o novo modelo táctico 
obviamente que faz toda a diferença ter duas referências no centro do ataque, mesmo que uma dessas referências seja tudo menos um rapaz com apetite pela baliza. Num campeonato como o nosso, em que oitenta por cento das equipas joga para o pontinho quando defronta o Sporting, estaremos sempre mais perto de ganhar se tivermos quem jogue para marcar, nomeadamente se isso não acontecer em desespero e fé em Coates.

A colocação de Pote no meio campo é algo que não me incomoda frente a esses mesmos adversários (esteve nos dois primeiros golos e ainda apareceu a marcar o terceiro), mas não me parece que avançar para uma época acreditando que não precisamos compensar a saída de Ugarte seja a melhor ideia.

as saudades que nós já tínhamos de um ponta de lança 
eu tinha, até porque não temos um ponta de lança a sério desde que Bas Dost foi despachado (juntamente com Raphinha), ainda antes de arrancar a época 19/20 e de trazermos reforços incríveis como Rosier, Eduardo, Rafael Camacho, Vietto, Fernando, Jesé e Bolasie.
Forte fisicamente, com perfeita noção do que deve fazer nos vários momentos do jogo (pressionar, segurar, ir para cima do adversário, abrir espaço, atacar o espaço, rematar, marcar), Gyokeres mostrou tudo aquilo que, ao longo de mais de dois anos, andaram a dizer-nos não ser preciso. Tem tudo para fazer-nos felizes várias vezes, tem tudo para tornar-se um ídolo da criançada (já tenho um pedido de camisola estampada cá em casa), só faltava ter alguém ao seu lado que o acompanhasse nessa noção do que deve fazer um ponta de lança (vejam o lance do primeiro golo, em que Paulinho faz aquela merda que quase sempre faz, não atacando a baliza, não dando uma linha de passe, ficando para trás sem sequer raciocinar que se o camarada ataca o primeiro poste ele deveria ir ao segundo).

as preocupações
Esgaio marcou, Esgaio cumpriu, Esgaio continua a não ter qualidade para ser titular do Sporting Clube de Portugal. Se conseguirmos o milagre de trazer Zanoli, ainda por cima por empréstimo com opção de compra, temos o problema da lateral direita resolvido. Se conseguíssemos trazer o André, do Fluminense, para a posição 6, então as coisas mudariam realmente de figura e as preocupações iriam ser atiradas para baixo do tapete.