olá, Max.
desta vez não vai por WhatsApp, vai mesmo na parede principal desta casa que me deu a oportunidade e a honra de conhecer-te.
Passaram uma porrada de anos sobre aquele primeiro almoço da Tasca, marcado para um dos restaurantes que então existiam dentro do nosso Alvalade. Passaram uma porrada de anos sobre a t-shirt, verde, que encomendaste, passaram uma porrada de anos sobre a ginja que nos trouxeste e que passou a ser brinde obrigatório nos almoços da Tasca (mesmo quando não pudeste estar, encontraste forma de fazê-la chegar).
Ao longo desta porrada de anos, nove, mais precisamente, soubeste ser aquilo que a Tasca (e o Cacifo) tem de melhor: a vontade de unir Sportinguistas espalhados pelas mais diversas curvas do mundo.
Com a tua simpatia e cordialidade, ganhaste o respeito de todos os que por aqui comentavam ou que continuam a comentar. Mantiveste a calma nas mais diversas situações, mesmo quando a estupidez resultante da facilidade com que se usam as teclas se virou na tua direcção. Tentaste, sempre, ser elo em vez de fogo para rastilho. É esse o segredo, mas também é esse o desafio que poucos conseguem colocar em prática .
Sorrio, de forma espontânea, de cada vez que me lembro que deste canto que há muito deixou de ser virtual, levaste amigos para a vida, com quem partilhas momentos dentro e fora de Alvalade. Sorrio, de forma espontânea, quando recordo como o teu neto se juntou à minha filha e a tantos outros mini tasqueiros, unidos pelas cores Rampantes que lhes passámos. Isso é a Tasca. Tu és a Tasca.
Obrigado, Maximino.
Um abraço!
28 Junho, 2023 at 12:19
Só conheço o “Sr. Max” por ser o “Sr. Max” da Tasca. Conheço pelo que foi escrevendo e pelo tom sempre apaziguador das suas palavras. Ler o post dos filhos reforça a ideia de que são pessoas com esta bondade que fazem falta no mundo. Um abraço ao “desconhecido” Sr. Max. Que tenha força! E a garantia de que, independentemente do que a natureza decida para a sua vida, a memória dos Tasqueiros encarregar-se-á de mantê-lo sempre presente.
28 Junho, 2023 at 12:20
Faço votos para que se dê o milagre e o Max possa continuar do lado de cá mais uns anos a unir o pessoal! Força! Abraço
28 Junho, 2023 at 12:26
Abraço ao Sr Msx
28 Junho, 2023 at 12:33
Cherba, se ainda for possível saber o quê…
Ceio que a melhor homenagem ao Sr. Max, seria fazer uma Tasca Solidária para algo que ele gostasse que contribuíssemos. Alguma instituição …não sei. É uma ideia.
28 Junho, 2023 at 12:35
Tive o prazer de conhecer o Max em diversos momentos proporcionados pela Tasca do Cherba… Almoços, jogos, etc …
Um senhor, um exemplo. Bela ginja e já agora belos medronhos …
Infelizmente sei bem o que essa terrível doença provoca, seja nos pacientes seja na família envolvente. Perdi o meu pai há 23 anos e a minha mãe há 2 anos atrás para esse flagelo.
O corpo humano tem limites, neste caso concreto chega a um ponto em que há que aceitar o desfecho que o destino queira, agora a alma e no caso do Max a alma leonina essas não têm limites.
O que desejo ao Max é que se consiga recompor…
Um abraço de LEÃO!
28 Junho, 2023 at 13:21
Forte abraço também para ti
28 Junho, 2023 at 12:36
Vai um abraço também aqui deste lado e para toda a família.
28 Junho, 2023 at 13:01
Passei por aqui só para enviar um forte abraço ao Max e à sua família, nunca o vi pessoalmente, mas tenho por ele o maior respeito, pela fleuma imperturbável dos seus comentários. E pelo seu sportinguismo, claro. Muita força.
28 Junho, 2023 at 13:07
Um exemplo para todos nós! Já fazem falta as suas palavras nesta tasca! Um abraço a todos que privaram e conheceram a excelente pessoa que é o Sr. Max
28 Junho, 2023 at 13:24
Um grande abraço para a família e amigos e para os tasqueiros que sofrem a perda de uma maneira mais pessoal.
Eu pelo meu lado tive umas picardias com o Sr. Max na altura em que conciliar e unir me pareciam a última coisa que o Sporting precisava mas foi sempre, creio eu, dentro de limites de respeito. Não posso por isso dizer que era um amigo ou alguém que tivesse por mim ou vice versa uma estima particular.
No entanto, a vida também nos traz ao encontro de pessoas que não alinham connosco e elas não são menos do que as que gostamos de ouvir. Lamento a doença prolongada e ainda mais o final eminente e faço os meus votos que seja pacífico e bem acompanhado pela família e amigos. É um até já caso o destino nos leve para os mesmos lugares, provavelmente para discutir o Sporting e o quão diferente pode ser o sentir de dois sportinguistas pelo nosso grande amor.
28 Junho, 2023 at 13:43
Olá Sr Max:
Só o conheço da Tasca. Para além do Sporting, termos outra coisa em comum: ambos transformamos a natureza, seja em vinho, seja em ginja
Os maus vinhos azedam com o tempo, os bons não.
O Sr Max é um vinho de topo, ou melhor escrevendo, uma bela ginja. Porque sempre me souberam e sabem bem, os comentários por si servidos.
E quando for à Adega, (agora não que está muito calor) vou olhar para o Pico de S.Mamede e beberei um cálice por si.
E nesta ou noutra vida beberei outro consigo.
28 Junho, 2023 at 13:43
Possivelmente o post mais duro que me lembro de comentar desde que acompanho a tasca.
Lembro-me de quando fui pai, faz agora um ano, ter comentado aqui na tasca e as palavras do Max, sempre tao verdadeiras, tocaram-me.
Já foi tudo dito sobre alguém que apenas conheço virtualmente de vários fóruns leoninos e de há muitos anos.
Incrível este sentimento.
A maior força do mundo, tenho estado a trabalhar mas a pensar nisto o dia todo.
Um grande abraço de força leonina
28 Junho, 2023 at 13:51
Já muito foi dito e faltam-me palavras para acrescentar algo mais.
Assim ficam apenas votos de muita força para a família neste momento difícil e um abraço de leão ao Sr. Max que desejo ardentemente que não seja o ultimo e que virtualmente e ou se possível pessoalmente, ainda possa entregar mais
“Mas Deus leva os que ama
Só Deus tem os que mais ama”
28 Junho, 2023 at 14:15
Que tristeza!
Que dificuldade em ler este post, em ler todos estes comentários…
Infelizmente sei o que a família passa nestas situações, porque já passei por isso com o meu pai, que faleceu aos 48 anos.
Nestas altura, talvez porque não tenha a tolerância que o Max tem, vem-me sempre à cabeça o quanto injusto é pessoas boas como o Max passarem por tudo isto quando muita gente que só faz mal aos outros vive tranquilamente… Não sei se está certo pensar assim, ou sentir assim, mas a verdade é que penso e sinto.
Há uma linha, que não é ténue, que separa uma pessoa essencialmente boa de uma pessoa essencialmente má. E o Max é uma pessoa boa… Um cavalheiro, um verdadeiro ser humano – que tive a felicidade de conhecer pessoalmente através da maravilhosa Tasca, graças ao Cherba.
É muito difícil encontrar palavras numa situação destas.
Aconteça o que acontecer, o Max e a família podem sentir o apoio em peso da Tasca, e isso mostra bem a pessoa boa que habitava o corpo do Max. E, acho eu, isso é realmente importante porque é um reconhecimento, em massa, de um bom ser humano.
Deixo um abraço para o Max, para a família também, e, em especial para os filhos, provavelmente uma redundância, a certeza que o vosso pai é um grande ser humano!
28 Junho, 2023 at 14:18
Muita força Sr. Max e respetiva família.
Não tenho mais palavras perante esta situação, um Grande Homem e um grande Sportinguista que infelizmente não conheço pessoalmente.
Abraço e SL
28 Junho, 2023 at 14:27
Caro Maximiano
O meu respeito e admiração pelo SER enorme que o Senhor é !
Fique sabendo que estará sempre presente entre nós que o admiramos !
Um abraço apertado meu amigo !
28 Junho, 2023 at 14:34
Nem sei bem o que dizer sobre este Amigo que conheci em Alvalade no nosso sector A22…
Uma excelente pessoa, um bom amigo, conciliador e sempre com uma palavra gentil. Quem de alguma forma privou com ele terá muitos mais adjectivos para o caracterizar.
Ao que vou sabendo da família, o Max ainda está entre nós, mas parece ser por muito pouco tempo. A maldita doença vai levar mais uma daquelas pessoas que deveriam ser eternas!
Ainda tenho aquela secreta esperança que ele consiga fintar o destino, mas sei que não deve ser possível. Seria tão bom ele vir aqui daqui a ums dias e responder a estas mensagens como ele tanto gosta de fazer.
28 Junho, 2023 at 22:43
Tudo dito amigo
28 Junho, 2023 at 14:48
Força Sr. Max e família.
Que o espírito do Leão esteja convosco.
SL,
28 Junho, 2023 at 14:57
As melhoras Max.
28 Junho, 2023 at 15:00
Não o conheço pessoalmente mas admiro muito a sua postura aqui na Tasca – vinca a sua opinião mas sem ofensas.
Um exemplo !!!!!
SL
28 Junho, 2023 at 15:20
Não conheço pessoalmente o Senhor Max mas estas notícias levaram-me a lágrimas.
Um abraço Senhor Max
29 Junho, 2023 at 0:25
Um Homem Bom e Respeitabilíssimo, Pai e Avô estremoso (afirmo-o, porque o vi a sê-lo e o ouvi pessoalmente quanto a isto) veterano das guerras coloniais e Grande Sportinguista.
Que melhore e permaneça sereno, bem como os seus descendentes. É um privilégio tê-lo conhecido, Caríssimo Senhor.
28 Junho, 2023 at 15:30
O maior hooligan da A22. 🙂
Ninguém morre enquanto permance vivo no coração de alguém e o Max tocou tantos corações.
Um abraço, Max e muita força para os seus filhos e netos.
SL.
28 Junho, 2023 at 15:48
Max é Sporting, é o nosso lema, os nossos valores.
Um abraço , Leão.
28 Junho, 2023 at 15:49
O Max é da minha idade, conheci-o em foto de almoço da Tasca, mas melhor o conheço pelos seus comentários cheios de razão, assertivos, conciliadores e cheios de Amor ao nosso Sporting!!!
É Sportinguista dos “7 costados”, demonstra-o pelo seu estatuto, seriedade, com os melhores princípios de cidadania, pelos seus escritos penso que é Cristão e que acredita que a vida neste mundo não acaba com a morte física!
Portanto, tudo o que diga do Maximino não expressa o meu reconhecimento pelo que ele pugnou pela reconciliação dos Sportinguistas, pelo seu amor ao nosso “Amor ao Sporting”, dando-nos lições do que é ser Sporting e impregnando-nos desse “Sentimento/Amor”!!!
Bem Haja Max
Peço a Deus que melhores e venhas à Tasca para bebermos um “copo” do teu Sportinguismo!!
Saudações Leoninas daqui de Angra do Heroísmo!!
28 Junho, 2023 at 15:50
Estou muito perturbado e nem sei por aonde começar, lembro-me de mil e uma coisas que passei com ele, o cachecol gigante do SCP que mais parecia uma manta, a ginja que nos oferecia mas que não bebia, os bolsos cheios de rebuçados que distribuía a todos, especialmente aos mais novos, como os meus dois sobrinhos podem testemunhar, o amor infinito ao SCP, independentemente de gostar ou não do caminho que a coisa levava, o apoio incondicional, a correção que sempre demonstrou face a todas as situações da vida.
O seu amor pelo próximo, a bondade e a conciliação que sempre pautaram a sua actuação…
Uma vez dei-lhe boleia para o casamento do Mário e ele conheceu a minha mulher, nunca mais a partir daí deixou de lhe mandar cumprimentos nas msg que trocávamos esporadicamente, inclusive a última que trocamos a semana passada…
Nestes últimos tempos optei por lhe mandar msg privadas, não muitas mas muito sentidas, pelo FB e TLM e apesar de estar numa situação muito complicada caracter dele não oscilou, não mudou uma linha que fosse á grandeza da alma dele e isso é realmente demonstrativo da pessoa que o Max é!!!
Há uma imagem dele que não me sai da cabeça, estava uma noite fria e chuvosa eu vinha das rulotes, já mais quentinho e quando olho para cima, para a minha fila, lá estava Max sozinho (pouca gente nesse jogo) embrulhado no cachecol/manta serenamente sentado e preparado para apoiar o seu SCP, depois de ter feito n kilometros na camioneta do núcleo, da chuva, do vento, da idade que já tinha na altura, lembro-me de ter pensado, apesar dos “vapores” “aquilo” que ali está é um SPORTINGUISTA é um Senhor SPORTINGUISTA e eu tenho o privilégio de poder ver jogos ao lado dele, aliás normalmente sentava-me ou no lugar do Tomás quando ele não ia, ou entre ele e o Prof.
Nós ás vezes por uma questão de proteção pessoal e um pouco de cobardia moral, também, tentamos sublimar as coisas, ou fingir que elas não estão a acontecer, ou “deixa andar que pode ser que isto passe” e eu fiz um bocado isso, podia ter mandado mais MSG, perguntado mais vezes, mas era difícil, para mim o Max é o meu sogro e o meu sogro é o Max, pessoas sem malicia ou maldade, intrinsecamente boas (quando se conheceram também foi amor á primeira vista) e com idades parecidas, tal como o amor que têm pelo SCP…
Eu sei que não é desculpa mas pensar na mortalidade do Max, transporta-me automaticamente para a do meu sogro e para quem já perdeu um pai é muito complicado ir por esse caminho…
Se eu quisesse “reduzir” o Max a uma frase que definisse a vida dele diria:
Aqui está um homem que deu muito mais aos outros do que alguma vez recebeu e sem pedir nada em troca, não por “defeito” dos outros, mas porque a grandeza de alma do Max não está ao alcance de todos…
Obrigado por existires Max, por favor luta só mais uma vez, não por ti que estás preparado e em paz, mas pela tua família, por nós que não estamos prontos ainda para nos despedirmos…
Vou parar por aqui que só digo disparates mas o Max realmente marcou-me pela positiva e não há muitas pessoas de quem possa dizer o mesmo…
28 Junho, 2023 at 16:14
Sentido momento, em que é preciso muita força.
28 Junho, 2023 at 16:21
Enteramelam-se-me os dedos e a vista enquanto escrevo estas linhas, mesmo não tendo conhecido o Max pessoalmente.
Os milagres acontecem, em regra só aos outros.
Um forte abraço ao Max, à família próxima, à família daTasca, à família Sportinguista. Homens bons, que erguem pontes em vez de muros são essenciais e o Max é um desses, um dos puros!
28 Junho, 2023 at 16:48
Não queria acreditar no que estava a ler, são aqueles momentos que parecendo inevitáveis todos queremos adiar mais um pouco e ganhar um novo dia, um novo amanhã que traga uma nova vida que permita ao Sr. Max continuar aqui a dar-nos os bons dias a tentar reconciliar o seu clube, uma família que inúmeras vezes demonstrou o amor por ela e que temos a obrigação de continuar a lutar. Por ele, por nós, pelo Sporting.
Viva o MAX, viva o Sporting!
Abraço de Leão.
28 Junho, 2023 at 17:07
Força MAX!
Que Deus te acompanhe em todos os passos da vida.
Abraço.
28 Junho, 2023 at 17:48
Parece-me que já quase tudo foi dito. Num espaço como este, não é fácil ser tão consensual como é o Sr Max. E isso diz muito sobre a sua pessoa. Só o “conheço” da tasca, mas nunca me custou tanto ler aqui um post.
Espero voltar a lê-lo novamente, Leão!
Forte abraço!
28 Junho, 2023 at 17:55
Um forte abraço para o Max e para toda a sua família.