por aqui chamam-se “Pessoas de Determinação” e é isso que as faz grandes, o querer vencer as adversidades.
Espero que o Deeporto Adaptado continue sempre no nosso Clube, com ou sem títulos.
Parabéns a todos, e obrigado pela vossa Determinação.
SL
4 Outubro, 2021 at 17:04
🙂
4 Outubro, 2021 at 17:04
GoalBall, um Orgulho da Nação Sportinguista,
4 Outubro, 2021 at 17:09
Um pequeno “reparo” ao Cherba: na final de Masculinos, que segui integralmente como TODOS os outros jogos (Masculinos e Femininos), acho que o Hadiley Sacramento não chegou a entrar; não sei se por lesão se por qualquer outro motivo, mas iniciámos com o Leamon Moreno, o Romário Marques e o João Mota e ainda participou o Javier Serrato (acho que o Hadiley e o miúdo Tomás Delfim não foram a jogo). A ausência do Hadiley (que considero o melhor atacante a jogar na Europa) foi um handycap muito grande, mas os que foram a jogo estiveram muito bem e, embora ache o título bem entregue, houve uma decisão duvidosa da arbitragem, após visualização video que poderia ter proporcionado um desfecho diferente.
Peço-vos desculpa por vos maçar de seguida com algumas declarações que acho relevantes:
1) Portugal (e o Sporting em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas), mais uma vez, a provar uma excelente capacidade para organizar com avaliação quase máxima eventos de dimensão internacional:
2) a Márcia Ferreira conquista como treinadora e dirigente o quarto título europeu de Clubes para o Sporting Clube de Portugal;
3) as equipas de Goalball do Sporting (a Masculina em 6 anos de existência e a Feminina em 3 anos de existência), ainda só conhecem vitórias nos jogos nacionais; em 3 anos e uma etapa de Super European Goalball League (em mais de 40 jogos) a equipa Masculina do Sporting ainda só perdeu 3 vezes e conta por vitórias todos os outros jogos; a equipa Feminina do Sporting, em cerca de 20 jogos internacionais, ganhou-os TODOS!;
4) 1 anos após a inscrição do Sporting na European Goalball Clubs Association EGCA), Portugal passou a estar representado no seu Comité Executivo pelo sportinguista Luis Giestas, actualmente Vice-Presidente da EGCA;
5) pelas suas características e regras, o Goalball é, provavelmente, o Desporto Adaptado mais inclusivo que existe; por esse motivo mereceria uma atenção especial da comunicação do Sporting para o tornar mais conhecido do grande Público Leonino. Sugiro ao Cherba que, em nome da Tasca, apresente uma proposta directamente à Márcia Ferreira para elaborar uma pequena brochura explicativa da sua génese no pós 2ª Guerra, da sua História e evolução, das suas regras, da História da Modalidade no Sporting, etc, para ficar disponível para download no site do Clube e com um mail a todos os Núcleos para imprimirem cópias para terem disponíveis nas suas sedes. Seria um serviço prestado pelo Clube à Modalidade e à promoção dos Nossos Valores de Solidariedade e Inclusão Social.
6) uma última palavra para a equipa de Moscovo que competiu neste campeonato. Fizeram a viagem mais longa e desgastante para estarem presentes e apenas contaram com 3 jogadores (acho que por força das regras de COVID para viajarem); por isso disputaram todos os jogos (6 jogos em 4 dias) SEM PODEREM EFECTUAR QUALQUER SUBTITUIÇÃO!!! Esta Modalidade, pelo que exige de esforço físico mas também de concentração mental e atenção permanentes, é terrivelmente desgastante. Mas, em TODOS os jogos, os atletas russos foram de uma entrega, de uma raça e de uma honestidade competitiva exemplares. Não sei se receberam algum prémio mas que o mereciam acho incontestável.
Fica aqui a minha admiração e aplauso.
Um abraço e saudações leoninas
4 Outubro, 2021 at 17:45
Parabéns! 🙂
4 Outubro, 2021 at 18:08
Parabéns às atletas. Obrigada pelo 41.º. Venham mais, que a gente não se farta.
4 Outubro, 2021 at 19:26
Absolutamente Fantásticas!!!
A elevar ao lugar mais alto o nome do Sporting Clube de Portugal.
Uma palavra de agradecimento ao sector masculino que desta vez não conseguiu fazer o pleno, mas foram igualmente enormes.
O meu muito obrigado! A Todos, famílias, técnicos, treinadores e atletas.
L SL
4 Outubro, 2021 at 19:49
Muitos parabéns! Mais um título!
4 Outubro, 2021 at 20:42
41 títulos internacionais!
A maior potência desportiva nacional.
4 Outubro, 2021 at 20:57
Família sportinguista, tudo ao Twitter da SportTV sondagem de quem está mais forte neste momento entre os três grandes.
Spoooorting 😉