Sporting registou um lucro de 18,7 milhões de euros no primeiro trimestre da época 2021/2022, revelou a SAD do clube este sábado, segundo as contas divulgadas pela Comissão do Mercado Mobiliário (CMVM). Em igual período da época desportiva anterior, a SAD do clube de Alvalade reportou um prejuízo de 4,2 milhões de euros.
O volume de negócios do Sporting ascendeu a 55,6 milhões de euros, mais 96% do que o registado no período homólogo. O clube explica o aumento das receitas com os proveitos encaixados pela participação na Liga dos Campeões e pelo “pequeno incremento da receita corrente”, estimulada pelo regresso dos adeptos ao estádio após o levantamento das restrições devido à pandemia da Covid-19, ou seja, pelas vendas de bilheteira.
“Apesar do resultado positivo, é de salientar o impacto incontornável das consequências causadas pela pandemia Covid-19, cujo efeito tem sido global, tanto ao nível de bilheteira com os estádios a serem subutilizados e a venda das gamebox adiada, neste caso para outubro, como ao nível do mercado de verão de transferência de jogadores, que registou uma queda de 2.317 milhões (menos 40%)” a nível internacional.
A SAD do clube liderado por Frederico Varandas salienta, ainda, a importância do patrocínio da Nike na época 2021/2022, que contribuiu para estimular a retoma do negócio do merchandising. “Cresceu 2,5 vezes quando comparado com o trimestre homólogo, na primeira vez em que a Sporting SAD veste equipamentos Nike”. Foi, assim, alcançado um recorde de vendas “com o novo equipamento a vender quatro vezes mais no início da temporada do que o melhor equipamento que tinha, anteriormente, o melhor registo”.
Segundo as contas divulgadas, os 1,75 milhões de euros de um total de sete milhões arrecadados com o empréstimo do lateral Nuno Mendes, de 19 anos, são reconhecidos no trimestre em análise. Acresce os 22,8 milhões em receitas de transferências. Excluindo transferências, a SAD registaria um resultado operacional de 23,5 milhões.
O capital próprio da sociedade leonina, a 30 de setembro de 2021, revela uma melhoria face ao final do exercício da temporada passada, a 30 de junho de 2021, quando se fixava em pouco mais de 41,4 milhões de euros negativos. Nesta altura, apesar de ainda negativos – e por isso a ditarem uma situação de falência técnica – os capitais próprios fixam-se em 22,695 milhões de euros negativos.
Para estes valores contribuiu uma descida ligeira no passivo face a 30 de junho de 2021: passou dos 310,589 milhões de euros para os 308,241 milhões de euros. Mais do que isso, houve uma subida nos ativos, de 220,963 milhões de euros em junho de 2021 para 236,433 milhões de euros a 30 de setembro último. Uma melhoria assinalada, sobretudo, pela subida nos «ativos intangíveis – valor do plantel», de cerca de 70,1 milhões de euros para cerca de 74,7 milhões de euros, mas também numa subida de quase 11 milhões de euros (de 1,249 ME para 12,385 ME) na rubrica «outros ativos não correntes».
Não obstante, os gastos cresceram. “Em virtude do pagamento de prémios aos jogadores no valor de 4,5 ME, por mérito de participação na Liga dos Campeões, e do aumento do custo das mercadorias vendidas, consequência do crescimento das vendas de merchandising, os gastos e perdas operacionais sem transações com jogadores tiveram um acréscimo de 21% (4,7 milhões de euros)”, lê-se. Nota, também, para a continuação da dívida a fornecedores, que se situa perto do 70M€.
7 Novembro, 2021 at 8:25
11.247M
E precisamos de entradas directas na Champions de forma consistente, e’ imperativo.
O CD apresenta o copo meio-cheio, a mim parece-me mais para o vazio mas entendo as circunstancias e condicionantes (e basta ver ‘a nossa volta todo o impacto, nao apenas no futebol).
SL
7 Novembro, 2021 at 8:30
Óptimo resultado em plena pandemia! De realçar também o discurso claro e altamente lúcido do nosso presidente ontem na aldeia mais sportinguista do país.
7 Novembro, 2021 at 8:50
O resultado é um bom resultado.
7 Novembro, 2021 at 9:08
tirando os símbolos do clube e o de campeão nacional…
as camisolas da nike são das piores de sempre.
recorde de vendas de quê?
o valor da equipa diz que são 74 milhões…
pra mim são 150 milhões…
– 74 mais os 70 de “dívida a fornecedores”… quando algum sair, metade desaparece pela porta do cavalo.
e andamos na puta de vigarice a trocar jogadores para esconder dívida.
o wang agora é um anónimo que veio do porto por 11 milhões.
7 Novembro, 2021 at 9:19
bem por acaso era apenas um dos melhores jogadores da formação deles, capitão da selecçao no escalão e vendo a coisa desportivamente trocamos por um jogador que já se tinha percebido que dificilmente iria ser uma opção futura
7 Novembro, 2021 at 9:12
esta é uma direção à godinho lopes…
não se cria valor em parte nenhuma…
mas andam todos de carro executivo aka prémios de gestão.
só me satisfaz saber que o Dr já não pode ir para o cds continuar a cantiga…
diz que aquilo tá a acabar.
nem para a junta de odivelas.
7 Novembro, 2021 at 11:26
Porro, Nuno Mendes, Palhinha, Pote, Nuno Santos, Gonçalo Inácio, Bragança, Matheus Nunes, Matheus Reis, TT não valorizaram?
Não estamos na champions?
Não fomos campeões?
Isso não se chama criar valor?
7 Novembro, 2021 at 11:30
https://desporto.sapo.pt/amp/futebol/primeira-liga/artigos/desde-que-amorim-assumiu-o-comando-plantel-do-sporting-vale-mais-72-milhoes-de-euros
7 Novembro, 2021 at 9:15
“Sporting com lucro”
Parece mais uma rubrica na Sporting TV.
7 Novembro, 2021 at 9:31
Cherbatv
A cartilhar desde 200*.
7 Novembro, 2021 at 9:21
eu quero que o SPORTING vença hoje…
meio a zero, marcado com o rabo ou a ponta do pargo…
mas não me agrada o próximo mês…
8 jogos em 30 dias.
liga dos campões com 2 finais…
e 2 saídas difíceis.
não vejo os putos a aparecerem.
só team building do coach não chega.
este mês vai pesar nas pernas dos que jogam quase sempre.
7 Novembro, 2021 at 9:40
“Eu quero é que o SPORTING vença hoje…”
O resto é o resto.
7 Novembro, 2021 at 11:42
Outro aqui.
Convictamente!
7 Novembro, 2021 at 17:43
Brave isto devia ser o titulo no toldo da tasca
7 Novembro, 2021 at 17:44
Este titulo no toldo da tasca ficava a matar.
7 Novembro, 2021 at 10:44
São resultados de um trimestre mas que mostram a importância de receitas provenientes das competições europeias. Seria bom se fosse algo “controlável”. Mas mesmo assim seria insuficiente.
O capital próprio continua negativo, caiu pela metade para 22.69M. Uma falência técnica mais “levezinha”.
Mais uma ou duas trocas com o fcp e entramos no verde.
Em caixa tínhamos 9,6M a três meses. Agora temos 2M.
“Felizmente ” o passivo parece “estabilizado” nos 310M.
São resultados de um trimestre em que estão reflectidos os ganhos com a entrada na Liga dos Campeões, venda de camisolas e gamebox. Falamos em ganhos de pouco mais de 28 milhões de euros em 3 meses. Mas ainda faltam 3 trimestres.
Quantas LC temos nos próximos trimestres?
Quem já comprou camisolas vai comprar em quadruplicado?
Vão haver novas gamebox trimestrais em embalagens diferentes para a malta “coleccionar” e assim ajudar a SAD?
O importante mesmo é ganhar ao Paços. Siga…
7 Novembro, 2021 at 10:52
JHC, a troca com o Porto foi registada segundo a IAS 38, logo com efeito nulo no Balanço e na DR, pois Rodrigo não tinha valor contabilístico. A receita das Gamebox vai entrar no 2 trimestre, assim como o adicional da Champions, e por aí adiante.
Estamos como o FC Porto, uma boa Champions (quartos de final) permite boas contas, o contrário, vai-se empurrando e assobiando.
7 Novembro, 2021 at 11:31
Eles dizem que o efeito é nulo como disseram que Sarabia não tinha custos. Preferiram não submeter o Relatório ao auditor. Eles é que sabem.
Os rendimentos e ganhos operacionais SEM venda de jogadores foram de 46,33M dos quais 17M são vendas e prestações de serviços. Se aqui não estão as receitas da LC pergunto aonde estará escondido o nosso poço de petróleo.
A dívida a fornecedores também mantém-se “estável” em +- 70M o que significa que regularizamos uma e contraimos outra com a mesma assertividade. Já houve tempos em que 40M era razão para arrancarmos os cabelos.
7 Novembro, 2021 at 11:40
Não sei se o fcp já publicou o relatório trimestral.
Sei é que no último exercício realizaram 75M da Champions + 75M de vendas de jogadores e mesmo assim o lucro foi de 32M de euros. Mas houve lucro.
Nós apresentamos prejuízo de 33M. Quanto faremos em Champions e vendas?
Como dizia o outro, é fazer as contas…
7 Novembro, 2021 at 14:30
Desculpem a ignorância mas agradecia mesmo que alguém me explicasse o impacto contabilístico da troca de Rodrigo Fernandes por Marco Cruz.
Eu percebo que Rodrigo Fernandes e todos os jogadores da formação sem contrato professional não apareçam no activo. A minha dúvida é que quando se dá uma transação, que tem custos associados, esta tem de ser contabilizada. Se o valor da troca foi de 11M então o activo quer do Sporting quer do fcp regista +11M pela entrada dos respectivos jogadores, e desconta zero pq o seu valor contabilístico era nulo, certo?
É como se eu tivesse feiro uma doação de um novo jogador ao Sporting. Neste caso, o Sporting “doou” o Rodrigo Fernandes ao fcp e ai mesmo tempo recebeu uma “doação”do Marco Cruz. Ambos não tinham valor contabilístico mas após a transacção ambos passaram a ter o valor de 11M que acresceu ao activo de ambos os clubes, certo?
Se não é assim, onde está o erro deste meu raciocínio? Agradecia mesmo que alguém me ilucidasse. Obrigado!!
8 Novembro, 2021 at 0:15
Não é erro de raciocínio Rugido Verde, é informação insuficiente e redundante, está espelhado no relatório que utilizaram a IAS 38, que é em muito semelhante à NCRF6, se leres a IAS 38, penso que aplicaram o previsto no n. 45, ou seja ou era avaliado pelo justo valor, ou então pelo valor do ativo cedido, que no caso foi zero, mas depois existe a questão que levantaste, se alguém souber ou quiser responder…..
Teoricamente vendemos um gajo por 11 que valia 0, e compramos por 11 um gajo que foi avaliado em 0, assim em termos de resultados dá 0.
7 Novembro, 2021 at 10:55
Vi ao de leve no tlm (não dá muito jeito), mas os “lucros” devem vir da receita da LC (participação e market pool) e da bilheteira, que aumentou em relação ao ano passado. O resto, gestão corrente, mantém-se.
Com prémios de vitórias, uma possível passagem à 2ª fase, a juntar gameboxes (ainda não entraram neste?) e assumindo que o corona não ataca novamente em força, mais o Mendes (Nuno), tudo aponta para um exercício largamente positivo. O que prova que o resultado final do exercício acaba por ser irrelevante, excepto nas acções de propaganda.
7 Novembro, 2021 at 10:59
Tens de “efectivar” a venda de NM para teres um exercicio positivo.
Mas existem DEMASIADOS indicadores preocupantes, com a duvida corrente ‘a cabeca – se o emprestimo obrigacionista nao for um sucesso toda esta gestao e numeros “bonitos” virao por agua abaixo.
SL
7 Novembro, 2021 at 12:15
GameBox foi só em Outubro e não entra nestas contas.
Tens ainda mais 2 vitórias na CL que te dá quase 6M€.
Passando a fase de grupos podes ter mais 9M€ – e isso também vai valorizar a equipa.
Este 2º trimestre ainda vais ter receitas relativamente importantes, o que não vai acontecer nos 2 trimestres seguintes.
7 Novembro, 2021 at 12:47
A nao ser que se venda alguém.
7 Novembro, 2021 at 13:03
Nem falava de receitas extraordinárias… Mas, contando com isso, vais ter os 40M€ do Nuno Mendes no 4º trimestre.
7 Novembro, 2021 at 13:15
Receitas de Gamebox +6M.
Receitas de LC +6M (poderão entrar +9M), mas não são receitas imediatas.
Continuamos a ter 70M de dívidas a fornecedores, que serão empurradas para a futura direcção, e estamos nesta altura sem liquidez.
Vamos necessitar de um EO bem sucedido para reembolsar o anterior e pagar as contas imediatas.
Se vendermos alguém, teremos de substituí-lo e não será de borla. E vender bem é outra incógnita.
7 Novembro, 2021 at 18:20
No 1º trimestre não tens qualquer receita de Gamebox que só foram postas à venda em Outubro.
Vai aparecer tudo no 2º trimestre.
7 Novembro, 2021 at 14:08
Ainda há a receber 5,25M€ de Nuno Mendes (a não ser que esse seja o custo global do empréstimo do Sarabia).
Na Champions, ser apurado para os oitavos dá, em prémios, um mínimo de 11,8M€ (porque implica que, no mínimo, ganhámos ao Dortmund).
A questão do pagamento do Nuno Mendes é que acho preocupante. Isso e ainda não se ter avançado para um E.O.. Porque pode significar que em Janeiro temos novo aperto de tesouraria (o dinheiro da Champions não entra automaticamente) e gostava imenso que não saísse NINGUÉM. Sobretudo que não saísse Palhinha, Matheus Nunes ou Pote.
Um abraço e saudações leoninas
7 Novembro, 2021 at 10:53
Convém realçar desde o chumbo dos orçamentos naquela AG e no espaço de pouco mais de1 mês renova-se com o Pote, o Matheus Nunes, mais duas vitórias na champions, resultados de uma segunda AG esmagadores, resultados financeiros bastante positivos (tem o prémio da Champions, mas ainda falta ali muita coisa) e já estamos em “risco” de apuramento para os oitavos da champions enquanto já chegamos ao 1o lugar do campeonato… Estamos num grande momento como clube!!!
7 Novembro, 2021 at 11:50
Hoje há cenoura gourmet.
Delivered by georgependes.
7 Novembro, 2021 at 13:45
Será que foi a nike?, ou não foi o facto de termos sido campeões, que houve uma maior procura no merchandising do Sporting?
7 Novembro, 2021 at 13:58
Claro, eu também acho evidente que é por ai. Mas estes gajos adoram doirar a pilula agora a malta foi a correr comprar camisolas porque são da nike….pura estupidez .
7 Novembro, 2021 at 14:06
Claro que não… Provavelmente vamos à Olá e vemos que nunca vendeu tantos Perna de Pau como este ano, e não foi por causa do calor
7 Novembro, 2021 at 14:11
Há pessoal que Nike é Nike…
Mas claro que o escudo de campeão é o motivo principal
7 Novembro, 2021 at 14:02
Eu aguardo pela avaliação do Malcom, se ele ainda tiver paciência para aparecer por aqui, com tantos leitores de olhos vendados. Confesso que não me sei prenunciar sobre estas contas, o que está camuflado, o que está antecipado, o que é efectivamente real.
SL e boa sorte para logo , hoje só há 3 resultados posiveis….vencer, vencer ou vencer
7 Novembro, 2021 at 14:09
acho que publicaram aqui o link( acho que foi o Brave) da analise que o artista do dia fez sobre isto, tambem já li do bancada de leao e já fiquei “esclarecido”
7 Novembro, 2021 at 14:16
Vendemos mais camisolas porque são camisolas da Nike ou porque fomos campeôes?
Não sei. E a administração Varandas, muito provavelmente também não sabe.
É interessante ler nas entrelinhas para se perceber o quadro mental em que operam os actuais dirigentes e gestores do Sporting.
Está nos detalhes, sempre.
É uma administracão que não perde uma única oportunidade para propaganda e confronto.
Para quem os fins justificam os meios.
Como lamento ver Amorim e esta equipa sob este comando.
7 Novembro, 2021 at 14:38
“Como lamento ver Amorim e esta equipa sob este comando.”
+1…
7 Novembro, 2021 at 16:01
Muito provavelmente, não o terias com qualquer outra….mas bom, o que interessa e atacar quem está…
7 Novembro, 2021 at 16:25
yap é não perceber como se chegou ao RA e a influencia que alguem na estrutura( hugo viana9 teve na sua vinda
8 Novembro, 2021 at 0:44
Hugo Viana já não tinha influência na vinda do Keizer, Silas, Jesé, Bolasie, Ilori, Doumbia, Rosier e companhia.
8 Novembro, 2021 at 0:55
Lion De Rochefort, existe um antes e um depois Rúben Amorim (este uma contratação muito mal negociada). Antes foi uma desgraça, então aquela entrevista a justificar a doação de Bas Dost, e a chegada do ponta de lança Jese…. Depois de Rúben Amorim, os negócios continuam a ser desastres financeiros, mas salve-se o valor dos jogadores…
Pechinchas foram os Matheus…
8 Novembro, 2021 at 12:15
Concordo. Mas quem vai buscar as peças acima escritas e assina o cheque, convencido de que são bons investimentos, durante 2 anos, não pode ser a mesma pessoa que hoje toma decisões. RA gere o futebol e mais ninguém. RA, segundo dizem, foi indicado por outra pessoa. Parece-me que isso faz sentido.
Parece que essa pessoa também estará a tentar arranjar investidores. Face à gestão financeira actual e sem dar cavaco a sócios…também parece fazer sentido.
7 Novembro, 2021 at 14:40
Acaba por ter coisas boas. Com a direcção anterior o Amorim não conseguiria ter o papel que tem na comunicação.
7 Novembro, 2021 at 14:43
True
8 Novembro, 2021 at 0:48
Com a direcção anterior… Com a direcção anterior não havia palmadinhas nas costas da CS nem propaganda positiva se tivesse por exemplo cometido a proeza de atingir o recorde de derrotas numa época.
7 Novembro, 2021 at 14:59
Como eu lamento nao ter um Amorim há mais tempo no Sporting… agora lamentar tê-lo lá agora, isso nao!
Nem percebo sequer essa afirmação…
7 Novembro, 2021 at 16:11
“agora lamentar tê-lo lá agora, isso nao!”
Não foi isso que o kovacevic escreveu.
Ele escreveu: “Como lamento ver Amorim e esta equipa sob este comando.”
“Nem percebo sequer essa afirmação…”
Não percebes porque distorceste o que ele escreveu.
7 Novembro, 2021 at 16:15
Tenta melhor Jaime, tenta melhor. E torce o que quiseres.
7 Novembro, 2021 at 17:01
O Jaime tem toda a razão, Porrinho.
Lê outra vez o que o Kovacevic escreveu.
7 Novembro, 2021 at 18:01
Não vale e pena…
Depois de almoço, é tempo perdido… 🙂
7 Novembro, 2021 at 18:15
E se fosses para o caralho? Se calhar vais melhor depois do almoço …
Olha-me este agora…
7 Novembro, 2021 at 16:17
Covid, Nike (don´t like), porko factoring, Sportingtv factoring, gestifut comissões o que é bem negativo, venda das game box´s, receita da liga dos campeões, receita de bilheteira, empréstimo do Nuno Mendes ao Psg o positivo.
Gosto (claro que não) das varias rubricas “outros” tal como contas não auditadas por opção do Cd.
Viva os croquettes de fato e gravata e já agora de limusine regada com bom champanhe.
Dias Ferreira love forever… viva os compadrios & comissões!
Entretanto há tontinhos cegos a aplaudir… no entanto não confudo as coisas quero e desejo de o nosso SPORTING hoje parta os moveis todos em Paços de Ferreira.
Sl
7 Novembro, 2021 at 16:21
De vez em quando lá tenho que usar fato e gravata….outras pareço me mais com um cigano, com barba de há meses….
Serei croquette?
Sabes quando?
Quando
7 Novembro, 2021 at 16:37
Tal e qual como eu e tu também sabes quando?
Queres misturar as situações?
Queres perceber o que é promoção bacoca e infantil?
Ou quando sais de casa de fato e gravata de limousine postas nas tuas redes sociais… se assim for o meu perdão, pois no meu caso nem rede social utilizo.
Um gajo poderá usar um facto triste para criticar mas na verdade quem terá errado?
Ou na verdade há sempre alguém que tenta desviar o assunto para o acessório esquecendo o que importa?
7 Novembro, 2021 at 16:44
Limousine qual quê!
De carocha bem velhinha.
Lógico que em ação, liga se o pirilampo.
7 Novembro, 2021 at 16:30
No ano a seguir a sermos campeões vendemos sempre muito mais gameboxes, porque o s bilhetes passaram a ser em papel cavalinho…..a malta adora o papel cavalinho, #geniosdomarketing#
7 Novembro, 2021 at 16:49
Uau…
Esperem pela pancada…
Z
7 Novembro, 2021 at 16:53
Isso é algum desporto?
7 Novembro, 2021 at 16:59
Um triste espectáculo…
Z