Entrando a todo o gás na primeira e na segunda parte, o Sporting construiu uma vitória sem mácula sobre um Tondela que nunca deixou de tentar jogar. Entre o brilho da Europa e o sempre ansiado dérbi, o Sporting deu mais uma prova de equipa adulta e só as lágrimas de Palhinha ensombraram um final de tarde repleto de famílias em Alvalade
A grande vitória sobre o Dortmund, a meio da semana, obviamente ajudou, mas é querer não ver o óbvio se se tentar dissociar o facto do Sporting-Tondela se iniciar às 18h e a quantidade de crianças e família que se viram, ontem, em Alvalade. Uns pela primeira vez, outros numa fase mais avançada desta aprendizagem verde e branca, todos eles sorridentes e curiosos em relação a tudo o que compõe este quase universo paralelo. E só não terão sido mais porque, vá lá saber-se o motivo, entre gameboxes e convites resultantes da jornada europeia, cerca de 10 mil lugares ficaram vazios, como que recordando o quão importante é uma plataforma onde, por exemplo, os sócios possam colocar à venda o seu lugar anual para determinado jogo.
A propósito de jogo, o Sporting aproveitou o apito inicial para se atirar à bruta ao seu adversário, que apesar de meia dúzia de baixas por Covid e por lesões, lá teve direito a começar a partida com 11 em campo e mais sete suplentes. Um luxo, tendo em conta o que nos foi mostrado de véspera, no Jamor. Matheus Nunes fez inclinar o jogo duas vezes para a esquerda, com aquelas arrancadas tão próprias, mas seria pela direita que o primeiro golo começaria: cruzamento de Esgaio, remate de Paulinho contra um defesa e a bola a sair dos pés de um outro beirão para o acerto de Sarabia.
Estavam decorridos dez minutos e foi como se, com o golo, o Sporting desligasse a ficha. Pouca pressão, pouca profundidade nas laterais, vários erros na decisão e margem para o Tondela começar a espreguiçar-se e a acreditar que podia beliscar o campeão.
Com dois rapazes que sabem bem o que fazer à bola – o “nosso” Rafael Barbosa e Tiago Dantas – e com um Modibo Sagnan a segurar a defesa, o Tondela encontrou tempo e espaço para dois momentos que acordaram de susto as adormecidas bancadas de Alvalade. Acontece que Murillo e Dadashov encontraram pela frente dois intratáveis, Neto e Coates, que com enormes cortes lhes tiraram a ideia de se isolarem e rematarem. Na segunda parte, no lance de maior perigo do Tondela, seria Adán a sacar uma defesa cara a cara, mas se pensam que foram os “cotas” a mandar naquilo tudo, desenganem-se: grande jogo de Gonçalo Inácio (mais um), ontem à esquerda do tridente de centrais.
Claro que, no balneário, Amorim deve ter tocado todos os despertadores e mais alguns aos ouvidos dos jogadores, que regressaram novamente prontos a encostar o adversário às cordas. A equipa voltou a ter aquela intensidade na reacção à recuperação de bola e passou a procurar a baliza tondelense da forma acertada. E bastaram cinco minutos para chegar o segundo golo: bomba de Sarabia, defesa do redes e Peter Potter a girar a varinha para colocar um adversário no chão e oferecer o golo a Paulinho. Um momento de altruísmo que diz muito sobre o espírito desta equipa e vai ao encontro das palavras de Coates, na antevisão, dizendo que Paulinho podia não marcar, mas trabalhava muito para que a equipa o conseguisse. Pormenores.
Depois, Sarabia, Potter e Nuno Santos tiveram mais golos nos pés, Daniel Bragança deu descanso a Matheus Nunes e tomou conta da batuta com classe, Tiago Tomás percebeu que o avançado do Sporting não tem direito a disputar bolas de carrinho sem ver amarelos ridículos, Nazinho voltou a ser lançado e toda esta dança da felicidade que parece virar normalidade no reino deste Leão conduzido por Amorim, acabou traída pelas lágrimas de Palhinha, face a um problema muscular que o deixa em dúvida para o dérbi que já se antecipou em muitos dos cânticos entoados na bancada.
29 Novembro, 2021 at 9:36
De 3 em 3 sempre a somar.
A Omicron veio para confundir.
29 Novembro, 2021 at 9:42
E as entradas para o jogo que continuam uma vergonha? Que palhaçada…
29 Novembro, 2021 at 9:57
Levei 5 putos e às 17 fui para a porta 6.
Foi chegar e entrar.
Durante a semana é que é mais difícil…
29 Novembro, 2021 at 9:43
Bem capturada a essencia:
-familias de volta ao futebol (a hora de jogo e os convites devem ter ajudado, mais o passar de “geracao em geracao”, que e’ muito amis facil quandos e ganha)
-o altruismo de Pote (acompanhado de sorriso maroto) e com o imediato gesto de reconhecimento do mesmo altruismo por parte de Paulinho (muito bem, ambos, nesse momento)
-o pessimo jogo de Pote e de Nuno Santos (e de mais alguns…) a que Ruben Amorim nao deve ter ficado nada agradado
-a lesao de Palhinha (parece sina, contra os lamps… e ontem, apos a lesao, passei o resto do tempo a desenhar tacticas … que mer..a)
-Braganca muitissimo bem e muitissimo influente ate’ ‘a lesao de Palhinha, depois teve de se re-adaptar no terreno
-as restantes bancadas a mostrarem ‘a JL que nao esqueceram e que nao estao muito tolerantes…
SL
29 Novembro, 2021 at 11:53
“ontem, apos a lesao, passei o resto do tempo a desenhar tacticas”
Porrinho, dá uma ajuda ao Amorim e manda-lhe as tuas sugestões táticas. Aposto que ele ainda deve estar indeciso quanto ao número de pontas de lança que vai pôr a jogar à frente do Paulinho na lixeira…
29 Novembro, 2021 at 13:00
Fraldocas, vai brincar com os legos, vai
29 Novembro, 2021 at 13:18
Oh, não sejas assim. Partilha lá com o Amorim (e connosco) os teus valiosos insights táticos…
29 Novembro, 2021 at 13:21
Legos fraldocas, vai brincar com legos e descubrir novas ofensas para as esposas dos tasqueiros, a tua especialidade.
Pobre mãe que criou uma besta destas… coitada.
29 Novembro, 2021 at 14:25
Porra, que sensível. Um gajo aqui a tentar fomentar a troca saudável de ideias táticas e tem de levar com isto… Mas diz lá, ias à lixeira com o teu 3-4-1-2 árabe ou serias ainda mais arrojado? Tipo, um 3-3-1-3, com o Paulinho atrás do Pote, do Sarabia e do TT?
PS: Se bem me lembro, a tua foi a única que insultei. E convenhamos que seria extremamente difícil evitá-lo. Afinal de contas, o mero ato de se mencionar o facto de ser casada contigo é, por si só, um dos maiores insultos de que uma mulher que não sofra de um acentuado défice cognitivo poderia ser alvo. Se bem que não me surpreenderia se te tivesses casado com a idiota da aldeia. Pelo que nos dás a conhecer aqui da tua personalidade, até é bastante provável que a escolha tenha sido entre ela e uma ovelha…
29 Novembro, 2021 at 14:31
Pobre mãe a tua, coitada da senhora. .. todos os dias deve perguntar “mas que mal fiz eu para ter carregado 9 meses com esta besta na barriga?”
E o teu pai, pobre coitado, a julgar que ia ter um homem e depois saiu um fraldocas destes…
É assim, cada qual com a sua cruz, aos teus pobres pais saiste tu… a minha maior simpatia por eles, que devem sofrer bastante, coitados..
29 Novembro, 2021 at 15:54
Registe-se que fico tocado com a tua preocupação, mas damo-nos todos muito bem, obrigado. Retribuo com votos de que os teus nunca sofram a indignidade de vir a descobrir a figurinha patética que aqui fazes diariamente. É que ter-se um filho que serve de gajo do dunk tank de um blog de bola provavelmente não deixará um progenitor a transbordar de orgulho. Aposto que lhes partiria o coração o manifesto estado de solidão patológica que te leva a frequentar um ambiente tóxico e hostil, onde és diariamente gozado, humilhado e rebaixado como quid pro quo da sensação de identificação e pertença por que tanto anseias…
29 Novembro, 2021 at 16:54
Fraldocas, gozados e humilhados sao os teus pais cada vez que falam de ti…
Coitados, merecem um bom lugar no Céu pelas merdas quentiveram de aturar na terra… é assim, coisas más acontecem a gente boa. Imagino o desgosto do teu pai, homem da terra, hum e depois… saiu isto.
Há quem viva o purgatório na Terra, que depois tenham o paraíso.
29 Novembro, 2021 at 17:38
Por acaso, até são duas pessoas bastante felizes e despreocupadas. Mas registo, mais uma vez com agrado, a tua preocupação com a salvação das suas supostas almas. Entristece-me, no entanto, que isto da felicidade não toque a todos. É que há quem viva o purgatório na Tasca, mas paraíso, depois, só se for na ordenha do camelo. E hey, há gostos para tudo, mas acho que até um imprestável dejeto humano como tu mereceria um pouco mais…
29 Novembro, 2021 at 18:00
Não te preocupes com a “ordenha”, cadeira de sonho fraldocas, cadeira de sonho… é ficar muitos anos a “ordenhar”.
Sim, a salvação das almas dos infelizes deve estar assegurada
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Mt 5”
é pena é o purgatório que têm de passar na terra. Como é que dizem aí na terrinha ? “Sao os pais daquele esquisito careca, coitados”.
É assim, coitados.
29 Novembro, 2021 at 18:42
Nunca estive à beira de um camelo, mas deve ser mais o “banquinho raso de sonho”, não?
E que triste a sina dos meus pais. Têm um filho “esquisito” e “careca”. Que horror lol É que se fosse só “esquisito”, mas ainda por cima é “careca” também. Não desejaria isso a ninguém. Bem-aventurados são os pais de imbecis com tendências sócio-masoquistas que passam os dias online a pedinchar reconhecimento pelos pares, nem que para isso se tenham que sujeitar a um bullying constante. Esses sim, são papás babados…
29 Novembro, 2021 at 9:55
11 seguidas. Fora o resto…
Os rapazes dão tudo, quando correr mal cá estou para apoiar.
Entrámos muito bem, mas tirámos o pé. Não se jogou bem depois do golo, mas Amorim no intervalo tratou do assunto.
Pena a displicência na segunda parte, porque era goleada.
Coates MVP, mas o nosso Gonçalo Beckenbauer vai ser um caso sério no futebol. Bragança entrou muito bem, mas a nossa defesa foi imperial. Até o tão massacrado Neto foi importante. 4 golos sofridos na liga…
Não somos lideres isolados porque ontem o Porto foi ajudado. Seria importante, porque sem Palhinha na sexta… medo.
Até lá, andebol, vólei, hóquei e futsal vão dar para disfarçar o nervosismo.
29 Novembro, 2021 at 10:00
cheira-me que não vai haver dérbi na sexta. Cheira-me…
29 Novembro, 2021 at 10:04
Questões de saúde à parte, que é o mais importante, se isso der para o Palhinha recuperar…
🙂
29 Novembro, 2021 at 10:11
Gostava de ver se as galinhas tivessem que começar o jogo com 7 🙂
Z
29 Novembro, 2021 at 10:21
Para quem esteve anos habituado a jogar com 14, devia ser bonito…
29 Novembro, 2021 at 10:37
Era o q mais faltava… Abriu-se o precedente comem todos! É uma merda de uma vergonha é.. Mas só não acontece de novo se anularem a vergonha inicial
29 Novembro, 2021 at 10:41
Claro que há jogo na 6ª….
E ganhamos e o Pote marca e o Ugarte faz de Palhinha.
In Ruben We Trust!!
29 Novembro, 2021 at 11:05
Metia o Bragança. Não defende tanto mas dá mais ao jogo. Pelo andar da carruagem até o Inácio lá pode jogar, com aqueles pezinhos
29 Novembro, 2021 at 14:39
Nop
E tiveste o exemplo da época passada. bem sei que fomos lá em clima de festa….. mas a verdade é que na 2ª parte com Palhinha a musica foi outra.
Matheus e Bragança é demasiado ofensivo…. e “perdes” o melhor Matheus.
Como o Ruben não “inventa”…. 6ª feira joga o Ugarte.
Basta ver o Nazinho a entrar com o Dortmund…. em vez de “adaptações”….
29 Novembro, 2021 at 16:15
Se tivesse mais minutos, o Ugarte, não me preocupava muito. Assim prefiro que jogue o DB mais atrás no lugar do Palhinha. Perdes fisicamente mas ganhas noutros aspectos
29 Novembro, 2021 at 11:22
Foi ajudado onde?
Vocês… 😀 😀 😀
29 Novembro, 2021 at 12:13
Pelo Pepa foi.
🙂
29 Novembro, 2021 at 10:05
Ganhar tornou-se um hábito neste clube no ultimo ano e meio.
João Maria não merecia o que lhe aconteceu, nem ele nem nós, uma lesão antes de um jogo fundamental.
Essa recordação musical dos 80s é mesmo de levar lágrimas aos olhos, que coisa mais linda de se ouvir.
29 Novembro, 2021 at 10:28
Valeu os 3 pontos.
O jogo foi uma valente seca.
Paulinho um pino (a quatidade de bolas que se perdem…), Pote ausente, NSantos medíocre, MNunes complicativo (não entendo porque Bragança não joga mais), Esgaio parece que ten um daqueles elásticos presos á cintura para não o deixar ir muito longe…
Preocupante as perdas de bola em situação ofensiva e em superioridade numérica (a relva não pode explicar tudo!)
Venha o proximo, sabendo que temos de jogar muito mais.
29 Novembro, 2021 at 11:09
Bom dia,
Aparentemente, até os (escassos) jogadores da B SAD que alinharam, tiveram contactos de risco (os 13 infectados com a Omicron já conhecidos em Portugal, são precisamente do plantel). É caso para dizer que o que nasce torto, jamais se endireita.
É karma, dirão, mas só faltaria que aparecessem infetados entre as galinhas. Eu estou convicto que os lampiões não fizeram nadinha para adiar o jogo e aproveitaram a oportunidade para sacar 3 pontos a um ritmo de treino, descansando o plantel e sacando uns golos dados para otimizar a diferença e marcadores de golos, ainda mais numa deslocação que lhes correu mal, mais que uma vez.
29 Novembro, 2021 at 11:10
Concluindo o raciocinio: Nestas circunstâncias, seria muito interessante ver o que se faria no derbi 😉
29 Novembro, 2021 at 12:36
11º primeira vitória.
Mês de Outubro e Novembro 100% vitoriosos.
Passagem aos Oitavos final da champions.
É isto, regularidade acima de tudo.
29 Novembro, 2021 at 16:17
Mai nada.
29 Novembro, 2021 at 16:31
Muito bem Dr
29 Novembro, 2021 at 16:38
Excelente Dr, excelente.
Um reparo, caso esteja a receber alguma avença externa por estas acções de propaganda, deve declarar a mesma no local devido.
29 Novembro, 2021 at 17:03
Há um novo xerife na cidade, AT.