Penso que pode dizer-se que é impossível fazer grandes considerações sobre contas que apresentam um resultado positivo de 47M, pois tudo o que se possa dizer de menos bom será considerado como ressabiamento ou vontade de criticar.
Apesar disso, e tendo visto de forma ligeira o relatório, sou tomado por algumas preocupações que me levam a arriscar dizer o seguinte:
– Desde logo importa perceber que provavelmente até final da época não haverá grandes vendas, até o Porro será negócio que apenas será incluído no próximo exercício e valerá tanto como o Palhinha devido à partilha das mais valias, dessa forma, e porque as receitas “extra” como as da UCL e das vendas não vão acontecer no 2º semestre, é possível desde já estimar que estaremos perante um resultado anual positivo de pouco mais de 20M. O que será um excelente resultado anual.
– Importante referir que para este resultado, concorreram as receitas extra, 35M da UCL e 76M das vendas de atletas, num total de 111M. Receitas que e pelo menos neste volume, não poderemos dar como adquiridas ad eternum e quando não acontecerem o desequilíbrio operacional será um facto visível até para quem não percebe de contas.
– É a própria direção que assume no relatório a importância de manter a média de vendas de jogadores nos 83.3M, que no mínimo custam alguma competitividade e leva-nos a pensar que para a próxima época estando já consumada a venda de Porro, “quem será o Matheus Nunes a sair?”
– Ainda não sabendo o valor do resultado, que foi maior do que aquele que perspetivava, arrisquei dizer que a não redução das dividas a fornecedores para um valor inferior a 90M seria um desastre, pois, passamos dos 110M para 100M e isto preocupa até porque sou do tempo em que 44M de dividas era considerado um desastre, um all inn feito por irresponsáveis.
– Assumido pela direção no relatório está também o maior investimento de sempre na aquisição de novos jogadores, razão pela qual a bolha das dividas a fornecedores não diminui significativamente e a necessidade de a continuar a alimentar com as vendas de jogadores tendo além do custo financeiro a perda mesmo que momentânea de competitividade.
Algumas rubricas que não são sublinhadas pela administração no relatório nem pelos comentadores “especializados” e que no mínimo deveriam gerar apreensão:
– Record de gasto em juros, semestrais de 8.65M. Conseguimos ultrapassar o benfica neste gasto e aproxima-nos perigosamente do porto.
– Amortizações, também aqui um record semestral de 16.027M o que valida a informação do CD de ter feito e estar a amortizar o maior investimento de sempre na compra de jogadores.
– Outro record digno de registo, o gasto em salários que no semestre foi de 38.226M, o que leva a pensar que a barreira dos 80M em salários será ultrapassada no final do ano. De referir aqui que mesmo assim gastamos menos que ambos os rivais esta época, o porto devido ao pagamento de prémios de objetivos desportivos aumentou significativamente o gasto e o benfica já é um habitue em pagar mais, felizmente nos últimos anos sem resultados desportivos. Mas importante aqui é reconhecer que gastar 80M em salários é incomportável para a estrutura atual de rendimentos operacionais garantidos.
A este valor teremos de somar, porque reconhecido noutra rubrica, o salário de Trincão, no semestre 1.563M no ano serão 3.126M líquidos. No próximo ano será necessário acomodar este gasto salarial e veremos como fica nessa altura o chamado teto salarial.
Poderia ainda referir as elevadas comissões pagas em vendas (13% do valor das vendas), do ativo toxico que é a divida do clube e que não pára de crescer, da partilha de mais valias contratualizada na aquisição de jogadores que veio para ficar e tanta coisa mais que já todos estamos fartos de saber.
Finalizo acrescentando que não menciono os aspetos mais positivos pois esses, se não quiserem ler o ReC podem sempre ler no record ou ouvir os comentários dos especialistas nos programas da noite da cmtv e afins.
ESTE TEXTO É DA AUTORIA DE… Malcolm
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
3 Março, 2023 at 8:52
Obrigado pelo resumo, Malcolm.
De lembrar que o Sporting é um clube desportivo, com o objectivo de ganhar títulos no relvado. Um clube que dá break-even mas que mantém os melhores jogadores e ganha títulos é (ou tem de ser) o objectivo por isso, para mim, estas contas só querem dizer duas coisas:
Hipoteca a curto / médio prazo de títulos (porque os bons jogadores já foram de vela);
Hipoteca de compra de bons jogadores (porque o clube é mau vendedor, tabelando sempre por baixo os valores de quem sai).
47 milhões é ridiculamente irrisório e insuficiente para reforçar o que quer que seja do plantel. Quando vejo gajos que fazem um semestre no clube ao lado e saio por quase 3x mais do que este “lucro”, penso que estatudo dito.
A caminhar rapidamente para o abismo, versão 2.0 (Godinho tem fortes seguidores!).
3 Março, 2023 at 12:43
Assino por baixo.
3 Março, 2023 at 9:46
“(…) importância de manter a média de vendas de jogadores nos 83.3M (…)”
“(…) 100M dividas a fornecedores, e isto preocupa até porque sou do tempo em que 44M de dividas era considerado um desastre, um all in feito por irresponsáveis.(…)”
“(…) juros, semestrais de 8.65M (…)”
“(…) Trincão, no semestre 1.563M no ano serão 3.126M líquidos (…)”
” (…) comissões pagas em vendas (13% do valor das vendas) (…)”
Só estes factores aqui deveriam incomodar o sono a muita gente.
Mas estão-se a cagar para a sobrevivência do clube.
Para aqueles que dizem que o clube está pujante, vão-se foder…
3 Março, 2023 at 9:48
Olé.
3 Março, 2023 at 9:51
Um comparativo da situação com o ano anterior que penso será percetível para todos compreenderam onde estamos e onde poderemos chegar ainda esta época e projetar as próximas:
No ano passado para o resultado anual positivo de 25M contamos com as receitas “extra” da UCL 46M e 62M em vendas de jogadores, ou seja 108M que proporcionaram o “lucro” de 25M.
Este ano, estas receitas como escrevi no texto, representam 111M e não prevejo que se alterem muito até final do ano. Espero estar enganado mas a LE não vai acrescentar muito mais e as vendas acredito que até 30/06 não façam mais nenhuma por desnecessário para apresentar contas no verde (por isso a venda de porro está fixada para 01/07 de forma a entrar já no próximo ano).
Estaria tudo perfeito para no final do ano apresentarem umas contas no mínimo iguais às do ano passado, um valor bem acima dos 25M de lucro. Problema é que apenas num semestre quando comparamos com ano anterior gastamos mais 1.7M em serviços, 4.1M em amortização de investimento, 1.6M em Juros e 2.5M em salários (excluindo os prémios de desempenho desportivos), um acumulado de mais 10.9M em gastos e garantidamente irão representar um crescimento superior a 20M no final do ano e reduzir o resultado de 47M para valores muito inferiores aos 25M do ano passado.
Projetando o futuro e colocando as questões que importam:
– Com esta estrutura de gastos, teremos condições para garantir anualmente os rendimentos “Extra” acima dos 100M e sem prejudicar grandemente a competitividade da equipa?
– Iremos conseguir estancar o crescimento dos gastos estruturais e adequa-los aos rendimentos disponíveis?
Se para a primeira pergunta a resposta é uma aposta na bola que entra e que os padres percam a vontade de celebrar missas encomendadas já sobre o aumento dos gastos estruturais, o crescimento moderado é algo natural, o crescimento descontrolado a que assistimos, será impossível de suportar. A inflação e a euribor podem justificar um bocadinho mas muito, muito pequeno.
Depender destes fatores, não é bom, nada bom ….
PS: Para aqueles que criticam o meu pessimismo e encontram um único conforto nos últimos resultados expressos nos ReC, deixo uma questão. Se a situação é boa (quase 75M de lucros apresentados nos últimos 2 ReC) porque razão foi necessário vender à pressa hipotecando e muito a época Matheus em Agosto? Porque razão RAmorim disse que a venda foi para pagar coisas básicas? Amorim estava no gozo ou a ser gozado?
3 Março, 2023 at 9:55
A ser gozados andamos nós que nos preocupamos que haja Sporting amanhã.
Esta malta anda a brincar ao futebol.
Aumentar gastos estruturais, sem aumentar receitas estruturais e viver de receitas extraordinárias é um atestado de incompetência e irresponsabilidade.
Acho que isto é fácil de perceber.
3 Março, 2023 at 9:59
Aliás basta um ano sem vendas deste nível nem Champions para esvaziar estes tão propalados resultados positivos.
Se em relação à Champions corremos já este risco ao estarmos tão distantes do 3º lugar, sendo que mesmo no 3º lugar ainda temos jogos para ir à fase de grupo e ninguém aqui pode apostar que passaremos depois de perdermos com os Varzins desta vida, em relação à venda de jogadores, com a politica de partilha de passes, as receitas extraordinárias vão começar a ser cada vez menores.
Aliando a isto a antecipação de receitas do Contrato Nos e do pagamento de juros pelo factoring.
Tem tudo para correr bem.
3 Março, 2023 at 9:55
Tudo dito da forma como o clube está a ser gerido. Caminho para a falência. Só no Amorim e no Trinção são quase 9 milhões em salários.
3 Março, 2023 at 12:37
O Malcolm fala de 3M€ líquidos no Trincão, logo são 6M€ brutos.
Ora, 6 mais 6 dá 12M€ e não 9…
3 Março, 2023 at 12:58
Melhor ainda 🙂
3 Março, 2023 at 13:03
A bem da verdade e não quero induzir em erro pois é algo que não está percetível no post ou até dá uma ideia errada.
Os cerca de 1.5M no semestre que serão 3M no fim do ano relativos ao Trincão, trata-se do valor que foi comunicado na cmvm relativo ao empréstimo de 1 ano e fixada a compra por 7M na próxima época.
Difícil de dizer se além deste valor ainda se paga salario ou se o salario é responsabilidade do Barcelona.
Provavelmente a mesma coisa para o valor do ano passado do Sarabia, se o valor registado era apenas o feed do empréstimo e ainda tínhamos o encargo do salario ou se o salario era pago pelo PSG.
3 Março, 2023 at 13:52
Mais um pormenor, no Benfica não sei mas no porto juntam e bem estes pagamentos na rubrica de salários e depois fazem a descriminação narrativa.
Por isso é que sempre tenho dito que quer o gasto com o Sarabia quer agora este com Trincão deveriam estar junto com os restantes salários, pois são sem margem para duvida gastos com pessoal.
A info do porto no ultimo relatório anual:
“No exercício findo em 30 de junho de 2022, os custos de remunerações com jogadores emprestados a outros clubes ascenderam a aproximadamente, 3.277 milhares de euros (2.600 milhares de euros em 30 de junho de 2021) e os custos com remunerações com jogadores emprestados por outros clubes
ascenderam a, aproximadamente, 3.175 milhares de euros (3.700 milhares de euros em 30 de junho de 2021). ”
No Sporting a meu ver erradamente colocam estes gastos em Outros Custos quando a natureza destes gastos são salarios.
3 Março, 2023 at 15:51
Se calhar dá jeito ser assim…
3 Março, 2023 at 10:00
Eu tou farto de dizer que, na minha opinião, os danos ao clube causados por esta direção vão ser piores os danos causados pelo Godinho.
Admito que não percebo muito de contabilidade, RCs e cenas assim mas, pelo que tenho visto, o futuro preocupa-me.
Como leigo, o que vejo é uma direção a vender tudo o que tem valor e a comprar muitas vezes mal e quando compra bem (desportivamente) é com % partilhadas. E o problema é que se vende por necessidade e não por ser um negócio irrecusável. Com o valor enorme que já encaixaram em vendas, não devia ser muito difícil estarmos melhores do que estamos e não tão dependentes de vendas. Partir do suposto que vendemos 80M todos os anos é ridículo. Bastava não esbanjarem milhões e milhões em entulho.
Por exemplo, esta direção gastou 89,4M em: Paulinho, Vietto, Trincão, Vinagre, Sporar, Esgaio, Rosier, Camacho, Sotiris, Doumbia, Borja, Eduardo, Illori, Rochinha e empréstimo do Jesé.
Daqui a 1 ou 2 épocas, não vejo como é que isto vai ser viável.
3 Março, 2023 at 10:30
“Com o valor enorme que já encaixaram em vendas, não devia ser muito difícil estarmos melhores do que estamos e não tão dependentes de vendas.”
Isto é a prova cabal de que esta direção é incompetente.
Vender como nunca e estar pior que antes é revelador do que se está a fazer.
Bem não é de certeza….
3 Março, 2023 at 11:23
“Eu tou farto de dizer que, na minha opinião, os danos ao clube causados por esta direção vão ser piores os danos causados pelo Godinho.”
Não tenho a mesma opinião. Pelo menos no imediato não tem comparação.
No caso de Godinho foi um acumular de anos de incompetência, má gestão e “all-ins” em que sucessivos presidentes herdaram uns dos outros prejuízos, delapidar de património e dívidas das anteriores direcções.
O caso de Varandas é diferente pois herdou da anterior direcção jogadores valiosos, tanto no plantel quanto na Academia e de que detínhamos a maior percentagem dos passes, um contrato televisivo para antecipar, uma reestruturação financeira que permitiu garantirmos um conforto relativamente ao controlo da SAD.
Tudo isto proporcionou 5 anos de aprendizagem a Varandas e sua equipa que apesar de terem derretido as almofadas herdadas e mais de 700M de receitas, ainda conseguem apresentar resultados com lucros, capitais próprios positivos e mais valias nos negócios em que acertam (Porro, e futuramente Edwards e Pote), para “arriscar” em novos all-in. Por isso dependem tanto de Amorim e da sua capacidade de valorizar jogadores, sem esquecer claro de Jorge Mendes.
E convenhamos que por mais incompetentes que sejam é quase impossível fazer pior que Godinho…
3 Março, 2023 at 11:34
Eu acho exatamente o contrário e tu até o demonstras na tua análise.
Godinho também ele responsável como vice presidente com a questão da derrapagem do estádio e academia, herdou erros atrás de erros desde o tempo do João Rocha.
Varandas mesmo com uma grande almofada nestes poucos anos está praticamente já no mesmo patamar de situação em que nos encontramos em 2013.
Portanto Godinho fez muita merda, alicerçada em muita merda acumulada.
Varandas deve só a ele próprio a merda feitas nesta meia dúzia de anos.
No fim estão bem um para o outro e quem se lixa é o Sporting Clube de Portugal.
3 Março, 2023 at 11:52
Aquilo de que discordo é que a situação que Varandas deixará será pior que a deixada por Godinho.
Acreditando que Varandas cumprirá o mandato, penso que a gestão não fugirá disto, comprar Ugartes, Fatawus e Diomandes, valorizá-los através de Amorim e vendê-los com lucro.
O único senão é a dívida que não diminui e vai sendo empurrada com a barriga. Mas se for esta direção a negociar o novo congtrato televisivo, terá aí uma nova injeção de dinheiro para abater os compromissos imediatos.
Também não ponho de lado a venda de parte da SAD caso seja necessário. Vemos muitos exemplos actualmente (Braga, Guimarães) e os notáveis já andam a vários meses a preparar a malta para esta “inevitabilidade”…
3 Março, 2023 at 12:59
Com a centralização dos direitos televisivos, Varandas não negociará nenhum contrato.
3 Março, 2023 at 13:04
Isso e julgo que será mais difícil senão impossível adiantar valores.
3 Março, 2023 at 13:39
Será.
Partindo do pressuposto que será implementado uma distribuição de receitas associada ao posicionamento da equipa no campeonato.
Que financeira vai antecipar dinheiro com base numa receita incerta?
3 Março, 2023 at 13:13
Algo me diz que não haverá centralização…
3 Março, 2023 at 13:37
Tanto haverá que foi inclusive antecipado o ano de execução na reunião de presidentes da liga de clubes portuguesa que houve agora em Coimbra.
Já que os clubes “pequenos” (que são a maioria votante) estão ansiosos para ganharem um pouco mais do bolo ao invés de se sujeitarem a contratos individuais e de mais reduzido valor.
3 Março, 2023 at 13:44
“Centralização dos Direitos Audiovisuais
Em discussão nesta X Cimeira de Presidentes estiveram três temas absolutamente determinantes para o futuro da Liga Portugal e do Futebol Profissional, a começar pela Centralização dos Direitos Audiovisuais. A Liga Centralização, empresa criada para liderar o processo, fez um balanço do trabalho efetuado, saindo do encontro com o reforço da confirmação de que os prazos estabelecidos no Decreto-Lei 22-B/2021 – apresentação do modelo centralizado à Autoridade da Concorrência em 2026 e implementação do modelo em 2028 – serão cumpridos. Em fase de consolidação estão também o Regulamento Audiovisual, determinante para a melhoria da qualidade do produto, e o Regulamento de Controlo Económico, decisivo para o equilíbrio financeiro dos Clubes, que serão aprovados até ao final da época 2022-23. Os presidentes congratularam-se com o trabalho desenvolvido pela Liga Centralização, destacando a importância do mesmo para garantir as condições necessárias ao aumento da competitividade do Futebol Profissional.
Ou seja, está definido que a distribuição dos direitos televisivos aconteça em 2028, mas o desejo do organismo e dos clubes é que tal aconteça “um ou dois anos antes”
3 Março, 2023 at 18:30
Basta um roer a corda o que não me parece improvável. Mas não é para já. Até lá muita água…
3 Março, 2023 at 18:56
Em 2016 ou o que era também iam centralizar os direitos televisivos, e depois houve alguém que se antecipou. Nada impede que façam o mesmo, visto que depois não há coragem para passar multas avultadas e que impactem mesmo as prevaricadores.
3 Março, 2023 at 13:02
Sim porque a realidade hoje é 4o lugar com pouca probabilidade de ir às barragens sequer da LC, pouca matéria para vender e o que há são passes com partilhados… vamos voltar a ser competitivos, ir à LC e poder investir noutro nível que Sotiris, Tanlongo etc quando? Estamos numa curva descendente, desportiva e economicamente.
3 Março, 2023 at 13:34
Também acho.
3 Março, 2023 at 22:04
O gigantone bêbado conseguiu fazer pior…Logo, para mal dos nossos pecados não é impossível…
A minha segunda observação é; se o godinho tivesse recebido um Clube com as melhores condições financeiras em 20 ou 30 anos como o varandas recebeu a presidência dele seria tão má como foi?
3 Março, 2023 at 22:45
Tenho dúvidas se não seria tão má. Torraria melhor 700M de receitas?
Se calhar levaria mais tempo.
Não podemos esquecer que também Luis Duque era admnistrador da SAD quando iniciaram o desmantelamento da estrutura da formação com o despedimento de olheiros, treinadores, passando por profissionais de qualidade que foram para o rival montar a estrutura deles (Pedro Mil-Homens e Jean Paul).
Carlos Freitas e Luis Duque só saem após os fracassos no futebol e para servirem de bodes expiatórios para Godinho Lopes. Com dinheiro provavelmente teriam se aguentado, escolhido um treinador de renome ao invés de promoverem Sá Pinto (ou de Domingos, posteriormente) e um melhor plantel para conseguirem resultados desportivos e assim manterem-se mais tempo no poder. E não necessitariam vender parcelas dos jogadores da formação a Holdimo para terem dinheiro em caixa. Mas são achismos.
Certo certo é que Godinho e PPP lesaram o Clube e foram expulsos, e Luis Duque ainda foi condenado por fraude na transferência de João Pinto…
4 Março, 2023 at 4:52
O jean paul ter ido embora foi uma bênção para a moral e para o Sportinguismo dos putos da Academia, um gajo que era funcionário do Clube e que dizia á boca cheia “aprendam o máximo aqui e depois saiam o SCP é apenas um trampolim…”
E isto não é achismo, ouvi diretamente da boca de um puto que era treinado por ele…
O idiota que o contratou (e quem o manteve) deveria ser fustigado em praça pública…
3 Março, 2023 at 10:34
Curioso…
Temos de ter um desiquilíbrio operacional gigante para sermos competitivos, segundo a teoria vigente, porque todos têm e tal…Temos de vender para sustentar o desiquilíbrio operacional e por isso perdemos competitividade.
Acho que sim, acho que é o modelo de gestão certo…
É continuar e rezar para termos sempre champions e 80M de vendas…ou então 120M de vendas sem champions. E achar que isto tem de ser para sermos competitivos…
3 Março, 2023 at 11:07
Interessa é sermos campeões uma vez por mandato….
Até quando…isso ninguém sabe….e acho que poucos querem saber tal a despreocupação para a situação em que estamos da maioria votante.
3 Março, 2023 at 11:26
O rival encarnado está a trabalhar para mudar esse paradigma.
Quem o conseguir primeiro será internamente um pinheiro ao nível de um Bayern…
3 Março, 2023 at 11:37
A partir do momento em que não dependemos de vendas gigantonas para viver, elas começam a existir com mais facilidade. Se dependemos de muitas vendas o valor pelo qual vendemos é cada vez menor.
É o que é mais interessante nisto.
A não dependência de vendas aumenta o valor a que são feitas. Vender é quase inevitável porque mesmo que não seja preciso, os jogadores vão forçar a que isso aconteça (como o Palhinha fez com a saída para o Fulham). Mas estamos logo numa posição negocial que não tem nada a ver (foi o caso da venda do Porro).
Para isto era preciso um caminho muito diferente. Ter a equipa cheia de putos, construir com base nisso com a redução significativa dos salários e do dinheiro gasto em compras, pegar no dinheiro e diminuir o endividamento, melhorar consideravelmente as necessidades de fundo de maneio e construir a partir daí.
3 Março, 2023 at 11:59
O Porto, ao contrário do Benfica, está metido num garrote.
Ali a dependência de vendas é total e basta um deslize para voltarem ao fairplay financeiro.
A diferença é que apostam todas as fichas nas conquistas do futebol e na Champions e têm se safado. Mas uma época sem Champions…
3 Março, 2023 at 12:08
O porco viver neste garrote é brutal…a gestão financeira do porco é absurda.
Nós estamos a fazer igual a eles, sem ter a gestão desportiva deles…o pior de todos os mundos…
3 Março, 2023 at 12:34
Por isso é que não concordo com o Miguel quando diz que com o Vilas Boas o Porto muda. O AVB cai lá de para-quedas, sem saber para onde se virar e ou corta tudo e vai por ali a baixo, ou então faz como faz o Pinto e aproveita-se também da máquina bem oleada que eles têm.
O Benfica sim pode ser um problema, primeiro porque têm condições para sair de todas as merdas onde estão metidos, depois porque como se vê, podem ter os escândalos que quiserem que ninguém os deixa cair, mesmo que noutras paragens clubes maiores caiam.
3 Março, 2023 at 13:57
Essa do benfica cair pode ser o novo jackpot do varandas ele que faça pela vida e conte tudo o que sabe pois nada me daria maior satisfação do que ver as lampiões a pagar pelos crimes que cometeram e a bater os costados nos campeonatos distritais.
3 Março, 2023 at 14:04
Jamais em tempo algum.
Somos mais corruptos que os italianos.
3 Março, 2023 at 18:57
Sim porque o PM entre outros vão mesmo deixar que isso aconteça. Mais rapidamente a Dolly renasce e ganha asas do que o Benfica recebe algo significativo como castigo.
3 Março, 2023 at 12:39
Estou farto de dizer isso…
3 Março, 2023 at 10:36
Vou ser curto e directo: nada disto faz sentido, se não contribuir para i) transformação do modelo económico-financeiro (não nos explicam e não conseguimos perceber, por nós, em que é isto poderá conduzir a uma situação diferente da que enfrentamos, basicamente dependemos de receitas extraordinárias que hipotecam os resultados desportivos) e/ou ii) para o sucesso desportivo, que deveria ser o alfa e ômega de um clube como o nosso, desde que não colocando em causa o futuro. O que interessa é gerar valor desportivo (resultados), emocional (pertença, emoção, alegria, sucesso) e social (cidadania, desporto, integração, representação do país). Gerir e não conseguir nenhum destes objectivos é falhar gravemente. Por isso, salvo notícia de algo que não conhecemos porque não nos é explicado, esta gestão merece um chumbo.
3 Março, 2023 at 10:40
Adenda: vender consecutivamente os melhores jogadores, sem os conseguir substituir, e depender de prémios financeiros da UEFA, sem conseguir ter performances desportivas de qualidade e resultados desportivos assinaláveis em nenhum plano (interno e/ou externo) – e para mais, pelo caminho, alienando metade da massa de sócios, adeptos e simpatizantes – é um modelo de destruição de valor e de gestão à vista. Outra forma de justicar o nosso veredicto: bola preta.
3 Março, 2023 at 13:21
É isso tudo.
3 Março, 2023 at 10:59
O maior problema que vejo é termos toda a estrutura e projeto suportado na competência da gestão do futebol. Sempre foi assim a partir de João Rocha com uma única exceção pelo caminho (recusáva-se a vender os jogadores por qualquer valor e cortava as pernas aos meninos) onde o equilíbrio financeiro era conseguido através de outros mecanismos de forma a não só manter a equipa competitiva, como reforçá-la de época para época, e mesmo assim ser considerado dos clubes mais sustentáveis do Mundo.
Relembro que muitos consideraram o dinheiro investido no plantel de 2017/2018 uma loucura. Compramos Bruno Fernandes, Acuna, Mathieu e Wendel.
Agora comparemos com o actual que é o maior investimento de sempre em jogadores (quase 60M) e perguntamo-nos que plantel é este que vai atrás do Braga e arredado de todos os títulos.
A dependência de vendas só assim é pelo facto de a actual gestão ter derretido as “almofadas” financeiras que existiam tornando a SAD completamente dependente destas receitas extraordinárias e das entradas directas na LC.
Entretanto tenho uma dúvida que talvez o Malcolm consiga desfazer.
Nos resultados apresentados pelos 3 grandes, no nosso caso o valor referido na rubrica “Outros Custos” é brutal quando comparada a dos rivais:
SCP = 3,056M
FCP = 0,523M
SLB = 0,965M
O que poderá causar tal disparidade?
3 Março, 2023 at 12:07
No Sporting ao contrario dos rivais regista nos outros custos o valor pago dos emprestados.
Neste semestre são 1.563M do Trincão no semestre homologo estavam registados 1.606M relativos ao Sarabia, Virginia e Doumbia.
3 Março, 2023 at 12:25
Obrigado.
Mesmo assim há um diferencial absurdo.
Sem os custos que o Malcolm menciona, é superior ao dos rivais somados…
3 Março, 2023 at 12:54
Por acaso, estes Outros Custos nos rivais, talvez pelo baixo valor não são descriminados, no Sporting para além do que já referi regista 0.250M de quotizações (vá-se la saber porquê e para quê) 0.167M de multas e 0.277M em juros de mora não contratualizados. Este juros na minha opinião são um desperdício e se fossem contratualizados estariam registados noutra rubrica ( junto aos 8.65M que menciono no post) por isso resultam de atrasos em pagamentos imprevistos, mais uma prova das dificuldades de tesouraria pois para pagar 277 mil em juros desta natureza foram seguramente muitos os imprevistos.
3 Março, 2023 at 11:14
Mentalizem que é a gestão financeira que permite uma boa gestão desportiva.
Sem dinheiro não há palhaços.
Arriscar numa boa época desportiva para resolver questões financeiras está errado.
A bola pode não entrar, os activos podem não realizar o valor esperado.
Deveria ser colocado nos estatutos do clube um parâmetro obrigatório no que a gestão financeira, nomeadamente uma percentagem de despesas corrente face às receitas também elas corrente.
Quem não cumprisse teria que ser automaticamente sujeito a eleições.
Não é admissível esta irresponsabilidade.
3 Março, 2023 at 11:21
A competência dá dinheiro. Não é o dinheiro que dá competência. Tantas vezes provado…
3 Março, 2023 at 12:40
Subscrevo!
3 Março, 2023 at 11:15
É deixar continuar.
Rumo ao sítio para onde já quase fomos uma vez.
Nada de novo.
3 Março, 2023 at 11:17
Fica aqui também o pensamento desta mesma direção em 2019.
Porque recordar é viver :
A atual administração do Sporting herdou uma dívida a fornecedores de mais de 40 milhões de euros, e acusa a gestão que foi feita em 2018 de ter sido “completamente irresponsável”. A maior parte da dívida dizia respeito ao pagamento de metade do plantel profissional do clube dos leões.
“Quando tomámos posse encontrámos um clube numa situação de tesouraria muitíssimo difícil“, revela Francisco Salgado Zenha, administrador da SAD do Sporting com o pelouro financeiro, em conferência de imprensa, na apresentação da auditoria financeira ao período em que Bruno de Carvalho foi presidente. Para além da tarefa de “fazer o revolving da emissão de empréstimo obrigacionista“, a SAD herdou uma dívida, até junho de 2019, de mais de 40 milhões de euros, indicou.
A maioria da dívida era para com clubes e agentes dos jogadores profissionais, ou seja tiveram que “pagar este ano metade do plantel do Sporting“, numa dívida que inclui pagamentos a jogadores como Acuña, Coentrão, Battaglia e Piccini, explica Salgado Zenha. “Nada disto estava pago”, acusa o administrador.
“A gestão que foi feita em 2018 foi completamente irresponsável”, critica. Mesmo assim, Salgado Zenha garante que têm “um plano financeiro feito, que vai permitir o Sporting ser sustentável a muitíssimo longo prazo“. Quanto à contratação de novos jogadores, o administrador explica que fizeram “uma redução significativa da massa salarial dos jogadores de futebol profissional”, e o que pouparam aí permitiu cobrir os salários e transferências.”
3 Março, 2023 at 11:53
Mudam-se os tempos…..dobram-se as dúvidas e o buraco financeiro. Mas aqui já não é “gestão irresponsável”.
3 Março, 2023 at 12:00
Olhando por esse lado é tudo em dobro.
Dobro da dívidaa fornecedores, dobro do all-in em jogadores…
3 Março, 2023 at 11:20
O plano para o verão é simples. Vender pelo menos Ugarte e rezar pela champions.
Gestão rooftop.
Mas há dinheiro para casacos pipis pros meninos de bem, e viagens e festas em discotecas.
Estudassem.
3 Março, 2023 at 11:34
‘– Amortizações, também aqui um record semestral de 16.027M o que valida a informação do CD de ter feito e estar a amortizar o maior investimento de sempre na compra de jogadores.’
Maior investimento de sempre e estamos em 4o lugar, fora da liga em agosto, da LC em dez, taça etc… das piores equipas que tivemos dos últimos anos. Interessante
3 Março, 2023 at 11:45
Sou do tempo em que os 30 ou 40M de dívidas a fornecedores era escândalo diário na CMTV. Foi para isto que serviu Alcochete.
3 Março, 2023 at 11:49
Agora não há escândalo nenhum.
Quem lá está são senhores doutores e pouco dispostos a histerias e gritarias.
É lidar.
Resta-nos ser bons clientes, apoiar e comprar muito merchandising.
3 Março, 2023 at 11:54
Pagar 3M ao Trincao é um erro que o Mendes tem de corrigir. O tecto salarial devia ser sagrado.
Com este tipo de política financeira, podemos ir dizendo adeus ao Ugarte, Pote e Inácio, quem sabe até Edwards. 2 ou 3 dos 4 vão ter de sair para compensar o quarto lugar.
E virão Trincoes, St. Justes e Sotiris às meias dúzias.
3 Março, 2023 at 18:57
O St. Juste é bom jogador!
Tem tido o problema que advém de ter estado 1 ano parada mas aos poucos vai indo e mostra qualidade. A tendência é para chegar à “normalidade atlética/física” e depois será um elemento válido.
Alguém competente devia ter precebido o problema do jogador – que nem fez a pré-época – para evitar o arrastar do problema! Mas alguém andou a dormir…
3 Março, 2023 at 19:30
Não queria ser mauzinho, mas todos sabemos que a sinistralidade é um dos fatores mais importantes na fixação da taxa do premio do seguro de acidentes de trabalho talvez seja isso que justifique o facto da taxa no Sporting no Sporting ser quase o dobro dos rivais.
Pagamos 6.1% e no porto a taxa é de 3.8% e no benfica 4.7%
Se tivéssemos a taxa do porto num semestre a poupança seria de 750 mil euros e no ano de 1.5M, já dava para uma equipa de FF muito competitiva.
Sabendo os valores do rivais e perante tal disparidade não renegociar de imediato será mais um crime lesa sporting pois não acredito que tenhamos uma diferença nos sinistros que justifique tal diferença.
Por curiosidade foi verificar os valores na época passada e então temos, Sporting pagou 7.7% e FCP 5.6% e SLB 5.5%.
Resumindo em dois anos em seguros gastamos mais quase 3M do que os rivais, o que não daria para fazer no desporto feminino esta poupança.
3 Março, 2023 at 11:56
Ou seja…..agarrem-se à cadeira e rezem. Mas rezem mesmo muito com muita força, vontade e fé.
Bom dia 2013.
3 Março, 2023 at 12:35
Recorde atingido, quando der problema logo se vê, se der o Varandas já não vai estar no Sporting e não.
3 Março, 2023 at 12:48
O teto não dava para um sarabia mas dá para um Trincão??que vai ser o jogador mais bem pago do Sporting…isso lembra a alguém???
E essa fé de vender os jogadores ou ir á Champions a conta com dinheiro que não é nosso,só vindo de grandes gestores.
Os nossos melhores jogadores nem temos a totalidade do passe …logo temos que vender vários para tentar fazer esse dinheiro,depois fodemos outra vez a equipa,que saiem os melhores e vamos buscar mancos.
3 Março, 2023 at 13:44
Continuo a achar que gerem mal o Clube e que este caminho (de gastos excessivos para a qualidade que se vê) não pode levar ao sucesso a médio/longo prazo.
Normalmente somos menos competitivos no futebol, ainda que nas modalidades o normal dos últimos anos tem sido sermos competitivos, e temos de ser muito melhor que os rivais para podermos estar suficientemente perto em qualidade para nos podermos bater pelos títulos – porque um, tendo tantas ou mais modalidades, tem mais dinheiro, e porque outro, não tendo mais dinheiro, tem muito menos modalidades!
Não vejo essa competência transversal no clube todo – vejo pontualmente aqui e ali, como o Futsal masculino, como o Andebol masculino, como no Atletismo masculino e feminino, de algum modo no Voleibol feminino, de algum modo no Basquetebol masculino… É pouco! Muito pouco!
Vejo uma grande incompetência em quase todas as modalidades femininas que não estão la lista anterior. Vejo falta de competência no Futebol masculino! Vejo um gastar de dinheiro sem rumo no Voleibol masculino.
Vejo uma retórica que não tem paralelo na realidade!
Vejo um Clube sem chama!
Foda-se, vejo muito mais coisas, vamos dizer, não bem feitas do que coisas bem feitas. E vejo uma dificuldade acrescida nos próximos 2 a 3 anos, que me parece que esta gente não tem a mínima preparação e competência para enfrentar com bons resultados.
O que me parece – A NÃO SER que surjam 4 ou 5 jovens a dar cartas no futebol sénior – é que vamos afastar-nos dos rivais e descer para mais próximo do Braga – mais dificuldade em competir com as nádegas e ter o Braga mais próximo de competir connosco.
Vamos ver o que o futuro nos traz! O tempo mostra sempre a realidade…
3 Março, 2023 at 13:48
A realidade pode já ser tarde demais….
3 Março, 2023 at 17:21
Pode!
Mas mostra.
3 Março, 2023 at 17:29
Mas os conteúdos digitais estão top.
3 Março, 2023 at 13:47
Isto tudo só faz sentido num contexto…preparar a sad para vender o mais rapidamente possível. Qualquer gestor de bom senso já tinha arrepiado caminho…embora considerar tanto o varandas como o estagiário de madrid gestores talvez seja um pouco demais….
3 Março, 2023 at 13:53
Eu coloquei aqui o cenário apresentado aos sócios e votado favoravelmente quando em 2006 Soares Franco levou à discussão venda de património e participação da SAD.
Este meu comentário surgiu em resposta a um tasqueiro quando dizia que venda da SAD era uma treta.
Tanto não é que aconteceu em 2006 por claras dificuldades financeiras, tornando inevitável que os sócios votassem favoravelmente para que o clube continuasse a existir no dia seguinte.
Este tipo de gestão é como dizes, uma criação de um inevitabilidade dessas criadas em 2006.
E como diz o Miguel mais em cima a realidade virá com o tempo.
É só triste que os sócios, burros que é mesmo assim, nada tenham aprendido com o passado e voltem a permitir que o clube caminhe no mesmo rumo e assistemos impávidos e serenos a este comboio sem travões.
E ainda temos que ler aqui palermas a dizer que o clube está pujante….
3 Março, 2023 at 14:07
O Sporting é apesar de tudo muito apetecível para investidores…se cortar nas despesas desnecessárias que são bastantes e bem definidas e aproveitar da reputação da sua academia para vender jogadores tem tudo para dar lucro. Os resultados desportivos passam a ser secundários e os sócios um elemento decorativo… Se estes burros e os amigos ganharem uns milhões com as comissões já ficam resolvidos para o resto da sua vidinha…Não deixa de ser um feito considerando que estamos a falar de um médico medíocre e de um estagiário que de outra forma nunca chegariam a gerir uma empresa com a dimensão que tem a SAD do Sporting
3 Março, 2023 at 14:24
Um cenário muito próximo de uma realidade que podemos desconhecer mas que poderá muito bem estar na mente destes montes de merda.
3 Março, 2023 at 14:27
Isso é completamente inviável…ninguém conseguiria tirar do clube o necessário para cobrir sequer o investimento que teriam de fazer para comprar o clube…
Ainda por cima se hostilizarem os adeptos como dizes…
Não faz sentido nenhum. Nunca na vida o Sporting daria lucro para compensar o valor de compra. E a empresa também não vai valorizar, muito menos a fazer o que tu dizes.
A única coisa de interessante que o Sporting teria para alguém era para lavar dinheiro. Lavar dinheiro, perder dinheiro nessa lavagem (porque perdem sempre) e depois deitar fora.
Isso de pegar num clube em PT que forme jogadores e vender ou fazer um grupo desportivo…é “fácil” fazer com o Visela ou com o Famalicão ou com o Braga…agora com um dos 3 grandes, podes esquecer. O dinheiro que teriam de gastar para convencer os sócios a vender nunca compensaria.
Aliás, se compensa-se já estava feito à muito…
3 Março, 2023 at 14:30
Para comprar o Sporting dificilmente conseguiriam por menos de 400/500 Milhões. Não tem a ver com o valor da empresa, tem a ver com o prémio que os sócios tinham de aceitar para isso acontecer.
Nunca na vida tirariam isso de rendibilidade.
3 Março, 2023 at 14:45
Além disso, se o proposito fosse vender a SAD o mais depressa possivel, a gestão do Sporting era completamente diferente.
O que se passa na gestão do Sporting é o que se passa na gestão do porco. É achar que é preciso investir para ganhar e pagar esse investimento com vendas. E a gestão disso é feita ano a ano. Por isso é que a venda do Porro arrastou para o próximo ano.
É muito errado. Para mim. Mas se o proposito fosse desvalorizar a empresa para depois vender o mais barato possivel, já tinha sido feito. Ocasiões não faltaram e era bastante simples.
3 Março, 2023 at 15:42
São raros os clubes de futebol em que o investidor entre para fazer dinheiro. Os Glazers fizeram porque o ManU é uma máquina de vender (e vão fazer porque o futebol valorizou bastante em 15 anos), o bacano do Arsenal também deve ter feito porque fechou bem a torneira durante uns anos, mas de resto acho que são poucos os gajos que entram com milhões e conseguem retirar o que investiram. Os donos do City e do PSG é enterrar porque o dinheiro não tem fim e o objetivo não é fazer dinheiro mas sim, subtilmente vender a imagem daqueles países.
Cá seria mais do mesmo, para fazerem algum dinheiro que justificasse o investimento teriam de ter muita sorte, porque a Liga Portuguesa tem demasiados vícios, e teriam de esperar umas boas décadas.
3 Março, 2023 at 15:53
Em Inglaterra há muitos a fazer dinheiro agora, nestes ultimos 3 ou 4 anos.
Mas isso é porque os direitos televisivos aumentaram brutalmente e o valor dos clubes e da PL também aumentou brutalmente.
Nada do que se passa cá em PT.
3 Março, 2023 at 16:02
Mesmo os Glazers querem despachar o Man Utd do seu portefólio.
3 Março, 2023 at 16:15
A única coisa realmente boa que o Ronaldo fez no ManU foi foder os Glazers. Os adeptos já os odeiam há muitos anos, mas os gajos estavam a agarrar-se ao dinheiro porque mesmo gastando como o caraças o Manchester mete gente no Estádio e vende camisolas como se não houvesse amanhã. Mas para sair pedem 6mM de euros que é quase o triplo do que custou o Chelsea.
3 Março, 2023 at 16:16
A PL pode estar num pico de valor e estão um bocado fartos de levar com os adeptos…
Faz sentido.
3 Março, 2023 at 15:53
Confesso que a gestão da SAD já é completamente indiferente, pois com uma travessia do deserto mais ou menos longa as coisas acabam por se compor.
Preocupa é o facto do clube estar total e completamente dependente do apoio financeiro da SAD para se manter minimamente competitivo.
3 Março, 2023 at 14:30
… e muito, muito infelizmente, mas claramente óbvio para mim… o tempo só me tem dado razão ao que vaticinei aquando da GOLPADA.
3 Março, 2023 at 14:03
Obrigado Malcolm.
Esta execução orçamental é uma espiral de degradação financeira e desportiva.
Usando a expressão do Amorim, já que não há adultos na sala, temos de impor estatutariamente que os custos operacionais têm de ser, no máximo, 80% da receita antes da venda de jogadores, pelo menos, enquanto não tivermos os indicadores económicos desejados.
3 Março, 2023 at 14:05
Isso é que era.
Era nisso que todos os sócios deveriam estar focados.
Mais do que ganhar campeonatos, há que lutar pela sobrevivência do clube.
3 Março, 2023 at 17:23
Subscrevo!
3 Março, 2023 at 16:18
andam ai umas percentagens da sad á solta que pertencem ao clube, alguém as vai comprar, disso não tenho duvidas, veremos quem séra esse bem feitor e quantos milhões ou migalhas deixará.
aceitam-se apostas.
3 Março, 2023 at 17:23
Qual é a tua aposta?
3 Março, 2023 at 19:29
5€
3 Março, 2023 at 19:59
🙂
Depois é fácil apontares o dedo a quem opina e dá a cara… 😉 Ficas sempre em cima do muro!
3 Março, 2023 at 23:26
Lugar privilegiado, com boa visão 🙂
4 Março, 2023 at 0:52
🙂