No dia em que agradeceu oficialmente a Luís Magalhães pelas três época e pelo dobro de títulos conquistados, o Sporting Clube de Portugal anunciou o novo treinador para a equipa masculina de basquetebol: Pedro Nuno Monteiro.

Depois de várias experiências nos continentes americano, europeu e asiático, o técnico de 51 anos regressa ao basquetebol nacional, onde já tinha orientado o Illiabum Clube – vencendo a Taça de Portugal 2017/2018 – e a AD Ovarense (2020/2021). Agora chegado dos colombianos do Tigrillos Medellín BC, Pedro Nuno Monteiro mostrou-se agradecido ao Sporting CP pela oportunidade e, em declarações aos meios de comunicação do Clube, garantiu que a sua equipa vai “dar uma boa imagem, ter intensidade e lutar por todas as competições em que estiver inserida. O facto de poder lutar e competir ao mais alto nível e ambicionar ganhar troféus é o que eu mais queria. Jogar as competições europeias também era um dos meus objectivos. Tenho a certeza de que quero competir e quero ganhar”, atentou, realçando o “projecto ambicioso” dos Leões. “O facto de jogarmos competições internacionais é uma maneira de mostrar trabalho e de termos alguma visibilidade”, acrescentou.

Apontando já a 2022/2023, Pedro Nuno Monteiro sublinhou aquilo que os Sportinguistas podem esperar do basquetebol verde e branco. “Temos de competir, dar o máximo e elevar bem alto o nome do Sporting CP. Não podemos prometer títulos, mas sim trabalho e que vamos dar uma boa imagem”, disse, reforçando: “Vamos ter intensidade e lutar por todas as bolas e troféus. Assim, estaremos mais perto de ganhar e esse é claramente o objectivo, não podemos pensar de outra forma”.

Descrevendo-se, acima de tudo, como um técnico “intenso”, Pedro Nuno Monteiro destacou também a “enorme experiência de vida” que as passagens por emblemas como Manama FC (Barém), UU-Korihait (Finlândia), Garzas De Plata e CB Santos de Luis (ambos do México) e Halifax Rainmen (Canadá) lhe proporcionaram. “Em dez anos de carreira estive apenas dois anos em Portugal e acho que isso ajudou-me a evoluir muito como treinador e até como pessoa”, considerou, frisando de seguida que não tem “dúvida nenhuma” de que chega ao Sporting CP na altura certa.

“No ano que passei no Illiabum Clube fizemos algo único que foi vencer a Taça de Portugal, a única que tem em 77 ou 78 anos de existência. É uma equipa pela qual tenho bastante carinho e que me deu a primeira oportunidade de disputar a liga portuguesa”, recordou, antes de revelar que tem velhos conhecidos em Alvalade no comando técnico de outras modalidades: “Conheço o Ricardo Costa [treinador do andebol], que é da minha zona, e conheço o Nuno Dias [treinador do futsal], pois tivemos uma curta experiência académica juntos, há muitos anos. Certamente eles ajudar-me-ão com a integração e a mostrar-me os ‘cantos à casa'”.

 

NOTAS DA TASCA
Tentando ler o que escreve quem percebe mais disto do que eu, retive: há quem o aponte como sendo o melhor treinador português da actualidade; na generalidade, todos o apontam como competente e exigente; há quem sublinhe ser um técnico virado para o ataque. Aguardemos por aquilo que se segue, nomeadamente no que toca à composição do plantel, que, entre outras saídas, deve perder a sua maior estrela, Travante.

Boa sorte, Pedro!