Estamos de regresso para o nosso dia de futsal aqui na Tasca do Cherba e nada melhor do que regressar em dia de jogos e depois de mais uma conquista histórica de Portugal com os nossos
leões sempre em alta. Ainda falar nos desafios que nos vão chegar tanto no masculino como no feminino, por isso venham dai que estamos de regresso!

Para começarmos nada melhor que abordar os nossos leões que estiveram no Campeonato da Europa e na Copa América, não correu bem a todos, mas no caso dos portugueses não podia
ter corrido melhor com os atletas do Sporting em grande destaque e por isso vamos falar de cada um deles.

Guitta – Salvou o mais que conseguiu a canarinha
O nosso Guitta como esperado foi uma das figuras do Brasil na Copa América, uma seleção que procurava regressar ao domínio sul-americano, mas que acabou por cair perante a Argentina. Guitta esteve em todos os jogos até à meia-final, isto porque numa situação onde o Brasil errou na saída, Guitta para salvar defendeu a bola com a mão fora da área e acabou por dessa forma ser expulso e falhar o jogo com a Colômbia onde o Brasil conquistou a medalha de bronze. Nada a apontar à prestação de Guitta, esteve sempre bem, apesar de algumas situações o guardião foi um dos melhores, sempre seguro e esses pequenos erros surgiram mais de situações em que o coletivo falhou e principalmente no processo defensivo ou na recuperação e ação à perda. Guitta regressa a casa com uma medalha de bronze, sem lesões e pronto para voltar ao ouro de leão ao peito.

 

João Matos – Samurai fortalecido
Passando ao nosso capitão, já não existem palavras, um currículo repleto de sucessos e com mais títulos que muitos clubes juntos, aqui o grande destaque é ver o nosso sr. Futsal ainda mais forte, isto porque ele vinha de um Mundial abaixo do seu nível, notou-se principalmente a nível físico e de intensidade, mas o próprio revelou no final toda a situação mental com que teve de lidar, dai o destaque para este samurai, mais intenso, mais omnipresente, não tão cansado e ainda mais autoritário. Nunca joga mal, mas é ótimo ver o crescimento e a subida de forma do samurai que foi preponderante nesta reconquista europeia.

Tomás Paçó – Uma das estrelas do Europeu
Vamos até ao Tomás, aqui é muito simples, estamos a falar de um dos melhores jogadores deste europeu, não só do lado luso como do torneio. De uma forma um pouco inesperada, temos de o admitir, até porque o Tomás esteve até fora de várias convocatórias no Sporting, mas a verdade é que ele chegou aos Países Baixos e assumiu o papel de estrela e de uma das figuras de Portugal. Focado, concentrado, sem erros, assumiu sem medos, esteve sempre muito bem anulando vários dos pivots em destaque neste europeu, sem sombra de dúvidas um dos maiores destaques da conquista, merecia mais destaque e atenção, mas é este Tomás que conhecemos e que sabemos que vamos ter no Sporting nesta temporada e no futuro. Cada vez mais líder e craque o menino Tomás.

Erick Mendonça – Faz tudo bem
Falando do Erick, só existem elogios, mas além disso existe um senão, isto porque o Erick se lesionou na final, jogou lesionado e regressou de muletas, por isso no meio da alegria esse foi o pior. O Erick dispensa apresentações ou elogios, até porque é chover no molhado. Com Jorge Braz ele joga a Pivot, é uma escolha para esse lugar, a verdade é que o Erick nunca desilude ou nunca baixa os braços, é aquele jogador que dá sempre garantias e que rende sempre independente da missão ou de onde jogar, neste euro não foi diferente e voltou a ser uma das melhores peças nacionais.

Pauleta – Agradável surpresa
O rendimento de Pauleta neste Europeu surpreendeu, é um jogador que tem andado longe do que já fez, bem longe em alguns momentos como no começo de temporada, mas a verdade é que vinha a melhorar nos últimos tempos de Sporting e chegou ao Europeu e assumiu um papel de maior evidência do que se podia esperar, foi um dos jogadores que mais beneficiou desta campanha, saiu mais motivado e o que se viu foi um Pauleta forte, a não errar tanto, mais concentrado, mais focado nas suas tarefas e não em outras coisas, são bons sinais para as batalhas que estão por vir.

Miguel Ângelo – Má forma, mas decisivo
No caso do nosso outro ala, é um pouco diferente, Miguel Ângelo continua a não ser regular, são mais os péssimos jogos que os menos maus, mas a verdade é que tal como no Sporting neste Europeu ele mesmo em partidas que estava a jogar mal conseguiu ser decisivo, com golos que garantiram vitórias. Continua a render pouco, ainda mais para o nível do Sporting e mesmo na seleção, precisa de melhorar e subir muito de rendimento, mas a verdade é que ficaram algumas boas indicações que esperemos que sejam sinais de que vai subir de rendimento ao longo das próximas semanas e mais importante, que continue a ser decisivo mesmo em jogos maus.

Alex Merlim – Merecia mais
Passando para o nosso mago, não existe muito a dizer a não ser que merecia uma seleção mais forte, os italianos estão longe dos tempos áureos e o que menos merecia isso era Merlim. Itália caiu na fase de grupos, último lugar do Grupo B, mas a verdade é que analisando o rendimento do mágico, só podemos elogiar, foi quem mais lutou, quem mais tentou, quem “pegou” na sua seleção e quem mais fez, mas infelizmente foi insuficiente, esta seleção continua longe do topo. Merlim marcou um golo, assistiu, lutou, esteve muito bem, nada se pode apontar ao mago que realmente esteve muito bem a nível individual neste Campeonato da Europa.

Pany Varela – Estrela maior
No caso de Pany Varela é mais do mesmo, foi o reforçar o estatuto de um dos três melhores jogadores do mundo, foi uma das maiores figuras da seleção nacional, foi um dos melhores deste Europeu, ele marcou, assistiu e foi determinante na conquista do bicampeonato da Europa. É uma estrela do futsal mundial, um dos maiores nomes nesta altura e neste europeu nada se alterou, apenas cimentou mais o seu nome. Pany é um jogador extraordinário e finalmente está a ter o reconhecimento que merece!

Zicky Té – Afirmação em definitivo
Que o Zicky é um dos melhores do mundo já não existiam dúvidas e se alguém ainda as tinha, ficaram desfeitas com este Europeu incrível que o pivot leonino fez. Foi o melhor do Campeonato da Europa e não podia ser de outra forma, figurou entre o melhor 5, foi o jogador mais decisivo da seleção nacional e nem precisou de jogar muito para o conseguir. O melhor da nossa seleção foi sempre com Zicky e isso também não é novidade, é um jogador incrível, numa forma estupenda e isto que pudemos assistir é apenas o rendimento de um dos melhores do mundo, este ano vai com toda a certeza estar entre os 5 melhores jogadores do mundo, porque está à vista de todos que o é de forma inequívoca.

 

Taça de Portugal – Regresso à uma antiga casa
Falando do desafio de hoje, o Sporting vai até Loures, é um regresso a casa ou a uma que foi a nossa casa durante muitos anos, isto porque hoje vamos defrontar o AMSAC no Pavilhão Paz e Amizade pelas 17h30. O AMSAC é um dos projetos mais ambiciosos do nosso futsal, falamos de uma equipa que quer subir à elite o mais rápido possível e que apostou muito forte, dentro desses jogadores de outro patamar temos caras muito conhecidas do nosso Sporting e do futsal nacional a começar pelo ala Paulinho, o algarvio que esteve 7 temporada de leão ao peito desceu um patamar para ajudar este projeto a chegar ao topo.

Além de Paulinho, temos ainda Duarte Quintela e Bernardo Almeida que passaram pela formação do Sporting, mas além destes nomes como Diego Sol que jogou no Belenenses e no Benfica, John Welton que já brilhou muito na Liga Placard no Burinhosa e até Janeiro em Portimão, mas ainda entre outros Paulo Major que esteve alguns anos em Itália, por isso falamos de um conjunto de nível Liga Placard, muita experiencia, muita qualidade, gente com muitos anos de futsal e que de certeza vão-nos criar muitas dificuldades. Falamos de uma equipa que deve jogar com John Welton na baliza, depois Paulinho, Paulo Major, Luís Nunes e Vlademir um ala brasileiro jovem com muita qualidade que já demonstrou tanto no AMSAC como no Ferreira do Zêzere. Vai ser um duelo típico de Taça, jogo complicado e onde ninguém se pode descuidar.

 

Futsal Feminino – Leoas seguras e sem tremer
Passamos ao futsal feminino, antes de falar do último jogo e do próximo só falar um pouco desta temporada. Estamos dentro dos objetivos estipulados pelo nosso diretor e realmente estamos um pouco abaixo do Benfica e Nun’Álvares, mas até agora tivemos 3 derrotas, com o Vermoim, Benfica e Nun’Álvares, foram as três seguidas naquele que foi o pior momento da nossa temporada, porque além destes desaires tínhamos tido dois jogos antes o empate com o Chaves.

Os resultados com o Vermoim e o Chaves foram os que ninguém contava, a verdade é que até as rivais já escorregaram, continuam a ter aquela pontinha de sorte, mas também já deixaram bem evidentes que não são aquele bicho papão que se julga. Temos que ser realistas e perceber que realmente existe ainda um espaço para aquele duo da frente, o que é normal elas tem jogadoras que são das melhores do mundo e são as duas equipas que compõem a base da nossa seleção, agora a diferença já não é tão grande como foi em tempos como se viu nos jogos esta temporada, somos uma equipa muito forte, mais jovens e com mais limitações que os rivais, mas aqui entram dois aspetos que nos elevam muito:

– Márcio Marcelino e a sua equipa técnica, temos um excelente treinador que tem feito um trabalho extraordinário com as peças que temos, basta ver a subida de rendimento de jogadoras como a Débora Lavrador,
mesmo a Venâncio e a Queiroz, jogadoras que se não estão na melhor forma da sua carreira estão lá muito perto. Além destas, temos de destacar o trabalho com a Cris que se assumiu em definitivo como uma das melhores guarda-redes nacionais, nesta época a melhor sem contar com a Ana Catarina, aqui um trabalho monumental de Tiago Santos, o nosso treinador de guarda-redes que merecia mais destaque porque estamos a falar de um mega trabalho.

– O último destaque, é um ponto fundamental neste Sporting, alguém que pode passar mais longe dos holofotes, mas que é a mente e sem sombra de dúvida uma parte nuclear deste projeto, falo de Teresa Jordão que foi uma das melhores contratações do Sporting nesta temporada juntando todas as modalidades e futebol. É manager, treinadora na formação, é alguém que nos elevou, que muito devemos e vamos dever no futuro. É um projeto em crescendo, a equipa é coesa, unida, joga bem, não é exuberante nem a que joga melhor, mas é forte e com uma garra inabalável. A única critica que se pode fazer nesta altura é a falta de reforços, tivemos entradas no futebol feminino e no voleibol, várias outras tiveram mexidas e no futsal feminino fazia e faz falta mais alguém porque estaríamos a falar de uma equipa capaz de discutir e vencer as rivais e não apenas de estar cada vez mais perto, esperemos que neste processo gradual de crescimento a próxima época nos traga caras novas e realmente essas duas peças (não precisamos de mais) diferenciadas que nos coloquem no topo, porque o treinador e a equipa técnica já o são.

No último fim de semana, tivemos dois jogos, no primeiro vencemos o Novasemente por 5-1, jogo muito complicado em Espinho, uma das equipas mais fortes deste Campeonato Nacional da 1ª divisão que nos obrigou a suar muito. Como disse no Twitter, o resultado é enganador, porque não espelha o que aconteceu, sofremos e tivemos momentos por baixo no encontro, mas é aqui que entra a força deste grupo, não temos algumas das craques que sozinhas criam algo como as nossas rivais, mas temos um coletivo muito forte, sendo que o principal destaque depois deste jogo é a nossa defesa. Márcio Marcelino tem trabalhado muito a nossa defesa, sabemos que é aí que podemos construir as bases para o futuro e neste jogo esse trabalho e essa força ficaram evidentes porque o Novasemente é uma equipa que gosta de posse e que nos obrigou a ficar muito tempo a correr atrás da bola e foi ai que se viu a nossa capacidade porque soubemos aguentar, segurar e “matar” o jogo quando tivemos oportunidades.

Foi no 5×4 do Novasemente que se viu ainda mais a nossa força defensiva, mostrámos novamente que somos das melhores equipas a defender este momento de jogo. Nesta partida surgiu ainda outro destaque, Carolina Pedreira, a jovem craque que já chegou à seleção nacional fez um grande jogo. Já não podemos falar de promessa ou de futuro, Carolina Pedreira é o presente e aqui também entra Márcio Marcelino que tem lançado, trabalhado e potenciado muito bem várias jovens jogadoras da nossa equipa como é o caso da Beatriz Santos, da Rita Durães e de entre outras a Sofia Rosendo, mas claro que o destaque é a Carolina Pedreira, é e tem sido uma das nossas maiores figuras nesta temporada, tem sido um dos nomes em maior evidência em 2022 e veremos se não termina como uma das melhores da liga no final da temporada.

No segundo jogo, vencemos o Chaves por 3-1 após prolongamento e ficámos apuradas para os oitavos de final da Taça de Portugal. Como esperado, muitas dificuldades no terreno do Chaves, uma equipa que apesar da classificação é das mais duras de roer na nossa Liga. Mais um jogo onde soubemos aguentar os problemas, mudar o que se tinha de mudar e dar a volta conseguindo a vitória. Novo jogo em que Carolina Pedreira foi figura maior, pelo golo, pelo que cria, pelo que brilha, foi mais uma vez Carolina Pedreira show. Neste jogo, Márcio Marcelino rodou, testou e conseguiu vencer, um duro confronto onde conseguimos vencer deixando claro a nossa garra e ainda que a equipa tem mais soluções táticas do que se pensava.

O nosso próximo jogo é hoje, vamos até Fafe defrontar o Nun’Álvares nos oitavos da Taça, um jogo que se prevê muitíssimo complicado, falamos de uma das equipas mais fortes não só a nível nacional, como até europeu. Vai colocar à prova a boa fase das nossas leoas, vai servir para mostrar mais do que fizemos no jogo anterior com as fafenses que perdemos por 2-1, mas onde ficou à vista que podíamos ter conseguido mais. Elas são muito fortes, mas ao contrário de outros anos anteriores, não entramos já em desvantagem e a perder por 2-0, vamos entrar olho no olho, com total confiança e sabendo que podemos conseguir derrotá-las.

A equipa de Fafe tem muitas soluções, mas deve alinhar de início com Maria Rocha, Pisko, Ana Pires, Taninha e Carla Vanessa, aqui o 5 mais usado, depois é uma equipa que tem Liana Alves, Cátia Morgado, Rita Mendes ou Isabel Oliveira, por isso muitas soluções, muitas jogadoras consagradas e de nível top do futsal nacional e internacional. Jogo complicado, não é demais frisar isso, mas que pela primeira vez em muito tempo podemos vencer, não é só o lado de adepto com a minha fé inabalável nesta equipa a falar, é o olhar para o que estamos a jogar, para o momento e a forma da nossa equipa, tudo isso nos mostra isso, que podemos vencer, surpreender muitos e deixar em definitivo fantasmas para trás, mas mais que isso mostrar que vão ter de contar connosco.

Por esta semana é tudo, foi o regresso do nosso dia de futsal aqui na Tasca do Cherba, espero que tenham gostado e não percam os jogos de hoje, porque é dia de futsal e da festa da Taça!

 

*quando a bola roda na quadra, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal