O que correu menos bem é que a equipa está em fim de ciclo, Merlin, João matos, cavinato, Cardinal panny tudo á volta dos 35 anos e se para o João matos a substituição natural oriunda da formação já lá está o Paçò, para pivot está mais ou menos, para mago para o panny e para o cavinato é preciso abrir os cordões á bolsa mesmo á seria e eu não estou a ver esta direção a fazer isso….
Merlim e Panny fazem no mínimo +2 épocas a nível de campeão europeu.
Ontem na quadra estiveram jogadores praticamente sem férias, que jogaram fases finais de mundial e europeu, com os índices físicos muito abaixo do normal.
O Barcelona ganhou o jogo em 2 transições na primeira parte, aproveitando um ressalto e um passe demasiado curto. Em jogo jogado tiveram aquele remate muito perigoso do Matheus que tirou tinta ao poste. Depois vê as nossas oportunidades…. Com outro discernimento físico e mental….
No campeonato o Benfas, se chegar à final…, vai usar a receita do Barcelona, aliás o plantel foi reforçado nesse sentido, com Rómulo e Rocha.
Quanto mais idade mais tempo de recuperação menos oxigénio menos discernimento isso vai piorar não vai melhorar a não ser que do ponto de vista fisiológico os nossos atletas sejam aberrações opostas ao resto da humanidade
Com 2 jornadas para a conclusão do campeonato, e apesar de ainda não haver campeão, já é possível tirar algumas ilações do que foi a época e antecipar o que poderá ser a próxima.
Em termos de plantel houve uma valorização de 4M face a época anterior. Segundo o transfermarket o actual plantel valerá aproximadamente 261M.
Mas se na época passada Nuno Mendes e Pedro Gonçalves foram os jogadores mais valiosos do plantel (40M + 22M), esta época assistiu a afirmação de Matheus Nunes (30M), Gonçalo Inácio (18M) e Pedro Porro (25M). No entanto o valor atribuído a Ugarte(12M) está longe da importância e desempenho do jogador. O mesmo para Matheus Reis.
Assim, olhando apenas para os números do transfermarket sem olhar a caras, poderíamos concluir que está tudo bem e até valorizamos o plantel. Será?
Em 2020-2021 tínhamos Max, Tiago Tomás, Nuno Mendes, Plata, Joelson e Jovane a contribuírem com 70M para esses números, e já cá não estão. Foram substituídos em 2021/2022 por aquisições sobrevalorizadas (na minha opinião) e cujas mais valias numa futura venda serão reduzidas fruto das percentagens que detemos dos passes destes jogadores.
Temos em Adán, Coates, Feddal, Neto e Slimani cerca de 24,5M em jogadores no final de carreira.
Temos em Vinagre, Esgaio, Tabata e Paulinho a volta de 28M, onde dificilmente conseguiremos recuperar metade dos valores gastos na aquisição.
Por fim retiramos Saravia (25M), que não nos pertence, e ficamos com um plantel com um valor de 183M distribuídos por J.Virgínia (1M), G.Inácio (18M), M.Reis (5M), P.Porro (25M), G.Esteves (3M), J.Palhinha (26M), M.Ugarte(12M), M.Nunes(30M), D.Bragança (8M), N.Santos (7M), P.Gonçalves (35M), M.Edwards (13M).
Olhando friamente para o actual cenário e apenas para estes jogadores:
– preparamo-nos para vender 2 dos 3 jogadores mais valiosos do plantel, Palhinha e Matheus Nunes.
– Pote fez uma época abaixo do esperado e apesar do valor de mercado não me parece que alguém ofereça 35M.
– João Virgínia como suplente de Adán não irá valorizar muito mais.
– não vislumbramos qualquer cobiça dos tubarões em Gonçalo Inácio, o que é positivo pois seria difícil encontrar um substituto com a sua qualidade sem pagar milhões por metade do passe.
– Matheus Reis é bom para o Sporting. Esperemos que o mercado também veja em MR aquilo que nós vemos.
– Pedro Porro será uma mais valia desportiva e financeira para o Sporting. Resta saber em que condições será adquirido e se irá valorizar ao nível de outros laterais de topo.
– Ugarte não será um ilustre desconhecido por muito mais tempo.
– Bragança estará na sombra de Morita e provavelmente de Pote.
– G.Esteves estará na sombra de Porro e provavelmente de outro lateral.
– Nuno Santos e Edwards não representam as suas seleções. Assim não há cobiça e valorização. Edwards ainda por cima foi caríssimo.
– Da Academia não temos ninguém em condições de entrar de imediato na equipa principal pelo que teremos de ir ao mercado gastar o que recebermos de Palhinha e MN.
Será importante acertarmos nas próximas contratações visto que já não há dinheiro para asneiras como no tempo em que Varandas geria o futebol…
Ė um bocado pior do que estás a dizer as novas normas do fairplay financeiro obriga a que 30% das receitas sejam para pagar dívida
Isto tem duas implicações os clubes ricos vão começar a pagar menos pelos passes, a não ser em casos excepcionais e os clubes pobres ficam com menos dinheiro para salários e reforços e com salários mais baixos há “mais vontade” de sair, seja pelo preço que for e se o Clube actual ficar prejudicado que sa foda …
Não consigo ainda projetar o que será a próxima época…
No ano passado o caminho parecia-me claro. Substituir as saída e acrescentar soluções em 2 ou 3 posições sem pensar que seriam titulares num modelo de jogo parecido ao que tinhamos.
Tivemos substituir saídas com o Ugarte, Virginia e Vinagre, acrescento de soluções com Sarabia e Esgaio. Depois a meio do ano acrescentou-se opções com o Edwards e Slimani.
Para o próximo ano…precisamos de solução para central e PL. Precisamos de substituir saídas (à cabeça Sarabia). Mas vou mais longe. Precisamos de trabalhar o modelo de jogo. A jogar assim, para o próximo ano será ainda mais dificil. Vamos ter de encontrar novas soluções, vamos ter de mudar o modelo de jogo. Por isso é mais do que “fazer plantel” ou manter o modelo. É preciso ir mais longe que isso…e procurar alternativas.
Não sei muito bem qual será o caminho escolhido pelo treinador…estou curioso. E não consigo muito bem projetar o que vai ser feito…
Eu já disse aqui mais do que uma vez… e repito… porque me parece que ninguém está a ligar para isso…
Este mandato, no contexto actual financeiro do Clube e com a implementação das regras que a UEFA diz que vai implementar, vai ser SUPER DIFICIL.
A situação económica do clube piorou no mandato anterior, apesar de ter havido algum esforço da Direcção em aumentar alguns tipos de receitas. Os negócios feitos no mandato anterior foram todos maus ou mediocres, com excepção de 2: Neto, que não custou grande coisa e não ganha nenhum balúrdio, e Phellype, que é exactamente a mesma situação. Tudo o resto fica entre o catastrófico – casos como o do Ilori ou o do Camacho – o mau – casos como o do Eduardo ou do Sporar – ou o mediocre – casos como o do Doumbia, o do Plata ou o do Pote. Obviamente, falo do negócio em si – custo do passe e afins, percentagem adquirida e valor da restante percentagem, e ordenado dado à cabeça – ainda que tendo em conta a valia do jogador! E isto condiciona imenso o poder negocial do Clube actualmente!
“Os escalões do futebol feminino estão desenhados à luz do modelo masculino e devem ser reformulados, nomeadamente antecipando a entrada nos seniores, concluiu uma tese de doutoramento da Universidade de Coimbra.
A tese, intitulada “Crescimento e maturação em atletas e não-atletas femininas”, foi realizada por Diogo Martinho, entre a Faculdade de Ciência do Desporto da Universidade de Coimbra e a Universidade de Loughborough (Inglaterra).
Foram estudadas atletas femininas e o seu crescimento e maturação.
O estudo é focado no contexto do futebol, modalidade em que, para além da “deficitária taxa de participação” de mulheres, os clubes “reservam somente dois escalões de participação, juniores e seniores”, para estas atletas, disse à agência Lusa o investigador.
Para a tese, foram realizados dois estudos (um com uma amostra de mais de 400 atletas), no qual que foi possível, através dos dados de idade óssea, recomendar que a formação das jogadoras possa acontecer numa idade mais precoce do que acontece no setor masculino.
Todas as atletas analisadas, com 17 anos, já eram classificadas “como esqueleticamente adultas”, e, mesmo aos 16 anos, a maioria poderia subir “sem reservas” ao nível competitivo mais exigente, disse à agência Lusa o investigador.
Face a essa diferença entre homens e mulheres, Diogo Martinho considerou que os escalões e idades associadas aos mesmos para o futebol feminino não deveriam estar vinculados, por defeito, ao modelo do futebolista masculino.
Nesse sentido, propõe a subida ao escalão sénior no futebol feminino aos 17 anos.
Para além da necessidade de redução da idade dos escalões seniores para o futebol feminino, o investigador defendeu também a criação de escalões específicos em idades mais baixas.
Diogo Martinho explicou que, atualmente, as jovens têm de optar entre treinarem juntamente com os rapazes nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, ou solicitar a subida de escalão para competirem apenas no futebol feminino.
O investigador notou que vários estudos apoiam a possibilidade de participação mista no escalão de infantis (idades em que as meninas até são mais altas e pesadas que os rapazes), mas defendeu que deveria haver uma diferenciação “logo a partir dos iniciados”.
Diogo Martinho recordou que a adolescente tem um impulso de crescimento aos 12 anos, enquanto os rapazes só por volta dos 14 anos.
“Acresce que as transformações do salto de crescimento pubertário entre os rapazes correspondem a um acréscimo de massa muscular, ao contrário das futebolistas, que aumentam a massa gorda com a idade”, notou.
Na tese, é também sugerida uma alteração ao exame médico-desportivo que é exigido por lei aquando do pedido de dupla subida de escalão.
No caso das raparigas, neste momento, são analisados os valores da massa ventricular esquerda, tendo a tese concluído que a melhor análise seria a partir da idade óssea através de raio-x ao pulso e mão esquerda.
Para o autor da tese recentemente defendida, as mudanças que sugere poderão ajudar o futebol feminino em Portugal a “dar um salto”.
“O desenvolvimento da atleta a longo prazo é fundamental”, notou.”
Noticia dO Jogo!
O que acham disto?
Terá benefícios para as atletas e para as modalidades – se isto é visto como uma situação biologicamente diferente para rapazes e raparigas, será sempre assim independentemente do desporto que estivermos a falar, certo? – ou a coisa vai muito além disto e isto será, talvez, só mais um detalhe?
Do meu ponto de vista, não vejo isto – a alterações dos escalões femininos – como algo diferenciador para o desenvolvimento, nem das atletas, nem da modalidade.
Quem, aos 17 anos, tem qualidade, pode estar a jogar nas seniores…
Quem não tem, que beneficio terá em passar logo a sénior?
Por outro lado, o que eu vejo nas diversas modalidades femininas que acompanho, e acompanhei por causa das minhas filhas, é que a exigência física é muito diminuta quando se compara com a exigência física aos rapazes num contexto similar – nível de competição e idade! E isso, sim, faz toda a diferença.
Aqui há uns dias falei da quantidade de jogadoras, da formação e até num contexto sénior a nível da 1ª Liga, que apresentam alguma barriga, coisa que é impensável ver no mesmo contexto na parte masculina – seja na formação nesses níveis mais elevados, seja nos seniores a nível da 1ª Liga.
Para mim isto é inaceitável, ao nível a que falo. Nos níveis mais baixos acho que acontece até nos rapazes pelo que é até normal pois joga-se mais pelo prazer de jogar do que realmente por se estar a competir a a tentar fazer disso uma carreira profissional.
Se as mulheres “maturam” mais cedo, então não seria de terem todos os direitos dos adultos mais cedo que os homens? Ou só serviria para o desporto?
Já disse aqui que não percebo puto de FF mas é uma coisa que noto quando vejo um jogo durante um tempo (em zapping e fico enquanto não me farto…) e fico sempre com o “Foda-se….isto é mesmo desporto amador…”.
A forma física de algumas jogadoras…é deprimente.
Não queria mulheres com a pujança fisica e intensidade dos homens. Isso é evidente que não conseguem. Mas porra….de vez em quando é casa “largueza”….
Explicaste muito bem.
Há gajas no futebol profissional que até no futebol amador era um bocado vergonha!
Mas já vêm assim da formação.
É como eu digo – e basta ficares-te pelo Benfic@ e Sporting, ou Braga! No masculinos não vês gordinhos nestas equipas de formação. No feminino, há 4 ou 5 por equipa… Noutras equipas… mais que isso!
Isso faz-me confusão, porque são atletas!
No voleibol isso acontece.
No basquetebol também.
No andebol não sigo, não sei.
No futsal acontece também.
Eu segui os treinos da minha filha no voleibol do Belenenses, mais de meia dúzia de anos, e o treino físico era inexistente. Zero. E ela foi treinada pela Dani 2 anos, pelo menos!
Claro, havia sempre a parte física relacionada com o treino técnico, mas nada mais que isso. Mas, enfim, era voleibol…
No futebol é todo um outro nível, ou dizem que é. Mas algumas nem correr sabem. Eu gosto imenso da Fátima, que deve estar, de certeza, nas 20 melhores jogadoras portuguesas, e um gajo vê-a a correr e aquilo é bem estranho – além que a velocidade é pouca. E eu fico sempre a perguntar-me se não trabalham essas merdas!!!! O jogo de cabeça da esmagadora maioria das jogadoras é pior que um qualquer iniciado. O remate é semelhante. 90% são atrasos ao gr ou “cortes” para fora! A quantidade de gr que, na vertical, não chegam à barra é mato! Uma coisa impressionante! Que futuro se pode ter assim no FF profissional? Por isso eu dizia que a Jóia não tinha futuro – não chega à barra!
E depois um gajo vê um jogo de FF no Canal 11 e leva com a Ana Teixeira a elogiar a “extrema qualidade” daquilo tudo… 🙁
Ninguém quer mulheres a ter desempenho de homens, foda-se!
Mas tu olhas para a Mamona e está ali uma atleta.
Metes a Mamona ao lado da Bruna Costa ou da Beckert, só para dar 2 exemplos fáceis, que nem são dos piores, e, caramba, uma nota-se que trabalha o corpo para o desempenho físico e as outras… fazem o quê?
E a maior parte das raparigas do Atletismo do Sporting têm um corpo de quem trabalha no duro. Só as raparigas/mulheres dos lançamentos é que são para o forte, como têm de ser.
Na minha opinião, depois o fraco desempenho físico afecta, e de que maneira, a velocidade e a intensidade do jogo.
Vês qualquer equipa que tenha estado nos 4os final da WCL, 8 equipas, cerca de 100 jogadoras, e com uma única excepção, daquilo que me lembro, que até me surpreendeu bué, são tudo jogadoras “enxutas”. Mas até essa excepção corria bastante.
Portanto, não acho que o tema da tese do comentário inicial seja muito relevante para o desenvolvimento do FF – pode fazer até sentido, biologicamente falando! – ao pé de outras coisas como uma maior evolução do treino e mais exigência desde mais novas, por exemplo.
Outra cena que me “aflige” são os absurdos comentários no Canal 11 – e não só – onde qualquer domínio de bola normalíssimo é elevado a “qualidade extraordinária” – e o expoente máximo dessas tiradas é a tal Ana Teixeira.
Ana Teixeira que não sei onde foram desencantar para fazer sempre os comentários no Canal 11 pois pelo que se vê na net foi uma jogadora menos que mediana, com uma carreira sem qualquer relevância.
De vez em quando põem a Edite, que foi internacional e é, ainda hoje, uma das mais internacionais do FF, e o nível de comentário melhora logo.
“A UEFA anunciou, esta segunda-feira, várias medidas contra o futebol russo e uma delas irá beneficiar a Seleção Nacional feminina, que vai ocupar a vaga da Rússia na fase final do Euro-2022, que vai decorrer entre 6 e 31 de julho, em Inglaterra.
No play-off de apuramento para a fase final da competição, Portugal foi eliminado pela Rússia, com derrota (0-1) no Restelo e empate sem golos em território russo, em abril do ano passado.
Na fase de grupos do Europeu, Portugal estará no grupo C, juntamente com Países Baixos, Suíça e Suécia. O primeiro jogo acontecerá a 9 de julho, em Wigan, frente à Suíça, seguindo-se jogos com Países Baixos (dia 13) e Suécia (dia 17).
Confira os restantes grupos:
A – Inglaterra, Áustria, Noruega e Irlanda do Norte
B – Alemanha, Dinamarca, Espanha e Finlândia
D – França, Itália, Bélgica e Islândia”
Este Neto tem uma vaca que só visto!
Mas vai ser bonito ter a Holanda e a Suécia no grupo… E mesmo a Suíça tem jogadoras bem interessantes a jogar em Inglaterra. Não sei o que valem como equipa.
Conteúdo Premium e tal, mas caraças quem lê esse titulo ainda se pode enganar e achar que o Paulinho está a jogar mal agora, quando para aí na 4 jornada já tinha uma mão cheia de golos falhados.
O problema é que não custou isso e não pode ser avaliado como se tivesse sido. Neste momento, Estupiñan, Fran Navarro, o Banza do Famalicão, Musa e os dos rivais são todos melhores que o Paulinho, e se tirarmos os rivais os outros não têm o Sarabia ou o Nuno Santos a assistir, agora imagina se tivessem.
Se tivesse custado 5M já não havia problema em ser titular. Ou se fosse 100% do passe já valorizava e servia.
Amorim queria um PL, veio o Paulinho.
Ou é jogador para o Sporting ou não. Valores servem para o pessoal fingir que sabe jogar CM.
O Paulinho não fica mal no plantel do Sporting. Não é um Ilori, ou um Camacho, que claramente não têm qualidade para estarem no plantel.
Se tem custado 5M€, ninguém exigia o que se exige sendo o jogador mais caro da história do Clube. Portanto, e na minha opinião, é óbvio que interessa o quanto custa um jogador. E quanto menos capacidade financeira um clube tem, mais interessa a relação qualidade/preço.
Até o facto dele ter sido o jogador mais caro da história do clube tem influência no ele jogar sempre. Havia de ser lindo o treinador querer muito o gajo, custar o que custou e estar sempre no banco…
Claro. 16M é o que custa um gajo que faz a diferença no campeonato ou que te torna a equipa claramente melhor. Ele não fez nada disso. Mas pronto cada cria as suas expectativas. Por 16M tínhamos arranjado melhor, mas talvez não fosse perfeito para o modelo, modelo esse que parece ser mais eficaz quando ele não joga.
Eu não acho que o Paulinho seja o tipo de PL que o Sporting precisa. O Amorim discorda. Ele acha indispensável no modelo que idealiza. Por isso joga.
Por mim seria má compra, por 16, 5 ou 1. Não advogo a teoria de que é fraco quando comprado por X, mas por Y já pode ser.
Consta no Transfermarket que o Domingos Duarte está a um ano de terminar o contrato. Um gajo que já foi chamado recentemente à Seleção, que terá forçosamente de ser renovada em breve nos seus centrais! Não seria mesmo de fazer uma abordagem, jogar com o prazo para terminar o contrato e, muito provavelmente, com a vontade do jogador?
ora bem depois do fecho da jornada 32, Portimonense, famalicao e Boavista matematicamente safos
ao Vizela deve faltar 1 ponto
depois sobram 4 para 3 lugares: o arouca até a coisa nem está mal e com uma boa conjugaçao de resultados pode-se safar para a semana, entre tondela, moreirense e b sad tanto pode dar para descer automaticamente como ficar com o lugar do playoff.
e eu não invejo nada quem ficar com esse lugar porque vão apanhar uma equipa da segunda liga que joga bem a bola seja ela qual for entre rio ave, chaves e casa pia
Se tivesse que eleger, o jogador revelação desta época, elegeria o Matheus Reis.
Um verdadeiro achado.
Embora Porro seja bom jogador, Matheus Reis é superior, palavra de treinador.
1 – Tão agressivo no bom sentido como Porro
2 – Um pouco mais veloz que Porro
3 – Mais tecnicista que Porro
4 – Consegue fazer duas funções no processo defensivo
Atenção, Porro é um excelente jogador para o Sporting, mas não invalida estas minhas considerações acerca do Matheus Reis.
Vou até ao ponto de dizer, que, embora do lado contrário, não fica nada a dever ao Nuno Mendes, é verdade, não se riam.
Espero que o Sporting, tenha feito um contrato com uma boa clausula de venda.
Não vai estar no Sporting muito tempo, mas espero que na próxima época ainda cá esteja. Estará certamente.
A seguir ao Matheus Reis , também gostei da época de Nuno Santos, mas diferente.
Esta época houve a confirmação de 4 jogadores, o que foi bom, foram eles : Matheus Reis, Nuno Santos, Ugarte e Gonçalo Inácio ( jogador que se sente mais á vontade a jogar no meio dos três centrais ).
Uma base boa.
A juntar a estes, jogadores (reparem) sem oscilações, Adan, Coates e Porro, teremos 7 jogadores, com os quais poderemos dormir descansados.
Faltarão 4 com produções consistentes e constantes.
Olhando para estes nomes faltarão : 1 central, 1 médio (box to box), 1 PL e outro extremo.
Depois, faltam jogadores para castigos e lesões : 1 G.R. e 1 central.
Total : faltam 6 jogadores.
E teremos uma carrada de jogadores que ainda andam á procura de lugar ao sol, são eles : Virginia, Vinagre, Bragança, Tabata, Pote, Edwards, Paulinho, Essugo, Ferreira ( o miudo que entrou neste jogo ), Esgaio, e são nada mais nada menos que 10 jogadores ao todo.
Vamos ver quem se chega á frente.
Hoje estive a ver o Jogo do Valladolid onde joga o Gonçalo Plata, e digo e afirmo, Platita é para esquecer.
O mesmo de Quaresma emprestado ao Tondela, é para esquecer também.
2 Maio, 2022 at 11:14
Primeiros???
SL,
2 Maio, 2022 at 11:15
Bom dia !
Acredito que o Estoril ainda faz um gracinha 🙂
quem quer ser socio do Estoril por um ano se o fizer ?
2 Maio, 2022 at 12:15
Epa se fossemos campeões á custa do Estoril era socio por 10 anos!
2 Maio, 2022 at 12:57
Prometam isso já para a próxima jornada….
2 Maio, 2022 at 11:20
Parabéns ao Nuno e seus muchachos, decerto fizeram o melhor que puderam. Do outro lado também estava uma equipa.
2 Maio, 2022 at 12:53
Ainda não me passou a azia do futsal….Mas continuo orgulhoso da nossa equipa e secção de Futsal!!!
2 Maio, 2022 at 14:11
Isso!
Foco no campeonato e perceber o que correu menos bem nesta final.
Siga
2 Maio, 2022 at 15:26
O que correu menos bem é que a equipa está em fim de ciclo, Merlin, João matos, cavinato, Cardinal panny tudo á volta dos 35 anos e se para o João matos a substituição natural oriunda da formação já lá está o Paçò, para pivot está mais ou menos, para mago para o panny e para o cavinato é preciso abrir os cordões á bolsa mesmo á seria e eu não estou a ver esta direção a fazer isso….
2 Maio, 2022 at 16:12
Merlim e Panny fazem no mínimo +2 épocas a nível de campeão europeu.
Ontem na quadra estiveram jogadores praticamente sem férias, que jogaram fases finais de mundial e europeu, com os índices físicos muito abaixo do normal.
O Barcelona ganhou o jogo em 2 transições na primeira parte, aproveitando um ressalto e um passe demasiado curto. Em jogo jogado tiveram aquele remate muito perigoso do Matheus que tirou tinta ao poste. Depois vê as nossas oportunidades…. Com outro discernimento físico e mental….
No campeonato o Benfas, se chegar à final…, vai usar a receita do Barcelona, aliás o plantel foi reforçado nesse sentido, com Rómulo e Rocha.
2 Maio, 2022 at 16:18
Quanto mais idade mais tempo de recuperação menos oxigénio menos discernimento isso vai piorar não vai melhorar a não ser que do ponto de vista fisiológico os nossos atletas sejam aberrações opostas ao resto da humanidade
2 Maio, 2022 at 15:24
Com 2 jornadas para a conclusão do campeonato, e apesar de ainda não haver campeão, já é possível tirar algumas ilações do que foi a época e antecipar o que poderá ser a próxima.
Em termos de plantel houve uma valorização de 4M face a época anterior. Segundo o transfermarket o actual plantel valerá aproximadamente 261M.
Mas se na época passada Nuno Mendes e Pedro Gonçalves foram os jogadores mais valiosos do plantel (40M + 22M), esta época assistiu a afirmação de Matheus Nunes (30M), Gonçalo Inácio (18M) e Pedro Porro (25M). No entanto o valor atribuído a Ugarte(12M) está longe da importância e desempenho do jogador. O mesmo para Matheus Reis.
Assim, olhando apenas para os números do transfermarket sem olhar a caras, poderíamos concluir que está tudo bem e até valorizamos o plantel. Será?
Em 2020-2021 tínhamos Max, Tiago Tomás, Nuno Mendes, Plata, Joelson e Jovane a contribuírem com 70M para esses números, e já cá não estão. Foram substituídos em 2021/2022 por aquisições sobrevalorizadas (na minha opinião) e cujas mais valias numa futura venda serão reduzidas fruto das percentagens que detemos dos passes destes jogadores.
Temos em Adán, Coates, Feddal, Neto e Slimani cerca de 24,5M em jogadores no final de carreira.
Temos em Vinagre, Esgaio, Tabata e Paulinho a volta de 28M, onde dificilmente conseguiremos recuperar metade dos valores gastos na aquisição.
Por fim retiramos Saravia (25M), que não nos pertence, e ficamos com um plantel com um valor de 183M distribuídos por J.Virgínia (1M), G.Inácio (18M), M.Reis (5M), P.Porro (25M), G.Esteves (3M), J.Palhinha (26M), M.Ugarte(12M), M.Nunes(30M), D.Bragança (8M), N.Santos (7M), P.Gonçalves (35M), M.Edwards (13M).
Olhando friamente para o actual cenário e apenas para estes jogadores:
– preparamo-nos para vender 2 dos 3 jogadores mais valiosos do plantel, Palhinha e Matheus Nunes.
– Pote fez uma época abaixo do esperado e apesar do valor de mercado não me parece que alguém ofereça 35M.
– João Virgínia como suplente de Adán não irá valorizar muito mais.
– não vislumbramos qualquer cobiça dos tubarões em Gonçalo Inácio, o que é positivo pois seria difícil encontrar um substituto com a sua qualidade sem pagar milhões por metade do passe.
– Matheus Reis é bom para o Sporting. Esperemos que o mercado também veja em MR aquilo que nós vemos.
– Pedro Porro será uma mais valia desportiva e financeira para o Sporting. Resta saber em que condições será adquirido e se irá valorizar ao nível de outros laterais de topo.
– Ugarte não será um ilustre desconhecido por muito mais tempo.
– Bragança estará na sombra de Morita e provavelmente de Pote.
– G.Esteves estará na sombra de Porro e provavelmente de outro lateral.
– Nuno Santos e Edwards não representam as suas seleções. Assim não há cobiça e valorização. Edwards ainda por cima foi caríssimo.
– Da Academia não temos ninguém em condições de entrar de imediato na equipa principal pelo que teremos de ir ao mercado gastar o que recebermos de Palhinha e MN.
Será importante acertarmos nas próximas contratações visto que já não há dinheiro para asneiras como no tempo em que Varandas geria o futebol…
2 Maio, 2022 at 15:34
Ė um bocado pior do que estás a dizer as novas normas do fairplay financeiro obriga a que 30% das receitas sejam para pagar dívida
Isto tem duas implicações os clubes ricos vão começar a pagar menos pelos passes, a não ser em casos excepcionais e os clubes pobres ficam com menos dinheiro para salários e reforços e com salários mais baixos há “mais vontade” de sair, seja pelo preço que for e se o Clube actual ficar prejudicado que sa foda …
2 Maio, 2022 at 15:44
Subscrevo!
Haja alguém que consegue ver para além da semana desportiva! 🙂
2 Maio, 2022 at 15:47
30% são na boa para pagar divida…bem mais…
O problema é pagar 30% e pedir 40%….
2 Maio, 2022 at 15:54
Não consigo ainda projetar o que será a próxima época…
No ano passado o caminho parecia-me claro. Substituir as saída e acrescentar soluções em 2 ou 3 posições sem pensar que seriam titulares num modelo de jogo parecido ao que tinhamos.
Tivemos substituir saídas com o Ugarte, Virginia e Vinagre, acrescento de soluções com Sarabia e Esgaio. Depois a meio do ano acrescentou-se opções com o Edwards e Slimani.
Para o próximo ano…precisamos de solução para central e PL. Precisamos de substituir saídas (à cabeça Sarabia). Mas vou mais longe. Precisamos de trabalhar o modelo de jogo. A jogar assim, para o próximo ano será ainda mais dificil. Vamos ter de encontrar novas soluções, vamos ter de mudar o modelo de jogo. Por isso é mais do que “fazer plantel” ou manter o modelo. É preciso ir mais longe que isso…e procurar alternativas.
Não sei muito bem qual será o caminho escolhido pelo treinador…estou curioso. E não consigo muito bem projetar o que vai ser feito…
2 Maio, 2022 at 16:04
Eu já disse aqui mais do que uma vez… e repito… porque me parece que ninguém está a ligar para isso…
Este mandato, no contexto actual financeiro do Clube e com a implementação das regras que a UEFA diz que vai implementar, vai ser SUPER DIFICIL.
A situação económica do clube piorou no mandato anterior, apesar de ter havido algum esforço da Direcção em aumentar alguns tipos de receitas. Os negócios feitos no mandato anterior foram todos maus ou mediocres, com excepção de 2: Neto, que não custou grande coisa e não ganha nenhum balúrdio, e Phellype, que é exactamente a mesma situação. Tudo o resto fica entre o catastrófico – casos como o do Ilori ou o do Camacho – o mau – casos como o do Eduardo ou do Sporar – ou o mediocre – casos como o do Doumbia, o do Plata ou o do Pote. Obviamente, falo do negócio em si – custo do passe e afins, percentagem adquirida e valor da restante percentagem, e ordenado dado à cabeça – ainda que tendo em conta a valia do jogador! E isto condiciona imenso o poder negocial do Clube actualmente!
2 Maio, 2022 at 16:52
Exactamente!!!
2 Maio, 2022 at 16:36
“Os escalões do futebol feminino estão desenhados à luz do modelo masculino e devem ser reformulados, nomeadamente antecipando a entrada nos seniores, concluiu uma tese de doutoramento da Universidade de Coimbra.
A tese, intitulada “Crescimento e maturação em atletas e não-atletas femininas”, foi realizada por Diogo Martinho, entre a Faculdade de Ciência do Desporto da Universidade de Coimbra e a Universidade de Loughborough (Inglaterra).
Foram estudadas atletas femininas e o seu crescimento e maturação.
O estudo é focado no contexto do futebol, modalidade em que, para além da “deficitária taxa de participação” de mulheres, os clubes “reservam somente dois escalões de participação, juniores e seniores”, para estas atletas, disse à agência Lusa o investigador.
Para a tese, foram realizados dois estudos (um com uma amostra de mais de 400 atletas), no qual que foi possível, através dos dados de idade óssea, recomendar que a formação das jogadoras possa acontecer numa idade mais precoce do que acontece no setor masculino.
Todas as atletas analisadas, com 17 anos, já eram classificadas “como esqueleticamente adultas”, e, mesmo aos 16 anos, a maioria poderia subir “sem reservas” ao nível competitivo mais exigente, disse à agência Lusa o investigador.
Face a essa diferença entre homens e mulheres, Diogo Martinho considerou que os escalões e idades associadas aos mesmos para o futebol feminino não deveriam estar vinculados, por defeito, ao modelo do futebolista masculino.
Nesse sentido, propõe a subida ao escalão sénior no futebol feminino aos 17 anos.
Para além da necessidade de redução da idade dos escalões seniores para o futebol feminino, o investigador defendeu também a criação de escalões específicos em idades mais baixas.
Diogo Martinho explicou que, atualmente, as jovens têm de optar entre treinarem juntamente com os rapazes nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, ou solicitar a subida de escalão para competirem apenas no futebol feminino.
O investigador notou que vários estudos apoiam a possibilidade de participação mista no escalão de infantis (idades em que as meninas até são mais altas e pesadas que os rapazes), mas defendeu que deveria haver uma diferenciação “logo a partir dos iniciados”.
Diogo Martinho recordou que a adolescente tem um impulso de crescimento aos 12 anos, enquanto os rapazes só por volta dos 14 anos.
“Acresce que as transformações do salto de crescimento pubertário entre os rapazes correspondem a um acréscimo de massa muscular, ao contrário das futebolistas, que aumentam a massa gorda com a idade”, notou.
Na tese, é também sugerida uma alteração ao exame médico-desportivo que é exigido por lei aquando do pedido de dupla subida de escalão.
No caso das raparigas, neste momento, são analisados os valores da massa ventricular esquerda, tendo a tese concluído que a melhor análise seria a partir da idade óssea através de raio-x ao pulso e mão esquerda.
Para o autor da tese recentemente defendida, as mudanças que sugere poderão ajudar o futebol feminino em Portugal a “dar um salto”.
“O desenvolvimento da atleta a longo prazo é fundamental”, notou.”
Noticia dO Jogo!
O que acham disto?
Terá benefícios para as atletas e para as modalidades – se isto é visto como uma situação biologicamente diferente para rapazes e raparigas, será sempre assim independentemente do desporto que estivermos a falar, certo? – ou a coisa vai muito além disto e isto será, talvez, só mais um detalhe?
Do meu ponto de vista, não vejo isto – a alterações dos escalões femininos – como algo diferenciador para o desenvolvimento, nem das atletas, nem da modalidade.
Quem, aos 17 anos, tem qualidade, pode estar a jogar nas seniores…
Quem não tem, que beneficio terá em passar logo a sénior?
Por outro lado, o que eu vejo nas diversas modalidades femininas que acompanho, e acompanhei por causa das minhas filhas, é que a exigência física é muito diminuta quando se compara com a exigência física aos rapazes num contexto similar – nível de competição e idade! E isso, sim, faz toda a diferença.
Aqui há uns dias falei da quantidade de jogadoras, da formação e até num contexto sénior a nível da 1ª Liga, que apresentam alguma barriga, coisa que é impensável ver no mesmo contexto na parte masculina – seja na formação nesses níveis mais elevados, seja nos seniores a nível da 1ª Liga.
Para mim isto é inaceitável, ao nível a que falo. Nos níveis mais baixos acho que acontece até nos rapazes pelo que é até normal pois joga-se mais pelo prazer de jogar do que realmente por se estar a competir a a tentar fazer disso uma carreira profissional.
Se as mulheres “maturam” mais cedo, então não seria de terem todos os direitos dos adultos mais cedo que os homens? Ou só serviria para o desporto?
2 Maio, 2022 at 17:12
Já disse aqui que não percebo puto de FF mas é uma coisa que noto quando vejo um jogo durante um tempo (em zapping e fico enquanto não me farto…) e fico sempre com o “Foda-se….isto é mesmo desporto amador…”.
A forma física de algumas jogadoras…é deprimente.
Não queria mulheres com a pujança fisica e intensidade dos homens. Isso é evidente que não conseguem. Mas porra….de vez em quando é casa “largueza”….
2 Maio, 2022 at 17:13
*cada
2 Maio, 2022 at 18:17
Exacto.
Explicaste muito bem.
Há gajas no futebol profissional que até no futebol amador era um bocado vergonha!
Mas já vêm assim da formação.
É como eu digo – e basta ficares-te pelo Benfic@ e Sporting, ou Braga! No masculinos não vês gordinhos nestas equipas de formação. No feminino, há 4 ou 5 por equipa… Noutras equipas… mais que isso!
Isso faz-me confusão, porque são atletas!
No voleibol isso acontece.
No basquetebol também.
No andebol não sigo, não sei.
No futsal acontece também.
Eu segui os treinos da minha filha no voleibol do Belenenses, mais de meia dúzia de anos, e o treino físico era inexistente. Zero. E ela foi treinada pela Dani 2 anos, pelo menos!
Claro, havia sempre a parte física relacionada com o treino técnico, mas nada mais que isso. Mas, enfim, era voleibol…
No futebol é todo um outro nível, ou dizem que é. Mas algumas nem correr sabem. Eu gosto imenso da Fátima, que deve estar, de certeza, nas 20 melhores jogadoras portuguesas, e um gajo vê-a a correr e aquilo é bem estranho – além que a velocidade é pouca. E eu fico sempre a perguntar-me se não trabalham essas merdas!!!! O jogo de cabeça da esmagadora maioria das jogadoras é pior que um qualquer iniciado. O remate é semelhante. 90% são atrasos ao gr ou “cortes” para fora! A quantidade de gr que, na vertical, não chegam à barra é mato! Uma coisa impressionante! Que futuro se pode ter assim no FF profissional? Por isso eu dizia que a Jóia não tinha futuro – não chega à barra!
E depois um gajo vê um jogo de FF no Canal 11 e leva com a Ana Teixeira a elogiar a “extrema qualidade” daquilo tudo… 🙁
2 Maio, 2022 at 18:21
Ninguém quer mulheres a ter desempenho de homens, foda-se!
Mas tu olhas para a Mamona e está ali uma atleta.
Metes a Mamona ao lado da Bruna Costa ou da Beckert, só para dar 2 exemplos fáceis, que nem são dos piores, e, caramba, uma nota-se que trabalha o corpo para o desempenho físico e as outras… fazem o quê?
E a maior parte das raparigas do Atletismo do Sporting têm um corpo de quem trabalha no duro. Só as raparigas/mulheres dos lançamentos é que são para o forte, como têm de ser.
2 Maio, 2022 at 20:45
Exatamente.
Como digo, não sou especialista nem percebo como tu mas já pensei nisto mais que algumas vezes quando vejo bocado de algum jogo…
2 Maio, 2022 at 21:04
Na minha opinião, depois o fraco desempenho físico afecta, e de que maneira, a velocidade e a intensidade do jogo.
Vês qualquer equipa que tenha estado nos 4os final da WCL, 8 equipas, cerca de 100 jogadoras, e com uma única excepção, daquilo que me lembro, que até me surpreendeu bué, são tudo jogadoras “enxutas”. Mas até essa excepção corria bastante.
Portanto, não acho que o tema da tese do comentário inicial seja muito relevante para o desenvolvimento do FF – pode fazer até sentido, biologicamente falando! – ao pé de outras coisas como uma maior evolução do treino e mais exigência desde mais novas, por exemplo.
Outra cena que me “aflige” são os absurdos comentários no Canal 11 – e não só – onde qualquer domínio de bola normalíssimo é elevado a “qualidade extraordinária” – e o expoente máximo dessas tiradas é a tal Ana Teixeira.
Ana Teixeira que não sei onde foram desencantar para fazer sempre os comentários no Canal 11 pois pelo que se vê na net foi uma jogadora menos que mediana, com uma carreira sem qualquer relevância.
De vez em quando põem a Edite, que foi internacional e é, ainda hoje, uma das mais internacionais do FF, e o nível de comentário melhora logo.
2 Maio, 2022 at 17:07
https://onovo.pt/desporto/118-socios-do-benfica-entre-eles-ricardo-araujo-pereira-enviam-carta-aberta-a-rui-costa-NB10556308
Rui Costa seguiu exemplo do Varandas, não vá o MP investigar demais o Luís Filipe Vieira, e em consequência haver um “ricochete” que os atinja.
2 Maio, 2022 at 17:59
https://www.zerozero.pt/news.php?id=362780
Portugal substitui Rússia no europeu feminino
2 Maio, 2022 at 18:01
“A UEFA anunciou, esta segunda-feira, várias medidas contra o futebol russo e uma delas irá beneficiar a Seleção Nacional feminina, que vai ocupar a vaga da Rússia na fase final do Euro-2022, que vai decorrer entre 6 e 31 de julho, em Inglaterra.
No play-off de apuramento para a fase final da competição, Portugal foi eliminado pela Rússia, com derrota (0-1) no Restelo e empate sem golos em território russo, em abril do ano passado.
Na fase de grupos do Europeu, Portugal estará no grupo C, juntamente com Países Baixos, Suíça e Suécia. O primeiro jogo acontecerá a 9 de julho, em Wigan, frente à Suíça, seguindo-se jogos com Países Baixos (dia 13) e Suécia (dia 17).
Confira os restantes grupos:
A – Inglaterra, Áustria, Noruega e Irlanda do Norte
B – Alemanha, Dinamarca, Espanha e Finlândia
D – França, Itália, Bélgica e Islândia”
Este Neto tem uma vaca que só visto!
Mas vai ser bonito ter a Holanda e a Suécia no grupo… E mesmo a Suíça tem jogadoras bem interessantes a jogar em Inglaterra. Não sei o que valem como equipa.
2 Maio, 2022 at 20:05
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/paulinho-esta-a-jogar-em-sacrificio-e-pede-ferias-o-reflexo-de-3500-minutos?ref=HP_2BucketDestaquesPrincipais
Conteúdo Premium e tal, mas caraças quem lê esse titulo ainda se pode enganar e achar que o Paulinho está a jogar mal agora, quando para aí na 4 jornada já tinha uma mão cheia de golos falhados.
2 Maio, 2022 at 20:10
Em relação ao Paulinho, não é tau mau como o pintam, nem é tão bom que justifique a avaliação efetuada aquando da sua compra.
2 Maio, 2022 at 20:20
Não é. É para aí o 6 ou 7º melhor PdL da Liga, não é o suficiente para quem quer lutar pelo título.
2 Maio, 2022 at 20:49
Por 5M€, 100% do passe, tinha sido uma boa compra…
2 Maio, 2022 at 21:11
O problema é que não custou isso e não pode ser avaliado como se tivesse sido. Neste momento, Estupiñan, Fran Navarro, o Banza do Famalicão, Musa e os dos rivais são todos melhores que o Paulinho, e se tirarmos os rivais os outros não têm o Sarabia ou o Nuno Santos a assistir, agora imagina se tivessem.
2 Maio, 2022 at 21:31
Se tivesse custado 5M já não havia problema em ser titular. Ou se fosse 100% do passe já valorizava e servia.
Amorim queria um PL, veio o Paulinho.
Ou é jogador para o Sporting ou não. Valores servem para o pessoal fingir que sabe jogar CM.
2 Maio, 2022 at 21:39
O Paulinho não fica mal no plantel do Sporting. Não é um Ilori, ou um Camacho, que claramente não têm qualidade para estarem no plantel.
Se tem custado 5M€, ninguém exigia o que se exige sendo o jogador mais caro da história do Clube. Portanto, e na minha opinião, é óbvio que interessa o quanto custa um jogador. E quanto menos capacidade financeira um clube tem, mais interessa a relação qualidade/preço.
Até o facto dele ter sido o jogador mais caro da história do clube tem influência no ele jogar sempre. Havia de ser lindo o treinador querer muito o gajo, custar o que custou e estar sempre no banco…
2 Maio, 2022 at 22:22
Claro. 16M é o que custa um gajo que faz a diferença no campeonato ou que te torna a equipa claramente melhor. Ele não fez nada disso. Mas pronto cada cria as suas expectativas. Por 16M tínhamos arranjado melhor, mas talvez não fosse perfeito para o modelo, modelo esse que parece ser mais eficaz quando ele não joga.
3 Maio, 2022 at 2:42
Eu não acho que o Paulinho seja o tipo de PL que o Sporting precisa. O Amorim discorda. Ele acha indispensável no modelo que idealiza. Por isso joga.
Por mim seria má compra, por 16, 5 ou 1. Não advogo a teoria de que é fraco quando comprado por X, mas por Y já pode ser.
2 Maio, 2022 at 21:57
Imagina ires a uma hambúrgueria pagares 10 paus por um hambúrguer e depois trazerem para a mesa um cheese do McDonald’s.
Tu pediste um hambúrguer, foi o que veio para a mesa.
2 Maio, 2022 at 22:56
LOL
Muito bom!
2 Maio, 2022 at 21:05
The ROCKE7. Que máquina o O’Suillivan
2 Maio, 2022 at 21:31
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/sporting-reforca-departamento-de-scouting-com-vicente-portal?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
2 Maio, 2022 at 21:40
Consta no Transfermarket que o Domingos Duarte está a um ano de terminar o contrato. Um gajo que já foi chamado recentemente à Seleção, que terá forçosamente de ser renovada em breve nos seus centrais! Não seria mesmo de fazer uma abordagem, jogar com o prazo para terminar o contrato e, muito provavelmente, com a vontade do jogador?
2 Maio, 2022 at 22:19
ora bem depois do fecho da jornada 32, Portimonense, famalicao e Boavista matematicamente safos
ao Vizela deve faltar 1 ponto
depois sobram 4 para 3 lugares: o arouca até a coisa nem está mal e com uma boa conjugaçao de resultados pode-se safar para a semana, entre tondela, moreirense e b sad tanto pode dar para descer automaticamente como ficar com o lugar do playoff.
e eu não invejo nada quem ficar com esse lugar porque vão apanhar uma equipa da segunda liga que joga bem a bola seja ela qual for entre rio ave, chaves e casa pia
2 Maio, 2022 at 23:17
Se tivesse que eleger, o jogador revelação desta época, elegeria o Matheus Reis.
Um verdadeiro achado.
Embora Porro seja bom jogador, Matheus Reis é superior, palavra de treinador.
1 – Tão agressivo no bom sentido como Porro
2 – Um pouco mais veloz que Porro
3 – Mais tecnicista que Porro
4 – Consegue fazer duas funções no processo defensivo
Atenção, Porro é um excelente jogador para o Sporting, mas não invalida estas minhas considerações acerca do Matheus Reis.
Vou até ao ponto de dizer, que, embora do lado contrário, não fica nada a dever ao Nuno Mendes, é verdade, não se riam.
Espero que o Sporting, tenha feito um contrato com uma boa clausula de venda.
Não vai estar no Sporting muito tempo, mas espero que na próxima época ainda cá esteja. Estará certamente.
A seguir ao Matheus Reis , também gostei da época de Nuno Santos, mas diferente.
Esta época houve a confirmação de 4 jogadores, o que foi bom, foram eles : Matheus Reis, Nuno Santos, Ugarte e Gonçalo Inácio ( jogador que se sente mais á vontade a jogar no meio dos três centrais ).
Uma base boa.
A juntar a estes, jogadores (reparem) sem oscilações, Adan, Coates e Porro, teremos 7 jogadores, com os quais poderemos dormir descansados.
Faltarão 4 com produções consistentes e constantes.
Olhando para estes nomes faltarão : 1 central, 1 médio (box to box), 1 PL e outro extremo.
Depois, faltam jogadores para castigos e lesões : 1 G.R. e 1 central.
Total : faltam 6 jogadores.
2 Maio, 2022 at 23:34
E teremos uma carrada de jogadores que ainda andam á procura de lugar ao sol, são eles : Virginia, Vinagre, Bragança, Tabata, Pote, Edwards, Paulinho, Essugo, Ferreira ( o miudo que entrou neste jogo ), Esgaio, e são nada mais nada menos que 10 jogadores ao todo.
Vamos ver quem se chega á frente.
2 Maio, 2022 at 23:37
Hoje estive a ver o Jogo do Valladolid onde joga o Gonçalo Plata, e digo e afirmo, Platita é para esquecer.
O mesmo de Quaresma emprestado ao Tondela, é para esquecer também.