Durante 45 minutos, o Sporting meteu o anunciado campeão no bolso dos trocos, alcançando dois justíssimos golos de vantagem. Depois, num desfilar de erros técnicos e tácticos, permitiu ao adversário crescer e ir sacar um empate que deixa os Leões sem margem para sonhar com a pré da Champions
Não foi fácil chegar a Alvalade, e perceber que, quase do outro lado do campo, alguém tinha dado ordem para quem um sector extra fosse oferecido aos adeptos adversários. Dei por mim a pensar, que tudo aquilo ia muito além da triste ideia que foi emprestar o cartão de sócio a um amigo lampião ou vender o lugar a outro, algo que se viria a confirmar quando, passadas quase duas horas, foram abertas tochas vermelhas à descrição na central e na lateral, com a complacência da polícia, noutras alturas sempre tão pronta a arrear, e com o rápido lavar de mãos do Sporting através de um comunicado.
A imagem da vergonha. Parabéns quem usou o seu cartão de sócio para oferecer lugar a estes bandalhos! https://t.co/14KQg96VYC
— A Tasca do Cherba (@TascaDoCherba) May 21, 2023
Imagens como estas, diminuem ainda mais a jaula em que o meu coração Sportinguista anda enfiado, pedindo sempre um esforço extra para seguir em frente. Veio a homenagem ao velho Manel, e o coração volta aos tempos de menino, em que as camisolas eram listadas nas costas, numa viagem ao ritmo de palmas que recebem capitães de várias gerações e que conduz a um sentido e libertador cantar da Marcha, que é a de todos nós e como que embala a equipa para uma enorme primeira parte.
Ugarte e Morita são verdadeiros monstros, fazendo, à vez, 70 metros para a frente e para trás, pressionando, roubando, construindo, jogando. Que 45 minutos impressionantes fizeram, esmagando Chiquinho e Neves, empurrando o benfica cada vez lá mais para trás, incapaz de sair da pressão e incapaz pressionar as saídas em futebol apoiado do Sporting.
Nas bancadas, a mancha verde era um todo há muito tempo desaparecido de Alvalade, capaz de ir buscar os cânticos em que se exulta o Sporting. E como isso faz bem ao coração… No relvado, Esgaio parecia transfigurado, com Porro a vê-lo na bancada, o miúdo Israel com uma frieza impressionante, os centrais sem medo de ter a bola até à última, Nuno Santos a ganhar cada vez mais espaço nas costas da defesa, Pote a descer várias vezes e bem, para dar ainda mais superioridade no meio (coisa que, do outro lado, o sonoramente assobiado João Mário nunca conseguiu fazer), Edwards a ser garantia de que a bola nos seus pés é levada para a frente, Trincão a fazer do esforço uma arma para compensar não saber se referência ofensiva.
Desse esforço, já depois de Esgaio, à bomba, ter queimado as luvas a Vlachodimos, e de Pote ter feito rir à gargalhada o fantasma do Bryan Ruiz, resultaria o primeiro golos dos Leões.
Trincão abriu o marcador no dérbi! (via @vsports_pt) pic.twitter.com/seCNWFnRMb
— B24 (@B24PT) May 21, 2023
Os riffs de guitarra dos The Strokes a saltarem-te do peito, aquele abraço em que cabem quatro, cinco e os que se quiserem juntar, repetido cinco minutos depois, quando Diomande enviou Grimaldo para a Alemanha e a bola para dentro da baliza.
Diomande estreou-se a marcar pelo Sporting para fazer o 2-0 contra o Benfica! (via @vsports_pt) pic.twitter.com/si77SCA6Iq
— B24 (@B24PT) May 21, 2023
O resultado encaixava perfeitamente no que se via no relvado, e mandava as equipas para o intervalo com a certeza de que alguma coisa o sonso mister lampião tinha que fazer. João Mário ficou a chorar no chuveiro, Frederik Aursnes deixou de ser defesa direito e o benfica ganhou um gajo capaz de pressionar algo e de recuperar bolas.
Na resposta, Amorim chamou Paulinho e, quando se pensava que ia sair Trincão, saiu Marcus Edwards. O Sporting assumia jogar mais atrás, procurando um futebol mais directo e o aproveitamento do subida dos encarnados. O problema é que, sem Edwards, o Sporting deixou de ter quem transportasse a bola. O facto de, em toda a segunda parte, ter sido Ugarte o único a conseguir levar a bola colocada ao pé por ali fora, faltando-lhe o oxigénio no último passe, é exemplo disso mesmo.
Trincão, sem pulmão, nem atacava nem defendia na nossa ala direita. Pote também estava a passar ao lado do jogo, o que fazia com que a equipa leonina ficasse completamente partida, com a agravante dos defesas, na maioria das vezes, não perceberem que já não dava para jogar curto e sair em futebol apoiado (alguém diz a esta gente que, tantas vezes, uma charutada na bola é a coisa mais bonita do mundo?!?). Nas bancadas, os cânticos pelo Sporting davam lugar ao desconforto dos cânticos à desgarra, sempre visando o nome do adversário. E também isso faz diferença.
O primeiro golo do benfica acaba por ser algo que se sentia poder acontecer, com a defesa a ficar muito mal na fotografia, já depois de Israel ter feito duas boas defesa. Depois veio o remate de Morita, por cima, vieram substituições que ninguém percebeu (sai Morita, sai Nuno Santos…), e veio aquele falhanço de Paulinho quando só tinha o redes pela frente e podia decidir o jogo. Tudo isto com Fatawu novamente sem sair do banco, tudo isto enquanto o meu coração se ia acomodando novamente na jaula e ainda me invadia o cérebro com lembranças de um 2-2 na luz, arrancado no final com golo de Jardel.
Vieram os oito minutos de compensação (vá lá saber-se porquê), veio a confirmação de que estavam menos de 40 mil espectadores em Alvalade (nem um jogo acima dos 40 mil para o campeonato, mas continuamos a bater no peito com os recordes de bichética), e veio o golo do empate, num lance que devia ter sido anulado por fora de jogo, que acaba com as esperanças de chegar ao terceiro lugar e que, no fundo, acaba por ser um castigo para a forma como foi preparada e gerida esta época. Enquanto isso, o meu coração despedia-se de Ugarte e voltava para a jaula, à espera de novas esperanças que o façam voltar a sentir-se livre.
22 Maio, 2023 at 14:01
https://thumbs.web.sapo.io/?pic=https://ia.imgs.sapo.pt/02/images/d/db/4138_dbea2a5e5791206884d0bc14f05c51df.png&W=1622&H=2000&delay_optim=1&tv=2&webp=1
“Tribunal unânime: Fora de jogo de Florentino – e falta/obstrução a Coates, acrescento eu – por assinalar no golo da igualdade”
hat’s all Folks!
22 Maio, 2023 at 14:02
That’s all Folks!
22 Maio, 2023 at 14:08
O tribunal do nojo é exemplo só quando dá jeito… Há opiniões para todos os gostos, nesse lance não é diferente.
22 Maio, 2023 at 15:55
A única opinião contrário que vi foi do anormal do Marco Ferreira… Nem os padres acharam limpo!
22 Maio, 2023 at 17:50
Ó Cherba além de clones sportinguistas, agora também temos clones lampiões.
Isto começa a parecer a central no jogo de ontem.
22 Maio, 2023 at 14:19
Há fora de jogo e o golo devia ter sido anulado.
Mas o Coates só cai porque é fiteiro e está habituado a que esta merda seja marcada falta nos jogos com os “pequenos”.
22 Maio, 2023 at 14:35
Óbvio.
Mentalidade de merda! Um gajo com quase 2 metros e 100Kg a fazer aquelas figurinhas….enfm.
22 Maio, 2023 at 14:39
Se ele tem ficado em pé, a 2ª bola era dele e não havia nada…
Ficou com o cu sentado a puta do lance todo…com pai 5 ressalto…
Po crl…ele o Diomande. Para mim os golos são responsabilidade deles os 2. Foda-se…não pode ser…
O Diomande ainda vá…chegou agora a este nivel…mesmo que não tenha os 19 anos, não tem ainda experiencia sequer de perto deste nivel. Agora…o Coates?!!? Aos 34 anos anos? Vai fazer uma merda destas?!
22 Maio, 2023 at 14:42
Estavam todos mijados.
É um reflexo, isso de cair ao minimo toque e rezar que a jogadaz morra logo ali.
É falta de estofo competitivo.
Não só dele, como de toda a equipa. Bola sempre para as couves e que outro qq resolva a coisa.
No estádio sentiu-se logo que entraram totalmente em pressão competitiva na segunda parte.
22 Maio, 2023 at 17:52
É, quando o exemplo da falta de ambição e estofo vem de cima contagia tudo o resto.
Basta olhar para o futebol, modalidades, secções femininas, os teua amigos elegantes que acharam por bem emprestar cartões de sócios e gameboxes às Toupeiras, etc.
É o clube que pedes aqui todos os dia, agora não te faças triste por o teres.
#ProstituiçãoIntelectual
22 Maio, 2023 at 15:54
Falta tanto “Palhinha” nesta equipa, neste conjunto de conas moles!!!
Perceberam agora porque foi dado por 20M? Conseguem perceber quanto vale um gajo que vai a cada lance como se fosse o último disputado na final da Champions!!
22 Maio, 2023 at 19:00
O árbitro do VAR, foi o visado no processo de investigações ao benfica.
Vale o que vale.
Mas num jogo destes, de derbi, onde incluía o benfica, nunca era para ter sido nomeado.
Mas já não se preocupam com isso.
Deixa andar.
22 Maio, 2023 at 14:02
Joga à bola, mas sem a ajuda da arbitragem, ganhavam o campeonato mas era na ponta da pichota.
22 Maio, 2023 at 14:17
Que fique bem claro que a grande % de responsabilidade pelo resultado final é do treinador! Mas do que vi até agora a opinião é unânime.
22 Maio, 2023 at 14:17
Em resposta ao chuteirasnocacifo
22 Maio, 2023 at 15:56
És tu Calado?
22 Maio, 2023 at 14:20
Eu se fosse o Amorim bastava dizer aos jogadores para jogarem como costumam e sabem.
Troquem a bola.
Façam os gajos correr atrás dela.
Juntem linhas para ter sempre um jogador para ligação e uma ou duas lebres na frente para aproveitar bolas em profundidade.
Coates, hoje especialmente, até te podes sentar com o cú na bola.
Assim como na 1ª parte puxar o benfica para a nossa área para abrir espaços na frente.
Mas não.
Em vez disso, os jogadores vieram para o campo todos cagados porque sua iminência dá logo um sinal claro ao pedir ao Israel para mandar bilhas para a frente. E para quem…..
Os jogadores não são burros e sabem que a ordem é para segurar o resultado em vez de jogar o jogo pelo jogo.
Já não iam para jogar futebol. A ordem era para defender. Cagadinhos lá atrás…
Para além disso o treinador também não os ajuda ao não colocar sangue fresco e com capacidade física na frente para lutar em campo a tempo de equilibrar a equipa.
Era tão óbvio para mim que saíam pote e trincão e fixava o Edwards no meio sem obrigações defensivas para conseguir segurar a bola no pé e furar linhas quando possível. Ao mesmo tempo nas extremas metia o fatawu para segurar o Grimaldo e combater com a sua força as entradas por essa ala e na ala inversa o N. Santos para tentar meter mais um daqueles passes para golo ou entrar ao 2º poste para mandar um remate lá para dentro.
Mas não…
A partir do intervalo foi como uma bola de neve a descer a montanha.
Toda a gente que acompanha minimamente o Sporting percebia o que vinha lá.
Para o ano será ainda pior…
22 Maio, 2023 at 14:38
Who the fuck r u ?
22 Maio, 2023 at 14:39
Ontem perguntaram ao Amorim na CI que havia um adepto que tinha dito que o jogo espelhava bem o que tinha sido a época do Sporting e este concordou, é a tal questão de passar do 80 para o 8 em pouco tempo….
A questão é: de quem será a culpa?
Dos jogadores? Da tal falta de experiência que Amorim tantas vezes fala??
Olhando para o 11 inicial e as opções de banco eu não diria…. e muita gente também não…
Temos jogadores jovens com poucos jogos na equipa principal? Um defesa central com 18 ou 19 anos, que já cá está desde Janeiro e já com muitos jogos nas pernas, de resto…. pouco mais…. temos o Essugo (que entrou) e o Chermiti no banco, outros, se existirem, não contam para Amorim (a tal tão badalada aposta na formação)!
Portanto: falta de experiência?? Onde?? É o treinador? Então mas este não é o mesmo que está cá desde 2020???
Já vários treinadores com créditos firmados afirmaram: “os jogos mais fáceis de preparar são derbies, finais ou jogos contra equipas teoricamente mais fortes”, e porque é que será isto? Porque os níveis de motivação dos jogadores estão nesses jogos, invariavelmente, em alta, o treinador não precisa de os motivar nem ajudar a concentrar, é só trabalhar os aspetos táticos do jogo, decidir a melhor estratégia e plano de jogo e treinar a equipa em função disso.
Se olharmos para a época do Sporting, iremos perceber que os jogos em que estivemos a altíssimo nível foram precisamente os jogos onde o grau de exigência e dificuldade era maior à partida, percebendo assim, a dificuldade aparente de RA e da equipa técnica em motivar a equipa e os jogadores para outros jogos.
Isto levou a que perdêssemos muitos pontos, com equipas teoricamente mais fracas, pontos esses que se calhar agora bastariam para estar em posição de champions ou quiçá algo mais, basta ver por exemplo que com o Arouca perdemos 5 pontos em 6 possíveis, isto é só um exemplo. Só que tivéssemos somado esses 5 pontos e estávamos agora em posição de champions.
Não alinho pelo diapasão de que fizemos uma grande 2ª volta, longe disso, uma sofrível 2ª volta e estávamos em 3º, bastava aproveitar as escorregadelas do Braga mas nem isso tivemos capacidade para fazer. Temos plantel limitado? Isso todos sabemos mas mesmo assim podiam e deviam ter feito bem melhor, bastava saber motivar a equipa em todos os jogos, coisa que, manifestamente não sabem fazer.
Portanto ontem foi apenas uma morte anunciada, não cabe na cabeça de ninguém que, o Braga no último jogo, em casa contra o já despromovido Paços, deixasse fugir a oportunidade de ficar em 3º.
Já era tarde demais para o Sporting, mesmo ganhando ontem. Mas um dérbi é um dérbi, joga-se para ganhar, luta-se, dá-se tudo em campo, mexe-se bem na equipa….
É bom que fique claro que todos os jogos no Sporting são para encarar com espírito de vitória, só esta interessa, treinador e jogadores que assim não pensem, estão a mais e não servem os interesses do Sporting. Esta tem que ser a mística e a força do Leão!
Voltando ao jogo: Excelente primeira parte, velocidade, agressividade no bom sentido, pressing e o adversário encostado às cordas…. resultado justo ao intervalo e ficámos a dever alguns golos à contabilidade…
Mas depois veio a 2ª parte e os equívocos de um treinador aprendiz que, em mais de 90% dos jogos desta época, cada vez que mexe piora a equipa, isto para ser simpático e não dizer que faz substituições desastradas.
O treinador do Benfica soube ler jogo, percebeu que tinha que subir linhas e pressionar alto, por outro lado, tirou uma unidade em sub rendimento (João Mário) e sobe Aursnes para o meio campo. Com isto, o Benfica condicionou claramente mais a saída de bola do Sporting que, com meio campo a entrar em dificuldade física, começou a optar pelas bolas longas que invariávelmente acabavam nos pés do adversário.
Exigia-se saber ler o jogo, perceber que não podíamos deixar de reforçar o meio campo, unir linhas e impedir a posse de bola constante ao adversário e as aproximações à nossa grande área, quer pelo meio, quer pelas laterais.
Mas aí começam as trapalhadas de Amorim, era preciso mexer, mas como??
Prescinde de um ataque móvel pelo meio, continua com um apagado Trincão (fez um golo e mais nada que me lembre ou pouco mais) tira o Edwards (que segurava a bola e segurava Grimaldo, (depois para este foi via verde) e não fez o óbvio: reforçar o meio (num 3-5-2) e deixar dois jogadores rápidos nas alas que mantivessem os laterais do SLB com receio de serem apanhados em contra pé com jogadas nas suas costas… Isto é só um exemplo, as trapalhadas táticas continuaram e tiveram com resultado um empate bem amargo num jogo onde podíamos e devíamos ter ganho.
A juntar a isto, mais um roubo de Igreja, o que, acontece sistematicamente quando o Pinheirinho apita os nossos jogos…. mas somos uma cambada de invertebrados porque nem reclamar sabemos.
Depois a equipa revela índices físicos dignos de 2ª liga, a jogar uma vez por semana quando chegamos aos 60 minutos, estão de rastos, o adversário, com uma época bem mais longa, mesmo no final do jogo estava bem melhor, isto só se pode concluir que a preparação física do plantel do Sporting deixa muito a desejar para uma equipa de top.
O que mais me preocupa, é o futuro, não auguro nada de bom para a próxima época. Vai ser uma pré época bem difícil, com os melhores jogadores a saírem e com compras duvidosas.
O tal projeto de que tanto se fala é uma treta, não existe, a equipa não tem rumo, vive ao sabor do momento, a mística perde-se, o fogo apaga-se….
Quo Vadis Sporting??
22 Maio, 2023 at 14:48
São 2 problemas principais: a falta de um ponta de lança a sério e a crónica falta de soluções, 2.as linhas, de um plantel equilibrado e consistente nas posições críticas – miolo.
Foi quase sempre por incapacidade da frente ou por estouro do miolo que claudicámos está época.
22 Maio, 2023 at 15:18
A falta de qualidade do plantel.
Que qualidade tem o plantel do Braga?
Amorim desde que pegou na equipa que é este estilo de jogo.
Amorim é um treinador que acha o paulinho o melhor 9.
Disto isto a capacidade enquanto treinador está à vista.
Depois quem diz que o Amorim não decide tudo pelos jogadores, basta ver como jogava Israel na 1ª parte e como passou a jogar na 2ª.
Deu-lhe uma merda na cabeça ao intervalo?
22 Maio, 2023 at 15:35
O problema não foi o Israel mudar. O problema é que a equipa nunca conseguiu responder à mudança que o jogo pediu pelo aumento de agressividade e velocidade dos lamps. O Israel foi o único que mudou bem o estilo de jogo para o que o jogo pedia.
O Diomande por exemplo só fez merda com a mudança do jogo.
Eu tenho dificuldade em discutir a falta de qualidade do plantel a 2 jornadas do fim. Um plantel não é só a qualidade intrínseca dos jogadores que o compõem. A qualidade de um plantel depende do que o treinador acredita em cada jogador. Eu, para mim o plantel que o Amorim escolhe não tem qualidade suficiente. Mas….no Sporting há qualidade para pelo menos construir o futuro. O Amorim é que não a quis usar.
Mas é uma opinião pessoal e sei que vi pouco jogar os putos que eu gosto e que acho que tinham acrescentado muita qualidade ao plantel se têm tido jogo com alguma regularidade.
O puto Neves dos lampiões era suplente na B. Quase não jogava. Foi começando a entrar aos poucos mas de forma consistente…até ao dia em que foi preciso e aí estava mais que pronto. Isto de um treinador que também gere horrivelmente mal o plantel (o dos lampiões). O Essugo jogou quando o rei fez anos…é normal que seja dificil para ele quando entra. Ainda por cima normalmente sempre em jogos grandes. E isto estende-se a M. Fernandes, Fatawu…podia falar do Afonso….Mas lá está. Isto é a minha avalição subjetiva da qualidade destes putos. Sem os ver jogar alguma coisa como deve ser…não sei…
Um plantel não se faz por geração espontânea se não temos dinheiro para comprar jogadores de qualidade indiscutível. É preciso ser trabalhado a sério. E trabalhado a sério é em jogos…não é em pseudo-treinos a pensar que aí é que eles vão crescer muito…
22 Maio, 2023 at 16:42
O benfica não fez pressão na 1a parte?
O benfica não pressionou à entrada da nossa área?
Nós não saímos a jogar e não foi quando criámos mais perigo com o espaço criado?
O que aconteceu é que nos acobardamos.
Foi isto que aconteceu.
E mais uma vez Amorim bloqueou.
O alemão não teve problemas de tirar o 3 melhores marcadores da equipa.
Rafa, Ramos e J. Mário.
Estás a ver o Amorim a fazer o mesmo.
Vejam o copo como quiserem.
Para mim para o ano vai ser uma merda de acompanhar este Sporting.
22 Maio, 2023 at 14:40
Anda para ai um cagalhão a comentar como chuteirasnocacifo.
Não sou eu.
22 Maio, 2023 at 15:10
Percebe se logo que é um Lampeao fdp não te preocupes.
22 Maio, 2023 at 15:31
Foi fácil de identificar o lampeão pelo comentário…
22 Maio, 2023 at 14:43
É uma sina… O João Pereira de Braga tem sempre “azar” nos jogos do Sporting!
22 Maio, 2023 at 14:43
Tive um sonho que vou conta-lo :
Ruben Amorim vai ficar no Sporting, não aguenta os mais resultados e sai no final de Dezembro. A direção aguenta-se até Março, mas demite-se e é obrigada a marcar novas eleições para Maio. O fim desta novela vai ser este. A minha visão não vai falhar. Por mim até sempre
22 Maio, 2023 at 15:11
Eu sonhei coisas bem piores. Mas nem as consigo escrever / recriar.
Prefiro ficar com a chegada ao Ronaldo.
22 Maio, 2023 at 15:19
A realidade está muito mais longe disso….
22 Maio, 2023 at 15:32
És tu e a Sofia Oliveira que não falha uma previsão…
22 Maio, 2023 at 16:02
🙂
22 Maio, 2023 at 21:59
Ehehehe.
22 Maio, 2023 at 14:58
Vergonha tenho que um gajo que já nos fodeu duas vezes da mesma maneira que já ofereceu um campeonato ao fcporco e que quis ontem oferecer um ao carnide para ficar “amiguinho” dos dois tenha saído de Alvalade sem consequências…
Vergonha tenho de estarem 30.000 Sportinguistas num jogo contra o carnide, pensei que com a “motivação” que este “excelente” CD tem proporcionado aos sócios do SCP que votaram nestes gajos os apoiantes deles acorressem em massa…
Afinal a “massa” era outra e lê-se “Euros” e essa é a vergonha maior, mas não surpresa, sócios do Sporting a venderem GB aos lampiões dá-me nojo e desprezo…
E desta vez foram os gajos da central a levarem nos cornos, pena eu ainda não estar dentro do estádio porque ia aplaudir de certeza, não porque me dê algum gozo revanchista, mas apenas para imitar a “gente bem” porque há que aplaudir qualquer Sportinguista que vejamos a levar nos cornos, ou não percebi bem as “guide-lines” do nouvelle Sporting?
22 Maio, 2023 at 17:54
+1
22 Maio, 2023 at 15:20
Aí está… jogo épico dentro de campo e dentro da Tasca.
Ao intervalo, o Sporting estava a dar um banho de bola ao carnide, todos estavamos radiantes.
Na Tasca, alguns lerdos aproveitavam para mandar a “turma do malhão” para o caralho, achando que estávamos tristes por ver o Sporting trucidar o carnide, e tecendo loas ao competente e INJUSTIÇADO Amorim!
Azar dos azares, falaram cedo de mais e falaram merda! Primeiro, estavamos TODOS felizes! Segundo, o “competente” Amorim mostrou ao que veio! Ofereceu o empate ao carnide, sabotando literalmente a equipa a cada substituição, e se o jogo tivesse mais 3 minutos ainda iria abrir a garrafa de champanhe em casa!
Porra, se o Amorinho não fez de propósito, então é só o treinador MAIS RIDICULO a ler o jogo a partir do banco!
PS. Li aqui que o Amorinho leu bem o jogo ao retirar o Edwards e a por o cagalhão do afilhado. hahahahahahahahahahahahah Por acaso não leu, se alguem deveria entrar era claramente FATAWU. O Grimaldo tinha deixado uma autoestrada à esquerda! E depois, mesmo que tivesse lido bem o jogo… É o paulinho caralho, o PAULINHO! o PAULINHO! o PAULINHO! Nunca, jamais em hipotese alguma o PAULINHO pode ser uma boa opção! Nem mesmo quando a bola bate nele e entra!
Vamos para mais um ano com este aprendiz a preparar a época! Boa sorte!
22 Maio, 2023 at 15:32
“Azar dos azares, falaram cedo de mais e falaram merda!”
Isto não é azar, isto é o pão nosso de cada dia…
22 Maio, 2023 at 15:58
Os resultados que a Tasca quer não são alinhados com os objetivos do Amorim. Ele trabalha para fazermos vendas todos os anos e se der ganhar algum título. Com o Varandas que admira a máquina do Carnide e nunca se suja muito na luta com os Tripeiros, é o Nouvelle, é mesmo assim.
A gente esquece se da Apollo e de como isto é só uma forma de dar guito a ganhar a alguns, entre os quais estão a direcção, o Amorim, a Apollo e o Braga para o qual contribuimos significativamente.
Toca a vender o Ugarte, o Pote e o Edwards. E havemos de ser forçados a largar o Nuno Santos que não me parece ter pachorra para ficar mais tempo no Sporting, sendo um extremo de qualidade que passa os jogos a oscilar de lateral para a frente. No final, são milhões em vendas e lá vamos comprar ao menu do Mendes… Será uma sorte não termos de ver o Nelson Semedo no Sporting.
22 Maio, 2023 at 17:15
É tão estranho este 4o lugar e está época.
O Sporting ganhando ao Vizela faz 74 pontos.
No ano em que Amorim chega e fica em 4o faz 60.
O ano anterior pos ataque Alcochete (Peseiro e Keizer) fica em 3o e faz 74 pontos.
Ano do ataque 2018 fica em 3o e faz 78. No ano anterior o 2o de JJ faz 3o e 70 pontos!
Digo isto apenas anos fracos a nível de campeonato. E este 4o lugar sendo justo pela horrível 1a Volta, acho estranho.
A equipa faz 2 jogos muito positivos com o Benfica. Dos 3 jogos com o Braga em 2 fomos mesmo muito superiores. Com o Porto no campeonato não estivemos bem.
Mas… jogos com o Frankfurt, Totenham, Juve e Arsenald mostraram uma grande equipa.
Lá está, tudo é estranho em relação aos últimos anos em que ficamos em 4o.
Primeiro é bem mantemos o treinador.
Não vamos reformular a equip, não vamos mandar vir um camião de jogadores, mas sim reforçar em posições que fazem falta.
Temos uma base de equipa. Adan e Israel com Callai na expetativa. Diamonde, Inácio e St Juste com Seba que apesar das limitações que começa a ter da para muitos jogos. Nuno Santos, Ugarte, Morita, Pote, Edwards, Trincao e Paulinho. Isto é a base. Há gajos como Matheus Reis e Arthur que são alternativas interessantes. Há jovens que podem dar mais como Fatawu, Essugo, Chermiti
Há Bragança que veremos como regressa.
Obviamente que temos vários jogadores a despachar. A lateral direita para resolver. Há ver o que se faz a Sotiris e se Tanlongo poderá ser útil. Há Jovane e Rochinha a mais.
Mas sobretudo há, é eu acredito mesmo potencial e sem grandes revoluções fazer uma equipa bem melhor. O treinador ficar é meio caminho andado. Espero que corrija os erros. Aconteceram. Alguns por culpa dele. Mas sinceramente de todos os que conheço (excluo Jardim porque não teve as mesmas possibilidades) o que erra menos e (vou ser polemico) o melhor treinador que vi no Sporting. Desde Boloni. A equipa não joga sempre da mesma maneira. Quem diz isso não vê ou não sabe mais. Gostava que encontrassem uma semelhança entre a forma comonjogamos hoje e como jogávamos no ano do título. Pode haver mas não encontro. A saída de pressão, a contrição na 1a fase, a forma de pressão de defender. As transição…. nada a ver.
22 Maio, 2023 at 18:39
Por isso eu digo que os pontos é uma cena que é gira de analisar mas que na realidade não quer dizer grande coisa…
Os pontos que fazes não dependem só de ti – da tua performance. Dependem também dos adversários, da réplica que dão, da qualidade que têm – e uns anos estão melhor e outros pior!
22 Maio, 2023 at 22:29
“Mas… jogos com o Frankfurt, Totenham, Juve e Arsenald mostraram uma grande equipa.”
E o que mostraram os jogos com Santa Clara, Marítimo, Gil Vicente, Arouca (2 vezes), e Boavista?
22 Maio, 2023 at 17:34
Porra eu sei que não é tudo, é sempre a mesma merda de conversa, temos de ser bem mais eficazes blablabla
Mas que raio de lavagem cerebral fizeram os jornais que mal mencionam que o 2-2 é ilegal?
E depois é daquelas merdas: eu não fazia ideia da regra, mas um fdp dum árbitro tem de a saber! E sabendo, aquilo tem zero de interpretação, é super objetivo!!
22 Maio, 2023 at 17:39
E mais: estive até ao fim da conferência do Schmidt, mas pelos vistos esqueceu-se de mencionar a arbitragem.
Sonso do caralho.
22 Maio, 2023 at 17:49
Clone alert.
22 Maio, 2023 at 17:49
Já aqui vi escrito e concordo 100%.
O nosso adversário de ontem é campeão desde Agosto de 2022.
Até ontem escamutearam a expulsão de Arsners com a cotovelada no Paulinho quando havia ainda muito tempo pra jogar.
Verdade que nós dominamos na primeira parte e eles na segunda, mas a expulsão tem que existir, não só para alguns jogos.
E já não falo, no lance capital, que , como n vezes aconteceu em n décadas, como dizem vários árbitros da nossa praça, havia que o árbitro ter coragem para ter que anular o golo do empate, pelo fora de jogo do Florentino.
Mas hoje, nas notícias desportivas passa levezinho e para a história também vai passar suave.
Siga, é o clube do regime, campeão desde Agosto.
22 Maio, 2023 at 17:55
Com o grande aval do capitão Bananas.
22 Maio, 2023 at 18:41
Não acho nada que seja para cartão vermelho.
Mas o Chiquinho devia ter levado 2 amarelos, ou 3, e só levou 1 – tanto que o Schmidt o tira logo depois de levar o amarelo porque já devia ter levado 2 antes, ou 1 pelo menos. E era um gajo a fazer faltas constantemente.
22 Maio, 2023 at 19:09
Ontem, o RA até podia ter metido o Paulinho, como meteu, mas o Fatawu era sempre para ter entrado.
Poderia ter ficado com Trincao, Paulinho e Fatawu.
E ter tirado o Edwards e o Pote.
Ficava com um ataque mais rápido e agressivo.
Utilizava o jogo solidário do Paulinho a vir ao meio campo, quando a equipa não tivesse a bola, ajudando aí a colmatar a falta de frescura do nosso meio campo, devido à mudança do Arsners pro meio, e ficava com Trincao e principalmente Fatawu com a sua irreverência na frente.
Mesmo cansados, preferia ter ficado com Ugarte e Morita no meio.
22 Maio, 2023 at 19:13
Eu sou daqueles que pensa que se devem dar oportunidades aos jovens, sempre. Mas o Essugo ainda não conseguiu dar-nos esperança.
A que continuar a dar oportunidades.
Ainda é muito novo também.
22 Maio, 2023 at 20:56
Essugo, Chermitti, Chico Lamba….ou andamos a apostar nos miúdos errados ou então a nossa formação está mesmo mal!!
22 Maio, 2023 at 22:53
Meteres o Essugo no mesmo grupo do Chico Lamba e do Chermiti é porque nunca viste o Essugo jogar sem ser nos 50min que tem pela equipa A.
22 Maio, 2023 at 20:50
Já tudo foi escrito, subscrevo muito dos comentários principalmente do FIX e do Tiago CL.
RA (e não só) tem para o ano, a chance de reverter a época medíocre que foi esta.
Ontem a primeira parte, mostrou que á capacidade de todos, para fazer mais e melhor.
Mas o jogo acaba com o “sabor amargo”, porque a 2º parte, foi muito fraca.
O benf@s vulgo Nunca Sube FC, marca em duas dois lances caricatos, sobretudo o 2º.
Lances caricatos é o resumo da maioria dos golos sofridos do Sporting, muita displicência ao longo dos jogos.
Arbitragem a condizer, muitos falam do lance do 2º golo.
Para mim o lance “capital” é o golo anulado ao Pálinho, numa disputa com Grimaldo, esse lance era para ir ao VAR e ser validado, já que é uma abordagem limpa.
Assinala jogo perigoso do nosso jogador, quando ele chega primeiro á bola, sai a jogar e ainda leva com o pé do Grimaldo.
Seria o 3-0 e possivelmente morria o jogo.
A realidade, é que muitos eu incluído, o maior receio, era Alvalade ser o salão de festa da malta do Nunca Sube FC. Isso não aconteceu, felizmente.
O campeonato de ganhar o benf@s numa época como esta e nós em 4º lugar, não apagaria nada do que fizemos para trás.
Quem vendeu o lugar aos Nunca Sube…nem merecem qualquer comentários, os vídeos e relatos falam por si.
Independentemente do estado do clube, da época, de não gostar de X ou Y, NÃO JUSTIFICA vender o lugar ao maior rival, numa possivel festa deles.
Valor e moral zero.
22 Maio, 2023 at 21:09
É verdade, a arbitragem teve tantas ontem.
Mas passaram pelos pingos da chuva.
Essa do golo anulado ao Paulinho é a pura das verdades, e bem descrito o lance por si.
Foi mesmo assim como o descreveu.
Mas a CS passa tudo á frente, mesmo com coisas erradas da nossa parte, com uma arbitragem a condizer e PRINCIPALMENTE com um VAR como deve ser, tínhamos ganho.
Nesse lance faríamos o 3 a zero e limpávamos o jogo, mesmo com asneiras nossas.
Mas é o clube do regime amigo que desde Agosto que era campeão.
22 Maio, 2023 at 21:15
Quando o nosso maior receio é poder fazer de cabeçudos do carnide em vez de ser não vencer porque perdemos em definitivo a chance de ir à pré da CL… realmente fica tudo dito.
Para reverter esta época medíocre basta um 3° lugar na próxima… vencer a competição é utópico e mesmo um 2° lugar é pedir demasiado.
22 Maio, 2023 at 21:33
Quem andou esta semana aqui a falar em festa em Alvalade?
Quem escreveu logo no bloco o mesmo?
Olha que caralho, parece agora que ninguém estava todo cagado de ver estes gajos serem campeões em Alvalade.
22 Maio, 2023 at 22:03
Eu escrevi e não por estar cagado. Foi por raiva de quem nos pôs nesta situação e por achar que era o mais provável….e por minutos que não aconteceu. O jogo tinha mais 2 ou 3 minutos e era certinho.
Esta equipa inspira alguma confiança hoje ou para o futuro? Sem 4 ou 5 contratações de qualidade para o ano estamos aqui na mesma merda outra vez.
Aponta!
22 Maio, 2023 at 22:14
Eu não estou a escrever para ninguém em concreto.
Se não tinha escrito os nomes.
Fato é que andamos aqui todos a falar em humilhações, festas e o crla4.
Digo pelo menos 3 contratações de qualidade, vão ter que chegar.
Defesa Direito, Médio defensivo e um jogador com golo/”Sarabia”.
Mais abaixo Defesa Esquerdo e um médio/ala.
22 Maio, 2023 at 22:26
Eu detesto o Pinheiro, por roda a merda que já nos fez, especialmente com o Porto, mas o lance do Paulinho com o Grimaldo é bem marcada falta. É jogo perigoso o gajo levanta o pé praticamente ao nível da cabeça do Grimaldo e vai de sola…
Epa deixem de desculpar a nossa incompetência com os árbitros.
22 Maio, 2023 at 22:37
Mas quem é que desculpou a nossa incompetência com os árbitros?
A nossa exibição nada tem haver com erros dos árbitros, nem para melhor, nem para pior.
Não é por jogar mal, que não podemos falar dos árbitros.
Uma má arbitragem, não se “apaga” com uma má exibição de equipa X ou Y.
E tu deves estar a ver mal o lance.
Ele chega primeiro á bola e sai a jogar e ainda leva com um bico do Grimaldo.
Que pé na cabeça?
Deve ser outro lance, que falas.
Ali é deixar jogar, já que ficava isolado e depois ver o VAR.
22 Maio, 2023 at 23:01
Epah eu acho que vão os dois à bola ao mesmo tempo, o Paulinho com o pé a fazer um movimente de cima para baixo, o que é sempre jogo perigoso, num lance claramente dividido. Os dois lances do Chiquinho, que evita o primeiro por um pisão claro, e depois leva bem o que deveria ser o 2o amarelo é um caso mais grave que esse.
O pior de tudo é que acontece esse lance, e ele até finaliza bem e a primeira coisa que me sai da boca é: quando for a contar ele não marca. E não é que depois tem um lance cara a cara com o gr, lance que matava o jogo, e falha? Esse é que é o nosso problema, e muitas vezes o denominador comum é sempre o mesmo.
23 Maio, 2023 at 9:26
Eu nao disse que foi pé na cabeça, disse que levanta o pé à altura da cabeça e vai de sola. Na maioria dos estadios do mundo seria sempre marcado jogo perigoso. Mas tu nao querias que fosse porque era o Sporting.
Aliás há uma coisa que gosto de ver nos teus comentários. Nós somos sempre roubados pela arbitragem, ou todos os golos que sofremos sao “caricatos”. Quem te lê, fica com a ideia que somos um clube com um azar descomunal e que o Universo está sempre contra nós.
Depois marcas golos para os apanhados como o primeiro contra o Paços, em que nenhum jogador nosso toca sequer na bola, ou o golo do empate com o Maritimo, em que o defesa deles faz um auto-golo de calcanhar, e lá sei vai a teroria de que temos muito azar e de que o Universo conspira contra nós.
Para mim não há sorte e azar. Há competencia e incompetencia. O primeiro golo que sofres em Marselha, não é azar, não é caricato. É o Adan que faz merda. Ponto final. Pode despachar a bola, mas espera até que o Alexis Sanchez la chegue. Foi incompetente. O segundo golo dos lamps, é o Coates que fica no chão à espera da falta, é o Diomande que nao sabe como é que se há de fazer à bola, se vai de pé ou de cabeça. Um defesa central mais experiente e competente, nem hesitava. Limpava o lance com uma charutada para as bancadas, ou para o meio campo.
E o problema aqui não és tu. É a propria equipa tecnica que muitas vezes usa os mesmos argumentos do azar e da sorte para explicar os maus resultados. Quando oiço o Amorim dizer, “a bola há-de entrar”, dá-me urticária… É não querer perceber que para a bola entrar há que fazer trabalho de finalização com os avançados, ensina-los a desmarcarem-se correctamente para finalizar, e não estar à espera que num proximo jogo tenhamos mais sorte com a finalização.
Quanto mais cedo deixarem de ver as coisas com base na sorte ou no azar (ou nos erros da arbitragem), mais cedo conseguem perceber o que está mal, e corrigir. Agora se nos vamos andar sempre a desculpar com isto ou com aquilo, entao nao corrigimos nada.
22 Maio, 2023 at 22:39
Volto a carga….sei que devemos valorizar os nossos e não sei que mas não é ele que defende…aqui é bem visível na câmara atrás da baliza….o Paulinho tem de receber mérito quando merece…
23 Maio, 2023 at 14:25
Fizemos uma grande primeira parte, os lamps nem cheiraram. Na segunda parte o grande problema da equipa não foram as substituições (também foi, mas não só) notou-se falta de atitude e displicência da equipa.
O Rúben pedia para saírem a jogar e batiam sempre longo. A bola queimava, até à substituição do Edwards tivemos “n” decisões erradas dos centrais, especialmente do Diomande em sair a jogar. O Diomande perdeu 2/3 bolas por displicência. Ou tentava fintar e perdia ou fintava e entregava mal. O que a equipa fazia tão bem na primeira parte, não conseguiu na segunda, mérito do Benfica (a passagem de Aursnes para o meio campo) e demérito nosso (erros na construção).
A equipa começou a bater longo por falta de confiança e o Amorim mandou o Paulinho lá para dentro para disputar as bolas. Tirou o Edwards (mal), mas se a ideia era disputar as bolas porque batiam longo, o Trincao tem mais cm’s que Edwards. A saída do Nuno Santos não se compreende. Se a ideia era bater longo, devia ter entrado também o Chermiti.
O outro problema foi os lances do golo. O Diomande leva o encontrão e não se levanta e o Coates fica a marcar o meio em vez do primeiro poste (erro de posicionamento e o Diomande com falta de atitude) o segundo golo o Coates leva o encosto do Florentino e atira-se para o chão. Ficou à espera da falta que não houve, mas houve intervenção de um jogador em fora de jogo.
Por último uma coisa que ainda não vi ninguém falar, mas o Chiquinho não devia ter acabado o jogo.
Entra de sola numa falta igual à que deu amarelo a Diomande e ao penalty do Porto com direito a amarelo ao jogador do Famalicão. Não levou amarelo. Imediatamente a seguir faz falta e leva amarelo (e bem), mas já devia ter levado na outra também. Duas faltas muito duras
23 Maio, 2023 at 14:26
PS: bem o Franco Israel, não tremeu. Uma que me ficou na retina foi um remate forte à entrada da área em que agarra a bola com confiança (ia lá para dentro) quando o mais fácil e seguro era atirar para canto. Além da excelente defesa ao remate do musa