Decorreu este domingo, em Espinho, a Gala da Patinagem, organizada pela Federação de Patinagem de Portugal. Sofia Moncóvio, atleta do Sporting Clube de Portugal, venceu a categoria de Atleta Feminina do Ano, e ao receber a distinção disse o seguinte: «É muito importante falar de igualdade e de integridade das mulheres, mas estou a receber este prémio num dos dias mais tristes da minha vida.»
A jogadora não justificou porquê daquela declaração, mas o motivo já todos sabemos: saber que, no final da época, a equipa feminina de hóquei em patins vai terminar, conforme aqui postado durante o fim de semana.
p.s. – acredito que não tenha feito por mal, mas é esta falta de cuidado que também ajuda a explicar muita coisa. Gilberto Borges deu os parabéns à atleta, no twitter, mas em vez de chamar-lhe Sofia, chamou-lhe Sónia. Vale o que vale…
21 Março, 2023 at 11:50
E as claques?
Entretanto vai estando na cadeira do poder gente que não estava minimamente preparada para assumir a responsabilidade de gerir um clube como o Sporting Clube de Portugal.
Uma palavra também para todos aqueles que vendo o que foi o 1º mandato do varandas decidiram votar nestas últimas eleições no Ruben Amorim.
Terão o clube que merecem.
Mas a culpa é das claques e da pirotecnia…
21 Março, 2023 at 12:44
Sonia?!?
A sério….
21 Março, 2023 at 12:54
Eu acho que também já se parava um bocado com as lamúrias. O Sporting tem atletas de tudo e mais alguma coisa, quer estar em todas as modalidades e mais alguma. É o ADN, é opção, embora ache demasiada dispersão, aceito. Mas não vale a pena chicotear os dirigentes por não terem um computador com memória infinita ligado ao cerebro.
21 Março, 2023 at 13:52
Nesta tasca se o Sporting acaba-se com as damas e o gamão seria sempre dramático.
Não que o caso não mereça atenção mas aqui vai se ao mais ínfimo pormenor para deitar a baixo e falar mal!
Ao invés se abrimos uma modalidade nova, nem post tem direito. Tudo normal para quem está em campanha!
21 Março, 2023 at 14:04
Já que o caso merece atenção, qual é a opinião do River Green sobre o post e o lamento da Sofia Moncóvio?
Se é só dizer mal, estou curioso por ler alguém dizer bem. Força nisso!
21 Março, 2023 at 14:23
🙂
21 Março, 2023 at 14:45
A minha opinião é que este espaço tal como o conheci no cacifo não existe mais desde que é utilizado para campanha eleitoral, é só isso que me vem à cabeça assim de repente!
De resto tenho tenho muita pena pelo fim da modalidade mas tenho a certeza que se amanha se criar uma outra não tem honras de post…
21 Março, 2023 at 14:50
Tens a certeza?
Tens a certeza que as vitórias não são celebradas neste espaço?
Tens a certeza que os grandes feitos, mesmo que tenham acontecido durante os mandatos desta direção não foram dignos de post e dedicação pelo dono do estabelecimento?
Tens a certeza?
21 Março, 2023 at 14:59
Tenho!!
E também tenho a certeza que acordas e deitas-te a pensar no Paulinho
🙂 Abraço/bjs Rampante
21 Março, 2023 at 15:11
Porra mal seria….
Já me custa vê-lo quando o Sporting joga 🙂
Nesta fase estou como o Fix. Mentalizei-me que temos de jogar com um dos piores jogadores que já envergaram a camisola do clube, por isso incha, desincha e passa.
Mas depois sei porque perdemos contra os Varzins desta vida, em vez de andar feito tontinho a colocar a culpa nos outros…
21 Março, 2023 at 15:33
Estás totalmente equivocado quanto a não haver destaque às vitórias do Sporting seja em que modalidades forem. Nem vou perder tempo a partilhar os links. Vai ao último post do futebol e aprecia.
Quando a não parecer, o cacifo quer isto dizer que antigamente o espaço era acrítico? Ou que só se comentava o que corria bem? Também não estou a ver.
Agora se achas que criticar a truncagem dos números de público em Alvalade é fazer campanha eleitoral, criticar o silêncio da direção perante as bastonadas sobre os nossos adeptos ao mesmo tempo que inventam hospitalizações de crianças na Dinamarca é campanha eleitoral, criticar a incompetência desta direção para falta de resposta ao esvaziamento do associatismo e militância dos sportinguistas é propaganda eleitoral, extinção de modalidades, desrespeito por sócios e estatutos, opacidade, endividamento da SAD e do Clube, modalidades enfraquecidas, tudo isso é propaganda eleitoral, estás no teu direito. É com pessoas como o River que esta direcção conta. É continuar e aplaudir.
Entretanto existem outros blogues em que tudo é perfeito, e aquilo que aqui se critica também não passa de fait-divers, propaganda eleitorial e viuvez. Tens opção. Não estás sozinho.
E tenho a certeza que o dono da Tasca também não se importará que descrevas aqui tudo de bom que Varandas e companhia têm feito e apontes as nossas mentiras. Não fará certamente juízos de valor ou reduzirá as opiniões do River a mera propaganda eleitoral. Força nisso!
21 Março, 2023 at 15:41
“E tenho a certeza que o dono da Tasca também não se importará que descrevas aqui tudo de bom que Varandas e companhia têm feito e apontes as nossas mentiras. Não fará certamente juízos de valor ou reduzirá as opiniões do River a mera propaganda eleitoral. Força nisso!”
O mesmo já não se pode dizer de blogues como o És a nossa fé que usa e abusa do lápis azul.
Esse sim tem um agenda e cumpre religiosamente com ela.
Há quem preferira esse estado de espirito e ao mesmo tempo vem para estes espaços onde todos têm os seus comentários aprovados (a favor ou contra) pregar que é um espaço limitativo.
Há merdas que são de facto muito estranhas e com pouco sentido, mas é o que é e apenas reflete o perfil de quem emite a opinião.
21 Março, 2023 at 16:15
Estou tão equivocada quanto tu!
RG
21 Março, 2023 at 17:22
E assim perdemos a oportunidade de conhecer a verdadeira dimensão do trabalho de Varandas…
21 Março, 2023 at 18:11
🙂
Outro J. Nada de novo.
21 Março, 2023 at 17:45
“É com pessoas como o River que esta direcção conta. É continuar e aplaudir.”
🙂
21 Março, 2023 at 17:47
Oh grilo aqui ng está apoiar nada nem ninguém.
Mas também não me peçam para entrar na lista eleitoral do cherba que bate em tudo o que mexe
🙂
21 Março, 2023 at 21:19
Não tenho quaisquer pretensões políticas nem de integrar qualquer lista.
E o que não deve faltar hoje dentro e fora do Sporting são resmas de gente com muito mais conhecimento e competência que eu.
Agora não tenho qualquer dúvida que eu ou a River Green (quase era a banda de Seattle) no lugar de Varandas com aquilo que recebeu em mãos, teríamos feito muitíssimo melhor. Com os mais de 700M de receitas que o Clube gerou em 4 anos? Brincamos?
Eu como não sou burro nem tenho de provar nada, não teria mexido no que estava bem feito e teria apenas corrigido pontualmente o que estava menos bem, como a comunicação por exemplo.
Pediria aos sócios o voto contra a expulsão do anterior CD e mostraria boa vontade e transparência no diálogo com as claques, anteciparia receitas da NOS para fechar a Reestruturação Financeira desenhada pelo anterior CD agradecendo e reconhecendo publicamente o trabalho dos responsáveis, e procurando com isso demonstrar que a união prometida não morreu com a eleição do novo.
Nunca alimentaria guerras com oposicionistas, nunca deixaria Jorge Mendes chantagear o clube, prosseguiria com todas as ações contra os jogadores e clubes que os receberam, nunca diria que a Academia estava ao abandono mas faria a mesma requalificação das instalações que Varandas fez.
Se o grande problema do Sporting era o protagonismo de Bruno de Carvalho qual era mesmo a dificuldade em gerir o Clube?
21 Março, 2023 at 21:23
Isso é por osmose que passa? Estou a referir-me á estratégia básica da croquetagem que com “elevação” e porque não têm argumentos para contrariar usam os ataques ao caracter como quem respira…
Qualquer um que não concorde e preste vassalagem aos “lords” ou é desonesto, ou drogado, ou tem a “mania” que manda no Clube, ou é conflituoso, ou usa pirotecnia para aleijar crianças, ou “não apoia” como devia, ou está em “campanha eleitoral”
Sim porque isto é só o enésimo ataque ao caracter ( o que estás a dizer é que implicitamente o Cherba não tem integridade) do “dono” do mais importante blog do SCP que não alinha com o doutorzinho…
E isto é típico duma certa “forma de estar” e de ver a vida que acha isto da liberdade de expressão e de critica um “abuso” da democracia, aonde é que já se viu? A “ralé” a atrever-se a criticar os “pré-destinados”?
Se eu “inventasse” uma maquina do tempo o SCP livrava-se desta gente benzoca toda, eles emigravam em massa para antes de 1974…
21 Março, 2023 at 18:11
Tás a gozar!?!?!?!?!?!?
Quem ganha o que um presidente do SCP ganha e a importância da posição….não saber a totalidade das modalidades existentes no clube!!!!!
Espero que não seja verdade, embora o que transpareça…
21 Março, 2023 at 18:47
Ahahahaha tanto chamaram o Ribeiro de Riacho que ele internacionalizou para parecer mais maior grande forte 😀
Louis River Green. Parece-me bem.
21 Março, 2023 at 13:05
Em outras paragens já perceberam o ganho em promover e referir constantemente o trabalho que estão a fazer nesse campo. Já dizem que são o único clube a nível mundial a ter todas as principais modalidades de pavilhão nas vertentes feminina e masculina. Perceberam a importância e potencial desta estratégia.
O Sporting pelo contrário, não só anda a dormir como demonstra uma confrangedora incapacidade em encontrar soluções e opta pelo mais fácil, extinguir.
São rápidos a inventar desculpas mas não em encontrar respostas, soluções.
A desculpa mais usada actualmente pelos defensores desta “política” é que não podemos competir com o investimento do Benfica.
Mas então somos atropelados 12-2 pelo Turquel e a desculpa é mesmo o investimento do Benfica?
As irmãs Rute Lopes e Rita Lopes foram para o Turquel por terem lá melhores condições que no Sporting? Recebem mais um sandes e um sumol e não têm de pagar transporte por viverem em Alcobaça, é isso?
Como é que o Sporting investe na deslocação de estrangeiros para o Hóquei Masculino e não consegue segurar estas atletas no Feminino? Ambas modalidades não geram lucro nem são auto-sustentáveis…
Houve uma candidatura que apresentou todo um projecto a pensar como trabalhar esse “mercado”. No entanto a actual direção copiou umas poucas ideias, as menos trabalhosas, mas continua a desprezar todo o potencial existente e que não está confinado apenas ao aspecto financeiro.
O Hóquei é apenas o exemplo mais recente da desigualdade de tratamento dado as diferentes modalidades e da actual falta de visão de quem gere o Sporting.
Partilhamos da tua tristeza, Sofia…
21 Março, 2023 at 13:11
Revelador da incompetência de quem lá está.
Mas depois vêm os defensores do indefensável perguntar se nós fazemos tudo bem.
O problema é não somos nós que estamos no lugar de decisão, a receber fortunas para trabalhar para o clube e encontrar soluções.
E o histórico de disparates vai-se acumulando a um ritmo assustador.
Ninguém é obrigado a permanecer na direção do clube.
Se acham que é muito difícil, saltem fora e cedam o lugar a outros que tenham mais capacidade.
Ao sócios pede-se que votem nos programas e não nos treinadores de futebol sénior masculino.
Porque o Sporting Clube de Portugal é muito mais que isso…
21 Março, 2023 at 13:52
Mas tu e todos os que não queriam o Basquetebol não têm força moral para dizerem o que disseste agora
21 Março, 2023 at 14:01
Ainda com isso Chico?
Aonde eu disse que não queria Basquetebol?
O Basquetebol já existia no Sporting antes de Varandas decidir que deveria abrir a nível de seniores mesmo sabendo que isso iria obrigar a um investimento incompatível com as receitas existentes. Chama-se a isso irresponsabilidade.
Achas que está excelente assim, que isto é digno do Sporting? Bate palmas…
21 Março, 2023 at 14:21
Eu também posso não querer que uma modalidade como o basquetebol seja criada (ainda para mais com o investimento necessário) e depois criticar que fechem outras modalidades já existentes.
Por simples facto que:
-Só mostra a incompetência que esta direção tem porque criou um projeto irrealista para a conjetura que o clube tinha. Criou uma modalidade nova sem ter um suporte para sustentar essa mesma modalidade sem colocar em perigo as outras.
É o que dá cagar ideias novas sem pensar onde se está a meter.
21 Março, 2023 at 15:58
Não bato palmas ao Varandas, nem a malucos que andam em Big Brothers
21 Março, 2023 at 16:58
Não, bates palmas ao que é feito. E queres que os outros também o façam.
Aquilo que o Chico e outros aqui fazem é avaliar a figura e ignorar a competência ou não para o cargo.
Se o Clube bater no fundo sempre vos resta o consolo de que já lá não estava o gajo com gosto por protagonismo.
Se os que estão são manifestamente incompetentes e mentirosos, isso agora é irrelevante…
21 Março, 2023 at 17:37
Deus nos traga bons candidatos á presidência do clube, eu cá estarei para analisar todas as vertentes desportivas e económicas. posso errar mas tudo farei para não o fazer, já tenho dito aqui que os próximos candidatos já se deviam estar a preparar. Gosto de uma pessoa o Sr. Fernando Tavares Pereira, mas ele vai necessitar de muita ajuda na área desportiva, isto como qualquer outro candidato, tem que ter pessoas do métier em relação ao desporto ( Futebol e modalidades ) dentro da direção, tudo bem dileneadoe não darem a entender que o Inácio está do nosso lado e depois o próprio diz que não. Coitadinhos. Qualquer elemento de interesse para o clube não interessa apoiar, tem que estar dentro da equipa. Isto não é NIM ou é SIM ou NÃO. Há algum tempo até lá para trabalhar as coisas
21 Março, 2023 at 22:47
Anda analisar, que tu analisas bem!
:))
Patético
21 Março, 2023 at 16:07
… mais um comentário de besta autêntica, óh sportin GADO acéfalo, o Sporting Clube de Portugal já não tinha Basquetebol???… e dizes-te ‘Sportinguista’ e não sabes a razão de AINDA não haver séniores na altura do MELHOR Presidente da História do Clube?????????… tristeza do crlh…
21 Março, 2023 at 16:28
Oh atrasado mental se gostas tanto dele pede-o em casamento. É este homem que tu queres para presidente do clube ? Vai dar uma volta ao bilhar grande
https://www.flash.pt/celebridades/nacional/detalhe/sim-tivemos-uma-crise-bruno-de-carvalho-e-liliana-almeida-assumem-tudo-em-video-em-que-ele-foi-acusado-de-estar-bebado
21 Março, 2023 at 18:55
… esse tipo aí no link nem sócio do Sporting, HOJE não o quero e de certeza que ele também NUNCA iria querer… Era em 2018, DOIS MIL E DEZOITO… que a conta de o destituirem o CLUBE PERDEU 200 MILHÕES nos passes dos ratos que TU defendeste… ratos esses que DERAM DE MÃO BEIJADA o 2º lugar aos assassinos (eram 20M da CL que passaram a ser 40M pras toupeiras) e a Taça de Portugal ao Aves…
Tens noção desta merda???… e responderes às perguntas que deixei lá em cima… sabes e fazes-te de parvo ou és mesmo um inimputável?….
21 Março, 2023 at 19:37
Não vale a pena discutir o Sporting contigo.
21 Março, 2023 at 22:49
És um ingrato de merda!
21 Março, 2023 at 17:49
Se dizem que têm todas as modalidades de pavilhão, estão a mentir. Não têm hóquei de sala. As irmãs Lopes, pelo que sei, iam abandonar a modalidade, pois tiveram uma proposta de trabalho na sua área de formação, numa das maiores empresas do país do ramo veterinário, que fica a 100 km de Lisboa e seria impossível conciliar, devido às hora em que normalmente as equipas amadoras treinam. Surgiu então o Turquel, a 25 minutos do trabalho e 10 minutos de casa. Nos dias de hoje, quando jogas uma modalidade amadora, um emprego garantido, pesa em qualquer balança, por muito amor ao clube que tenhas.
21 Março, 2023 at 21:37
É a mesma desculpa do Futsal Feminino. As jogadoras todas têm compromissos irrecusáveis a porta de casa e reforçam os adversários. Se não é o Turquel é o NunAlvares.
Mas só acontece às atletas do Sporting. Com as do Benfica não acontece. Somos uns azarados!
Assim só nos resta fechar as portas e esperar que o destino traga futuramente oportunidades irrecusáveis de trabalho em Lisboa para as atletas das modalidades amadoras poderem finalmente representar o Sporting.
Até lá metam a igualdade de gênero, o liderar pelo exemplo e a maior potência desportiva nacional na gaveta, junto da medalha de segundo lugar da Taça de Portugal…
21 Março, 2023 at 22:36
O desporto feminino, tem outro problema. E não é exclusivo do Sporting, é transversal a todo o desporto amador. Nunca vais ter igualdade de género enquanto houver falta de infraestruturas desportivas e nas que há, os homens a terem total primazia, empurrando as mulheres para o fim. Treinar às 21.00-21.30 acabar às 23.00-23.30. Tomar banho, ir para casa deitarem-se por volta das duas da manhã, para depois se levantarem as 6.00-7.00 para irem trabalhar. A nossa coordenadora do futsal feminino, foi campeã nacional, contra Benfica, Lombos, Novasemente, Vermoim, etc. com uma equipa de uma vila com 1500 habitantes e onde todas as jogadoras moravam num raio de 20km. Tudo amador, mas o clube só tinha futsal e como tal tinham a vantagem de treinarem a horas decentes
21 Março, 2023 at 14:21
Aqui está um assunto que eu não faço ideia…
Eu gosto de algumas modalidades, vejo potencial em algumas que não gosto…mas quem sou eu para dizer quais fazem sentido ou não fazem?!
Por outro lado parece-me evidente que não podemos ter tudo. É absolutamente ineficiente e estupido ter tudo e mais alguma coisa.
Sou contra as modalidade terem de ter saldo positivo. A aposta nas modalidades é mais do que ter lucro. Mas também não sei bem onde está o limite. Nas quotas. Deve a SAD pagar a utilização do nome e por isso aumentar a receita para as modalidades? Até quanto?!
Lá está…é um assunto para o qual tenho mais perguntas que respostas. E nunca consegui ouvir uma discussão sobre este assunto que tivesse sequer perto de me satisfazer de forma a ficar com uma opinião formada.
As únicas coisas que acho é:
Temos de ter as modalidades femininas e masculinas. Se não podemos pagar as modalidades para os 2, preferia não ter nenhuma.
O clube tem de estar no breakeven. Não digo que tem de dar lucro, porque não tem, mas não pode ter prejuízos constantes. Num mandato, o saldo deve ser positivo mas não precisa de ser muito. Tem de andar ali perto de zero.
A partir daqui….é tudo muito relativo…tinha de ver caso a caso, tinha de conhecer as modalidades em pormenor para saber o que é que faz sentido…
21 Março, 2023 at 15:26
Se não dás lucro, como pensas pagar a divida?
21 Março, 2023 at 15:30
Sad
21 Março, 2023 at 16:43
É triste, é!
21 Março, 2023 at 16:56
Estriste*
21 Março, 2023 at 18:26
Tiago, o clube tinha e tem uma divida e cada vez é maior, em 2018 o passivo era de 204M e em 2022 está nos 223M e muito deste passivo é exigível.
Também tinha um credito sobre a SGPS que daria para pagar a maior parte do passivo, nunca irei perceber porque razão foi criada uma imparidade da maior parte do credito que possivelmente não mais será revertível.
Mas tens razão o objetivo das ESNL não é o lucro mas sim a satisfação das necessidades dos seus membros/associados através da produção de bens/serviços. Em todo o modo o passivo fruto de gestões anteriores um dia terá de ser pago, felizmente na atualidade o maior credor é a SAD e por enquanto não está interessada na cobrança apesar de ser um credito corrente.
21 Março, 2023 at 15:25
O Hóquei em Patins é das poucas modalidades onde temos hipótese de ganhar titulos europeus e mundiais.
NUNCA pode ser uma modalidade a acabar!
Já disse várias vezes que nós não temos condições para ter TODAS as principais modalidades – Futebol, Futsal, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Voleibol e Hóquei – nas duas vertentes – masculino e feminino!
Há que ser racional!
Tendo em consideração a diferença GIGANTE entre o que é preciso INVESTIR no desporto masculino em comparação com o feminino, uma das modalidades masculinas devia acabar – e já dei a minha opinião que acho que devia ser o Voleibol porque acho que será a que terá menos impacto juntos dos sócios.
Modalidades como o Hóquei, o Futsal, em masculino ou feminino, que podem perfeitamente lutar pelos titulos de campeões europeus, teriam de ser as principais apostas. Acho que o Atletismo também – igualmente em masculino e feminino! O Andebol masculino que pode ganhar competições europeias de 2º ou 3º patamar também deve ter um investimento decente!
O que eu acho é que esta Direcção não tem uma visão, uma estratégia… Tudo é feito ao sabor do vento – leia-se dinheiro – sem grande sentido!
Tudo tem a ver com a fraca gestão desta gente, que condiciona toda a parte desportiva, a que se junta uma inabilidade de unir e motivar os sócios e os adeptos em torno do Clube.
Numa altura em que o Benfic@ vai num ciclo de crescimento e investimento, que a massa adepta dos encarnados está motivada e comparece no apoio às equipas, nós vamos exactamente no ciclo oposto, cavando um maior fosso para o nosso grande rival!
Quando acordarmos, estaremos longe de poder competir com eles, e até com o Porto!
21 Março, 2023 at 15:34
Quanto é o orçamento total do Sporting?!
Quanto é o orçamento por modalidade? Quanto é por categoria? Quanto é pelo Feminino e pelo Masculino?
Qual o déficit de cada modalidade? Qual é a capacidade de progressão?
Como é que está a ser gerida cada modalidade? Está tudo a ser gerido da mesma forma? Ou estamos a rebentar com umas e a poupar noutras? Há sinergias que não estão a ser utilizadas? Onde podemos ser mais eficientes a gastar ou a ir buscar dinheiro?
Quanto custa a mais ser competitivo no Voley e quanto custa a mais ser competitivo no Basket? E no Hóquei? Quanto é que dá ser mais competitivo em cada modalidade?
Quanto é que tinha de sair do futebol para ser competitivo em todas as principais modalidades? Qual o impacto disso no futebol?
21 Março, 2023 at 16:21
São estas questões que devem estar na mente de quem gere o Sporting. Sem elas o que é feito é a tal navegação a vista que o Miguel refere.
Na época passada anunciaram que iriam abrir o Basquetebol Senior Feminino. Eu fui um dos que questionou com que meios seria feito.
Abrir uma modalidade sacrificando a existência de outras e a competitividade das restantes não faz sentido para mim.
Se a ideia era, a de reduzir umas e abrir outras, que fossem honestos com os sócios e a colocasse à aprovação dos mesmos de forma clara.
“Querem ter o Basquetebol Senior Masculino com capacidade de lutar por títulos nacionais e a participar de forma digna internacionalmente? Teremos de extinguir esta modalidade, esta modalidade e aquela outra.”
“Querem ter uma equipa de Hóquei e Voleibol Masculinos a lutar por tudo?
Teremos de acabar com a vertente feminina, com modalidades olímpicas que consomem salários e sacrificar mais 10 modalidades que necessitam de investimento para serem competitivas.
“É para avançar? Vamos a isso.”
Agora, isto que hoje vivemos é uma aberração.
Umas fecham com a justificação de não terem formação, outras têm atletas contratados sem terem formação, modalidades paralímpicas não são inscritas em competições europeias a que têm direito por alegada dificuldade financeira, 9 investimento feito na vertente feminina é significativamente inferior a masculina,… isto não faz qualquer sentido, isto é uma casa a arder!
Anunciam-se recordes de receitas e sócios e depois vemos claro desinvestimento no Clube.
E com o avolumar das dívidas não se adivinha grande futuro…
21 Março, 2023 at 16:26
Ou como o Z diz mais abaixo:
“Capricho”
Como categorizar uma decisão sem qualquer base financeira que a suporte?
21 Março, 2023 at 16:26
2018 acho que é ano exemplar porque fomos campeões em quase todas as modalidades para aferir os deficits e do quanto custa ser competitivo:
Nas principais modalidades foram estes os deficit de exploração das respectivas secções:
– Andebol: – 2.318M
– Volei: – 0.775M
– Futsal: – 1.979M
– Hoquei: – 1.261M
Para fazer face a este deficit, contamos principalmente com os 8M de quotizações e 2M dos direitos de transmissão da SportingTv para no final do ano apresentar um resultado ligeiramente positivo
O problema é que estes rendimentos estagnaram em 2018, e acrescentamos o basket e para mim incompreensível porque não foi aproveitado o efeito dos títulos europeus para aumentar rendimentos pois basicamente em 2022 os numeros são os mesmo.
Já agora e porque ter uma abordagem critica é sinonimo de eleitoralismo deixa dizer que depois das contas consolidadas que desde 2019 nunca mais ninguém as viu, também as contas do clube deixaram de merecer publicação no site pois as ultimas publicadas são as de 2021.
21 Março, 2023 at 16:29
“Já agora e porque ter uma abordagem critica é sinonimo de eleitoralismo deixa dizer que depois das contas consolidadas que desde 2019 nunca mais ninguém as viu, também as contas do clube deixaram de merecer publicação no site pois as ultimas publicadas são as de 2021.”
A malta que vota em consciência prefere assim….
21 Março, 2023 at 16:46
Minto quando digo que os rendimentos estagnaram pois esqueci de referir uma coisa e é importante, a atual direção no ano passado conseguiu uma nova receita que é um milhão e meio ou dois milhões que a SAD (já não lembro do valor exato) desde o ano passado começou a pagar ao clube de royalties.
Pelo que vemos parece ser insuficiente, mas e apesar de ser critico da falta de informação desta medida, é algo que há muito já deveria estar devidamente contratualizada.
21 Março, 2023 at 17:06
Malcolm, penso que já partilhou um comparativo dos orçamentos de Benfica e Sporting relativos apenas ao Clube, no período de 2013 a 2018, e de 2019 até 2022.
Isso a propósito do anunciado aumento do Benfica para 26M, e das afirmações de que antes investiam menos que o Sporting.
Um abraço.
21 Março, 2023 at 16:51
O que eu falo é independente do orçamento.
Falo duma ideia para escolher as modalidades a ter. O orçamento vem num fase seguinte. De qualquer maneira, pelo menos eu, não tenho números concretos por modalidade e por masculino e feminino.
Não me lembro de ver isso nos R&C do Sporting – o que se compreende porque é dar dados aos rivais!
21 Março, 2023 at 17:00
Na auditoria 2013 a 2018 tens lá os dados todos incluindo os salários de atletas e funcionários.
A duplicação do nº de funcionários que passaram de 38 em 2018 para 82 em 2022, pode explicar algo, mas falar disso é eleitoralismo.
21 Março, 2023 at 17:08
Falar disso é eleitoralismo…
21 Março, 2023 at 17:29
Não me tinha lembrado da famosa auditoria… 🙂
Aumentar o número de funcionários não é obrigatoriamente mau, se realmente fizerem falta e se forem competentes… Parece-me um número excessivo mas essas coisas têm de ser vistas ao detalhe, o que é impossível. Com certeza nem todos faziam falta, nem serão todos competentes… Se assim fosse, era como acertar no totobola!
21 Março, 2023 at 17:49
Miguel, não digo o contrario apenas transcrevo uma informação que podes encontrar na auditoria:
“Os Gastos com Pessoal decresceram significativamente entre 2013
(ano em que registou o valor de cerca de 1,7 MEUR) e 2018 (cerca
de 1 MEUR), em resultado do plano de contenção de custos,
implementado entre 2013 e 2015. ”
Ou seja quando tens dificuldades apertas o cinto, em 2015 o gasto em salários de funcionários era de 0.573M, em 2018 já tinha dobrado para os referidos 1.010M, em 2022 já triplicou e estamos nos valores de 2013 … 1.79M.
A questão é que isto não indicia problemas, caso contrario em lugar de aumentar diminuía-se o gasto, pelo que se percebe ainda menos a necessidade de extinguir modalidades.
21 Março, 2023 at 16:13
A última vez que vi o Sporting tinha 55 modalidades. Teve 55 durante alguns anos. Se agora batemos recordes de venda de bilhética, gameboxes e até temos mais gente em média a ir ao Estádio, qual é que é mesmo a razão válida para um clube que na sua génese foi criado para ter um impacto sociocultural maior do que os outros fechar modalidades? Dinheiro não pode ser porque há mais do que antes, ou será que não?
Depois há toda a cena da formação. Do que sei o Sporting vai continuar com a formação de HF. Qual é mesmo o propósito disso se depois não podemos dar a quem quer subir para o patamar profissional a oportunidade de competir? Andamos anos e anos a fomentar o bicho para depois destruir o que pode vir a tornar-se um sonho? Se é para acabar que se acabe com tudo de alto a baixo.
Lembro-me na altura, numa discussão que até foi contigo, que o Sporting tinha um orçamento a rondar os 20M, e que a criação do Basquetebol, na maneira que estava pensado iria aglutinar cerca de 10% desse orçamento. Não quero ser injusto para com os atletas do Basquetebol, mas este é apenas um dos resultados. O dinheiro não estica, o Orçamento do Clube não deve estar maior, talvez até pelo contrário, e é por isso que estas atitudes são tomadas. Mas isto é todo um problema de falta de transparência e inaptidão para fazer melhor. Não me acredito que se tivessem dito aos sócios que o Basquetebol ia ser criado mas num espaço de 5 anos íamos fechar 5 modalidades e incapacitar outras tantas a malta votasse a favor do Basquetebol.
21 Março, 2023 at 16:17
E por isto que eu não gosto nada de discutir isto no vazio.
Se entra uma modalidade como o Basket, que é suposto ser estratégica porque é uma das maiores, porque é que o orçamento do clube não aumenta? Deveria aumentar. Supostamente pelo menos alguma receita o Basket trará….
21 Março, 2023 at 16:24
Pelo contrário.
Ao que parece para além de absorver todas as receitas angariadas pela modalidade em si ainda vai retirar grande parte do orçamento global do clube destinado às modalidades.
Compreensível?
Para mim não.
21 Março, 2023 at 16:33
Eu devia de ter feito uma salvaguarda porque na realidade não sei se é ou não por causa do Basquetebol, mas uma modalidade que custa o que o Basquetebol custa vai obrigatoriamente tirar e$paço a outras, principalmente quando se entra para ser campeão no primeiro ano. Há fatores externos a considerar, há contratos que hoje são diferentes de há 3/4 anos atrás há muitas coisas que podem ter impossibilitado o Sporting de ter tantas modalidades. No entanto, o que se passa é que do que sei o PO do Sporting foi à vida, Remo, Futebol de Praia, HF acabaram, e depois há umas quantas modalidades que foram impedidas de competir internacionalmente por não haver fundos.
Um gajo já não é pró nos números mas acho difícil ver um clube como o Sporting fechar modalidades e não achar que é falta de dinheiro, porque o Sporting que eu imaginei fazer parte é um Sporting que não fecha modalidades nem por nada. Mas pronto depois leio o Chico e o J e acho que o Sporting que um gajo cresce a gostar não é nada mais que uma ilusão, e pronto, fico letárgico e cada vez mais me quero resumir à basicidade de um adepto comum que podia usar vermelho e arriar na mulher porque o Nuno Gomes falhou um golo, ou fingir que a diferença entre o meu clube e a Camorra é quase nula.
21 Março, 2023 at 16:40
“Mas pronto depois leio o Chico e o J e acho que o Sporting que um gajo cresce a gostar não é nada mais que uma ilusão, e pronto, fico letárgico e cada vez mais me quero resumir à basicidade de um adepto comum que podia usar vermelho e arriar na mulher porque o Nuno Gomes falhou um golo, ou fingir que a diferença entre o meu clube e a Camorra é quase nula.”
Faz pensar que a constituição da massa adepta de um determinado clube é um conceito mais aleatório do que propriamente estar associado a princípios e valores.
Pelo menos o que tenho visto recentemente, espelhado em alguns que aqui lavam o chão diariamente, leva-me a crer que a escolha do clube que se gosta é tudo menos uma opção lógica.
21 Março, 2023 at 20:08
É o Presidente que molda a massa associativa do Clube. No Porto e no Benfica a merda é assim porque durante anos convinha, e convém, que a maioria da malta leia o bold e não questione, o resto eles tratam por isso é que 2 dos Presidentes mais corruptos do planeta nunca tiveram oposição. O Sporting está cada vez mais igual, não na corrupção mas na ausência de critica. Porque dá jeito governar assim, dá jeito fechar merdas, pagar prémios, etc sem passar cavaco a ninguém. Basta ler o Chico para perceber o protótipo de adeptos que um Presidente que não quer ser questionado em nada quer. Já o J é diferente, não digo que é assalariado, mas é o tipo de pessoa que não só não questiona, mas que também não te deixa questionar, debita merda sem sentido e baza quando confrontado, no entanto está sempre lá para mandar vir, não porque um gajo não faz sentido ou não sustenta o que diz, mas porque está a reclamar. E é isto que se quer, porque pessoas que pensam que questionam sem qualquer tipo bias são chatas e impedem que se gaste o que se quer e como se quer.
21 Março, 2023 at 16:48
Isto para mim não é uma questão filosófica. Ou por outra…pode ser filosófica mas primeiro que tudo é matemática e orçamental. Já que o argumento é sempre que não dá para tudo.
E no entanto isto é tudo no ar….não percebo como é que se conclui, com os dados disponiveis, que não dá para suportar a modalidade X ou Y ou que dá…
21 Março, 2023 at 16:59
É uma questão de fé, já que esta direção não comunica aos sócios o que realmente se passa com o clube.
Mas pela lógica e usando o que o FIX disse em cima ” (…) o Sporting tinha 55 modalidades. Teve 55 durante alguns anos. Se agora batemos recordes de venda de bilhética, gameboxes e até temos mais gente em média a ir ao Estádio, qual é que é mesmo a razão válida para um clube que na sua génese foi criado para ter um impacto sociocultural maior do que os outros fechar modalidades? Dinheiro não pode ser porque há mais do que antes, ou será que não?(…)”, não faz de facto muito sentido.
Ao sócios cabe apenas votar, não em consciência….
21 Março, 2023 at 17:18
O Basket tem zero euros de receita? Como é que entra uma modalidade e ficamos na mesma em receita? Ninguém vê jogos? Não há patrocinios? Não há prémios?!
Como digo…não consigo discutir isto na base do “achismo”.
“Não é possivel o Sporting ser competitivo em todas as modalidades”. Eu não digo que não…mostrem-me por números que isso não é possivel. E depois, com isso podemos falar de escolhas.
21 Março, 2023 at 17:34
Como é que ficamos na mesma !!!??
Atenta nestes valores que incluem tudo, há rendimentos que apenas são contabilísticos, mas basicamente são os mesmos em 18 e em 22:
Em 2018:
Vendas e Serviços: 13.108M
Outros Rendimentos: 11.030M
Total: 24.138M
Em 2022:
Vendas e Serviços: 13.242M
Outros Rendimentos: 10.597M
Total: 23.839M
Ou seja em 5 anos até diminuíram apesar de em 2022 ter sido incluída a receitas significativa de royalties pagos pela SAD.
O que mudou, acrescentamos o Basket e aumentamos o nº funcionários e extinguiu-se modalidades e embora não goste de falar nisto, pois espero sempre ter de engolir o que digo, diminui-se a competitividade das que ainda existem.
21 Março, 2023 at 17:36
Tu recusaste a ver a realidade…
O Benfic@ factura em quotas praticamente o orçamento total do Sporting para as modalidades.
Quisessem eles fazer como o que o Bruno fez, que foi meter as quotas todas no Clube, e não tinhas qualquer hipótese de competir em todas as modalidades.
É chato?
É!
Mas é o que é!
Nós temos um orçamento a bater nos 20M€ e eles a bater no 26M€…
Que mais números precisas?
21 Março, 2023 at 17:37
… recusas-te…
21 Março, 2023 at 17:54
“Nós temos um orçamento a bater nos 20M€ e eles a bater no 26M€…”
26M – 20M = 6M…
O estigma os “6 milhões”… 🙂
21 Março, 2023 at 17:54
*dos
21 Março, 2023 at 20:13
O que dizes é verdade, mas é verdade há décadas, porque é que nunca aconteceu? Porque é que somos incapazes de encurtar distâncias quando nos dão mil e uma oportunidades? Dando de barato que temos 2M de simpatizantes, porque é que não conseguimos agregar 10% para sócios?
A tua premissa é muito gira e tal, mas não é nada mais do que sacudir água do capote. Não fazemos mais nem melhor, mas se fizéssemos os outros também fariam… O Mundo não funciona assim, se funcionasse o Sporting há muito que tinha acabado e o Porto não teria a rivalidade feroz que tem com o Benfica.
22 Março, 2023 at 9:14
Recuso-me a ver?
Eu pedi para mostrares…tu não mostras nada…conversa da treta enrolada numa arrogância mal parida para parecer muito certo do que dizes…
É o comentar à vista.
“Quanto é o orçamento total do Sporting?!
Quanto é o orçamento por modalidade? Quanto é por categoria? Quanto é pelo Feminino e pelo Masculino?
Qual o déficit de cada modalidade? Qual é a capacidade de progressão?
Como é que está a ser gerida cada modalidade? Está tudo a ser gerido da mesma forma? Ou estamos a rebentar com umas e a poupar noutras? Há sinergias que não estão a ser utilizadas? Onde podemos ser mais eficientes a gastar ou a ir buscar dinheiro?
Quanto custa a mais ser competitivo no Voley e quanto custa a mais ser competitivo no Basket? E no Hóquei? Quanto é que dá ser mais competitivo em cada modalidade?
Quanto é que tinha de sair do futebol para ser competitivo em todas as principais modalidades? Qual o impacto disso no futebol?”
Era preciso perceber em detalhe como é gerida cada modalidade para conseguir perceber quanto é preciso para ser competitivo.
Não é “há…eles têm mais adeptos, não temos hipótese!”. Isso é conversa de merda….não tenho opiniões com base numa coisa destas….
22 Março, 2023 at 13:09
Então foi por isso que o orelhas tentou dissuadir o Bruno a não pagar tanto aos atletas?
Opá … deixa de tentar lavar tudo, só te sujas.
22 Março, 2023 at 13:22
TCdL como podemos nós votar em consciência se nada destas questões que colocas são respondidas?
Não deveriam os sócios exigir que esta informação fosse do conhecimento dos mesmos?
Quando votam, afinal votam com base em quê?
Na posição do campeonato?
Se a bola entra ou não?
Não acredito que os sócios do Sporting sejam na sua maioria tão estúpidos assim…
21 Março, 2023 at 16:23
O Basket foi um capricho do vagandas para mostrar que tinha que ser tão bom nas modalidades como o BdC, que ele também tinha visão…
Só teve que abrir os cordões à bolsa ir buscar o Travante e mais uns quantos, e claro desequilibrar todas as outras modalidades.
Repito. Capricho. Mal planeado.
Z
21 Março, 2023 at 16:40
Chamei-o de vaidade, mas capricho é melhor empregue neste caso…
21 Março, 2023 at 15:27
Be ready, o modelo a seguir será o do Real Madrid.
21 Março, 2023 at 15:35
Olha que já pensei várias vezes nisso!
21 Março, 2023 at 16:10
Estás atento…..
21 Março, 2023 at 16:14
Vejam lá se não é o modelo do famalicão…
21 Março, 2023 at 19:05
O FAMA tem Basquetebol profissional?
21 Março, 2023 at 16:19
Hummm… até acredito que na cabecinha troll dos golpistas pudesse estar essa ideia… só que esta merda não é o ‘Monopoly’, vais à falência e começa novo jogo com muito ‘money’ na mão mais uma vez…
Afirmei há 5 anos que o Clube não duraria 10 anos mais nas mãos destes miseráveis sarnentos, e sinceramente não vejo nada, mas nada mesmo que me faça achar que posso estar errado…. Esta extinção é para juntar a outras modalidades, algumas que sendo campeãs já nem sequer inscritas foram no início desta época para as competições internacionais para as quais, com todo o mérito, tinham direito a estarem presentes… mas claro, estas festanças que esta direçao dá pelos paises aonde a equipa de futebol vai, não deve ser barato não…
21 Março, 2023 at 16:13
O que para mim conta mais é as modalidades que levam mais pessoal ao local do crime ( João Rocha ) o resto é conversa
1- Futsal
2- Basquetebol
3- Andebol
4- Hóquei em patins
5- Voleibol
Mas isto tem história o Voleibol mesmo há 30 anos quando ganhava nunca tinha muita gente assistir, só mesmo em jogos decisivos
21 Março, 2023 at 16:19
Eu não gosto de ver atletismo, mas seria um crime acabar com modalidades que não são praticadas no estádio ou no pavilhão e que têm uma tradição enorme no clube.
Aquilo que deveria existir era alguém com competência para tornar competitivas e sustentáveis as modalidades existentes e com tradição no clube.
Realizar mais receitas.
Ser mais eficiente nos gastos.
Agora acabar porque não há dinheiro fruto da incompetência dessas mesmas pessoas é algo que me espanta.
Vejam o que dava para fazer com os 10M gastos num Vinagre, ou até mesmo 5M num Esgaio.
Depois andamos a contar tostões…
21 Março, 2023 at 16:27
Não só têm tradição como promovem o nome e a Marca Sporting mesmo quando estão a representar Portugal, como no caso do Atletismo.
21 Março, 2023 at 16:29
Nem mais….
21 Março, 2023 at 17:32
Teres equipas a disputar titulos europeus leva mais gente ao João Rocha… Isso a mim parece-me óbvio!
Teres uma grande equipa de hóquei, que dispute o titulo interno e o titulo europeu, levará sempre mais gente ao Pavilhão que o Basquete!
21 Março, 2023 at 22:38
Completamente de acordo, um clube como o Sporting tem obrigação de manter as modalidades todas de pavilhão em masculino e em feminino, com ou sem lucro. Mais, para além do Futsal, Basquetebol, Andebol, Hóquei em patins, Voleibol temos obrigação de manter bem vivo o Atletismo e o pessoal esquece-se sempre… a Natação também! (9 Campeonatos Nacionais de Clubes – Seniores Masculinos 2011/12, 2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2018/19 e 2021/22, 7 Campeonatos Nacionais de Clubes – Seniores Femininos 2000/01, 2001/02, 2002/03, 2003/04, 2004/05, 2005/06 e 2021/22) …se esta direcção não consegue manter estas disciplinas a funcionar e a lutar por títulos então têm que dar o lugar a outros que o consigam fazer.
21 Março, 2023 at 22:41
isto era uma resposta ao LionUp aqui em baixo
22 Março, 2023 at 13:14
Deves ter sofrido horrores durante à presidência de Bruno de Carvalho, um Sporting sempre a crescerem … imagino os nervos em que tu vivia, coitado.
21 Março, 2023 at 18:44
Digam lá se não é óptimo discutir orçamentos, finanças e VMOCS.
É a vida do clube do Projecto Roquete há 30 anos. Único no mundo.
Teve ali um período em que se ressuscitou modalidades (lá está, que foram extintas devido…ao orçamento ou a falta de arte de quem trata dele), criou-se novas, construiu-se uma casa brutal para as modalidades, um canal para as transmitir, construiu-se grandes equipas, deu-se condições para serem campeões, limparam os títulos todos sem se discutir orçamentos, lucro ou se as assistências compensavam dia sim, dia sim senhor.
Mas dá trabalho, é preciso competência, inteligência, aptidão e mais que isso, respeito e amor por um clube que já foi a maior potência desportiva nacional.
Já foi. Hoje faz o caminho oposto.
Quando falta isso tudo usa-se as desculpas dos incompetentes: não dá lucro, não tem assistência, não tem nome, blá, blá.
Tudo palha para burro comer. Tudo palha gasta. E há quem coma, uns por gosto, outros por ignorância.
21 Março, 2023 at 19:11
… é tão isto… elevado a post.
21 Março, 2023 at 19:41
Já estão a fazer o enterro ? No fim da época se fazem as contas. Olhem hoje há Andebol para a liga Europeia, o Sporting joga contra os Espanhóis em Espanha . Sporting TV 19h45
21 Março, 2023 at 19:53
Metendo me numa conversa que não é minha, mas fdxxx… Entre Futsal, Hóquei, Andebol, Voleibol e Basket, qual a que tem pior nível em Portugal, seja a nível de clubes?
Eu basket português, nem na televisão consigo ver, e possivelmente, á conta dos americanos, é a mais dispendiosa…
E não acredito que leve muita gente aos pavilhões! Mas isso é a minha opinião
21 Março, 2023 at 20:23
Eu não consigo ver o Sporting porque se vejo os GS ou os Celtics aquilo é uma merda completamente diferente. Não tem nada a ver, na técnica, na velocidade, nas tijoladas. Um gajo vê um jogo do Sporting e aquilo dá para construir uma muralha.
Com o FF acontece-me a mesma coisa. Aquilo é jogado à velocidade de um jogo ali no 1o de Maio, um gajo vai a solteiros e casados e ao menos ainda vê uma bomboca do meio da rua, uma ou duas fintas tudo feito por gajos com barriga ou barril. Eu olho para uma gr de FF e perco automaticamente o interesse.
21 Março, 2023 at 19:54
Clubes e selecção!
21 Março, 2023 at 21:11
https://www.google.com/amp/s/www.abola.pt/amp/2020-04-26/espaco-universidade-rankings-continentais-fiba-selecoes-seniores-masculinas-ar/841756
21 Março, 2023 at 21:12
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Portuguesa_de_Voleibol_Masculino
21 Março, 2023 at 21:18
MAs se vamos por aí o hóquei em patins é o desporto mais corrupto em Portugal, praticamente só se joga em Portugal, numa província de Espanha, noutra província de Itália e em outra da Argentina. Isto nem interessa ao menino Jesus
22 Março, 2023 at 16:10
Atenção Tadeu,
Chamar fdp ao fdp (*) foi a desculpa que o sonso usou para expulsar o hadji.
É certo que se tratou de uma encomenda que o dito tinha feito e, portanto, não se deverá repercutir sobre ti, mas nunca fiando…
Abraço
(*) fdp refere-se a fim-de-semana prolongado, como todos sabemos.
21 Março, 2023 at 22:03
Nuno Borges… Ganha em Phoenix no domingo, faz 3800 kms, e menos de 24h depois vence na ronda de qualificação do AtP 1000 Miami… Hoje está a jogar a ronda final para entrar no quadro principal, nota-se o desgaste,, mas está 1-1 em sets , 2-1 no último set…
21 Março, 2023 at 22:23
Post muito bom , para dizer o básico.
Se és a favor do capitão bananas vai a outro blogs lambe botas, como o és a nossa fé e o camarote leonino para dizer o Avé Maria do Sportinguismo puxa saco baixa a calcinha ao Sr. Dr.
Se és um sportinguistas dos verdadeiros, compreende que há javardos que se revêm do 1 parágrafo, e por isso a luta é quase desigual, pois os primeiros até vendem as mães por trinta tostões para se poderem rever nos evangelhos do capitão bananas
22 Março, 2023 at 8:09
Nunca fui alinhado e nunca serei. Para mim os sportinguistas são todos iguais. A razão nunca está só de um lado. O Sporting o o que precisa é de competência. Varandas já provou por diversas vezes a sua incompetência. Ser presidente do Sporting não é fácil e é necessário levar a água ao moinho, pois a sua massa associativa quer vitórias e para as obter é necessário bom senso e saber fazer as coisas correctas nesse jogo de xadrez, muitas vezes é preciso dar um passo atrás para depois dar dois em frente. O Sporting não tem o poder que os seus maiores rivais têm dentro das instâncias que comandam as várias federações
21 Março, 2023 at 22:50
Já está! Nuno Borges no quadro principal do ATP 1000 Miami! 3 dias de loucos…
23 Março, 2023 at 10:35
Socio 14…contamos contigo no Sporting CP vs Juventus FC, 20 Abril às 20H. Compra até às 23H59 de 31 Marco em tickets.sporting.pt/login?t=CDJ2CT8RQ4R4 e entra com o cartao de Socio.