Depois de Torun, há dois anos, rainha em Istambul. Auriol Dongmo sagrou-se bi-campeã europeia em pista coberta, no lançamento do peso, conquistado a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva, numa prova que liderou desde o primeiro ensaio.

A atleta do Sporting Clube de Portugal começou a prova com um lançamento a 19,63m (ela, que tem 20,43m como melhor marca pessoal, obtida no ano passado), deixando a perseguidora directa a mais de um metro de distância. Dois ensaios depois, chegou aos 19,76m, a melhor marca europeia do ano por larga margem e, mesmo com a ligeira aproximação da alemã Sara Gambetta (18,83m), nunca viu o triunfo ser posto em causa. O quinto lançamento de Dongmo ficou-se pelos 19,38m e o derradeiro ensaio não lhe permitiu melhorar o registo. Mas o essencial estava feito e o favoritismo confirmado sem mácula.

“Não estava a correr como eu queria. Queria lançar acima dos 20 metros. Mas, agora, estou muito contente porque sinto que estou a voltar, mais ou menos, ao meu nível”, reconheceu Dongmo, na zona mista da Ataköy Arena. “Este ano foi difícil o início, conseguir lançar acima de 19,50m, mas estou a voltar ao meu nível”.

Logo atrás, para além de Gambetta, na segunda posição do pódio, ficaram a sueca Fanny Roos, que arrecadou o bronze com 18,42m, e em quarto lugar terminou a portuguesa Jessica Inchude, com 18,33m, tendo chegado a ocupar provisoriamente a segunda posição durante a prova.

Parabéns, grande Leoa! Que, hoje, a Patrícia Mamona nos consiga dar nova alegria!