Com o João Rocha muito bem composto, e com os atletas das escolhidas de basquetebol a poderem assistir às emoções da partida directamente na quadra, o Sporting esmagou o FcPorto por 94-66, carimbando a passagem à final do campeonato nacional de basquetebol.

Depois de duas vitórias no Dragão, os Leões estavam a uma conquista de passar aos encontros decisivos, e não deixaram margem para dúvidas sobre a sua superioridade, fazendo aquilo que o técnico, Pedro Nuno Monteiro, classificou como “uma eliminatória excepcional!”.

“Apresentámo-nos muito, muito bem. Defensivamente estivemos num nível incrível e tivemos um sentido colectivo importante. Hoje com o dilatar do resultado, facilitámos um bocado, mas até nessa altura a bola caiu”, começou por dizer o técnico, referindo: “Defensivamente estamos a cumprir com aquilo que pretendemos e colectivamente estamos bem”.

“Se esperava fazer 3-0 em jogos? Esperar, esperava. Também jogo no Totoloto e espero que um dia saia. Esperava uma eliminatória difícil e o certo é que não foi fácil. Fizemos 3-0, mas não foi fácil. Hoje foi mais fácil, mas fizemos jogos bem conseguidos no Dragão perante uma equipa que fez um bom campeonato e uma boa prova europeia. Felizmente, para nós, conseguimos um dos nossos objectivos, que era estar na final, e a presença do público também nos ajudou imenso. Gostávamos que voltassem a estar aqui quando jogarmos com o SL Benfica porque com eles é tudo menos difícil”, disse Pedro Nuno Monteiro, antevendo já os dérbis da final: “Vão ser jogos muito difíceis, muito disputados, entre duas equipas com muita qualidade. Temos de nos preparar física e mentalmente”.

Na quadra, destaque para o intratável LoVett e para o reaparecimento a sério de Travante Williams.

Venham as toupeiras!