Dado estar com algum tempo disponível, decidi investigar jogadores com minutos nas equipas B e sub 23 do Sporting que, não tendo ainda minutos na equipa A do Sporting, tenham possibilidades para tal. Neste sentido, considerei 3 factores: minutos de jogo, idade e internacionalizações. Irei selecionar alguns jogadores, ainda que de forma subjectiva, dos quais farei uma breve descrição (não sou profundo conhecedor dos mesmos, tentarei não inventar muito). Os jogos da Youth League estão excluídos desta análise.

Estão igualmente excluídos desta análises jogadores que já tenham minutos na equipa A do Sporting ou tenham sido entretanto transferidos, a saber: Renato Veiga, Rodrigo Ribeiro, Mateus Fernandes, Fatawu, Marsà, Essugo, Nazinho, Gonçalo Esteves, Joelson, Catena e o João Daniel. Como é óbvio, é neste grupo excluído que estarão alguns dos jogadores provavelmente mais talentosos, mas o objectivo deste pequeno texto é encontrar pistas para jogadores mais na sombra, seja pela idade ou pelas circunstâncias, mas que tenham alguma possibilidade de a curto médio prazo ser hipótese para a equipa A.

Eis a primeira grande tabela com todos os dados, e em seguida tabelas de cada uma das variáveis. Por fim, depois de cada tabela, um pequeno comentário aos jogadores que me parecem ter alguma hipótese de acrescentar mais valia à equipa A a médio prazo.

 

Desta tabela gostaria de destacar os seguintes jogadores:

Callai
Dispensa grandes comentários. Desde 2015/2016 no Sporting, por duas vezes campeão de iniciados, é tido como o guarda redes com maior qualidade da formação do Sporting. Como todos sabem, é aos 18 anos o guarda redes titular da equipa B e o jogador desta análise com mais minutos de jogo. Acho que estamos todos curiosos em ver como reage na equipa A do Sporting, algo que espero aconteça nos próximos 2 anos.

Diogo Travassos
No Sporting desde 2010/2011 (toda a sua carreira nos quadros do Sporting) e com 1 título de iniciados, não é o jogador com maior talento da formação do Sporting mas é, eventualmente, o jogador que mais evoluiu nos últimos dois anos. Não é por acaso que aos 18 anos é o segundo jogador com mais minutos desta análise, e todos eles na equipa B. Com 3 opções para a ala direita do Sporting e tendo o Esteves a mesma idade, não era há partida uma hipótese para a equipa A. Contudo, jogando igualmente à esquerda, tendo evoluído muito na sua capacidade defensiva e cumprindo ofensivamente, não me surpreenderia se fosse opção regular na A antes do Gonçalo Esteves.

João Muniz
No Sporting desde 2019/2020 com um título de iniciados, João Muniz é um central canhoto que dá sinais de estar a evoluir e é, provavelmente, o central desta análise com maior possibilidade de a médio prazo ser opção para a Equipa A do Sporting. Quem viu alguns dos seus jogos na equipa B e nos Sub 23, tem noção que ainda terá de evoluir bastante. Contudo, foi titular e cumpriu os 90 minutos nos últimos 3 jogos da equipa B, claro sinal de que o clube lhe reconhece potencial.

Diogo Pinto
No Sporting desde 2017/2018, com um título de iniciados e um título CONCACAF sub 15, o Diogo Pinto vive na sombra do Diego Callai até por ter a mesma idade. Contudo, não tenho a certeza que a sua carreira vá a ser inferior à do Diego. Tem tido muito trabalho na equipa sub 23 que está a fazer uma época horrível, contudo isso não acontece por sua responsabilidade. Com o seu 1.94 metros, é um guarda que trabalha regularmente com a equipa A e o qual tenho muita curiosidade em ver numa equipa de maior qualidade.

Diogo Abreu
Produto da formação do FCP, foi contratado pelo Sporting no último ano. Apesar de aos 20 anos ainda não ter minutos na equipa A, situação que parece querer dizer que não conta para o Ruben Amorim, é um jogador habitualmente convocado para as selecções jovens e é um médio centro polivalente de inegável qualidade. Com contrato até 2027, parece-me que o seu futuro passará por um empréstimo a curto prazo que será decisivo para perceber o seu percurso no clube.

Samuel Justo
No Sporting desde 2013/2014, com um título de iniciados e capitão da equipa de sub 19 na última época, Samuel Justo é um médio centro de muita qualidade habitualmente convocado para as selecções jovens. Na sombra de outros talentos como o Essugo e o Mateus Fernandes, e apesar do boa época do Renato Veiga entretanto transferido, ganhou inesperadamente a titularidade na equipa B da qual tem sido indiscutível nos últimos jogos. Um “underdog” a acompanhar pois pode surpreender nos próximos anos.

 

 

 

Desta tabela gostaria de destacar os seguintes jogadores:

Afonso Moreira
No Sporting desde 2018/2019, com um título de Juvenis, o Afonso Moreira é o jogador da formação do Sporting que mais me entusiasma. Dotado de uma técnica muito acima da média e de uma capacidade de desequilibrar no um para um que faz lembrar grandes jogadores saídos da formação do Sporting, é um jogador que tem jogado regularmente na equipa B apesar de não ser titular absoluto, que espero sinceramente que a curto prazo tenha minutos na equipa A do Sporting.

Leonardo Barroso
No Sporting desde 2018/2019, com um título de Juvenis, o Leonardo Barroso é um lateral destro, que joga muitas vezes pela esquerda, de inegável qualidade. Dotado de uma capacidade física e técnica muito acima da média, com grande capacidade de aceleração, parece um jogador destinado à equipa A. Com o último jogo em Outubro de 2022, estará neste momento lesionado (especula-se que terá uma fractura de um membro inferior, a informação é escassa). Esperemos todos que isso não limite a sua evolução.

 

 

Desta tabela gostaria de destacar os seguintes jogadores:

David Monteiro
No Sporting desde 2010/2011, com um título de iniciados e uma CONCACAF sub 15, David Monteiro é dos jogadores analisados aquele que tem mais internacionalizações. Defesa direito de muita qualidade, tem alternado entre a equipa B e a sub 23. Jogando numa posição em que existe muita qualidade na formação do Sporting, a sua afirmação dependerá também das opções que o clube tomar, contudo a equipa sub 23 parece curta para um jogador desta qualidade.

Marco Cruz
Contratado ao FCP na última época, vencedor de uma CONCACAF sub 15, Marco Cruz é um jogador esquerdino polivalente que pode actuar como defesa/ala esquerdo ou com médio muito criativo, com boa capacidade de decisão, sendo por isso esta a posição que parece se adequar mais às suas capacidades. Sendo um jogador com toque de bola que não engana, sabem a pouco os 91 minutos que tem de equipa B. Ter um jogador desta qualidade nos sub 23 parece-me uma má opção, acredito que dará a curto prazo um salto para outros patamares.

Lucas Anjos
No Sporting desde 2014/2015, com um título de iniciados e uma CONCACAF sub 15, é um extremo esquerdo de elevada envergadura (1.85m), destro, de muita qualidade. Practicamente sem competir na actual época por lesão (da qual desconheço pormenores e gravidade), tem a sua evolução pendente da resolução desta situação. Espero que tenha minutos no que resta da época e que confirme todo o seu potencial.

Caros Sportinguistas, assim termino esta análise. Alguns discordarão dos comentários aos jogadores escolhidos, outros teriam outras opções: sintam-se à vontade para discordar na caixa de comentários e sugerir outros nomes. Este tipo de análises normalmente revela-se pouco certa quando reavaliada passados uns anos, esperemos que neste caso um elevado número possa contribuir para o sucesso do nosso clube. Um abraço a todos!

 

ESTE TEXTO É DA AUTORIA DE… Abelixander 
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]