No dia 11 de Fevereiro de 2022, o futebol português regressou à década de 90. O Dragão virou Antas, o árbitro borrou-se todo e ofereceu o empate ao Porto, numa partida onde Ugarte foi um monstro e Matheus Reis o seu amigo e de onde o Sporting sai ainda mais equipa
O que se vinha passando ao longo desta época, já indiciava que a visita ao Dragão seria um desafio extra. Não tanto por aquilo que o fcp joga, que é bem menos sem Luiz Diaz, mas pela forma como o som do apito tem resolvido várias partidas complicadas para os azuis e brancos. E assim foi.
O fcp entrou com as esperadas ganas e colocou Adán à prova logo no primeiro minuto, com o redes leonino a fazer duas defesas. Logo a seguir, Matheus Reis viu amarelo por entrada impetuosa às costas de Fábio Vieira. Estávamos no primeiro minuto de jogo, mas, com toda a sinceridade, aceito esse amarelo desde que indiciasse o critério a seguir pelo árbitro. Puto engano. Basta recordar a entrada de Pepe às costas de Sarabia, em cima da linha de meio campo, na qual o cartão ficou no bolso. Também por isso, Pepe sentiu-se à vontade para mandar uma palmada no peito de Matheus Reis, já com a bola fora de campo, naquele que seria o segundo amarelo. Tal como em Alvalade, na primeira volta, num jogo em que agrediu Coates dentro da área, a soco, aquele que é naturalmente olhado como um orgulho para o clube do porto ficou em campo até ao fim.
Esta “brincadeira” dos cartões é um capítulo fundamental desta partida. A dado momento, tínhamos 6 amarelos para 10 faltas (Sporting) vs 2 amarelos para 13 faltas (fcp). Bem mais grave, Coates seria expulso por acumulação, em dois lances em que não faz falta: no primeiro, a meio da primeira parte, leva uma entrada de sola de Taremi (tipo as que deram expulsão de Tabata e de Bragança há não muito tempo) e é o nosso capitão quem leva amarelo por só cortar a bola; no segundo, o VAR assobia para o lado (outra vez) e finge que houve puxão de Coates a Evanilson.
Aos 4 minutos da segunda parte o Sporting ficava reduzido a dez, para defender a vantagem de 2-1 no marcador. Depois da entrada entusiasmada do fcp, os Leões espreguiçaram-se, com o primeiro aviso a ser dado por Paulinho, sacando a bola a Vitinha na pressão alta e rematando para defesa fácil do redes azul. Na segunda tentativa, o camisola 21 mostrou os dentes com toda a classe: Matheus Reis foi lá acima, recebeu a bola como se fosse volei de praia e cruzou-a como se não pudesse deixá-la cair no chão; Paulinho, com leitura perfeita, atacou o espaço entre Mbemba e Pepe, cabeceando de forma inapelável para o fundo das redes.
Depressa os azuis e brancos começaram a atirar-se para o chão dentro da área (só num lance berraram duas vezes e ainda nem o pequenito Conceição estava em campo), tentando dar corpo a uma posse de bola que se traduzia na incapacidade de superar o posicionamento defensivo do Sporting. Matheus Nunes, qual Conan o Rapaz do Futuro, enfrentava três e quatro adversários com a bola no pé, Ugarte ia começando a construir uma exibição tão grande que por momentos foi possível ver Douglas e Duscher a correr a seu lado. Depois, Sarabia, dizendo ao mundo que cruza tão bem com o direito como com o esquerdo, num primeiro aviso que a defesa safou a tempo, depois numa assistência para Nuno Santos concluir uma jogada de futebol champanhe.
Pena foi que, três minutos volvidos, o Sporting tenha desligado por momentos a ficha da concentração em processo defensivo, atacando à maluca a zona onde estava a bola e abrindo espaço à entrada da área, onde apareceu Fábio Vieira a fazer o 1-2 com um remate colocado e colocando um ponto final futebolístico na primeira parte, pois até ao intervalo nada mais se viu a não ser picardias, sempre com Otávio e Pepe metidos ao barulho, esses bons rapazes que até são chamados à selecção portuguesa e que nos ajudaram a assistir a um momento para guardar: João Pinheiro a dar mais um minuto de desconto depois de pressionado pelas gentes de azul e branco vestido (era isso ou começar a correr como um José Pratas, compreende-se).
E voltamos, então, ao minuto 49, quando Coates é expulso. O Sporting rearrumou-se rapidamente com Esgaio, Matheus Reis, Feddal, Inácio e Nuno Santos na defesa, entrando Palhinha para o lugar de Sarabia, e não demorou dez minutos para Amorim acertar definitivamente o desenho, lançando Neto para o lugar de Nuno Santos e arrumando a defesa com Esgaio, Neto, Inácio, Feddal e Matheus Reis, rapaz que voltou a fazer um jogo tão grande que só não foi o melhor em campo porque estava lá um rapaz uruguaio chamado Ugarte, dotado da capacidade de estar em todo o lado, para cortar, para proteger ou para tentar esticar. A verdade é que até ao golo de Taremi, o fcp, em superioridade numérica, só conseguiu criar perigo quando Zaidu se lembrou que era sexta feira e se lembrou de jogar no euromilhões, quase marcando o golo de uma vida numa sapatada que esbarrou no poste.
A 12 minutos do final o jogo ficava empatado. Conceição lançava avançados e extremos à maluca, o Sporting já tinha Slimani no lugar do amarelado Paulinho, mas o argelino estava sozinho lá na frente, até porque os elásticos Sarabia e Nuno Santos já não estavam em campo para fazer a ligação. Foi tempo de cerrar os dentes, de tempo de Neto ir ao chão e bloquear um remate, de Adán defender o último remate do jogo quando Feddal estava fora e o Sporting com 9 (e que defesa), foi hora de lembrar que onde vai um, vão todos, mesmo que seja para ir a uma viagem no tempo e aterrar num estádio que, com nome diferente, voltou a mostrar o que acontecia nos célebres anos 90 de que tanto se orgulham os adeptos framboesa.
Beastie Beastie Boys gettin’ live on the spot
Puttin’ all kinds of shame in the game you got
We keep the party movin’ to the broad day light
G-E-T-L-I-V-E alright
12 Fevereiro, 2022 at 15:33
Até ladrões são, isto é o cúmulo. É preciso tomates para lidar com esta estripe de gente. Varandas não tenhas medo de nada, faz aquilo que nunca ninguém fez
12 Fevereiro, 2022 at 15:44
COMUNICADO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
https://comunicados.sporting.pt/comunicado/93103
O Sporting Clube de Portugal informa que o presidente Frederico Varandas foi ontem alvo de agressões verbais e tentativas de agressão física por parte de Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto, Sérgio Conceição, treinador da equipa, e Rui Cerqueira, director de imprensa do clube.
Na sequência das declarações do Presidente do Sporting CP, e quando este se deslocava para o autocarro da equipa, os três elementos, rodeados de vários seguranças, efectuaram uma espera a Frederico Varandas. Neste contexto, Rui Cerqueira abalroou de forma violenta o presidente do Sporting CP, retirando-lhe da mão a carteira com telemóvel, cartões pessoais de identificação e cartões de crédito, colocando-se de imediato em fuga. Apesar da presença da polícia no local, o aparelho e os documentos não foram encontrados.
O Sporting CP irá apresentar queixa-crime contra Vítor Baía, Sérgio Conceição e Rui Cerqueira. E avançará com todos os esforços necessários para que os intérpretes destes actos sejam banidos dos recintos desportivos.
Trata-se de actos em que são reincidentes, pois têm um longo historial de intimidação de jornalistas, espectadores e adversários, como é do conhecimento público.
O Sporting CP irá fazer também fazer participação disciplinar com vista à interdição do estádio do Dragão, conforme previsto nos regulamentos, em virtude das agressões a jogadores do Sporting CP por elementos estranhos ao recinto de jogo, e que estão documentadas em imagens que todos podem ver.
Importa ainda referir que adeptos afectos ao Sporting CP foram impedidos de entrar no Estádio do Dragão e que outros, dentro de estádio, foram vítimas de tentativas de agressão. Um rol de episódios lamentáveis que em nada dignificam aquilo que é o futebol em particular e o desporto no geral.
O que se passou ontem, dentro e fora do relvado, é demasiado grave para não ter consequências.
A preservação de um estado de direito em que prevaleça o civismo exige que as instituições que o constituem assegurem de forma eficaz e célere o respeito pelos direitos dos cidadãos, que, na sua maioria, são prejudicados pela impunidade daqueles que barbaramente o desrespeitam e, aos olhos de todos, o fazem repetidamente.
O que se passa no futebol há 40 anos é responsabilidade da fraqueza das instituições, desportivas e fora delas, e das suas lideranças, que têm o dever de proteger o desporto e os cidadãos.
O Sporting CP não desistirá desta luta.
12 Fevereiro, 2022 at 16:13
https://twitter.com/sporttvprocara1/status/1492525649982013447?s=08
Vejam la aos 30 segundos
12 Fevereiro, 2022 at 16:30
O jogador do Sporting estava cansado, ofereceram uma cadeira. Como se diz do Pinto, as gentes do FCP sabem receber.
12 Fevereiro, 2022 at 18:28
:))
Melhor ainda. Ofereceram mais porque perceberam que o resto da equipa também não estava bem depois de 45 minutos a jogar 10.
Repara até onde vai a preocupação deles quando diziam aos nossos jogadores “já ligámos para tua casa, não te preocupes que a família está bem”
Não só oferecem cadeiras como zelam pela integridade e bem estar da família dos árbitros e jogadores adversários. Tirem notas.
12 Fevereiro, 2022 at 16:32
Estou convencido que não fomos roubados pelo Porto, mas sim pela “Liga” na tentativa de dar algo aos benfiquistas. Ratings, shares e outras tangas que na opinião da “Liga” só se conseguem com o Benfica a lutar por algo maior do que evitar perder o 3º lugar para o Braga. Nada de novo, o nosso futebol é podre pelo menos desde 81, quando comecei a ter mais capacidade de entender o que é roubo.
Sobre nós, Ugarte! Ugarte! Ugarte! Que jogador. Até marca as nossas bolas paradas… És capaz de ser vendido mais depressa que o Palhinha. Obrigado pela noite de ontem. E obviamente, acabei a noite a sorrir pela capacidade demonstrada pelo Sporting. Estamos a caminho de ser uma equipa quase impossivel de derrotar… Gosto.
12 Fevereiro, 2022 at 17:02
Para a próxima época contratam um bom central – acho que isso é mais que certo – mais 2 bons jogadores – provavelmente vendem o Palhinha – e contratam um puto ou 2 com talento, e a equipa melhorará mais um pedaço.
Isto tem de ser assim.
Não dá para mais que isto em cada ano e partimos muito atrás.
Agora, convinha começarem a fazer negócios um pouco melhores ou quando chegar a altura de vender os jogadores contratados por esta Direcção o ganho (por jogador) não será muito e isso terá depois influência no que teremos para contratações.
12 Fevereiro, 2022 at 17:44
“Agressão a Luís Gonçalves: Tabata arrisca entre dois meses e dois anos de suspensão.”
12 Fevereiro, 2022 at 17:48
Este é o tipo de situação em que eles não são brandos a castigar.
12 Fevereiro, 2022 at 18:05
Mas a situação do Pepe com o Viana é similar, apesar do Viana não ter caído…
Vamos ver… (não que tenha grandes duvidas sobre o que acontecerá)
12 Fevereiro, 2022 at 18:06
Além de que o Tabata foi em defesa dum colega que era perseguido por esse merda do folcuporco.
12 Fevereiro, 2022 at 18:21
Dizer que aquela carraça consegue perseguir alguém é abusar um bocado…
Se queremos ter credibilidade temos mesmo de assumir que foi empurrado porque o Bragança já estava com falta de ar de tanto rir quando viu o gajo a correr na direção dele. Com a saude não se brinca.
12 Fevereiro, 2022 at 18:07
De qualquer maneira, já disse que quem se vai foder com tudo isto é o Sporting… Não tenho duvidas nenhumas disso.
12 Fevereiro, 2022 at 18:12
Também não. Connosco são sempre exemplares…
12 Fevereiro, 2022 at 21:58
Cada vez mais convencido que o erro foi mesmo não lhe ter dado um celo. Se é para apanhar 2 anos de suspensão ao menos acertava o paço ao nojento de merda.
12 Fevereiro, 2022 at 22:06
*selo
*passo
12 Fevereiro, 2022 at 18:15
Estão bem identificados no comunicado!!
E um deles (Rui Cerqueira) é mesmo acusado da prática consumada de roubo de uma carteira (a do presidente, com telemóvel, dinheiro, cartões de crédito e documentos de identificação). Facto presenciado, entre outros, por elementos policiais. E trata-se de roubo pois, à altura da emissão do Comunicado ainda não tinham sido devolvidos.
Isto é demasiado grave para vir a ser branqueado.
SL
12 Fevereiro, 2022 at 18:19
O que eu já me ri a ler esta merda hoje.
Força Bobby, continua caralho!!
Claro que o Cherba não corta o gajo. O que seria de um circo sem palhaços?
Em vez de estarmos aqui todos de trombas e a acharmos que não há nada a fazer por esta merda de futebol, estamos todos de trombas e a acharmos que não há nada a fazer por esta merda de futebol mas vamos esboçando um sorriso cândido enquanto acenamos uns aos outros.
Obrigado tareco!
12 Fevereiro, 2022 at 18:28
O que se passou ontem foi mais do mesmo.
Não percebo porque caímos na esparrela deles. Agora vamos ter metade da equipa de fora e provavelmente mais que 1 jogo (Tabata talvez uns meses, mas esse esteve muito bem).
Perdemos 2 pontos, e provavelmente o campeonato.
Aquele segundo golo não se pode sofrer…foi o Esgaio??
12 Fevereiro, 2022 at 18:30
Esgaio e Feddal muito pouco agressivo a saltar à bola. Que era dele…
12 Fevereiro, 2022 at 18:31
Pois!
Não pode! Este Esgaio fdx… só enterra
12 Fevereiro, 2022 at 18:40
Lance em que, se estivesse em campo (como devia estar) teria 95% de cortar aquela bola ou, no mínimo evitar o sucesso da cabeçada do Taremi.
Por isso … principal culpado do golo … JOÃO PINHEIRO!
SL
12 Fevereiro, 2022 at 18:40
* 95% de probabilidades
12 Fevereiro, 2022 at 19:00
Concordo plenamente. Tínhamos ganho se Coates estivesse em campo. Arrisco até dizer que marcaríamos mais um na segunda parte.
Não invalida que o feddal e o esgaio não tivessem que ser mais agressivos.
SL
12 Fevereiro, 2022 at 19:29
Também estou convencido que ganhávamos e por mais de um golo de diferença.
12 Fevereiro, 2022 at 23:03
Já estavam completamente tesos. Ser obrigados a jogar com 10 contra uma equipa que carregou por se achar e superioridade numérica após a expulsão do Coates (ou em AINDA maior superioridade numérica contando com o 6 da APAF) e que se fartou de fazer faltas e mesmo cometer agressões , não se torna fisicamente fácil para ninguém. O Feddal então … o que s e fartou de correr na 2ª parte só pode ser louvado (e nem é jogador que aprecie)
SL
12 Fevereiro, 2022 at 19:20
No jogo de ontem, na nossa exibição e no resultado, que o normal devia de ser a nossa vitória, dizia eu, no jogo de ontem estava o medo de o nosso grande Sporting ir alcançar isto, por isso, nos cavaram os 6 pontos de distância não fosse o diabo tecê-las como teceu.
Mais um campeonato OFERECIDO, 3 em Alvalade da agressão do queixo do Coates ao punho do coitado Pepe, mais 3 pontos ontem, e quem sabe no resultado final mais 3 no Estoril, e estaríamos isolados no primeiro lugar, quanto muito, com os mesmos pontos, com a vantagem de duas vitórias sobre eles.
E assim se faz um campeonato ganho, COMO TANTOS ao longo destas 4 décadas.
Por isso o Sérgio Conceição diz, o presidente mais titulado, mas esqueceu-se de dizer como foi o mais titulado, e diz ainda o melhor presidente do mundo, concordo, a preparar a sua armada durante estas 4 décadas para cenas como esta.
Que homem mais inútil neste país, a história falará muita coisa, entre as quais, a que o país, o deixou fazer, o que queria neste triste futebol português sem o punir.
Aí á tempos, e com algum receio, começaram a falar na sua sucessão, com medo do que tinha vindo a público, acerca das declarações do presidente do Sporting e das notícias dos medea acerca das tais meninas e o indigitado seria o Vitor Baía, mas a poeira baixou.
Irá continuar, por muito mais tempo, a montar estas cenas, estes ambientes e estas vitórias cheias de nada.
12 Fevereiro, 2022 at 19:25
Estou como já foi dito aqui hoje, prefiro ganhar um de 20 em 20 anos, mas sem mácula, do que ganhar vários desta maneira, recusava-me a aceitá-los ou envergonhava-me.
Lembram-se de um jogo, foram tantos, no antigo estádio das Antas, num celebre jogo onde também expulsaram o Amunike, esse foi outro, tiveram que expulsar o pobre do rapaz, para ganharem esse jogo, que decidiu também o título.
Foram tantos……
13 Fevereiro, 2022 at 0:02
https://twitter.com/nunovalinhas/status/1492557656648785921?s=08
Ddixar aqui este lance para ver se os olhos de Sportinguista do DuX XXI conseguem descortinar alguma falta do Ugarte.
13 Fevereiro, 2022 at 0:48
O que fazia o queixo do Ugarte, ali, àquela hora?
13 Fevereiro, 2022 at 0:53
Obviamente para agredir o cotovelo do pobre do Evanilson
13 Fevereiro, 2022 at 21:11
🙂
13 Fevereiro, 2022 at 0:55
Há equipas que têm mesmo treino específico para este tipo de coisas, de modo a provocar os adversários e tentarem forçar expulsões.
Na distrital havia uma equipa da AF de Viseu, isto já no longínquo ano de 2011, que nos jogos contra o Lamego era costume arrancarem pelos do cu e das pernas aos avançados do Lamego nos cantos, no meio da confusão.
Técnicas de futebol amador, aplicadas ao mais alto nível.
13 Fevereiro, 2022 at 1:24
Futebol clássico Tuga, o meu pai conta-me histórias de quando ia jogar fora, particularmente numa certa localidade onde para fazeres um lançamento levavas primeiro com guarda-chuvas a picarem-te por trás
13 Fevereiro, 2022 at 0:11
Isso não interessa… Fomos beneficiados, o Varandas é gay e cornudo, e além disso anda de porsche!!