A decisão de uma administração em aumentar-se carece de uma deliberação em sede de Assembleia Geral de acionistas. Quando a maioria dos acionistas que decide é administrada pelos mesmos administradores que serão aumentados e decidem através da sociedade-mãe se são ou não aumentados, sem ouvir em sede própria os “acionistas” da sociedade mãe, estamos na presença de um agency problem.
O mundo sportinguista abalou com a eliminação europeia na passada 5ª feira e desabou com a proposta da SAD em aumentar-se em 32%. Depois de uma época sofrível a nível interno e onde não se atingirá a pré-eliminatória que permitiria o possível acesso à Champions, a SAD leonina terá de lidar com menos 30 milhões de euros em receitas para 23/24 (50% das receitas de 22/23) e com a certeza que terá que vencer o Campeonato para entrar na Champions diretamente em 24/25. O custo de oportunidade de vender jogadores nucleares, abaixo da cláusula de rescisão, em cima do fecho de mercado destruindo todo o planeamento desportivo, já ascende a mais de 80 milhões de euros.
Merecerá uma Administração ser aumentada em 32% depois de tudo isto?
Tal como no livro de Taleb, os stakeholders do Sporting têm razão para se sentirem como perus que foram sendo alimentados todos os dias, com a convicção de que o seu “dono” cuidaria sempre dos seus melhores interesses. Na passada 6ª feira, para os referidos stakeholders, foi dia de véspera de Natal.
- O que dirão os fornecedores (credores em mais de 66 milhões de euros) da SAD, que financiam indiretamente o clube com prazos de pagamento dilatados, desta decisão?
- O que dirão os adeptos, com cada vez mais dificuldades económicas em adquirirem bilhetes, desta decisão? É esta a melhor prática de uma gestão alinhada com a sustentabilidade financeira e responsabilidade corporativa?
- O que dirão os bancos financiadores da SAD (sobretudo aqueles que perdoaram dívida e foram resgatados com o esforço de todos os contribuintes) desta política de moral hazard. Qual a capacidade negocial desta sociedade para renegociar qualquer dívida no futuro?
- O que dirão os obrigacionistas que em 2021 emprestaram 30 milhões à taxa de 5,25% e que na sequência de uma péssima gestão desportiva se coloca em causa a capacidade de reembolsar a emissão.
- O que dirão os que, através de operações de factoring, adiantam receitas dos contratos de televisão à SAD?
Perante a ameaça de incumprimento e com a administração a aumentar-se a si própria, o sinal que é transmitido a todos os stakeholders é de maior risco e maior risco significa que, no presente, o retorno que qualquer contraparte irá exigir será substancialmente maior. O Sporting sentirá de forma cruel o acréscimo dos chamados financial distress costs.
À Administração do Sporting Clube de Portugal apenas resta uma saída para pacificar a relação com os seus sócios e evitar os eventuais efeitos cíveis e penais da decisão que está prestes a tomar. A convocação de uma assembleia geral extraordinária do clube para deliberar de que forma a SAD irá votar aquele ponto na Assembleia geral da SAD. Ainda que os estatutos a tal não o obriguem, é assim que sociedades sustentáveis se comportam, quando os interesses dos seus acionistas não estão alinhados com os dos seus administradores.
Quanto aos riscos financeiros pouco há a fazer neste momento. A administração do Sporting eleita na sequência de um evento altamente improvável (o ataque à academia de Alcochete), veio confirmar a teoria do Cisne Negro e transformou-se ela própria num evento adverso, aleatório e cujas consequências são imprevisíveis.
Artigo escrito por António José Duarte in O Jornal Económico
28 Abril, 2023 at 8:18
Sim, sim. Eles vão já a correr convocar uma AG do clube para verem o aumento chumbado e ainda serem confrontados com a sua gestão desportiva desastrosa. É a primeira bola a sair do saco .
28 Abril, 2023 at 9:21
Isso é giro.
É mesmo giro certa malta aqui achar que esta direção está interessada em AG’s e ouvir os sócios.
É mesmo giro achar que esta direção ou o grupo que está por trás disto não é capaz de fazer mais um churrasquinho ou pegar em velhos já mortos para votarem na continuidade, entre outras maroscas….
Como dizia o outro….depois do gordo vão vocês com o crl…
É giro ir lá votar e tal…Parece que conta para alguma coisa…
Mas são tudo cabalas…
Não acreditem, até levarem com mais uma dose de merda na tromba.
28 Abril, 2023 at 8:40
É preciso ter uma lata, uma falta de vergonha na tromba, um completo desprezo por tudo e todos que fazem do Sporting Clube de Portugal o que é há mais de 100 anos.
Esta gente quer lá saber do clube, querem é mamar enquanto a teta não seca.
Só gente muito desqualificada, rasteira e/ou paga para o efeito pode defender esta escória, ou pior fazer de conta que nada sabe do assunto.
28 Abril, 2023 at 8:57
Isto é vergonhoso, pessoas que fazem isto não merecem nem a confiança, nem a consideração dos sócios, para gente que toma estas ações que me fazem lembrar a TAP, só há uma coisa exigência máxima nos resultados da SAD, tanto sejam desportivos como económicos, se forem maus, Rua
28 Abril, 2023 at 9:16
Basta serem campeões durante um mandato.
O resto não interessa para nada.
28 Abril, 2023 at 10:19
O Chico subscreve!
28 Abril, 2023 at 10:28
Pumba!
28 Abril, 2023 at 11:26
Tau.
28 Abril, 2023 at 12:33
Serôdio, o Miguel participou na escadinha. Contabilize se faz favor.
28 Abril, 2023 at 13:02
Voltaste a esquecer-te dos comprimidos?
Isso não te faz nada bem.
A nossa Segurança Social de facto não acompanha como deveria este tipo de casos tristes…
28 Abril, 2023 at 14:29
O Banano não é problema mental é mesmo prostituição intelectual paga.
28 Abril, 2023 at 11:59
O outro era maluco, este de maluco realmente não tem nada
28 Abril, 2023 at 9:00
Esta direção vai conseguir o impensável, destronar a de godinho lopes como a pior de sempre
28 Abril, 2023 at 11:27
Parecia impensável e impossível!
28 Abril, 2023 at 11:49
Para mim não.
A candidatura desta gente teve desde o 1º dia a mão do Godinho….
28 Abril, 2023 at 13:06
toda a campanha de comunicação foi paga pelo dito
28 Abril, 2023 at 13:12
Lá está.
Mas depois dizem alguns que não sabiam no que estavam a votar.
Pior ainda quando debitam orientações de voto aos outros…
Fico estupefacto com o tamanho da ignorância de certas pessoas diretamente proporcional ao tamanho da prepotência.
28 Abril, 2023 at 14:36
Tal e qual, andam aqui a destilar presunção e superioridade intelectual e depois são comidos como uns lorpas acéfalos por um boneco gago com a pandilha do croquete toda por trás a puxar os cordelinhos.
É a velha máxima: Quando estás morto não o sabes, só é doloroso para as outras pessoas, o mesmo se aplica a ser um idiota.
28 Abril, 2023 at 9:16
Eu acrescentava Cherba:
O que dirão as lavadeiras de serviço?
O que dirão os que criticam aqui quem grita que o rei vai nú e ainda leva com a linda frase “são tudo cabalas”?
Para esta gente é preciso a merda bater-lhes diretamente na tromba para saberem que vem lá merda…
Pois bem, tomem lá mais merda na tromba.
Bom proveito.
Burros do crl…
28 Abril, 2023 at 9:21
Não sei muito bem a quem é que isto surpreende…
É só mais um passinho na cara de pau com que xuxam o clube e a SAD até ao tutano…
Estão-se a cagar e sabem que podem estar-se a cagar…qualquer coisa, alguma contestação e arranjam uma confusão com as claques que isto passa logo…
28 Abril, 2023 at 9:38
Não sei se leste mas mesmo com o aumento eles ainda vão ganhar menos que os do Porto e Benfica. É esse o barómetro, não o que conquistas a nível financeiro ou desportivo, mas sim o que os outros ganham. Só o facto de um Presidente ganhar mais que o PM devia de ser o suficiente, mas pelo visto nem o dobro chega.
28 Abril, 2023 at 9:40
Engraçado é que desportivamente não ganhamos nem metade do que os outros ganham…
Mas isso não interessa para nada.
Mas não estás muito longe de acertar no soundbyte que vem por aí…
28 Abril, 2023 at 9:45
Vem? Eu li essa merda no dia em que a noticia saiu lol.
28 Abril, 2023 at 9:50
Eu digo da caixa de ressonância das lavadeiras de serviço…
28 Abril, 2023 at 10:44
Exactamente.
29 Abril, 2023 at 19:09
Quando um gajo governa a sua casa pelo que vai na dos outros…. tá tudo dito….
28 Abril, 2023 at 15:28
Admira me é saberem desse estratagema e mesmo assim conseguirem apontar os dedos às claques.
28 Abril, 2023 at 15:32
O pessoal tem o problema de se focar no acessório e ignorar o que realmente importa.
Basta falares da legislação que proíbe a pirotecnia e tens aqui discussão para 1 ano.
28 Abril, 2023 at 9:36
“A convocação de uma assembleia geral extraordinária do clube para deliberar de que forma a SAD irá votar aquele ponto na Assembleia geral da SAD. Ainda que os estatutos a tal não o obriguem, é assim que sociedades sustentáveis se comportam, quando os interesses dos seus acionistas não estão alinhados com os dos seus administradores.” Nunca percebi como é que isto não é prática normal. A SAD é do Clube, o clube é dos sócios, por isso é mais que natural que sejam os sócios antes de tudo, a validar os votos do Clube na SAD. Tanta merda nos Estatutos que precisa de ser mudada…
28 Abril, 2023 at 9:38
Não fales em mudar os estatutos.
O outro por muito menos era o coreano.
Outros tempos…outras vontades…
28 Abril, 2023 at 9:48
O Cheinho mudou mas também devia de ter mudado muito mais. Teve a oportunidade de acabar com estes buracos nos Estatutos e outros, e não o fez. Outra merda que me deixa fdd, mas isso é no computo geral, é alguém vencer eleições com 40%. Ter 40% significa, nada mais nada menos, que 60% dos sócios/cidadãos não o quer no poder. Há votação, se não há maioria, há 2a volta. Esta merda devia de estar nos Estatutos também.
28 Abril, 2023 at 9:54
Concordo.
Os estatutos do Sporting tem muitas lacunas.
Como o tecido legislativo em Portugal, existem lacunas e outras artimanhas que são exploradas e interessam a quem quer manter o estado de coisas e o lodo por onde se gostam de movimentar.
No meio de tanta merda que o cheinho tinha para resolver e resolveu muitas, quando chegou aos estatutos foi quando a merda rebentou por todos os lados e a bicharada uniu forças.
Os tais sócios conscientes votaram no que foi…
Está aí o clube que merecem…
Como digo as coisas não acontecem por acaso…
28 Abril, 2023 at 9:53
Fez o que queria com os estatutos e é culpado pelos que estão em vigor.
Foi ele que criou as listas únicas, onde o vencedor ganha a Presidência , a presidência da AG e do Conselho Fiscal.
A ausência de contraditório é culpa de BdC.
O maior anti-croquete tomou a maior decisão croquetiana!
Não fosse aparecer um qualquer Barroso a fazer-lhe guerra interna.
BdC foi enorme em muitas pastas, nesta foi do mais abjecto possível.
28 Abril, 2023 at 9:58
O contraditório não se faz nos corpos sociais.
O contraditório está em dar a voz aos sócios em AG’s.
E nesse tempo ainda tinhas AG’s.
Ag’s em que demissões estavam em cima da mesa e o pescoço ao dispor dos sócios.
E hoje?
Cagam em cima dos sócios e fazem o que lhes apetece e a malta come e cala.
Assim está muito melhor…
28 Abril, 2023 at 10:07
Não, está muito pior e a culpa é de BdC.
Estamos todos descontentes com a execução orçamental do Sporting, correcto?
O que é podemos fazer? Nada.
Convocar AG’s? Não.
Pedir a intervenção da AG do clube? Foi eleita com a direção.
Pedir a intervenção do Conselho Fiscal?
Foi eleito com a direção.
É calar e mamar.
28 Abril, 2023 at 10:30
“O contraditório não se faz nos corpos sociais.
O contraditório está em dar a voz aos sócios em AG’s.”
Porque é que não podes convocar AG’s?
Só precisas que se cumpram os estatutos ainda em vigor e discutes em AG’s.
O problema é quando tens um presidente da MAG que não cumpre os estatutos e se está a cagar para os sócios e não convoca as AG’s devidas.
Neste caso podes ter os estatutos mais bonitos do mundo.
Se tens lá pessoas que não os cumprem vai dar na mesma merda.
E se houve quem votasse no varandas consciente de que era o melhor gajo possível, quem te garante que não votavam noutro merdas igual para presidente da MAG. Só porque era de uma lista diferente? E o contrário não seria possível de haver uma guerrilha interna só porque tinhas gajos de listas diferentes? Isto é que é o contraditório que falas? E a estabilidade governativa?
Dêem-se mas é a voz aos sócios e a maioria que decida em consciência.
Ou então não, que eu pessoalmente já nem acredito no sistema de votos do clube, enquanto gente desta sem vergonha nem integridade lá estiver, quanto mais…
Se depois disto ainda imputas a responsabilidade a um gajo que nem está lá e nem sócio é….
28 Abril, 2023 at 10:39
Claro, o homem e sócio passam as obras ficam. As boas e as más.
Não é pelas falhas de competência e de espinha dorsal das pessoas que nos lideram que definimos a qualidade dos estatutos.
Os bons estatutos servem exactamente para limitar estes abusos que referes e bem.
28 Abril, 2023 at 10:51
“Não é pelas falhas de competência e de espinha dorsal das pessoas que nos lideram que definimos a qualidade dos estatutos.”
É pela falha de competência e de espinha dorsal das pessoas que nos lideram que não interessam se tens os melhores estatutos ou não porque eles pura e simplesmente se estão a cagar para eles e não os cumprem.
Tu achas que os estatutos podiam ser melhores e tem a ver com a má obra feita por alguém que já nem sócio é que estás manietado do contraditório.
O que eu digo é que obra bem feita ou não, quando tens pessoas que não cumprem os estatutos sejam eles bons ou maus, vai dar ao mesmo porque quem lá está quer assim e mais nada.
28 Abril, 2023 at 11:11
Estás a brincar, certo?
“Convocar AG’s? Não”
Não deves estar recordado de que ha uns anos se tentou convocar uma AG, e o Rogerio Alves interpretou os estatutos da forma como entendeu, e nao marcou AG porra nenhuma.
E depois a culpa é do Bruno. Continuem com essa merda, havemos de ter mais 20 anos de Varandismo, ou Croquetismo (que vai dar ao mesmo), e voces a dizer que a merda que foi feita é culpa do Bruno.
Assim de facto não me admira que gajos como o Varandas ganhem eleições.
Mas está certo, foi nisto que votaram, agora aguentem.
28 Abril, 2023 at 11:20
O problema é que nem sabem no que votaram.
Não estou a falar do Tomás Skuhravy.
Mas há muita malta que votou em varandas por merdas que nada tem a ver com o que realmente importa para o clube.
Votou de forma inconsciente, portanto.
Outros votaram mesmo de forma consciente e desses não tenho a mínima piedade, porque são a pior merda que temos.
Uns continuam presos à decisão tomada.
Outros arrependeram-se.
O problema é o leite que já foi derramado…
28 Abril, 2023 at 11:35
Não se pode convocar AGs????
28 Abril, 2023 at 11:51
Essa pergunta é para o Rogério Alves ou para o João Palma?
28 Abril, 2023 at 14:44
Pois…era uma retórica para o Tomás.
E claro, graças ao Rogério é um pouco como o sketch dos Gato Fedorento a imitar o Marcelo:
Pode convocar AGs? Pode!
E as AGs são realizadas? Não!
Tristeza….
28 Abril, 2023 at 15:16
Pode-se fazer? Pode…
Mas não convém fazer? Não…
🙂
28 Abril, 2023 at 10:09
Acho as duas posições completamente aceitáveis. A que está em vigor garante muito mais estabilidade para quem “manda” do que a outra. Para um Presidente como o Bruno, que levava quase toda a merda a AG, é mais que aceitável, porque no fim nós sócios é que decidíamos, para um Presidente como o Varandas que para fazer uma AG tem de ser obrigado, e mesmo aí não ouve puto do que se diz é uma merda. Como estava antes, estavas sujeito a ter um bom CD a ser constantemente minado pelo CFeD e a ser destituído pelo PMAG, visto que os Estatutos do Sporting são mais que mutáveis. Por outro lado, dá espaço ao tal contraditório, mas é uma situação muito mais volátil do que se forem todos pré alinhados.
28 Abril, 2023 at 10:12
Eu não, é um princípio democrático, a separação de poderes.
É assim em qualquer democracia desde a Revolução Francesa.
Os estatutos não podem estar dependentes das qualidades dos líderes. Estão acima deles.
28 Abril, 2023 at 10:19
Na “Democracia” Portuguesa não é assim, e não é assim há anos. Nas outras também pouco ou nada o é. O Governo elege os Juízes do Constitucional, logo aí não há separação de poderes. Já para não falar que o Governo também controla os media que na sua maioria não sobreviveria sem subsídios ou dividas manhosas.
Os Estatutos devem ser o mais claro e concreto possível e terem poucos ou nenhuns buracos legais. Se assim for o que tu dizes não é problema nenhum, porque está tudo contemplado lá. O problema é que os Estatutos são o que o PMAG quer que eles sejam…
28 Abril, 2023 at 10:33
“O problema é que os Estatutos são o que o PMAG quer que eles sejam…”
Aqui é que está a raiz do problema.
Os sócios nem podem abrir o bico. A culpa é dos estatutos?
Não.
A culpa é de quem não os cumpre.
1 Maio, 2023 at 23:32
O caro Skuhravy conhece a realidade (e a legislação reguladora) do Associativismo?
Qual a percentagem de Associações em Portugal cujas AGs eleitorais define os os seus Órgãos Sociais em cada um destes e não por voto em Listas que integram todos? (Não errarei se lhe disser que esses casos não serão 1 em cada 1000)
Devo ainda esclarecer que nos Estatutos anteriores o único Ó.S. votado separadamente era a MAG e, mesmo esta, para uma composição proporcional aos votos expressos.
Mas foi bom ter falado em separação de poderes, porque mostra a confusão que para aí vai.
No Associativismo a separação de poderes é FUNCIONAL, isto é, são as FUNÇÕES e o FUNCIONAMENTO definidos por Estatutos para cada Órgão que enquadram e delimitam essa diferenciação de poderes; E todo esse enquadramento, no associativismo é teoricamente definido pelos Sócios uma vez que são eles que escolhem todos os Órgão Sociais e é a eles que é conferido o poder de destituir esses Órgãos Sociais antes do fim do seu mandato.
Por outro lado, a separação de poderes no “edifício” dos aparelhos de Estado, mesmo nos Estados Democráticos, não só não é integralmente decorrente da intervenção democrática direta dos cidadãos. No caso português “apenas” intervêm diretamente na escolha do Poder Legislativo – AR – Autárquico e Presidencial; a escolha do Poder Executivo é “indirecta” e a do Poder Judicial é autónoma.
Daí que não é bom querer comparar o que não é comparável.
Finalmente, permita-me a opinião de que a relevância de certas questões estatutárias é muitíssimo relativa: é, na minha opinião, quase indiferente que oa MAG seja eleita separadamente e de constituição proporcional, porque acho que não é uma questão estruturante da quer da eficácia quer da democraticidade da nossa vida associativa; acho MUITO MAIS RELEVANTE para ambos (eficácia e democracia):
– que o poder de escolha seja 1SÓCIO=1VOTO;
– que se evolua para o Voto electrónico Universal nas AGs Eleitorais;
– que se evolua o Voto electrónico presencial tendencialmente Universal em todas as AGs Comuns (sendo estas extensivas aos Núcleos e Delegações do SCP que se habilitem, em conjunto com o Clube, a garantir as condições de acompanhamento integral dos trabalhos e permitir assim uma maior universalidade do voto e representatividade associativa das AGs)-
Um abraço e saudações leoninas
28 Abril, 2023 at 10:31
“A que está em vigor garante muito mais estabilidade para quem “manda” do que a outra. Para um Presidente como o Bruno, que levava quase toda a merda a AG, é mais que aceitável, porque no fim nós sócios é que decidíamos, para um Presidente como o Varandas que para fazer uma AG tem de ser obrigado, e mesmo aí não ouve puto do que se diz é uma merda.”
Isto é muito fácil de perceber….
Mas a malta quer que sejam gajos das listas adversárias a fazer o trabalho dos sócios e a fazer guerrilha interna…
28 Abril, 2023 at 10:43
Tenta recordar-te do que aconteceu com o Godinho Lopes, das petições à AG, o que fez o Barroso e como é que nos livrámos daquele cancro.
A AG actual serve apenas para cumprir formalidades.
28 Abril, 2023 at 10:56
Aconteceu sim.
Mas não podes apenas pensar no modelo ótimo.
Aliás ótimo era teres lá pessoas a cumprirem os estatutos e a darem a voz aos sócios que são quem efetivamente decide no clube. Ou deveriam.
Eu também posso dizer que tendo na direção gente decente e que cumprisse com os estatutos, os sócios faziam o papel que lhes compete e tomavam as decisões que tinham que tomar.
A questão, e é transversal à nossa cultura, é que estamos sempre à espera que sejam os outros a resolver os nosso problemas, sejam o CF o PMAG ou outro órgão social do clube.
É muito simples.
Os sócios tem o poder de convocar AG’s e discutir o futuro do clube.
Houvesse quem cumprisse os estatutos.
Não é por termos os corpos sociais de uma só lista que os direitos e poderes dos sócios estão manietados.
É porque tens lá pessoas que não cumprem os estatutos.
28 Abril, 2023 at 10:45
O que a direção anterior fez foi cumprir com a promessa eleitoral.
E na minha opinião muito bem, ter nos órgãos sociais oposição a minar o trabalho e a passar leaks …. o problema é as pessoas serem sérias e mais importante cumprirem com os estatutos.
Repara o CD anterior eram todos da mesma lista e não invalidou que fossem destituídos ….. o problema aqui e mais uma vez na minha opinião as pessoas não eram sérias e interpretaram os estatutos da forma que lhes era mais conveniente.
Dizer que também nesta situação a culpa é de BdC é argumento de quem quer a todo o transe desculpar tudo e mais alguma coisa desta direção autocrática e incompetente. O homem não era perfeito mas carregarem nele a culpa de tudo é stalking … afinal os sócios só mandam para o destituir e expulsar, agora já não é nada com eles.
28 Abril, 2023 at 10:52
Não poderia ser mais contra esta direção.
Votei contra a alteração estatutaria na altura e continuo a achar um erro.
Eu sou um nazi estatuário.
Eu acho que deviam estar contempladas nos estatutos, métricas de execução orçamental.
28 Abril, 2023 at 11:00
Se votastes na eleição de BdC em 2017, deverias saber que no programa já estavam as alterações estatutárias .
As métricas de exceção orçamental que existem é outra medida do ditador agora ele não tem culpas que sejam aldrabadas e os sócios votem favoravelmente as contas.
28 Abril, 2023 at 11:08
Votei em 2011, 13 e 17, mas digo-te com a maior sinceridade, não fazia puto de ideia que isto estava no programa eleitoral.
Mais, não gostei quando fui confrontado e votei contra na AG.
Já devia saber como é que a tasca funciona para não me envolver nestas trocas e desviar-me do tema que interessa.
Não fui eu que fui buscar o BdC e devia ter tido a inteligência suficiente para seguir em frente.
28 Abril, 2023 at 11:17
Com todo o respeito, tu não foste confrontado, tu não leste o programa eleitoral e não votaste em consciência de tudo o que significava eleger o BdC.
Eu entendo, mas isso é um dos problemas da nossa sociedade.
Temos de evitar os cheques em branco e começar a tomar mais decisões em consciência.
O arrependimento é muito bonito, mas a merda vai se fazendo…
28 Abril, 2023 at 11:14
“Eu sou um nazi estatuário.
Eu acho que deviam estar contempladas nos estatutos, métricas de execução orçamental.”
Totalmente de acordo.
Eu também sou.
O problema, volto a sublinhar é que tens lá pessoas que não cumprem os estatutos.
Sejam eles bons ou maus.
Tenham sido eles alterados porque quem quer que seja.
Já são imensas as questões de futuro do clube que não são levadas à discussão dos sócios…
Cambada de coreanos…
28 Abril, 2023 at 10:57
“afinal os sócios só mandam para o destituir e expulsar, agora já não é nada com eles.”
Serviu para muita gente bater no peito e dizer que os sócios é que mandam.
Gostava de saber onde andam esses sócios agora….
28 Abril, 2023 at 9:55
Nisto não mexeu ele…..
28 Abril, 2023 at 9:58
Ainda vamos chegar à conclusão que a culpa disto é do BdC 🙂
28 Abril, 2023 at 10:06
Tu é que o chamaste à conversa….
28 Abril, 2023 at 10:20
Na questão do coreano sim, para me referir ao facto de agora estarem a aumentarem-se sem levar a questão à discussão dos sócios e não merecer o mesmo espetáculo público que houve na altura.
Extrapolar isso para a responsabilidade dele ou não em mudar os estatutos ou não foram vocês.
28 Abril, 2023 at 11:02
Qual foi o espetáculo que houve quando foi definida a politica de remunerações da anterior direção?
Espetáculo fez ele por causa de meia dúzia de anormais que foram para a AG reclamar. Aliás, espetáculo gostava ele de dar….
Epah…não é assunto para trazer o BdC.
28 Abril, 2023 at 11:25
“Qual foi o espetáculo que houve quando foi definida a politica de remunerações da anterior direção?”
Não sei, não me estava a referir a isso.
Penso que nenhum.
BdC foi chamado coreano não foi por causa da politica de remunerações.
Foi chamado de coreano pela mudança nos estatutos.
Foi chamado coreano porque queria mandar em tudo.
Aquilo que fiz foi a analogia para o tomar de decisões desta direção sem sequer haver consulta aos sócios.
Ao menos o coreano consultou os sócios para se tornar num coreano.
Varandas e companhia nem isso…
Uns foram chamados de coreanos na comunicação social, em outdoors, em espadinhas, em cmtv e o crl e outros passam pelos pingos da chuva.
Foi só isso que disse…
28 Abril, 2023 at 10:50
Não percebo … não mexeu em quê???
Ele é que tem culpa das pessoas que os sócios elegem não serem sérias?
Quem o chama para a conversa é a perseguição do 1º comentario … há problemas e mais uma vez e como sempre a culpa é do ditador expulso. Quem é sócio que assuma a responsabilidade. Os incompetentes não se elegem sozinhos apesar dos códigos nos boletins de votos e da diferenciação ainda quero acreditar que houve alguma democracia ….
28 Abril, 2023 at 11:00
Ninguém disse que a culpa é dele.
Quem primeiro fala dele é o Leão a mete-lo como vitima…
”
Leão Rampante
28 Abril, 2023 at 9:38
Responder
Não fales em mudar os estatutos.
O outro por muito menos era o coreano.
Outros tempos…outras vontades…”
Ele passou por lá e não mexeu no facto de a politica de remunerações dever ser votada pelos sócios e não apenas pelos acionistas. É factual. A culpa é dele? Não. Mas não venham falar do coitadinho num tema destes…passou por lá e não mudou isso.
A culpa destes se aproveitarem é de todos deixarem…e de, como eu disse, bastar eles inventarem uma merda qualquer com as claques para os idiotas uteis passarem a salivar contra isso e esquecerem completamente esse assunto.
Agora…não me venham com a conversa do outro senhor coitadinho. Porque mais ninguém falou disso antes.
28 Abril, 2023 at 11:22
Tiago, no AG de 04/10/2013 no seu ponto 4 tinhas a discussão sobre a proposta de remuneração do presidente do conselho administrativo.
Na quente assembleia geral de 27/09/2015, que não consigo encontrar a convocatória não sei teve um ponto especifico na agenda ou se o tema foi incluído nos outros assuntos de interesse mas sei que o tema foi abordado gerando imensas intervenções e discussão, na generalidade favoráveis pois tratava-se de aumentar a remuneração de 5.000 euros mensais para 10.000 euros.
Se procurares em blogs, por exemplo no camarote encontras resumos dessa AG e do quanto ela foi quente …
Por outro lado, trata-se do bom senso de perceber que há matérias que devem passar pelo crivo do sócios e o problemas começa quando permitimos que todos os requerimentos efetuados no inicio da AG sejam liminarmente indeferidos pelo pmag num desrespeito absoluto pelos estatutos e mais grave ter compactuado que o ponto que era habitual nas AG – Discussão de outros assuntos de interesse, tenha sido abolido das convocatórias.
28 Abril, 2023 at 11:31
Bom senso para mim é diferente de bom senso para ti. O aumento do CD devia de ser passado em AG, isto devia de estar contemplado nos Estatutos. Os votos do CD na SAD deviam de ir a AG, isto devia de estar contemplado nos Estatutos. O CD não devia de ter o poder de decidir em causa própria, mas decide, isto é um problema, e é um problema transversal a direções porque ainda persiste. Trazer o BdC para este assunto é futilidade, porque ele esteve lá, e hoje ainda temos esse problema. Neste ponto, ele fez tanto como fizeram os outros.
28 Abril, 2023 at 11:35
Exatamente.
28 Abril, 2023 at 11:37
Mas os estatutos são cumpridos?
28 Abril, 2023 at 11:41
Ele fez uma mudança profunda nos estatutos. Mudou isto? Não.
Por isso sim…ele não mudou nada neste aspeto e não me venham fazer dele coitadinho nisto.
De quem é a culpa disto estar a acontecer? Desta direção e dos sócios, que no fim do dia se vão estar bem cagando para isto e vão passar rápido para a discussão das claques assim que esta direção tocar o sino, ao estilo Pavlov…
28 Abril, 2023 at 11:44
AG de 04/10/2013 e 27/09/2015 ….
Claro que se fosse possível incluir a obrigação nos estatutos tudo seria mais claro … mas nada deveria impedir que na próxima AG que será no final de maio, inicio de junho para discussão do orçamento um qualquer sócio possa fazer um requerimento para se discutir e votar o sentido de voto do clube na proposta de remunerações …
Nada nem ninguém deveria impedir … mas já sabemos o que a casa gasta e quem ousar é …. viúva brunista e fomos campeões caralho!!
28 Abril, 2023 at 11:53
Nada tem a ver com estatutos.
Tem tudo a ver com honestidade, decência e integridade.
28 Abril, 2023 at 12:12
Honestidade e integridade são conceitos morais, por isso a sua validade vai da moral de cada um. Para o Varandas, que foi reeleito com larga maioria, ele tem o direito moral de decidir como quer. Está a ser desonesto? Não propriamente. Por isso é que estas merdas têm de estar escritas e serem obrigatórias, porque hoje em dia, bom-senso e morais são conceitos que divergem muito de pessoa para pessoa.
28 Abril, 2023 at 12:31
“c. Leitura de propostas e requerimentos que dependerem de resolução imediata da Assembleia;
d. Concessão da palavra aos sócios inscritos para antes da ordem do dia, para o que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral estabelecerá um período conveniente e nunca superior a 30 minutos, a repartir entre os inscritos.”
Esta merda está escrita e é cumprida?!!!! NÃO … e se fosse só esta …. o problema é como diz o Rampante … honestidade, decência e integridade … e da falta de cultura associativa dos sócios a quem apenas interessa o campeonato de futebol sénior masculino. Se obrigassem a cumprir esta regra sob pena de boicote dos trabalhos, qualquer sócio no inicio da AG requeria que fosse discutida a proposta de remuneração …
28 Abril, 2023 at 13:06
Oh Fix, tem sim a ver com valores morais.
Porque se os estatutos já foram violados inúmeras vezes não é por eles que as coisas não se fazem…
Portanto sim. Tem a ver com a desonestidade de quem não cumpre.
Volto a dizer o que interessa estar escrito se quem lá está não tem honestidade nem decência de cumprir?
Ou seja a ausência ou não de regras é igual ao litro para esta gente, como já foi provado na história recente por esta direção.
Andamos aqui a falar da teoria quando temos a prática à frente dos nossos olhos…
28 Abril, 2023 at 11:28
Eu? 🙂
Vocês é que extrapolaram a questão para os estatutos não fui eu.
O que disse é que por muito menos houve outros que foram chamados de coreanos e fiquei-me por aí.
Abordei a questão de não haver consulta aos sócios.
Apenas e só.
As extrapolações fizeram vocês…
28 Abril, 2023 at 11:33
E sim foi vitima.
Vitima de sócios muito indignados com certas merdas que hoje nem piam nem os deixam piar. Comem e calam e depois dizem que a culpa é do BdC que não mudou os estatutos….
Epah estão lá gajos que não cumprem os estatutos..PONTO.
Que interessa haver os estatutos A ou B ou outro?
Onde andam os sócios que andavam a bater com a mão no peito a dizer que no Sporting mandavam eles?
Mandam é o crl…
28 Abril, 2023 at 10:21
Subscrevo!
Alguém, com conhecimentos, devia fazer essa proposta de alteração dos estatutos…
28 Abril, 2023 at 11:05
Isto já foi prática no tempo do ditador coreano gordo e drogado. Mas a seguir deixou de ser, ve lá se adivinhas porquê…
28 Abril, 2023 at 9:36
Os grandes problemas do clube são as claques e os cânticos anti Sr. Dr. Presidente Fredelixo Varadandas.
É assim normal e justificável que precisem de um aumento salarial de modo a colmatar a despesa extra com psicólogos.
“Tout est pour le mieux dans le meilleur des mondes”
28 Abril, 2023 at 9:45
Pouco há a acrescentar ao que é escrito.
É vergonhoso o que estão prestes a fazer. Em sua defesa, alguns “encartilhados” espalham a ideia de que se compararmos com os clubes rivais, estes administradores ainda ficam a perder!
Foda-se, a perder fica o Sporting! Gente desta só olha ao próprio umbigo e não tem capacidade para medir consequências dos seus atos.
Ridiculo!!
28 Abril, 2023 at 9:59
Demagogia e populismo à parte, é um momento estupido para sugerir alterações de remuneração.
Sou da opinião de que, administradores de empresas com o volume de negócios como o SCP têm de ser muito bem pagos, até acima dos valores mencionados, mas têm de ser do mais competente que há.
As métricas são simples e claras. Tudo no verde, prémio.
Com indicadores vermelhos, não há prémio.
28 Abril, 2023 at 10:11
“As métricas são simples e claras. Tudo no verde, prémio.” É por isto que acho que 10mil/mês é o suficiente. Se for competente recebe o resto em prémios (esses sim podem sofrer aumentos), se não vive com isso que por si só já é um bom ordenado.
28 Abril, 2023 at 10:19
Não sei… 10k mês, são 5k na conta.
É uma cadeira de sonho e vida de cão.
Acho que o CEO deve receber o seu peso em ouro, mas tem de ser o mais escrutinado possível.
O Presidente é presidente da Sad por inerência, nem sequer devia ser o mais bem pago, porque não há meritocracia.
28 Abril, 2023 at 10:21
10mil/mês livre de impostos. Acho que é mais do que suficiente para alguém construir uma boa vida, o resto vem com os bónus. Se for competente não terá problemas de dinheiro.
28 Abril, 2023 at 10:23
Volto a subscrever!
28 Abril, 2023 at 10:30
Talvez, não sei.
A ideia que eu tenho é que os clubes pagam tudo aos presidentes.
Nem devem tocar nos salários…
28 Abril, 2023 at 10:22
Subscrevo!
28 Abril, 2023 at 10:21
Subscrevo!
28 Abril, 2023 at 13:41
Tanta subscrição qualquer dia ainda te cobram mensalidade lol.
28 Abril, 2023 at 13:59
Deixou de receber ao caractere, passou a receber ao comentário… 😉
28 Abril, 2023 at 10:38
Excelente texto, simples e sucinto. Parabéns ao jornalista, porque a mim faltam-me as palavras para falar disto sequer: Aberrante? Obsceno? escolham vocês…
28 Abril, 2023 at 10:50
Sabemos que uma coisa é indefensável, quando já há quase três horas de post, e nada…
28 Abril, 2023 at 10:52
Já tens ai atrás que a culpa é do Bruno…
28 Abril, 2023 at 11:03
Nunca é demais lembrar:
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/06/o-vencimento-de-bruno-de-carvalho.html
Saliento o seguinte:
“Importa dizer que foi no mandato de Bruno de Carvalho que os sócios passaram a decidir os vencimentos dos administradores da SAD em sede de AG do clube.”
Portanto o que nos queixamos que não temos agora (AG do clube para decidir salarios dos administradores da SAD) foi algo que já tivemos, mas com que quisemos acabar. E agora lamentamo-nos que já nao temos isto…
De quem é a culpa? Unica e exclusivamente dos sócios. Não quiseram o modelo anterior, porque destituiram a dieccção anterior. Foi isto que quiseram, foi nisto que votaram.
Por isso, a sério, queixam-se de quê, mesmo?
28 Abril, 2023 at 11:07
Touché.
28 Abril, 2023 at 11:35
Fácil de entender.
Só não entende mesmo quem não quer…
28 Abril, 2023 at 14:45
Isto mesmo.
28 Abril, 2023 at 16:48
É mais que óbvio, para quem é intelectualmente honesto, que o sentido de voto da SAD numa votação deste género, onde os beneficiados são os administradores da mesma, deveria ser decidido pelos sócios numa AG do clube.
Fazer uma proposta de aumento ridícula, dados os resultados em todas as modalidades, para ir a votos numa votação onde quem vai ser aumentado tem mais de 50% dos votos não faz qualquer sentido, só nas cabecinhas pensantes desta Direção…
28 Abril, 2023 at 16:58
É uma tradição que já vem dos tempos de criar comissões de fiscalização composta 100% por pessoas com demonstrações públicas de oposição ao arguido para o qual vão analisar a nota de culpa.
Esta malta é pior que o deus me livre…
Mas quem manda são os sócios…
O Sobrinho é que sabia.
Cheira-me que os sócios já foram com o crl…
28 Abril, 2023 at 11:11
Excelente artigo.
28 Abril, 2023 at 11:15
moderação, moderação?
Roger and out
28 Abril, 2023 at 11:27
Pouco a acrescentar ao artigo que faz uma abordagem que nos dias que correm tenho de considerar corajosa (não sei se quem escreveu é sócio ou apenas jornalista ou comentador).
Apenas umas correções aos valores mencionados:
A divida aos credores, em 31/12/2022 e considerando apenas os fornecedores não é de 66M mas sim de 99.877M.
Os obrigacionistas em 2021 emprestaram 40M e não os 30M referidos.
28 Abril, 2023 at 12:04
Foda-se, 100 milhões de dívida…tá bonito.
Deixa arder…
28 Abril, 2023 at 13:09
Depois vem o Amorim, no alto das suas competências financeiras, dizer que temos 45M do porro para gerir….
A malta anda tão iludida que até mete pena…
28 Abril, 2023 at 13:57
Como dizia o outro, pagar dívida é ideia de criança, as dívidas não se pagam…
28 Abril, 2023 at 14:09
vão-se gerindo…
E é isto que temos meus senhores.
Que equipa…
28 Abril, 2023 at 23:36
Estes credores não é possível saber nomes?
Possívelmente haverá aqui empresários.
Só pra matar uma curiosidade.
28 Abril, 2023 at 12:22
Demasiado MAU mas nada de surpreendente vindo de quem vem!! Com o meu €€ não brincam eles.
28 Abril, 2023 at 12:41
Lata.
É preciso é ter lata.
E muitos espadinhas e uns cabazes de cenouras.
28 Abril, 2023 at 14:56
Estou muito preocupado. Afinal de contas, já são 15.00 e nada…
28 Abril, 2023 at 23:11
São 23h10 e… nada. Por onde andarão?
28 Abril, 2023 at 23:57
É da internet….
29 Abril, 2023 at 2:08
Tenho vergonha, muita e nem sequer é deste CD, gente sem princípios, integridade ou honra existe em qualquer lado, tenho vergonha é dos idiotas dos sócios que os metem lá, desses, sim tenho uma vergonha sem fim
29 Abril, 2023 at 2:20
Então este post não tem comments dos J’s?
Lol
29 Abril, 2023 at 5:14
Ahahahahahah
Os lambe cus desta execrável direcção do SCP, sem dúvida um dos piores elencos de sempre, estão em silêncio.
Estão á rasca, a ver se esta inenarrável vergonha passa que é para também eles receberem um aumento…
33% de aumento salarial?!?!
Sem resultados, com o clube a caminho do abismo…
29 Abril, 2023 at 9:43
Bom dia, gostava mesmo de ler o que pensam, J., Pacheco e o Cunha sobre este assunto, pois são dos poucos Tasqueiros que são do Sporting antes de 2013.
29 Abril, 2023 at 16:00
Vocês ainda não perceberam? Eles estão a rapar o fundo do tacho e os “gestores de elite” só o fazem numa circunstancia, adivinhem qual é…
30 Abril, 2023 at 16:25
J’s e companhia deviam ter vergonha e não fazer nem mais um comentário neste blog, seja de que assunto for…
Só o facto de estarem caladinhos sobre este assunto mostra a merda que são…
SL