Opinião de um benfiquista, meu vizinho, ex-jogador profissional de futebol em clubes pequenotes:
a) os adeptos do Sporting são de extremos, os maiores na Champions, uma porcaria no Campeonato;
b) a V/ equipa joga muito, para quem percebe de bola. Nota-se que tem dedo de treinador, gosto de vos ver jogar;
c) contudo, vocês são um grande em Portugal e um pequeno na Europa; as equipas que apanham lá fora sabem, sentem isso, e jogam de uma forma que vos é favorável; cá dentro, é ao contrário e o sistema de jogo não funciona, quando não começam a marcar golos;
d) ora, vocês criam muitas oportunidades – apesar de terem perdido no Bessa, poderiam ter ganho por 3 ou 4. Esta incerteza é o problema. Porque os jogos são para ganhar, a táctica apenas serve para atingir esse fim, não pode ser um fim em si mesma;
e) perderam dois enormes jogadores. Sem o Palhinha, a defesa treme. Mal planeado. E o Coates sozinho não chega e não vai para novo.
Achei interessante.
Os portistas com quem falo dizem que tanto Sporting como o Porto padecem do mesmo problema, perderam jogadores importantes no modelo de jogo e os substitutos não dão a mesma resposta.
Aquele que mais eficazmente der a volta ao problema terá o acesso directo a LC.
Sim, esses são os principais de um lado e de outro.
Mas acho que no nosso caso também há fragilidades na defesa (Coates-idade, Ste.Juste-lesões, falta de opções na formação) e uma extrema dependência de “dia sim” de Pote.
Fico sempre com a sensação de estar a jogar na lotaria cada vez que o Sporting entra em campo.
Sofrer um golo antes é meio caminho andado para perder a aposta…
No caso de Conceição é apenas uma questão de tempo para adaptar as características dos jogadores ao modelo, ou vice-versa…
É verdade que o Sarabia só começa a jogar por esta altura, mas trazia uma facilidade muito maior em marcar golos, fosse por ser muito bom a assistir ou por ser um bom finalizador. Este ano não temos isso, e cada vez acho mais que o Edwards e o Trincão juntos não fazem um Sarabia nesta altura.
Só se esqueceu da parte em que o Sporting e o Boavista fizeram o mesmo número de remates enquadrados. O problema do Sporting ofensivamente não é um problema de física quântica, é algo simples. Quando chutarem mais vezes à baliza e deixarem de passar tanto para trás se calhar os golos aparecem com mais facilidade.
Tendo a concordar. Jogamos bem nos primeiros dois terços e podíamos ter ganho por 3 ao Boavista, ao Chaves e ao Braga…se tivéssemos um finalizador, um homem de área. Um Slimani por exemplo. Como diz alguém, estamos a pagar as dores de crescimento do melhor treinador do mundo, e talvez da Europa.
Algo que também não tenho dúvidas é que este caríssimo treinador tem um discurso muito lustroso, mas por dentro está cheio de bicho … Quantas e quantas vezes tem MENORIZADO o SCP? São tantas mas tantas as vezes que tem MENORIZADO o SCP, que só por estar um banana na presidência do Clube, que se deixou ficar refém do treinador, ainda não foi corrido.
Bom dia caro Sniper…
Esse seu conhecido terá razão em alguns pontos mas menos em outros…
a) Será assim para muitos adeptos, mas não para todos, essa afirmação passa um atestado de estupidez para todos, obviamente que não concordo.
b) Será? O futebol é objectividade, de que serve a espectacularidade se depois a eficácia é pouca ou nenhuma? Quando se aliam as duas coisas, como por exemplo no jogo da CL na Alemanha assim sim, mas não foi o caso do jogo do Bessa, até enerva ver tanta troca e nem um remate de meia distância.
c) Creio que talvez Tottenham e Eintrack nos tenham substimado nos dois jogos mas isso não vai acontecer mais. O sistema funcionará se rematarem á baliza, aí sim, mas andar a “arredondar” a área e a fazer cruzamentos para ninguém dificilmente se marcam golos, para além disso, para os jogos domésticos, falta claramente presença na área (Ponta de Lança), coisa que não temos e o que temos não é propriamente um avançado com faro de golo.
d) Não creio que tenhamos criado assim tantas oportunidades, aliás, a equipa, sensivelmente a partir dos 60 minutos do jogo do Bessa apagou-se como um fósforo e as substituições tardias não a melhoraram, antes pelo contrário. o Jogo tem 90 minutos.
e) Não deixa de ter razão, Coates já não dá para tudo (agora vou ser irónico) e para compensar a saída de Palhinha metemos a central o Esgaio, aquela incrível máquina de defender…. Agora a sério, Palhinha quanto a mim faz mais falta que Matheus Nunes, cortava muito do jogo ofensivo do adversário, agora a defesa leva com isso e tem mais dificuldade, podia e devia ter sido colmatada a saída de Palhinha com um 6 que entrasse de caras como titular mas nada disso foi feito, portanto “6” de raíz temos o Essugo mas esse não conta para jogar, serva para aquecer o banco tal como os outros miúdos da formação.
Vais receber uma medalha de sócio e levas com o varandas a dizer:
Faça chuva, faça sol, ganhemos ou perdemos, temos que apoiar.
Eu diria mais…estejamos nós a afundar o clube em dividas e a rebentar as receitas dos próximos anos até não haver mais nenhuma…..temos que apoiar.
Comam e calem, seus rústicos.
O varandas pareceu mesmo uma das muitas faxineiras aqui de serviço.
Bom dia,
Pergunto, se aumentamos o passivo, se aumentamos dívidas a fornecedores, se fizemos antecipação de receitas da NOS e de outras que nem sequer existem como o puto “vendido” ao FCP, com altos juros de encargos para os próximos anos, se já se venderam os direitos de parques e zonas do estádio para vários anos, se apenas detemos percentagens dos passes de mais de metade do plantel, eu pergunto qual será a diferença actual à data de hoje entre activo e passivo.
Bem sei que serão contas algo difíceis de calcular com exactidão, mas provavelmente será possível verificar que o excelentíssimo Dr Varandas terá em 4 anos agravado a situação económica do clube em mais de 150M de euros, sendo que em média o buraco deverá alargar em 30/40M por ano. Isto. Isto mesmo tendo ido à CL várias vezes e feito as maiores vendas de sempre.
Como não ficar apreensivo
(VM à data da transferência do SCP / valor da transferência / VM actual)
P => 15 / 16 / 13
V => 5 / 10 / 5
E => 6 / 5,5 / 5
C => – / 5 / 2
I => 2 / 2,4 / 0,7
E => 2,5 / 3 / 2
Um gajo que não entende como se desvia dinheiro, o conceito de offshore, fuga ao fisco entre outras merdas, vem desvalorizar os comentário fundamentados do malcolm.
O ignorante a ofender o que ainda sabe alguma coisa de nada saber.
O problema aqui é que se continua a arregimentar opinões e grupos muitas vezes nesta nova dimensão do online, que dá uma sensação de realidade alternativa em relação aquilo que de facto acontece ou vai acontecer
Existe muito isto da malta não querer ter opiniões próprias. Prefere em alternativa estar arregimentada num determinado grupo de opinião, onde há um que se auto-denomina de expert de determinada matéria e apartir daí, tudo o que diz é missa.
Acontece aqui o mesmo na análise das contas. Há um que diz, outros replicam sem pestanejar. Fica logo decidido á partida o que é para dizer vezes sem conta, só porque esse mesmo auto-denominado expert do grupo o diz. Ninguém tenta analisar o que for, não há cá contraditório nenhum, nem pensar pela sua própria cabeça. E quem ousar fazer esse papel, leva logo com comentários depreciativos em cima. 🙂
O objectivo é descredibilizar o Malcolm.
Mesmo que ele só use os números anunciados de forma oficial pelo próprio clube no R&C.
E atenção que não é uma merda subjectiva do Malcolm.
É apenas uma leitura dos números.
Qualquer pessoa, menos a desonesta da Joana percebe que se antes a divida por exemplo era 50 e agora é 100 é porque a dívida aumentou.
Mas como ela vive numa realidade alternativa como acusa os outros, acha que 100 é menor que 50.
Nem é preciso ser expert, basta não ser burro ou desonesto.
“Fica logo decidido á partida o que é para dizer vezes sem conta, só porque esse mesmo auto-denominado expert do grupo o diz. Ninguém tenta analisar o que for, não há cá contraditório nenhum, nem pensar pela sua própria cabeça.”
Isto diz tudo sobre a Joana que em vez de aproveitar o espaço para tentar analisar e usar do contraditório, apenas vomita uma merda sem sentido e vazia.
Não percibi bem esta… “Até eu”? Mas não haverias de perceber porquê? Não és burrinho de certeza… Será por seres lampião? Olha que essa vitimização fica-te mal mesmo para mascote da Tasca…
Eu aposto que nem te vem à cabeça a possibilidade de a maioria não saber ler perfeitamente um ReC e conseguir tirar conclusões sozinho. O que acontece é que quem acha que as coisas não estão bem sente a obrigação de passar a pente fino primeiro e opinar, para quem está tudo bem ou demora ou não diz nada porque o que o CD põe é o suficiente. Eu por exemplo estou à espera de ler o que o Artista tem para dizer, se está bom e o porquê de estar bom e contrapor com as ideias de quem diz que está mau, com sorte pode ser que analisem exatamente os mesmos números e eu consiga formar uma opinião própria.
A tua opinião já é mais que sabida. É impensável alguém criticar o que quer que seja, a bola entra e por isso o pessoal devia era mais que estar calado. É sempre assim. Entre a malta que queres apelidar de “ovelhas” e tu que não só não opinas como não aceitas que os outros opinem, prefiro as ovelhas. Ao menos esses podem ter o desconto da ignorância, já tu e a tua atitude acrítica representam a causa de termos quase batido no fundo há dez anos atrás.
Ontem:
J.
21 Setembro, 2022 at 12:01
Quanto é que era o Activo e o Passivo em 2017/2018?
E quanto é que é agora?
Malcolm
21 Setembro, 2022 at 12:42
Não vás por aí J. ….
Pois quando perceberes que o ativo atual inclui a divida de 26M do clube e que vai ser paga nunca, vais perceber que nada é como parece.
Em todo modo em 2022;
ACTIVO: 320M (inclui os 26M que falo acima e metade do ativo é o direito de utilização do estádio que vais vender nunca)
PASSIVO: 336M (este é bem real e + tarde ou + cedo terá de ser pago)
Em 2018:
ACTIVO: 269 ( e não não inclui nenhuma divida do clube mas tb regista que metade do valor é direito de utilização do estádio)
PASSIVO: 282M (tb é real e tantas preocupações gerava na altura)
E repara, sem grande analise detetei logo este buraco, oe dito de outra forma esta imparidade de 26M no ativo atual mas posso perder mais algum tempo e encontrar outros ….
Hoje as contas passaram para segundo plano e o importante para o Sporting são as opiniões na Tasca…
Melhor que isso só mesmo aquele “lobo solitário” cuja opinião é apenas e só sua (apesar de ser bastante semelhante com outro grupo, mas isso não interessa), aquele que dá entender que não só é perito em argumentação, mas também em contabilidade, política e física quântica, uma pena que a larga maioria das vezes, este “king da argumentação” apenas refute a opinião dos outros desviando-se do ponto de vista ou do tema, dizendo que nem sequer vale a pena responder: craque!
Aquele que responde com sarcasmos e pequenas acusações e depois faz-se de vítima quando lhe respondem de uma forma mais agressiva
Certamente, uma pena não haver alguém tão extraordinário aqui na tasca como este hipotético sujeito que eu acabei de descrever, ah espera…
Não olvidar também os conhecimentos dessa personagem sobre engenharia aeroespacial…
É de facto uma sumidade. Devemos todos estar agradecidos por podermos contar com a presença, mais ou menos assídua (depende dos resultados) de tão eloquente e esclarecido indígena.
Estamos como estamos porque são sempre os mesmos a manter o poleiro quentinho e Joanas como tu a papar esta merda toda e a apoiar com super positivismo, faça chuva ou faça sol.
Uma posição sempre segura, nada insegura, confiante, autónoma e independente, não arregimentada, portanto. Segundo os padrões do Serginho, será um dos machos mais apetecíveis para acasalar com as fêmeas, é um não-corno.
“Convido quem perceber realmente da área financeira a escrever um “hoje escreves tu”, se assim entender”
De que é que estás à espera?
Depois do record de dividas a fornecedores, do record em gastos operacionais, do record de serviços externos, do quase record em salários, do record em numero funcionários, podes não gostar mas nos próximos dias ainda vais conheceres mais records ocultos, porque há muitos mais, e que a propaganda se esforça por não divulgar.
Os números estão aí para quem quiser perceber o estado actual do clube e o rumo que se leva.
Para quem não tem interesse em ler mas apenas apoiar faça chuva ou faça sol, pode sempre fazer as figurinhas das Joaninhas que por aí esvoaçam.
Basicamente a estratégia é criticar quem dá foco aos números apresentados oficialmente pelo Clube porque assim são obrigados, mesmo que isso vos faça parecer uns burros e desonestos.
No final das contas a estrutura e o aumento dos colaboradores serve para isto mesmo.
Dasse, antes era Jonas, agora é Joana ou Joaninha ou sei lá mais o quê…..Porra!!! Lá um gajo ter também que levar com este tipo de fetiches
Mas isto não se resolve nas redes sociais. É pegar em algumas das poupanças e ir a certos sitios resolver isso. Fácil!!!
Se há “um que diz” que se devem 113M€ a fornecedores em 30/06/22, é normal que “outros replicam sem pestanejar” porque é isso que vem escrito no R&C! Querias que dissessem o quê, outra coisa só para ficares contente?
E tu, dizes o quê?
Algum dia fizeste uma analise às contas do Sporting, entre 2013 e 2018, por exemplo, ou entre 2018 e 2022?
É que só te vejo aqui a criticar tasqueiros mas as contas do Clube passam-te completamente ao lado, o que até mostra (alguma) falta de senso nas criticas pessoais que fases…
Não concordas com o que dizem, mostra que estão errados, dando a tua versão da coisa. Só criticar as pessoas vele zero!
Já a disse, não sei já em que post, e nao vou agora escrever tudo outra vez. Vou apenas recapitular e fazer algumas considerações adicionais, ainda que dps se diga que não argumento, entre outras desconsiderções pessoais dos trolls de sempre.
Continuo a ver um activo a crescer mais que o passivo, o que se traduz em estarmos cada vez mais próximos de ter cap.próprios positivos, o que será sempre um dado positivo. Isto tendo também em conta a dificuldade histórica em valorizar activos num clube de futebol que vive muito dos jogadores da formação ( e que têm uma valorização nula no activo) Mas só para que conste, há um ano atrás, era de 40 milhões negativos e que passado 2 anos, tem tudo para voltar a ser positivo. Um dado importante!!! Outros dados:
1)Mas também importante em comparação com a época passada que tivemos 25 milhões de lucros. Este ano em principio estamos já no caminho de obter uma verba semelhante via Champions, mas á diferença do ano passado, o diferença entre vendas e compras tem tudo para ser muito maior, dado que as nossas maiores compras (Vinagre, Jeremias, Porro,Edwards,…) foram registadas no ano passado.
Este ano ainda temos para registrar as vendas MNunes, Palhinha, Tabata, Sporar e Plata, menos as compras para já de Sotiris, Arthur e Trincão. Ou seja, os números têm tudo não apenas melhores, mas muito melhores que o ano passado onde já foram muito positivos em relação ao RLE.
2) Em relação ao Passivo e á rubrica dos fornecedores. Apesar do aumento da rúbrica de fornecedores, o aumento do passivo tem sido menos proporcional ao aumento de essa rúbrica. Assim, no seu global, pode ser tb um sinal o Sporting deixa de ter dividas ou obrigações de um lado, para passar a ter mais do outro….ou seja que em parte tb se está a financiar via Fornecedores ao negociar prazos de pagamento não imediatos, ainda que ponha a pressão no curto prazo e isso possa gerar pressões na tesouraria.
Ora estes dois dados, levam-me a tentar entender melhor o que para mim é o maior contributo deste ROC e que mais me leva a pensar:
“Com a venda do jogador Matheus Nunes, por 45 milhões de euros (mais 5 milhões de euros possíveis em variáveis), o valor das vendas de jogadores a 1 de Setembro de 2022 ascende a 78,5 milhões de euros – factor que contabilisticamente será projectado nos resultados da época de 2022/2023. Sem esta venda, a Sporting SAD teria uma receita de 33,5 milhões de euros, valor que comprometeria o modelo estratégico actualmente em curso, que tem a sustentabilidade económico-financeira
como eixo guiador de médio longo prazo.”
Não percebendo eu muito de contabilidade pergunto apenas se o negócio fantasma com fcp conta para este espectacular aumento do activo neste caso adicionando 10M€?
O que é que consideras ser “o modelo estratégico actualmente em curso, que tem a sustentabilidade económico-financeira
como eixo guiador de médio longo prazo.” ?
Faz aí um “desenho” da estrutura de financiamento e de tesouraria para os proximos 3 anos…+-…não é preciso nada de especifico. “Neste momento estamos a financiar toda a época e todos os gastos por adiantamentos de receitas (algumas que nem existe, como o caso da venda ao porco), mas nos proximos 3 anos isto será invertido fazendo…X”.
Se o Sporting não tivesse Champions:
– Teria que adaptar a sua estrutura de custos e readaptar essa estrutura á falta dessa receita, com a rigidez de que nem sempre se baixa os custos de um dia para o outro;
Portanto teria que considerar outras alternativas:
– Que poderia ser assumir perdas milionárias e descompensar novamente o equilibrio que se está a tentar conseguir. O que fez o Benfica no exercicio passado e o Porto tem vindo a fazer tb.
– Vender grande parte dos jogadores que mais ganham/ou têm mais valor;
O grande risco aqui é a perda de capacidade competitiva. E aqui de certeza que vinha novamente a bandeira da formação.
“Portanto teria que considerar outras alternativas:
– Que poderia ser assumir perdas milionárias e descompensar novamente o equilibrio que se está a tentar conseguir. O que fez o Benfica no exercicio passado e o Porto tem vindo a fazer tb.
– Vender grande parte dos jogadores que mais ganham/ou têm mais valor”
E como é que vamos conseguir deixar de vender “os Mateus da vida” para pagar água e luz. Qual é o caminho que está a ser feito para isso. Ou qual é o caminho que estás a ver ser percorrido para isso.
Vocês estão a colocar questões ao J. e ele apenas transcreveu avaliação feita por algum “Artista” utilizando os critérios “salgas” onde apenas os dados positivos são relevantes.
Assim sendo nunca teremos a resposta a menos que ele pergunte directamente ao autor.
O J. fez o chamado “replicar sem pestanejar” que consiste em não querer ter opiniões próprias inserindo-se num determinado grupo de opinião, onde há um que se auto-denomina de expert de determinada matéria e apartir daí, tudo o que diz é missa…
Na terapia que a Joana sugere aos outros já lhe disseram que isso se chama de projecção.
Já lhe explicaram que a projecção trata-se de um mecanismo de defesa psíquico para que se possa proteger daquilo que não pode lidar. Com a projecção, pode montar, de forma involuntária, estratégias que a desviam daquilo que não pode pensar. Assim, pode aliviar a ansiedade, os sentimentos de culpa ou de dor que surgem desse conflito.
No momento em que começa a projectar no outro, passa a perceber pensamentos e sensações desagradáveis como se pertencessem a outra pessoa. Em vez de assumir como seus, fica a percepção de ser da outra pessoa para aliviar a sua carga emocional.
Já deverias saber que metade é o direito de utilização do estádio e que vale bola, depois tens o valor do plantel, que efetivamente e face a 2018 que era a pergunta de ontem, cresceu 12M, passando dos 82M em 2018 para 94M em 2022 sobretudo graças à inclusão dos preciosos ativos chamados entre outros Paulinho, Vinagre e Juste (não estou a questionar valor desportivo mas apenas a possibilidade rentabilizar os ativos em futuras vendas).
Claro que tb tens os jovens da formação que não estão valorizados, mas ninguém de boa fé, tirando um caso ou outro, pode garantir que podem ser trocados por milhões de euros logo que necessário.
Mas ainda há outro aspeto importante, sempre que vendes e se queres continuar competitivo tens de reforçar, o próprio varandas reconhece que para está época já vendeu 73M, que quando deduzires os gastos de vender pouco mais de 60M devem restar, mas que também já comprou 55M e quando acrescentar os gastos com as compras, o valor será superior as 60M. Pelo que aqui entre comprar e vender na melhor das hipoteses não acrescentas mais dividas, na melhor das hipoteses …
Já te tinha dito o forte contributo dos 26M da divida do clube à SAD no ativo … talvez esta explicação chegue para perceber que o ativo para pouco nada te serve quando tens de pagar um passivo record.
O resultado que já foi melhor, 25M de lucro, tens noção que está influenciado pela boa carreira ou extraordinária se preferires na UCL? Tens noção que está influenciado pelos 60M de vendas de jogadores e tens noção que está influenciado por receitas que há muito estão antecipadas e por via disso mesmo com resultado positivo olhas para o fluxos de caixa e percebes que há um deficit de 50M. Deficit que foi resolvido com recurso ao endividamento.
Olhas para isto tudo, elevadas vendas, sucesso desportivo e resultados positivos e as dividas aumentam. Agora imagina e conta-nos o teu feeling para se conseguir repetir a formula ano apôs ano …
Farias melhor trabalho, se colocasses um copy paste da propaganda contida nas primeiras paginas do ReC.
E ainda temos o EO que com a chegada de uma crise que se adivinha penosa e penalizadora para os bolsos dos portugueses, poderá vir a condicionar a subscrição dos valores necessários para o “revolving”.
Provavelmente teremos de oferecer juros mais atrativos para convencer os investidores…
Pronto….. tantas perguntas dá nisto….. o homem desapareceu…. tenham calma malta….. não massacrem o homem, este só veio dar um recado…. do dono…
Agora é a minha vez de perguntar caro J:
“Isto tendo também em conta a dificuldade histórica em valorizar activos num clube de futebol que vive muito dos jogadores da formação”
Qual foi o activo que valorizou? Foi o passe do Esgaio? Conta como da formação…. há 15 anos atrás….
se o clube vive assim tanto da formação diga que jogadores foram lançados na época passada e nesta época e quantos jogos fizeram (em competições oficiais bem entendido) e quantos minutos?
Como é que explica que vivendo assim tanto da formação os miúdos só servem para os treinos e para fazer número no banco??
Vá lá, ficamos por aqui….
Quantos jogadores perdemos nos últimos anos para os rivais? por exemplo?
Quantos jogadores eram contratados para a equipa B quando esta ainda estava na 2º divisão?
Se há algo que melhorou nos últimos anos e com esta direcção, foi mesmo o desenvolvimento da formação, claro que as coisas não acontecem de um ano para o outro e a “tirada” dos colchões, foi daquelas “politiquices” do tugão, MAS o trabalho vem sendo feito.
Falaste em 3 casos diferente.
Vivaldo Semedo, projeto de jogador, como muitos jogadores passaram pela nossa formação, onde o físico faz e fazia muita diferença nos escalões.
3M, por um juvenil.
Poderá dar jogador? Pode, mas os exemplos, é que raramente se fazem jogadores quando saem tão cedo.
Tiago Tomás, um jovens que beneficiou do contexto quando RA chega ao clube, em outra altura ou ano, nunca seria aposta, até porque em termos de talento, fica atrás dos Iuri’s, Matheus Pereira’s e por ai vai.
Um Djaló, com mais força e qualidade.
Mas como o talento não é tudo…a sua entrega e relativa qualidade, fizeram dele um jogador importante na conquista do titulo.
No ano passado, não tendo o tempo de jogo necessário, preferiu-se (e em conjunto com a vontade do jogador) deixar o TT ir á sua vida para o Estugarda.
Onde espero que batam a clausula.
Joelson Fernandes, é o contrário do TT, muito mais talento…mas não conseguiu dar o salto para o futebol profissional até ao momento.
Tentou-se dar um outro rumo á sua carreira, com o empréstimo para um liga “fraca” mas num grande clube por lá.
Não sei o que se passou, se falta de empenho, pouca cabeça…azar.
O que eu sei, é que o jogador ainda vai a tempo, mas é preciso dar ao chinelo.
No entanto acaba contrato para o ano.
Vamos ver.
Ainda pego em outro caso.
Chermiti.
Acaba contrato para o ano, foi apresentado e utilizado na pré-época, mas devemos estar com dificuldades na negociação da renovação, dai ainda não ter minutos de jogo esta época.
Mas que trabalho é este tão extraordinário que eu não vejo nada assim tão fora da caixa.
Não havia este nível de talento ou melhor antes?
Não havia aproveitamento no plantel principal antes, mais ainda quando os croquetes rebentaram com o dinheiro que havia, por necessidade.
Então o TT teve aproveitamento mas o Joelson já não?
O TT não ficou porquê?
O Joelson não joga porquê?
Então que trabalho é esse afinal?…
E depois temos esperanças, mas as esperanças são só isso…
22 Setembro, 2022 at 7:49
Um bocadinho de humor sulfúrico, para começar o dia: sou português e sou do Sporting. Ora porra para isto. 🙂
22 Setembro, 2022 at 7:57
Opinião de um benfiquista, meu vizinho, ex-jogador profissional de futebol em clubes pequenotes:
a) os adeptos do Sporting são de extremos, os maiores na Champions, uma porcaria no Campeonato;
b) a V/ equipa joga muito, para quem percebe de bola. Nota-se que tem dedo de treinador, gosto de vos ver jogar;
c) contudo, vocês são um grande em Portugal e um pequeno na Europa; as equipas que apanham lá fora sabem, sentem isso, e jogam de uma forma que vos é favorável; cá dentro, é ao contrário e o sistema de jogo não funciona, quando não começam a marcar golos;
d) ora, vocês criam muitas oportunidades – apesar de terem perdido no Bessa, poderiam ter ganho por 3 ou 4. Esta incerteza é o problema. Porque os jogos são para ganhar, a táctica apenas serve para atingir esse fim, não pode ser um fim em si mesma;
e) perderam dois enormes jogadores. Sem o Palhinha, a defesa treme. Mal planeado. E o Coates sozinho não chega e não vai para novo.
Achei interessante.
22 Setembro, 2022 at 8:21
Podiamos ter ganho por 3 ou 4 no Bessa?! Mas que jogo é que esse lampião andou a ver?
Z
22 Setembro, 2022 at 8:26
Os portistas com quem falo dizem que tanto Sporting como o Porto padecem do mesmo problema, perderam jogadores importantes no modelo de jogo e os substitutos não dão a mesma resposta.
Aquele que mais eficazmente der a volta ao problema terá o acesso directo a LC.
Apesar de ser verdade não é nenhuma novidade…
22 Setembro, 2022 at 8:38
Quanto mais demorarem mais o braguilha terá acesso directo…
Z
22 Setembro, 2022 at 8:44
Problema do Porto , Vitinha
Problema do Sporting, Matheus Nunes
O ano passado à mesma jornada
Benfica 21 pontos. A melhor lebre.
Braga 12 pontos. Este ano tem +7
Porto 17 pontos. Este ano tem -1
Sporting 17 pontos. – 7 pontos este ano.
22 Setembro, 2022 at 9:00
Sim, esses são os principais de um lado e de outro.
Mas acho que no nosso caso também há fragilidades na defesa (Coates-idade, Ste.Juste-lesões, falta de opções na formação) e uma extrema dependência de “dia sim” de Pote.
Fico sempre com a sensação de estar a jogar na lotaria cada vez que o Sporting entra em campo.
Sofrer um golo antes é meio caminho andado para perder a aposta…
No caso de Conceição é apenas uma questão de tempo para adaptar as características dos jogadores ao modelo, ou vice-versa…
22 Setembro, 2022 at 9:09
É verdade que o Sarabia só começa a jogar por esta altura, mas trazia uma facilidade muito maior em marcar golos, fosse por ser muito bom a assistir ou por ser um bom finalizador. Este ano não temos isso, e cada vez acho mais que o Edwards e o Trincão juntos não fazem um Sarabia nesta altura.
22 Setembro, 2022 at 12:15
Concordo.
22 Setembro, 2022 at 9:09
Ainda bem que o lampião gosta de nos ver jogar.
É sintomático de que temos um sistema de merda.
E sim a malta é de extremos porque não gostamos de perder.
Esse teu amigo é mais um da saga, precisamos de um Sporting forte outra vez…
22 Setembro, 2022 at 9:11
Só se esqueceu da parte em que o Sporting e o Boavista fizeram o mesmo número de remates enquadrados. O problema do Sporting ofensivamente não é um problema de física quântica, é algo simples. Quando chutarem mais vezes à baliza e deixarem de passar tanto para trás se calhar os golos aparecem com mais facilidade.
22 Setembro, 2022 at 9:48
Tendo a concordar. Jogamos bem nos primeiros dois terços e podíamos ter ganho por 3 ao Boavista, ao Chaves e ao Braga…se tivéssemos um finalizador, um homem de área. Um Slimani por exemplo. Como diz alguém, estamos a pagar as dores de crescimento do melhor treinador do mundo, e talvez da Europa.
22 Setembro, 2022 at 12:25
Que ele não é um dos melhores treinadores do mundo disso tenho a certeza …
Agora que é um dos mais caros, disso não tenho dúvidas nenhumas.
Do que também não tenho dúvidas é que o SCP joga cada vez pior, defende pior, ataca mal, mete poucos jogadores na área adversária.
22 Setembro, 2022 at 12:29
Algo que também não tenho dúvidas é que este caríssimo treinador tem um discurso muito lustroso, mas por dentro está cheio de bicho … Quantas e quantas vezes tem MENORIZADO o SCP? São tantas mas tantas as vezes que tem MENORIZADO o SCP, que só por estar um banana na presidência do Clube, que se deixou ficar refém do treinador, ainda não foi corrido.
22 Setembro, 2022 at 10:17
Bom dia caro Sniper…
Esse seu conhecido terá razão em alguns pontos mas menos em outros…
a) Será assim para muitos adeptos, mas não para todos, essa afirmação passa um atestado de estupidez para todos, obviamente que não concordo.
b) Será? O futebol é objectividade, de que serve a espectacularidade se depois a eficácia é pouca ou nenhuma? Quando se aliam as duas coisas, como por exemplo no jogo da CL na Alemanha assim sim, mas não foi o caso do jogo do Bessa, até enerva ver tanta troca e nem um remate de meia distância.
c) Creio que talvez Tottenham e Eintrack nos tenham substimado nos dois jogos mas isso não vai acontecer mais. O sistema funcionará se rematarem á baliza, aí sim, mas andar a “arredondar” a área e a fazer cruzamentos para ninguém dificilmente se marcam golos, para além disso, para os jogos domésticos, falta claramente presença na área (Ponta de Lança), coisa que não temos e o que temos não é propriamente um avançado com faro de golo.
d) Não creio que tenhamos criado assim tantas oportunidades, aliás, a equipa, sensivelmente a partir dos 60 minutos do jogo do Bessa apagou-se como um fósforo e as substituições tardias não a melhoraram, antes pelo contrário. o Jogo tem 90 minutos.
e) Não deixa de ter razão, Coates já não dá para tudo (agora vou ser irónico) e para compensar a saída de Palhinha metemos a central o Esgaio, aquela incrível máquina de defender…. Agora a sério, Palhinha quanto a mim faz mais falta que Matheus Nunes, cortava muito do jogo ofensivo do adversário, agora a defesa leva com isso e tem mais dificuldade, podia e devia ter sido colmatada a saída de Palhinha com um 6 que entrasse de caras como titular mas nada disso foi feito, portanto “6” de raíz temos o Essugo mas esse não conta para jogar, serva para aquecer o banco tal como os outros miúdos da formação.
SL
22 Setembro, 2022 at 8:36
Bom dia, Não vamos parar de fazer crescer….é só escolher a rubrica, divida a empresário(s), dívida a fornecedores, avençados, faixineiras.
22 Setembro, 2022 at 12:33
Salários dos BILTRES
22 Setembro, 2022 at 9:04
Vais receber uma medalha de sócio e levas com o varandas a dizer:
Faça chuva, faça sol, ganhemos ou perdemos, temos que apoiar.
Eu diria mais…estejamos nós a afundar o clube em dividas e a rebentar as receitas dos próximos anos até não haver mais nenhuma…..temos que apoiar.
Comam e calem, seus rústicos.
O varandas pareceu mesmo uma das muitas faxineiras aqui de serviço.
Colaboradores….
22 Setembro, 2022 at 9:13
A cartilha é a mesma dos colaboradores. O clube tem que falar a uma só voz. Não pode o presidente dizer uma coisa e os cartilheiros outra.
Um beijinho ao senhor Max. Todos os dias penso em si. Quando sentir as orelhas a arder, já sabe porquê.
22 Setembro, 2022 at 9:07
Bom dia,
Pergunto, se aumentamos o passivo, se aumentamos dívidas a fornecedores, se fizemos antecipação de receitas da NOS e de outras que nem sequer existem como o puto “vendido” ao FCP, com altos juros de encargos para os próximos anos, se já se venderam os direitos de parques e zonas do estádio para vários anos, se apenas detemos percentagens dos passes de mais de metade do plantel, eu pergunto qual será a diferença actual à data de hoje entre activo e passivo.
Bem sei que serão contas algo difíceis de calcular com exactidão, mas provavelmente será possível verificar que o excelentíssimo Dr Varandas terá em 4 anos agravado a situação económica do clube em mais de 150M de euros, sendo que em média o buraco deverá alargar em 30/40M por ano. Isto. Isto mesmo tendo ido à CL várias vezes e feito as maiores vendas de sempre.
Como não ficar apreensivo
22 Setembro, 2022 at 9:15
Como não ficar apreensivo?
Sendo um colaborador ou burro que nem uma porta.
Ninguém, nem quem só saiba contas de merceeiro, é incapaz de chegar facilmente à conclusão de que estamos lixados.
As receitas pagam as despesas.
As despesas aumentaram e muito.
As receitas futuras já foram antecipadas.
Como vamos pagar as dívidas?
Logo tens mais dividas e para além de não teres receitas para hoje, já não as tens para amanhã.
Qual é a dúvida?
22 Setembro, 2022 at 9:25
A dúvida agora prende-se com o aumento do valor do ativo…..
Questão, quanto valem ao dia de hoje no ativo, Paulinho, Vinagre, Esgaio, Camacho, Llori, Eduardo?
Não, o Alan Ruiz e o irmão já foram totalmente amortizados…o Wang, desconheço.
22 Setembro, 2022 at 9:27
Valem o que o Zenha quiser.
Ele é perito em enganar a malta…
22 Setembro, 2022 at 10:04
(VM à data da transferência do SCP / valor da transferência / VM actual)
P => 15 / 16 / 13
V => 5 / 10 / 5
E => 6 / 5,5 / 5
C => – / 5 / 2
I => 2 / 2,4 / 0,7
E => 2,5 / 3 / 2
22 Setembro, 2022 at 10:20
Vinagre tinha um valor de 2,5 da transferência para o Sporting, segundo o Transfermarket.
De onde são esses números?
22 Setembro, 2022 at 10:47
Estes números são do Transfermarkt… (“HISTÓRICO DE TRANSFERÊNCIAS” do Vinagre, data 01/07/2022)
22 Setembro, 2022 at 10:29
Ou seja nesses jogadores tivemos logo uma desvalorização de 14,2.
E isto partindo do pressuposto que os vamos vender por esses valores.
Que gestão em perspectiva meus senhoras….
22 Setembro, 2022 at 10:43
Juntando a isso a aquisição (quase) sempre acima do VM…
22 Setembro, 2022 at 10:45
E não considerando por exemplo no caso do paulinho o pagamento em “espécie” para que o acordo se fizesse com o braga…valores que chegaram aos 22.9M.
Mas siga…
É até rebentar.
A joana já vem dizer que está tudo bem.
Faça chuva ou faça sol….
22 Setembro, 2022 at 10:49
Não tens opinião própria, és um seguidista! 🙂
22 Setembro, 2022 at 10:59
😀
Como dizia o scolari e o burro sou eu?!
Um gajo que não entende como se desvia dinheiro, o conceito de offshore, fuga ao fisco entre outras merdas, vem desvalorizar os comentário fundamentados do malcolm.
O ignorante a ofender o que ainda sabe alguma coisa de nada saber.
22 Setembro, 2022 at 14:39
Custava muito colocar os nomes dos jogadores?
Quem é o I? E o E?
22 Setembro, 2022 at 14:40
Já vi, sorry!!!! 🙁
22 Setembro, 2022 at 10:17
O problema aqui é que se continua a arregimentar opinões e grupos muitas vezes nesta nova dimensão do online, que dá uma sensação de realidade alternativa em relação aquilo que de facto acontece ou vai acontecer
Existe muito isto da malta não querer ter opiniões próprias. Prefere em alternativa estar arregimentada num determinado grupo de opinião, onde há um que se auto-denomina de expert de determinada matéria e apartir daí, tudo o que diz é missa.
Acontece aqui o mesmo na análise das contas. Há um que diz, outros replicam sem pestanejar. Fica logo decidido á partida o que é para dizer vezes sem conta, só porque esse mesmo auto-denominado expert do grupo o diz. Ninguém tenta analisar o que for, não há cá contraditório nenhum, nem pensar pela sua própria cabeça. E quem ousar fazer esse papel, leva logo com comentários depreciativos em cima. 🙂
22 Setembro, 2022 at 10:18
E qual é a tua análise? Ás contas?
22 Setembro, 2022 at 10:31
Contas? Isso é mais importante para o Sporting que os grupos de opinião?…
22 Setembro, 2022 at 10:35
Oh TCdL não percebeste nada 🙂 …
O objectivo não é contra argumentar.
O objectivo é descredibilizar o Malcolm.
Mesmo que ele só use os números anunciados de forma oficial pelo próprio clube no R&C.
E atenção que não é uma merda subjectiva do Malcolm.
É apenas uma leitura dos números.
Qualquer pessoa, menos a desonesta da Joana percebe que se antes a divida por exemplo era 50 e agora é 100 é porque a dívida aumentou.
Mas como ela vive numa realidade alternativa como acusa os outros, acha que 100 é menor que 50.
Nem é preciso ser expert, basta não ser burro ou desonesto.
“Fica logo decidido á partida o que é para dizer vezes sem conta, só porque esse mesmo auto-denominado expert do grupo o diz. Ninguém tenta analisar o que for, não há cá contraditório nenhum, nem pensar pela sua própria cabeça.”
Isto diz tudo sobre a Joana que em vez de aproveitar o espaço para tentar analisar e usar do contraditório, apenas vomita uma merda sem sentido e vazia.
Enfim, nada de novo…
22 Setembro, 2022 at 10:45
Se até eu já percebi isso que fazem em relação ao Malcolm…
22 Setembro, 2022 at 10:46
O TCdL também.
Só está a tentar tirar algum sumo da joana.
Gabo-lhe a paciência.
Mas ela está seca que nem uma passa do algarve…
Faça chuva ou faça sol….
Faça sentido ou não…
Apoia crl.
22 Setembro, 2022 at 10:55
Nem por isso…
Estava a tentar perceber o que é que saiu de tudo o que foi pensado desde a nossa conversa ontem até agora…
22 Setembro, 2022 at 11:01
Mais uma vez digo…
Gabo-te a paciência.
22 Setembro, 2022 at 11:04
Curiosidade…
Tanto tempo para pensar deve ter saído algo interessante…
22 Setembro, 2022 at 11:18
hehehehe
Só me lembro de uma coisa que sai dali…
22 Setembro, 2022 at 11:07
“Até eu”
Não percibi bem esta… “Até eu”? Mas não haverias de perceber porquê? Não és burrinho de certeza… Será por seres lampião? Olha que essa vitimização fica-te mal mesmo para mascote da Tasca…
Z
22 Setembro, 2022 at 11:32
Beijinhos também para ti!
22 Setembro, 2022 at 17:05
Na minha opinião é despropositada essa boca ao Ginha, Z. Eu respeito sempre quem se faz respeitar, benfiquista, portista ou Sportinguista.
22 Setembro, 2022 at 10:38
Eu aposto que nem te vem à cabeça a possibilidade de a maioria não saber ler perfeitamente um ReC e conseguir tirar conclusões sozinho. O que acontece é que quem acha que as coisas não estão bem sente a obrigação de passar a pente fino primeiro e opinar, para quem está tudo bem ou demora ou não diz nada porque o que o CD põe é o suficiente. Eu por exemplo estou à espera de ler o que o Artista tem para dizer, se está bom e o porquê de estar bom e contrapor com as ideias de quem diz que está mau, com sorte pode ser que analisem exatamente os mesmos números e eu consiga formar uma opinião própria.
A tua opinião já é mais que sabida. É impensável alguém criticar o que quer que seja, a bola entra e por isso o pessoal devia era mais que estar calado. É sempre assim. Entre a malta que queres apelidar de “ovelhas” e tu que não só não opinas como não aceitas que os outros opinem, prefiro as ovelhas. Ao menos esses podem ter o desconto da ignorância, já tu e a tua atitude acrítica representam a causa de termos quase batido no fundo há dez anos atrás.
22 Setembro, 2022 at 10:39
Ontem:
J.
21 Setembro, 2022 at 12:01
Quanto é que era o Activo e o Passivo em 2017/2018?
E quanto é que é agora?
Malcolm
21 Setembro, 2022 at 12:42
Não vás por aí J. ….
Pois quando perceberes que o ativo atual inclui a divida de 26M do clube e que vai ser paga nunca, vais perceber que nada é como parece.
Em todo modo em 2022;
ACTIVO: 320M (inclui os 26M que falo acima e metade do ativo é o direito de utilização do estádio que vais vender nunca)
PASSIVO: 336M (este é bem real e + tarde ou + cedo terá de ser pago)
Em 2018:
ACTIVO: 269 ( e não não inclui nenhuma divida do clube mas tb regista que metade do valor é direito de utilização do estádio)
PASSIVO: 282M (tb é real e tantas preocupações gerava na altura)
E repara, sem grande analise detetei logo este buraco, oe dito de outra forma esta imparidade de 26M no ativo atual mas posso perder mais algum tempo e encontrar outros ….
Hoje as contas passaram para segundo plano e o importante para o Sporting são as opiniões na Tasca…
22 Setembro, 2022 at 10:41
Melhor que isso só mesmo aquele “lobo solitário” cuja opinião é apenas e só sua (apesar de ser bastante semelhante com outro grupo, mas isso não interessa), aquele que dá entender que não só é perito em argumentação, mas também em contabilidade, política e física quântica, uma pena que a larga maioria das vezes, este “king da argumentação” apenas refute a opinião dos outros desviando-se do ponto de vista ou do tema, dizendo que nem sequer vale a pena responder: craque!
Aquele que responde com sarcasmos e pequenas acusações e depois faz-se de vítima quando lhe respondem de uma forma mais agressiva
Certamente, uma pena não haver alguém tão extraordinário aqui na tasca como este hipotético sujeito que eu acabei de descrever, ah espera…
22 Setembro, 2022 at 10:42
com a de outro grupo*
22 Setembro, 2022 at 10:48
“lobo solitário”?!?!?
Epah…nada solitário! Se há coisa que ele não é nas posições dele é solitário…
É por isso que ontem demorou a engrenar e hoje veio cheio de força….
22 Setembro, 2022 at 10:56
😀 😀
São mais do que aqueles que pensamos.
Não é por acaso que estamos no estado em que estamos e ganhamos campeonatos de 18 em 18 anos…
E sempre à rasca de dinheiro…
Faça sol ou faça chuva…
Sempre a enterrar o clube.
22 Setembro, 2022 at 11:55
MENTIRA
Nota-se claramente que não se deixa levar por opiniões fabricadas por grupos e que é claramente alguém independentemente.
22 Setembro, 2022 at 12:44
Não olvidar também os conhecimentos dessa personagem sobre engenharia aeroespacial…
É de facto uma sumidade. Devemos todos estar agradecidos por podermos contar com a presença, mais ou menos assídua (depende dos resultados) de tão eloquente e esclarecido indígena.
22 Setembro, 2022 at 16:19
Fodasse, até tu com esta conversa, rapaz!!!
Enfim, tanto herói, intelectual e tanto valor aqui para depois estamos como estamos.
22 Setembro, 2022 at 16:26
Estamos como estamos porque são sempre os mesmos a manter o poleiro quentinho e Joanas como tu a papar esta merda toda e a apoiar com super positivismo, faça chuva ou faça sol.
22 Setembro, 2022 at 18:08
“Parem de gozar com a figura de parvo que eu faço todos os dias neste espaço 🙁 “
22 Setembro, 2022 at 18:26
Uma posição sempre segura, nada insegura, confiante, autónoma e independente, não arregimentada, portanto. Segundo os padrões do Serginho, será um dos machos mais apetecíveis para acasalar com as fêmeas, é um não-corno.
Há que arregimentar os ideais neo-Sportinguistas.
22 Setembro, 2022 at 11:07
Para comer palha estás cá tu!
22 Setembro, 2022 at 11:20
Convite do Cherba feito no dia 08/09:
“Convido quem perceber realmente da área financeira a escrever um “hoje escreves tu”, se assim entender”
De que é que estás à espera?
Depois do record de dividas a fornecedores, do record em gastos operacionais, do record de serviços externos, do quase record em salários, do record em numero funcionários, podes não gostar mas nos próximos dias ainda vais conheceres mais records ocultos, porque há muitos mais, e que a propaganda se esforça por não divulgar.
22 Setembro, 2022 at 11:27
Os números estão aí para quem quiser perceber o estado actual do clube e o rumo que se leva.
Para quem não tem interesse em ler mas apenas apoiar faça chuva ou faça sol, pode sempre fazer as figurinhas das Joaninhas que por aí esvoaçam.
Basicamente a estratégia é criticar quem dá foco aos números apresentados oficialmente pelo Clube porque assim são obrigados, mesmo que isso vos faça parecer uns burros e desonestos.
No final das contas a estrutura e o aumento dos colaboradores serve para isto mesmo.
#ApoiaCRL
22 Setembro, 2022 at 11:38
Dasse, antes era Jonas, agora é Joana ou Joaninha ou sei lá mais o quê…..Porra!!! Lá um gajo ter também que levar com este tipo de fetiches
Mas isto não se resolve nas redes sociais. É pegar em algumas das poupanças e ir a certos sitios resolver isso. Fácil!!!
22 Setembro, 2022 at 11:52
Identificas-te como J.
Comes a papinha toda que o varandas te dá à colher.
Não sei se é do teu tempo mas havia uma música que dizia assim:
Come a papa,
Joana come a papa
Come a papa,
Joana come a papa,
Joana come a papa
Um, dois, três,
uma colher de cada vez
Quatro, cinco, seis,
era uma história de reis
E uma colher de papa
Come a papa,…
Sete, oito, nove,
ainda nada se resolve
Dez, onze, doze,
á espera que a mosca pouse
E uma colher de papa
Come a papa,…
Treze, catorze e meia,
a coisa não está tão feia
Dezesseis, dezassete,
mais um pingo no babete
E uma colher de papa
Come a papa,…
Tem tudo a ver contigo 😀
22 Setembro, 2022 at 12:09
:)) acho lindo estas faxineiras ainda se darem ao despeito de se indignarem.
Tudo tão patético e farçola
22 Setembro, 2022 at 12:43
É terapia então!
As melhoras!!!
22 Setembro, 2022 at 13:04
Bastava fechares a boca e não papares tudo que te dão.
Continua a papar tudo o que dão e qualquer dia nem terapia te safa.
22 Setembro, 2022 at 22:36
Jo(a)nas.
Boa noite, ilustre pedagogo. Não esquecer, 8 horinhas. Amanhã há Tasca outra vez.
22 Setembro, 2022 at 13:27
J.urbas, diz aí a tua opinião pode ser que eu me arregimente contigo.
22 Setembro, 2022 at 14:50
Lá estás tu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se há “um que diz” que se devem 113M€ a fornecedores em 30/06/22, é normal que “outros replicam sem pestanejar” porque é isso que vem escrito no R&C! Querias que dissessem o quê, outra coisa só para ficares contente?
E tu, dizes o quê?
Algum dia fizeste uma analise às contas do Sporting, entre 2013 e 2018, por exemplo, ou entre 2018 e 2022?
É que só te vejo aqui a criticar tasqueiros mas as contas do Clube passam-te completamente ao lado, o que até mostra (alguma) falta de senso nas criticas pessoais que fases…
Não concordas com o que dizem, mostra que estão errados, dando a tua versão da coisa. Só criticar as pessoas vele zero!
22 Setembro, 2022 at 11:23
Já a disse, não sei já em que post, e nao vou agora escrever tudo outra vez. Vou apenas recapitular e fazer algumas considerações adicionais, ainda que dps se diga que não argumento, entre outras desconsiderções pessoais dos trolls de sempre.
Continuo a ver um activo a crescer mais que o passivo, o que se traduz em estarmos cada vez mais próximos de ter cap.próprios positivos, o que será sempre um dado positivo. Isto tendo também em conta a dificuldade histórica em valorizar activos num clube de futebol que vive muito dos jogadores da formação ( e que têm uma valorização nula no activo) Mas só para que conste, há um ano atrás, era de 40 milhões negativos e que passado 2 anos, tem tudo para voltar a ser positivo. Um dado importante!!! Outros dados:
1)Mas também importante em comparação com a época passada que tivemos 25 milhões de lucros. Este ano em principio estamos já no caminho de obter uma verba semelhante via Champions, mas á diferença do ano passado, o diferença entre vendas e compras tem tudo para ser muito maior, dado que as nossas maiores compras (Vinagre, Jeremias, Porro,Edwards,…) foram registadas no ano passado.
Este ano ainda temos para registrar as vendas MNunes, Palhinha, Tabata, Sporar e Plata, menos as compras para já de Sotiris, Arthur e Trincão. Ou seja, os números têm tudo não apenas melhores, mas muito melhores que o ano passado onde já foram muito positivos em relação ao RLE.
2) Em relação ao Passivo e á rubrica dos fornecedores. Apesar do aumento da rúbrica de fornecedores, o aumento do passivo tem sido menos proporcional ao aumento de essa rúbrica. Assim, no seu global, pode ser tb um sinal o Sporting deixa de ter dividas ou obrigações de um lado, para passar a ter mais do outro….ou seja que em parte tb se está a financiar via Fornecedores ao negociar prazos de pagamento não imediatos, ainda que ponha a pressão no curto prazo e isso possa gerar pressões na tesouraria.
Ora estes dois dados, levam-me a tentar entender melhor o que para mim é o maior contributo deste ROC e que mais me leva a pensar:
“Com a venda do jogador Matheus Nunes, por 45 milhões de euros (mais 5 milhões de euros possíveis em variáveis), o valor das vendas de jogadores a 1 de Setembro de 2022 ascende a 78,5 milhões de euros – factor que contabilisticamente será projectado nos resultados da época de 2022/2023. Sem esta venda, a Sporting SAD teria uma receita de 33,5 milhões de euros, valor que comprometeria o modelo estratégico actualmente em curso, que tem a sustentabilidade económico-financeira
como eixo guiador de médio longo prazo.”
22 Setembro, 2022 at 11:39
Não percebendo eu muito de contabilidade pergunto apenas se o negócio fantasma com fcp conta para este espectacular aumento do activo neste caso adicionando 10M€?
Z
22 Setembro, 2022 at 11:42
O que achaste dos fluxos de caixa?
Com que facilidade achas que adaptas a estrutura de custos do Sporting a 1 ano sem champions?
Como achas que sobrevive o Sporting com esta estrutura a falhar o acesso direto à champions?
22 Setembro, 2022 at 11:45
Quanto achas que continuamos a ter de vender para manter a estrutura atual de custos? Com e sem Champions?
Como é que se está a financiar o Sporting? Se é em fornecedores, de onde vem o constante aumento dos juros pagos?
22 Setembro, 2022 at 11:47
O que é que consideras ser “o modelo estratégico actualmente em curso, que tem a sustentabilidade económico-financeira
como eixo guiador de médio longo prazo.” ?
Faz aí um “desenho” da estrutura de financiamento e de tesouraria para os proximos 3 anos…+-…não é preciso nada de especifico. “Neste momento estamos a financiar toda a época e todos os gastos por adiantamentos de receitas (algumas que nem existe, como o caso da venda ao porco), mas nos proximos 3 anos isto será invertido fazendo…X”.
22 Setembro, 2022 at 11:59
Só se ficou pelo activo e passivo.
Esta malta acha que as coisas são assim tão simples e inocentes.
22 Setembro, 2022 at 12:49
Ele não sabe isso, pediu ajuda e algum lacaio do zenha enviou lhe está palha que o ruminante entretanto veio regurgitar aqui n’a Tasca
22 Setembro, 2022 at 16:08
Se o Sporting não tivesse Champions:
– Teria que adaptar a sua estrutura de custos e readaptar essa estrutura á falta dessa receita, com a rigidez de que nem sempre se baixa os custos de um dia para o outro;
Portanto teria que considerar outras alternativas:
– Que poderia ser assumir perdas milionárias e descompensar novamente o equilibrio que se está a tentar conseguir. O que fez o Benfica no exercicio passado e o Porto tem vindo a fazer tb.
– Vender grande parte dos jogadores que mais ganham/ou têm mais valor;
O grande risco aqui é a perda de capacidade competitiva. E aqui de certeza que vinha novamente a bandeira da formação.
22 Setembro, 2022 at 16:23
Hehehehehehe
“Portanto teria que considerar outras alternativas:
– Que poderia ser assumir perdas milionárias e descompensar novamente o equilibrio que se está a tentar conseguir. O que fez o Benfica no exercicio passado e o Porto tem vindo a fazer tb.
– Vender grande parte dos jogadores que mais ganham/ou têm mais valor”
Isto é sério?
22 Setembro, 2022 at 11:50
Se isto está tão bom, porque é que temos de vender o Matheus para pagar a água e a luz?
22 Setembro, 2022 at 11:51
E como é que vamos conseguir deixar de vender “os Mateus da vida” para pagar água e luz. Qual é o caminho que está a ser feito para isso. Ou qual é o caminho que estás a ver ser percorrido para isso.
22 Setembro, 2022 at 11:54
Antecipar receitas até dar.
Vender capital social que se recuperou.
Ceder o espaço da Academia.
Fazer operação coração verde.
Fechar portas.
22 Setembro, 2022 at 11:59
Para ano virá a aposta na formação…
22 Setembro, 2022 at 12:41
Vocês estão a colocar questões ao J. e ele apenas transcreveu avaliação feita por algum “Artista” utilizando os critérios “salgas” onde apenas os dados positivos são relevantes.
Assim sendo nunca teremos a resposta a menos que ele pergunte directamente ao autor.
O J. fez o chamado “replicar sem pestanejar” que consiste em não querer ter opiniões próprias inserindo-se num determinado grupo de opinião, onde há um que se auto-denomina de expert de determinada matéria e apartir daí, tudo o que diz é missa…
22 Setembro, 2022 at 13:11
Simples.
Na terapia que a Joana sugere aos outros já lhe disseram que isso se chama de projecção.
Já lhe explicaram que a projecção trata-se de um mecanismo de defesa psíquico para que se possa proteger daquilo que não pode lidar. Com a projecção, pode montar, de forma involuntária, estratégias que a desviam daquilo que não pode pensar. Assim, pode aliviar a ansiedade, os sentimentos de culpa ou de dor que surgem desse conflito.
No momento em que começa a projectar no outro, passa a perceber pensamentos e sensações desagradáveis como se pertencessem a outra pessoa. Em vez de assumir como seus, fica a percepção de ser da outra pessoa para aliviar a sua carga emocional.
Tenham calma com a Joana.
22 Setembro, 2022 at 12:25
Insistes no ativo, então vamos ver:
Já deverias saber que metade é o direito de utilização do estádio e que vale bola, depois tens o valor do plantel, que efetivamente e face a 2018 que era a pergunta de ontem, cresceu 12M, passando dos 82M em 2018 para 94M em 2022 sobretudo graças à inclusão dos preciosos ativos chamados entre outros Paulinho, Vinagre e Juste (não estou a questionar valor desportivo mas apenas a possibilidade rentabilizar os ativos em futuras vendas).
Claro que tb tens os jovens da formação que não estão valorizados, mas ninguém de boa fé, tirando um caso ou outro, pode garantir que podem ser trocados por milhões de euros logo que necessário.
Mas ainda há outro aspeto importante, sempre que vendes e se queres continuar competitivo tens de reforçar, o próprio varandas reconhece que para está época já vendeu 73M, que quando deduzires os gastos de vender pouco mais de 60M devem restar, mas que também já comprou 55M e quando acrescentar os gastos com as compras, o valor será superior as 60M. Pelo que aqui entre comprar e vender na melhor das hipoteses não acrescentas mais dividas, na melhor das hipoteses …
Já te tinha dito o forte contributo dos 26M da divida do clube à SAD no ativo … talvez esta explicação chegue para perceber que o ativo para pouco nada te serve quando tens de pagar um passivo record.
O resultado que já foi melhor, 25M de lucro, tens noção que está influenciado pela boa carreira ou extraordinária se preferires na UCL? Tens noção que está influenciado pelos 60M de vendas de jogadores e tens noção que está influenciado por receitas que há muito estão antecipadas e por via disso mesmo com resultado positivo olhas para o fluxos de caixa e percebes que há um deficit de 50M. Deficit que foi resolvido com recurso ao endividamento.
Olhas para isto tudo, elevadas vendas, sucesso desportivo e resultados positivos e as dividas aumentam. Agora imagina e conta-nos o teu feeling para se conseguir repetir a formula ano apôs ano …
Farias melhor trabalho, se colocasses um copy paste da propaganda contida nas primeiras paginas do ReC.
22 Setembro, 2022 at 13:02
E ainda temos o EO que com a chegada de uma crise que se adivinha penosa e penalizadora para os bolsos dos portugueses, poderá vir a condicionar a subscrição dos valores necessários para o “revolving”.
Provavelmente teremos de oferecer juros mais atrativos para convencer os investidores…
22 Setembro, 2022 at 13:19
Oh Malcolm mas ele nem deve saber o que é o Activo.
Basicamente só fez copy paste de uma merda que lhe debitaram para bater palminhas.
Nem sequer percebe que muito do activo não se traduz em ganhos reais e muitos deles com alto valor especulativo.
Embora no copy paste que fez ainda lhe custou dizer:
“Fornecedores ao negociar prazos de pagamento não imediatos, ainda que ponha a pressão no curto prazo e isso possa gerar pressões na tesouraria.”
Devemos dar o Paulinho para pagar aos fornecedores….
Ou então começamos a ceder o espaço do estádio para casamentos e batizados…
22 Setembro, 2022 at 12:39
Pronto….. tantas perguntas dá nisto….. o homem desapareceu…. tenham calma malta….. não massacrem o homem, este só veio dar um recado…. do dono…
Agora é a minha vez de perguntar caro J:
“Isto tendo também em conta a dificuldade histórica em valorizar activos num clube de futebol que vive muito dos jogadores da formação”
Qual foi o activo que valorizou? Foi o passe do Esgaio? Conta como da formação…. há 15 anos atrás….
se o clube vive assim tanto da formação diga que jogadores foram lançados na época passada e nesta época e quantos jogos fizeram (em competições oficiais bem entendido) e quantos minutos?
Como é que explica que vivendo assim tanto da formação os miúdos só servem para os treinos e para fazer número no banco??
Vá lá, ficamos por aqui….
22 Setembro, 2022 at 12:54
Negócios como os de Vivaldo Semedo, TT e Joelson deveriam ser motivo de reflexão para os que pensam que está tudo bem…
22 Setembro, 2022 at 13:17
Não pegaste no melhor exemplo.
Quantos jogadores perdemos nos últimos anos para os rivais? por exemplo?
Quantos jogadores eram contratados para a equipa B quando esta ainda estava na 2º divisão?
Se há algo que melhorou nos últimos anos e com esta direcção, foi mesmo o desenvolvimento da formação, claro que as coisas não acontecem de um ano para o outro e a “tirada” dos colchões, foi daquelas “politiquices” do tugão, MAS o trabalho vem sendo feito.
Falaste em 3 casos diferente.
Vivaldo Semedo, projeto de jogador, como muitos jogadores passaram pela nossa formação, onde o físico faz e fazia muita diferença nos escalões.
3M, por um juvenil.
Poderá dar jogador? Pode, mas os exemplos, é que raramente se fazem jogadores quando saem tão cedo.
Tiago Tomás, um jovens que beneficiou do contexto quando RA chega ao clube, em outra altura ou ano, nunca seria aposta, até porque em termos de talento, fica atrás dos Iuri’s, Matheus Pereira’s e por ai vai.
Um Djaló, com mais força e qualidade.
Mas como o talento não é tudo…a sua entrega e relativa qualidade, fizeram dele um jogador importante na conquista do titulo.
No ano passado, não tendo o tempo de jogo necessário, preferiu-se (e em conjunto com a vontade do jogador) deixar o TT ir á sua vida para o Estugarda.
Onde espero que batam a clausula.
Joelson Fernandes, é o contrário do TT, muito mais talento…mas não conseguiu dar o salto para o futebol profissional até ao momento.
Tentou-se dar um outro rumo á sua carreira, com o empréstimo para um liga “fraca” mas num grande clube por lá.
Não sei o que se passou, se falta de empenho, pouca cabeça…azar.
O que eu sei, é que o jogador ainda vai a tempo, mas é preciso dar ao chinelo.
No entanto acaba contrato para o ano.
Vamos ver.
Ainda pego em outro caso.
Chermiti.
Acaba contrato para o ano, foi apresentado e utilizado na pré-época, mas devemos estar com dificuldades na negociação da renovação, dai ainda não ter minutos de jogo esta época.
22 Setembro, 2022 at 13:35
“Mas o trabalho vem a ser feito.”
Mas que trabalho é este tão extraordinário que eu não vejo nada assim tão fora da caixa.
Não havia este nível de talento ou melhor antes?
Não havia aproveitamento no plantel principal antes, mais ainda quando os croquetes rebentaram com o dinheiro que havia, por necessidade.
Então o TT teve aproveitamento mas o Joelson já não?
O TT não ficou porquê?
O Joelson não joga porquê?
Então que trabalho é esse afinal?…
E depois temos esperanças, mas as esperanças são só isso…
22 Setembro, 2022 at 13:47