Adán enterrou (outra vez), Coates salvou (outra vez), e o Sporting pouco jogou (outra vez), frente a um Midtjylland que fez aquilo que praticamente todas as equipas parecem conseguir fazer: anular o esgotado desenho táctico dos Leões. Fica tudo em aberto para a segunda mão, na Dinamarca, e fica a pergunta: será que todos estão a ver o que se passa, menos quem devia ver?
O título desta crónica é o título que tinha escolhido para a crónica do jogo frente ao fcp, em que perdemos 1-2, em Alvalade, dizendo adeus aos dois primeiros lugares do campeonato e colocando em modo raspadinha a possibilidade de chegar ao terceiro, o tal que dá acesso à pré da Champions.
E o título desta crónica é o título que tinha escolhido para a crónica do jogo frente ao fcp, porque estes dois jogos são indissociáveis, até porque as escolhas de Amorim frente aos dragões ficaram mais bem explicadas ontem. O mister geriu o plantel como achou que devia gerir, mas o problema de fundo mantém-se: até pode rodar as peças todas, se o desenho feito pelas mesmas no relvado se mantém, as dinâmicas são exactamente as mesmas e a forma de anulá-las também.
Ora, contra o fcp, o Sporting teve a capacidade de construir oportunidades claras. Trincão, Edwards, Chermiti, todos eles tiveram o golo nas botas, acabando por ser o miúdo a estar em destaque: um remate cortado por um defesa quando ia para a baliza, uma defesa por instinto de Diogo Costa, um golo anulado por fora de jogo, um golo em cima do apito final. Ontem, Chermitti ficou no banco, porque o psicólogo deve ter sugerido que Paulinho precisava jogar para reforçar vá lá saber-se o quê, o mesmo Paulinho que entrou porque sim frente aos azuis e brancos, no domingo, para fazer zero e tornar ainda mais confuso um sistema tático que se arrasta na sua teimosia.
Esgaio também voltou, Nuno Santos idem, sendo que parece que o Sporting só sabe meter a bola no canhoto à espera de um cruzamento a régua e esquadro. Se fosse há 20 anos, por certo que Jardel iria aproveitar um ou dois ou três, mas, agora, a referência na área raramente mostra os dentes, até porque teima em fugir das zonas de finalização dentro da dita, confirmando que é tudo menos um ponta de lança. Amorim esperou demasiados minutos para lançar Chermiti, até porque antes tem que substituir um ou dois centrais, coisa que na sua cabeça vai mudar completamente o filme do jogo. Isto, enquanto Emam Ashour era aposta para mexer com o jogo dos dinamarqueses e torná-los bem mais perigosos no último terço, depois de uma primeira parte onde o Sporting teve muita bola sem saber o que fazer com ela, e uma única grande oportunidade, desperdiçada por Pote.
Adán fez uma grande defesa, depois fez uma grande merda e colocou a bola nos pés de um adversário que, com classe, a meteu lá dentro. E a reacção do Sporting ao golo foi nula, tanto a nível táctico como emocional, e quando Amorim fala desse pormenor, das pernas pesarem 200 quilos e a bola parecer quadrada, devia pensar que também ele parece ter 200 quilos de areia no cérebro e uma visão quadrada do jogo. A leitura que vem fazendo, a partir do banco, chega a ser dolorosa, incapaz de alterar o que quer que seja para tornar a equipa menos previsível (se até os adeptos já sabem o que vai acontecer, imagine-se a facilidade dos treinadores adversários). Troca peça por peça, mantém os três centrais até à exaustão, recusa-se a apostar numa equipa com dois avançados. E quando fala em preparar o futuro, e vemos Pote amarrado ao meio campo com Mateus Fernandes ou Tanlongo no banco, e Essugo perdido vá lá saber-se onde, a darem a possibilidade da equipa se soltar em 3-5-2, por exemplo, mas nada acontece, o que soa é que o discurso de preparar o futuro faz tanto sentido quando a gestão de um Fatawu…
Na antevisão do jogo frente ao fcp, Amorim tinha dito, entre sorrisos, que havia dito aos jogadores que tinham que jogar como se o mundo fosse acabar e ganhar o jogo fosse o remédio para isso não acontecer. O mundo não vai acabar, mas o mundo que Amorim perspectivou, com este desenho táctico, começou a acabar há largos meses. O golo de Coates, a cair do pano, amenizou mais uma noite triste, mas em nada muda este diagnóstico. Resta saber se, enquanto vê tudo a desmoronar à sua volta, o treinador percebe que precisa fazer e mudar algo (homem, até o Guardiola que idolatras acabou de mudar tudo para ganhar ao Arsenal!), ou se coloca a música no máximo e canta, a plenos pulmões, “It’s the end of the world as we know it and I feel fiiiiiiiiiine!”
17 Fevereiro, 2023 at 11:13
Não havendo Off Topic de hoje, deixo aqui este lance, que por acaso é com o Eucalipto, para debate de opiniões…
https://www.abola.pt/nnh/2023-02-16/liga-europa-joao-pinheiro-a-arder-no-juventus-nantes-video/976845
Penálti, ou falta atacante?
17 Fevereiro, 2023 at 11:23
O gajo da Juventus salta mais alto. Não me parece falta. Mas não é claro que a bola toque na mão. Para mim era pontapé de baliza.
17 Fevereiro, 2023 at 11:25
O segundo jogador da Juventus (não o que cabeceia mas o outro) apoia-se claramente no ombro do jogador do Nantes não o deixando subir só depois a bola vai ao braço. Aceita-se a decisão. É o tipo de lance que é discutir o sexo dos anjos.
17 Fevereiro, 2023 at 11:28
Não mudem o assunto, centrem-se no principal!
17 Fevereiro, 2023 at 11:32
Mesmo…
17 Fevereiro, 2023 at 12:03
Falta à tuga com intensidade à tuga. O Brenner salta á bola o defesa salta ao Brenner porque nunca tem hipóteses de disputar a bola. Depois há mão clara segundo as novas regras. No entanto isto é mais que normal no Pinheiro e em qualquer árbitro português, o nosso de ontem muito provavelmente tinha marcado penalti.
17 Fevereiro, 2023 at 15:53
Bart a ser Bart …. A mudar de assunto.
Sorte não termos apanhado com um vídeo do FF.
17 Fevereiro, 2023 at 11:33
Dois factos relativos ao golo dos Dinamarqueses…
Adan falhou. Facto.
O Egípcio quase que podia ir ao meio campo, voltar e depois rematar, antes que alguém do Sporting atacasse a bola.
17 Fevereiro, 2023 at 11:44
Se o egípcio fosse do Sporting dominava aquela bola, parava, olhava à volta, atrasava para o Coates, que ou atrasava para o Adan ou recomeçava a circular pelo Inácio ou pelo Reis. Foi precipitado e impulsivo. Vá lá que teve sorte e a bola entrou.
17 Fevereiro, 2023 at 11:46
Processo ofensivo organizado.
Vocês pensam que o Amorim é treinador sem curso?
Queriam um ataque sem organização, tudo à balda?
Deixem de ser rudes…
17 Fevereiro, 2023 at 12:02
Pah…eu acho que de vez em quando alguma espontaneidade… Mas concordo que é o meu lado rude a falar, que não entende a beleza do futebol “de curso”
17 Fevereiro, 2023 at 13:18
Não tens nível para este Sporting…
17 Fevereiro, 2023 at 11:48
Estamos de volta aos tempos do Godinho. É que só falta vender alguém pra pagar a luz. De resto está cá tudo. Parabéns aos sócios mais inteligentes do mundo e talvez da Europa. Não se preocupem…alguém apanhará os cacos. Ou não.
17 Fevereiro, 2023 at 11:53
Esperemos pelo fim da épocaque sem Champions, (a jogar assim, nem Liga Europa, directa ou no play-off) vai ser do bom e do bonito.
Vender para “necessidades básicas” os poucos que ainda têm algum valor, em saldos porque não sabem mais e ainda receber 50% ou menos porque comprar jogadores às postas foi como o pai espiritual Godinho ensinou.
E preparar a época com um plantel nivelado por Esgaios.
Vai ser de sonho!
17 Fevereiro, 2023 at 11:56
“É que só falta vender alguém pra pagar a luz.”
Hmmmm
17 Fevereiro, 2023 at 11:51
Fui mandando os meus bitaites, mas isto estava á vista de (quase) todos.
Disse -o em 2 momentos da época (o que junto agora o 3º) o que distingue um clube competente, vencedor e profissional do que temos neste clube há décadas:
– 1ª jornada em braga: Depois daquela pré época, empatar aquele jogo daquela forma…um Treinador tinha que ter tomado medidas!! O que vimos?…sorrisos, desculpas e bazófia
– Jogo Marselha em casa: Disse aqui que se eu fosse presidente, Amorim já não era treinador na 2ª parte. O que ele fez naqueles 45 minutos (e escolha do 11) não é aceitável. O que vimos?? Sorrisos, desculpas, estamos a aprender, boa bla…com cereja no topo do bolo as palavras do presidente.
– Eliminação com Varzim: Não bastava ser um clube da 3ª liga, não fizemos um único remate em 90 minutos. É obra!!! O que vimos?? Mais sorrisos, desculpas, bla bla
Agora já é tarde, muito tarde!!
E depois a malta pergunta me” mas tu não vês jogos do teu clube?!”…fdx, sério?
17 Fevereiro, 2023 at 11:52
Continuo à espera que me mostrem o vídeo do Paulinho a virar se pro ataque, começa a correr e leva com a bola na nuca….já estando em fora de jogo.
Foi das melhores merdas que vi na vida. Se isto não vale 20M€…
17 Fevereiro, 2023 at 11:54
22.9M segundo o Zenha.
Foi uma das 4 vezes que tocou na bola o jogo todo.
É uma palhaçada esta merda….
17 Fevereiro, 2023 at 12:58
Mas treina bem!
17 Fevereiro, 2023 at 12:00
Tudo nesse gajo é mau. 5€ tinha sido caro!!!
17 Fevereiro, 2023 at 12:46
Tb vi essa! Gostava de rever…
17 Fevereiro, 2023 at 12:06
Admiro a paciência de alguns para ainda debater tácticas, sistemas e dinâmicas quando o rei vai nu para mais de ano e meio e toda a gente com olhos, noção e mínima percepção do que é o futebol vê o óbvio.
O problema é mais fundo, não há treinador (por muita culpa que tenha, e tem) que resista tanto tempo a um Sportinguezinho de Roquetes, Godinhos e Varandas.
Esta escória é a antítese do que devia ser a gestão de um clube: Incompetência, inaptidão, total desconhecimento das dinâmicas de um clube, total amadorismo e incompreensão do mais básico dos básicos sobre futebol, falta de noção e senso comum às paletes.
Sobra arrogância, petulância, ingenuidade e falta de vergonha na cara.
Esta gente, e quem os apoia, quer lá saber do Sporting caralho. Querem é tacho, aparecer, levar palmadinhas nas costas e bailaricos em rooftop.
2013 foi ali atrás. Dez anos depois estamos igual ou pior: um clube que é um completo aborto social, desportivo e financeiro.
Patrocinado pelos do costume.
E mesmo assim os burros, os espadinhas, os bananas, os comedores de cenoura e restante facilitadores andam há 30 anos a meter esta escumalha no poder.
Bom proveito.
17 Fevereiro, 2023 at 12:07
É triste ao intervalo quando a equipa precisa de mudança olhar para o banco e não ver ninguem, nem um, que possa mexer com o jogo !
Isto está mal desde o principio mas ainda vamos a tempo de fazer coisas bonitas….que é preparar a próxima epoca.
Que tal meter o Pote na frente ? é o unico que ainda poderá fazer golos.
Pote pode perfeitamente ser uma especie de Romário. Po-lo no meio campo é desperdiçar o que ele pode dar ao jogo.
Ugarte e Morita no meio com edwards e nuno santos a extremos
é o melhor que podemos ter com este plantel
17 Fevereiro, 2023 at 12:56
Eu entendo o que dizes, Pereira.
Mas o Romário não falharia aquelas oportunidades de ontem.
Pote finaliza mas não é ponta de lança.
17 Fevereiro, 2023 at 14:00
Morita não serve num sistema a 2.
17 Fevereiro, 2023 at 14:59
Também acho que é limitado, ainda que se esforce.
Num sistema com 2 médios, têm de ser ambos muito rotativos e fortes fisicamente.
17 Fevereiro, 2023 at 15:01
mas é o que há neste plantel…..
17 Fevereiro, 2023 at 15:18
Lá está.
Não podia estar em maior desacordo.
Não quero cavalos para médios. Quero inteligência e velocidade. É muito mais importante do que cavalos.
O que falta ao Sporting a meio campo é isso. Alguém que meta velocidade ao jogo pelo passe e que seja capaz de combinar e criar jogo interior com os da frente…
Na minha opinião.
17 Fevereiro, 2023 at 15:29
Cavalo é o Ugarte, e chega, ele precisa é de ser bem complementado, alguém que faça o que ele não faz. Depois com o Pote na frente e um gajo minimamente decente a PdL a coisa talvez acabe por se fazer, mas muita da nossa lentidão passa pelo meio campo.
17 Fevereiro, 2023 at 15:58
Coisas bonitas ????
:)))
Só uns poetas para me alegrarem o dia.
17 Fevereiro, 2023 at 12:08
Sobre o Sporting, o jogo, o Amorim… a minha opinião mantém-se e não mudou com o jogo de ontem.
O problemas principal está acima do Amorim, não isentando o Amorim do problema que o Sporting tem.
1º, o grande problema é a gestão desta Direcção, que condiciona todo o Clube. Não condiciona só o Futebol – masculino e feminino – mas todas as modalidades do clube. Se pegarmos nos planteis das principais modalidades em 18/19 – Futebol, Futsal, Andebol, Hóquei, Voleibol e Atletismo, em masculino e em feminino – quais são as que melhoraram daí para cá, principalmente, quais as que estão melhores e piores ao fim deste trajecto de 5 anos?
2º, falta, nitidamente, um Director desportivo. Alguém que guie o treinador e ajude a corrigir erros, alguém que se imponha e evite fundamentalismos (tão comuns no Amorim).
3º, falta óbvia qualidade no plantel, que para mim é sobretudo fruto dos primeiros 2 problemas.
Amorim, que continuo a achar o melhor treinador da era Varandas, e, no geral, um treinador com capacidade, não tem conseguido contornar estes 3 problemas e também tem parte da responsabilidade no problema geral – muito porque, no fundo, o “projecto” assenta quase exclusivamente na sua cabeça e quando assim é, ou se é super competente em todas as valias ou é fácil errar aqui e ali. E o Amorim não é super competente em todas as valias, nem podia ser, porque é treinador há 4 ou 5 anos!
Não acho que a 1ª parte ontem tenha sido má. Não foi boa, mas não foi má – as coisas não se resumem a bom e mau! E não foi boa porque faltou esclarecimento no ultimo terço do terreno – esclarecimento esse que, na minha opinião, tem muito a ver com a falta de qualidade que existe na equipa e com o momento menos bom que atravessamos! E aqui refiro-me não só ao momento particular depois da derrota com o Porto, mas da época toda e desta ser a única competição onde ainda podemos ter alguma ambição, e que, ao contrário do que disse o Amorim, se sabe que pode salvar a época. Isto cria uma pressão extra na equipa, num momento de muita falta de confiança, o que potencia esta falta de discernimento!
Para mim, e é a minha opinião, isto é fácil de perceber, até porque basta a equipa sofrer um golo e ficar a perder, que o pouco que existe desaparece. A equipa “sai de campo”!
Se dúvidas houvessem sobre a importância que tem a pré-época – planeamento, vendas e compras, preparação da equipa, trabalhar soluções, etc. – está à vista que uma pré-época desastrosa em grande parte dos itens condiciona toda uma época definitivamente e é (quase) impossível dar a volta a isso – e o Amorim não teve essa capacidade! Com tanta coisa mal, é fácil, na minha opinião, o treinador andar perdido – ainda que ache que o Amorim abusa!
Ontem, mesmo fazendo um jogo fraco, fomos sempre superiores ao adversário – o que, na minha opinião, era expectável. Até ao golo deles, que é, mais uma vez, um claro erro nosso, eles limitaram-se a um remate mais ou menos perigoso que foi bem defendido. Mais nada. O jogo é todo nosso e as oportunidades, que não foram muitas, também. Mas isto era expectável, por isso foi o normal. Tivesse havido melhor discernimento, provavelmente teríamos ido para o intervalo a ganhar.
Entendo as “justificações” que o Amorim deu, depois do jogo. Entendo, mas não concordo com algumas delas. Além disso, nesta fase da época, é frustrante estar a recorrer a este tipo de “justificações” porque faz parte do trabalho dele ter soluções, e é óbvio que não tem.
Claro que tem de se dar mérito aos dinamarqueses, que traziam a lição bem estudada – basta ver como condicionaram imenso o Edwards e como tinham 3 centrais que dominaram completamente a sua área! Sabiam que o problema do Sporting era o terço final do campo e não deram grandes veleidades nesse terreno – daí as poucas oportunidades que tivemos. Mas também porque o Amorim não soube lutar contra isso e faltou-nos sempre mais gente dentro da área que pudesse fazer a diferença.
Eu não acho, de todo, que o problema seja a táctica ou o modelo de jogo.
Acho muito mais, como tenho dito, que são outras coisas, como a qualidade que falta, como haver alternativas que mudem o jogo num determinado momento, tornando o adversário desconfortável, como alguma casmurrice do Amorim, que insiste sempre nas mesmas coisas – o que raio vê ele que o Trincão dá à equipa? Vai fazer com que seja impossível tolerar o gajo!
Estamos a pagar todos os erros que se cometeram na preparação desta época. Infelizmente, é o normal porque a alta competição não perdoa o tipo de erros que cometemos. E isso faz tudo parecer pior do que na realidade é. Temos muito melhor equipa, muito melhores jogadores, que os dinamarqueses, e quase perdemos o jogo por algum mérito deles mas imenso demérito nosso – que tem a ver com toda essa má preparação da época! Temos imensas dificuldades em jogar contra quem se fecha bem. Temos, no plantel, 1 gajo bonzito no 1×1, que é o Edwards, e um bem razoável, que é o Fatawu, e o resto não consegue desbloquear uma jogada num 1×1 – talvez o St. Juste também, pela sua velocidade.
Isto só muda com 5 ou 6 vitórias seguidas, que aumentem a confiança e depois possam dar alguma tranquilidade à equipa. Ontem tinha sido um bom jogo para começar essa sequência…
Não acho, de todo, que a solução passe por tirar de lá o Amorim.
Ito tem de começar por cima. Pela Direcção, e depois pelo invisível Director Técnico! Depois logo se vê se é preciso continuar…
17 Fevereiro, 2023 at 12:27
Evidentemente que uma direcção competente iria perceber em 3 tempos que o amorim é um “palermóide”… A quem se paga a peso de ouro. Convém nunca esquecer isto.
Por isso o rubão teria os dias contados.
Se apressar a saída ajudar a fazer cair a direcção, então que se ponha a milhas já.
Z
17 Fevereiro, 2023 at 16:51
O Amorim não é perfeito, como não é ninguém.
Tu bates muito no Amorim – aqui e ali com razão, claro! Mas o Amorim também está condicionado pela merda de Direcção e por um DD que faz papel de adjunto dele, quando devia ser ele a impor as condições – algumas – ao Amorim.
O Amorim acaba por ser vitima do seu (quase) poder absoluto. O gajo tem 4 anos de experiência de treinador – num contexto muito especifico! Há muita merda que é novidade para ele, que é a 1ª vez com que tem de lidar e que tem de tomar decisões. Ninguém o ajuda na estrutura, e devia haver alguém na estrutura para o ajudar – o Viana é invisível!
Claro que o gajo tem de cometer erros.
Claro que o gajo, sem grande experiência, foca-se no que domina e não arrisca fora disso.
Isto, a mim, parece-me tudo normal.
O que é um absurdo no “dossier Amorim” é um gajo destes ganhar 6M€ brutos por ano – o dobro do Conceição que tem muito mais experiência, já foi 3 vezes campeão, e tem um CV na CL incomparável! O Schmidt ganha 2/3!
Mas isto é culpa do Amorim?
Não! É outra coisa absurda da Direcção!
17 Fevereiro, 2023 at 12:27
isto !
17 Fevereiro, 2023 at 12:40
“2º, falta, nitidamente, um Director desportivo. Alguém que guie o treinador e ajude a corrigir erros, alguém que se imponha e evite fundamentalismos (tão comuns no Amorim).”
Eu já não sei se falta um diretor desportivo ou se falta a estrutura inteira…sinceramente…
Temos um scouting bom?! Que entende as características do nosso futebol, o que lhe falta e o que é que precisa?
Temos um departamento médico bom? Sequer a equipa parece bem fisicamente?!
Temos uma estrutura de suporte ao treinador que dê dados corretos do jogo e que ajude o treinador a perceber o que falta à equipa?
Eu acho que leio muitas vezes isso do diretor desportivo. E eu cada vez menos acho que é um diretor desportivo que se deve impor. Deve haver uma estrutura de suporte que tenha qualidade e que ela sim, ajude a guiar o treinador.
Eu parece-me que a estrutura de suporte está a validar as opções do Amorim e não lhe dá saídas…só becos sem saída.
Um clube não pode ser o Amorim ou o diretor desportivo ou a tensão entre ambos. E o resto tudo?! Tem de haver muito mais que isso.
O que está a acontecer com o PdL devia ter acontecido com o Artur, com o Sotiris, com o Rochinha, St. Just, etc. Entre o Amorim e a tal estrutura de suporte têm de chegar a consensos e têm de trabalhar nessa tensão. E eu parece-me que essa tensão não existe.
Ao fim de 5 anos de mandato o que me parece é que existe gente, existe sistemas e o crl, mas não existe qualidade nem força da “estrutura”…
Eu olho para os clubes que acho melhor geridos de todos…O Brighton, o Brentford, etc…e aquilo que vejo é uma coisa completamente estruturada, em que cada departamento é competente e percebe o que a equipa tem e precisa. Não vejo nada disso no Sporting…
17 Fevereiro, 2023 at 16:41
Percebo muito bem as tuas questões… 🙂
Não quis ir tão profundo! Quis só falar naquilo que me parece claro e óbvio.
O projecto – e vamos pensar que há realmente uma ideia da parte da Direcção ou do Varandas – está quase todo nas mãos do Amorim.
É difícil saber, com um grau elevado de certeza, das qualidades dos diversos departamentos da estrutura. Mas dentro do que se vai sabendo e vendo, enfim, dá para ter uma pequena ideia.
O Departamento médico parece-me competente. Acho que não é por aí que temos um problema. Tenho a sensação que era melhor no tempo do Bruno de Carvalho – com o Varandas à frente do Departamento – mas este também cumpre. É a minha opinião!
O Scouting nunca foi grande coisa, e acho que continua a ser a mesma coisa. Vejo o que o Porto, o Benfic@ e o Braga fazem, até outros clubes mais pequenos, e acho que o nosso deixa a desejar.
Ir buscar o Fatawu não é espectacular porque o gajo já era um dos jovens falados. O mesmo com o Diomandé é um bocado o mesmo. Não digo que seja mau, digo que não acho que descobriram um diamante, porque já estava descoberto. Acho mais relevante o Sporting ter conseguido trazer qualquer um – ainda que o preço do Diomandé já seja muito significativo – do que terem apontado aos gajos.
Um Scouting de jeito descobre o Vitinha (Braga), por exemplo! Um gajo desconhecido que depois se percebe que tem tudo para dar jogador – depois, se dá ou não, já depende de outros factores e não é com o scouting! No Sporting não vejo isso…
A estrutura de suporte ao treinador – no fundo é a equipa técnica para além do treinador principal – parece-me fraca.
A preparação física parece-me deficiente.
Bolas paradas atacantes são uma nulidade – há os 2 ou 3 lances básicos e mais nada.
Bolas paradas defensivas também não são o forte da equipa, antes pelo contrário.
Treinador de GR, para mim é dos melhores em Portugal. Total confiança no Vital!
A maneira como fomos ultrapassados pelo Ajax, pelo City, como se perde com o Eintracht em casa, como somos atropelados 2 vezes pelo Marselha, por exemplo, deixa-me a pensar que não há grande ajuda, alguém realmente bom, nas analises aos adversários – mais uma vez parece-me que está tudo muito em cima do Amorim! Mas, dos itens todos, é aqui que tenho mais duvidas!
Claro que não é só haver um Director Desportivo. Mas o DD é quem monta, coordena e orienta todo o Futebol – ou que modalidade for – do Clube. É ele que monta a estratégia (com o clube), que escolhe o treinador para essa estratégia, é ele que define (com o treinador) o tipo de jogadores que se querem para essa estratégia, é ele que monta a estrutura (com o clube) e escolhe as pessoas para cada área, é ele que analisa a estratégia e o cumprimento de objectivos (com o clube/direcção), e é ele que faz as mudanças que se impõem para melhorar o que se está a fazer! Claro que depois há o trabalho de toda a gente da estrutura. Não é o DD que faz tudo mas é o DD que é o responsável por tudo. Eu acho até, mas é só a minha visão da coisa, que tem de ser o DD a gerir o dinheiro da modalidade – que é colocado à disposição de cada modalidade pela Direcção! Aceito que a Direcção até possa ter a opção de vetar ou impor um jogador ou outro – aceito mais o vetar, por razões de paixão clubista, do que o impor – mas o grosso do trabalho e da responsabilidade é do DD, sendo que a Direcção é depois responsável pelo DD.
Portanto, acho que o Sporting, sendo mal gerido, isso é um sinal que tudo o resto também dificilmente estará bem estruturado! Se és incompetente a gastar o dinheiro, o mais certo é seres incompetente no resto, porque saber gerir é, por principio, básico. Sabendo somar e subtrair, percebendo que não podes gastar mais do que recebes, tens 50% – o básico – feito! O resto só te vai ajudar a melhorar, se souberes esses 50% mais complexos!
17 Fevereiro, 2023 at 17:00
Pois…
Eu não sei…o que me parece muitas vezes é que esta estrutura de apoio ao treinador não vale grande merda. Até porque me parece que o Amorim é um tipo de gajo que se apoia bastante nela.
Não sei…
Quando dizem que o Amorim é teimoso (eu já disse que acho que todos os treinadores são…pelo menos os bons), eu ás vezes penso com quem é que ele estará a teimar. Conosco claro que não é, não creio que o Amorim venha à tasca ou ouça programas de Sportinguistas e os contrarie só por ser teimoso…será que há estrutura para o futebol que o encaminhe e que guie de alguma forma para encontrar soluções?!
Tenho muitas duvidas…
Creio que essa estrutura existe, mas que é incompetente.
17 Fevereiro, 2023 at 17:15
É fácil perceber que os maiores flopes de Amorim foram de jogadores pedidos expressamente por ele e que eram jogadores que tinham sido treinados por ele no Braga há 3 anos atrás: Trincão, Esgaio e Paulinho.
Se havia alguém que conhecia bem estes jogadores era Amorim e a sua equipa técnica.
Tiro o Vinagre da equação pois não foi treinado por ele e por não ter culpa de a direçao ter feito o negócio de merda que fez.
Mas ainda assim, devia justifcar-se por dizer isto e pouco tempo depois ter dispensado o jogador: https://www.zerozero.pt/news.php?id=353361
17 Fevereiro, 2023 at 17:20
A culpa é da claque. E da central que descobriste ontem que assobia.
Merecias um Vinagre em cada posição.
Engole e não chores, isto é o que pediste.
17 Fevereiro, 2023 at 20:20
Calado, ó troll!!!
Sabes lá tu falar de outra coisa, que não seja destilar azia e ressabiamento
17 Fevereiro, 2023 at 21:22
Fala o hipócrita que a única coisa que escreve aqui é sobre claques e quando apanhas com argumentos foges.
Eu para o peditório da tua prostituição intelectual diária não dou, comigo és corrido assim sempre. Argumentar com desonestos intelectuais que vem para aqui tentar fazer dos outros burros, espera sentado.
Bate palminhas banana. Está aí o teu sportinguezinho.
Mereces, com um lacinho e tudo. Engole e não bufa.
17 Fevereiro, 2023 at 12:08
O Rubão vai nú!!!!
Z
17 Fevereiro, 2023 at 12:14
Qual é o projecto? Eu deixei de entender quando compramos jogadores das mais diversas proveniências como se tivéssemos de cumprir com uma quota de diversidade interna. O Amorim é o gajo que foi buscar o Antunes e o João Pereira. Na época maravilha era tudo em português ou espanhol.
O nosso filão é vender talento português com experiência competitiva de 2 a 3 épocas. De preferência de sucesso, quer individual, quer colectivo. Podemos eventualmente fazer um Porro, Edwards ou Slimani mas não é o nosso forte. Ora para desenvolver talento tuga, é preciso qualidade humana na liderança tuga. Palhinha valia ouro. O Mateus era incrível no sentir. Os tugas que o Amorim quer para liderar não tem qualidade para jogar no Sporting. esgaio, neto e Paulinho. Daí a sensação de protecção. O Paulinho agora com Pote e até Trincao é o boss. Nem os putos rendem o que deviam nem são estes 5 tugas que sabem manter coeso um grupo tão Benetton como o nosso.
Equipas são uma arte. Comprar á toa e atirar para o molho nunca resultou. Muito menos no Sporting onde as vezes nem o que resulta tem resultados.
17 Fevereiro, 2023 at 13:33
Israel, Esteves, Marsá, Nazinho, Essugo, Mateus Fernandes, Tanlongo, Sotiris, Fatawu, o puto Ribeiro.
É isto o projecto?
Alguém acredita que o Amorim confia sem reservas nestes jogadores?
Pode desenvolver-se um projecto sem se acreditar nos jogadores que o compõem?
O central do Mafra chegou agora e o Chermiti pode nem ficar, mas o cenário é o mesmo. 12 milhões é para sentar o Matheus Reis no banco e o Chermiti se é aposta tem de jogar sempre.
No Sporting, o discurso e a realidade há muito tempo deixaram de andar a par. O que o Amorim diz não é o que o Amorim faz.
E isto paga-se.
17 Fevereiro, 2023 at 13:36
A quantidade de gente que ainda deita paninhos quentes sobre o assunto é triste….
17 Fevereiro, 2023 at 13:58
…
17 Fevereiro, 2023 at 14:01
Foda-se…
O lance do St. Just em que o Paulinho está ocasionalmente e meio sem querer no sitio certo para atacar a bola nas costas da defesa ao 2 poste e se vai enfiar a correr em cima dos 2 defesas que já estavam fora do lance ao primeiro poste….
Porra….é incrível…
17 Fevereiro, 2023 at 14:04
Pois… é tão fraco, tão fraco
17 Fevereiro, 2023 at 14:04
Tão incrível como o falhanço do Artur ao 2º poste, mesmo fazendo o movimento certo que o cepo do PdL não foi capaz de fazer…
17 Fevereiro, 2023 at 17:18
Está ensaiado assim. Nos treinos resulta sempre…
17 Fevereiro, 2023 at 14:15
“Rúben Amorim e Pedro Gonçalves apontaram o dedo aos adeptos pelo ambiente em Alvalade.
“O Sporting em 90 minutos fez 2 remates feitos pelo Coates contra uma equipa que não jogava futebol desde Novembro 2022. Se o problema somos nós, não contem mais comigo esta temporada.”
– Georgina Afonso
https://twitter.com/Georginafonso14/status/1626522532386861056
17 Fevereiro, 2023 at 14:38
A Georgina ouve o que quer.
17 Fevereiro, 2023 at 16:11
E tu emprenhas por onde te dá mais jeito!
17 Fevereiro, 2023 at 14:53
Lol
Y los embutidos?
17 Fevereiro, 2023 at 16:09
De que te ris palermoide?
17 Fevereiro, 2023 at 17:53
Do estado a que este clube chegou. Tanto contribuiu para isso que só pode estar feliz.
17 Fevereiro, 2023 at 16:55
O que o Amorim disse nem sequer é verdade!
O ambiente que se vive no Clube deve-se à incapacidade da Direcção, e não aos adeptos!
17 Fevereiro, 2023 at 17:09
Quem?
O comportamento dos adeptos é um reflexo das atitudes constantes da direção para com eles.
Horários de jogos, futebol apresentado, preços de bilhetes, serviço no estádio, comportamento com os adeptos das superiores, valorização dos monos em vez dos que passam o jogo a apoiar a equipa, dificuldade que provocam a quem quer levar a familia ao estádio, etc….
Os adeptos manifestam-se perante o monte de merda de coisas que lhes tem sido atirado para cima!
E claramente muita paciência tiveram eles….muito mais do que com qualquer outra direção que os trate tão mal…
17 Fevereiro, 2023 at 17:20
Mentira.
A atitude de certos adeptos (a generalização aqui é falsa) mais concretamente de certos grupos de adeptos foi altamente prejudicial para o clube já antes desta direção ter sido empossada.
Fizeram merda, continuaram a fazer merda e não dão sinais de querer parar de fazer merda.
Não tem nada a ver com o que tu apontas, e sabes disso.
Querem fazer politica no clube, mas não é para que servem. Querem lá saber do que é bem feito ou não. Nunca quiseram saber.
Neste momento são grupos que procuram outros interesses, que não o do clube.
E se for para ser assim, então para mim estão a mais.
Ou renovam-se e mostram que são uma força para o clube, ou para continuar assim mais vale deixarem de existir e dar espaço para outros.
17 Fevereiro, 2023 at 17:22
“Neste momento são grupos que procuram outros interesses, que não o do clube.”
Serão os mesmo dos elementos da direção? Ou do treinador?
17 Fevereiro, 2023 at 17:25
“Horários de jogos, futebol apresentado, preços de bilhetes, serviço no estádio, comportamento com os adeptos das superiores, valorização dos monos em vez dos que passam o jogo a apoiar a equipa, dificuldade que provocam a quem quer levar a familia ao estádio, etc….”
Isto é mentira?
O que fez a Direção para alterar isto?
Achas que os adeptos têm de ser todos como tu, que leva com a merda na cabeça e bate palmas?
17 Fevereiro, 2023 at 21:17
Os assobios vinham da central….
17 Fevereiro, 2023 at 23:40
Pronto, mandaste o troll embora. Amanhã há mais.
17 Fevereiro, 2023 at 17:21
O J. teve de sair e só volta amanhã, quando o assunto for outro…
17 Fevereiro, 2023 at 17:23
Afinal já cá está…
17 Fevereiro, 2023 at 17:30
Com saudades?
Neste fds há uns qtos jogos no pavilhão.
Bora?
17 Fevereiro, 2023 at 17:35
Tu deves mesmo ir a pavilhões e estádios, ó se vais. Mais um croquete que só vai ao bailarico.
17 Fevereiro, 2023 at 17:36
Cuidado com as cargas policiais…
17 Fevereiro, 2023 at 17:40
A quantidade de disparate que é dito aqui diariamente.
O movimento Troll aqui é qualquer coisa digna de registro…..
17 Fevereiro, 2023 at 17:54
Maior troll que um gajo com a casa a arder só fala de claques não deve existir.
Mereces. Engole e não bufa, tens o que semeias croquete da merda.
17 Fevereiro, 2023 at 18:52
Bora. Leva uma T-shirt a dizer Otario… só para te reconhecer nas imediações
17 Fevereiro, 2023 at 17:34
Nem mais Tiago. Por muito que o J. e afins tentem tapar o sol com a peneira.
Alguém imagina a direcção dos rivais a tratar assim os adeptos? Eehehheh por acaso, lá não há croquetes nem jotas, nem putedo elegante. Eram logo corridos.
17 Fevereiro, 2023 at 18:53
Há mas não tem este ódio de estimação
17 Fevereiro, 2023 at 16:54
Nos meios mais rurais, onde orgulhosamente fui criado, há, por esta altura do ano, uma tradicional jogatana de bola entre (literalmente) casados vs. solteiros. Ontem, durante praticamente todo o jogo, recordei-me dos tempos em que presenciava essas jogatanas. A qualidade (falta dela, claro!) era muito similar. Tirando a atitude do Ugarte, os demais colegas estiveram a fazer de conta que estavam ali. Não se admite, a este nível de profissionalismo, a chamada figura de corpo presente. Tal como nao é compreensível o bloqueio do mister Rubem Amorim. A insistência no Esgaio, no Paulinho, no recuo Pote, no Trincão, no posicionamento do Arthur, no desaparecimento do Essugo e do Mateus Fernandes, no nao aproveitado do estado anímico do Chermiti, nas inacreditáveis substituições, etc.. etc… etc… Até as conferências e flashs passaram a ser um desastre!!! E não acham que falar varias vezes na própria saída quer dizer alguma coisa??! A atual e já longa fase terá, inevitavelmente, consequências. A diferentes níveis. O final de época tem tudo para ser (ainda mais) penoso. Os lenços não tardarão a aparecer… As bancadas – talvez com exceção de 1 jogo – tenderão a ficar cada vez mais despidas… A contestação vai subir uns decibéis. No fundo, estaremos de volta a um passado recente (de varias decadas). Ou melhor, será que algum vez deixamos de estar nesse tal passado?!
17 Fevereiro, 2023 at 17:04
Desculpa lá…
O Mateus Fernandes nunca apareceu, logo não desapareceu. Nem sei se o Mateus Fernandes terá capacidade para aparecer…
O Essugo não pode ser lançado neste estado em que a equipa está. Se o fazem, arrisca-se a perder-se o jogador. Além disso, o Talongo é mais jogador que o Essugo neste momento, por pouco tempo que tenha na equipa – que é um factor negativo.
O problema ontem não foi o Esgaio.
A equipa está mal preparada, desde o inicio da época, e isso condiciona muito os jogadores. Percebo que devia ter sido o Chermiti a jogar, e não o Paulinho, mas o gajo esteve até à pouco tempo parado e é muito provável que não pudesse jogar os 90 minutos, por isso percebe-se que comece no banco!
O Paulinho movimenta-se mal mas por alguma razão o Amorim é o treinador. Ou o Paulinho, afinal faz o que o treinador manda, e não se movimenta mal como nós achamos, ou o treinador tem de corrigir o gajo!
A equipa está mal, sem moral, e tudo corre pior do que era suposto.
Mais uma vez, para mim, culpa de como se preparou e abordou esta época!
17 Fevereiro, 2023 at 17:20
O Mateus jogou e marcou na taça da liga. O mateus jogou na champions. O Mateus foi visto em campo na Madeira (ate fez um penalti estupido!). Desde aí que nao calça.. Foi por isso que falei em desaparecimento.
O Essugo, desde a expulsão, tenho ideia que nunca mais calçou. E para mim bem que podia ter tido muitos minutos. Numa equipa macia. Sem alma. O miúdo não destoaria a 6 e o Ugarte a 8. E com isto, o Pote nao andava perdido no meio…
Mas tudo isto sao meras opinioes que um sócio distante e que vê bola desde o mundial de 90.
No essencial, estamos de acordo. A questão é muito anterior a opções pelo jogador A ou B e até ao sistema… Como dizes, e eu subscrevo totalmente, tuo isto é “culpa de como se preparou e abordou esta época!”
SL
17 Fevereiro, 2023 at 18:19
Entendo!
Não vejo a coisa assim.
Para mim aparecer é fazer uma série de jogos seguidos, dando a indicação que pode passar a ser uma opção constante.
Nem o Mateus Fernandes fez isso, nem o Essugo fez isso.
Na minha opinião, o Mateus não está preparado e o Essugo ainda está verde, mas mesmo assim mais preparado que o Mateus. Mas o momento é muito complicado para meter os miúdos.
É a minha opinião!
Acho que meter os miúdos neste contexto era um risco enorme de os queimar. Olha, como eu dizia de passar a Mariana Cabral em Agosto de 2021 para treinadora principal do FF. E o resultado foi queimá-la porque a meteram num contexto muito adverso no Clube, no que ao FF diz respeito.
O que se fez na preparação desta época terá impacto de Agosto a Maio. Não há volta a dar. Não há nada que possas fazer em Fevereiro para anular a merda que se fez no inicio da época e lançar os miúdos, pelo menos antes da equipa voltar a estabilizar – ter uma série interessante de bons resultados e melhorar a moral – é uma passo enorme para os queimar!
Depois, concordo com o Tiago! As constantes mudanças do Amorim – mete este, tira aquele, mete aquele à direita atrás e depois à esquerda à frente, etc… – só fode mais a cabeça dos jogadores! Neste aspecto o Amorim também tem falhado redondamente, provavelmente porque anda a tentar descobrir uma maneira de dar a volta ao problema. Nem percebo bem o que vai naquela cabeça. De todo acho que este é o caminho…
O que me lixa mais, neste caos em que se transformou a época do FM do Sporting, é que acho que bastava não ter vendido o Matheus Nunes para estarmos a ter uma época muito mais dentro dos padrões das duas ultimas – e isto tem zero a ver com o Amorim, e tudo a ver com a gestão que a Direcção faz do Clube.
17 Fevereiro, 2023 at 17:22
Como sempre acontece nestas alturas….
O pessoal vê uma data de pernetas a jogar ou jogadores no máximo medianos…e diz:
“Foda-se…não há putos melhores que isto?!”
O Amorim ajuda a isto quando mete jogadores, tira jogadores, dispensa jogadores para a B, volta a chamar, voltam a jogar, volta a dispensar….
Eu discordo de ti. Eu acho que 1 dos médios tem claramente lugar. Ou o M. Fernandes para suplente do Morita e o Tanlongo para o Ugarte ou o Tanlongo para suplente do Morita e o Essugo para o do Ugarte. O que o Amorim tem de fazer é definir-se.
Eu também tenho dificuldade em ver o que é que o Artur anda para ali a fazer que um puto não fizesse.
No jogo com porco o Amorim disse: “O Fatawu era para jogar à direita mas perdemos o Just, teve de ir para a esquerda.”. Num jogo contra o Porco. Porque é que é este raciocínio contra o Porco mas Mijiland lá volta o Esgaio?!
Ia mudar grande coisa? Mesmo nos resultados? Se calhar não. Vou mais longe. Provavelmente não. Apesar da minha conhecida paixão pelos putos e por achar que eles revolucionavam o marasmo, provavelmente é demasiado optimista. Mas ao menos víamos todos um possivel rumo e crescimento.
Ontem o jogador mais novo era o Ugarte com 21 para 22 e depois o Edwards e o Pote com 24 para 25. É isto que é a juventude que tem dificuldade em lidar com as merdas?! Se fosse uma equipa mesmo verdadeiramente jovem…ok…tudo bem. Pah…precisava de tempo e tal…
Assim…
17 Fevereiro, 2023 at 18:02
“Ontem o jogador mais novo era o Ugarte com 21 para 22 e depois o Edwards e o Pote com 24 para 25”
Esta é uma das maiores mentiras do projecto — e o projecto também se parece cada vez mais com uma mentira — e o Amorim insiste em alimentá-la.
No quinto ano de Varandas, na quarta época de Amorim (a terceira completa) e continua a conversa da inexperiência.
Soa a desculpa e provavelmente é.
Agora temos até uma nova fórmula de inexperiência, inaugurada ontem por Amorim: são inexperientes porque nunca passaram por um momento baixo num clube grande, é a primeira vez. E o nosso treinador campeão das CI conclui este brilhante raciocínio incluindo Nuno Santos — 28 anos!!!! — nesta nova “inexperiência”.
Pérolas:
“O Gonçalo Inácio pode ter 200 jogos, se não passar nenhuma vez por esta situação, não sabe o que é. O Ugarte é palpável, nunca passou por isto, pode ter 500 jogos na Liga. Na época passada, por exemplo, quando o Ugarte jogasse mal, quem tinha? O Palhinha. Agora sente a responsabilidade de ser sempre ele. O Nuno Santos nunca passou por isto, estar num clube grande em quarto lugar. O Adán, por exemplo, já passou por isto. O Pote nunca passou por isto, basta ouvi-lo falar na flash. Nunca ouviu um apupo dos adeptos. Podemos ter aqui jogadores que foram campeões, mas nunca levaram estas porradas no futebol. É por aí que falo pela experiencia. Estes jogadores, mesmo os que foram campeões, nunca passaram por isto. Hoje senti que até o St Juste teve algumas dificuldades. O Coates talvez tenha sido o que jogou melhor. E o Esgaio está habituado aos assobios, até se safou”
17 Fevereiro, 2023 at 18:28
Tu achas que tem “claramente lugar” porque são bons ou porque não há mais ninguém?
É que eu acho que “nenhum tem claramente lugar” porque nenhum tem ainda o mínimo que se exige para jogar na equipa principal do Sporting.
Agora, se só temos o Ugarte e o Morita, e agora o Tanlongo, e é preciso mais um jogador para fazer 4 e rodar, então sim, podes meter um dos putos – para mim o Essugo, porque o Mateus está mais longe de ter capacidade para o nível da 1ª equipa do Sporting! No entanto, eu percebo perfeitamente que, sendo o Tanlongo a opção para 6 em vez do Ugarte, o Amorim prefira recuar o Pote para ser opção ao Morita do que meter o Mateus – porque o Mateus nunca cumpriu em jogo nenhum com um grau de dificuldade assinalável.
Depois, Tiago, no estado anímico em que a equipa está, tudo parece pior do que na realidade é! E isso é até normal. É muito importante ter confiança, e por isso é muito importante começar bem os campeonatos. E é bom lembrar que ficámos distantes do titulo ainda em Agosto e nunca conseguimos uma sequência de resultados que nos colocasse de volta a pensar em lutar pelo campeonato! E isso faz mossa!
17 Fevereiro, 2023 at 18:56
Durante 5 anos não vi isto … antes pelo contrário.
Só quando estes FDP, liderados por Godinho é Orelhas, é que voltaram os cartazes, os lenços e as voltas olímpicas, terminado numa fantochada em Alcochete.
17 Fevereiro, 2023 at 19:42
Que crónica top Cherba. Espectacular!
Infelizmente, tema de merda. A ver se o Amorim lê isto porque, apesar de não ter nada de linguagem de treinador, a mensagem cristalina está toda aqui.