Irina Rodrigues, Sara Moreira e Jéssica Augusto já não fazem parte da equipa feminina de atletismo.

Irina Rodrigues, lançadora do disco, representava o Sporting CP desde 2009. Marcou presença nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2020, assim como em vários Campeonatos do Mundo e da Europa, e ajudou a conquistar as Taças dos Clubes Campeões Europeus de pista em 2016 e 2018. Fez ainda parte da equipa que triunfou em 12 Campeonatos Nacionais de pista e em vários Campeonatos Nacionais em pista coberta.

Já Sara Moreira, atleta de crosse, meio-fundo e fundo, chegou ao emblema de Alvalade em 2015. Já enquanto Leoa, esteve nos Jogos Olímpicos de 2016 e de 2020 e em Europeus e Mundiais, tendo conquistado a medalha de ouro na meia-maratona dos Campeonatos da Europa de 2016. Pelo Sporting CP, foi Campeã da Europa de clubes em pista e em corta-mato e venceu diversos Campeonatos Nacionais de pista, pista coberta, corta-mato e estrada.

Jéssica Augusto, também de crosse, meio-fundo e fundo, passou a representar o Sporting CP em 2016, ano em que também participou nos Jogos Olímpicos. Esteve em Campeonatos da Europa e do Mundo, tendo sido medalha de bronze na meia-maratona dos Europeus de 2016. De Leão ao peito, venceu Taças dos Clubes Campeões Europeus de pista e de corta-mato, assim como Campeonatos Nacionais de pista, corta-mato e estrada em várias ocasiões.

Também Lia Lemos, atleta de crosse e meio-fundo que havia chegado ao Sporting CP na última temporada, abandona o clube. Contribuiu para as conquistas dos Campeonatos Nacionais de pista, corta-mato e pista coberta em 2022.

 

NOTAS DA TASCA 

Jessica e Sara já se despediram dos Clube e dos Adeptos nas suas contas oficiais, com a primeira a deixar claro que havia uma vontade de terminar a carreira onde começou, Braga. Aliás, estou em crer que o facto da Jessica ter feito o post de despedida e, pouco depois, um de anúncio de que estava de volta ao Minho, acelerou o comunicado da saída das atletas

 

Custa sempre ver sair atletas que fazem parte da nossa história e cujos nomes estão ligados a títulos, mas, parece-me, estas três saídas (Irina, Sara, Jessica), parecem-me relativamente naturais num processo de renovação de equipas, de lançamento de sangue novo e, inclusivamente, da vontade das atletas saírem pela porta grande, ainda para mais quando, há coisa de um mês, o Sporting ganhou pela primeira vez todos os títulos de estrada. Estranho, por isso, a saída de Lia Lemos, atleta de 21 anos.

resta agradecer a todas elas a forma como envergaram as nossas cores e como, ano após ano, enriqueceram a nossa história e o nosso ecletismo. Obrigado, Leoas!