Era bom… Mas ia obrigar o nosso treinador a fazer uma coisa que não sabe fazer. Desenvolver jovens jogadores. É preciso dizer que com a merda de equema que apresenta em campo fica dificil evolir… Para todos.
Piram-se a tempo. Mais o NM que é um talento puro. Facilita muito. O MN não tanto. Veremos como vai evoluir, no ultimo ano já não evoluiu significativamente. O Inácio vai pelo mesmo caminho.
A sério vi muito pouca valorização com o amorim. Muito pouca mesmo.
O primeiro mundial que tenho memória foi o da Argentina em 1978, embora na altura não tivesse essa consciência, desde sempre que acompanho mundiais da vergonha.
SL
«Até à data, 67 jogadores formados no Sporting chegaram à equipa A [principal]. Desses 67, 22 chegaram lá nos últimos quatro anos
Alguém consegue dizer os nomes dos 22 jogadores que chegaram à equipa principal nos últimos 4 anos?
Que eu me lembre em 5 anos de Varandas, os únicos que se afirmaram na equipa foi Inácio e Nuno Mendes. Chegar à equipa principal é fazer 10 Min numa época?
Entre Putin e Varandas tenho dificuldade em escolher o mais hipócrita, o mais tirano, o mais mentiroso e o que faz mais propaganda enganosa. Dariam certamente bons amigos.
Não é só dizer que são poucos – óbvio que são! Quem é que devia estar lá e não está?
No plantel tens vários jovens.
Jogam os que o treinador acha que devem jogar, olha que caralho! É assim em todo o lado.
No Porto, o Diogo Costa, o João Mário, o Vitinha, o Fábio Vieira, por exemplo, estiveram a treinar 2 épocas na equipa principal sem jogarem grande coisa. Ou isso não interessa? Foram lançados a titulares quando o Conceição achou bem. Não quando o “JHC portista”, ou o “Rodrigo portista” achou que deviam ter sido. E o resultado está à vista…
Mas estás a falar do Benfica e do Porto porque razão?
São eles que estãoa a fazer propaganda com uma formação que não se vê?
Eu não acho nada! Estão a jogar os que o treinador acha que devem jogar e os putos só calçam se não houver lesionados.
Quantos entraram quando estavamos a ganhar 3-0 ao Guimarães e com mais um jogador?
É disso que estamos a falar.
Não é se estão prontos, se o modelo é bom, se devem jogar por decreto. É da falácia no lançamento de jovens na equipa A, na cenoura que querem que os Spotinguistas comam!
E, falando de cenouras e demais hortaliças, agora em breve virá aí a CUrgete (king size), como o Malcolm referiu há uns dias atrás, relativamente ao ReC… Algo que irá encher o olho a muitos ‘ingenuos’ …
Eu digo que o Ceição perdeu 2 anos claramente e que pior, só não perde o jogador porque o Wolves foi idiota. O Vitinha à 2 anos só precisava de tempo e espaço. Podia ter tido tranquilamente 2 ou 3 anos de Vitinha e de uma equipa a jogar o dobro do que aquele porco jogava. E no entanto…Sergio Oliveira e Herrera até ao tutano.
Para nem ir ao Fábio Vieira que ainda foi pior. Marega e Tiquinho…Jesus….
O Ceição não é, de todo, um treinador formador e que goste de meter e de trabalhar os putos…nem nada que se pareça…
Isto não é um defeito. É uma característica. O Conceição trabalha um puto como outro qualquer. Nada contra. Não é um treinador que vai pensar no plantel como eu quero que um treinador do Sporting pense e que maximiza os recursos financeiros que tem disponíveis.
Rodrigo, se o Sporting lhes dá oportunidade de jogar na equipa principal, isso já é positivo. Depois é com eles, que têm de mostrar capacidade, talento e qualidade para serem opção regularmente, como foram os casos do Inácio, do Matheus Nunes e do Nuno Mendes.
Ou tu queres que o Nazinho jogue sempre por decreto, para tu, e outros como tu, ficarem felizes e não poderem “bater” no Varandas?
Põe os olhos no FF, que está carregado de jogadoras da formação, e tem tido tão bons resultados… Daquelas jovens todas que estão lá nos últimos 3/4 anos, e são cada vez mais, aproveitas 2 de qualidade, até agora: a Andreia Jacinto e a Alicia Correia. O resto é entulho sem qualquer qualidade para estar num clube que lute pelo campeonato e que esteja presente na WCL.
Mas elas estão lá exactamente porque nós, nem uma coisa, nem outra…
Está-se a comentar uma declaração do Varandas. Querias que fosse uma boa declaração? Esperavas isso?
É uma merda à Varandas.
Mas depois os vossos comentários nivelam-se por isso. São como os do Varandas… Merdas sem sentido só para sustentar a vossa posição – que é exactamente o que o Varandas faz.
De qualquer maneira é como eu disse. Os jogadores têm de convencer o treinador. Não têm de jogar por decreto. Não há aqui quotas para preencher – no 11, 4 têm de ser da formação! Isso não existe!
Joga quem o treinador quer que jogue.
E o Amorim deu oportunidade a muito miúdo – que, na minha opinião, depois mostrou que não tinha a qualidade necessária!
E, volto a dizer, mete os olhos no que se está a fazer no FF, onde retiraram grande parte das boas jogadoras e hoje as miúdas da formação jogam porque não há mais ninguém para jogar. E os resultados estão à vista… Mas, mesmo assim, a vossa conversa é esta! Obviamente que só para poderem bater – outra vez – no Varandas!
Se vocês criticam o Varandas pela pouca utilização da formação no FM, então tinham de estar aqui também a elogiar o mesmo Varandas pela enorme utilização da formação no FF. E fazem isso? Não! Porque o que vocês querem é bater no Varandas, não é serem justos.
O Futebol Feminino é uma história diferente.
Estás num país em que a estrutura física das mulheres não é comparável com a de outros paises. Não consegues transformar petingas em robalos.
São pouquíssimas as jogadoras portuguesas com capacidade física para competir ao mais alto nível. Então formas aquilo que tens de matéria prima. O problema está em não investir naquilo em que estás mais fraco.
Se uma equipa eucalipto como o Benfica resolve ir buscar às equipas portuguesas as jogadoras mais dotadas fisicamente e tecnicamente, e nós não o fazemos, chegará uma altura em que a Neto, a Borges e a Diana já não serão suficientes para ganhar ao Fofó…
A estrutura física das espanholas é similar e são mais competitivas, são mais intensas, são mais velozes.
No atletismo tens mulheres velozes e tens atletas com bom físico para o que praticam.
Estamos muito longe de ser esses coitadinhos que se pode depreender das tuas palavras.
O Mundial de Sub17 foi há um mês e eu não vi lá gordinhas a jogar. Nas Sub17 e Sub19 portuguesas tens várias gordinhas.
É óbvio que as mulheres têm uma componente física inferior aos homens – sempre foi assim e sempre será assim. Tal como é óbvio que as latinas têm menor componente física que as nórdicas, por exemplo. Mas nada disso é colocado em causa pelo que digo porque eu refiro-me especificamente à condição física deprimente que TODAS têm e estou farto de dizer que isso é do treino. Basta dizer que na formação masculina não vês gordinhos.
A Bravo tens bons pés. Falta-lhe capacidade física, falta-lhe velocidade, falta-lhe remate, falta-lhe saber cabecear uma bola em condições… que são tudo coisas que dependem do treino. Não chega só ter bons pés. Nem sequer estou a falar de nem ter 1,70m… Pode perfeitamente não ter e ser uma boa jogadora, ainda que se tivesse isso lhe facilitasse a vida.
Vocês analisam tudo como se fosse estanque, e não é. Há muita coisa envolvida para se ter sucesso desportivo, e no futebol, cada vez mais, quanto mais valências boas, melhor!
Por exemplo, tu desenvolves a velocidade na formação. Se acabas a formação sem velocidade, é “mil vezes” mais complicado depois ganhares essa velocidade. E isto serve para o físico, o remate, etc.
Metes as miúdas a dar 13-0 ao Rio Tinto e ficam a achar que são o máximo, quando o nível que se quer é 100 vezes acima do Rio Tinto e o Rio Tinto não serve para porra de avaliação nenhuma.
Ninguém quer fazer do FM FF nem vice versa. Nem tem comparação possivel, não sei porque insistes em comparar o incomparável. Mundos diferentes, realidades diferentes, lógicas diferentes, patamares diferentes…é comprar o cu com as calças.
Eu olho para as contratações deste ano como o Artur, como o Rochinha, como o Sotiris….
E pergunto-me. É isto que o Sporting precisa? Ou faria muito mais sentido ter putos aqui e com o dinheiro destes todos junto, contratar um médio que viesse para ser titular e depois fazer plantel com o Essugo e com o M. Fernandes? Para mim, sim.
É por isso que não gosto da politica do JJ de contratações.
É por isso que fico desgostoso com o mercado este ano…
Nota como não estou a falar de Vinagres ou Trincão, que era mais fácil. Mas isso são contratações falhadas ou que estão a correr mal. Esses o que devia ter vindo era outros. Não era meter putos.
Não é isso…são os jogadores medianos para fazer plantel. Isso é que eu acho que deviam ser putos.
E os lampiões também não são exemplo para ninguém. Contratam ao camião. Mas se quem contrata ao camião tem mais putos que nós…algo de muito errado estamos a fazer. E eles também, mas com o mal deles vivo bem…
“E pergunto-me. É isto que o Sporting precisa? Ou faria muito mais sentido ter putos aqui e com o dinheiro destes todos junto, contratar um médio que viesse para ser titular e depois fazer plantel com o Essugo e com o M. Fernandes? Para mim, sim. ” – É isto… e associado ás ditas “contratações falhadas” e CARAS (acrescento eu), hipotecámos o nosso futuro. Ficámos sem margem de manobra.
E isto foi um péssimo trabalho da direção, da “estrutura” e obviamente do treinador!
Por isso não me venham com merdas do amorim isto, e o amorim aquilo. O amorim é peça integral desta merda toda! E obviamente não tem lugar num Sporting com uma direcção competente, que aliás se o forem verão isto com toda a clareza.
O Amorim, como qualquer treinador, procura os melhores.
Se não lhe dão um rumo claro e não há uma estratégia do clube, o Amorim vai tentar jogadores mais experientes, com mais traquejo e tentar aumentar ao máximo a base de recrutamento para escolher os melhores.
Eu imputo ao Amorim mas é por ausência de uma direção acima dele. Porque isto é muito mais estratégia de clube do que de treinador…
O amorim é casmurro e não dá o braço a torcer nas suas preferencias e “apostas” ridiculas. Está mais do que provado, e nem é preciso falar do caso mais evidente, o Slimani.
Está a levar o Sporting ao buraco e estimo bem que se foda também.
Continuo a não ver o que é que o caso Slimani tem a ver. Nesse caso, por exemplo, eu concordei com o Amorim. A nossa melhor frente de ataque era P. Gonçalves, Sarabia e Edwards…
No FF as jogadoras da formação jogam por decreto, porque não há mais jogadoras – foram embora!
Mas, aqui ninguém pode dizer que o Clube não aposta na formação.
Claro, com jogadoras sem condição para serem competitivas, obviamente a equipa deixa de lutar pelo campeonato e em Novembro está afastada do titulo!
No FM não se joga por decreto, porque o Clube contrata jogadores de fora. Logo, só chega ao plantel quem tem um certo nível, e só joga quem o treinador acha que está em condições de jogar.
É uma POLITICA diferente e oposta ao que se faz no FF.
No entanto, o clube está fora da luta pelo campeonato em Novembro – já estava antes!
Portanto, vocês têm aqui, com a mesma Direcção, 2 realidades opostas e 2 políticas antagónicas.
Se criticam o que se faz no FM, então têm de dizer que a Direcção está bem no FF. Ou então, está mal no FF e está bem no FM… Não pode estar bem nos 2, nem estar mal nos 2… em termos do que falamos, que é da aposta na formação!
Obrigado, mais uma vez JHC. O Miguel escolheu ir pelo caminho das justificações e explicações não percebendo o essencial da questão.
MN não é da formação, podem dar as tangas que quiserem, TT foi despachado, Max foi despachado e os outros tais 22 não somam nem 300 min todos juntos. Uma autêntica falácia.
A questão aqui é que tens no Porto, no Benfica e até no Braga uma aposta muito maior na formação em que efectivamente eles jogam e não vês os presidentes a vir para a CS dizer as bacoradas que este anormal diz.
Ter a lata de dizer que 22 jogadores da formação chegaram à equipa principal nos últimos 4 anos é absolutamente desonesto. Mas lá está, querem comer comam, também há quem diga que a Rússia está a desnazificar a Ucrânia e por isso bombardeia alvos civis, destrói centrais eléctricas, estradas e pontes, viola mulheres e abate indescriminadamente civis que enterra em valas comuns, mas é tudo em prol da defesa da Rússia.
Percebi perfeitamente, e não concordo com a tua visão, que é toldada por 2 erros básicos:
1) o teu ódio ao Varandas, que te dá muita pouca margem para veres as coisas de forma isenta e sem te focares no que é para ti principal que é malhar no idiota.
2) as coisas não são estanques, antes são uma continuidade de um trabalho que é feito ao longo dos anos – no caso da formação, de muitos anos! Nós não temos bases para ter 3 ou 4 ou 5 jogadores da formação a jogar regularmente na equipa principal.
O resto já disse tudo – é a minha opinião – e, lá está, nem é preciso ir aos outros clubes. Basta ver a gigante diferença entre a aposta na formação no FF e a aposta na formação no FM para se perceber que vocês, perante 2 situações opostas, falam duma para dizer mal e não falam da outra para dizer bem.
Depois, meu caro, o Sporting dá condições aos jovens para jogarem e evoluírem. Se eles as aproveitam ou não não é culpa do Clube. O treinador escolhe quem quiser, porque é o treinador que escolhe a equipa, e faz as substituições, e não o presidente.
O Sporting tem feito o seu papel – para mim é uma das únicas áreas, com o merchandising e os patrocínios, onde a direcção tem feito um trabalho positivo! – e o resto é com os jogadores e o treinador!
Quando se diz “o Sporting aposta na formação” está-se a dizer que há cuidado com o que se faz na formação para que os jovens possam chegar à equipa A. Se depois os jogadores correspondem e se o treinador os aproveita é outro assunto. Uns correspondem e aproveitam as oportunidades, outros não. Como em qualquer profissão!
Na taça da liga é por 11 juniores e assim já podemos dizer que este ano chegaram mais 11 da formação à equipa principal.
Entretanto os lampiões e tripeiros jogam com vários da formação no campeonato a titulares, metem juniores na selecção nacional, mas nós é que apostamos na formação.
Só falta dizer também que estão a “desnazificar” o Sporting
As tuas afirmações são tão factuais como falsas.
O Porto, nos últimos 4 anos, é o único que tem lançado jovens no plantel de uma forma consistente (mais de 50% de jogos realizados).
O Benfica só lançou Gonçalo Ramos e agora, por sorte e mérito, António Silva, depois de 2/3 anos sem lançar ninguém.
Nós lançámos Nuno Mendes, Tiago Tomás e Inácio.
O Henrique Araújo está a ser lançado agora. Tem menos tempo de utilização que o Nazinho e tem MUITO mais qualidade!
Tenham noção!
O Florentino já foi lançado há 2 ou 3 anos, e andou perdido. Voltou este ano… O Gedson foi lançado há 2 ou 3 anos também e desapareceu – e vocês diziam que era uma merda!
O Paulo Bernardo nem jogador de bola é… Tem lá qualidade para jogar no Benfic@ – coisa que TODOS vocês diziam aqui na Tasca! Foi daqueles casos óbvios em que jogava por decreto para terem jogadores da formação, que é o que parece que vocês querem que aconteça no Sporting!
Vocês querem tornar o FM do Sporting numa espécie de FF do Sporting, que é uma equipa de faz de conta… Não vos chega o deprimente que é ver o FF?
Mas alguém falou do contexto e da qualidade? Henrique Araujo vai tendo uns minutos numa equipa cheia de avançados. E mesmo assim é ver quantos golos já fez pela equipa principal.
E falamos do Benfica que quase sempre secundariza a formação e gasta rodos de dinheiro em estrangeiros.
Porque não dizer que dos 22 jogadores apenas joga 1 para não transformarmos o FM na “miséria” que é o FF como dizes (desculpem-me as leoas, eu não tenho a mesma opinião)? Isso é que seria honesto!
Agora 22 lançados adianta um grosso quando nem sabes se darão jogadores para a equipa principal.
Esse tipo de cenoura é idêntica a que criticávamos quando A Bola fazia capas com a formação do vizinho. Agora comemos e pedimos mais…
Mas que jogadoras da formação do FF vão dar realmente jogadoras de nível top em Portugal – e nem falo lá fora?
Ontem o Alavés levou uma cabazada do Barcelona e a Fátima foi suplente – deixei de ver por volta dos 60 minutos e ela ainda não tinha entrado.
Isto dá-te uma ideia do que tens no Sporting, onde a Fátima era titular ao pé coxinho!
Se dos 22, só 1 joga, a culpa é do Sporting?
O Joelson não teve n oportunidades?
O Quaresma não teve n oportunidades?
O Geni não teve n oportunidades?
O Nuno Mendes não agarrou o lugar e foi vendido?
O Matheus Nunes não agarrou o lugar e foi vendido?
O Bragança não joga regularmente?
O Nazinho, que todos dizem que é uma merda, não joga de vez em quando?
Não foi lançado o Lamba, que todos dizem que é fraco?
Mas queres mais o quê?
Que jogador queres que seja lançado e não foi?
Que jogador está pronto a lutar por um lugar com os normais titulares?
O JHC deu exemplos, estamos a falar dos últimos 4 anos ou não estamos?
Querem uma porra duma lista dos jogadores lançados efectivamente nas equipas principais do Porto e do Benfica, epá querem comer palha comam à vontade, ainda há muito espaço na manjedoura
Os jogadores lançados nos últimos 4 anos são fruto de 10 anos de trabalho, que tu não tens! E é isso que tu não percebes…
Em 18/19, no inicio da época, tinhas 26/27 jogadores em cada plantel dos Sub19 e Sub23 – mais de 50 jogadores – dos quais aproveitaste o Bragança – UM!!!!!
Foi daqui que se partiu!
Em 18/19, o Joelson, o Inácio, o TT, o Bruno Tavares, o Quaresma, o Nuno Mendes jogavam nos Sub17.
Em 19/20 foram jogar 6 meses para os Sub23 e nos 6 meses seguintes estavam a ser lançados na equipa principal. Só o Bruno Tavares não teve grandes oportunidades e todos sabemos porquê! Os outros tiveram e em 20/21 pertenciam todos ao plantel principal.
Isto não é apostar na formação?
O Nuno Mendes foi vendido.
O TT está a jogar na 1ª Liga alemã.
O Joelson foi um flop na Suíça.
O Quaresma não teve êxito no Tondela.
O Bruno Tavares eclipsou-se!
O Inácio está no plantel e é, normalmente, um dos titulares.
Isto é a vida.
Lá virá nova remessa…
Na seleção de Sub20, em 20 ou 22, 11 são do Sporting!
É dar tempo…
No Benfica, dos que ganharam no ano passado, a Youth League, só 1 foi aposta este ano. O resto anda quase tudo na B….
Os que serão aposta no Sporting, ainda andam na youth league este ano e precisam de mais algum tempo para ser aposta.
O Joelson, Quaresma, Bruno Tavares, Pedro Marques, etc etc que mostravam há alguns anos atrás algum potencial, e que deveriam ser aposta agora, nao mostraram a qualidade suficiente para o Sporting
“Muitos dos que ganharam a Youth League”!
Aliás, como no Porto!
E nós?
Ganhámos a Youth League?
Tivemos alguma equipa a fazer prestações assim, e com aquela qualidade?
Parece-me que não…
E talvez isso explique alguma coisa…
O Amorim meteu o Lamba no outro dia – mais uma estreia – e 100% dos comentários foram que o Lamba não tem qualidade para a equipa principal. Não houve UM comentários a dizer que o gajo ia ser um bom central e que ainda bem que apostavam nele…
Esta é a realidade.
O resto é a vossa conversa à Varandas, que só serve para vos dar razão e mais nada!
Epá, o Varandas pinta o quadro assim, porque é o que o faz ficar bem. Queres que te diga o quê, caralho?
Então tu não sabes tão bem quanto eu o que é o Varandas? O Varandas hoje só engana os tontinhos. Está à vista de todos nestes 5 anos o que é o Varandas. Ainda se espantam com estas tiradas dele?
E ficam a bater nessa tecla para quê?
Uma coisa é o que o Varandas fala, outra é a realidade. Coincidem uma vez ou outra, por mera coincidência!
A afirmação desses jogadores na equipa principal (daqueles que se afirmaram…) já foi em idade de uns 20 e poucos anos depois de terem realizado vários jogos (e épocas) em equipa seniores (incluindo a equipa B).
Os jogadores do Sporting a serem lançados são na maioria sub-19 e ainda precisam de jogar mais em outros patamares antes de serem lançados.
Eles têm Gonçalo Ramos, Florentino e António Silva.
Mesmo a suplentes, nós temos…o Esgaio…e vá…o Nazinho….tem mais de 100 minutos…
Eles têm o Henrique Araújo e Diogo Gonçalves.
Lançados por eles como nós lançámos o TT então…
Ferro, Gedson, R. Dias, Nuno Tavares, Tomás Tavares…
Nós temos…
Bragança, TT, Quaresma (e é por causa do meio ano do Amorim quando chegou…)… e não me lembro de mais ninguém. O resto é aparições à ninja. Entram depressa, saem ainda mais depressa.
O Amorim parecia que ia ser o treinador. O gajo que ia fazer da Academia a base da equipa e que ia só gastar em mais valias…jogadores caros mas que fossem mesmo titulares de caras e tal. Para fazer plantel, academia. Só que não……
Duas frases de Varandas que dizem muito:
“Vencer, não é uma obrigação”
“Vender é uma obrigação”
A formação neste momento é olhada mais como mercadoria do que como alternativa para o plantel principal.
Chegam o Fatawu, o Talongo e o Sotiris, jovens, para lugares em que costumamos ser fortes na formação, e os nossos ficam a espera mais 2 anos até estarem no ponto…
Porque a geração que seria agora aposta não deu para mais…. Talvez o TT seja o único que merecia ter sido chamado á equipa A, todos os outros…
Tomas Silva, Nuno Moreira, Miguel Luis, Ronaldo Tavares, Pedro Marques, Pedo Mendes, Mitrovski, Diogo Brás, Bernardo Sousa, Bruno Paz, Gonçalo Costa….
A geração que será aposta efectiva no Sporting têm 17/18 anos e nestas idades só são apostas em equipas grandes, os verdadeiros fenómenos.
Os outros todos, que serão “apenas” bons jogadores, precisam de mais rodagem….
Se as alternativas não fossem: Esgaio, Sotiris, Artur, Rochinha ou “matar” os titulares que em Novembro estão completamente de gatas.
Com respeito por eles e por os jogadores que são…no plantel atual do Sporting tenho dificuldade em perceber como é tão dificil os putos serem consistentes e porque é que gastamos tanto dinheiro nestes jogadores…
Acho que ainda todos juntos estao 10 MEuros… nao é por ai.
Esgaio flopou, tal como Vinagre antes, vinhams de boas epocas mas os negocios nao resultaram.
Sotiris e Artur ainda agora chegaram e não podem ser considerados de flop´s (para já….). Rochinha não entendi de facto
Se bem que eu acho que se nao é para fazer a diferenca, para gastar uns poucos milhões em um jogador que não será titular, mais vale a pena apostar na formação. Aí estamos de acordo.
Mas a formação tem que estar no ponto. Não é para ir buscar putos de 17/18 anos e lançar logo á equipa A.
O que eu queria no Sporting era…contratar titulares ou muito perto disso, núcleo duro. Depois é espaço para os putos.
Era isso que eu via no Amorim. Foi o que deixei de ver desde o ano passado e principalmente este ano…
Neste momento a meio campo, para “irem sendo lançados” e para irem “crescendo” temos Tanlongo, Sotiris, Essugo e M. Fernandes. Gajos fiáveis: Morita e Ugarte.
Preferia mil vezes ter: Gajos fiável: Morita, Ugarte e +1. Essugo e M. Fernandes para irem jogando.
Nos avançados o mesmo. Tens Trincão, P. Gonçalves, Edwards. Depois…Fatawu, TT, Jovane…e nem fui aos putos. Para que é que a estes estás a adicionar Rochinha ou Artur. São assim tão melhores para estares a meter aqui recursos? Não me parece…
Eu não concordo com isto. Para mim, se o Sporting quer ser competitivo gastando menos que os outros, nunca pode ir por este caminho. Sempre que foi por este caminho, foi menos competitivo e não mais…
E é assim, na minha opinião, que tem de funcionar um clube formador.
Podem dizer-me “mas os putos não têm qualidade, temos de ir fora”. Ok. Discordo, mas ok. Não me venham é misturar isto e depois dizer que somos um clube formador e que apostamos na formação e que queremos ter a formação como base…
Para sermos isto, temos de estar dispostos a ter as “dores de crescimento” deles, e não andar a contratar por cima por serem mais “experientes”…
O Rochinha é bom jogador.
Por 2M€ foi uma boa aquisição e só um fundamentalista não percebe isso!
O Arthur é um jogador interessante e não tens ninguém na formação similar a ele que possas considerar lançar já!
O Esgaio concordo contigo!
O Sotiris parece-me interessante. Achei que se pagou mais do que se devia mas é um gajo com potencial e não acho que tenha sido mal contratado. Foi contratado 2 meses depois do que devia ter sido, e isso ele não tem culpa.
Vocês vêem tudo muito no “preto ou branco” e na vida poucas coisas podem ser vistas assim.
A equipa não joga um caralho. É normal que todos os jogadores pareçam maus – levo 45 anos de ver futebol e para perceber isso bastaram-me 10 anos.
Equipa que joga bom futebol parece que todos os jogadores são bons. Equipa que joga mal parece que todos são maus.
O Benfic@ o ano passado jogava uma merda e eram todos maus. Esta época parecem todos jogadores de topo e o melhor exemplo é até um jogador que já foi nosso!
O problema não é a qualidade do Rochinha. É a qualidade do futebol de merda do Sporting, sem velocidade, sem intensidade, sem objectividade, sem criatividade, com uma dificuldade atroz em meter um golo!
Eu sigo o Rochinha desde o tempo do Boavista e sempre achei que tinha qualidade para vir para o Sporting. Reconheço que está abaixo do esperado, mas o Porro também, o Coates também, o Reis também, o Ugarte também, o Pote também, o Paulinho também…
O único que não está abaixo é o Nuno Santos! E o Edwards e o Morita a espaços. O resto, tudo abaixo, pelo que é normal que o Rochinha esteja também. Até o Adán está abaixo do normal…
Basta ver que dos 26/27 que iniciaram o plantel Sub19 em 18/19, e dos 26/27 que iniciaram o plantel Sub23 em 18/19, aproveitaste 1! UM!
O Bragança. Um gajo que de 20/21 para cá, quando passou a estar no plantel principal, 2,5 anos, nem se afirmou como titular!
É o que é. Uma das melhores gerações de sempre como diziam, e como disseram logo a seguir da geração de Nuno Mnedes e Gonçalo Inácio.
Da geração de 99 uns “fugiram” para o Monaco, outro para a Lazio, um foi vendido por 12M ao Valência, outro para o Granada por 5M, um lesionou-se na pré-época mas Amorim conta com ele(diz-se), outro não queria renovar mas renovou e agora também está lesionado, e outro “rescindiu” para o Lille e foi considerado só o melhor jogador do campeonato italiano da última época (será que deu jogador sem o processo de crescimento do Cal?).
É o que é. Ninguém pode garantir que o Afonso Moreira será melhor que o Diogo Brás, ou que o Rodrigo Ribeiro será melhor que o Pedro Marques. Só o tempo (e a aposta) dirá.
Mas de uma coisa tenho certeza, se Rochinhas e Sotiris forem sempre os preferidos quando os titulares estão condicionados, nem em 2030…
Não é o gajo que não quis o Domingos Duarte, o Demiral…
O Peseiro?
Epá, vai cavar batatas…
O facto é só um: quase 60 jogadores nos planteis que iniciaram 18/19 nos Sub19 e Sub23, e só conseguiste aproveitar 1. Um!
E não fosse alguns putos terem sido estúpidos, tinhas aproveitado 3 (três) – contando com os 2 fdp que não quiseram renovar e tiveram de sair em Janeiro para se fazer algum com eles!
Tinhas, quer dizer, podias ter aproveitado, no máximo, 3… Nem há a certeza disso, ainda que eu ache que tinham ambos qualidades, principalmente o Djaló!
É tão fácil de perceber…. Só o teu ressabiamento é que te faz insistir neste argumento.
Basta ver que o Demiral e o Domingos Duarte tiveram juntos 1 minuto de jogo de equipa A e já com idades próximas dos 20s e só o Quaresma com 18 anos teve muito mais tempo de jogo
É essa diferença… Agora são lançados na equipa principal, antes até o Petrovic e o Palhinha eram adaptados a central e nem para os jogos contra o Oleiros contavam
Tinhamos só a melhor dupla de centrais de Portugal nessa altura! Mas não serve de desculpa para não ter havido aposta nos mais jovens nessas posições, já que Podence, Gelson, Matheus Pereira já faziam parte do plantel e Rafael Leão já terinava com a A.
Fui dos que criticou Sousa Cintra por empandeirar Demiral que acompanhava desde os juniores e não tinha dúvidas que chegaria ao topo.
Mas se formos a ver há aqui alguns tasqueiros que deveriam lamber o chão que Peseiro pisa. Os 2 primeiros titulos da era Varandas foram conquistados pelo plantel formado por JJ (que não quis Domingos Duarte) e Peseiro/Cintra (que empandeirou Demiral).
O contributo de Varandas nestes títulos foi o careca do projeto que quando assumiu a 100% ajudou a contratar mais uma quantidade de pinos que consumiram mais algumas dezenas de milhões da pesada herança…
O facto é que partiste do ponto que disse ali em cima.
Pega nisso e diz o que fazias melhor, sabendo que foi o marreta do Cintra que preparou a época 18/19 e que o Varandas só mexeu na formação na preparação da época seguinte, 19/20!
Rui Santos disse ontem que a melhor solução para CR7 era vir para Portugal jogar no Benfica pois jogaria na Chmpions e ajudaria a dar visibilidade à liga portuguesa e por isso a liga deveria ajudar a que isso fosse possivel pois era do seu interesse
É dos cenários mais óbvios no pós Mundial. Ele vai estar com uma cotação enorme em Portugal, mesmo que jogue menos bem, e o Sporting não lhe pega e bem, … Espero que ele não faça isso á mãe mas não encontro mais nenhum racional para não ir para o Benfica.
Se o Van Gaal quiser fazer alguma coisa de jeito, tem de jogar em 433 com Dumfries, Timber, Van Dijk, Blind, Jong, Roon, Koopmeiners, Gakpo, Simons e Depay…
Este Gales-USA foi interessante ainda que não fosse um futebol bom. Boa intensidade – na 1ª parte dos USA e na 2ª de Gales – mas um futebol um bocado para o trapalhão.
A aposta na formação é sim senhor obrigatório fazer-se, mas não deverá ser obrigatório todos os anos puxar-se dois ou três pro plantel dos AA.
Quem tiver qualidade deverá subir, quem não tiver não vai.
Num ano poderão subir 3 ou 4, e noutro ou noutros anos poderão subir zero.
A obrigatoriedade só existe para não ficarem esquecidos os que começam a despontar, agora virem todos os anos, só porque sim, não, está mal.
Como em tudo, há anos bons e anos maus nas formações.
Não percebo como “há anos maus” na formação do Sporting Clube de Portugal (ou de algum dos outros grandes). Eles recrutam tudo o que é puto que joga bem desde os 9 anos e chegam aos 18 com lacunas graves?
Não acho isto minimamente aceitável. Podem falhar 1 ou 2 mas esses serem os acertos não é possível. Ou então vão-me convencer que em Portugal só nascem 7 ou 8 crianças que “sabem jogar à bola” por ano?
Eu sei que ser jogador está longe de “ser bom a jogar à bola”, mas acho que percebe-se a ideia.
Num ano, num país como Portugal, tens 3 ou 4 jogadores melhores para aproveitar, num máximo expectável, que pode nem acontecer – porque há muitos factores e por vezes a qualidade e o talento estão lá, nesses 3 ou 4, mas outras coisas impedem-nos de ter sucesso.
Tens 3 clubes grandes a recrutar no país todo, e tens mais o Braga, mais o Guimarães, e ainda tens clubes lá fora que já vêm buscar jogadores jovens.
Depois tens lesões, que podem impedir o normal desenvolvimento dos jogadores.
Se a coisa fosse assim como dizes, por exemplo, as equipas que ganharam a Youth League no Porto e no Benfic@ eram TODAS aproveitadas pelos respectivos clubes, e é fácil perceber que não foram, nem são NUNCA!
A equipa do Sporting que disputou a final da Next Generation, que era uma equipa muito boa, também não foi toda aproveitada.
O Paim que diziam que era melhor que o Ronaldo, não foi aproveitado.
O Bruno Tavares…
O Gonçalo Costa…
O Brás…
O Bernardo Sousa…
O Joelson…
O Quaresma…
E tantos outros… Tudo jogadores que se via muito talento e qualidade naquelas idades – 15, 16, 17 anos…
Lá está o que eu falei de manhã… São muitos parâmetros que fazem um jogador. Não é só isto ou aquilo. Além de toda a parte técnica, que tem vários parametros ela também, tens a parte física, tens a velocidade, tens o compromisso, tens a parte táctica, tens a intensidade, tens a parte mental de conseguires superar a pressão e o falhar aqui e ali, enfim, é tanta coisa que é normal que eles vão ficando pelo caminho.
Não te esqueças que falas para serem jogadores ao nível dos 3 melhores clubes portugueses. Quem lá chega é uma minoria – sempre foi assim!
Se fosse como tu dizes, então depois também era igualmente “fácil” passar para um Liverpool, para um City, para um Bayern… Podia falhar 2 ou 3 mas o resto conseguia, pelo mesmo raciocínio!
E não é assim.
São milhares de pessoas no mundo a jogar à bola. Porque achas que só 400 ou 500 são jogadores de topo nas 50 melhores equipas do mundo?
No mundial, pelo que vi até agora tem sido fraquito.
A melhor, foi a Inglaterra, mas também tinha a obrigação, pelo campeonato e jogadores que tem, mas também defrontou uma equipa fraca o Irão.
De resto, nada se tem aproveitado, péssimas tecnica e tacticamente, muito confrontos físicos. Jogadores muito pouco evoluídos. Da Holanda nada me admira porque equipas treinadas por Van Gaal são um zero autêntico, Van Gaal consegue não deixar que as suas equipas tenham criatividade, é um treinador que da pouca liberdade aos jogadores. As melhores equipas ainda não apareceram.
Já agora.
Os EUA, surpreenderam-me pela negativa.
Já vi seleções dos EUA, bem melhores que esta, não mostraram nenhuma evolução, ou então, as convocacoes foram mal feitas, selecção sem sentido de jogo a todos os níveis.
Evolução ZERO.
Sem stress, já tem 2 redes craques na lista para o substituir, um chama-se qualquer coisa Virginia e o outro já brilhou na 3 Divisão italiana, qualquer coisa Israel
21 Novembro, 2022 at 0:48
Bom dia !
21 Novembro, 2022 at 7:29
Bom dia, saudações leoninas!!
21 Novembro, 2022 at 7:56
Bom dia, esteves in, Esgaio out? Hum……
21 Novembro, 2022 at 8:36
Era bom… Mas ia obrigar o nosso treinador a fazer uma coisa que não sabe fazer. Desenvolver jovens jogadores. É preciso dizer que com a merda de equema que apresenta em campo fica dificil evolir… Para todos.
Z
21 Novembro, 2022 at 9:13
Exacto, o Nuno Mendes e o Matheus Nunes evoluiram pouco quando cá estavam.
E deixaram pouco dinheiro no clube tb…
21 Novembro, 2022 at 10:00
O Z às vezes estica-se um bocado…
Mas é o que acontece aos fundamentalistas. Nem percebem as barbaridades que dizem, tal o ódio acumulado!
21 Novembro, 2022 at 14:14
Piram-se a tempo. Mais o NM que é um talento puro. Facilita muito. O MN não tanto. Veremos como vai evoluir, no ultimo ano já não evoluiu significativamente. O Inácio vai pelo mesmo caminho.
A sério vi muito pouca valorização com o amorim. Muito pouca mesmo.
Z
21 Novembro, 2022 at 7:58
Bom dia Tasqueiros!
Tudo a consumir o mundial da vergonha? Força aí!
Z
21 Novembro, 2022 at 8:55
O primeiro mundial que tenho memória foi o da Argentina em 1978, embora na altura não tivesse essa consciência, desde sempre que acompanho mundiais da vergonha.
SL
21 Novembro, 2022 at 8:58
É verdade, mas há vergonhas maiores que outras. Esta é uma delas.
O primeiro que me lembro é o da Argentina também. Lembro-me de ver a final.
Z
21 Novembro, 2022 at 10:05
Pois há!
Então não devias consumir nada de Portugal. Principalmente futebol!
21 Novembro, 2022 at 10:43
Acredita que consumo cada vez menos… Ao contrário de ti que papas qq merda que te põe à frente.
Z
21 Novembro, 2022 at 10:49
Papa tudo, tão parecido com a Joana …
Olha se mencionar qualquer coisa sobre o clube dos corruptos de Carnide então aí engole sem mastigar …
Depois, como quadrúpede ruminante que é, vem para aqui regurgitar … Depois torna a engolir…
21 Novembro, 2022 at 14:01
O Miguel ainda dá uma no cravo e outra na ferradura. Ainda não é dos puros.
21 Novembro, 2022 at 14:15
Como bom relogio parado acertas duas vezes ao dia.
Isso é de facto uma especialidade do Miguel, mas isso acontece porque ele tem uma ou mais opiniões sobre tudo e todos 🙂
Z
21 Novembro, 2022 at 9:10
Eu foi o Mundial de 70 no México!
O Roberto Rivelino ficou como um dos meus ídolos de infância
21 Novembro, 2022 at 10:03
Era também o ídolo do meu pai.
O meu, para “chatear” era o Zico (Fluminense Vs Zico) 🙂
21 Novembro, 2022 at 10:07
Fluminense vs Flamengo, assim é que é 🙂
Embora Rivelino também tenha brilhado no Corínthians!
21 Novembro, 2022 at 9:21
Argentina 1978
Mario Kempes
21 Novembro, 2022 at 9:28
Espanha 1982
Zico, Sócrates, Falcão e Paolo Rossi
21 Novembro, 2022 at 9:30
México 1986
Maradona e Negrete (grande golo)
21 Novembro, 2022 at 9:36
Euro 84!
É a minha primeira memória de Seleções!
21 Novembro, 2022 at 9:55
Platini e Chalana
21 Novembro, 2022 at 9:18
«Até à data, 67 jogadores formados no Sporting chegaram à equipa A [principal]. Desses 67, 22 chegaram lá nos últimos quatro anos
Alguém consegue dizer os nomes dos 22 jogadores que chegaram à equipa principal nos últimos 4 anos?
Que eu me lembre em 5 anos de Varandas, os únicos que se afirmaram na equipa foi Inácio e Nuno Mendes. Chegar à equipa principal é fazer 10 Min numa época?
Entre Putin e Varandas tenho dificuldade em escolher o mais hipócrita, o mais tirano, o mais mentiroso e o que faz mais propaganda enganosa. Dariam certamente bons amigos.
21 Novembro, 2022 at 10:06
Dos comentários mais infelizes dos últimos tempos….e olha que tem havido bastante disparate por aí.
21 Novembro, 2022 at 10:36
De comentários infelizes …. Tu, e as tuas ‘amigas’ têm a fatia de leão …
Mas nem dá para comparar …
21 Novembro, 2022 at 10:17
“Chegar à equipa principal é fazer 10 Min numa época”
Pura propaganda!
Os que irão criticar o teu comentário não acrescentarão o nome dos tais 22 jogadores com vergonha, quase aposto.
Mas deixo aqui a amostra na era Amorim até a fase do jogo em Marselha onde a aposta acontece para preservar os titulares de uma possível goleada.
https://pbs.twimg.com/media/FfVkWuoXEAMg6ry?format=jpg&name=small
E aqui ainda consideram Matheus Nunes como formação…
21 Novembro, 2022 at 10:29
Mas quem é que metias a jogar mais tempo?
Não é só dizer que são poucos – óbvio que são! Quem é que devia estar lá e não está?
No plantel tens vários jovens.
Jogam os que o treinador acha que devem jogar, olha que caralho! É assim em todo o lado.
No Porto, o Diogo Costa, o João Mário, o Vitinha, o Fábio Vieira, por exemplo, estiveram a treinar 2 épocas na equipa principal sem jogarem grande coisa. Ou isso não interessa? Foram lançados a titulares quando o Conceição achou bem. Não quando o “JHC portista”, ou o “Rodrigo portista” achou que deviam ter sido. E o resultado está à vista…
21 Novembro, 2022 at 10:40
Mas estás a falar do Benfica e do Porto porque razão?
São eles que estãoa a fazer propaganda com uma formação que não se vê?
Eu não acho nada! Estão a jogar os que o treinador acha que devem jogar e os putos só calçam se não houver lesionados.
Quantos entraram quando estavamos a ganhar 3-0 ao Guimarães e com mais um jogador?
É disso que estamos a falar.
Não é se estão prontos, se o modelo é bom, se devem jogar por decreto. É da falácia no lançamento de jovens na equipa A, na cenoura que querem que os Spotinguistas comam!
21 Novembro, 2022 at 10:45
Não consegue atingir …
E, falando de cenouras e demais hortaliças, agora em breve virá aí a CUrgete (king size), como o Malcolm referiu há uns dias atrás, relativamente ao ReC… Algo que irá encher o olho a muitos ‘ingenuos’ …
21 Novembro, 2022 at 11:45
Obrigado JHC… That’s exactly the point.
21 Novembro, 2022 at 13:17
😉
21 Novembro, 2022 at 11:55
É o Conceição que é o exemplo?
O Vitinha é ótimo exemplo…
Tu dizes que foi muito bem trabalhado e tal..
Eu digo que o Ceição perdeu 2 anos claramente e que pior, só não perde o jogador porque o Wolves foi idiota. O Vitinha à 2 anos só precisava de tempo e espaço. Podia ter tido tranquilamente 2 ou 3 anos de Vitinha e de uma equipa a jogar o dobro do que aquele porco jogava. E no entanto…Sergio Oliveira e Herrera até ao tutano.
Para nem ir ao Fábio Vieira que ainda foi pior. Marega e Tiquinho…Jesus….
O Ceição não é, de todo, um treinador formador e que goste de meter e de trabalhar os putos…nem nada que se pareça…
Isto não é um defeito. É uma característica. O Conceição trabalha um puto como outro qualquer. Nada contra. Não é um treinador que vai pensar no plantel como eu quero que um treinador do Sporting pense e que maximiza os recursos financeiros que tem disponíveis.
21 Novembro, 2022 at 13:20
Subscrevo!
“só não perde o jogador porque o Wolves foi idiota”
Mesmo!
21 Novembro, 2022 at 10:23
Rodrigo, se o Sporting lhes dá oportunidade de jogar na equipa principal, isso já é positivo. Depois é com eles, que têm de mostrar capacidade, talento e qualidade para serem opção regularmente, como foram os casos do Inácio, do Matheus Nunes e do Nuno Mendes.
Ou tu queres que o Nazinho jogue sempre por decreto, para tu, e outros como tu, ficarem felizes e não poderem “bater” no Varandas?
Põe os olhos no FF, que está carregado de jogadoras da formação, e tem tido tão bons resultados… Daquelas jovens todas que estão lá nos últimos 3/4 anos, e são cada vez mais, aproveitas 2 de qualidade, até agora: a Andreia Jacinto e a Alicia Correia. O resto é entulho sem qualquer qualidade para estar num clube que lute pelo campeonato e que esteja presente na WCL.
Mas elas estão lá exactamente porque nós, nem uma coisa, nem outra…
21 Novembro, 2022 at 10:33
Se calhar não percebestes aonde o Rodrigo quer chegar.
Dá-se destaque a chegada de 22 jogadores a equipa A e neste momento só tens Inácio, e isso é que é significativo!
Ninguém está a espera de nada, apenas de honestidade e menos cenouras.
https://pbs.twimg.com/media/FfVkWuoXEAMg6ry?format=jpg&name=small
21 Novembro, 2022 at 10:38
Não consegue perceber…
Parece um parafuso sem fim … Escreve, escreve, escreve, mas só consegue é contradizer se …
21 Novembro, 2022 at 10:48
Epá, percebi sim!
Está-se a comentar uma declaração do Varandas. Querias que fosse uma boa declaração? Esperavas isso?
É uma merda à Varandas.
Mas depois os vossos comentários nivelam-se por isso. São como os do Varandas… Merdas sem sentido só para sustentar a vossa posição – que é exactamente o que o Varandas faz.
De qualquer maneira é como eu disse. Os jogadores têm de convencer o treinador. Não têm de jogar por decreto. Não há aqui quotas para preencher – no 11, 4 têm de ser da formação! Isso não existe!
Joga quem o treinador quer que jogue.
E o Amorim deu oportunidade a muito miúdo – que, na minha opinião, depois mostrou que não tinha a qualidade necessária!
E, volto a dizer, mete os olhos no que se está a fazer no FF, onde retiraram grande parte das boas jogadoras e hoje as miúdas da formação jogam porque não há mais ninguém para jogar. E os resultados estão à vista… Mas, mesmo assim, a vossa conversa é esta! Obviamente que só para poderem bater – outra vez – no Varandas!
Se vocês criticam o Varandas pela pouca utilização da formação no FM, então tinham de estar aqui também a elogiar o mesmo Varandas pela enorme utilização da formação no FF. E fazem isso? Não! Porque o que vocês querem é bater no Varandas, não é serem justos.
21 Novembro, 2022 at 11:05
O Futebol Feminino é uma história diferente.
Estás num país em que a estrutura física das mulheres não é comparável com a de outros paises. Não consegues transformar petingas em robalos.
São pouquíssimas as jogadoras portuguesas com capacidade física para competir ao mais alto nível. Então formas aquilo que tens de matéria prima. O problema está em não investir naquilo em que estás mais fraco.
Se uma equipa eucalipto como o Benfica resolve ir buscar às equipas portuguesas as jogadoras mais dotadas fisicamente e tecnicamente, e nós não o fazemos, chegará uma altura em que a Neto, a Borges e a Diana já não serão suficientes para ganhar ao Fofó…
21 Novembro, 2022 at 16:02
Não concordo contigo!
A estrutura física das espanholas é similar e são mais competitivas, são mais intensas, são mais velozes.
No atletismo tens mulheres velozes e tens atletas com bom físico para o que praticam.
Estamos muito longe de ser esses coitadinhos que se pode depreender das tuas palavras.
O Mundial de Sub17 foi há um mês e eu não vi lá gordinhas a jogar. Nas Sub17 e Sub19 portuguesas tens várias gordinhas.
É óbvio que as mulheres têm uma componente física inferior aos homens – sempre foi assim e sempre será assim. Tal como é óbvio que as latinas têm menor componente física que as nórdicas, por exemplo. Mas nada disso é colocado em causa pelo que digo porque eu refiro-me especificamente à condição física deprimente que TODAS têm e estou farto de dizer que isso é do treino. Basta dizer que na formação masculina não vês gordinhos.
A Bravo tens bons pés. Falta-lhe capacidade física, falta-lhe velocidade, falta-lhe remate, falta-lhe saber cabecear uma bola em condições… que são tudo coisas que dependem do treino. Não chega só ter bons pés. Nem sequer estou a falar de nem ter 1,70m… Pode perfeitamente não ter e ser uma boa jogadora, ainda que se tivesse isso lhe facilitasse a vida.
Vocês analisam tudo como se fosse estanque, e não é. Há muita coisa envolvida para se ter sucesso desportivo, e no futebol, cada vez mais, quanto mais valências boas, melhor!
Por exemplo, tu desenvolves a velocidade na formação. Se acabas a formação sem velocidade, é “mil vezes” mais complicado depois ganhares essa velocidade. E isto serve para o físico, o remate, etc.
Metes as miúdas a dar 13-0 ao Rio Tinto e ficam a achar que são o máximo, quando o nível que se quer é 100 vezes acima do Rio Tinto e o Rio Tinto não serve para porra de avaliação nenhuma.
Enfim, isto dava horas de conversa…
21 Novembro, 2022 at 11:14
Lá estás tu a fazer uma granda confusão com tudo…
Ninguém quer fazer do FM FF nem vice versa. Nem tem comparação possivel, não sei porque insistes em comparar o incomparável. Mundos diferentes, realidades diferentes, lógicas diferentes, patamares diferentes…é comprar o cu com as calças.
Eu olho para as contratações deste ano como o Artur, como o Rochinha, como o Sotiris….
E pergunto-me. É isto que o Sporting precisa? Ou faria muito mais sentido ter putos aqui e com o dinheiro destes todos junto, contratar um médio que viesse para ser titular e depois fazer plantel com o Essugo e com o M. Fernandes? Para mim, sim.
É por isso que não gosto da politica do JJ de contratações.
É por isso que fico desgostoso com o mercado este ano…
Nota como não estou a falar de Vinagres ou Trincão, que era mais fácil. Mas isso são contratações falhadas ou que estão a correr mal. Esses o que devia ter vindo era outros. Não era meter putos.
Não é isso…são os jogadores medianos para fazer plantel. Isso é que eu acho que deviam ser putos.
E os lampiões também não são exemplo para ninguém. Contratam ao camião. Mas se quem contrata ao camião tem mais putos que nós…algo de muito errado estamos a fazer. E eles também, mas com o mal deles vivo bem…
21 Novembro, 2022 at 11:37
“E pergunto-me. É isto que o Sporting precisa? Ou faria muito mais sentido ter putos aqui e com o dinheiro destes todos junto, contratar um médio que viesse para ser titular e depois fazer plantel com o Essugo e com o M. Fernandes? Para mim, sim. ” – É isto… e associado ás ditas “contratações falhadas” e CARAS (acrescento eu), hipotecámos o nosso futuro. Ficámos sem margem de manobra.
E isto foi um péssimo trabalho da direção, da “estrutura” e obviamente do treinador!
Z
21 Novembro, 2022 at 11:39
Por isso não me venham com merdas do amorim isto, e o amorim aquilo. O amorim é peça integral desta merda toda! E obviamente não tem lugar num Sporting com uma direcção competente, que aliás se o forem verão isto com toda a clareza.
Z
21 Novembro, 2022 at 11:46
O Amorim, como qualquer treinador, procura os melhores.
Se não lhe dão um rumo claro e não há uma estratégia do clube, o Amorim vai tentar jogadores mais experientes, com mais traquejo e tentar aumentar ao máximo a base de recrutamento para escolher os melhores.
Eu imputo ao Amorim mas é por ausência de uma direção acima dele. Porque isto é muito mais estratégia de clube do que de treinador…
21 Novembro, 2022 at 14:16
O amorim procura os melhores!?
Morri!
Z
21 Novembro, 2022 at 14:19
Claro.
De certeza que o Amorim não joga com os que ele acha piores.
Ele procura os que ele acha melhores para o jogo. Não tenho duvidas disso…
Não concordo com ele sobre quem são os melhores…mas isso é outra coisa…
21 Novembro, 2022 at 14:34
O amorim é casmurro e não dá o braço a torcer nas suas preferencias e “apostas” ridiculas. Está mais do que provado, e nem é preciso falar do caso mais evidente, o Slimani.
Está a levar o Sporting ao buraco e estimo bem que se foda também.
Z
21 Novembro, 2022 at 14:39
Que treinador bom é que não é casmurro?
Continuo a não ver o que é que o caso Slimani tem a ver. Nesse caso, por exemplo, eu concordei com o Amorim. A nossa melhor frente de ataque era P. Gonçalves, Sarabia e Edwards…
21 Novembro, 2022 at 15:29
Casmurrice nunca foi uma virtude, nem nunca será!
Um gajo competente casmurro, seria sempre melhor se não fosse casmurro!
21 Novembro, 2022 at 15:30
Dizes isso, porque és um hater de primeira, e só tás bem a criticar.
Devias experimentar a comédia, ouvi dizer que faz bem á alma
21 Novembro, 2022 at 16:13
Confusão fazes tu, que misturas os argumentos…
No FF as jogadoras da formação jogam por decreto, porque não há mais jogadoras – foram embora!
Mas, aqui ninguém pode dizer que o Clube não aposta na formação.
Claro, com jogadoras sem condição para serem competitivas, obviamente a equipa deixa de lutar pelo campeonato e em Novembro está afastada do titulo!
No FM não se joga por decreto, porque o Clube contrata jogadores de fora. Logo, só chega ao plantel quem tem um certo nível, e só joga quem o treinador acha que está em condições de jogar.
É uma POLITICA diferente e oposta ao que se faz no FF.
No entanto, o clube está fora da luta pelo campeonato em Novembro – já estava antes!
Portanto, vocês têm aqui, com a mesma Direcção, 2 realidades opostas e 2 políticas antagónicas.
Se criticam o que se faz no FM, então têm de dizer que a Direcção está bem no FF. Ou então, está mal no FF e está bem no FM… Não pode estar bem nos 2, nem estar mal nos 2… em termos do que falamos, que é da aposta na formação!
21 Novembro, 2022 at 11:55
Obrigado, mais uma vez JHC. O Miguel escolheu ir pelo caminho das justificações e explicações não percebendo o essencial da questão.
MN não é da formação, podem dar as tangas que quiserem, TT foi despachado, Max foi despachado e os outros tais 22 não somam nem 300 min todos juntos. Uma autêntica falácia.
A questão aqui é que tens no Porto, no Benfica e até no Braga uma aposta muito maior na formação em que efectivamente eles jogam e não vês os presidentes a vir para a CS dizer as bacoradas que este anormal diz.
Ter a lata de dizer que 22 jogadores da formação chegaram à equipa principal nos últimos 4 anos é absolutamente desonesto. Mas lá está, querem comer comam, também há quem diga que a Rússia está a desnazificar a Ucrânia e por isso bombardeia alvos civis, destrói centrais eléctricas, estradas e pontes, viola mulheres e abate indescriminadamente civis que enterra em valas comuns, mas é tudo em prol da defesa da Rússia.
21 Novembro, 2022 at 15:45
Percebi perfeitamente, e não concordo com a tua visão, que é toldada por 2 erros básicos:
1) o teu ódio ao Varandas, que te dá muita pouca margem para veres as coisas de forma isenta e sem te focares no que é para ti principal que é malhar no idiota.
2) as coisas não são estanques, antes são uma continuidade de um trabalho que é feito ao longo dos anos – no caso da formação, de muitos anos! Nós não temos bases para ter 3 ou 4 ou 5 jogadores da formação a jogar regularmente na equipa principal.
O resto já disse tudo – é a minha opinião – e, lá está, nem é preciso ir aos outros clubes. Basta ver a gigante diferença entre a aposta na formação no FF e a aposta na formação no FM para se perceber que vocês, perante 2 situações opostas, falam duma para dizer mal e não falam da outra para dizer bem.
Depois, meu caro, o Sporting dá condições aos jovens para jogarem e evoluírem. Se eles as aproveitam ou não não é culpa do Clube. O treinador escolhe quem quiser, porque é o treinador que escolhe a equipa, e faz as substituições, e não o presidente.
O Sporting tem feito o seu papel – para mim é uma das únicas áreas, com o merchandising e os patrocínios, onde a direcção tem feito um trabalho positivo! – e o resto é com os jogadores e o treinador!
Quando se diz “o Sporting aposta na formação” está-se a dizer que há cuidado com o que se faz na formação para que os jovens possam chegar à equipa A. Se depois os jogadores correspondem e se o treinador os aproveita é outro assunto. Uns correspondem e aproveitam as oportunidades, outros não. Como em qualquer profissão!
22 Novembro, 2022 at 0:08
Entre tantos comentários estúpidos, não teria dificuldade em escolher o deste Rodrigo como o ponto máximo da boçalidade.
21 Novembro, 2022 at 9:23
Na taça da liga é por 11 juniores e assim já podemos dizer que este ano chegaram mais 11 da formação à equipa principal.
Entretanto os lampiões e tripeiros jogam com vários da formação no campeonato a titulares, metem juniores na selecção nacional, mas nós é que apostamos na formação.
Só falta dizer também que estão a “desnazificar” o Sporting
21 Novembro, 2022 at 9:33
As tuas afirmações são tão factuais como falsas.
O Porto, nos últimos 4 anos, é o único que tem lançado jovens no plantel de uma forma consistente (mais de 50% de jogos realizados).
O Benfica só lançou Gonçalo Ramos e agora, por sorte e mérito, António Silva, depois de 2/3 anos sem lançar ninguém.
Nós lançámos Nuno Mendes, Tiago Tomás e Inácio.
21 Novembro, 2022 at 10:04
E Matheus Nunes….
21 Novembro, 2022 at 11:21
Matheus Nunes? Da formação?
21 Novembro, 2022 at 10:26
Paulo Bernardo, Florentino Luis, Gedson Fernandes, Henrique Araujo…
21 Novembro, 2022 at 10:35
O Henrique Araújo está a ser lançado agora. Tem menos tempo de utilização que o Nazinho e tem MUITO mais qualidade!
Tenham noção!
O Florentino já foi lançado há 2 ou 3 anos, e andou perdido. Voltou este ano… O Gedson foi lançado há 2 ou 3 anos também e desapareceu – e vocês diziam que era uma merda!
O Paulo Bernardo nem jogador de bola é… Tem lá qualidade para jogar no Benfic@ – coisa que TODOS vocês diziam aqui na Tasca! Foi daqueles casos óbvios em que jogava por decreto para terem jogadores da formação, que é o que parece que vocês querem que aconteça no Sporting!
Vocês querem tornar o FM do Sporting numa espécie de FF do Sporting, que é uma equipa de faz de conta… Não vos chega o deprimente que é ver o FF?
21 Novembro, 2022 at 10:54
Lá estás tu! Ninguém quer tornar nada!
Mas alguém falou do contexto e da qualidade? Henrique Araujo vai tendo uns minutos numa equipa cheia de avançados. E mesmo assim é ver quantos golos já fez pela equipa principal.
E falamos do Benfica que quase sempre secundariza a formação e gasta rodos de dinheiro em estrangeiros.
Porque não dizer que dos 22 jogadores apenas joga 1 para não transformarmos o FM na “miséria” que é o FF como dizes (desculpem-me as leoas, eu não tenho a mesma opinião)? Isso é que seria honesto!
Agora 22 lançados adianta um grosso quando nem sabes se darão jogadores para a equipa principal.
Esse tipo de cenoura é idêntica a que criticávamos quando A Bola fazia capas com a formação do vizinho. Agora comemos e pedimos mais…
21 Novembro, 2022 at 11:04
Mas que jogadoras da formação do FF vão dar realmente jogadoras de nível top em Portugal – e nem falo lá fora?
Ontem o Alavés levou uma cabazada do Barcelona e a Fátima foi suplente – deixei de ver por volta dos 60 minutos e ela ainda não tinha entrado.
Isto dá-te uma ideia do que tens no Sporting, onde a Fátima era titular ao pé coxinho!
Se dos 22, só 1 joga, a culpa é do Sporting?
O Joelson não teve n oportunidades?
O Quaresma não teve n oportunidades?
O Geni não teve n oportunidades?
O Nuno Mendes não agarrou o lugar e foi vendido?
O Matheus Nunes não agarrou o lugar e foi vendido?
O Bragança não joga regularmente?
O Nazinho, que todos dizem que é uma merda, não joga de vez em quando?
Não foi lançado o Lamba, que todos dizem que é fraco?
Mas queres mais o quê?
Que jogador queres que seja lançado e não foi?
Que jogador está pronto a lutar por um lugar com os normais titulares?
21 Novembro, 2022 at 11:17
Se dos 22, só 1 joga, a culpa é do Sporting?
Não, a culpa é do Benfica que os formou e do Schmith que prefere sempre os mesmos que se arrastam em campo…
21 Novembro, 2022 at 11:08
Já agora, qual é a tua opinião sobre o FF que não é igual à minha?
Que jogadoras, da formação, são boas jogadoras, para ti?
21 Novembro, 2022 at 11:18
Já dei aminha opinião sobre o assunto mais acima.
Mas o FF não é para aqui chamado. São 2 realidades distintas. Inclusive na cabeça desta direcção.
21 Novembro, 2022 at 11:59
O JHC deu exemplos, estamos a falar dos últimos 4 anos ou não estamos?
Querem uma porra duma lista dos jogadores lançados efectivamente nas equipas principais do Porto e do Benfica, epá querem comer palha comam à vontade, ainda há muito espaço na manjedoura
21 Novembro, 2022 at 16:24
Os jogadores lançados nos últimos 4 anos são fruto de 10 anos de trabalho, que tu não tens! E é isso que tu não percebes…
Em 18/19, no inicio da época, tinhas 26/27 jogadores em cada plantel dos Sub19 e Sub23 – mais de 50 jogadores – dos quais aproveitaste o Bragança – UM!!!!!
Foi daqui que se partiu!
Em 18/19, o Joelson, o Inácio, o TT, o Bruno Tavares, o Quaresma, o Nuno Mendes jogavam nos Sub17.
Em 19/20 foram jogar 6 meses para os Sub23 e nos 6 meses seguintes estavam a ser lançados na equipa principal. Só o Bruno Tavares não teve grandes oportunidades e todos sabemos porquê! Os outros tiveram e em 20/21 pertenciam todos ao plantel principal.
Isto não é apostar na formação?
O Nuno Mendes foi vendido.
O TT está a jogar na 1ª Liga alemã.
O Joelson foi um flop na Suíça.
O Quaresma não teve êxito no Tondela.
O Bruno Tavares eclipsou-se!
O Inácio está no plantel e é, normalmente, um dos titulares.
Isto é a vida.
Lá virá nova remessa…
Na seleção de Sub20, em 20 ou 22, 11 são do Sporting!
É dar tempo…
21 Novembro, 2022 at 16:29
E basta ver como jogavam as nossas equipas sub-15 e sub-17 no ano passado.
Uma maravilha!!!
Este ano a sub-19 que vai á Youth League é bastante promissora tb.
Empataram 2 jogos apenas e até mereceram ganhar esses jogos.
Eu acho que em relativamente pouco tempo iremos colher este bom trabalho. Talvez apenas não já…
21 Novembro, 2022 at 10:40
Diogo Gonçalves… Nuno Tavares …
21 Novembro, 2022 at 10:43
Há muitos na rampa de lançamento. Muitos daqueles que ganharam a Youth League.
E numa equipa que tem milhões para gastar em contratações.
21 Novembro, 2022 at 10:49
No Benfica, dos que ganharam no ano passado, a Youth League, só 1 foi aposta este ano. O resto anda quase tudo na B….
Os que serão aposta no Sporting, ainda andam na youth league este ano e precisam de mais algum tempo para ser aposta.
O Joelson, Quaresma, Bruno Tavares, Pedro Marques, etc etc que mostravam há alguns anos atrás algum potencial, e que deveriam ser aposta agora, nao mostraram a qualidade suficiente para o Sporting
21 Novembro, 2022 at 10:55
Exacto! 🙂
“Muitos dos que ganharam a Youth League”!
Aliás, como no Porto!
E nós?
Ganhámos a Youth League?
Tivemos alguma equipa a fazer prestações assim, e com aquela qualidade?
Parece-me que não…
E talvez isso explique alguma coisa…
O Amorim meteu o Lamba no outro dia – mais uma estreia – e 100% dos comentários foram que o Lamba não tem qualidade para a equipa principal. Não houve UM comentários a dizer que o gajo ia ser um bom central e que ainda bem que apostavam nele…
Esta é a realidade.
O resto é a vossa conversa à Varandas, que só serve para vos dar razão e mais nada!
21 Novembro, 2022 at 12:59
Mas se nao tem qualidade para que vem o merdas do varandas com a treta de estrear 22!!
E como eu dizer que tenho toneladas de macas, mas depois estao todas podres…
21 Novembro, 2022 at 13:16
Se calhar com esse desenho ele já percebe…
21 Novembro, 2022 at 16:28
Epá, o Varandas pinta o quadro assim, porque é o que o faz ficar bem. Queres que te diga o quê, caralho?
Então tu não sabes tão bem quanto eu o que é o Varandas? O Varandas hoje só engana os tontinhos. Está à vista de todos nestes 5 anos o que é o Varandas. Ainda se espantam com estas tiradas dele?
E ficam a bater nessa tecla para quê?
Uma coisa é o que o Varandas fala, outra é a realidade. Coincidem uma vez ou outra, por mera coincidência!
21 Novembro, 2022 at 10:46
A afirmação desses jogadores na equipa principal (daqueles que se afirmaram…) já foi em idade de uns 20 e poucos anos depois de terem realizado vários jogos (e épocas) em equipa seniores (incluindo a equipa B).
Os jogadores do Sporting a serem lançados são na maioria sub-19 e ainda precisam de jogar mais em outros patamares antes de serem lançados.
21 Novembro, 2022 at 11:02
O Benfica? No 11 tem mais formados lá que nós…
Nós temos o Inácio.
Eles têm Gonçalo Ramos, Florentino e António Silva.
Mesmo a suplentes, nós temos…o Esgaio…e vá…o Nazinho….tem mais de 100 minutos…
Eles têm o Henrique Araújo e Diogo Gonçalves.
Lançados por eles como nós lançámos o TT então…
Ferro, Gedson, R. Dias, Nuno Tavares, Tomás Tavares…
Nós temos…
Bragança, TT, Quaresma (e é por causa do meio ano do Amorim quando chegou…)… e não me lembro de mais ninguém. O resto é aparições à ninja. Entram depressa, saem ainda mais depressa.
O Amorim parecia que ia ser o treinador. O gajo que ia fazer da Academia a base da equipa e que ia só gastar em mais valias…jogadores caros mas que fossem mesmo titulares de caras e tal. Para fazer plantel, academia. Só que não……
21 Novembro, 2022 at 11:14
Duas frases de Varandas que dizem muito:
“Vencer, não é uma obrigação”
“Vender é uma obrigação”
A formação neste momento é olhada mais como mercadoria do que como alternativa para o plantel principal.
Chegam o Fatawu, o Talongo e o Sotiris, jovens, para lugares em que costumamos ser fortes na formação, e os nossos ficam a espera mais 2 anos até estarem no ponto…
21 Novembro, 2022 at 11:16
Porque a geração que seria agora aposta não deu para mais…. Talvez o TT seja o único que merecia ter sido chamado á equipa A, todos os outros…
Tomas Silva, Nuno Moreira, Miguel Luis, Ronaldo Tavares, Pedro Marques, Pedo Mendes, Mitrovski, Diogo Brás, Bernardo Sousa, Bruno Paz, Gonçalo Costa….
A geração que será aposta efectiva no Sporting têm 17/18 anos e nestas idades só são apostas em equipas grandes, os verdadeiros fenómenos.
Os outros todos, que serão “apenas” bons jogadores, precisam de mais rodagem….
21 Novembro, 2022 at 11:20
Isso é verdade e eu aceitaria de bom grado…
Se as alternativas não fossem: Esgaio, Sotiris, Artur, Rochinha ou “matar” os titulares que em Novembro estão completamente de gatas.
Com respeito por eles e por os jogadores que são…no plantel atual do Sporting tenho dificuldade em perceber como é tão dificil os putos serem consistentes e porque é que gastamos tanto dinheiro nestes jogadores…
21 Novembro, 2022 at 11:27
Acho que ainda todos juntos estao 10 MEuros… nao é por ai.
Esgaio flopou, tal como Vinagre antes, vinhams de boas epocas mas os negocios nao resultaram.
Sotiris e Artur ainda agora chegaram e não podem ser considerados de flop´s (para já….). Rochinha não entendi de facto
Se bem que eu acho que se nao é para fazer a diferenca, para gastar uns poucos milhões em um jogador que não será titular, mais vale a pena apostar na formação. Aí estamos de acordo.
Mas a formação tem que estar no ponto. Não é para ir buscar putos de 17/18 anos e lançar logo á equipa A.
21 Novembro, 2022 at 11:37
10M dava para um médio titular na boa.
A questão não é serem flops ou não.
O que eu queria no Sporting era…contratar titulares ou muito perto disso, núcleo duro. Depois é espaço para os putos.
Era isso que eu via no Amorim. Foi o que deixei de ver desde o ano passado e principalmente este ano…
Neste momento a meio campo, para “irem sendo lançados” e para irem “crescendo” temos Tanlongo, Sotiris, Essugo e M. Fernandes. Gajos fiáveis: Morita e Ugarte.
Preferia mil vezes ter: Gajos fiável: Morita, Ugarte e +1. Essugo e M. Fernandes para irem jogando.
Nos avançados o mesmo. Tens Trincão, P. Gonçalves, Edwards. Depois…Fatawu, TT, Jovane…e nem fui aos putos. Para que é que a estes estás a adicionar Rochinha ou Artur. São assim tão melhores para estares a meter aqui recursos? Não me parece…
Eu não concordo com isto. Para mim, se o Sporting quer ser competitivo gastando menos que os outros, nunca pode ir por este caminho. Sempre que foi por este caminho, foi menos competitivo e não mais…
21 Novembro, 2022 at 11:44
E é assim, na minha opinião, que tem de funcionar um clube formador.
Podem dizer-me “mas os putos não têm qualidade, temos de ir fora”. Ok. Discordo, mas ok. Não me venham é misturar isto e depois dizer que somos um clube formador e que apostamos na formação e que queremos ter a formação como base…
Para sermos isto, temos de estar dispostos a ter as “dores de crescimento” deles, e não andar a contratar por cima por serem mais “experientes”…
21 Novembro, 2022 at 16:44
O Rochinha é bom jogador.
Por 2M€ foi uma boa aquisição e só um fundamentalista não percebe isso!
O Arthur é um jogador interessante e não tens ninguém na formação similar a ele que possas considerar lançar já!
O Esgaio concordo contigo!
O Sotiris parece-me interessante. Achei que se pagou mais do que se devia mas é um gajo com potencial e não acho que tenha sido mal contratado. Foi contratado 2 meses depois do que devia ter sido, e isso ele não tem culpa.
Vocês vêem tudo muito no “preto ou branco” e na vida poucas coisas podem ser vistas assim.
21 Novembro, 2022 at 18:12
2 milhões pelo Rochinha só serão bom negócio se tiver aproveitamento. Se não tiver será um Jesé.
Para suplentes temos a formação.
22 Novembro, 2022 at 1:17
A equipa não joga um caralho. É normal que todos os jogadores pareçam maus – levo 45 anos de ver futebol e para perceber isso bastaram-me 10 anos.
Equipa que joga bom futebol parece que todos os jogadores são bons. Equipa que joga mal parece que todos são maus.
O Benfic@ o ano passado jogava uma merda e eram todos maus. Esta época parecem todos jogadores de topo e o melhor exemplo é até um jogador que já foi nosso!
O problema não é a qualidade do Rochinha. É a qualidade do futebol de merda do Sporting, sem velocidade, sem intensidade, sem objectividade, sem criatividade, com uma dificuldade atroz em meter um golo!
Eu sigo o Rochinha desde o tempo do Boavista e sempre achei que tinha qualidade para vir para o Sporting. Reconheço que está abaixo do esperado, mas o Porro também, o Coates também, o Reis também, o Ugarte também, o Pote também, o Paulinho também…
O único que não está abaixo é o Nuno Santos! E o Edwards e o Morita a espaços. O resto, tudo abaixo, pelo que é normal que o Rochinha esteja também. Até o Adán está abaixo do normal…
21 Novembro, 2022 at 16:33
Obviamente!
Basta ver que dos 26/27 que iniciaram o plantel Sub19 em 18/19, e dos 26/27 que iniciaram o plantel Sub23 em 18/19, aproveitaste 1! UM!
O Bragança. Um gajo que de 20/21 para cá, quando passou a estar no plantel principal, 2,5 anos, nem se afirmou como titular!
O pessoal esquece que se partiu daqui…
21 Novembro, 2022 at 18:38
Tu não aproveitastes nada a exceção de Gonçalo Inácio e Nuno Mendes, mas também não fizemos por isso.
“A geração de 99 que encanta Peseiro”
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/23-ago-2018/a-geracao-de-99-que-encanta-jose-peseiro-e-o-sporting-9721925.html#:~:text=Mas%20o%20que%20tem%20de,chamada%20%22gera%C3%A7%C3%A3o%20de%2099%22.
É o que é. Uma das melhores gerações de sempre como diziam, e como disseram logo a seguir da geração de Nuno Mnedes e Gonçalo Inácio.
Da geração de 99 uns “fugiram” para o Monaco, outro para a Lazio, um foi vendido por 12M ao Valência, outro para o Granada por 5M, um lesionou-se na pré-época mas Amorim conta com ele(diz-se), outro não queria renovar mas renovou e agora também está lesionado, e outro “rescindiu” para o Lille e foi considerado só o melhor jogador do campeonato italiano da última época (será que deu jogador sem o processo de crescimento do Cal?).
É o que é. Ninguém pode garantir que o Afonso Moreira será melhor que o Diogo Brás, ou que o Rodrigo Ribeiro será melhor que o Pedro Marques. Só o tempo (e a aposta) dirá.
Mas de uma coisa tenho certeza, se Rochinhas e Sotiris forem sempre os preferidos quando os titulares estão condicionados, nem em 2030…
21 Novembro, 2022 at 18:47
“… encanto o Peseiro…”
Não é o gajo que não quis o Domingos Duarte, o Demiral…
O Peseiro?
Epá, vai cavar batatas…
O facto é só um: quase 60 jogadores nos planteis que iniciaram 18/19 nos Sub19 e Sub23, e só conseguiste aproveitar 1. Um!
E não fosse alguns putos terem sido estúpidos, tinhas aproveitado 3 (três) – contando com os 2 fdp que não quiseram renovar e tiveram de sair em Janeiro para se fazer algum com eles!
21 Novembro, 2022 at 18:49
Tinhas, quer dizer, podias ter aproveitado, no máximo, 3… Nem há a certeza disso, ainda que eu ache que tinham ambos qualidades, principalmente o Djaló!
21 Novembro, 2022 at 19:02
O problema é meu de certeza, que não me faço entender.
Deixa lá 🙂
21 Novembro, 2022 at 19:33
É tão fácil de perceber…. Só o teu ressabiamento é que te faz insistir neste argumento.
Basta ver que o Demiral e o Domingos Duarte tiveram juntos 1 minuto de jogo de equipa A e já com idades próximas dos 20s e só o Quaresma com 18 anos teve muito mais tempo de jogo
É essa diferença… Agora são lançados na equipa principal, antes até o Petrovic e o Palhinha eram adaptados a central e nem para os jogos contra o Oleiros contavam
21 Novembro, 2022 at 20:18
Tinhamos só a melhor dupla de centrais de Portugal nessa altura! Mas não serve de desculpa para não ter havido aposta nos mais jovens nessas posições, já que Podence, Gelson, Matheus Pereira já faziam parte do plantel e Rafael Leão já terinava com a A.
Fui dos que criticou Sousa Cintra por empandeirar Demiral que acompanhava desde os juniores e não tinha dúvidas que chegaria ao topo.
Mas se formos a ver há aqui alguns tasqueiros que deveriam lamber o chão que Peseiro pisa. Os 2 primeiros titulos da era Varandas foram conquistados pelo plantel formado por JJ (que não quis Domingos Duarte) e Peseiro/Cintra (que empandeirou Demiral).
O contributo de Varandas nestes títulos foi o careca do projeto que quando assumiu a 100% ajudou a contratar mais uma quantidade de pinos que consumiram mais algumas dezenas de milhões da pesada herança…
22 Novembro, 2022 at 1:09
JHC, não sei se o problema é teu…
O facto é que partiste do ponto que disse ali em cima.
Pega nisso e diz o que fazias melhor, sabendo que foi o marreta do Cintra que preparou a época 18/19 e que o Varandas só mexeu na formação na preparação da época seguinte, 19/20!
21 Novembro, 2022 at 10:59
Rui Santos disse ontem que a melhor solução para CR7 era vir para Portugal jogar no Benfica pois jogaria na Chmpions e ajudaria a dar visibilidade à liga portuguesa e por isso a liga deveria ajudar a que isso fosse possivel pois era do seu interesse
21 Novembro, 2022 at 11:15
Esse lambe passeios há uns anos atrás, muitos, levou no focinho num parque de estacionamento…
Como o tempo passa, e têm os bolsos cheios, já não se deve recordar …
21 Novembro, 2022 at 13:00
Bater no Rui Santos está ao nível de bater numa velha.
21 Novembro, 2022 at 17:43
Subscrevo!
21 Novembro, 2022 at 16:00
É dos cenários mais óbvios no pós Mundial. Ele vai estar com uma cotação enorme em Portugal, mesmo que jogue menos bem, e o Sporting não lhe pega e bem, … Espero que ele não faça isso á mãe mas não encontro mais nenhum racional para não ir para o Benfica.
21 Novembro, 2022 at 11:20
Por falar em vergonha, já alguém atestou com gasolina ou gasóleoda vergonha, esta semana?
21 Novembro, 2022 at 12:09
Que se passou? Não era suposto os combustíveis descerem esta semana?
21 Novembro, 2022 at 12:48
Era uma alusão ao facto de ser o óleo que paga o “Mundial da vergonha”. Mas isso ninguém quer saber porque nos toca a todos.
21 Novembro, 2022 at 15:12
Pois é… mas podiamos tentar evitar ao máximo e se calhar não andávmos tão á rasca… Mesnos gasolina, menos plástico, menos mundias de merda 😉
Z
21 Novembro, 2022 at 13:46
Isto já é tão desequilibrado. Porque querem fazer mundiais com 48 equipas. Não faz sentido nenhum!
Será que em termos financeiros vai ser tão mais rentável?
21 Novembro, 2022 at 16:04
Aquele momento em que os países baixos vão de Van Nisteltooy e Van Persie para Bergwijn e Vincent Janssen…
21 Novembro, 2022 at 16:12
O Senegal vai ganhar isto ….
21 Novembro, 2022 at 16:41
Se o Van Gaal quiser fazer alguma coisa de jeito, tem de jogar em 433 com Dumfries, Timber, Van Dijk, Blind, Jong, Roon, Koopmeiners, Gakpo, Simons e Depay…
21 Novembro, 2022 at 17:06
Joga com 5 defesas contra uma equipa que pretende ter bola
21 Novembro, 2022 at 17:33
Holanda joga pouco e tem uma selecção um bocado para o fraco… Pensei que estivessem num nível superior!
21 Novembro, 2022 at 16:44
O João Mário está a apitar o Senegal-Holanda… 😀 😀 😀
21 Novembro, 2022 at 17:46
Golo à ponta de lança e Holanda na frente a 5 minutos dos 90. Um bocado injusto o Senegal ficar a perder…
21 Novembro, 2022 at 18:00
2-0 na ultima jogada da partida…
Um bocado injusto mas o Senegal depois de estar a perder nunca conseguiu jogar à bola.
21 Novembro, 2022 at 17:47
Que injustiça…. o Senegal estava melhor no jogo!!!
21 Novembro, 2022 at 18:04
Países Baixos jogaram à italiana
Quem diria
21 Novembro, 2022 at 20:26
Grande CR7!
https://twitter.com/piersmorgan/status/1594649470725128194
21 Novembro, 2022 at 21:08
Não vi o jogo da Inglaterra.
Este Gales-USA foi interessante ainda que não fosse um futebol bom. Boa intensidade – na 1ª parte dos USA e na 2ª de Gales – mas um futebol um bocado para o trapalhão.
Resultado parece-me justo e aceitável.
21 Novembro, 2022 at 22:19
A aposta na formação é sim senhor obrigatório fazer-se, mas não deverá ser obrigatório todos os anos puxar-se dois ou três pro plantel dos AA.
Quem tiver qualidade deverá subir, quem não tiver não vai.
Num ano poderão subir 3 ou 4, e noutro ou noutros anos poderão subir zero.
A obrigatoriedade só existe para não ficarem esquecidos os que começam a despontar, agora virem todos os anos, só porque sim, não, está mal.
Como em tudo, há anos bons e anos maus nas formações.
21 Novembro, 2022 at 22:25
Não percebo como “há anos maus” na formação do Sporting Clube de Portugal (ou de algum dos outros grandes). Eles recrutam tudo o que é puto que joga bem desde os 9 anos e chegam aos 18 com lacunas graves?
Não acho isto minimamente aceitável. Podem falhar 1 ou 2 mas esses serem os acertos não é possível. Ou então vão-me convencer que em Portugal só nascem 7 ou 8 crianças que “sabem jogar à bola” por ano?
Eu sei que ser jogador está longe de “ser bom a jogar à bola”, mas acho que percebe-se a ideia.
22 Novembro, 2022 at 1:00
Não concordo nada com essa visão das coisas.
Num ano, num país como Portugal, tens 3 ou 4 jogadores melhores para aproveitar, num máximo expectável, que pode nem acontecer – porque há muitos factores e por vezes a qualidade e o talento estão lá, nesses 3 ou 4, mas outras coisas impedem-nos de ter sucesso.
Tens 3 clubes grandes a recrutar no país todo, e tens mais o Braga, mais o Guimarães, e ainda tens clubes lá fora que já vêm buscar jogadores jovens.
Depois tens lesões, que podem impedir o normal desenvolvimento dos jogadores.
Se a coisa fosse assim como dizes, por exemplo, as equipas que ganharam a Youth League no Porto e no Benfic@ eram TODAS aproveitadas pelos respectivos clubes, e é fácil perceber que não foram, nem são NUNCA!
A equipa do Sporting que disputou a final da Next Generation, que era uma equipa muito boa, também não foi toda aproveitada.
O Paim que diziam que era melhor que o Ronaldo, não foi aproveitado.
O Bruno Tavares…
O Gonçalo Costa…
O Brás…
O Bernardo Sousa…
O Joelson…
O Quaresma…
E tantos outros… Tudo jogadores que se via muito talento e qualidade naquelas idades – 15, 16, 17 anos…
Lá está o que eu falei de manhã… São muitos parâmetros que fazem um jogador. Não é só isto ou aquilo. Além de toda a parte técnica, que tem vários parametros ela também, tens a parte física, tens a velocidade, tens o compromisso, tens a parte táctica, tens a intensidade, tens a parte mental de conseguires superar a pressão e o falhar aqui e ali, enfim, é tanta coisa que é normal que eles vão ficando pelo caminho.
Não te esqueças que falas para serem jogadores ao nível dos 3 melhores clubes portugueses. Quem lá chega é uma minoria – sempre foi assim!
Se fosse como tu dizes, então depois também era igualmente “fácil” passar para um Liverpool, para um City, para um Bayern… Podia falhar 2 ou 3 mas o resto conseguia, pelo mesmo raciocínio!
E não é assim.
São milhares de pessoas no mundo a jogar à bola. Porque achas que só 400 ou 500 são jogadores de topo nas 50 melhores equipas do mundo?
21 Novembro, 2022 at 22:30
No mundial, pelo que vi até agora tem sido fraquito.
A melhor, foi a Inglaterra, mas também tinha a obrigação, pelo campeonato e jogadores que tem, mas também defrontou uma equipa fraca o Irão.
De resto, nada se tem aproveitado, péssimas tecnica e tacticamente, muito confrontos físicos. Jogadores muito pouco evoluídos. Da Holanda nada me admira porque equipas treinadas por Van Gaal são um zero autêntico, Van Gaal consegue não deixar que as suas equipas tenham criatividade, é um treinador que da pouca liberdade aos jogadores. As melhores equipas ainda não apareceram.
21 Novembro, 2022 at 22:39
Já agora.
Os EUA, surpreenderam-me pela negativa.
Já vi seleções dos EUA, bem melhores que esta, não mostraram nenhuma evolução, ou então, as convocacoes foram mal feitas, selecção sem sentido de jogo a todos os níveis.
Evolução ZERO.
22 Novembro, 2022 at 1:03
Também achei…
21 Novembro, 2022 at 22:47
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2114773/lazio-quer-despachar-luis-maximiano-ja-no-mercado-de-inverno
Isto não é fácil, só realmente os bons singram
22 Novembro, 2022 at 0:10
Sem stress, já tem 2 redes craques na lista para o substituir, um chama-se qualquer coisa Virginia e o outro já brilhou na 3 Divisão italiana, qualquer coisa Israel