o novo modelo táctico
obviamente que faz toda a diferença ter duas referências no centro do ataque, mesmo que uma dessas referências seja tudo menos um rapaz com apetite pela baliza. Num campeonato como o nosso, em que oitenta por cento das equipas joga para o pontinho quando defronta o Sporting, estaremos sempre mais perto de ganhar se tivermos quem jogue para marcar, nomeadamente se isso não acontecer em desespero e fé em Coates.
A colocação de Pote no meio campo é algo que não me incomoda frente a esses mesmos adversários (esteve nos dois primeiros golos e ainda apareceu a marcar o terceiro), mas não me parece que avançar para uma época acreditando que não precisamos compensar a saída de Ugarte seja a melhor ideia.
as saudades que nós já tínhamos de um ponta de lança
eu tinha, até porque não temos um ponta de lança a sério desde que Bas Dost foi despachado (juntamente com Raphinha), ainda antes de arrancar a época 19/20 e de trazermos reforços incríveis como Rosier, Eduardo, Rafael Camacho, Vietto, Fernando, Jesé e Bolasie.
Forte fisicamente, com perfeita noção do que deve fazer nos vários momentos do jogo (pressionar, segurar, ir para cima do adversário, abrir espaço, atacar o espaço, rematar, marcar), Gyokeres mostrou tudo aquilo que, ao longo de mais de dois anos, andaram a dizer-nos não ser preciso. Tem tudo para fazer-nos felizes várias vezes, tem tudo para tornar-se um ídolo da criançada (já tenho um pedido de camisola estampada cá em casa), só faltava ter alguém ao seu lado que o acompanhasse nessa noção do que deve fazer um ponta de lança (vejam o lance do primeiro golo, em que Paulinho faz aquela merda que quase sempre faz, não atacando a baliza, não dando uma linha de passe, ficando para trás sem sequer raciocinar que se o camarada ataca o primeiro poste ele deveria ir ao segundo).
as preocupações
Esgaio marcou, Esgaio cumpriu, Esgaio continua a não ter qualidade para ser titular do Sporting Clube de Portugal. Se conseguirmos o milagre de trazer Zanoli, ainda por cima por empréstimo com opção de compra, temos o problema da lateral direita resolvido. Se conseguíssemos trazer o André, do Fluminense, para a posição 6, então as coisas mudariam realmente de figura e as preocupações iriam ser atiradas para baixo do tapete.
26 Julho, 2023 at 8:23
Bom dia a todos…no estádio a impressão do Viktor foi das melhores, sempre a movimentar-se sempre a dar-se ao jogo e sempre a ser agarrado pelos centrais, poucas vezes a cair…foi um bom jogo.
Grande Abraço ao GRANDE Max
SL
26 Julho, 2023 at 9:22
Obrigado amigo…
Continuo graças a Deus a recuperar…
Abraço e
SL
26 Julho, 2023 at 10:04
Força! A Tasca está consigo.
26 Julho, 2023 at 14:28
É que está mesmo!
26 Julho, 2023 at 10:07
Força Max
26 Julho, 2023 at 10:12
Muita força!
SL
26 Julho, 2023 at 10:16
Muita força, Max.
26 Julho, 2023 at 10:33
Abraço, Max!
26 Julho, 2023 at 12:12
Um abraço, Sr. Max!
26 Julho, 2023 at 14:44
Muita força Sr. Max.
26 Julho, 2023 at 15:39
Saudações Leoninas e continuação das melhoras!!!
26 Julho, 2023 at 16:43
Abraço ao sr Max. E desculpe os excessos que escrevo de vez em quando, se deparar com eles nos comentários. Abraço
26 Julho, 2023 at 21:13
Grande senhor Max!
26 Julho, 2023 at 8:24
Mínimo:
Um lateral direito, titularíssimo.
Um “6”, titularíssimo.
Necessário para sermos competitivos:
Um 8 diferente, titularíssimo.
Um extremo diferente, titularíssimo ou capaz de “resolver jogos”, a partir do banco.
Um ponta-de-lança, para subsituir o Paulinho.
Um segundo guarda-redes que dê garantias, “just in case”.
Um treinador.
26 Julho, 2023 at 8:36
Uma direcção nova …
26 Julho, 2023 at 8:53
Vocês a pedir também…. 🙂
26 Julho, 2023 at 9:56
Uma equipa nova, uma direção nova, um treinador novo… tudo novo.
Fantástico!!!
Lirismos…
Ia ser o desastre e tal, tiveram que ir á época 2019/2020 para continuar a malhar como bem gostam. No ano seguinte, fomos campeões, vai se lá saber porquê….
26 Julho, 2023 at 10:53
Está óptimo assim. Para ficarmos em terceiro ou quarto, é, de facto, indiferente. E sempre se poupam uns cobres, para aumentarmos a administração. Nada como termos as prioridades claras.
26 Julho, 2023 at 12:00
Não dêem trela. Isto é a filha de 7 anos do dótor a defender o trabalho invisivel do pai
26 Julho, 2023 at 12:57
🙂
26 Julho, 2023 at 16:45
Se correr bem, não me vou esquecer de ti… Até pareces ser decente, não entres na cruzada também…
26 Julho, 2023 at 21:40
A joana das ameaças…
26 Julho, 2023 at 9:56
Por acaso concordo em absoluto contigo sniper. Essas seriam também as minhas contratações. Amorim é um treinador mediano, mas com uma boa estrutura por detrás e com alguém que o ajudasse a perceber como montar um plantel à prova de bala, com alguma sorte pelo meio podia ganhar qualquer coisa.
26 Julho, 2023 at 10:19
Sem os 4 primeiros reforços indicados não seremos um verdadeiro candidato ao titulo – um 2, um 6, um 8 e um extremo!
Actualmente temos plantel para dar luta ao Braga… ou o Braga para nos dar luta a nós. É como quiserem!
26 Julho, 2023 at 13:45
É a verdade… infelizmente.
26 Julho, 2023 at 8:27
Para já temos equipa para lutar pelo 3o lugar…com probabilidades de acabarnos em 4o novamente.
Preocupante já que apenas os 2 primeiros lugares dão acesso a uma champions com novos valores e que vão aumentar o fosso já de si grande.
26 Julho, 2023 at 8:32
Bom dia.
Do pouco que vi não gostei do meio campo (basta uma simples troca de bola para ficar um buraco de 30 metros), da pressão que continua a ser ridicula e do Aleijadinho lá na frente que teima em ser titular. 7M para a Rússia?? Não brinquem, era para ontem!!
Gostei da atitude do sueco
26 Julho, 2023 at 9:25
Acho incrível como se expulsa um jogador tão jovem, num jogo particular e em que o adversário nem fez o mínimo protesto (já agora, respeito para o jogador e banco da Real Sociedad!!).
A entrada é para vermelho? É, ninguém põe isso em causa…mas tem de haver bom senso e pedagogia. Mas árbitro tuga gosta de ser o protagonista, nada a fazer!
26 Julho, 2023 at 10:27
É uma situação MUITO complicada para o árbitro.
Seria sempre criticado.
O lance é para vermelho claríssimo. Não oferece duvidas.
Sendo um particular, e até tendo em conta a idade do miúdo, e o facto de ter acabado de entrar, podia ter deixado passar? Claro que podia. Mas ia ser criticado e muito. E ia ficar sempre aquela coisa, no futuro, que “foi o gajo que perdoou um vermelho claro ao Sporting”.
A partir do momento em que o VAR chama o gajo, era complicado não mostrar vermelho!
26 Julho, 2023 at 11:14
A entrada é perigosae podua ter originado uma lesäo gravíssima
Se fosse um puto do Benfica a entrar assim sobre o Pote também dizíamos que o árbitro deveria perdoar o vermelho?
Não tenho dúvida que a intenção de Barroso era travar a jogada mas se o árbitro não aplicasse a lei lá teríamos os espanhóis a dizer que a nossa arbitragem é de 4° mundo.
Serve também para questionarmos o andamento da 3a Liga e para o jogador crescer.
26 Julho, 2023 at 11:55
Sem dúvida que a partir do momento que o Var l chama tem de expulsar.
E o árbitro cumpriu a regra.
Agora isto resolvia se de outra maneira, mostrando amarelo, explicar a todos q num jogo asserio era lance de vermelho, e que como não foi com intenção nao ia mostrar.
Mesmo o árbitro no final do jogo numa flash explicar isso mesmo.
Mas isso era numa cultura desportiva. Aqui não.
26 Julho, 2023 at 12:59
Mais quem é que iria criticar?? Os adeptos da Real Sociedad? Os do benfas?
Ninguém do banco adversário se manifestou!
Acho que uma atitude pedagógica seria muito mais importante. Até para a classe arbitragem começar a ser vista de outra forma. Ninguém ficou a ganhar nesta situação, ninguém!
26 Julho, 2023 at 19:07
A partir do moomento em que o VAR chama o árbitro, este pouco pode fazer…. concordo contigo, um bocadinho de tolerância neste lance não lhe ficava mal…
Mas o VAR era o Hélder Malheiro, e este odeia o Sporting, e nem num amigável deixaria passar fosse o que fosse…
26 Julho, 2023 at 9:10
O meio campo foi demasiado permissivo, apesar da equipa estar mais aguerrida na recuperação, continua a deixar muitos espaços abertos quando inicia a pressão e, não conseguindo recuperar a bola ou sequer matar uma jogada, permite que o adversário saia da zona de pressão. Precisamos de um “6zão”.
Gyo deu boas indicações.
Esgaio é muito curto. Aquela “assistência ” para o Gyo foi mais um cruzamento à esgaio que acabou por correr bem. Ele tinha tempo e espaço para decidir bem, como o Nuno Santos (que impressionou com aquele cruzamento… eu já estava a contar com um balão), mas decidiu mal e foi feliz. De resto, apareceu bem no golo que fez.
Edwards não pode iniciar a época como titular. E do que vi no outro jogo, não pode jogar ao mesmo tempo que o trincão. Só há lugar para um molengão brinca na areia na equipa.
26 Julho, 2023 at 9:15
os jogos de pré época dizem-me pouco, no entanto deu para perceber que os malheiros desta vida (VAR) continuam a mostrar um rigor unico com o nosso clube
26 Julho, 2023 at 9:22
É para dar o exemplo…
26 Julho, 2023 at 9:21
Gostei do desempenho de alguns jogadores, Pote eGyökeres em especial.
Apesar de termos ganho falta consistência à equipa, abre muitos espaços entre sectores, por outro lado estamos ainda no inicio da época.
A falta de um lateral direito e um médio para varrer o meio campo ao estilo de Palnhinha é urgente e indespensável se queremos disputar o titulo.
Se o objectivo for igualarmos os resultados da época passada estamos no bom caminho.
26 Julho, 2023 at 9:34
Os buracos, crateras mesmo, sobretudo no meio campo, são um dos problemas desta táctica.
Como só temos 2 no meio campo e os 3 centrais estão quase sempre muito recuados, basta perderem a bola e ultrapassarem um dos nossos médios centro e aquilo é um Deus nos acuda…
Depois é tudo a recuar quase até a nossa pequena área e a marcar com os olhos na esperança que o adversário perca a bola …
Já a forma de esticar o jogo da defesa pro ataque com passes longos, ontem do Coates e do Gonçalo Inácio, agora com o sueco permite mais oportunidades… Só que para o sueco ganhar essas bolas depois não consegue estar na área a tempo de finalizar …
Nas bolas paradas ofensivas continua a mesma treta … É tipo lá vai alho … Pode ser que alguém acerte…
Em suma, a táctica é a mesma… Com o sueco em campo pode ser mais vertical… A ver vamos.
26 Julho, 2023 at 9:21
Mas será que ninguém fala do lance do Leonardo Barroso ? Do carinho dos seus colegas, do árbitro que apitou o jogo que vou fixar-lhe o nome e ver o critério dele durante toda a sua carreira e se a sua justiça é equilatativa para todos ou se é só para um lado ?
26 Julho, 2023 at 9:23
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/do-ceu-ao-inferno-em-3-minutos-leonardo-barroso-expulso-na-estreia-pelo-sporting?ref=HP_DestaquesPrincipais
26 Julho, 2023 at 9:31
Fartaram-se de falar.
Mas o que há a dizer?
Entrada dura passível de lesionar gravemente o adversário.
Expulsão certíssima.
Esta merda de andarmos a pedir tratamento diferente do que dizem as regras é muito mau sinal.
E não é por ser jogo de pré época que as regras mudam.
Já há tanta permissibilidade com os amarelos…
Outro factor que ninguém fala é que também os árbitros e o Var estão a ser avaliados.
Portanto deixem-se de choradinhos…
26 Julho, 2023 at 9:34
Agora foi pena para o puto que não teve minutos e não entrou com maldade no lance da expulsão.
E digo mais.
Pedagogia foi o que aconteceu ontem.
Bem expulso.
Tem a bola agora o Amorim….
26 Julho, 2023 at 9:56
Aceito tudo o que escreves se o critério for aplicado a todos!
Lembro que na época passada o Essugo foi expulso e bem num lance semelhante mas já o lampião florentino teve entradas semelhantes, uma delas em braga e nada de vermelho.
O Paulinho reclama e leva amarelos, o pepe e o octávio chamam tudo aos apitadores e nada de amarelos.
26 Julho, 2023 at 10:11
Mas isso é claro.
Não podemos é querer para todos e depois não querer para nós porque não é para os outros.
Deve falar-se sim quando não é para os outros.
E não quando é para nós mas não para os outros.
Ficou claro 🙂
26 Julho, 2023 at 10:02
Foi bem expulso.
Ao contrario do que dizem, eu não acho que o arbitro tenha sido fdp. Acho que não foi amigo. Como não gosto de arbitros amigos…acho que fez bem.
As circunstancias são uma merda mas é o que é. E o que é? O Leo Barroso muito habituado a ser mais rápido do que os outros. E chega a este nivel e não é…tem de moderar as entradas. Como o Essugo tem de fazer. Com tempo….
Eu metia o puto a titular ainda antes da pré-época acabar. Sabendo que ele é da B e que vai jogar na B…era um estimulo ao puto. Aliás, marcava um jogo só para isso, se fosse preciso…até porque a equipa precisa de jogar…e “os suplentes” precisam sempre de ritmo e de jogo…
26 Julho, 2023 at 10:11
Igual…
26 Julho, 2023 at 10:57
Ok… É bem explulso. Mas fdx… Um puto, num jogo particular… Custava muito o árbitro chegar ao pé doiudo e dizer lhe” miúdo, mesmo que eu tenha percebido que não houve maldade, isto num jogo a sério, era vermelho. Que tenhas aprendido a lição e dava o amarelo”
Se fosse um gajo já batido, agora um miúdo, num lance que não teve intenção…
26 Julho, 2023 at 11:09
Lá está…o arbitro podia ter sido amigo e ter moderado a coisa tendo em conta as circunstancias.
Mas eu não gosto de árbitros amigos e muito menos gosto de me queixar que o arbitro não foi amigo. A entrada é horrível. Não é sequer em fronteiras e tal…
É expulso e bem expulso. Agora o puto tem de aprender com isso e o grupo tem de ajudar o puto (e vai)….
26 Julho, 2023 at 10:29
100% de acordo contigo, professor!
Excelente comentário!
26 Julho, 2023 at 11:43
Tudo dito, Rampante!
26 Julho, 2023 at 9:44
É daquelas merdas sabes … ?
É vermelho.
Mas num jogo a feijões podia ter existido outra abordagem.
https://twitter.com/Sangueverde7/status/1684084398151303169?t=kFR0FwIbeYWMoDx8TC9gAw&s=19
26 Julho, 2023 at 10:33
Já agora…
É tão estúpido o Twitter ter mudado de símbolo… Há cenas que não dá mesmo para entender!
26 Julho, 2023 at 12:03
Um gajo até fica na duvida se aquilo é porn ou não.
26 Julho, 2023 at 12:06
Também acho que sim. É vermelho claro, mas dadas as circunstâncias podia ter dado o amarelo e um aviso.
Mas agora é esquecer o assunto, não é nenhum drama. Foi expulso, para a próxima já não entra assim. Siga
26 Julho, 2023 at 9:55
Porque o Gonçalo Esteves não está nessa equipa? Não dá para perceber. Estamos á procura de um lateral direito e temos vários na formação. Preocupam-se em tirar o Paulinho desta equipa. Teve 3 oportunidades á frente á baliza e só com o guarda redes na frente e não marca nenhuma. Houve uma que literalmente estava na pequena área e em vez de rematar desvia-se do guarda redes e perde o ângulo de remate. Como é possível ele jogar?
26 Julho, 2023 at 9:57
Eu gosto do Gonçalo Esteves mas continuo a achar que precisamos de melhor.
Não me importo do Esteves ser emprestado e que o Esgaio seja o suplente. O Esteves precisa MESMO de jogar.
Mas o Esgaio tem de ser suplente…
26 Julho, 2023 at 10:12
Aí entendia.
Não entendo é o Esgaio a titular e o Esteves a ser despachado…
26 Julho, 2023 at 10:15
Pois…não entendo como é que temos a lacuna desde Janeiro, ela é absolutamente evidente e ainda lá está….
26 Julho, 2023 at 10:25
Em níveis de preocupação mais reduzido é a saida do Ugarte.
Como é que esta gente depois de uma época fracassada entende que com os que já cá estavam será melhor…
Nem a saida de Porro nem Ugarte foram ainda compensadas.
Isto num clube desta dimensão e suposto profissionalismo…
26 Julho, 2023 at 10:26
Mais reduzido porque ainda não passou muito tempo e ao que parece estamos no mercado….
Supostamente..
26 Julho, 2023 at 11:51
Calma que ouvi dizer que o Mendes regressa de férias em Agosto para negociar para o Sporting uns reforços a maneira.
Roma e Pavia…
26 Julho, 2023 at 13:00
Pois deve ser isso.
Andamos ao sabor da agenda do Mendes…
26 Julho, 2023 at 13:01
Mas já agora a agenda do Antero Henriques parecia melhor…
26 Julho, 2023 at 10:33
100% de acordo!
26 Julho, 2023 at 11:58
Concordo.
E olhando para a forma como queremos jogar e vamos jogar e até para o estilo de reforços ou possíveis como Carmona ou Zaniolo, acho que em nada favorece p Esteves. O Esteves é a atacar e a vir de trás bom. É o ponto forte. Pedindo lhe para ficar e dar cobertura e equilíbrio já sente mais dificuldade
26 Julho, 2023 at 9:58
Reforço a tua última frase …
Como é possível o paulinho jogar?!?
Ora aí está uma excelente pergunta a ser efectuada ao rabolho amendoim.
26 Julho, 2023 at 11:53
Esgaio ainda vai terminar a pré-época com mais golos que o melhor avançado do mundo…
26 Julho, 2023 at 9:56
Meti no off topic mas aqui está melhor…heheh
+- em linha com as notas do Cherba…tirando a questão dos 2 avançados, porque não me pareceu que tenhamos jogado a 2 neste jogo. O Paulinho jogou com interior, no nosso sistema tradicional. Pelo menos foi o que me pareceu.
Ontem a equipa voltou à zona de conforto. E por isso…foi igual a ela própria mas com um PdL como deve ser. Era isto que eu sempre disse que faltava muito ao Sporting. Força, agressividade, capacidade de choque, velocidade de reação…
Quem acha que eu ou muitos não gostavam do Paulinho porque não compreendiam a sofisticação extrema que é preciso ter para gostar do Paulinho…tiveram ontem a resposta da diferença que é um avançado a sério e do Paulinho. Com o que vi ontem do Gyokeres, tínhamos passado Juventus e muito mais…
De resto foi o Sporting de sempre. Muitas dificuldades contra equipas desta dimensão em “encher” o meio campo, boa capacidade de ter a bola e de fazer a bola circular, boa reação à perda da bola, boa capacidade de pressão (que melhorou ainda mais com a entrada do Gyo).
Individualmente…
O Adan fez lembrar o Adan do ano passado…só não deu frango porque não calhou.
O Esgaio teve bem, tal como o Nuno Santos. Não foram fantásticos mas o Nuno Santos deu a largura que o Sporting precisava e o Esgaio variou bem entre jogar por dentro e aberto. Claro que espero mais do Nuno Santos e não espero mais que isto do Esgaio…mas isso é a falta de um ala que temos desde a saída do Porro e que teimamos em não resolver…
Do trio de centrais, Inácio e Coates estiveram muito bem! Claramente em “casa” a jogar assim. Bem coordenados, com bons tempos de entrada…sempre bem. O M. Reis foi o mehh do costume. Nunca é grande coisa, tem sempre vários erros de posicionamento mas também não foi grave…
No meio campo…lá está. Contra uma Real Sociedad que joga muito e rápido, com muita mobilidade…nota-se que 2 a meio campo é curto. É sempre. É o maior problema deste sistema…a equipa fica curta a meio campo. Com Morita e P. Gonçalves ganha capacidade de sair a jogar e da equipa sair muito mais depressa e bem. E que jogo fez ontem o P. Gonçalves. Se fossemos buscar o Sarabia, era ali que o P. Gonçalves tinha de jogar sempre…
Na frente…Paulinho é um bom suplente do Trincão. É pena o Trincão também não ser grande coisa e que o Trincão devesse ser suplente do P. Gonçalves ou de outro equivalente. Do outro lado o Edwards é outro. É bom e tem arranques muito bons…é pena não ser suplente de um de outro nivel…
Na frente…foda-se…já disse. Era isto! Velocidade, força, mobilidade…quem quer saber porque crl o Paulinho não serve, é ver o Gyo jogar. Só travado em falta mas falta evidente, não é aquelas mariquices do Paulinho, velocidade a sério a explorar o espaço…o tempo de reação à bola do 1º golo (o Paulinho ainda estaria a pensar na morte da bezerra quando o Gyo já a tinha metido lá dentro)…Este tipo de avançado é tudo o que eu sempre disse que fazia falta ao Sporting. Muito mais do que um gajo fixo de área com bom jogo aéreo.
De volta à zona de conforto, tudo foi muito mais fluido e simples. Os jogadores estiveram muito mais “à vontade” no sistema. Espero que o Amorim não ande com ideias de andar a variar de sistema e que tenha decidido de vez. Porque se ele quiser ter 2 sistemas alternativos, a equipa nunca vai estar à vontade no segundo…
Sempre disse…o problema não é do sistema. Este sistema, com um ala direito como deve ser, com este PdL, com mais um avançado e um médio centro chegava e sobrava para ser candidato ao titulo e apertar à bruta com os lamps. Assim…..precisamos de sorte. Especialmente nas lesões…
26 Julho, 2023 at 10:01
Eu continuo a achar que por mais que os alas se projectem na frente, quando descem fazem 5 atrás.
E os dois do meio campo, lá andam a correr entre si, a preencher buracos.
Sim, o GIo pode pressionar mais na frente, mas depois os alas (Trincão- Edwards) têm que dar muito mais a defender.
Tenho cada vez mais a certeza, que o lugar do Pote é ali.
26 Julho, 2023 at 10:14
Quando a equipa desce para o seu ultimo terço sim. Mas isso é quase inevitável. Mesmo equipas a 4 muitas vezes acabam com 5 ou 6 na ultima linha….
Quando está mais subida, normalmente 1 dos alas está projetado na pressão. Mesmo quando descem os 2 é mais momentâneo e não demora 1 a saltar para a linha à frente.
Mas é muito na ala. No meio o buraco está lá. Mas está sempre, é o maior defeito deste sistema e não creio que tenha cura. Há 1 a mais atrás, 1 a menos no meio campo. Temos de viver com isso…
27 Julho, 2023 at 3:18
Edwards neste momento não tem lugar, para mim.
Defende pouco e a atacar não tem o timing certo para soltar a bola, por isso não acrescenta quase nada.
Mais vale o Trincão, que não é um portento a defender, mas ao menos ataca melhor.
26 Julho, 2023 at 10:08
Eu nunca vou gostar de um meio campo a 2…é demasiado permissivo!! Pior ainda quando esses 2 são Morita e Pote. Não dá
26 Julho, 2023 at 10:21
Tenho ideia igual.
O que me enerva é que temos jogadores para fazer um bom meio a 3 ficando apenas a faltar um bom 6.
Pote jogava muito bem na antiga posição 10.
Depois atrás jogava com Bragança ou Morita a gerir e o tal verdadeiro 6.
2 extremos bem abertos que podiam ser N. Santos e Edwards.
E atrás uma linha de 4.
Mas o Amorim não gosta….
26 Julho, 2023 at 14:14
Punhas o Pote a fazer de JVP…aquela posição que nem é bem médio ofensivo, nem é bem segundo avançado. Como o Messi também fazia no Barcelona ou como o Neymar também faz. Menos fixo do que os Zidanes e Balakovs desta vida, mas a ‘deambular’ por aquela zona atrás do(s) PdL.
26 Julho, 2023 at 14:36
Tal e qual…
26 Julho, 2023 at 10:23
Eu também não gosto de um meio campo a 2.
É sempre curto. Se tem potencia e amplitude de movimentos, raramente tem capacidade para sair a jogar em espaços curtos e velocidade de circulação suficiente contra “autocarros”.
Se tem velocidade e qualidade de circulação, se tem capacidade para furar autocarros…raramente tem amplitude de movimentos para cobrir aquela área toda…
26 Julho, 2023 at 10:28
Sempre achei o 4-3-3 o modelo natural de uma equipa portuguesa.
Incluindo as seleções…
Um meio campo com o tal “6”, Morita e Pote era outra coisa.
Gio na frente, acompanhado de dois extremos.
E depois cá atrás os 4 de sempre, com os laterais a projectar-se na mesma, com o 6 a compensar
26 Julho, 2023 at 10:39
Lá está…não sei se concordo…
O meu meio campo a 3 é exatamente para dispensar o 6 com muita amplitude.
Via tranquilamente um meio campo a 3 com Morita, Bragança e Pote por exemplo.
Dispensava um central exatamente para ter +1 na construção a meio campo e a encher meio campo…
26 Julho, 2023 at 10:18
Eu acho que no papel era o mesmo sistema com paulinho na posição de avançado esquerdo.
Na prática o que vi foi o Gyo e o Paulinho no meio.
Gyo mais na direita, Paulinho mais na esquerda.
Edwards fixo na direita e Esgaio tranquilo na posição habitual.
Quem teve funções diferentes foi o N. Santos que teve de subir sempre que a bola vinha para o lado esquerdo para compensar a ausência do Paulinho.
Não foi à toa que foram metidas algumas bolas nas costas do N. Santos, mais que o habitual.
Pote marcava o médio de construção e qundo era apanhado no vai não vai era um buracão no lado esquerdo da nossa defesa.
Não vai ser fácil gerir isto….
26 Julho, 2023 at 10:40
Eu acho que foi sempre assim. Como explico na resposta ao Fix.
Acho que o pessoal notou mais no Paulinho a jogar ali porque é o Paulinho e todos esperavam que jogasse mais por dentro. Mas acho que sempre foi assim…
26 Julho, 2023 at 10:23
Vi com o meu irmão e a ideia que tive foi a mesma que tu, enquanto ele discordou, mas sempre me pareceu que jogámos em 3-4-3 como vimos a jogar sempre, a diferença é que o Paulinho pisou terrenos mais centrais porque é o que está habituado a fazer. O Pote quando quer dá por dentro, quando não quer dá largura, o Paulinho não dá largura, quer dizer, o Paulinho a jogar só dá gargalhadas e dores de cabeça.
O problema deste meio campo a 2 é a falta de um motor, por isso sempre disse que nunca foi preciso um Ugarte, um gajo como o Mateus Nunes, passada larga e atlético chega para atenuar as diferenças, até porque o Morita não é cepo nenhum a defender é um gajo que geralmente lê muito bem o jogo. Claro que o ideal era os interiores ajudarem a defender mais por dentro, como fazia o Sarabia, mas com Edwards, Trincão e Pote já desisti da ideia. Por outro lado, na saída e na construção em posse é uma coisa completamente diferente, mas lá está, com um “Mateus Nunes” podíamos ter o Pote na frente, que com o Gio vai ter muito mais espaço, e ter uma rápida construção e mais oportunidades de contra-ataque.
O jogo foi o que disse que o Amorim tinha de fazer ontem, voltar ao que sabia, e ir integrando os gajos novos. E por mais que uma pessoa tenha gostado do Gyo a integração não está totalmente lá. O resultado foi uma equipa que apesar de ter demorado a entrar, principalmente o meio campo, estava muito mais confortável e objectiva.
Falta um médio, e um ala.
26 Julho, 2023 at 10:37
Mesmo o Trincão jogou sempre no ano passado muito mais perto do avançado do que o Edwards que abria sempre mais.
Até porque o Nuno Santos abre muito na esquerda e o Esgaio tem mais facilidade em jogar por dentro (enfim…vamos dizer mais facilidade…).
A atacar são 3 na construção, Edwards projetado na direita, Nuno Santos na esquerda, Pote (ou o Morita quando jogava com o Ugarte) mais perto dos da frente mais a “10” e Ugarte ou (agora Morita) mais perto da defesa, o Esgaio mais como interior do que como ala (e a abrir apenas para aproveitar o pé esquerdo do Edwards) e depois Trincão perto do Paulinho e do outro médio (Pote ou Morita).
É sempre +- isto com várias nuances e dinâmicas diferentes…por vezes descia o Trincão (ou o Pote quando jogava na frente esquerda) e a parecia lá o Nuno Santos com o Médio a abrir na ala e coisas assim…não vou entrar muito em detalhe se não, não saia daqui porque há muitas nuances e combinações diferentes…
Por isso é que dizia no ano passado que não me admirava nada que o Esgaio um dia saísse para entrar um médio a jogar ali na ala…e só não acontece mesmo porque estamos muito curtos de médios e porque não é qualquer médio que se convence a andar entre médio centro e ala. Até porque o Amorim lá está…não é o Guardiola…
26 Julho, 2023 at 10:47
Mas eu acho que isso acontece por causa do Esgaio, porque quando jogava o Porro os movimentos dele eram muito mais semelhantes aos do Nuno Santos do que são os do Esgaio. Na minha opinião era assim que o Sporting atacava normalmente em 20/21, com o Pote e o Sarabia a virem apoiar a construção por dentro, a atraírem o defesa e a criar espaço para os alas, depois entrava o passe que normalmente era do Coates. A maior versatilidade depois vinha da qualidade do passe dos dois interiores e das características dos médios. Acho que esse foi o ponto alto do estilo de jogo do Amorim, foi o que teve melhores resultados, mesmo ficando em 2o, e foi o mais interessante de ver, mesmo não tendo qualidade no PdL. Acho que um médio mais 8, e um bom ala direito, nos podem aproximar mais desse nivel de qualidade do que deixar estar e ir buscar um 6.
26 Julho, 2023 at 10:54
Claro. Acontece porque o Esgaio não é o Porro e porque o Edwards não é o Sabaria. Isto depende sempre dos jogadores…
Com o Sarabia, que vive na praia por dentro vs o Edwards que tem mais dificuldade por dentro e com o Esgaio que tem dificuldade em dar profundidade vs Porro que tem facilidade…muda quem é que abre na ala e quem joga por dentro. Mas isso tem a ver com os jogadores que há e as dinâmicas que melhor se adequam a eles…
26 Julho, 2023 at 11:08
Mas aí entra a falta de qualidade. Eles não são o Porro nem o Sarabia porque não têm qualidade para ser, principalmente o Edwards, visto que as deficiências do Esgaio são mais físicas do que técnicas (apesar de cruzar bem mal lol).
Na minha cabeça acho que há uma imagem clara do que cada posição precisa para tirar o máximo desta tática e destas nuances. Se a nivel defensivo acho que isso já foi encontrado e colmatado, principalmente depois da contratação do Diamonde, no meio campo e na frente acho que as contratações do Trincão e do Edwards não se adequam e na ala direita ainda não se mexeu. O único sitio que acho duvidoso é o meio campo, porque acredito que se as caracteristicas dos jogadores forem complementares, aquilo pode funcionar de várias maneiras.
26 Julho, 2023 at 11:11
Bem…claro que há falta de qualidade.
Mas eu nem estava a falar disso mas sim das características intrínsecas deles.
O Edwards é um ala. É onde se sente bem. O Sarabia não. É um interior ou mesmo um avançado centro. Têm características diferentes e por isso metem a equipa a jogar de forma diferente.
O Porro é um ala puro.
O Esgaio é um lateral ou um interior…
Lá está…nem vou mesmo à qualidade que obviamente há todo um mundo de diferença entre eles…
26 Julho, 2023 at 11:45
Eu só não percebo é que depois de ir vendo o que funciona, como é que se dão passos atrás e se fica na boa quanto a isso.
Ou seja.
Sabendo o que um jogador como o sarabia a interior com um Ala direito como o Porro podem fazer na ewuipa como é que se acha na boa ficar com um esgaio 2 épocas praticamente e com edwards ou Trincão.
Voltando atrás, falando de características só faltava mesmo um PL como o Giokeres e ir buscar gajos com as mesmas características de sarabia e de porro.
Portanto insisto na questão:
Como é que se consegue manter a aposta em Esgaio, Paulinho, Trincão, Edwards quando esta equipa já teve Porro, Sarabia e se percebe que não era preciso tanto para ter um PL melhor que Paulinho…
Como é que a malta fica satisfeita com esta diferença de qualidade?
26 Julho, 2023 at 12:06
Quanto á satisfação da diferença de qualidade não sei de quem falas, eu sempre disse que esse era o maior problema, enquanto a maioria falava na tática e na “filosofia da tática” etc. O Ugarte não era o Palhinha, para mim nem de perto, Trincão+Edwards não têm a qualidade do Sarabia e depois havia um vazio de qualidade no PdL. Nenhum destes problemas foi resolvido, em parte porque nem o Trincão nem o Edwards, apesar de o Edwards ser um jogador fundamentalmente diferente do Sarabia, terem evoluído a nível técnico e mental e aproximarem-se da qualidade do Sarabia. Quando são investido +-20M em 2 gajos jovens o problema é esse, ou eles correspondem ás expectativas de crescimento, ou não, e o Trincão e o Edwards não parecem ter correspondido.
26 Julho, 2023 at 12:10
Desde a conquista do titulo vi…2 upgrades que me lembre. Vou meter um 3º, vá…
Sarabia, Diomande e agora o Gyo.
De resto…tudo downgrades ou inutilidades….
26 Julho, 2023 at 13:02
Falo da estrutura.
Como é que Amorim e companhia conseguem lidar com esta diferença de qualidade abismal.
26 Julho, 2023 at 13:06
A tática em U que falava é também ela resultado da falta de qualidade.
Se tens um esgaio que não sabe centrar como se viu ontem naquela borra do central ajeitar para o Gyokeres.
Se tens um paulinho que não existe ou quando aparece estraga.
Podes ter o N. Santos a procurar alguém na área que ele vai sentir melhor opção voltar atrás.
O que dizia era com tanta pouca qualidade o melhor mesmo era apostar nas probabilidades.
Meter bola na area desde o 1o min e ver no que dava ao invés de guardar isso para o fim.
26 Julho, 2023 at 10:15
O Uluru chama 23m de vezes por um plantador de repolhos.
26 Julho, 2023 at 10:20
Ainda precisas do 8, um patrão que Morita e Pore nunca vão ser…para além do 6 e de 2 laterais dtos (Esgaio não deveria estar no plantel). Idealmente também um lateral esquerdo.
26 Julho, 2023 at 10:51
Epá, há que ter a noção que não podes contratar 5 ou 6 gajos de grande nível de uma vez…
Já 3 gajos é complicado!
Já foste buscar o sueco.
Se trouxeres mais o 2 e mais o 6, de bom nível, já temos por nos dar por satisfeitos por esta janela de transferências. Não temos capacidade para mais. Infelizmente é esta a nossa realidade.
O problema é quando erras, como aconteceu noutras épocas, e gastas dinheiro em pinos… Isso lixa-te a equipa nessa época, mas continua a lixar-te nas seguintes também…
Ainda hoje estamos a pagar os erros das 2 primeiras épocas do Varandas, com Iloris, Eduardos, Camachos e o cacete. E alguns já marcharam mas tiveste de lhes pagar tudo – como é o caso do Borja, como foi do Gaspar, como foi do Sporar, etc.
Quando fazes merda num anos, ficas a pagar isso vários anos… Nunca é uma cena só desse ano! Vê bem o dinheiro que se torrou em 4/5 anos com as aquisições dos 2 primeiros anos do Varandas. E tens mais erros depois disso…
26 Julho, 2023 at 11:18
E de um GR!
26 Julho, 2023 at 10:43
Sobre o jogo, já disse ontem e repito:
O Paulinho no 11 faz o Esgaio parecer bom jogador!
O Paulinho não vale um caralho mole… É um jogador fraquíssimo.
Mesmo neste contexto, onde surge mais solto e tem mais liberdade para jogar, continua a fazer os mesmos erros: posiciona-se mal, esconde-se do jogo, falha golos, falha recepções, passa mal, etc…
Eu tinha entendido irem buscar o Paulinho ao Braga – se o Amorim gostava tanto dele – por 5M€…
Hoje, nem 5M€ vale.
Quando dão 7M€ por ele, epá, é estupido não aproveitar…
Tendo em conta que o Braga tem 30% do passe, era emprestar o gajo por 3 anos, a 3M€ por ano… e estava feito!
O gajo é muito pior que o Esgaio… O problema do Esgaio é que quando faz merda, normalmente isso dá um golo do adversário, mas isso não é assim tão pior que os golos cantados que o Paulinho falha a época toda – que são para cima de 10…
26 Julho, 2023 at 10:49
Mesmo assim ontem conseguiu não ser o pior em campo, e olha que fez um jogo terrível.
26 Julho, 2023 at 10:51
Quem foi pior?
Para mim, foi, de longe, o pior…
26 Julho, 2023 at 10:54
O Edwards também foi uma merda, é verdade… 🙂
26 Julho, 2023 at 10:56
Epah mas mesmo assim acho Paulinho foi pior……
E pior, senti tensão dele vs Gyo…não me pareceu que houve química entre eles. Nem estou a falar só do futebol…
26 Julho, 2023 at 10:58
O Edwards não jogou, foi a diferença, o Paulinho ao menos ainda lá estava.
26 Julho, 2023 at 11:51
Também era dificil não estar 🙂
Aquelas paragens que ele tem são……é melhor nem dizer.
Ontem paulinho falhou TODAS as decisões que teve para fazer.
Falas do Edwards.
Olha o Edwards apareceu no contra ataque que o Paulinho fez o favor de foder com um passe para o defesa quando Edwards aparecia em velocidade do lado direito dele para avançar para a baliza.
Se calhar estávamos a falar de 4-0 com um golo de edwards.
E nota que já fui mais fã do Edwards.
26 Julho, 2023 at 12:11
O Paulinho deu o que dá sempre, kms no GPS e golos falhados oportunidades desperdiçadas, o Edwards esteve num daqueles dias em que simplesmente não lhe apetecia. Vou sempre preferir um manco que dá tudo do que um gajo com talento que joga quando quer. Ontem o Edwards não quis.
26 Julho, 2023 at 13:08
Ok.
Mas achei por bem salientar que quando quis… teve azar que o colega que tinha a bola para lhe fazer um passe de morte era o…paulinho.
26 Julho, 2023 at 13:26
Eu também prefiro um gajo que é limitado mas dá tudo a um gajo bom sem vontade em qualquer jogo…
Mas não é esse o caso.
O Paulinho não dá tudo sempre e é sempre limitado.
O Edwards joga metade dos jogos…
Prefiro ter o Edwards no plantel do que ter o Paulinho.
É como o Esgaio… Enterra a equipa em 4 ou 5 jogos, é limitado, mas cumpre os mínimos na maioria dos jogos. O Paulinho também enterra a equipa – e muito mais vezes – com a catadupa de oportunidades que falha, e é um gajo que quase nunca cumpre os mínimos… Não é rápido, não recepciona bem, não passa bem, posiciona-se tão mal que muitas vezes até parece que foge do jogo, está sempre a simular, refila com o árbitro de forma exagerada – deve ser o único 9 no mundo a ter mais amarelos que golos numa época!
Se me dissessem: “podes tirar um gajo do plantel, quem tiras?”, epá, era o Paulinho!
26 Julho, 2023 at 11:02
Curioso que um jogo em que ao min.60, estamos a dar 3 ao 4ºclassificado espanhol, tenho dado tanto espaço para tanta avaliaçao negativa.
É mais forte que muita gente, é a falar mal que o pessoal se sente bem e se sente com razão, para poder dar qualquer sentença.
O ano seguinte a vir para o Sporting, com 27 anos anos o Paulinho foi o melhor marcador do Braga e ficou perto de ser o melhor marcador do campeonato esse ano. Foi inclusivê treinado por Amorim.
1º Pergunta: Quantos titulares da equipa, vendidos ao 3 grandes, o Braga vendeu por 5 milhões nos últimos anos?
2ºPergunta: Quantos melhores marcadores da equipa, foram vendidos por esse valor?
É que isto é querer não pensar, não analisar, não elaborar nada….apenas debitar opiniões vazias para o ar.
Que o Paulinho tenha flopado depois em Alvalade, em nada altera o que tinha feito o Paulinho no Braga no ano antes de vir para o Sporting, onde repito, chegou a ser treinador pelo nosso próprio treinador.
26 Julho, 2023 at 11:11
Ou seja o Paulinho foi boa contratação pelo que fez no Braga e não pelo que não faz no Sporting, é isso?
Depois do “o Paulinho não é matador” vem o Paulinho foi bem comprado porque no Braga foi matador… Um dia
26 Julho, 2023 at 11:13
Na mesma linha de pensamento, o Hazard foi grande compra por parte do Real Madrid pelo que fez no Chelsea.
Ao menos olha props pela criatividade no argumento.
26 Julho, 2023 at 12:23
Assim arrebentas com ele…
26 Julho, 2023 at 11:34
“Curioso que um jogo em que ao min.60, estamos a dar 3 ao 4ºclassificado espanhol, tenho dado tanto espaço para tanta avaliaçao negativa.”
Tu tens uma apetência para desvirtuar o que se diz do mesmo nível da “turma do malhão”. Impressionante.
A única coisa que aponto negativa é a exibição do Paulinho – nem falei do Edwards, que foi outro merda em campo!
E o que é que tu tiras disto?
“… tanto espaço para tanta avaliação negativa…”
Enfim, J., diz o que quiseres…
Estou a cagar nisso.
O Paulinho foi a pior contratação, a mais absurda, da história do Clube, que tem mais de 100 anos. É a minha opinião.
Tu podes achar o gajo fantástico e até barato… Não altera a minha!
26 Julho, 2023 at 12:55
Concordava com isso se nao houvesse um Vinagre, assim o Paulinho fica em segundo… curioso como nem nisto consegue ser o melhor!!
26 Julho, 2023 at 11:40
Depois, meu caro, o que digo é que aceitava o Paulinho no Sporting por 5M€.
Não disse que o Braga tinha de o vender por 5M€.
EU, porque é a minha opinião que dou, e não a tua, não dava mais de 5M€ pelo Paulinho.
Queriam, tudo bem. Não queriam, tudo bem na mesma!
O Paulinho nunca foi jogador para valer 23M€ por 70% do passe. NUNCA. Nem nascendo 10 vezes isso vai acontecer. É daqueles negócios absolutamente estúpidos!
Mas se tu achas bem, é contigo.
Eu não concordo.
Agora, não me metas a dizer coisas que eu não disse, que essa merda é desonestidade! Ok?
26 Julho, 2023 at 12:27
E depois não é só saber procurar sustentar a opinião…
É não ir buscar informação aonde ela está disponivel.
O Paulinho nao custou 23M por 70%.
O Sporting não pagou 23M e não é por aí o Borja, o Sporar etc….
O Sporting comprou o Paulinho por 70% por 16 Milhões, e vendeu no mesmo negócio o Borja por 3. Está no Relatório. É só ir e ler!!!
É lá que está esta informação, só aqui entre ressabiados e desinformados é que insistem nesta informação.
Pior que alguém que não sabe por limitações próprias, é aquele que não quer aprender por opção… e parece cada vez mais, ser este o teu problema
26 Julho, 2023 at 12:48
https://www.forumscp.com/uploads/default/original/3X/3/8/38c0e4f2b2143387ba23505544339b3466eff0d0.jpeg
26 Julho, 2023 at 13:09
Outra vez arroz?!?!
26 Julho, 2023 at 13:16
Foda-se!
Epá, assim é complicado debater o que quer que seja contigo…
O Paulinho custou:
16M€ em dinheiro
A diferença de ordenados de 3 anos do Borja entre o que ganhava no Sporting e o que foi ganhar para o Braga que são 400 ou 500 mil por ano…
6 meses de ordenado do Sporar que foi 1,1M€
Comissões
Prémio de assinatura
Tudo isto, diz o Zenha na AG da SAD, deu um custo de 22,9M€ – arredondando, os 23M€.
E nem meto aqui o Borja, que te custou 3,5M€ e vendeste por 3M€, ou seja, são mais 0,5M€ de custo para nós.
Agora, que tu queiras ser mentiroso, já é contigo.
Deves ter uma argumentação do caralho para desmentir o que o gajo que fez o negócio diz…
26 Julho, 2023 at 12:31
Se não fosse uma teimosia de Amorim já estaria na Russia pelos 7M.
Amorim ficou acorrentado à Paulinho no momento em que assumiu que este veio para o Sporting por sua insistência (e de mais alguém, provavelmente).
Se Paulinho fracassar será também o maior fracasso de Amorim enquanto treinador.
É por isso que Gyo tem de marcar muitos golos para as vitórias esconderem as exibições de Paulinho…
26 Julho, 2023 at 11:44
Só mais um detalhe, para perceberes o que é elaborar…
Se eu acho que o Paulinho não valia mais de 5M€, provavelmente isso devia-se ao que fazia no Braga, não? É que o gajo ainda não tinha jogado no Sporting…
Hoje, a jogar no Sporting, nem 5M€ vale… É uma merda dum jogador.
Para fazer parecer o Esgaio bom, bem, estás a ver o nível…
26 Julho, 2023 at 11:52
Esta equipa B?
26 Julho, 2023 at 13:31
O ano passado também fizeste grandes jogos com grandes equipas e o resultado final global nao deixou de ser ridículo. Ou seja uma parte dos problemas da epoca passada está lá ainda: o meio campo. Quando deu o berro era um buraco a partir dos 60’… e nem fomos pressionados.
27 Julho, 2023 at 3:21
Mas eu estou-me nas tintas para o que o Paulinho fez no Braga.
O que interessa é o que ele (não) faz no Sporting.
Qual é a dificuldade em perceber isto?
26 Julho, 2023 at 11:05
Gostei muito do sueco, é um bicho. Muita força e muita luta.
O Paulinho não funciona, não vale a pena insistência.
O Edwards não fez uma jogada, 90 min a mais em campo.
O esgaio teve bem, a defender e a atacar. Não serve para ser titular mas é um jogador útil.
O reis apanhou o melhor jogar deles e sofreu um pouco.
Aquele meio campo não funciona. O lugar do pote era onde estava o Paulinho, e arranjar um 6 para fazer dupla com o Morita.
26 Julho, 2023 at 11:12
Sim, falta um mini-Palhinha…um LD…e outro PL…minimo dos mínimos!!
26 Julho, 2023 at 11:45
Epa outro PL não acredito que venha
26 Julho, 2023 at 11:54
Fácil de perceber.
Sobe Pote,salta paulinho.
Contratar 6 para ajudar Morita ou Bragança.
Não sei como esta gente não entende esta merda….
26 Julho, 2023 at 12:03
Eu acho que entende, mas não querem deixar cair o Paulinho. O Amorim deve ter dado a sua palavra ao Paulinho em como contava com ele, e então quer fazer com que a equipa resulte apesar do Paulinho.
26 Julho, 2023 at 13:10
Só pode.
É que não se entende como se fode a estrutura de uma equipa assim.
26 Julho, 2023 at 12:07
A esta equipa faltou (esperemos que ainda de) St Juste e Diamonde. Entre estes 2, Inácio e Coates estarão os 4 centrais. Matheus Reis será uma excelente alternativa a qlq uma das duas posições da esquerda.
Falta um ala direito, mas o estilo do ala direito esta visto, será alguém muito mais Esgaio do que Porro (não na qualidade, mas nas características). Será muito mais projetar Nuno á esquerda.
Deppis no meio campo. É aqui que acho que pode estar ou não grande parte do sucesso da competitividade. Ter um 6 asserio, e eu acho mesmo que chegará um grande 6, para jogar e de qualidade, teremos deppis várias boas opções para 8. Haverá Pote que é de longe o nosso melhor 8 e knde rende mais. Há Morita que de momento está longe da melhor forma física mas da á equipa a capacidade de ter bola e construção tal como Bragança. Haverá Essugo como alternativa.
Na frente eu acho que ainda vamos buscar mais um extremo. Acho que ter de escolher entre um gajo como já se falou como o Lino, por exemplo, o Trincao, o Edwards… havendo a possibilidade de Pote lá jogar e ainda haver Afinso Moreira é algo que agrada. Sem esse extremo parece que a manta fica curta.
26 Julho, 2023 at 13:35
Pote não é 8 foda-se.
26 Julho, 2023 at 12:09
Curioso para perceber o que se vai fazer com Geny, Quaresma, Jovane e Mamede
26 Julho, 2023 at 12:15
O que achas que vão fazer? Emprestar.
26 Julho, 2023 at 12:13
Gyokeres parece não ter nada a ver com esta equipa. Temo muito que em breve nivele por ela. Precisávamos de mais uns três ou quatro Gyokeres para mudar a face da equipa.
Um jogo de treino bem conseguido contra um candidato a uma luta dura pela permanência em Espanha (isto estar na Champions direto é razão para repensar o modelo da UEFA). Menos bazófia e mais trabalho, especialmente de mercado.
26 Julho, 2023 at 14:24
Lol, onde foste buscar que a Real Sociedad vai lutar pela permanência? Realmente, assim o Sporting não precisa de adversários…
26 Julho, 2023 at 14:51
É verdade, não se podem tirar conclusões sobre um jogo. Porque a julgar pelo jogo que fizeram ontem, eu diria que nem a permanência conseguem. Foi daí que eu tirei a ideia.
26 Julho, 2023 at 12:21
“Todos já fomos o Barroso na nossa carreira. Isto é excesso de vontade, não é maldade nenhuma. É um miúdo que às vezes treina connosco, que acaba por se estrear e no primeiro lance é expulso. Às vezes estas coisas pesam e cabe-nos ajudar. Vai aprender”
Luís Neto
Excelente!!!
26 Julho, 2023 at 13:15
Já valeu a renovação.
O Tomás Morais que se cuide.
Com tanta malta contratada para fazer funções de Coaching qualquer dia faltam é atletas…
26 Julho, 2023 at 13:22
Já que estamos no carrossel Mendes porque não tentar o Samuel Lino para a esquerda e mandar o Paulinho para o caralho que lhe foda???e um bom 6 já agora e a coisa ia se fazendo…
Adan,esgaio ou contratação, centrais diomande,coates e Inácio,visto o st juste não contar,na esquerda o Nuno Santos e alternativa era o Reis..
Meio campo com o tal 6 mais morita,pote e Bragança..
Na frente para a direita Edwards ou Trincão,no meio gyo ou chermiti e na esquerda Lino e jovane e tínhamos sempre o pote para jogar lá quando não fosse preciso a meio campo…assim parecia um plantel com boas condições para lutar por algo.
26 Julho, 2023 at 13:24
A ver se consigo escrever o que retive do jogo num instante:
Sobre a defesa:
– O Esgaio, o Cherba disse tudo “Esgaio marcou, Esgaio cumpriu, Esgaio continua a não ter qualidade para ser titular do Sporting Clube de Portugal. ”
Sobre meio campo:
– O Morita é belíssimo jogador -para mim é 8!
– O Pote é belíssimo jogador – para mim é 10 com dois médios fortes a recuperar atrás (há que recordar que no Famalicão tinha Racic e Assunção como companheiros de meio campo); Essugo é curto e tem muito a aprender. Não sei se fez um único passe sem ser para o lado e para trás. Devia rodar onde pudesse jogar com intensidade para “acordar”.
– O Bragança e o Mateus Fernandes jogaram de manhã. Não iria buscar nenhum 8, porque acho que temos de apostar mesmo nos miúdos e temos o Bragança. Mas precisamos ali de um “tanque”, um 6 forte a recuperar jogo.
Sobre os atacantes:
– Temos uma tradição com “sonecas mágicos” não temos? Pedro Barbosa, Edwards… volta e meia acordam, fazem uma cena do outro mundo e depois lá regressam à sua vidinha!
– Gyokeres – finalmente! Espero que melhore e, diz a tradição, que normalmente os jogadores depois de adaptados melhoram. Vi um gajo que sabe usar o corpo que tem, tem força e não é lento, sabe o que faz com a bola e arranca para as costas da defesa, não anda ali escondido. Veremos como a coisa evolui, mas bom para primeira vez!
– Paulinho. Opá não dá mais! O Cherba explicou o que ele fez no lance do golo. Há o outro lance em que de frente para a baliza foge para a linha de fundo. Há o outro da segunda parte em que vai isolado e em vez de olhar para bola e baliza, olha para trás a ver onde vem um gajo que o possa empurrar! Ter vontade não chega, porque para isso eu tinha vontade e podia ser jogador do Sporting. O Paulinho tem 0 qualidade para o Sporting. Assumam a perda. Vendam pelo o que for. 7 M aos 30 anos com com as provas que deu é uma fortuna! Levem-no à Rússia sff!
Sobre o Barroso:
– É bem expulso. Não há discussão. Há sim que aprender e seguir para o próximo jogo. E há também que não queimar o rapaz por isto, tá bem Amorim?
Sobre o que nos falta:
– O 6 como já disse
– Outro avançado (só Gyo e Chermiti é curto)
– O lateral direito
Continuo com uma azia brutal pelo que estão a fazer ao Fatawu! Alguém devia explicar o que aconteceu, porque tem de ter sido grave. Inacreditável não dar sequer oportunidade.
26 Julho, 2023 at 13:30
Subscrevo tudo!
26 Julho, 2023 at 13:37
Eu trocava o pau linho pelo Musrati!!
Mas na boa
26 Julho, 2023 at 13:56
Tu trocavas mas o Salvador não!
26 Julho, 2023 at 13:38
teste
26 Julho, 2023 at 13:38
Bom jogo.
Gyokeres é um avançado possante, que gosta do choque, o ataque ganha dimensão física e qualidade é o mais parecido que tivemos a Marius Niculae até agora, claramente uma mais valia.
João Paulo igual a si própria trapalhão e inábil, Morita e Coates muito bem.
Faltam reforços obviamente, LD e meio campo, não um mas dois, um trinco e um box to box de preferência ( mas isso já é luxo pelos vistos).
26 Julho, 2023 at 13:58
É luxo no sentido em que não há dinheiro.
Não me adianta estar a dizer que devia ter um Ferrari se não tenho dinheiro para o comprar…
26 Julho, 2023 at 14:14
Acredito que o gyo nos de grandes alegrias, e se calhar vai por 100 milhões. Se tivermos uma boa equipa no centro do campo, colmatamos e ajudamos a evoluir pote gyo trincao e Paulinho. Precisamos de um 6. Um defesa central, de um médio tipo Ugarte. Mas para tal tens de vender. Chemites 20 milhões da para dois jogadores emprestados a 10 cada com opção de mais uma epoca. Tivemos sorte com saraiba.
26 Julho, 2023 at 14:20
Tomara ter dois jogadores emprestados pelo Manchester City, real Madrid ou psg. Saraiva foi vendido por 10 milhões, presumo. Isto e que foi um erro.
26 Julho, 2023 at 14:41
Vi agora o resumo. O golo do Gyok foi daqueles que vi muito nos resumos dele, em que aproveita a cagada do defesa e sabe tirar partido da sorte. Quanto ao Adán, não percebo as críticas, vi defender tudo e até fazer daquelas manchetes de volley como contra o Arsenal.
26 Julho, 2023 at 14:44
Médios defensivos jovens e com sangre na guelra …
Rodrigo Villagra
Santiago Hezze
Fabrício Diaz, este menos 6 e mais 8 …
Há tantas opções… É só quererem…
Despachar o Edwards e reintegrar o Fatawu… Despachar o Paulinho… Com o dinheiro desses dois ia buscar um médio ofensivo centro…
Enfim, a realidade do SCP é o nouvelle scp New Era 2.0 … Mas, com 3 ou 4 ajustes no plantel pode voltar a ser o SCP… Nunca somos os melhores mas ao menos existia a ilusão… Agora nem isso …
26 Julho, 2023 at 15:04
O plantel tem um grande problema, que é mais que conhecido nesta fase por todos, o nosso meio campo…
Neste momento o que temos é o seguinte:
Morita
Um Bragança que regressou de uma grave lesão
E um miúdo, o Essugo.
Isto aqui não está ao nível do Braga, está ao nível de uma equipa que luta por uma época tranquila no tugão.
Mesmo contando com Pote no meio em alguns momentos ou jogos no decorrer da época.
(Tanlongo vai ser emprestado, Matheus Fernandes na B.)
Ou seja contando com Pote no meio e mais Morita, com um jogador da formação como Essugo de backup-rotação.
Faz falta um nº6 claramente, mas um destruidor, alguém que jogue simples, faça o trabalho sujo, agressivo na pressão e na perda de bola, alguém com o perfil parecido ao Palhinha.
Diz que temos 15M para procurar esse jogador, um valor considerável e justo para encontrar um jogador que acrescente já.
O segundo problema é a ala direita, Esgaio como rotação e não pedindo coisas que ele não sabe fazer, dá para ele fazer.
Ora olhado o perfil de Carmona e agora o Italiano, é fácil perceber que o RA quer alguém polivalente e físico.
Até ao inicio do campeonato estes dois problemas, principalmente o primeiro, deveria estar resolvido, pelo menos.
O bom é que o calendário inicial até ao jogo de Braga, não é complicado ou não deveria ser para o Sporting.
Do jogo de ontem, notas rápidas.
Gyo já se percebeu que é um jogador com uma força física impressionante e explosivo, a fazer lembrar um pouco o Hulk no Porto, só parado em falta.
A rever nos próximos jogos.
O resto tiveram bem, mesmo Esgaio quando foi para intervir fez o que lhe competia.
Pálinho faz sempre o mais complicado e complica o simples, aquele lance que ele fica isolado, deixa a bola bater, olha para o lado, pede quase licença para rematar onde perde o timing do remate e é apanhado pelo central.
Venha dia 30.
26 Julho, 2023 at 15:14
Ontem para mim, confirmei o que a tempos disse, o meu sistema era 3x5x2.
E relembro :
Adan
Just, Coates e G. Inácio
6
Bragança e Morita
LD e N. Santos
Pote e Gyokeres
O 6 Bragança e Morita seriam os três metidos no meio campo.
LD e N. Santos os alas dos corredores.
Gyokeres na frente com Pote a deambular nas costas ou ao lado podendo finalizar de trás pra frente como ontem.
Este era o 3x5x2
Falta para mim como prioridade o 6, ontem, a equipa sem bola deixou fazer muitos remates e jogadas à frente dos 3 centrais, e nos jogos a sério saem golos adversários, principalmente nos jogos mais difíceis. Esta é a preocupação principal o RA. Emendou a posição de G. Inácio e muito bem, agora emende com um 6 de qualidade, na frente dos 3 centrais . RA emende, olhe que fica a ganhar.
A questão do LD, é urgente mas não é tão prioritária como a do 6, com um bom LD, a defesa estabiliza a atacar e principalmente a defender.
São só estes retoques importantes para lutarmos pelo segundo lugar.
26 Julho, 2023 at 15:19
Quanto ao Gyokeres gostei, mas atenção, Gyokeres não é um astro, nem pouco mais ou menos, não vou esperar nada do outro mundo, mas mostrou-me muita utilidade que é diferente de associativismo, dá muito trabalho a uma defesa, desorganiza uma defesa adversária, tecnicamente é de qualidade média. Possivelmente será um jogador que poderá marcar entre 15 a 20 golos numa época, depende também como for servido.
Diria, qualidade média.
Mas gostei.
26 Julho, 2023 at 15:25
Estou de acordo com Carlos Xavier quando diz que Chermiti devia ficar mais um ano no Sporting, até porque, esta não, mas a próxima época 24/25 será a última de Paulinho, C. Xavier tem razão, Chermiti era de se aguentar mais uma época, ir jogando quando pudesse na A, e na B também, para não parar totalmente e na próxima logo se via. Até porque precisa de adquirir mais peso ainda.
26 Julho, 2023 at 15:34
Mas também o que seria um astro?
Em Portugal conta-se pelos dedos esses tipos de jogadores e neste momento, não tens nenhum desse calibre.
26 Julho, 2023 at 16:00
O Benfica tem alguns o Dia Maria, o Nestes, o Gonçalo Ramos..
26 Julho, 2023 at 16:07
🙂
O Gonçalo Ramos?
Nem o Neres é astro!
O Di Maria, sim!
Eventualmente o Otamendi ainda poderá ser.
26 Julho, 2023 at 18:46
Este Di Mária, já foi um astro, hoje não o é.
Os outros dois, estão do nível de um Pote ou Otávio.
Astro era o Bruno F., Nuno Mendes,Pepe, Hulk, o Di Mária na primeira fase sim.
Astro é alguém muito acima da média, para a nossa realidade e lá fora continua a provar (o Hulk preferiu a Rússia, porque propostas e futebol ele tinha para dar e vender, sobretudo numa Premier League, ainda hoje no Atl. Mineiro, continua fazer coisas incríveis)
26 Julho, 2023 at 21:00
Falcão
26 Julho, 2023 at 16:31
Ontem foi apenas um jogo de preparação. Estamos mais adiantados do que Real Sociedad na pré-época e notou-se em alguns momentos.
Vejo o nosso plantel desta forma, para a realidade nacional, qualidade de A a D .
GR
Antonio Adán – B
Franco Israel – B+
Diego Callai – C+
Centrais
Jerry St. Juste – A/D…
Luís Neto – D
Sebastián Coates – A
Ousmane Diomande – A
Gonçalo Inácio – A
Laterais
Matheus Reis – B
Nazinho – C+
Eduardo Quaresma – C+
Ricardo Esgaio – C
Gonçalo Esteves – C+
Médios
Daniel Bragança – B+
Dário Essugo – C+
Hidemasa Morita – A
Alas/Extremos
Geny Catamo – C
Trincão – B
Nuno Santos – B
Issahaku Fatawu – C+
Jovane – C
Marcus Edwards – C+
Génios
Pedro Gonçalves – A
Avançados
Chermiti – C+
Paulinho – C
Viktor Gyökeres – A
Pessoalmente, gostei muito do Afonso Moreira na semana passada, tenho curiosidade no Barroso.
Jogadores – A – com lugar em qualquer 11 de Portugal – 7
Jogadores – B – com lugar em qualquer plantel de Portugal
Jogadores – C – Jogadores com desempenho médio
Jogadores – D – Jogadores sem condições desportivas.
+ se com potencial
Com mais ou menos sentido crítico e subjetividades à parte, acho que temos um óptimo plantel para a Liga Portuguesa.
26 Julho, 2023 at 19:07
Correto
Mas não chega para dar luta ao Benfica e Porto.
E muito longe de outros plantéis do passado
Mas canal memória já era! Já tivemos os melhores plantéis do país , e nem com balakovs fomos campeões, …agora e cada vez mais sabemos o porquê, …benfiquistao e apito dourado é coisa chata ….ainda mais qd tinhas grandes equipas…
26 Julho, 2023 at 17:13
Eu sei que é um reforço de “embirração” mas prefiro1000x o Trincão ao Edwards é que nem há dúvidas e se deixarem a “embirração” de lado e olharem para os numeros*, vocês sabem que tenho razão…
*Não tenho bem a certeza mas acho que são 13 golos e 4 assistências para um extremo embora não seja estratosférico não é de todo mau…
26 Julho, 2023 at 20:22
Também é a minha opinião, o Trincão acumula estatísticas com facilidade. O Edwards anda um ano inteiro para fazer um golo ou uma assistência.
26 Julho, 2023 at 20:40
Em termos de números, os dois são parecidos.
26 Julho, 2023 at 18:51
André é carta fora do baralho. Deverá ir para Inglaterra, provavelmente directamente para um grande. Fala se de 25M€.
Mas concordo a 100% com o cherba. Esgaio não tem qualidade para ser o titular do Sporting e necessitamos de um médio.
Diria mais: necessitamos de 2 médios. Colocaria o pote no lugar do Paulinho. Penso que seria uma excelente dupla, gyokeres e pote
26 Julho, 2023 at 19:47
Por acaso até prefiro o Pote no meio campo além de marcar golos faz assistências NINGUÉM no SCP consegue meter bolas como ele
26 Julho, 2023 at 20:03
Se faz assistências no meio, ainda fará mais se jogar perto da área.
27 Julho, 2023 at 0:26
Ele é um 10 á antiga é centro campista que inventa, marca e assiste e a não ser que comece as jogadas, tabele com ele mesmo e depois marque é muito melhor para a equipa jogar como o médio mais avançado do que como avançado mesmo, porque no Sporting actual ninguém consegue “imaginar” jogadas como ele logo se o colocas a avançado perdes meio Pote…
26 Julho, 2023 at 20:13
Eu compreendo. Claro que em certos momentos do jogo dá jeito a qualidade do pote naquela posição, mas preferia um jogador mais intenso num meio campo a dois
27 Julho, 2023 at 0:27
O “intenso” tem de ser o outro que por acaso…não temos!!!
26 Julho, 2023 at 19:54
Primeiras indicacoes de Gyokeres deixam as expectativas la em cima. Poderá ser um grande reforco.
Esperemos que nao perca a intensidade assim que for se adaptando ao tugao… Coisa ja vista em muitos e muitos jogadores que quando chegam tem uma pedalada bem acima dos demais…
26 Julho, 2023 at 20:44
Paulinho: 417 jogos 136 golos na carreira, média 0.32.
Apenas a jogar pelo Sporting
Hernán Barcos 0 / 8 = 0.00
Tiago Tomas 9 / 66 = 0.14
Hélder Postiga 18 / 113 = 0.16
Paulinho 32 / 98 = 0.32
Beto Acosta 26 / 63 = 0.41
Ricky Van Wolfswinkel 45 / 88 = 0.51
Liedson 163 / 299 = 0.55
Bas Dost 93 / 127 = 0.73
Jardel 60 / 57 = 1.05
2 anos e meio cumpridos faltam mais 3 anos até terminar o contrato.
Paulinho está em linha com a média da sua carreira. Entre um Postiga e um Acosta parece me mais razoável do que o pior de sempre.
Não quero estragar o ambiente mas a mesma lista para troncos e vedetas dos nossos rivais devia dar uns números interessantes.
26 Julho, 2023 at 20:53
Problema do Paulinho, é o preço e até á época passada, todo o jogo ofensivo acabar no Paulinho, que nunca foi um goleador.
Parece-me correto dizer agora, que o Gyo ou um jogador com mais golo, já devia ter chegado o ano passado.
O Paulinho nunca foi nem nunca será um goleador.
Nunca mostrou nada para valer o que valeu, no máximo uns 8M, olhando para o que mostrou em Braga.
Ainda ontem tem um lance isolado e quase pede licença para rematar.
Podes pedir ao Paulinho pressão aos centrais, puxar os centrais para abrir espaço, vir buscar jogo, jogar nos apoios, o jogador que tem uma componente fisica interessante, não se lesionada e corre os 90 minutos atrás da bola.
Agora pedir coisas á Liedson ou á Bas Dost, nunca vamos sair disto, porque ele não é esse jogador nem nunca o vai ser.
Por isso nunca se devia ter dado o que se deu, nem nunca se devia achar que ele devia ser a única arma do ataque.
Mal a estrutura e mal o RAmorim.
26 Julho, 2023 at 21:11
Tenho essa listagem e posso dizer que estas redondamente enganado. O joao paulo esta mesmo nos piores.
Nunca podes fazer a estatistica pelo numero de jogos, tens que fazer pelos minutos jogados.
Pelos minutos jogados, numa lista de 20 e tal nomes (avancados do sec xxi) o joao paulo esta muito mas muiiiitooooo ca em baixo. Pior que os kutuzovs desta vida.
Ps. A lista contemplava somente jogadores com mais de 1000 minutos jogados.
27 Julho, 2023 at 2:35
Isso é uma lista muito interessante. Concordo que pode ser feita melhor análise com outras ideias. Percentagem de vitórias com e sem X. Ao fim de 100 jogos vêem se coisas.
Queres publicar só a lista ordenada?
O Paulinho entre os piores. Espanta me menos do que pensava.
26 Julho, 2023 at 22:19
Eu cá acho que o problema não é o Paulinho não ser um goleador. Nem são os números.
O problema é tão somente não ter qualidade de jogador para o Sporting.
Ver o jogo de ontem e comparar as ações de Paulinho e as de Gyokeres. É noite e dia e ainda só se viu um jogo do sueco!
Eu reconheço todo o esforço do.mundo ao Paulinho, mas não dá! Se calhar a praia dele são clubes mais pequenos onde não tem pressão para marcar/jogar bem!!
26 Julho, 2023 at 22:45
Completamente
26 Julho, 2023 at 23:29
Exatamente.
Aquela perdida, isolado mesmo frente ao G.R. é um belo exemplo de como o rapaz, pode ter jeito para tudo, menos para PdL, um PdL é um verdadeiro matador, um verdadeiro “assassino”, o rapaz isolado, deixou ainda os dois defesas ganharem-lhe corrida e desviarem a bola, quando ele, depois de lhe terem metido a bola em profundidade e isolá-lo e sabendo que vinha a ser perseguido por dois adversários, só tinha que resolver rápido o lance e “matar” a jogada rápido, não o fez, olhou, contemporizou e quando ia para rematar, já não tinha o pão na boca.
Essa jogada define, criteriosamente, que o rapaz Paulinho, nasceu para tudo menos para PdL, para mim, para jogador também não, quem eu punha a jogar com Gyokeres era sempre o Pote, um pouquinho mais atrás que o sueco, pró lances a desmarcar colegas e mesmo a finalizar também.
Mas isso, era eu, treinador de meia tigela.
26 Julho, 2023 at 23:44
Eu até admito, nessa jogada, o Paulinho rematar contra o G.R., porque os G.R. estão lá também para defenderem, ou até rematar ao lado, nem todas que se rematam entram, agora, isolado uns 4 ou 5 metros em corrida, e deixar-se antecipar por quem vinha atrás, não compreendo, o tal instinto voraz, não faz parte dele. Pode ser que uma vez por outra, possa aparecer, mas não faz parte da sua génese .
É pena esta assustadora teimosia do seu chefe, desde que cá chegou, que temos pago essas favas, e com juros altos.
Com um PdL como o Gyokeres, eu pensaria, tenho que colocar ao pé deste sueco, um que o saiba ajudar, alimentar (Pote).
27 Julho, 2023 at 2:42
As coisas a não correr bem e nunca mais apanhou o fio á meada. Talvez a família não goste de Lisboa. O que é facto é que ele sempre esteve abaixo das expectativas.
No entanto não esperar dele golos… Ele já marcou belíssimos golos, sabe faze lo, tem tudo o que precisa menos a cabeça. Era de esperar que sendo o Amorim esse fosse o aspecto não problematico. O preço, o estatuto, a entrada a meio do ano campeão sem acrescentar muito, o descrédito junto dos adeptos. Enrolou parece me. Ter entrado alguém mais caro pode ajudar o Paulinho. Está a meio do contrato, creio que é assim que o Amorim olha para ele.
26 Julho, 2023 at 23:48
“um que o saiba ajudar, alimentar”, e acrescento, e que finalize também, para tirar o aproveitamento de ter dois.
26 Julho, 2023 at 23:55
Desculpem a insistência, dou exemplos.
Um PdL desta envergadura gosta que o sirvam, só a força que têm, não chega, CR7 sempre gostou que o servissem, ainda hoje gosta, CR7 era, nos seus tempos aureos muito possante quando arrancava, sei que a dimensão de CR7 não é a mesma deste sueco, mas foi só para exemplificar a necessidade de jogadores possantes, Lukaku idem, possante, tinha que ser também servido, e haveria mais.
Espero que me tenha feito compreender, Paulinho não sabe servir e muito menos marcar.