É provável que, neste momento, estejas a perguntar a ti mesmo, “quem é o Gui?”.
Alguns de nós já o conhecemos pessoalmente, em Junho de 2017, num mais belos convívios da Tasca, em pleno Jamor, antes de irmos apoiar a equipa de futebol feminino na conquista da Taça de Portugal.
Também conhecemos o seu pai, o Carlos, aqui na Tasca conhecido como Escondidinho, nick com que assina as crónicas sobre o nosso rugby.

Ora, não querendo tomar em demasia o vosso tempo, o Gui joga rugby no Sporting Clube de Portugal, desde 2012, com uma particularidade digna de registo: é surdo. Isso não o impede de jogar e de defender a verde e branca, isso não o impede de sonhar, sempre com o incansável apoio do pai.

Ora, fruto dessa resiliência e dessa paixão pelo jogo, o Gui tem oportunidade de estar presente no Argentina World Deaf Rugby Championship 7’s 23, onde jogará pelos Barbarians Deaf, realizando mais um sonho, ao estar presente num campeonato do mundo.

No entanto, para lá chegar, ficando o alojamento e meia pensão a cargo da organização do torneio, há vários obstáculos a ultrapassar: a viagem Lisboa|Buenos Aires de ida e volta + transfer Buenos Aires para Córdoba, de autocarro, ida e volta + a inscrição + os seguros + pocket money, numa combinação que de despesas que rondará os 2 mil euros.

Como em Portugal os apoios para este tipo de desportos e atletas é nulo (a vice campeã europeia de Jiu Jitsu, por exemplo, é portuguesa e anda a angariar dinheiro na internet para conseguir ir ao mundial), como o Sporting dificilmente se envolverá nisto, sobra o apoio de quem quiser saber, e esse alguém somos nós e outras pessoas próximas do Gui e do Carlos

Na minha cabeça, está uma conta simples: se formos 500 pessoas a contribuir com 3€, estaremos a abrir caminho para que o Gui, de bola oval debaixo do braço, corra rumo a um dos ensaios da sua vida. Vamos a isso?

 

 

Podes fazer a tua contribuição a partir de 2 euros para a conta da Tasca

nib: 0023 0000 4545 0941 0929 4
(iBan) PT50 0023 0000 4545 0941 0929 4
(Bic-Swift) ACTVPTPL

caso queiras usar mbWay, é só usares o meu número (se tiveres) ou deixar esse desejo na caixa de comentários/ por email ([email protected])

obrigado!