A duas jornadas do fim, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal coroou-se Campeã Nacional, esta quarta-feira, ao vencer o SC Braga por 2-0 no jogo da ronda oito da fase final do campeonato, naquela que foi também a primeira edição terminada após duas temporadas interrompidas devido à pandemia.

Para trás, os sub-17 do Sporting CP deixaram um percurso irrepreensível, somando 22 pontos e nenhuma derrota (7V e 1E) nesta fase final, bem como os melhores registos ofensivos (25 golos marcados) e defensivos (apenas três sofridos). No total, em 2021/2022, em 33 jogos acumularam 28 triunfos, três empates e duas derrotas, 134 golos marcados e somente 15 sofridos em toda a temporada. Para fechar a época, o Sporting CP visitará o SL Benfica e receberá o FC Porto já como Campeão Nacional.

Confirmado título nacional a duas jornadas do fim, José João, treinador da equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal, reagiu à conquista em declarações à Sporting TV, enaltecendo sobretudo a evolução desta geração de 2005.

“Essencialmente, estou muito feliz por eles, é uma geração que já merecia uma alegria destas e que já colocou dois jogadores na equipa principal [Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro]. E esse é o foco: formá-los para chegar à equipa principal e dar-lhes as ferramentas para se manterem por lá”, frisou.

 

Olhando em retrospectiva para a temporada impressionante dos juvenis do Sporting CP, que venceram 28 dos 33 jogos realizados e ainda seguem invictos na fase final, o técnico considerou que o título é um prémio merecido. “Foram 11 meses de muito trabalho e ser recompensados é muito gratificante. Temos uma geração de 2005 muito forte e é muito bom ver a sua evolução”, disse, antes de apontar ao futuro Leonino: “Com humildade para trabalhar e passo a passo vamos fazer com que muitos cheguem lá acima”.