O Sporting é o clube fora dos principais campeonatos europeus que formou mais futebolistas que estão actualmente nos chamados “Big 5”, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES), em que também se destaca o Benfica.

O Sporting, com 24 jogadores, é o emblema que formou mais jogadores a actuarem neste momento em Inglaterra, Alemanha, Espanha, França e Itália, excluindo, claro, todos os clubes desses países. Os “leões” aparecem na sétima posição do ranking, mas são o primeiro clube fora dos “Big 5”, numa lista liderada por Real Madrid (43), FC Barcelona (38) e Lyon (34).

Ainda segundo o relatório divulgado esta segunda-feira, o Benfica é o segundo emblema, atrás do Ajax, que mais jogadores lançou nos 31 campeonatos europeus que foram analisados pelo CIES. O clube da Luz contabiliza 73, contra 85 do Ajax. O Dinamo Kiev surge em terceiro, com 72. O Sporting aparece no 10.º lugar, com 58 jogadores, e o FC Porto ocupa o 17.º posto, com 48.

O CIES analisou os campeonatos de Portugal, Turquia, Grécia, Chipre, Roménia, República Checa, Israel, Escócia, Polónia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Sérvia, Rússia, Bulgária, Bielorrússia, Noruega, Suíça, Finlândia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Croácia, Países Baixos e Eslovénia, além dos “Big 5”.

Neste estudo, o organismo identifica o clube formador com futebolistas que jogaram nesse emblema pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos.