O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol castigou Nuno Santos com um jogo de suspensão na sequência do processo disciplinar instaurado ao extremo do Sporting por factos ocorridos durante a final da Taça da Liga com o Benfica, no final de janeiro. O processo disciplinar foi instaurado depois de as câmaras de televisão terem captado Nuno Santos a proferir insultados a Everton, do Benfica, junto à linha lateral quando estava ainda no banco de suplentes – o atacante leonino só entrou ao minuto 88 nessa final que o Sporting venceu por 2-1.
Nuno Santos não entrará, assim, nas opções de Rúben Amorim para a deslocação a Tondela, no próximo sábado, em partida referente à 29.ª jornada da Liga, o que nos conduz ao lado do romantismo que dá titulo a este post.
Ruben Amorim tem plena consciência da forma como funciona o futebol em Portugal. Foi jogador num dos clubes mais beneficiados e protegidos, o benfica, leva dois anos como treinador do Sporting, tempo suficiente para ironizar com o suposto favorecimento dos Leões por parte da arbitragem. Ainda assim, Amorim recusa-se a gerir os cartões amarelos.
Se recuarmos duas jornadas, o Sporting chegou a Guimarães com cinco jogadores em risco de exclusão, caso vissem amarelo: Ugarte, Pedro Gonçalves, Matheus Reis, Paulinho e Palhinha. Nem um forçou a cartolina que lhe permitiria limpar, em Alvalade, na recepção ao Paços, uma das partidas teoricamente menos complicadas de jogar até ao final da época.
Nesse jogo, Palhinha viu amarelo por voltar a fazer aquele movimento que lhe vale sempre cartão, espirrar, e fica de fora da visita a Tondela, véspera da recepção ao benfica, partida que poderá decidir a história dos primeiros três lugares deste campeonato. Ora, nem de propósito, surge este castigo a Nuno Santos, o que torna mais complicado, por exemplo, a poupança de Matheus Reis, a não ser que Amorim coloque Feddal e lance Vinagre na ala canhota.
Por outras palavras, o Sporting arrisca chegar ao dérbi sem Ugarte, Matheus Reis, Pedro Gonçalves e Paulinho, sendo os dois primeiros parte do lote de quatro jogadores mais em destaque na equipa (junte-se-lhes Coates e Sarabia) e todos temos noção do quão fácil será saltar um amarelo que obrigue a cumprir um jogo de castigo, como aconteceu com Porro, que ficou impedido de ir ao Dragão. Podem dizer-me que fomos dar três à Luz sem Palhinha e Coates, mas nem isso me altera a ideia de que há pouco espaço para romantismo e seriedade num futebol de castigos e nomeações a la carte.
7 Abril, 2022 at 9:18
E entretanto aquele monte de merda do otario pode chamar fdp a toda a gente. Incrível. Ugarte e Matheus Reis fora do derbi na certa.
7 Abril, 2022 at 9:28
Hehehehehe
O Nuno Santos é um gajo que sofre. Castigado por dizer asneiras e por mandar agua para o chão. Um dia levará castigo apenas por existir….
Quanto ao resto…não vale a pena continuar a “bater no ceguinho”…
Amorim não gere.
De qualquer forma de todos o único que acho pior perder é o M. Reis…De resto não me atormenta perder nenhum. E mesmo o M. Reis não perco o sono por causa disso…acho que temos alternativas mais que suficientes para ir a jogo e ganhar. Ainda por cima vamos certamente descer o bloco e não dar as costas aos lamps, que é a única coisa que fazem bem….explorar os espaços nas costas…
7 Abril, 2022 at 10:00
Para o Amorim, o jogo a jogo exige que gira a equipa desta forma…todos os jogos apresenta a melhor equipa possivel porque vê as coisas jogo a jogo. Não há jogo seguinte.
Enfim…são formas de gerir…creio que já me conformei com isso….
7 Abril, 2022 at 9:35
Não é uma personagem que aprecie especialmente, mas aqui esteve muito bem!!!
“Nuno Santos insultou um jogador adversário, coisa nunca antes vista em Portugal entre jogadores, entre equipas técnicas ou mesmo entre jogadores e árbitros, nunca. Existe assim um critério para todos os jogadores e existe outro exclusivamente para Nuno Santos. É este o nosso CD, é esta a disciplina que manda no futebol nacional. O mesmo CD que se mantém em silêncio depois dos vergonhosos acontecimentos que se viveram no pós-jogo do Dragão, entre Sporting CP e o FC Porto. Elementos credenciados pelo clube em questão agrediram – e há várias imagens televisivas que o comprovam – jogadores do Sporting CP. Estádio interditado? Isso não, que ainda faltam alguns jogos para o final da Liga. E consequências imediatas? Quatro jogos de suspensão para jogadores do FC Porto – dois jogos aplicados a Pepe e outros dois a Marchesín − e seis ao Sporting CP − três a João Palhinha, dois a Bruno Tabata e um a Coates por ter sido (mal) expulso. Sim, o nosso capitão foi pisado por Taremi, que se lançou em voo angustiante, enganando o árbitro e muito possivelmente o VAR e, não bastou ter sido injustamente expulso, ainda teve de cumprir um jogo de suspensão por essa expulsão – é este o sentido de justiça e disciplina do CD da FPF”
7 Abril, 2022 at 9:57
Desportivamente, o Sporting ia ser arreado na Luz porque não jogavam Coates e Palhinha. Vale o que vale.
Estrategicamente, o Porro podia ter ido para o banco de suplentes numa daquelas semanas em que esteve lesionado, e coçar a micose enquanto arremessava garrafas (cadeiras não, isso pode ser). Não aconteceu.
Gerir um Pepe é diferente de gerir um Palhinha, e um Porro, e um Sarabia, e um Pedro Gonçalves, e um Matheus. Houvesse um tipo em risco, talvez o Adjunto forçasse a barra, assim sendo torna-se mais complicado. Pessoalmente, não gosto e nunca gostei do “forçar o amarelo”, até acho que os árbitros deviam premiar essas atitudes com vermelhos. Claro que depois aparecem os Veríssimos e a moral fica enterrada debaixo de um monte de entulho.
O castigo ao Nuno Santos era expectável (falta o Matheus pirete), o timing é que era questionável. Onde se viu, chamar nomes a um adversário, algo nunca visto em Portugal.
No fundo, a culpa é nossa, que ainda vamos perdendo algum tempo com isto, tanto a ver os jogos, como a dar audiência a programas de tv, blogs, jornais, redes sociais e derivados.
7 Abril, 2022 at 10:26
Essa questão de “forçar o amarelo” deveria ser tratada como nas competições europeias… Quem fizer isso, deliberadamente, não apanha só um jogo de castigo… apanha um jogo dos 5 amarelos e mais um ou dois por ter feito isso… tenho a ideia que o ano passado, o porto teve um gajo suspenso dois jogos por causa disto
7 Abril, 2022 at 11:13
Obrigam o jogador a fazer uma falta para amarelo em vez de leva um amarelo por atrasar o tempo de jogo…
Enfim…vai dar ao mesmo. É só agarrar um gajo.
Além de que…como julgas isso? Uma coisa é tu saberes que ele fez para isso…outra é provares. O Ramos foi um idiota e admitiu isso naquela altura. Mas um gajo com meio dedo de testa (que o Ramos não tem) não admite. E depois castigas com base em quê?
7 Abril, 2022 at 11:31
Sim, tens razão… mas pelo menos “obrigas” o jogador a fazer falta… Já não existem aqueles amarelos por “fingir” que se vai marcar um canto… e passado um minuto, troca-se para outro…. essas coisas…… e mesmo o amarelo que o pepe levou (penso que contra o b-sad, quando estava há muito tempo lesionado) talvez se poderia encaixar nesta situação
7 Abril, 2022 at 11:39
Eu acho que isso que a UEFA faz é errado.
Um jogador demora muito a marcar um canto para perder tempo e leva 2 jogos? Que sentido é que isso faz?
E mesmo a gestão. Porque raio é que isso está errado? Gerir amarelos para limpar os amarelos? Também vão castigar quem não faz faltas porque não está a jogar a 100% com medo de ver o 5º amarelo?
É uma estupidez…só aconteceu (que me lembre) numa ocasião e foi uma idiotice….não faz sentido dar 2 jogos de castigo porque um jogador gere um cartão…é completamente absurdo…
7 Abril, 2022 at 9:59
Já o ano passado conseguimos o titulo no registo “contra tudo e contra todos”
Recordar o jogo em braga onde o soares dias fez tudo para nos encostar, este ano está a ser ainda mais escandaloso, a diferença de critérios nos cartões e na análise de imagens, uns chamam tudo e nada acontece, o Nuno Santos já vai no segundo castigo a partir de imagens de tv.
Teremos de tentar até ao final fazer a nossa parte, não perder pontos, citando o Mister Amorim: “E se corre bem?”
7 Abril, 2022 at 13:32
Tinha que ‘correr mal’ para outros. Não vai correr mal para outros.
7 Abril, 2022 at 10:10
Mas, as imagens televisivas , só servem para castigar os Nossos Jogadores e o Nosso Clube?
Então, as imagens do murro do Pepe ao Coates, veio de uma reportagem em Marte?
As cenas no campo do ladrão, foram em Neptuno?
Realmente, o nosso campeonato, não é deste planeta
7 Abril, 2022 at 10:23
Volta meirim.
Estás perdoado.
Eu a pensar que as mulheres com poder e no poder teríamos um mundo mais justo….
Afinal somos mesmo todos iguais.
7 Abril, 2022 at 10:32
Não gosto de perder…
Mas se nos castigarem jogadores “ por faltas de merda” que apenas “ saemmais nossos…”…
Mas se perdemos com os lampiões…” ainda ficarão a 6…”
Mas efectivamente é absolutamente ridícula a maneira como os nossos são normalmente penalizados…” e os outros…”
7 Abril, 2022 at 11:02
O que custa entender aqui é cenas destas só acontecerem ao Sporting quando todos fazem a mesma coisa…
É a dualidade de critérios evidente e clara!
Até à 2ª mão da meia final da Taça de Portugal não sai nenhum castigo do que se passou no Porto. Isso garante o jogo no Dragão e que o Pepe joga.
Pouco podemos fazer contra isto, a não ser denunciar a dualidade de critérios e precaver-mo-nos contra estas coisas não nos pondo a jeito.
Acho que nem fazemos uma, nem a outra, pelo menos como deveria ser feito.
O facto do Amorim não gerir os cartões é outro assunto.
Eu acho mal e, pior, acho estúpido porque não protege o Clube. Acabamos por ser muito mais prejudicados que os rivais e nem sequer tentamos minimizar isso? Não faz sentido!
7 Abril, 2022 at 11:10
Estou de acordo contigo.
Mas eu acho que faz parte do “jogo a jogo”.
O Amorim gosta de fazer tudo de forma coerente com isso. E por isso não gere nada para 2 jogos à frente. É uma forma dele e de todos entrarem nessa lógica.
Enfim….é a forma dele fazer as coisas. Como tudo, tem coisas muito boas, tem coisas más. Esta é uma das más….
7 Abril, 2022 at 11:32
Pois, já deu essa explicação mas eu continuo a não concordar com a situação.
Teres 4 ou 5 jogadores em risco, e às vezes até mais, é estúpido e não defende o interesse superior do clube.
Uma coisa é teres um jogador em risco e vais na mesma com ele, porque se o perderes metes outro e a equipa não fica assim tão diferente.
Mas se perdes 3 ou 4 é outra conversa.
Portanto, sim, tens de gerir de modo a não teres jogos com 4 e 5 jogadores em risco. Não o fazer, na minha opinião, não faz sentido e é mais um fundamentalismo do Amorim que não é bom para o Clube.
E, repara, nem entro com o argumento de que nós temos MUITO mais amarelos que os rivais. Porque se entrar com isso, e com a dualidade de critérios que a APAF tem, a coisa ainda é mais parva. Prejudicam-nos de propósito e nós nem sequer tentamos minimizar isso? Epá, é parvo!
7 Abril, 2022 at 11:35
Eu estou de acordo contigo.
Não só acho estupido como acho que passa uma falta de confiança nos restantes, que só são chamados em caso de o treinador ser obrigado a isso.
7 Abril, 2022 at 13:42
Essa é boa. Falta de confiança era entrar só para proteger o “titular”. Ver que não há poupanças só dá é confiança aos jogadores que vão ocupar o lugar. Digo eu …
7 Abril, 2022 at 14:44
Falta de confiança é nunca usar o suplente a não ser que a circunstancia obrigue. Por iniciativa dele não dá espaço aos suplentes, só por castigo ao lesão e que seja obrigado a isso…
Se o treinador tem confiança roda a equipa por sua vontade…
7 Abril, 2022 at 15:10
Também acho!
7 Abril, 2022 at 15:52
Estou muito enganado se disser que, seja lá porque razão for e exceptuando o Bragança, tem havido bastante rotação?
7 Abril, 2022 at 15:58
Sim.
Basta veres os minutos do TT e do Jovane antes de sair, do Vinagre depois daquele primeiro arranque, do Bragança, mesmo o Ugarte arranca na Luz (já em Dezembro) mas faz pai 5 meses de seca…
A equipa rodou quando teve de rodar por lesão ou castigo…
Esgaio tem muitos minutos por lesão do Porro, mesmo o Nuno Santos tem por falta de comparência de centrais.
Não tem havido rotação. Só quando tem mesmo de ser…
7 Abril, 2022 at 20:50
é como ele disse na ultima CI de antevisão quando lhe perguntaram sobre isso. ele n gere, não diz a nenhum jogador para levar amarelo de proposito, coloca a responsabilidade nos proprios jogadores de serem eles a gerir a situação, mas sabendo que se levarem cartões será em pro da equipa( nenhum jogador vai deixar de por o pé ou deixar de fazer as faltas tacticas)-
e isto tambem obriga a estarem todos os jogadores preparados para jogar, porque n sabem quando vao ter de ser eles a jogar em vez de um colega castigado
alias ele já mostrou que se sentir algum jogador a jogar condicionado por ter cartao ou não poder levar cartão, que o tira da equipa( ao palhinha ele ja fez isso quando percebeu que tendo amarelo ele se começou a cortar de ir ao choque)
7 Abril, 2022 at 11:26
Por acaso e sinceramente percebo Amorim.
A gestão dos amarelos faz parte da gestão de “todos contam e tem de estar preparados”.
Acho que acima de tudo é uma questão de grupo e de gestão.
Agora que se podia fazer com Porro o que Pepe fez lesionado, isso já é outra coisa.
7 Abril, 2022 at 11:29
Não é por aí.
“todos contam e tem de estar preparados”.
Até porque o que ele faz é exatamente ao contrário. Podendo escolher, escolhe sempre os mesmos. Se for obrigado aí sim, escolhe outros…
Ele diz isso mas a verdade é só retórica porque a acção é contrária. Isto mostra falta de confiança nas alternativas, não é confiança…
7 Abril, 2022 at 11:35
Como disse acima, teres um jogador em risco e usá-lo é uma coisa.
Chegares a um jogo com 4 ou 5 dos normais titulares em risco é só parvo… e é outra coisa diferente.
Substituíres 1 jogador não afecta grandemente a equipa.
Se tiveres de substituir 4 ou 5, já afecta. Nem que seja pelos gajos que depois tens no banco…
7 Abril, 2022 at 13:46
Portanto a retórica varia à conta do numero de jogadores …
Implementar essa dos “muitos jogadores” acabava com o “jogo a jogo”. Isso é que não faz sentido!
Ou é ou não é!
7 Abril, 2022 at 15:14
Não!
Eu defendo que se faça a gestão dos cartões – de modo a teres os jogadores principais, se possível todos, disponíveis para os jogos mais importantes e difíceis.
Mas, no caso pontual de ser só um jogador, enfim, aceito que não se faça gestão.
Com 4 ou 5 jogadores em perigo, acho completamente inaceitável que não se faça gestão e se arrisque ficar sem 3 ou 4 jogadores para o mesmo jogo porque não se fez gestão!
7 Abril, 2022 at 15:54
Dificilmente te orientarias a orientar um balneário… o que, de resto, não me surpreende.
7 Abril, 2022 at 18:22
Aceito a tua opinião ainda que não concorde com ela!
Como o Conceição gere os cartões no Porco, imagino que lá andem todos ao estalo… há 5 anos! 😀 😀 😀
Nem sei como o gajo se aguenta, e, provavelmente, vai ser campeão pela 3ª vez!
Enfim…
7 Abril, 2022 at 20:53
e porque é que 1 jogo é mais importante do que outro?
esta n gestão tambem é feita nesse sentido de não existirem jogos nem adversarios mais importantes, porque segue a logica de andares a poupar para daqui a 2 jogos quando o que é importante é este jogo.
e nesse sentido neste momento o jogo do Benfica n interessa para nada, o jogo mais importante e o adversario mais dificil é sempre o seguinte, neste caso o Tondela
7 Abril, 2022 at 13:38
Proteges o clube com a construção do balneário. Ou preferes ariscar o balneário? O treinador é ele e tem tomates para não andar com incertezas. Joga quem está, sem futurologias. Eu cá não tinha coragem. Ainda bem que ele tem!
7 Abril, 2022 at 11:43
Uma coisa boa com o Amorim é que já não há aquele receio de não jogar um ou outro, porque quem entra cumpre.
Nao joga o Paulo Pequeno, joga o Sli
Não joga o Ugarte, joga o Paulinho
Não joga o Pote, joga o Edwards.
E não me parece que percamos qualidade.
7 Abril, 2022 at 12:50
Somos muito mais homogéneos com o Amorim. Mas há ali sectores que precisam de melhorar. A ala esquerda e centro/esquerdo da defesa deixa a desejar, a ala direita cada vez parece mais Porro e Esteves porque coitado do Esgaio, e depois há ali espaço para melhorar na frente. Mas há um equilíbrio qualitativo na maioria das posições. Depois parece haver um equilíbrio de egos e uma união de grupo rara de se ver. Isto em pouco vai beliscar o grupo ou a confiança do Nuno Santos. Não deixa de ser grave porque demonstra a já conhecida dualidade de critérios, mas será mais importante para a Estrutura do que para a Equipa.
7 Abril, 2022 at 15:16
Se perdes o Coates, o Porro, o Ugarte e o Nuno Santos, por exemplo, a equipa que vais apresentar de inicio é mais fraca e no banco terás muito menos soluções válidas.
Não ver isto nem é um problema de ser cego dos olhos.
7 Abril, 2022 at 15:42
Ainda bem que o treinador é o Amorim.
7 Abril, 2022 at 16:40
Ou seja, preferes um lampião que nem o curso terminou (e se terminou, sabe-se lá como foi). Estais apresentado.
7 Abril, 2022 at 18:19
Obviamente!
Ainda que se saiba que preferias o Silas… 😀 😀 😀
7 Abril, 2022 at 12:47
O sistema não brinca em serviço: nomeou o árbitro e Var certos para o jogo com o Tondela ( Luís Godinho de Évora e o Esteves de Setúbal) ambos de má memória para o Sporting. Vai ser três em um: prejudicar o Sporting no jogo com o Tondela, e preparar com amarelos e expulsões para os jogos seguintes, que serão com o benfica para o campeonato e o Porto para a taça. Vai uma aposta?
7 Abril, 2022 at 13:42
Quando for grande, quero ser como o Tiago coração de Leão.
7 Abril, 2022 at 14:45
Mas eu sou pequeno……
7 Abril, 2022 at 15:09
Mas grande em sonhos
7 Abril, 2022 at 15:38
Médio em sonhos…
Grande só na mortalha….
7 Abril, 2022 at 15:42
Isso é para compensar ser pequeno noutras coisas?
7 Abril, 2022 at 15:43
Não.
Isso compenso com trabalho. Muito trabalhador…
7 Abril, 2022 at 15:44
Falta-te o talento então ahahha
7 Abril, 2022 at 15:52
Fisicamente 2, talento 3, trabalho 5.
Até agora só me agradeceram…
Nunca percebi se o prazer, o esforço ou ter parado….mas agradeceram….
7 Abril, 2022 at 15:10
Na Youth League estamos nos quartos de final. Vitória sobre um Dinamo de Kiev que despachou categoricamente, dizem, Barcelona, Real Madrid e lampiões (4-0 neste caso).
Parabéns aos putos. Há ali qualidade que só não dá mais, por enquanto, porque ainda falta um bocadinho de cabeça.
7 Abril, 2022 at 17:43
🙂
7 Abril, 2022 at 20:36
Li aqui muitas opiniões sobre o facto do RA não fazer gestão de cartões, porque ele jogou do outro lado e sabe como é “que a coisa” funciona no tugão e etc e tal…
Pois é exactamente por isso que ele não faz “gestão” porque sabe que não vale de facto a pena, se não nos conseguirem prejudicar de uma maneira fazem-no de outra, se calhar pior, como expulsar um jogador sem razão, por exemplo, o que faz mossa em dois jogos em vez de um, basta vermos as ultimas decisões do cdêzinho da federaçãozinha, para ficarmos elucidados…
O que vocês não estão a querer entender, mas que o Amorim sabe de gingeira, é que o SCP vai ser sempre prejudicado e roubado por esta gentalha, começam devagar e de forma sub-reptícia, se o SCP for abaixo tudo bem, se nós conseguirmos resistir, os roubos sobem de tom, inclusive ao ponto de o fazerem ás claras e á descarada, como agora e ele prefere aguentar o prejuízo num jogo do que em dois, ou três…
SL
7 Abril, 2022 at 20:55
🙂
Nada a ver! 🙂
Mas é um argumento original! 😉
7 Abril, 2022 at 21:41
Nada a ver é a tua opinião, a minha não é essa, aliás se eu mandasse no futebol do SCP provavelmente seria o que eu faria, enquanto andarem a brincar com os tanques, não se lembram de nos espetar com um missil, no entanto se for preciso usam-no, o truque é aguentar as palhaçadas e roubos QB para essa gentinha sentir que já fez o seu papel e esperar que não levem a coisa longe demais, se andarem entretidos com mais uma “xiquelina” que deram aos “lag@rtos”
Se for preciso prejudicarem o futebol em PT, só para roubarem o SCP, eles vão fazê-lo, aliás já o fizeram no famoso jogo repetido com o carnide que a UEFA mandou anular e que a fpf só aceitou anular quando a UEFA ameaçou retirar os clubes e a seleção das competições…
Isto só para veres até aonde esta gente está disposta a ir para nos prejudicar…
Há muito tempo que não tenho nem ilusões, nem ingenuidade, a gente que manda no futebol não são apenas, maus agentes desportivos, ou apenas faciosos e parciais, são mesmo criminosos de crime comum e civil que se desenvolvessem a sua actividade noutra área qualquer há muito tempo que viam todos o sol nascer aos quadrados…
7 Abril, 2022 at 22:09
+ 1906
Está TUDO aqui
7 Abril, 2022 at 20:57
No ano passado, por esta altura, não estávamos a discutir o mesmo assunto?
7 Abril, 2022 at 21:26
Discordo desta decisão de RA de não fazer uma gestão efectiva dos cartões. As coisas até tem corrido bem, mas melhor seria poder contar com todas as opções para jogos decisivos. Há jogos e campeonatos que se ganham nos pormenores e esta decisão pode ser um dos tais pormenores. Injénuos é que não podemos ser. Além disso temos o Luis Godinho a arbitrar que juntamente com A S Dias e J Pinheiro tem sido os
maiores desiquilibradores deste campeonato.