“Aceitei o desafio, obviamente, tendo em conta a grandeza do Sporting CP e a oportunidade de fazer parte de um novo projecto que se inicia no Clube”.
As palavras são de Ricardo Pereira, no dia em que foi apresentado como o novo treinador da equipa principal feminina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, depois de ter estado vários anos nas camadas de formação do CD Paço de Arcos.
Estávamos no dia 31 de Agosto de 2022, e por essa altura, após a saída das principais jogadoras para adversários directos, já alguns adeptos mostravam preocupação com o futuro da equipa que, então, tinha que colocar miúdas de 14 e 15 anos nos treinos, para ter número suficiente de atletas. Pese tudo isso, Ricardo foi mais longe na ambição: “Os objectivos a que o Sporting CP se vai propor são os mesmos de sempre: tentar vencer e ser campeão em todas as competições. Obviamente que sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas, se fizermos um trabalho sério e nos entregarmos com toda a nossa força de vontade, com certeza que atingiremos os nossos objectivos”.
Logo a seguir, anunciava-se o regresso de Inês Florêncio, e a renovação com quatro atletas que transitavam da temporada passada: as avançadas Rita Batista, Margarida Florêncio e Sofia Moncóvio, que seria ainda a capitã, e a defesa/médio Inês Arrais. Foi precisamente a capitã a dizer: “temos de ser realistas e dar um passo de cada vez. É um novo projecto e, por isso, pode ser o início de algo. Temos vontade de crescer e evoluir, sendo uma verdadeira equipa. Vamos entregar-nos ao máximo em cada treino e jogo”.
Já Rita Batista, de 26 anos, a cumprir a sua segunda temporada no Sporting CP, dizia, “é um sentimento muito bom saber que o Sporting CP acredita em mim, e eu também acredito no projecto. Saíram muitas jogadoras, mas vamos continuar a lutar pelo símbolo que temos ao peito. Estar no Sporting CP é estar no topo”.
Pese todas as dificuldades e um plantel claramente impreparado para lutar por títulos, as Leoas puxaram do orgulho e mantiveram o Troféu Stromp em casa, no jogo de apresentação, vencendo o Stuart HCM, por 3-2. A Supertaça, frente ao Benfica, terminou com uma natural derrota por 6-2, e bastou chegar à terceira jornada para uma chapada de realidade bem mais dura: 12-2 frente ao Turquel, com as gémeas Rute e Rita Lopes, duas das figuras que tinham deixado de jogar de verde e branco, a marcarem metade.
A equipa que, ao longo de duas épocas, tinha lutado por todas as conquistas com o favorito Benfica, e que apenas pedia um investimento extra para acabar com a hegemonia encarnada, era apenas uma agridoce memória, relegada para o grupo 2 e completamente afastada de todos os títulos.
Até hoje, e passaram sete meses, não se ouviu palavra de um responsável pela modalidade sobre o… projecto.
Estamos a dia 18 de Março de 2023, e há algo que já deixou de ser um segredo guardado nos corredores do João Rocha: a equipa feminina de hóquei em patins vais ser descontinuada no final da época. Será que alguém vai ter a decência de explicar este projecto muito engraçado, que mal começou já está acabado?
18 Março, 2023 at 21:34
que vergonha! não há palavras… cambada de burros.
18 Março, 2023 at 21:44
Uma vergonha!
18 Março, 2023 at 22:00
Uma coisa sabemos, não será miguel afonso a dar a cara, só dá nas conquistas e nas renovações de atletas.
18 Março, 2023 at 22:47
Ámen
18 Março, 2023 at 23:53
Esta Direcção mete nojo…
Que mais se pode dizer?
Uma vergonha!
18 Março, 2023 at 23:54
Isto é tudo fruto da “gestão top” destes anormais…
20 Março, 2023 at 20:44
Pois, parece que o teu presidente não dá uma para a caixa.
Um dia ainda vais lamentar todo o ódio que destilavas ao grande BdC que apenas queria um clube grande e saudável contra tudo e contra todos.
19 Março, 2023 at 0:43
No outro lado da 2a circular, são todas, ou quase todas profissionais. Há não muito tempo tinham um ordenado mínimo superior à nossa mais bem paga actualmente. Pagavam casa, refeições na catedral e davam apoio ás atletas com nutrucionista e preparador físico.
O Sporting lutou contra isto, com armas muito diferentes e esteve a um pequeno passo de poder tentar roubar 1 título que fosse.
Diz quem anda na modalidade que a fpp esta preocupada com o hoquei feminino, porque tem pouca visibilidade e porque há falta de atletas na formação. O que faz o Sporting?! Acaba com a equipa sénior, que dava visibilidade e cria formação, mesmo sabendo que há falta de atletas.
What. A. Fucking. Logic.
O mais engraçado é que nem com o término da modalidade sénior, o Sporting poupa dinheiro, porque o ordenado de 1 mês, dum jogador mediado masculino, pagava os ordenados anuais destas atletas. Acredito até que deve haver almoçaradas do conselho de administracão da SAD mais caras que or ordenados anuais destas leoas.
A elas, o meu obrigado pelo brio e profissionalismo que sempre tiveram.
Como digo sempre, o Sporting deveria ser o exemplo a seguir. Nunca o contrário!
19 Março, 2023 at 9:49
“A elas, o meu obrigado pelo brio e profissionalismo que sempre tiveram.
Como digo sempre, o Sporting deveria ser o exemplo a seguir. Nunca o contrário!”
Subscrevo.
19 Março, 2023 at 11:04
Subscrevo
19 Março, 2023 at 7:42
É uma boa medida, o dinheiro não dá para tudo.. gerir é isto meus amigos
19 Março, 2023 at 8:07
sabes quanto ganha a jogadora mais bem paga do plantel?
19 Março, 2023 at 8:33
Sabes qual é a média de adeptos a ver um jogo de hóquei em patins feminino? Todos os que acham muito mal provavelmente nunca viram um jogo nem sequer pela televisão.
Além do hóquei em patins feminino eu acabaria com mais meia dúzia de modalidades que são única e exclusivamente sorvedouros de dinheiro
19 Março, 2023 at 9:59
Diz-me aí quantas modalidades do clube vivem da bilhética… Depois de fazeres a lista, escolhe as que extinguias para um gajo estar preparado para o que vem aí.
19 Março, 2023 at 10:34
Atletismo, Natação, Volei, Basket, Andebol, Hóquei, Ténis de Mesa, Futsal, nunca subsistiram porque causa da venda de bilhetes mas sim porque algumas até têm tido patrocinadores e outras vivem das mensalidades das formações + quotas + vendas da loja + % dos lucros gerados pela equipa de futebol! (não há eu sei!) …mas se calhar tens razão, o melhor é mesmo fechar tudo! então com médias de vinte mil no estádio, como é que o clube se tornou tão pequeno e ridículo!?!
19 Março, 2023 at 10:55
Exacto, por essa ordem de ideias é melhor fechar o futebol.
19 Março, 2023 at 10:42
Diz-me lá qual a modalidade de pavilhão cujos séniores dão lucro?
19 Março, 2023 at 10:47
Basquetebol.
Todos sabemos que os jogadores de Basquetebol do Sporting jogam por amor à camisola e em troca de uma sandes de torresmo e uma Coca-Cola.
Logo, são os únicos que dão lucro ao clube, daí a grande aposta da Direcção. Genius (Super Sonic).
https://giradiscosme.files.wordpress.com/2021/05/gen.jpg
19 Março, 2023 at 10:56
Isso Cherba, responde-lhe como se tivesse algum argumento válido e não estivesse aqui para apenas se prostituir em none da Direcção.
19 Março, 2023 at 8:27
estás enganado, saber gerir é precisamente o contrário. É saber trazer condições, dinheiro, motivação e brio a um sector que ainda não é rentável mas poderia o ser se esses engravatados tivessem o mínimo de capacidade negocial e visão para além de três meses.
19 Março, 2023 at 9:37
o futebol de praia acabou…
mas temos o surf para o dr ir passear com a namorada.
19 Março, 2023 at 9:29
Se calhar também sou culpado, nunca vi um jogo nem vou ver, não tenho interesse. Modalidades de nicho têm estas dores.
No entanto, quando tem o símbolo do leão, ou é para ganhar ou mais vale estar quieto.
19 Março, 2023 at 9:36
se fosse o surf…
19 Março, 2023 at 9:39
hoquei
futebol de praia.
a breve prazo o futebol feminino.
tudo isto é lógica corporate.
uma extensão da clínica.
19 Março, 2023 at 9:56
É bem.
Não vejo a hora de se alterar de SCP para SCFM, Sporting clube futebol masc. .
Ah, e essa treta de utilidade desportiva, fazer crescer o interesse no clube a jovens atletas, enfim, fazer crescer e criar bases para o futuro é treta ultrapassada na gestão sci-fi avançada e ultra futurista só acessível a grandes mentes.
19 Março, 2023 at 10:13
Isto não basta dizer que é uma vergonha. Vergonha é estarem aqui a dizer que é uma vergonha e nunca puseram os pés no pavilhão, para verem um jogo de hóquei feminino e incentivando e ajudando as nossas atletas a competir. Isso é que é um grande descaramento e mais, são falsos.
19 Março, 2023 at 10:16
Entretanto a direção cria uma modalidade que é a seguir ao futsal a que leva mais espectadores ao pavilhão e vêm criticar. Vão vender chuchas para a porta da maternidade
19 Março, 2023 at 10:28
11:52 às 13:54
Basquetebol: FC Porto x Sporting – Camp. Nacional
TRANSMISSÃO EM DIRETO
Vejam na RTP 2 Hoje, já que não vão ao pavilhão
19 Março, 2023 at 10:45
na época passada fui, este ano nem sempre jogaram no JR e nem sequer existe promoção aos jogos, nem no canal do clube nem em lado nenhum… experimenta ir ao instagram das modalidades e vê quantos posts tens sobre o hóquei feminino, zero desde dezembro 2022. Para mim é claro que no inicio do ano esta direcção já tinha em mente acabar com a modalidade. No plantel estão lá pelo duas jogadoras da selecção. Portugal uma das potências mundiais no hoquei, qual Sporting Clube de Portugal… viva o Sporting Lisbon!!
19 Março, 2023 at 10:56
Sabes o que eu faço como velhote, vou ao Google de manhã e coloco – programação Sporting TV hoje – . Aparece tudo num click, vejo logo os jogos que há no pavilhão nesse dia.
19 Março, 2023 at 13:01
SCP: Querem info? vão ao google…
19 Março, 2023 at 10:55
Tristes da merda!
Ainda ontem o disse, o Sporting do croquete é isto: encerrar, destruir, fechar e acabar.
Um aborto é o que é.
Pior só os acéfalos pagos a tentar passar a ideia que é pela assistência nos pavilhões, como se alguma modalidade de pavilhão desse algum retorno financeiro.
É isto que o Projecto cRoquete não entende: isto não é uma empresa, é um clube.
Um clube, ainda por cima um clube eclético como poucos existe muito para além do dinheiro.
19 Março, 2023 at 10:58
Pode ter muitos defeitos, mas está direção criou a segunda modalidade com mais espectadores no pavilhão o Basquetebol
19 Março, 2023 at 11:08
Criou? O Sporting já tinha Basquetebol há vários anos…
19 Março, 2023 at 11:18
E mais essa.
Tínhamos formação no Feminino e Masculino.
O maluco ainda prometeu a abertura em seniores se mais Sportinguistas se tornassem sócios, para não comprometer a sustentabilidade do Clube, precisamente o que não é feito actualmente.
19 Março, 2023 at 11:23
Em alta competição tem há pouco tempo., Mas muitos daqui não queriam e o que conta é que é a modalidade a seguir ao futsal que mais pessoas leva ao pavilhão
19 Março, 2023 at 11:35
Caralho era o que mais faltava se nao fosse, é a que investes mais traz novos craques como o ruesga ou gil para as outras modalidades e vai ver se não tens mais gente no pavilhão.
19 Março, 2023 at 11:43
Não concordo, só para ver o Kiko e o irmão que são um tratado vale a pena ir ao pavilhão, mais o Sporting já contratou para o ano mais 2 grandes jogadores e mais a nível internacional é a modalidade com mais possibilidades de ganhar títulos europeus, a começar já este ano, estamos a lutar em todas as frentes
19 Março, 2023 at 11:24
O Chico ficou sem net entretanto…
19 Março, 2023 at 11:38
Quem são os muitos que não queriam?
Não leste o que escrevi acima?
O MALUCO PROMETEU A ABERTURA EM SENIORES SE HOUVESSE AUMENTO DE SÓCIOS PARA NÃO COMPROMETER A SUSTENTABILIDADE DO CLUBE.
E não ser obrigado a extinguir outras modalidades porque todas são importantes na angariação de adeptos e sócios através da prática desportiva, pois esse é o nosso ADN.
19 Março, 2023 at 15:29
E estes imbecis de merda fizeram exactamente o contrário: para mostrarem algum serviço rebentaram com as restantes modalidades para reactivar o basket.
Resultado:é fechar, encerrar e acabar.
19 Março, 2023 at 11:12
Criou a custa da sobrevivência de outras modalidades em que pura e simplesmente cagou para o investimento.
Esta gestão é para adeptos como o Chico.
Bate palmas Chico, és a cara deste Sporting.
19 Março, 2023 at 11:06
Bom dia, temos o clube que merecemos.
Em Arganil, 92% aprovam esta intenção.
19 Março, 2023 at 11:17
Diz alguém que esta Direcção criou o Basquetebol…
“Em Março de 2012 foi anunciado que a Secção de Basquetebol iria regressar ao Sporting na época 2012/13, tendo o anúncio oficial sido feito a 14 de Abril de 2012. Com uma gestão independente através da Associação de Basquetebol do SCP, a Secção tinha por objectivo ser auto-sustentada. O responsável pelo projecto foi de novo Edgar Vital, juntamente com Carlos Sousa e Jaime Brito da Torre, juntando-se-lhes então Juvenal Carvalho. Numa primeira fase a reformada secção arrancou com escalões de formação e com uma equipa sénior feminina.
Em 2014 a secção foi remodelada, com Pedro Antunes (que tinha sido director da secção entre 1988 e 1990) a assumir a direcção. Em Junho de 2016 o Sporting Clube de Portugal anunciou que a modalidade regressava ao seio do Clube, mas apenas com escalões de formação do Minibasquetebol até aos Sub 16, ou seja sem a equipa sénior feminina, com um projeto sustentado de crescimento até atingir os Seniores. António Feu, um histórico do Basquetebol do Sporting, foi o director escolhido para liderar a secção finalmente refeita como modalidade oficial, 21 anos depois da sua extinção no Clube.”
19 Março, 2023 at 11:22
Eh.
Falhei, não pode ser SCFM.
É, SFLM, Sporting futebol Lisboa Masc. .
Assim, sim.
Aquela malta de 100km, 200km, 600km ida e volta e até 700km não vão ao pavilhão, por isso não interessam para nada.
19 Março, 2023 at 11:42
Caminhamos a passos largos para ombrear com o Braga na aposta nas modalidades que “interessam”…
19 Março, 2023 at 14:41
Vou-vos dizer uma coisa que não vos vai deixar felizes, principalmente porque é verdade.. se houvessem eleições hoje (e com o Sporting em 4.º lugar) o Dr. Varandas ganhava com mais de 90%! A união não vos dá jeito mas é uma realidade e vai tornar o nosso clube numa potência mundial (sem claques a mamar)
19 Março, 2023 at 15:03
Portanto o problema do Sporting, são as claques…fonix….
19 Março, 2023 at 15:15
Ainda perdes tempo com este? 🙂
19 Março, 2023 at 15:15
Mundial e arredores…
20 Março, 2023 at 12:23
Eleições ou aquela fantochada para fantoches como tu, com codigos de barra nos boletins de voto para ganhar quem eles querem?