Frente ao último classificado, o Sporting fez aquilo que lhe competia: ganhou sem margem para dúvidas, com o extra de ter resolvido o jogo nos primeiros vinte minutos. Foi a quinta vitória consecutiva dos Leões, numa noite que ficou ainda marcada pelo regresso de Neto à competição
É verdade que o Santa Clara mostrou o porquê de ocupar o fundo da tabela, mas não é menos verdade que o Sporting está afastado da luta pelo título e a correr atrás do prejuízo no que toca ao acesso à Champions, precisamente por ter perdido pontos contra equipas com muito menos argumentos.
Num misto de gestão de esforço, que isto é mês para haver jogos de três em três ou de quatro em quatro dias (Coates ficou na bancada, por exemplo), Amorim optou por três centrais com capacidade de condução de bola, de passe e, se assim for possível, de invasão e criação de superioridade no meio campo adversário: Diomande, Inácio e Reis. Foi o primeiro passo para tornar desconfortável a noite dos açoreanos, que viam Ugarte roubar-lhes todas as bolas que sonhavam colocar no ataque e, depois, se viam incapazes de suster as linhas para segurar a constante acção ofensiva de quatro homens, Pote, Trincão, Edwards e Paulinho, quase sempre com Nuno Santos e Arthur, ontem lateral direito, a ajudar.
Quando aos 13 minutos, após livre cobrado por Pote, Paulinho ganhou de cabeça no meio de uma molhada de jogadores, desbloqueou-se o marcador e fez-se o que, normalmente, é mais complicado de fazer nestes jogos. Quando, menos de dez minutos depois, Edwards aproveitou um passe de risco de um adversário para ir por ali fora e servir Trincão, o jogo terminou.
Inácio ainda acertou na barra, Paulinho nem na barra acertou quando já todos gritavam golo, mas seria só a abrir a segunda parte, após novo erro da defensiva açoreana, quando surgiria o terceiro golo: Paulinho roubou, passou, e Edwards gingou antes de fuzilar e dar o mote para os Leões tirarem o pé do acelerador, frente a 31 mil espectadores, muitos deles chegados através do Núcleos, pois, diz-se oficiosamente, este era o jogo deles.
Até final, para lá do remate ao poste por parte dos Açoreanos, aos 90, já os verde e brancos estavam com a cabeça no duche, destaque total para o regresso de Neto, ausente dos relvados desde Setembro do ano passado, ontem a receber um banho de carinho em forma de aplauso. Destaque, também, para as palavras de Amorim, no final: “Acredito que se ganharmos os jogos todos até ao fim vamos à Liga dos Campeões ou pelo menos à pré- eliminatória. É nisso que acredito”. Um já está ganho.
2 Abril, 2023 at 9:32
Easy-peasy.
2 Abril, 2023 at 9:37
Fui só eu a ver o Nuno Santos agastado com os falhanços do Paulinho?
2 Abril, 2023 at 9:45
O Nuno Santos fica agastado com tudo. Também ficou agastado com um passe de merda do Ugarte. É aquele tipo que fica fdd quando os outros fazem merda. Mas esquece rápido.
2 Abril, 2023 at 10:42
E com o próprio também, quando faz os seus pequenos disparates habituais.
2 Abril, 2023 at 12:39
É verdade! Mas se for exigente com ele como é para com os outros… Então ok!!! 🙂
Z
2 Abril, 2023 at 10:56
Esta música pertencia ao gênero de uma telenovela brasileira que gostei muito .
Os meus 2 netos foram á bola e foi easy para eles verem
2 Abril, 2023 at 10:59
Era o genérico da telenovela o astro, muito bom
https://www.google.com/search?q=qual+a+telenovela+a+que+pertencia+a+m%C3%BAsica+easy&oq=qual+a+telenovela+a+que+pertencia+a+m%C3%BAsica+easy&aqs=chrome..69i57j33i10i160l2.41398j0j7&client=ms-android-vf-pt-revc&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8
2 Abril, 2023 at 11:21
O original é do Lionel Ritchie e é das raríssimas “covers” dos Faith no More, uma das minhas bandas preferidas de sempre.
2 Abril, 2023 at 11:14
Vitória tranquila contra o adversário mais fraco do campeonato, que está só a 38 pontos do Sporting e não vence qualquer jogo desde Novembro do ano passado.
O nosso calendário que foi mais complicado de início permite-nos ter agora um término de campeonato mais favorável. Vamos a tempo de alcançar o objetivo “Champions”.
A nossa actual diferença para o primeiro lugar é de 15 pontos e não é fruto apenas da competência do rival. Há aqui muita incompetência da nossa parte.
2 Abril, 2023 at 11:14
Amorim diz que gostava que o campeonato começasse agora, mas isto não é de quereres e o planeamento da época já estava feito muitos meses antes.
Foi tudo mal preparado e há que assumí-lo que foram incompetentes, e que as decisões das vendas foram maus actos de gestão que hipotecaram uma corrida ao título.
E se agora já é preciso um ponta-de-lança, há que reconhecer que todos os especialistas de sofá cansaram de dizê-lo e tinham razão. Não custa nada a um treinador humilde como Amorim e que continua a dizer que está a aprender, reconhecê-lo.
2 Abril, 2023 at 11:17
Ainda podemos chegar directamente a Champions aproveitando que o rival azul e branco perdeu o único “tónico” que tinha que era a conquista do campeonato. Sente-se que o ambiente deles não é bom e há que aproveitar e ganhar o que falta do campeonato. É o mínimo.
PS. Tive de dividir este comentário em 3 para poder vê-lo publicado.
A malta se não cponsegue comentar, ou por não ficar em modo “aguardar moderação” ou por ter de alterar o texto para “avançar”, acaba por desistir de comentar…
2 Abril, 2023 at 12:52
Há males que vêm por bem.
2 Abril, 2023 at 14:16
Nem sempre como és exemplo…
2 Abril, 2023 at 17:03
Isso
2 Abril, 2023 at 11:18
Só vi a 1 parte e com pouca atenção.
Adversário muito frágil mas tb soubemos tornar o jogo fácil.
Continuo a achar que ofensivamente somos muito frágeis. A quantidade de saídas que perdemos em superioridade é demasiada elevada para o que se pagou pelos intervenientes.
2 Abril, 2023 at 11:27
Já só pedia que o nosso PL marcasse as oportunidades que tem sem GR na baliza…mas parece que é pedir muito.
2 Abril, 2023 at 11:55
Gostei da “facilidade” com que Diomande vai buscar os adversários mas tb não gostei de algumas saídas que tem e onde se mete em situações que não são para um central.
2 Abril, 2023 at 12:57
Até foi dos menos maus dos jogos dele, estatisticamente falando… Foi para casa com um golo e uma assistência.
Tirando os falhanços habituais, acho que fartou-se de jogar e trabalhar, fez pressão e recuperou uma série de bolas, bem como fez boas movimentações e criou espaços para os colegas.
De 0-20, dou-lhe um 14.
Melhor que ele, apenas Pote e Ugarte.
Ninguém teve menos de 11 (Para mim).
2 Abril, 2023 at 13:15
Verdade, estatisticamente falando o Paulinho teve um jogo excelente se compararmos com a média dele para o campeonato. O João Paulo este ano marca a cada 224min ou seja 1 golo a cada 2,5 jogos. A única competição onde o Paulinho tem uma prestação digna do Sporting é na taça da Liga onde marcou 8 golos em 6 jogos. O Paulinho é o tipo de jogador que transforma jogos confortáveis em jogos apertados, autênticos cabazes em 3-0.
Estatisticamente falando, o Paulinho deve ter piores números que gajos como o Nicolae, Wolfswinkel ou Montero. Aliás ele deve estar mais perto de gajos como o Purovic do que do Dost ou Slimani no que toca golo/min.
3 Abril, 2023 at 10:48
O pior do Paulinho para mim nem é a fraca capacidade de finalização, é a paupérrima capacidade de ler o jogo e de se desmarcar. Há um lance na primeira parte em que há um cruzamento da esquerda, mas antes do cruzamento, o Paulinho em vez de ir para o segundo poste onde ficaria isolado, vai… para cima do unico defesa que la estava… O cruzamento sai para o segundo poste (que era o sitio mais obvio para onde podia sair, porque nao estava la ninguem), e como nao está la ninguem, uma jogada de golo possivel perde-se…
E nao é a primeira nem a segunda que ele faz assim.
3 Abril, 2023 at 14:02
Pois já eu acho que mesmo que se movimente bem, se finaliza mal como a merda não adianta de muito. Olha contra o Arsenal, ele faz o movimento correto, domina bem a bola, e depois nem enquadrado consegue rematar.
Mas mesmo assim, o problema é que ele mexe-se mal, finaliza mal, e é um gajo alto completamente inconsequente. Tem 0 físico, 0 poder de choque, é lento e por aí fora. O Paulinho tem alguma qualidade de passe, e é isso.
3 Abril, 2023 at 14:43
Grande parte de uma boa finalização é a capacidade que o avançado tem para fugir à marcação dos defesas. No fundo a movimentação do avançado muitas vezes acaba por tornar fácil uma finalização.
Ve a forma como o Jardel se movimentava na área, muitos dos golos que marcava estava isolado, porque conseguia fugir da marcação dos defesas.
O Paulinho nao é capaz de fazer isso, nem se consegue ajudar a si próprio. E não é com a idade que tem que vai passar a fazer.
2 Abril, 2023 at 11:30
Jogo fraco, sem história, contra uma das piores equipas do campeonato…
Exigia-se mais um pouco, pelo menos!
2 Abril, 2023 at 11:30
Defensivamente acho que não se pode pedir muito mais. Do que vi, fomos muito mais semelhantes aquilo que apresentámos nos primeiros 2 anos do Amorim do que na primeira metade deste ano. Não só cometemos poucos erros, como fomos sempre mais intensos, mais duros e a pressão a nível do meio campo. Os 3 atrás estiveram realmente muito bem, o Ugarte e o Pote pouco trabalho tiveram, Artur e NS não sentiram necessidade de existir defensivamente.
O nosso maior problema foi o ataque. E sim, fds é impossível olhar para este 3-0 e não achar que devia de ter sido 5 ou 6, como tantos outros. O nosso primeiro golo é uma cagada do João Paulo. O gajo cabeceia com o corpo de costas para a baliza. E é uma cagada porque na 2a parte, numa posição muito mais privilegiada, com muito menos oposição, de frente para a bola, consegue falhar o timing e a técnica do cabeceamento. Os outros dois foram um grande aproveitamento de erros de uma equipa que está completamente à nora na primeira liga. As ligações entre os 3 da frente foram fracas, houve sempre algo que atrapalhou, muitas das vezes até era a bola que atrapalhava. Ninguém se sabe mexer, ou estão fora de jogo, ou fazem o movimento errado. E no meio aparece o Edwards, que quando embala lá consegue criar algo de jeito, mesmo que decida mal.
Foi um bom jogo, fomos perfeitos defensivamente enquanto quisemos, mas no ataque podemos ser muito mais e muito melhor com apenas 1 ou 2 reforços.
2 Abril, 2023 at 13:03
Mesmo com 3-0 o Santa Clara continuou a defender com 2 linhas de 5 e a distribuir fruta.
2 Abril, 2023 at 13:19
E? Isso fez com que defendessem melhor? Não, aquilo eram só buracos. Infelizmente os movimentos dos nossos avançados são maus, lentos e são raros os momentos em que fazem 4 ou 5 passes seguidos. O Santa Clara é a pior equipa da Liga neste momento, e os dois golos que marcámos ontem são prova clara disso.
2 Abril, 2023 at 11:55
Vitória demasiado fácil contra o último classificado do Tugão, podiam pelo menos ter chegado à Manita mas parece que é proibido marcar mais de 3 golos nos jogos.
João Paulo, Trincão e Edwards todos marcaram ( e falharam!).
A defesa está mais segura resta saber se perante adversários mais fortes não voltaremos a abanar.
Musicão dos Faith no More , que nostalgia.
* Foi bonito ver o canal desportivo com sede na Expo que detém o exclusivo dos jogos da 1ª liga em Portugal (exceto os jogos de carnide em casa/liga toupeira) a dar o prémio de melhor jogador a Neto após o seu regresso, de vez em quando acertam.
2 Abril, 2023 at 12:41
O Neto!? A sério?! Mas fdx quem é o Neto na história do Sporting e do futebol português!?
Há coisas que me ultrapassam…
Z
2 Abril, 2023 at 12:53
Foi uma homenagem ao seu regresso após um problema no pulmão.
O Neto foi “apenas” Campeão pelo Sporting, só isso já o coloca na história do clube.
2 Abril, 2023 at 13:05
Importante estar neste momento de forma…temos uma desvantagem para recuperar o 3° lugar (pelo menos).
E a fase final da Liga Europa, onde vai se defrontar o melhor Sporting da época contra a melhor Juventus da época.
2 Abril, 2023 at 13:09
A Juve vai com 5 vitórias consecutivas, sem a perca dos 15 pontos, estava nos lugares das Champions com tranquilidade, neste momento está a 4/7 pontos.
Será um adversário complicado, mas depois do Arsenal, podemos sonhar.
2 Abril, 2023 at 13:20
31.000 espectadores em Alvalade.
Das melhores assistências , esta época.
Pouco mais de metade da lotação.
Para termos o estádio lotado, faltavam cerca de 20.000.
Porque razão, um amigo meu , quis comprar bilhetes para ele e para o filho, e só havia lugares na superior sul ?
Pelo que vi , neste sector, não “ cabiam” mais 20.000.
Qual o interesse em , em deixar de vender bilhetes?
É falta de organização?
É falta de vontade de ter grandes assistências?
Depois de um largo tempo sem jogos e, depois do brilharete em Londres, era expectável uma afluência muito maior.
Eu não percebo. Haja alguém, que mo explique
2 Abril, 2023 at 13:33
Aconteceu-me o mesmo. Comprei os últimos 4 bilhetes para o setor onde fui. E, tirando esse, só havia para a sul (claques).
Cheguei lá, estava a meio.
Ninguém me convence que metade das gameboxs ficam em casa!
2 Abril, 2023 at 14:26
A receita já lá canta…
2 Abril, 2023 at 14:51
Pois, não sei…
2 Abril, 2023 at 13:34
Jogo fácil porque a equipa foi competente. Este mês, contento-me com os serviços mínimos se ganharmos todos os jogos ☺️
Já tivemos outros jogos “fáceis” este ano em que perdemos pontos, muitos…
2 Abril, 2023 at 13:48
No meu sector , todos os detentores de gamebox’s, que eu conheço, estavam presentes
2 Abril, 2023 at 14:27
Rapaziada, é deixar acontecer…
Se a gente ganha a liga Europa eu mesmo pago um jantar aos Xupa piças da tasca.
No fim é que se fazem as contas.
Está prometido.
Se Quiserem até dá direito a fight club.
Tudo pelo Sporting!!!!!!
Que se foda o varandas e o gordo das vasectomias, o Sporting clube de Portugal é maior que todos!!!!
2 Abril, 2023 at 14:42
…
3 Abril, 2023 at 14:56
Ainda nem comentei o jogo de Sábado…
Mas o jogo praticamente resume-se aos golos. O resto do jogo são alguns falhanços do Paulinho, molengozices do Trincão e falhas de timming do Edwards. Foi um jogo mole, com uma equipa a ganhar e a querer controlar o jogo e outra incapaz de juntar 2 passes.
Não gostei de ninguém. Vá…o Adan, eventualmente…
O Arthur coitado…eu percebo…não há rotinas, não há continuidade…é dificil. Acho que defendeu bem o pouco que apareceu e na frente…não foi capaz de grande coisa. Mas eventualmente acho que é ali que pode jogar. É a grande lacuna que temos e ele disfarça.
O N. Santos teve um daqueles jogos N. Santos. Faz as cenas dele mas o jogo não se proporcionou…mehhh…
Na defesa, o Diomande é fixe mas falhou bastante mais do que o normal. Também não lhe facilitam a vida rodando nos 3 lugar de trás. Mas falhou pelo menos 4 ou 5 passes tranquilos. O M. Reis…mehhh…o Inácio esteve bem. O Neto foi prémio de carreira e o St. Just tb correu e fez o que sabe mas também o vi falhar passes e decisões que não me encheram as medidas.
No meio campo…muita luta e correria…pouca uva. De todos. Ugarte, P. Gonçalves, Morita ou Tanlongo. Sendo que o Tanlongo parece continuar muito preso de movimentos a defender. Ainda é muito estático, muito perdido. Assim tipo…o inverso do Sotiris. O Sotiris entrou e corria que parecia um touro na arena. O Tanlongo…é ao contrário. Muito parado a defender, no seu quadradinho…
Na frente…os 3 marcaram. É fixe. Não gostei do jogo de nenhum dos 3. O Trincão é um desespero. Faz-me mesmo lembrar o Barbosa sem ser em ano de renovação. Lento, previsível, incapaz de meter velocidade, não reage à bola, não ganha 1 dividida….o Edwards na sua cena sempre de dar 3 toques a mais na bola, quando não são 6 ou 7 e falha o timming de quase todas as jogadas. O Paulinho marca 1, falha 4.
No meio de tudo…jogo fácil mas jogo chato. Pouca qualidade. Espero que seja um “aquecer dos motores” porque precisamos de muito mais que isto para ganhar a Gil e Casa Pia…
3 Abril, 2023 at 15:04
O Arthur cortou os 2 lances de perigo.
Foi mesmo ele.
Se ele estivesse numa de Esgaio tínhamos mamado 2 golos sem saber como.
Em relação aos outros só dizer que nem com paulinho a marcar o consigo achar mais do que um jogador medíocre.
Se ele marcar 1, podem contar com 4 golos falhados.
Se contra o Santa Clara não foi preciso marcar mais e não se sentiu falta dos golos claros falhados, quando faz falta é que são elas e todos choram por um PL que faça o que lhe pedem….golos….
De resto jogo aborrecido que não valorizou a festa dos núcleos…