A equipa de Hóquei em Patins Feminina encerrou a época no que toca às nossas modalidades de pavilhão, não conseguindo atingir nem o título nem a conquista da Taça de Portugal. Em ambos os confrontos decisivos, o adversário foi o mesmo, o Sport Lisboa e Benfica e a verdade é que o histórico de confrontos diretos demonstra que temos tido bastantes dificuldades em superar o rival, não só no Hóquei em Patins, como em outras modalidades de pavilhão, no que diz respeito a equipas femininas.

No Hóquei em Patins e no Futsal temos tido bastantes dificuldades em contrariar essa tendência, embora a modalidade patinada mostre uma cada vez menor diferença de desnível (as nossas leoas foram a melhor defesa nas duas fases anteriores aos Playoffs, por exemplo, e os resultados dos dérbis revelam o quão bem disputadas são as partidas), ao contrário do futsal onde recentemente como que foi feito um reset. No Voleibol, apesar de até superarmos as encarnadas, como o rival do Norte em parceria com a AJM, tem também uma equipa bastante competitiva, temos deixado escapar lá para cima os títulos de Campeão Nacional, apesar deste ano as nossas leoas do Voleibol até terem conseguido vencer as fases regulares.

Andebol Feminino, uma promessa eleitoral do atual Conselho Diretivo no mandato anterior, que não se verificou e como tal, o Sporting não está a participar, mas foi conquistado o Campeonato Nacional pelo rival, tal como o Basquetebol.

É verdade que do outro lado têm mais receita de quotização e daí têm um orçamento superior para se ter mais modalidades com ambos os géneros a disputar as competições seniores, e terá sido também porque foram jogando na antecipação e tiveram capacidade de investir primeiro. De qualquer das maneiras, deveremos arranjar soluções que o permitam num futuro próximo ambicionar essas conquistas, até porque uma dessas equipas foi uma proposta eleitoral não cumprida.

Fora das modalidades de pavilhão, acabámos por perder algum sucesso no Futebol Feminino, ainda que tenhamos conquistado esta época 2 títulos, a Supertaça e a Taça de Portugal. O Atletismo e o Rugby são as modalidades que as nossas leoas têm conseguido hegemonia.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Nuno Almeida 
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]